1 de fevereiro de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

1 de fevereiro   Dia 32  

Leituras: Mateus 10:27-33; Atos 11:19-30; Salmo 29; Provérbios 8:1-5; Êxodo 12.  

Versículo Especial“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante o meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32).  

Pensamento BíblicoConfissão Apesar do Perigo (Mateus 10:27-33). Pensa-se, freqüentemente, que confessar é meramente reconhecer a fé em Jesus na presença dos crentes. Jesus mostra que a confissão que ele exige é muito mais rigorosa-- muito mais perigosa. Seus discípulos têm que estar dispostos a confessá-lo na presença daqueles que se opoem a ele. O preço pode ser alto--vidas podem ser perdidas. Aqueles que não querem arriscar tudo por ele perderão muito mais--suas almas.  

Ação: Conte a outros o que sabe sobre Jesus. Fale com coragem.

31 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

31 de janeiro  Dia 31  

Leituras: Mateus 10:16-26; Atos 11:1-18; Salmo 28; Provérbios 7:21-27; Êxodo 9-11.  

Versículo Especial“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mateus 10:22).  

Pensamento Bíblico: Ovelhas Entre Lobos (Mateus 10:16-26). Aqueles que seguem a Cristo não podem evitar o tipo de sofrimento que ele suportou. Famílias e amigos se oporão aos cristãos, até mesmo com violência. Dureza, sacrifício e perseguição devem ser consequências esperadas ao viver para Jesus. Não podemos permitir que tais dificuldades nos desviem da meta celestial!  

Ação: Quando enfrentar contrariedade no serviço de Deus, lembre-se de que Jesus o amou o bastante para morrer por você (Gálatas 2:20


30 de janeiro de 2014

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


O destruidor de lares
Embora raramente identificado, o pecado do egoísmo é o culpado responsável por quase todos os problemas, tristezas, miséria e divisões que ocorrem no lar. Uma das marcas dos “tempos difíceis” sobre a qual Paulo profetizou era que os homens seriam egoístas (2 Timóteo 3:1-2). E, como é triste quando os maridos e as esposas subordinarão as necessidades da família às preferências pessoais, pensando nos termos do egoísmo: O que eu quero, o que eu gosto, meus direitos, meus interesses, e minha felicidade. Pensar de tal modo é praticamente a garantia de tempos difíceis no lar. Mas poucas pessoas vêem o egoísmo como um problema pessoal.
Como H.W. Beecher disse, “O egoísmo é aquele vício detestável que ninguém perdoará nos outros, e ninguém está sem ele dentro de si." É nossa inclinação a nos vermos como as vítimas do egoísmo em vez de culpados. Como uma esposa infeliz sobre a qual li recentemente foi ouvida dizendo, "Meu marido não mostra nenhum interesse no que eu faço. Tudo que importa a ele é o que ele faz naquele lugar - seja lá onde é - que ele trabalha!" Tal atitude pode descrever-nos mais do que nós queremos admitir. Como o povo de Deus, nós não somos ignorantes a respeito dos dispositivos de Satanás (2 Coríntios 2:11), de como o pecado é enganoso, nem de seu poder cegante. Por isso, por mais remoto e improvável que possa parecer, nós devemos ver a possibilidade de egoísmo nas nossas próprias vidas! Como o filho pródigo, cada um de nós deve cair em si para superar a si mesmo (Lucas 15:17). Como Paulo disse, "Examinai-vos a vós mesmos..." (2 Coríntios 13:5), teste seus motivos com honestidade absoluta pois ninguém pode lidar com um problema que não admita que tenha.
Negar a si mesmo é uma das primeiras lições a ser aprendida pelo seguidor de Cristo (Mateus 16:24). Nada é mais fundamental para a obediência e justiça. Sem isso, nenhum homem pode verdadeiramente amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25). Como o amor de Cristo sacrificou a si mesmo para a igreja, assim deve ser o amor do marido para sua esposa. É um amor que dá sem egoísmo. Sem isso, as esposas não podem ser submissas a seus maridos, assim com ao Senhor (versículo 22). O mesmo espírito que leva à submissão ao Senhor deve levar à submissão entre o marido e a esposa. Ser o que o Senhor quer que eu seja significa ser o que devo ser com meu cônjuge. O egoísmo, então, é um pecado contra o homem e Deus – e, muitas vezes, contra os filhos.
Conseqüentemente, criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4) envolve negar a si. Por exemplo, criar os filhos para o céu leva tempo. O egoísmo rouba esse tempo precioso de muitos filhos – sob um pseudônimo, para ter certeza. Ocupado demais, cansado demais, para falar e responder perguntas, para ler a Bíblia, para orar com eles, para levá-los aos cultos. Mas, talvez o que seja pior são aqueles filhos que sofrem porque os pais egoístas dividem o lar em vez de negar a si. É quase impensável que alguns negociariam uma família boa pelo prazer próprio; por uma garrafa, por um amante, pelos "bons tempos". No entanto, continua a acontecer, até em alguns que alegam ser cristãos. Dessas formas, e de outras até ainda mais sutil, o egoísmo é um grande destruidor de lares. Que Deus possa nos ajudar a removê-lo das nossas vidas.
(–por Dan S. Shipley) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

30 de janeiro   Dia 30  

Leituras: Mateus 10:1-15; Atos 10:34-48; Salmo 27; Provérbios 7:13-20; Êxodo 7-8.  

Versículo Especial“Pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (Atos 10:35).  

Pensamento BíblicoSujando Nossos Pés (Mateus 10:1-15). Quando Jesus mandou seus apóstolos pregar às ovelhas perdidas de Israel, Ele os instruiu para que sacudissem o pó de seus pés nos lugares onde sua mensagem fosse rejeitada.  Muito freqüentemente, erramos ao desistir e “sacudir o pó” antes que tenhamos sujado nossos pés. Não podemos concluir que os outros rejeitarão o evangelho. Temos que lhes dar a oportunidade de responder por si mesmos.  

Ação: “Procurai as ovelhas perdidas . . .” (Mateus 10:6). “. . . de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10:8).

29 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

29 de janeiro   Dia 29  

Leituras: Mateus 9:32-38; Atos 10:17-33; Salmo 26; Provérbios 7:6-12; Êxodo 5-6.  

Versículo Especial“E então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9:37).  

Pensamento Bíblico: Trabalhadores Para a Seara (Mateus 9:36-38). Note aqui alguns pontos:  
    Multidões necessitaram do evangelho
    Jesus tinha compaixão
    Ele viu uma seara abundante
    Ele reconheceu a falta dos trabalhadores
    Ele insistiu na oração por mais trabalhadores
    Ele enviou aqueles que estavam disponíveis (Mateus 10:1-5).  
Hoje, precisamos ver as multidões, e compadecer-nos delas. Se o fizermos, também oraremos e agiremos, usando as oportunidades que temos para trazer a colheita das almas a Deus.  

Ação: Considere, com compaixão, os perdidos ao nosso redor. Ore (Mateus 9:38). Vá (Mateus 10:5). Você compartilhará o evangelho hoje?

28 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

28 de janeiro   Dia 28  

Leituras: Mateus 9:18-31; Atos 10:1-16; Salmo 25; Provérbios 7:1-5; Êxodo 3-4.  

Versículo Especial“Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente” (Provérbios 7:4).  

Pensamento Bíblico: Deus Rejeita Nossas Desculpas (Êxodo 3-4). Moisés procurou uma maneira para escapar de sua obrigação, oferecendo uma série de objeções, que Deus se recusou a aceitar:  
    Por que eu? (3:11)
    Não sei o que dizer (3:13)
    Eles não me crerão (4:1)
    Não sou eloqüente (4:10)
    Envie outro (4:13)  

Ação: Ouça a si mesmo, hoje. Está, de boa vontade, submetendo-se à vontade de Deus ou tentando passar a ele suas desculpas esfarrapadas? Procure as soluções de Deus em vez de desculpas humanas!

27 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

27 de janeiro   Dia 27  

Leituras: Mateus 9:9-17; Atos 9:32-43; Salmo 24; Provérbios 6:30-35; Êxodo 1-2.  

Versículo Especial“Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Mateus 9:12).  

Pensamento Bíblico: Associando-se com Cobradores de Impostos e Pecadores  (Mateus 9:9-13). Este encontro de Jesus com os fariseus salienta um problema que continua a retardar o progresso do evangelho. Em vez de procurar por uns poucos homens “bons”, que seriam facilmente transformados em Cristãos, precisamos crer no poder do evangelho para mudar os mais horríveis pecadores em povo santificado e justificado de Deus.  

Ação: Procure os doentes. Convide-os a aprender sobre o Salvador.  

26 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

26 de janeiro   Dia 26  

Leituras: Mateus 9:1-8; Atos 9:20-31; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Gênesis 48-50.  

Versículo EspecialO Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmo 23:1).  

Pensamento Bíblico: Deus Tornou o Mal em Bem (Gênesis 50:20). Depois de suportar uma série de provações e injustiças, e longos anos de separação de sua família, José fez esse comentário sobre a ação de seus irmãos ciumentos. A despeito de suas más intenções, Deus tornou os sofrimentos de José nalguma coisa boa. A fé no Deus que governa o mundo nos leva a acreditar que ele tem capacidade para usar até as mais cruéis circunstâncias para o bem
  
Ação: Aceite as dificuldades da vida com confiança no Bom Pastor.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...