12 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 31  1-6. O Testemunho dos Céus. Os céus . . . o firmamento . . . o sol. Cada um destes tem a sua parte na revelação do mistério da glória de Deus. Em constante revelação, de dia e de noite, a expansão dos céus revela a excelência da obra criadora de Deus. O sol surge como o membro mais importante do coro celeste, percorrendo o seu determinado caminho de testemunha. Ainda que figuras semelhantes abundem na literatura acadiana descrevendo Shamash, o deus-sol (ANET, págs. 91,  116, 179, 387-389), o salmista claramente considera o sol como um agente de Deus na revelação de Sua glória. 7-10. O Testemunho da Tora. A lei do Senhor. O salmista usa aqui seis nomes para descrever o todo da revelação interior de Deus. A palavra torá (lei) incorpora algo mais que uma lista de preceitos escritos; inclui todos os ensinamentos divinos. Com o uso de adjetivos e frases participais, o salmista descreve a excelência da revelação de Deus, que ultrapassa até o ouro ou o mel. 11-14. A Aplicação Pessoal. Absolve-me. O ensinamento moral de Deus, que serve de advertência pode levar uma pessoa á recompensa desejada. Meditar sobre os ensinamentos divinos é como olhar num espelho que torna visível o homem interior. Portanto, o salmista termina pedindo a força necessária para vencer todo tipo de pecado e se tornar aceitável. Salmo 20. Suplicando Vitória Tanto na estrutura como no conteúdo este salmo real está muito intimamente ligado com o Salmo 21. O último age como um resultado da ação de graças pela oração respondida. O rei é a figura central, enquanto sua vitória ocupa a atenção dos seus súditos. É bem possível que fosse arranjado para cântico antifonário, com a congregação ou o coro dos levitas cantando os versículos 1-5 e 9. Um sacerdote ou levita poderia enunciar as palavras de conforto dos versículos 6-8. Todo o salmo expressa completa confiança em Deus. 1-5. Oração pelo Rei. O Senhor te responda. Embora a oração seja dirigida ao rei, também é um ato de intercessão pelo rei. Isto descreve um passo vital na preparação para a batalha, quando o rei oferecia os seus sacrifícios ao Senhor e recebia a certeza da bênção divina.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de Março Dia 71  

Leituras: Mateus 21:12-17; Atos 25:13-27; Salmo 65; Provérbios 15:24-28; Números 14-15.  

Versículo Especial“Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sereis a vosso Deus” (Números 15:40).  

Pensamento Bíblico: Pecados da Presunção (Números 14 e 15). Estes capítulos contêm duas ilustrações claras do perigo de seguirmos presunçosamente nossa própria vontade, em vez de respeitar cuidadosamente a vontade de Deus. A primeira é o ataque fracassado contra os amalequitas e os cananeus. O mesmo povo que havia se convencido de que não poderia atacar Canaã com o auxílio de Deus, agora tolamente pensou que poderia conquistá-la sem sua ajuda. Fracassaram! O segundo exemplo é aparentemente menor ofensa, apanhar lenha no sábado. Deus ordenou a pena de morte para lembrar o povo de que sua lei não era para ser pisoteada com tal descuido e desrespeito. Suas leis específicas e penalidades são diferentes hoje em dia, mas Deus espera que nos aproximemos de suas instruções com reverência.  

Ação: Teste suas ações hoje. Certifique-se de que está respeitando Deus a cada passo. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

11 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 30   Salmo 18. A Gratidão do Vencedor Tal como o Salmo 14, este salmo pode ser comparado com outra passagem que, neste caso, é II Samuel 22. O salmista repetidamente fala de sua ação de graças e sua confiança em Deus. 1-3. Hino de Louvor Introdutório. Eu te amo ... invoco. Este louvor baseia-se na total percepção do que Deus significa para ele. Estas figuras de linguagem mostram Deus como ajudador-defensor, não como o instigador da agressão. 4-19. Um Quadro do Livramento Divino. Livrou-me. Quando o salmista, no seu desespero, clamou ao Senhor por ajuda, a terra tremeu, o Senhor trovejou e o livramento veio. Em figuras pitorescas como aquelas que descrevem a teofania por ocasião da entrega da Lei no Monte Sinai (Êxodo. 19:16-18; 20:18, 21; 24:16-18), apresenta-se o poder de Deus. 20-30. A Base Deste Livramento. Segundo a minha justiça. O livramento aqui está claramente considerado como recompensa da justiça, pureza das mãos, fidelidade e honestidade. Esta avaliação pessoal é mais comparativa que absoluta. Tudo isto é possível através da confiança em Deus. 31-45. Um Quadro de Profunda Gratidão. O Deus que me revestiu de força. O crédito da vitória está explicitamente concedido a Deus. Ele preparou o caminho, ensinou, treinou e conduziu à batalha. 46-50. Um Hino de Louvor Final. Exaltado seja o Deus da minha salvação. Toda honra e todo o louvor são devidos a Deus somente. Salmo 19. A Glória de Deus no Firmamento e no Coração Este salmo está claramente dividido em duas seções distintas, o que sugere que seja composto de dois poemas. A primeira parte (vs. 1-6) usa um nome semítico genérico para Deus (El, enquanto a segunda usa o nome convencional especial (Yahweh). Em assunto, estilo e forma as duas seções se diferenciam. Contudo, a ligação foi feita com perícia; a exaltação que o salmista faz da revelação da natureza funde-se com a sua exaltação da lei de Deus em um único glorioso hino de louvor.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de Março Dia 70  

Leituras: Mateus 21:1-11; Atos 25:1-12; Salmo 64; Provérbios 15:19-23; Números 12-13.  

Versículo EspecialO justo se alegra no Senhor e nele confia; os de reto coração, todos se gloriam” (Salmo 64:10).  

Pensamento Bíblico“Éramos Como Gafanhotos” (Números 13). Doze espias foram mandados para espionar a terra que Deus estava dando a Israel. Eles foram enviados para fazer um relatório sobre a terra, e não para determinar se eles poderiam tomá-la. Este assunto deveria estar terminado: Deus a estava dando a eles. Dez dos espiões levaram uma nação à covardia, sem fé, quando se esqueceram de Deus e viram apenas sua própria fraqueza. Caímos no mesmo engano hoje em dia, quando deixamos de enfrentar os desafios confiando na força de Deus (veja Filipenses 4:13).  

Ação: Enfrente os seus desafios com confiança no poder de Deus. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

10 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 29   Salmo 17. A Vindicação dos Justos O salmista aqui lamenta o injusto tratamento que recebeu nas mãos dos seus inimigos. A causa do seu problema não é conhecida, sabendo-se apenas que ele é inocente das acusações levantadas contra ele. Deus é  claramente seu último tribunal de apelação, sua única esperança. Sua confiança absoluta em Deus está demonstrada por todo o salmo, mas especialmente no versículo final. 1-5. Um Apelo por Justiça. Ouve . . . a causa justa. O salmista ora em primeiro lugar para que Deus ouça, atenda e dê ouvidos ao seu lado da história, a qual ele apresenta, declara, com lábios livres de mentiras. Seu clamor é apenas no sentido de receber sentença justa dAquele que sabe da sua inocência. Deus o tem sondado, provado e visitado e continuará percebendo que não tem culpa. 6-12. Um Apelo por Misericórdia. Mostra as maravilhas da tua bondade. O salmista repete o seu clamor, desta vez com referência direta aos seus inimigos. Ele requer que Deus demonstre sua bondade, que o guarde em segurança e que o esconda daqueles que se levantam contra ele. Ele descreve seus inimigos em termos que destacam o contraste entre ele e aqueles. 13-15. Um Apelo por Livramento. Livra . . . a minha alma. O passo seguinte é naturalmente o verdadeiro livramento deste sofredor e a destruição resultante do inimigo ímpio. O salmista pede ação decisiva para desapontar e arrasar o inimigo em declarada vindicação a seu favor. Quando acordar pode-se referir à manhã do dia seguinte a esta experiência ou a uma visão de Deus além do sono da morte..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de Março Dia 69  

Leituras: Mateus 20:29-34; Atos 24:22-27; Salmo 63; Provérbios 15:13-18; Números 10-11.  

Versículo Especial“Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio” (Provérbios 15:17).  

Pensamento Bíblico: O Povo se Queixou (Números 11). Os israelitas ficaram famosos por seus resmungos e queixas no deserto. Neste caso, suas reclamações refletiam a fraca fé no poder de Deus para abastecê-los. Deus não viu suas queixas como mera irritação sem importância, mas como um crime maior. Há uma lição aqui para uma época de abundância, na qual muitas vezes tomamos nossas bênçãos como um merecimento. O exemplo de Israel mostra o perigo dessa ingratidão. Temos que aprender com os enganos deste povo.  

Ação: Reconheça suas bênçãos e agradeça a Deus por elas. . ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

9 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 28 Salmo 16. A Alegria da Lealdade Esta canção da fé é uma declaração sincera da alegria que vem da fidelidade e lealdade. O autor viveu em tempos de extensa apostasia e idolatria. Contra esse cenário ele destaca sua felicidade suprema e a situação angustiosa daqueles que escorregaram para a idolatria. Sua grande esperança amplifica sua atual confiança em Deus. O salmo é atribuído por Pedro (Atos 2: 25) e por Paulo (Atos 13:35, 36 ) a Davi, quando se referem ás suas profecias sobre a ressurreição do Messias. 1-4. A Alegria de Servir. Guarda-me, ó Deus. Esta oração não é por livramento de algum inimigo mas por continuidade da felicidade que ele já descobriu. Seu deleite está nos santos, enquanto confia em Deus. Em contraste está o estado de tristezas multiplicadas que é a porção daqueles que buscaram outros deuses. 5-8. A Alegria da Fé. Porção ... herança . . . divisas. Estas figuras todas se referem á divisão da terra em lotes, por meio da qual os levitas não receberam dotação específica. Junto com a figura do cálice da felicidade do escritor, essas figuras completam a herança realmente linda porque Deus é a sua porção melhor. Sua estabilidade se baseia na liderança constante de Deus. 9-11. A Alegria da Esperança. Alegre-se, pois. Com base em sua alegria presente, o salmista usa frase após frase para demonstrar a base de sua alegre esperança. O seu coração, espírito (melhor que glória E.R.C.) e corpo, tudo reage na expectativa desta esperança. O versículo loa não apresenta uma referência bem definida a uma vida após a morte, porque a primeira frase ficaria melhor traduzida assim: "Pois tu não abandonarás a minha alma no Sheol"; mas o versículo 10b deve-se referir a uma outra pessoa que não o salmista ao dizer: "nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção". O versículo 11 aponta para uma continuação da vida feliz que ele já veio a conhecer na presença do Senhor..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de Março Dia 68  

Leituras: Mateus 20:17-28; Atos 24:10-21; Salmo 62; Provérbios 15:7-12; Números 8-9.  

Versículo Especial“A língua dos sábios derrama o conhecimento, mas o coração dos insensatos não procede assim” (Provérbios 15:7).  

Pensamento BíblicoNão Ser Servido, Mas Servir (Mateus 20:20-28). O exemplo de Cristo mostra o que ele espera dos cristãos. Não estamos aqui para sermos servidos, nem para sermos elevados a postos de honra e grandeza. Estamos aqui para servir, para nos darmos humildemente em benefício de outros. O mundo tem seus atrasos, com muitas pessoas procurando um jeito de “ficar por cima” dos outros. A imitação de Jesus exige o re-treinamento de nossas atitudes, para retirar o egoísmo do centro de nossas vidas. Temos que seguir Jesus, em vez de acompanhar o mundo!  

Ação: Procure os meios de servir os outros sem egoísmo. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

8 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 27   7. A Esperança do Livramento. Oxalá . . . ! Esta oração pode ter sido acrescentada com propósitos litúrgicos. Ou talvez expresse o primeiro vislumbre de esperança do salmista neste período de trevas. Fazer voltar os cativos deve significar simplesmente "restaurar a sorte". Não importa quando este versículo tenha sido composto, ele serve de conclusão adequada. Salmo 15. O Hóspede de Deus Este salmo da Sabedoria é um comentário sobre a obrigação do homem para com Deus e para com o seu próximo conforme estipulada em Deuteronomio. 6:5 e Levitico. 19:18. Trata das qualificações morais e éticas que admitem o crente à presença de Deus. O antigo costume de desafiar a idoneidade de um crente talvez se reata aqui. Talvez o sacerdote fizesse as perguntas do versículo 1, o crente respondesse com algo parecido ao que está aqui e o sacerdote concluísse o desafio cem a promessa final do versículo 5b. Alguns intérpretes atribuem a pergunta ao crente, sendo a resposta e a promessa a réplica costumeira dos sacerdotes aos crentes que entravam no Templo. A primeira forma parece mais aceitável. 1. A Pergunta Pertinente. Quem, Senhor...? A pessoa que deve comparecer à presença divina tem de enfrentar francamente esta pergunta dupla. A prática de armar tendas no Monte Moriá deve ter sido permitida aos peregrinos em certos períodos da história de Israel. Contudo, as perguntas paralelas enfatizam que os padrões divinos devem ser cumpridos se um homem quiser ser hóspede de Deus. 2-5b. A Resposta Aceitável. O que. A questão da integridade e justiça relaciona-se com as obrigações do homem para com Deus, enquanto a verdade e demais virtudes referem-se aos deveres do homem para com o seu próximo. Combinando os análogos, integridade e justiça, toma-se possível descobrir o decálogo ético nas fases desta seção. 5c. A Promessa Sacerdotal. Quem deste modo procede. Aquele que preenche o padrão divino deve ser aquele que deste modo procede. Tal pessoa não apenas ube o que Deus espera do seu hóspede, :nas também põe tais princípios em prática. A nota da estabilidade dá ao salmo um clímax adequado..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de Março Dia 67  

Leituras: Mateus 20:1-16; Atos 24:1-9; Salmo 61; Provérbios 15:1-6; Números 7.  

Versículo Especial“Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos” (Salmo 61:8).  

Pensamento BíblicoExigindo Nossos “Direitos” (Mateus 20:1-16). É fácil, especialmente em uma sociedade que encoraja egoísmo e a luta pelo que chamamos “nossos direitos”, é fácil perder a mensagem desta parábola. Enquanto esta orientação precisa ser aplicada em várias situações, é particularmente indispensável que os cristãos resistam à tentação de “exigir seus direitos” em prejuízo de seus irmãos.  

Ação: Preste bem atenção, hoje, nas oportunidades e responsabilidades. Isto tornará mais fácil evitar “exigir direitos” egoístas. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

7 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Salmos (Comentário Bíblico Moody) 26   1,2. Seu Problema de Dúvida. Até quando . . . ? A repetição quádrupla desta frase demonstra claramente o intenso sofrimento do escritor. Ele está cansado do seu inimigo, mas muito mais perturbado pela aparente indiferença de Deus. Ele sente-se abandonado por Deus na sua maior necessidade. 3,4. Sua Oração por Assistência. Atenta . . . responde-me ... ilumina-me os olhos. No meio da dúvida e da depressão, ele ora a Deus pedindo que compreenda o seu problema e devolva-lhe o brilho dos seus olhos. Além de temer a morte física, ele sabe como os seus inimigos, que são ímpios, vão se gabar da derreta de um amigo de Deus. 5, 6. Seu Alívio na Confiança. Confio na tua graça. Embora nenhuma resposta fosse registrada, sua alma perturbada recebeu alivio verdadeiro. Sua confiança se baseia na longanimidade de Deus, no seu regozijo por causa da salvação divina, nos hinos entoados sobre o abundante cuidado de Deus. Ele descobriu a verdadeira paz através da inteira confiança em Deus.Salmo 14. Juízo por Ter Negado a Deus Temos aqui um bom exemplo de como o Saltério se desenvolveu. Exceto quanto a variações textuais menores (esp. v. 6) é idêntico ao Salmo 53. Considerando que o último é de uma coleção posterior e substitui Yahweh por Elohim, o Salmo 14 é considerado como a forma más antiga. Nos dois salmos o salmista considera a condição depravada dos homens com verdadeiro espírito profético. 1-3. A Depravação dos Tolos. Não há Deus. O uso da palavra insensato (nabal) não indica um ateu teórico, mas um ateu prático, que vive como se não existisse Deus. Para todos os propósitos práticos Deus não faz parte dos seus pensamentos. As palavras corrompem-se, abominações e se corromperam, todas apontam para a depravação de tal indivíduo, que é claramente descrito como o israelita típico desse período. 4-6. A Corrupção do Sacerdócio. Não entendem. Aqueles que têm falta de conhecimento de Deus são possivelmente os sacerdotes, que comem o ao da propiciação e deviam invocar a Deus. Em vez disso estão se transformando em obreiros da iniqüidade (cons. Os. 1:4.6). Em lugar de orientar o povo de Deus, eles o devoram. A linhagem do justo obviamente se refere a seu povo, enquanto os humildes têm um lugar especial no refúgio divino...(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 7 de Março Dia 66  

Leituras: Mateus 19:23-30; Atos 23:23-35; Salmo 60; Provérbios 14:29-35; Números 5-6.  

Versículo Especial“A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos” (Provérbios 14:34).  

Pensamento BíblicoA Recompensa Daqueles que se Sacrificam (Mateus 19:23-30). Esta parte é um acompanhamento adequado da triste história do homem rico (veja as notas de ontem). Alguns deixarão tudo pelo Senhor. Alguns não podem ser comprados a nenhum preço, mesmo que eles tenham que romper laços apertados de família para servir a Jesus. Estas pessoas serão recompensadas nesta vida e, especialmente, na eternidade.  

Ação: Preste atenção nas bênçãos de permanecer em Cristo. Não deixe Satanás distraí-lo, chamando sua atenção para o que você largou. Olhe para o que você ganhou! ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

6 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 25   3-7. O Fundamento da Fé. Destruídos os fundamentos. O salmista sabe que a fuga só serviria para solapar sua fé básica. Afinal, Deus é o seu santo templo, seu trono está firmado nos céus, e os olhos Dele observam o que acontece aqui em baixo. Portanto, o castigo divino sobrevirá aos ímpios como aconteceu com Sodoma, enquanto os justos verão a face de Deus. Salmo 12. Uma Oração pelos Fiéis Este salmo descreve outra hora negra de perseguição, quando a sociedade está se desintegrando. Enquanto lamenta uma situação na qual prevalecem a mentira e a falsidade, o autor também expressa sua confiança máxima em Deus, que continua sendo adorado pela minoria fiel. Gunkel trata este salmo no sentido litúrgico, generalizando-o. Mesmo que esse tenha sido o seu uso final, pode muito bem ter havido uma base individualista original em sua composição. 1-4. A Oração do Fiel. Socorro, Senhor. O escritor fala pelos fiéis homens piedosos que foram insultados por gente vulgar que prefere lisonjas fúteis e se agradam com palavras de duplo sentido. Como Elias, o salmista fala de si mesmo como se fosse o único que ainda não se juntou a esses fanfarrões. 5. A Resposta de Deus. Diz o Senhor. Este versículo toma a forma de um oráculo do Senhor respondendo a oração sincera dos fiéis. Deus promete sua ajuda, que resultará em segurança completa. 6-8. A Reação do Crente. Palavras ... puras. Em contraste às palavras das pessoas vulgares, as palavras de Deus são puras como a prata refinada. O que Ele prometeu, realizará. Em sinal de adoração proclama-se e assegura-se que Ele é digno de confiança. Salmo 13. Da Dúvida à Confiança Neste pequeno salmo foram expressos os más profundos anseios de uma alma perturbada. Embora um inimigo pessoal esteja por trás do cenário, o salmista está lutando com suas próprias dúvidas quanto à atividade divina em seu beneficio. Urna vez que não se fala de enfermidade, o problema provavelmente é mental, muito provavelmente o medo. Em sua estrutura este salmo é um exemplo excelente de uma lamentação individual em três pequenas estrofes de dois versos cada...(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Março Dia 65  

Leituras: Mateus 19:13-22; Atos 23:11-22; Salmo 59; Provérbios 14:22-28; Números 4.  

Versículo Especial“Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria” (Provérbios 14:23).  

Pensamento BíblicoO Diabo Pagará o Seu Preço (Mateus 19:16-22). Um homem rico estava interessado em seguir Jesus. Ele tinha demonstrado respeito pela lei de Deus; Que mais tinha que ser feito? Jesus disse-lhe que ele tinha que se desfazer de todas as propriedades acumuladas, algo que ele não estava disposto a fazer. Satanás encontrou alguma coisa mais importante para ele do que o céu. Satanás está sempre disposto a pagar quanto for necessário para comprar as almas daqueles que não amam ao Senhor acima de tudo.  

Ação: Certifique-se de que seus tesouros estão no céu. .( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...