19 de maio de 2012

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Marcos 9:30-37; 1 Coríntios 10:23-33; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:1-6; 1 Samuel 26-27.  

Versículo Especial“Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito” (Salmo 119:15). 

Pensamento Bíblico: A Beleza da Palavra de Deus (Salmo 119). O programa de hoje nos leva ao mais longo dos Salmos. É um poema lindamente construído em exaltação do valor da palavra de Deus. O Salmo é dividido em 22 seções, cada uma indicada por uma letra do alfabeto hebraico. Em hebraico, cada versículo começa com a letra que inicia sua seção. O Salmo 119 é um poema em acróstico elaborado, lembrando-nos da grandeza da palavra revelada de Deus. Está cheio de louvor a Deus pela sua sabedoria e amor, ao dar-nos as Escrituras.  

Ação: Agradeça a Deus pela dádiva de sua Palavra.

18 de maio de 2012

MEDITAÇÃO DO DIA




Leituras: Marcos 9:14-29; 1 Coríntios 10:14-22; Salmo 118:15-29; Provérbios 29:22-27; 1 Samuel 25.  

Versículo Especial“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29:23).  

Pensamento Bíblico: Escolhendo um Mestre (1 Coríntios 10:14 22). A idolatria era um grande problema, nos dias de Paulo, por isso ele lembrava aos seus irmãos que para servir a Cristo era preciso romper definitivamente com os ídolos. Um cristão não podia ficar em cima do muro entre o bem e o mal. A idolatria é um grande problema nos nossos dias. Há grande tentação para seguirmos as coisas do mundo, enquanto tentamos servir a Cristo. Não dará certo. Temos que escolher um só Mestre. 

Ação: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).

17 de maio de 2012

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Marcos 9:2-13; 1 Coríntios 10:1-13; Salmo 118:1-14; Provérbios 29:15-21; 1 Samuel 23-24.  

Versículo Especial“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10:12).  

Pensamento Bíblico: Coisas Escritas para Nossa Instrução (1 Coríntios 10:1-13). Paulo mostra o valor dos exemplos do Velho Testamento, quando se refere aos erros dos israelitas. Depois que eles foram salvos da servidão no Egito, e a despeito da alimentação espiritual dada por Deus, eles retornaram ao pecado e foram punidos. Lições para nós:
   Fique atento para não pecar.
   Há sempre uma saída para escapar de qualquer tentação.  

Ação: Você vai ser tentado hoje. Ache o livramento que Deus proveu.

16 de maio de 2012

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


Quem pode ser um discípulo?

Seguir a Jesus é um desafio difícil e exigente. Só uns poucos querem fazer o esforço para serem verdadeiramente discípulos de Cristo.
Os homens freqüentemente amenizam as exigências do discipulado. Num esforço desorientado para atrair mais seguidores ou para acalmar suas próprias consciências, pregadores e mestres freqüentemente fazem com que o discipulado pareça relativamente indolor. Não é. Jesus mesmo sempre advertiu francamente os futuros seguidores do custo do discipulado. Ele nunca tentou fazer discípulos enganando-os quanto ao que deles se esperava. Em Lucas 14:25-35, Jesus fala aos supostos seguidores. Ele fala não só das exigências especiais para os seguidores mas também encoraja-os a avaliar o custo antes que se comprometam. Ele sugere que seria loucura começar a construção de uma torre só para ter de desistir no meio, por falta de dinheiro. E talvez seria ainda mais louco declarar guerra e ter de pedir a paz antes da batalha, por estar com menos soldados. Assim, também, Jesus está dizendo: um homem tem que avaliar o custo antes de se tornar um discípulo de Jesus. As exigências que Jesus faz são: 1. Amar a Deus acima da família ou de si mesmo; 2. Carregar a sua própria cruz; 3. Seguir a Jesus; 4.Deixar todas as próprias posses. Em poucas palavras, Jesus quer homens que o seguirão a todo custo. Nenhuma pessoa, nenhuma posse, nenhuma consideração de conveniência pessoal, conforto ou vida devem interferir no serviço de alguém a Jesus. É duro seguir a Jesus, mas vale a pena. Você é, realmente, seu discípulo?
(-por Gary Fisher)Que Deus Abençoe a Todos Pr Antonio Marques.

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Marcos 8:31-9:1; 1 Coríntios 9:19-27; Salmo 117; Provérbios 29:8-14; 1 Samuel 21-22.  

Versículo Especial“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” (Marcos 8:36).  

Pensamento Bíblico: Seguindo Jesus (Marcos 8:34). Para ser um discípulo de Jesus, é preciso:
   Desejo: “Se alguém quer vir após mim”.
   Negação: “A si mesmo se negue”.
   Determinação: “Tome a sua cruz”.
   Direção: “E siga-me”.  
   Se damos menos que isso, não somos discípulos verdadeiros!  

Ação: Resolva-se hoje a seguir Jesus ao longo de todo este dia e de todos os outros dias.

15 de maio de 2012

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Marcos 8:22-30; 1 Coríntios 9:11-18; Salmo 116; Provérbios 29:1-7; 1 Samuel 20.  

Versículo Especial“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios comigo?” (Salmo 116:12).  

Pensamento BíblicoSirva a Deus por Causa da Misericórdia de sua Salvação (Salmo 116). O salmista oferece sua adoração, sacrifício e devoção a Deus por causa da sua gratidão pela misericórdia de Deus. Quando contemplamos a graça e a bondade que Deus tem demonstrado para conosco, não faremos menos do que isso. Desde que somos abençoados com uma revelação clara da graça de Deus, parece pelo menos correto retribuirmos com nosso amor a Deus.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. Agradeça-lhe através de suas palavras e ações durante este dia.

14 de maio de 2012

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Marcos 8:11-21; 1 Coríntios 9:1-10; Salmo 115; Provérbios 28:22-28; 1 Samuel 18-19.  



Versículo Especial“Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria”(Provérbios 28:22).  

Pensamento Bíblico: Compare Deus com os Ídolos (Salmo 115). Observe esta descrição dos ídolos sem poder, lembrando-se de que o ídolo mais popular em nossa sociedade é o dinheiro (veja Colossenses 3:5). “Prata e ouro são os ídolos deles, obras das mãos de homens. Têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e quantos neles confiam” (Salmo 115:4-8).  

Ação: Lembre-se: “No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada” (Salmo 115:3).

13 de maio de 2012

REFLEXÃO DA SEMANA



A concha e a pérola  


Para gerar outra vida, a concha recebe a areia, que incomoda, e fere, e magoa, mas que, por defesa e ânsia de criação, a ostra envolve com camadas e camadas de Nácar puro…

(Como proteção, envolve o mínimo grão com sua melhor produção…) E este, ínfimo grão mutante, de mais um entre milhares torna-se único. 

Aquele que, burilado pelo tempo e pelo esforço, pelo contínuo trabalho, pelo doar-se constante de sua agora origem, torna-se pérola…

Que se mostra, e vive, e brilha, apenas e tão somente quando a concha se abre…

Ouse, nesta vida, ser concha!
Permita-se, nesta vida, ser pérola!

Quando alguém te magoar ou te ferir, revista-se da mais preciosa jóia de Deus: cubra-se de amor e ternura.

Se seguirmos o exemplo da concha, o ódio não terá como se desenvolver, mais o amor se estenderá e será o revestimento mais belo e precioso que será dado em troca de toda areia da vida que venha nos ferir. 

Autor Desconhecido


MEDITAÇÃO DO DIA




Leituras: Marcos 8:1-10; 1 Coríntios 8; Salmo 114; Provérbios 28:15-21; 1 Samuel 17. 

Versículo EspecialO que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza”(Provérbios 28:19).  

Pensamento BíblicoDeus e Golias (1 Samuel 17). Ouvimos bastante sobre Davi e Golias, um dos grandes exemplos de fé, no Velho Testamento. Para que não percamos a aplicação, pode nos ajudar em certas ocasiões considerar essa história do ponto de vista de Deus encontrando Golias. O poderoso Golias nada podia contra Deus. Davi sabia disso e aceitou que Deus o usasse para a vitória. Precisamos de uma fé tão forte como a fé do jovem Davi.  

Ação: Procure a ajuda de Deus para vencer seus “gigantescos” problemas.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...