17 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 13  Jonas 3 III. Pregando. 3:1-10. A. A Segunda Ordem do Senhor. 3:1, 2. Agora que Jonas tinha se submetido a Deus, estava pronto para servir. A segunda ordem foi quase idêntica à primeira (1:2). O conteúdo da proclamação seria dado mais tarde ao profeta. B. Apresentando a Mensagem. 3:3, 4. Desta vez a receptividade de Jonas foi imediata. Seguindo a trilha das caravanas até a região superior do Rio Tigre, chegou ao complexo conhecido por a grande cidade de Nínive (v. 2), tendo sido orientado em sua viagem pelo Senhor. 3. Nínive era. Alguns têm defendido que o verbo hebraico traduzido para era está no tempo passado puro, o que dá a ideia de que no momento da história a cidade já fora destruída. Sabemos que a destruição da cidade ocorreu em 612 A.C. A língua hebraica não tem um tempo passado verdadeiro, e na realidade nem tem tempos em seu sistema verbal. O aspecto "perfeito" do verbo pode às vezes ser traduzido para um tempo passado, mas o seu sentido é muito mais amplo. A forma "perfeita" também pode indicar um ato (tal como fundar uma cidade) que se estendeu à existência. Consequentemente, tido o que se pretende aqui é o seguinte: Nínive existia nos dias de Jonas como uma cidade. E de três dias para percorrê-la. Antigamente uma cidade não compreendia apenas a área construída, mas também o seu território e vilas ou cidades dependentes (veja comentários sobre 1:2). A frase descritiva talvez se refira à circunferência deste complexo, isto é, cerca de 96 à 112 quilômetros. Por outro lado, a expressão talvez seja apenas um paralelismo idiomático de "aquela grande cidade".( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de Fevereiro   Dia 48  

Leituras: Mateus 14:1-12; Atos 16:35-40; Salmo 42; Provérbios 11:7-11; Levítico 4-5.  

Versículo Especial“Morrendo o homem perverso, morre a sua esperança, e a expectação da iniquidade se desvanece” (Provérbios 11:7).  

Pensamento BíblicoO Sangrento Preço do Pecado (Levítico 4).  Ao prescrever sacrifícios pelos pecados de várias pessoas, Deus exigia que o transgressor pusesse a mão sobre a cabeça do animal a ser sacrificado e o matasse (vs. 4,15,24,29,33). Esta tarefa sombria ilustrava o preço do pecado! O culpado matava pessoalmente os animais que expiavam seus pecados. Visualizar esta cena, com Jesus como sacrifício, nos ajudará a guardar-nos do pecado. Um “Cordeiro” inocente sofreu imensamente por causa de meu pecado.  

Ação: Viva uma vida justa hoje para que Jesus não sofra desnecessariamente (Hebreus 6:6; 10:26-29). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

16 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 12  C. Pagando Votos. 2:7-9. O livramento de Jonas fez brotar em seu coração o desejo de expressar a gratidão a Deus de alguma forma. 7. Desfalecia a minha alma, eu me lembrei. Quando o profeta já desistira de tudo, voltou-se para o Senhor em busca de ajuda. Este tema é repetido diversas vezes em oração, porque a impossibilidade física de livramento contrastava remotamente com a intervenção divina. Era fonte de constante perplexidade para Jonas. Teu santo templo. Comumente, a oração tinha de ser feita nos átrios do Templo em Jerusalém. Mas Jonas sabia que a presença de Deus não se limitava a qualquer templo terreno e que o Senhor tinha consciência das necessidades dos Seus filhos onde quer que estivessem. 8. Idolatria vã. Um nome descritivo para os ídolos e deuses do paganismo (cons. Salmos. 31:6; Deuteronômio. 32:21). Neste contexto, idolatria vã não tem o sentido de "superficialidade" mas de "inutilidade". Misericordioso. No contexto a palavra não se refere nem ao ato de salvar alguém, nem ao espírito de amor para com o homem, mas à fonte de salvação – Deus mesmo. Jonas reafirma seu repúdio da idolatria como forma de culto. 9. Com a voz do agradecimento eu te oferecerei sacrifício. Em contraste com os conceitos pagãos, o verdadeiro ato de sacrifício é uma expressão de gratidão para com Deus, e não um esforço de apaziguar Sua ira. Com o sacrifício, fazia-se uma entrega total à vontade de Deus. Nas palavras, o que votei pagarei, o profeta indicava que ele se entregava ao que Deus desejava para ele. Ele tinha certeza de uma coisa : A salvação é um dom de Deus e não uma façanha humana. D. Salvo. 2:10. A segurança íntima de que Deus salva através de um ato do Seu poder não foi uma imaginação qualquer nem uma ideia abstrata, mas relacionada com um evento verdadeiro. Jonas foi salvo do grande peixe e se achou em terra firme, seguro mas castigado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Fevereiro   Dia 47  

Leituras: Mateus 13:47-58; Atos 16:25-34; Salmo 41; Provérbios 11:1-6; Levítico 1-3.  

Versículo Especial“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer” (Provérbios 11:1).  

Pensamento BíblicoOferendas Não Fermentadas (Levítico 2:11). Este versículo, facilmente ignorado no meio das instruções das cerimônias levíticas, ajuda a apreciar o sacrifício de Cristo. Jesus foi um sacrifício aceitável: não fermentado e puro (veja 1 Coríntios 5:7). Quando o imitamos, deveríamos também apresentar-nos como sacrifícios incorruptos a Deus.  

Ação: Sirva a Deus hoje “com os asmos da sinceridade e da verdade,” não “com o fermento da maldade e da malícia” (1 Coríntios 5:8). Seja puro diante de Deus, e aos olhos de outras pessoas. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 11  2. Clamei. Obviamente a oração não foi escrita enquanto Jonas se encontrava dentro do peixe orando. Ela está toda no tempo passado, indicando o fato de ter sido registrada depois da experiência. Ao SENHOR. Jonas pelo menos sabia a quem devia orar. Os marinheiros tinham os seus próprios e variados deuses mas os abandonaram quando descobriram como o Senhor era poderoso. Jonas, entretanto, sempre conhecera o verdadeiro Deus. Essa era a sua dificuldade. Ele sabia que Deus se preocupa com o homem e mesmo assim tinha fugido Dele. Agora que se encontrava em perigo, foi esse mesmo ar mor divino cheio de compreensão que o levou de volta a Deus. Ele me respondeu. De acordo com a maneira hebréia de pensar, ouvir envolvia responder. Para o homem, ouvir Deus envolvia obedecê-Lo. Para Deus, ouvir o homem envolvia livrá-lo. Do ventre do abismo. O hebraico aqui nada mais indica que o ventre do peixe era uma espécie de sepultura. 3. Pois me lançaste. No V.T. um aspecto típico da súplica é a declaração da causa e a natureza da aflição que provoca a oração. Jonas sabia por que fora punido, e reconhecia a justiça divina para com ele. 4. Tornarei, porventura, a ver. Contudo Jonas viu mais que a justiça; viu também o amor de Deus e esperançoso implorou misericórdia. B. Levantado. 2:5, 6. 5. As águas me cercaram. A experiência de ser engolido foi tão horrível que Jonas aqui retorna à descrição pitoresca. Ele estava emaranhado no material dentro do peixe. 6. Fundamentos dos montes. Diversas das frases deste versículo são difíceis de traduzir de maneira clara. A palavra fundamentos parece se referir à base das montanhas no fundo do oceano. O bater das ondas do mar sobre a praia sugere a existência de barreiras que evitam que o mar transpasse os limites da terra (cons. Jó 38:4-11). Para sempre. Jonas não via como escapar ao seu problema, embora esperasse em Deus. Contudo fizeste subir da sepultura a minha vida. A salvação é um ato divino diante do impossível, e Jonas, em suas palavras, reconhecia a preocupação de Deus com ele pessoalmente – meu Deus. Sepultura é melhor que corrupção. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 15 de Fevereiro   Dia 46  

Leituras: Mateus 13:36-46; Atos 16:11-24; Salmo 40; Provérbios 10:27-32; Êxodo 39-40.  

Versículo Especial“Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade” (Salmo 40:10).  

Pensamento BíblicoVendendo Tudo Pelo Reino do Céu (Mateus 13:44). Note nesta breve parábola:  

    A alegria de descobrir o reino

    O reconhecimento do seu valor

    O sacrifício para obter o tesouro

    O precioso privilégio de possuí-lo  

Ação: Dê todo o seu tesouro nesta vida para obter um lugar com Deus na eternidade. E, enquanto reflete no Salmo 40:10, determine não esconder a verdade sobre Deus!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

14 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 10  D. Lançado ao Mar. 1:15-17. 15. Cessou o mar da sua fúria. O cessar da tempestade parecia confirmar sua decisão e sentiram-se sacudidos no íntimo dos seus corações quando perceberam como tinham escapado por pouco da ira do grande Deus. 16. Ofereceram sacrifícios . . . fizeram votos. Os pagãos foram imediatamente convencidos de que o Senhor de Israel era o Deus verdadeiro. Abandonando os seus ídolos, ofereceram um sacrifício de ação de graças e consagraram-se ao Deus de Israel. 17. Deparou. . . um grande peixe. Mesmo sendo castigado, Jonas não foi esquecido por seu Deus. Ser engolido por um grande peixe pode não parecer à vítima um ato da bondade divina. Mas o peixe era o meio que Deus usou para levar Jonas à praia em segurança. A criatura que engoliu Jonas não foi uma baleia. "Baleia" é um erro de tradução do grego em Mateus. 12:40. Não sabemos que tipo de peixe é o animal mencionado em Jonas 1:17. Alguns acham que o tubarão é suficientemente grande para se encaixar na situação; há exemplos de ter engolido homens. O texto é claro em dizer que o peixe foi especialmente preparado pelo Senhor. Três dias e três noites. Isto não significa setenta e duas horas, uma vez que parte de um dia ou de uma noite pode ser considerada um todo de acordo com a maneira do V.T. contar o tempo. Um total de quarenta e nove horas seria adequado para uma interpretação literal da expressão. Ainda seria muito tempo para um homem permanecer dentro de um peixe. Jesus aplicou o incidente ao Seu próprio sepultamento. Se Cristo foi sepultado antes do pôr-do-sol de sexta-feira (como se crê tradicionalmente) e ressuscitou antes do nascer-do-sol de domingo, então uma tradução literal de "três dias e três noites" (isto é, setenta e duas horas) não é o que se pretende. Jonas 2 II. Orando. 2:1-10. A. Jogado Fora. 2:1-4. 1. Jonas . . . orou. Jonas não tinha orado durante a tempestade e os marinheiros clamaram freneticamente aos seus deuses. Agora ele sentia o desespero de sua situação. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de Fevereiro   Dia 45  

Leituras: Mateus 13:24-35; Atos 16:1-10; Salmo 39; Provérbios 10:23-26; Êxodo 37-38.  

Versículo Especial“Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem perpétuo fundamento” (Provérbios 10:25).  

Pensamento BíblicoA Influência de Mães Devotas (Atos 16:1-3). A dívida de Timóteo para com uma mãe e uma avó tementes a Deus é bem conhecida (veja 2 Timóteo 1:5; 3:15). Eunice educou um filho devoto que se tornou um pregador fiel, mesmo sem a assistência de um esposo, que era um incrédulo. Certamente não foi fácil fazê-lo sozinha, mas também não foi impossível! O exemplo de Eunice encoraja aqueles que enfrentam tarefas semelhantes hoje em dia.  

Ação: Pais, guiem seus filhos com determinação para obterem sucesso, apesar dos obstáculos!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

13 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 9 2) Achado o Criminoso. 1:7-10. 7. E a sorte caiu sobre Jonas. Lançar sortes era uma forma popular de adivinhação entre as nações pagas, e ainda é. Os hebreus às vezes usavam as sortes, sob a orientação de Deus, a fim de selecionar pessoas para alguma posição ou tarefa (veja Josué. 7:14; I Samuel. 10:20, 21) e até mesmo os apóstolos usaram as sortes uma vez (Atos. 1:26). Provavelmente usavam-se pedras especiais. 8. Declara-nos. Uma vez separado, Jonas veio a ser o centro das atenções. Foi minuciosamente interrogado. 9. Sou hebreu. Francamente Jonas contou toda a história aos marinheiros. Ele deu testemunho do fato de que era um devoto do grande Deus universal de todo o mundo e que o desobedecera. 10. Então os homens ficaram possuídos de grande temor. Como a maioria dos pagãos, esses homens eram supersticiosos e temiam grandemente que a ira de Deus recaísse sobre eles por deixar de adorá-lo devidamente3) Marinheiros Desesperados. 1:11-14. 11. Que te faremos? Os marinheiros ficaram perplexos sobre como resolver o problema. Eles tinham a bordo um homem com o qual Deus estava zangado, e estavam afastados de qualquer lugar onde o pudessem desembarcar. 12. Tomai-me, e lançai-me ao mar. Jonas finalmente viu que grande calamidade ele desencadeara sobre os marinheiros através de sua desobediência, e, condenando-se, mandou que o lançassem ao mar. 13. Os homens remavam, esforçando-se. Os marinheiros, não querendo tratar uma vida humana com tanta leviandade, puseram-se a remar em um último e desesperado esforço de alcançar a praia através da tempestade. Sua preocupação com uma única vida destaca-se em contraste notável da atitude de Jonas, que mais tarde admitiu que tinha fugido do Senhor para não ver os ninivitas salvos da destruição (4:2). 14. Não faças cair sobre nós este sangue . . . inocente. Esses homens não eram monstros cruéis, mas homens suficientemente religiosos para orar com sinceridade diante do perigo. Os marinheiros finalmente chegaram à conclusão que, tendo Deus enviado a tempestade para castigar Jonas, Ele não tinha a intenção de puni-los. Portanto, decidiram que só Jonas devia sofrer pelo seu pecado e, seguindo seu conselho, jogaram-no ao mar. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 13 de Fevereiro   Dia 44  

Leituras: Mateus 13:18-23; Atos 15:36-41; Salmo 38; Provérbios 10:18-22; Êxodo 35-36.  

Versículo Especial: “Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniquidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças” (Salmo 38:4).  

Pensamento BíblicoPessoas que Deram Demais  (Êxodo 36:1-7). Estes versículos contêm  um grande exemplo do serviço dedicado do povo de Deus. Os israelitas trouxeram, de livre vontade, ofertas para o serviço do tabernáculo. Eles continuaram trazendo tanto, que Moisés teve que fazê-los parar. Precisamos ter o seu zelo! Imagine tal dádiva generosa que Deus tivesse que nos dizer para parar. Será muito melhor se Deus disser: “É muito” do que: “É muito pouco”!  

Ação: Entregue-se como um sacrifício ao serviço de Deus (veja Romanos 12:1-3). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

12 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 8  C. Uma Tempestade no Mar. 1:4-14. Considerando que no Mar Mediterrâneo oriental as tempestades só costumam ocorrer no fim do outono, os marinheiros deviam estar pensando que tinham tempo suficiente para alcançar Társis sem perigo (cons, viagem de Paulo a Roma séculos mas tarde, Atos 27). Esta tempestade foi fora de época, enviada pelo Senhor com propósito especial. 1) Dormindo na Tempestade. 1:4-6. 4. O SENHOR lançou. Literalmente, jogou sobre o mar. Um forte vento. A expressão vem da palavra hebraica como significado de "ag#ar ou enraivecer". Naquele tempo os nados eram pequenos e não eram suficientemente forres para enfrentarem fortes tempestades. 5. Marinheiros. Esses marinheiros eram mais provavelmente homens vindos das cidades da Fenícia, pois aquele país era o maior poder marítimo dos séculos nono e oitavo A.C., e Társis era uma colônia da Fenícia. Eram remanescentes da antiga cultura cananita que se espalhou pela Palestina antes do tempo de Josué. Sendo pagãos, crendo em muitos deuses e atravessando essa crise, os homens começaram a orar cada um ao seu próprio deus predileto. Lançavam ao mar a carga. Um navio com carga pesada facilmente emborca num mar agitado. Um navio aliviado poderia enfrentar melhor as ondas. Dormia profundamente. Jonas evidentemente se sentia tão aliviado por estar no navio que imediatamente achou um lugar para descansar o seu corpo fatigado pela viagem. Ele se retirou para a parte mais afastada do convés inferior e, deitando-se rapidamente caiu em profundo sono. (Este é o único lugar no V.T. onde um navio é descrito tendo um convés inferior e outro superior coberto, fatos que estão claros no texto hebraico.) 6. Chegou-se a ele o mestre do navio. O capitão, fazendo cuidadosa inspeção do seu navio, encontrou Jonas. Surpreso pela despreocupação deste. homem, exortou-o a orar. O teu deus. Literalmente, o Deus, um termo freqüentemente usado no V.T. em relação ao verdadeiro Deus de Israel. O capitão estava tão desesperado que sentiu-se pronto a experimentar qualquer deus a fim de se livrar dos perigos da tempestade.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Fevereiro   Dia 43  

Leituras: Mateus 13:10-17; Atos 15:22-35; Salmo 37:20-40; Provérbios 10:11-17; Êxodo 33-34.  

Versículo EspecialO Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz” (Salmo 37:23).  

Pensamento BíblicoO Futuro dos Justos e dos Ímpios  (Salmo 37:20-40). Através de todo este trecho, Davi ressalta o contraste entre o fiel e o infiel, lembrando-nos do valor de continuar servindo ao Senhor. É verdade hoje, como foi no tempo de Davi, que Deus protege e resgata o fiel. Deus não abandona o justo: “Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (v. 25). Os ímpios são rapidamente esquecidos quando saem desta vida: “Passei, e eis que [o ímpio] desaparecera; procurei-o, e já não foi encontrado” (v. 36).  

Ação: A receita de Davi para hoje e para cada dia é muito simples e muito desafiadora: “Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada” (Salmo 37:27). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

11 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 7  IV. Aprendendo. 4:1-11. A. Queixas. 4:1-3. B. A abóbora e o verme. 4:4-7. C. O vento e o sol. 4:8. D. A lição. 4:9-11. COMENTÁRIO Jonas 1 I. Fugindo. 1:1-17. A. A Ordem do Senhor. 1:1, 2. 1. Veio a palavra do SENHOR. Não há nenhuma indicação de como Deus falou a Jonas. Para os verdadeiros profetas do V.T., o modo pelo qual Deus lhes falava não era tão importante quanto ao fato Dele ter falado. Jonas. Veja Introdução com referência ao profeta. 2. A grande cidade de Nínive. Localizada na margem leste do Rio Tigre na Mesopotâmia, foi uma cidade-estado influente desde a antiguidade. Uma cidade-estado compreendia a área ocupada por ela e o território à volta, inclusive as vilas vizinhas sob o seu controle. Em Gênesis. 10:11, 12, Reobote-Ir, Calá e Resém são mencionadas junto com Nínive fazendo parte da "grande cidade". Senaqueribe tornou a cidade em capital do seu império em cerca de 700 A.C., que foi algum tempo depois de Jonas. Ficava a mais de 800 quilômetros da Palestina – um longo caminho a ser percorrido a pé. Sua malícia. Os pecados de Nínive não foram descritos, mas a cidade era grandemente conhecida como o centro do culto à fertilidade, e por sua crueldade para com as vítimas da guerra. B. Um Navio para Társis. 1:3. 3. Társis. Talvez deva Ser identificada com uma colônia de mineração semita localizada exatamente a oeste de Gibraltar na foz do Rio Guadalquiver (cons. Gênesis. 10:4; Isaias. 23:1, 6, 10; Ezequiel. 27:12). Na mente de Jonas, fugir para Társis era fugir o mais longe possível de casa. Jope. O porto mais próximo da parte central da Palestina e, na antiguidade, um dos poucos lugares ao longo da costa oriental do Mar Mediterrâneo onde se podia estabelecer um porto (cons. I. Reis. 5:9 ; II Crônicas. 2:16). Da presença do SENHOR. Esta frase que foi repetida duas vezes deve-se relacionar à vinda da palavra do Senhor a Jonas. Jonas pensava erradamente que afastando-se o mais possível de Nínive, podia anular a ordem do Senhor. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 11 de Fevereiro   Dia 42  

Leituras: Mateus 13:1-9; Atos 15:12-21; Salmo 37:1-19; Provérbios 10:6-10; Êxodo 31-32.  

Versículo Especial: “Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome” (Atos 15:17).  

Pensamento Bíblico: A Humanidade Pode Procurar o Senhor (Atos 15:12-21). A discussão descrita em Atos 15 foi uma resposta aos esforços de alguns para limitar a salvação aos judeus. Vários oradores mostraram que o evangelho é para todos. Hoje, tal doutrina de acesso limitado à salvação parece quase inimaginável. Entretanto, a muitos ainda é negada a oportunidade de conhecer Jesus, não por causa de nossos ensinamentos, mas por causa de nossa falta de ensinamento.  

Ação: Ensine a verdade a todos que quiserem ouvir. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...