10 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 4  c) A leitura deste livro, longe de despertar pensamentos sensuais em nossas mentes, deveria nos levar a louvar o Criador que criou o homem à Sua própria imagem, que fez o corpo humano tão lindo, que despertou em Adão o desejo de uma companheira igual a ele e contudo diferente, e que entregou a primeira noiva – o próprio clímax das obras da criação – ao seu noivo reverente. A leitura deste livro também deveria nos tornar cônscios de nossos fracassos pecaminosos em nossa atitude para com os membros do outro sexo em geral, e em particular nossos pecados da carne dentro do casamento. Assim, através deste livro o Espírito Santo levará os pecadores a Cristo que também é o Redentor e Santificador dos sagrados laços conjugais. Vendo e experimentando a pureza e a santidade deste vínculo de amor terreno também seremos levados a compreender melhor aquele relacionamento de amor que é celestial e eterno, isto é, o laço de amor imaculadamente puro e indestrutível que existe entre Cristo e a Sua Igreja. ESBOÇO (O livro não apresenta divisões definidamente separadas. Damos abaixo uma sugestão de esboço.) I. A afeição mútua entre o esposo e a esposa. 1:1 – 2:7. II. A esposa fala de seu esposo. Seu primeiro sonho sobre ele. 2:8 – 3:5. III. O cortejo nupcial. O segundo sonho da esposa. Sua conversa com as filhas de Jerusalém. 3:6 - 6:3. IV. O esposo continua louvando a beleza da esposa. O desejo dela é para ele. 6:4 - 8:4. V. Expressões finais de amor mútuo. 8: 5-14. COMENTÁRIO I. A Afeição Mútua Entre o Esposo e a Esposa. 1:1 - 2:7. Cantares 1 A. Título. A Virgem Expressa o Seu Amor pelo Seu amado. 1:1-4. 1. Em relação a este versículo veja a Introdução. 2. A esposa fala em primeiro lugar, expressando eloqüentemente seu grande amor e anseio pelo seu amante. Beija-me. Não a expressão de simples desejo sensual. Nas Escrituras o beijo é freqüentemente mencionado como uma expressão de amor profundo e puro (Romanos. 16:16; I Tessalonicenses. 5:26; I Pedro. 5:14). O uso que a esposa faz dos pronomes ele e seu dá a idéia da espontaneidade com a qual esta expressão de amor explode dos seus lábios. Não há necessidade de se recorrer à tradução de tu e teu como na E.R.A.; oscilações no uso das pessoas ocorre freqüentemente no hebraico (cons. Deuteronômio. 32:13-15; Jeremias. 2:2, 3; Oséias. 4:6; Zacarias. 9:13, 14). O vinho geralmente se associa ao gozo e à alegria (Josué. 9:13; Salmos. 104:15; Provérbios. 31:6; Ecleciastes. 10:19). Pode também expressar a alegria espiritual que vem da posse dos dons da graça de Deus (Is. 55:1; Joel 3:18; Amós 9:13). Mas melhor do que o vinho que alegra o coração é o amor do esposo pela esposa. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 10 de Setembro  Dia 253  

Leituras: Lucas 21:1-19; 1 Timóteo 4:11-16; Salmo 65; Provérbios 15:29-33; Jeremias 41-43.  

Versículo Especial: “Medita estas cousas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto” (1 Timóteo 4:15).  

Pensamento BíblicoConselho Franco a um Jovem  (1 Timóteo 4:11-16). Paulo oferece um conselho muito específico a Timóteo. Observe os pontos ressaltados:  

   Ensine aos outros o que você aprendeu (v. 11).

   Ensine pelo seu próprio bom exemplo (v. 12).

   Seja fiel à Verdade (vs.13, 16).

   Aproveite as habilidades que Deus lhe deu (v. 14).

   Medite na palavra de Deus (v. 15).

   Dedique-se a continuar a crescer (v. 15).  

Moços e velhos lucrarão ao aplicar o conselho de Paulo ao seu serviço. 

Ação: “Torna-te padrão dos fiéis . . .”.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

9 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 3 3. A interpretação típica. Esta interpretação também defende que no Hino foi descrito o grande amor entre Cristo e a Igreja, sendo o Rei Salomão considerado um tipo de Cristo, e a esposa representando a Igreja. Este ponto de vista difere do alegórico, pois tenta justificar a própria linguagem do Hino sem buscar um significado especial em cada frase, como faz a interpretação alegórica. 4. A interpretação natural ou literal. O princípio básico desta interpretação é que o Hino é um poema que exalta o amor humano. A partir deste ponto, por causa da inclusão deste livro no cânon das Escrituras, os defensores desta interpretação diferem grandemente quanto ao significado máximo desta canção de amor. Este comentário foi edificado sobre a pressuposição de que a interpretação natural está correta. Aceitando esta interpretação, o significado canônico dos Cantares pode ser assim especificado. a) O livro está intitulado "o melhor dos cânticos" e sem dúvida o é. É um hino que Adão poderia ter cantado no Paraíso quando o Senhor em sua sábia providência entregou-lhe Eva por esposa. Em linguagem franca, mas pura o livro louva o amor mútuo entre marido e esposa, e, portanto ensina-nos a não desprezarmos a beleza física e o amor conjugal considerando-os de natureza inferior. Considerando que são dons do Criador às Suas criaturas (cons. Tiago. 1:17), são bons e perfeitos no seu  lugar e no seu propósito. O livro apresenta uma forte advertência contra o dualismo bíblico que considera o físico e o material inferior ao espiritual, e que exalta o celibato como sendo mais virtuoso do que o estado matrimonial. b) Em oposição ao parágrafo a, o Hino nos instrui a não glamorizar a beleza física e a não idolatrar o aspecto biológico do casamento. Apesar da maneira direta pela qual a beleza física e a atratividade são descritas, o relacionamento amoroso descrito nos Cantares é de caráter sublime. Em nenhum lugar a descrição nem mesmo se aproxima do que poderia ser considerado lascivo ou licencioso. Assim o Hino descortina diante de nós o relacionamento amoroso ideal no casamento. (Sobre a separação entre os dois amantes a que se refere, veja o comentário.) O Apóstolo Paulo usa o casamento para ilustrar a natureza do amor entre Cristo e a Sua Igreja (Efésios. 5), mas certamente nem todo casamento reflete este laço de amor íntimo. Só um relacionamento conjugal tão puro como o descrito nos Cantares pode servir a tal propósito. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 9 de Setembro  Dia 252  

Leituras: Lucas 20:41-47; 1 Timóteo 4:1-10; Salmo 64; Provérbios 15:24-28; Jeremias 38-40.  

Versículo EspecialO que é avido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá” (Provérbios 15:27).  

Pensamento BíblicoUm Profeta num Calabouço (Jeremias 38-39). A pregação de Jeremias recebeu uma resposta dura dos príncipes de seu próprio povo. Eles o puseram em um calabouço e quase o deixaram morrer de fome, tudo porque eles não queriam ouvir a verdade. Nossa sociedade tolerante facilita o falar a verdade, mas ainda há muitas pessoas que se irritam com ela. Mesmo que nossas intenções sejam tão mal interpretadas como foram as de Jeremias, precisamos continuar divulgando o evangelho.  

Ação: Custe o que custar, fale a Verdade.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

8 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Nome, Autoria e Integridade. Este livro, pertencente aos cinco megilloth, ou pergaminhos, era anualmente lido pelos judeus no oitavo dia da Páscoa. O título Cântico dos Cânticos (1:1) é a tradução literal do hebraico Shir hash-shirim. A repetição do nome no genitivo plural é a maneira hebraica de destacar o caráter especial do Hino: é o melhor ou o mais excelente dos hinos (cons. Gênesis. 9:25; Êxodo. 26:33; Eclesiastes. 1:2). Embora o primeiro versículo do capítulo primeiro também possa ser traduzido: "O Cântico dos Cânticos que é sobre ou relaciona-se com Salomão", o ponto de vista tradicional tem sido o de considerar o Rei Salomão como o autor do Hino. Considerando que o conteúdo do livro está plenamente em harmonia com os grandes dons da sabedoria que sabemos que Salomão possuía (I Reis 4:32, 33), não temos terreno suficiente para nos desviarmos desta posição histórica. A unidade do livro dificilmente poderia ser desafiada. Refrões semelhantes aparecem em 2:7; 3:5; 8:4; as imagens são as mesmas através de todo o livro; e os mesmos personagens aparecem repetidas vezes. Interpretação. Quanto ao seu gênero literário, os Cantares de Salomão obviamente constituem um poema de amor. A dificuldade está em como interpretá-lo. Abaixo damos algumas das variadas interpretações que têm sido apresentadas. 1. Alegórica. Esta é a interpretação comum dos judeus da antiguidade e deles passou para a Igreja Cristã. Os judeus consideravam o Hino como uma expressão do relacionamento amoroso entre Deus e o seu povo escolhido. A Igreja Cristã via nele o reflexo do amor entre Cristo e a Igreja. Essencialmente, este ponto de vista tem sido advogado por Hengstenberg e Keil. 2. A interpretação dramática. A essência desta interpretação, conforme advogada por Franz Delitzsch, é que o Hino é um drama apresentando Salomão apaixonado pela Sulamita, uma jovem inculta, a qual ele introduz no palácio real em Jerusalém. Uma forma particular desta interpretação, a hipótese do pastor, introduz no Hino um terceiro personagem, um pastor, ao qual a jovem sulamita permanece fiel apesar das atitudes de Salomão.   ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de Setembro  Dia 251  

Leituras: Lucas 20:27-40; 1 Timóteo 3:8-16; Salmo 63; Provérbios 15:19-23; Jeremias 36-37.  

Versículo Especial“Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso” (Salmo 63:7).  

Pensamento Bíblico: Qualificações dos Diáconos (1 Timóteo 3:8-13). Há muitos servos (diácono significa servo) na igreja de Deus. De fato, todos os cristãos devem servir os outros (Gálatas 5:13). Alguns homens, contudo, são especialmente qualificados e reconhecidos para servir com os presbíteros numa igreja local (Filipenses 1:1). Não é um trabalho fascinante, mas um papel importante do serviço (leia o versículo 13 de novo).  

Ação: Estabeleça suas metas de crescimento espiritual. As qualificações dos presbíteros e diáconos oferecem-lhe bons alvos. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

7 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


  Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 25  14. Há de trazer a juízo todas as obras. Tanto as obras dos homens como os seus segredos, isto é, seus pensamentos, serão julgados por Deus. A atitude do coração é coisa importante diante de Deus, como também as atitudes públicas. Na realidade o autor não diz nada mais nestes últimos versículos além do que disse em todo o livro – desfrute da vida enquanto pode. Isto só pode ser feito temendo a Deus; pois Deus está no controle e Dele se espera que recompense a justiça e castigue o mal. O autor do Eclesiastes tem sido muitas vezes chamado de pessimista, mas não o é necessariamente. Ele ansiava por respostas aos quebra-cabeças da vida mais completas do que as que já obtivera, mas Deus em Sua providência não achou por bem revelá-las a ele. Contudo o autor descobriu que a vida separadamente de Deus é fútil. Um homem se atém à "boa vida" respeitando a Deus. O fato de que o "bem supremo" do escritor fosse principalmente a felicidade física não deveria obscurecer a questão. Ele viveu na esfera do físico e do sensual; ele não conheceu as coisas melhores. Mas ele jamais desistiu de sua fé em Deus. O pregador aprendeu a viver com os paradoxos da vida, tendo descoberto, como Jó, que a vida não ficava escravizada à solução de todos os seus problemas.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Setembro  Dia 250  

Leituras: Lucas 20:20-26; 1 Timóteo 3:1-7; Salmo 62; Provérbios 15:13-18; Jeremias 33-35.  

Versículo Especial“Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio” (Provérbios 15:17).  

Pensamento Bíblico: Qualificações dos Bispos (1 Timóteo 3:1-7). Bispos (também chamados pastores, anciãos, presbíteros, etc.) são os encarregados do sério trabalho de cuidar do povo de Deus. Deus apresenta certas exigências (veja lista semelhante em Tito 1:5-9), que têm que ser atendidas se alguém deseja servir nessa atividade. Exceto por umas poucas particularidades (idade, sexo, família, experiência), estas qualificações resumem o que cada pessoa deveria ser.  

Ação: Examine cuidadosamente cada qualificação para os presbíteros. Aceite-as como um desafio para encorajar seu próprio progresso.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

6 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 24  7. O pó volte a terra. Esboçada aqui em ousado relevo está a idéia comum do que acontece após a morte: o corpo volta àquilo do que foi feito (cons. 3:20; Gênesis. 2:7); e o espírito, isto é, o fôlego da vida, retorna à sua fonte (cons. Gênesis. 2:7; Jó 34:14, 15; Salmos. 104:29). O homem deixa de existir como homem. IX. Epílogo. 12:9-14. A. O Alvo do Pregador. 12:9, 10. O propósito de sua sabedoria diz o autor, foi o de comunicá-la aos outros. Ele tentou fazê-lo de maneira eficiente e franca. 10. Achar palavras agradáveis. O autor procurou tornar seus ensinamentos interessantes para ganhar a atenção, mas nunca sacrificou a franqueza ou a verdade para prender seus ouvintes. B. Um Elogio aos Seus Ensinamentos. 12:11, 12. Proclamando que recebeu seus ensinamentos por meio de revelação direta de Deus, o autor declara que, portanto, seus ouvintes não precisam ira nenhum outro lugar em busca da verdade. 11. Como pregos bem fixados. Estes ensinamentos são verdades às quais se podem afixar com segurança. Os mestres das congregações. As escolas dos sábios. Pelas palavras único Pastor parece que o autor não se refere a algum mestre, tal como Salomão, mas a Deus, que geralmente recebe este título (cons. Salmos. 23:1). Ele dá a entender, portanto, que seus ensinamentos foram recebidos de Deus. 12. Não há limite para fazer livro. Falando aos leitores em geral como filho meu, o autor adverte contra as leituras e os estudos inúteis. O leitor deveria se concentrar nos ensinamentos do autor, pois são divinamente inspirados. C. A Conclusão do Assunto. 12:13, 14. Levando tudo em consideração - as experiências e o torvelinho mental que o autor atravessou – o mais alto bem da vida é a devida recorrência a Deus em toda a vida. 13. Teme a Deus. O fundamento da vida é o temor a Deus, isto é, reverência, um devido reconhecimento de quem Ele é e do que Ele exige dos homens no quotidiano da vida (cons. Provérbios. 15:33; Isaias . 11:3).  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Setembro  Dia 249  

Leituras: Lucas 20:9-19; 1 Timóteo 2:8-15; Salmo 61; Provérbios 15:7-12; Jeremias 32.  

Versículo Especial: O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios” (Provérbios 15:12).  

Pensamento BíblicoEvitando o Bom Conselho (Provérbios 15:12). Nunca é fácil admitir os erros pessoais, então é natural procurar a aprovação dos outros. Mas, às vezes, estamos errados e precisamos ser corrigidos. Se somos sábios, procuraremos o bom conselho que pode não ser fácil de engolir. Aqueles que querem ouvir somente a bajulação confortável dos outros impedirão o seu próprio crescimento espiritual. Precisamos de amigos que nos digam a verdade, até mesmo quando ela é desagradável.  

Ação: Procure o bom conselho daquele que é verdadeiramente sábio. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

5 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 23  2. Antes que se escureçam o sol. . . A imagem neste versículo e nos seguintes tem produzido uma variedade de interpretações, mas a maioria dos comentaristas aceitam a passagem como uma extensão do conselho do autor a que seus leitores desfrutem da mocidade. Estes versículos são provavelmente uma alegoria sobre o declínio da idade avançada e da proximidade da morte. As figuras do sol, da lua, das estrelas e das nuvens descrevem a idade avançada como uma tempestade que obscurece a luz dos corpos celestiais, de modo que já não há mais calor ou resplendor, isto é, prazer na vida. 3. Os guardas da casa. Aqui o escritor compara o corpo do homem a uma casa. Os guardas são as mãos e os braços, os homens fortes são as pernas que ficam fracas, os moedores são os poucos dentes que ainda não caíram, e olhos nas janelas que escurecem são os olhos que se tornaram fracos. 4. As portas. . . Se fecharem. A forma da palavra portas, no hebraico, é de duplo sentido, sugerindo, portanto "duas portas" ou "portas duplas", provavelmente referindo-se aos ouvidos que se tomaram surdos. O baixo ruído da moedura refere-se à boca sem dentes. A incapacidade do velho de dormir está ilustrada pelo fato dele se levantar à voz das aves. Filhas da música são provavelmente as notas musicais que se ouvem com dificuldade por causa da audição prejudicada. 5. O que é alto. Provavelmente é uma referência à falta de fôlego que torna difícil uma escalada. O homem tem temores no caminho por que não pode confiar em suas frágeis pernas quando tem de seguir o seu caminho pelas ruas estreitas e apinhadas de gente. A amendoeira talvez seja uma figura do cabelo grisalho. Pois, embora as flores da amendoeira sejam na realidade rosadas, quando vista à certa distância, a árvore em plena florescência tem um aspecto branco como se estivesse recoberta de neve. O gafanhoto te for um peso fica melhor traduzido assim: o gafanhoto se moverá pesadamente, uma figura do homem velho enrugado que mal consegue movimentar seus membros endurecidos e endireitar o seu corpo. A frase e te perecer o apetite é, literalmente, as amoras se tornarão ineficientes; refere-se a um tipo de amora afrodisíaca que estimulava o apetite sexual ou físico. 6. O fio de prata. A figura representa uma lâmpada luxuosa pendendo do teto. Sua corrente foi arrancada de maneira que caiu estrondosamente ao chão. O azeite foi derramado do vaso quebrado e a luz se foi. A luz é o símbolo da vida. O cântaro e a roda continuam transmitindo a mesma idéia, mas usando o símbolo da água que é tirada do poço. O cântaro se quebrou e, portanto não pode mais conter água, isto é, a vida; a roda se quebrou, de modo que a água já não pode mais ser puxada. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Setembro  Dia 248  

Leituras: Lucas 20:1-8; 1 Timóteo 2:1-7; Salmo 60; Provérbios 15:1-6; Jeremias 31.  

Versículo Especial: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1).  

Pensamento BíblicoA Língua Serena (Provérbios 15:1-4). Estes versículos nos lembram do poder da língua. Quando usada impropriamente, ela pode: ì provocar a raiva, í derramar a tolice e î quebrar o espírito com perversidade. Quando usada corretamente, ela pode: ì afastar a ira, í usar o conhecimento corretamente e î servir como uma árvore da vida. É nossa a escolha de fazer de nossas línguas instrumentos de Deus ou instrumentos de Satanás!  

Ação: Pese suas palavras cuidadosamente. Use sua língua para edificar e encorajar, não para danificar e destruir.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

4 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 22  Eclesiastes 11 C. Algumas Lições Sobre o Excesso de Cautela. 11:1-8. Considerando que o futuro é sempre imprevisível, até mesmo "os melhores fazem planos de ratos e os homens geralmente se desviam do bom caminho". Portanto um homem deve estar pronto a aceitar os riscos se quiser alcançar qualquer tipo de sucesso. A pessoa que espera até ter certeza vai esperar eternamente. 1. Lança o teu pão sobre as águas. Não há explicação certa sobre este provérbio. Tradicionalmente, tem sido apresentado como uma exortação à liberalidade ou caridade, que deve ser lançada (lit., enviada) diante dos outros sem qualquer imediata realização de ganho, mas que um dia retomará para recompensar o doador (cons. Lucas. 16:9). Mas talvez o versículo deva ser traduzido assim: "Lança o teu pão sobre as águas (por estranho que pareça), porque depois de muitos dias o acharás". Traduzido assim, refere-se à incerteza desta vida, na qual até mesmo Urna atitude aparentemente pouco sábia pode produzir a sua recompensa. 2. Reparte com sete. Eis novamente uma ênfase sobre os resultados obtidos na vida mesmo quando se age com sabedoria. Traduza-se: "reparte com sete, e ainda com oito (isto é, seja sábio nos seus investimentos); porque não sabes que mal sobrevirá à terra". 3. Estando as nuvens cheias. É o ponto central do argumento do autor e parece fazer parte dos versículos 4-6. É um argumento contra o excesso de cautela, à luz da imprevisibilidade da natureza e da incapacidade humana de mudá-la. 4. Quem somente observa o vento. O momento ideal para se agir sempre parece incerto, mas é preciso agir se há trabalho a ser realizado. Se alguém se preocupa por causa das tempestades antes da sementeira e antes da colheita, jamais terá colheita a fazer.  D. Algumas Lições Sobre Como Desfrutar da Vida. 11:9 - 12:8. Aproveite ao máximo os dias da juventude, quando os prazeres da vida ainda podem ser desfrutados, e não espere pelos dias da velhice, quando a vitalidade já tiver acabado. Contudo, é o caminho divino e não a devassidão que deve ser o guia ao prazer. 9. Deus te pedirá conta. O autor recomenda prazer inteligente. Satisfaça os anseios do seu coração, ele diz, mas lembre-se de que Deus faz certas exigências na vida, e que ele castiga os excessos e o abuso da sua vontade. Este pensamento continua pelo versículo 10 nas palavras afasta . . , o desgosto e remove . . . a dor. Eclesiastes 12 12:1. Lembra-te do teu Criador. Talvez fique melhor traduzido assim: Lembra-te então do teu Criador, pois parece que o autor está resumindo o que acabou de dizer.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Setembro  Dia 247  

Leituras: Lucas 19:41-48; 1 Timóteo 1:12-20; Salmo 59; Provérbios 14:29-35; Jeremias 29-30.  

Versículo Especial: “Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus” (Jeremias 30:22).  

Pensamento Bíblico: “Vós Sereis o Meu Povo” (Jeremias 30:22). Este capítulo prediz a restauração de Israel e Judá, depois de suas deportações pelos assírios e babilônios. O versículo 22 reflete o desejo de Deus por eles, e seu desejo por todos os povos de hoje. Ele quer que tenhamos um relacionamento como seu povo especial servos fiéis gozando os privilégios de sermos seus herdeiros. Este é o desejo de Deus (veja 2 Pedro 3:9-15). É também o nosso?  

Ação: Certifique-se de que está andando, hoje, em comunhão com Deus.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...