Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 39 3. Quatro sortes de castigos, para que sejam um espetáculo horrendo (v. 4), isto é, objeto de terror. Manassés introduziu grande idolatria em Judá (II Reis 23:26; 24:3). Mas Jeremias insiste diversas vezes em que o povo mesmo era responsável pelos seus pecados e castigo (por exemplo, 31:29, 30). 6. Voltaste para trás. Compare com observações sobre 18:8. 7. Cirandei-os com a pá. Então eu os joeirarei com um forcado (cons. Mateus. 3:12). b) A Renovação do Chamado de Jeremias e o Seu Preço. 15:10 - 16:9. Uma confissão profundamente reveladora, exibindo a amargura da alma do profeta. A resposta divina indica que Jeremias precisava tomar cuidado com o seu estado de espírito e não falar nada além da verdade. Então ele é encorajado e recomissionado. A lamentação do profeta e o seu recomissionamento. 15:10-21. 11. Este versículo é de difícil interpretação. O significado parece ser que nem protegerá o profeta quando ocorrer a catástrofe. 13, 14. Esses versículos aparecem novamente, com variações, em 17:3b,4. São dirigidos ao povo de Judá e predizem o exílio. 16. A suficiência da Palavra de Deus está declarada de maneira pitoresca. Cons. Josué. 1:8; Ezequiel. 3:1-3; Apocalipse. 10:8-11, onde a experiência de João é muito parecida com a de Jeremias. Pelo teu nome sou chamado. Literalmente, o teu nome me foi imposto. Uma referência à chamada divina do profeta que era especial. A lembrança desta chamada fortalecia Jeremias a prosseguir. 17. Tua mão. A mão de Deus estava sobre Jeremias – uma expressão que revela a inspiração divina, que era a razão da perseguição feita a Jeremias (cons. Ezequiel. 1:3, e freqüentemente em Ezequiel; I Reis 18:46 ; Isaias. 8:11). 1 8. Ilusório ribeiro, e não, mentiroso. Jeremias reprova Deus por ter-lhe falado, como quando um viajante. na estação da seca descobre que o ribeiro do qual esperava beber secou-se (cons. Jó 6:15-20). 19. Se tu te arrependeres, eu te farei voltar. A idéia é: Se você se arrepender (de sua auto-piedade), eu o restaurarei. Se apartares o precioso do vil. O profeta devia disciplinar seu pensamento e palavras. Então ele poderia ser o porta-voz (a minha boca) de Deus. O final do versículo é uma ordem ao profeta a que não se rebaixe ao nível daqueles aos quais ele prega. 20, 21. Estes versículos repetem a substância de 1:18, 19. Jeremias 16 O profeta recebe ordem de permanecer solteiro e evitar vida social. 16:1-9. Sua vida devia ser uma advertência do juízo iminente. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)