3 de julho de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 60 34. Por amor de mim; isto é, para refutar a jactância de Senaqueribe. Por amor de meu servo Davi. Para que a casa de Davi  pudesse perdurar por um período de tempo mais longo como testemunho da promessa explícita de Deus a Davi. 35. Naquela mesma noite ... o anjo do Senhor . . . feriu. . . os assírios. Compare com o versículo 7. Heródoto registra uma tradição egípcia que talvez descreva os meios físicos usados por Deus para destruir o exército de Senaqueribe: "Os ratos comeram os tremedores". Presumivelmente os ratos chegaram trazendo a peste bubônica. A praga, incubada nos soldados, chegou ao seu ponto crítico naquela noite quando foi prometida a libertação da cidade, matando-os durante o sono. Deus ordena acontecimentos que coincidam com a Sua vontade. Isto aconteceu depois que Rabsaqué afastou-se de Jerusalém e encontrou-se com Senaqueribe em Libna. 36. Senaqueribe . . . se foi; voltou. Fugiu de Nínive por causa de possível ação do Egito. Ficou em Nínive indica que não se ocupou mais de campanhas ao oeste (cons. Luckenbill, Annals of Sennacherib, pág. 17). 37. Seus filhos, o feriram. Senaqueribe morreu como resultado de uma intriga no palácio (cons. v. 7). Esar-Hadom (681-668 A.C.) declara (Luckenbill, Anc. Rec., Vol. II, parágrafos 501, 592) que seus mulos mataram Senaqueribe em uma conspiração para tomarem o trono. Assurbanipal (688-626 A.C.) declara (ibid., Vol. II, parágrafo 795) que ele matou aqueles que mataram Senaqueribe, seu avó.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de Julho Dia 184  

Leituras: Lucas 4:31-37; Gálatas 1:1-10; Salmo 3; Provérbios 1:15-19; Jó 6-8. 

Versículo Especial“Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde” (Salmo 3:4).  

Pensamento Bíblico: O Evangelho que Paulo Pregou (Gálatas 1:1-10). Paulo abre esta carta com uma lembrança do que sua mensagem era:

   De Deus, não dos homens.

   A respeito da salvação pela graça de Deus.

   O evangelho de Deus, que não é para ser contaminado ou substituído por outro evangelho, mesmo que esse diferente evangelho venha diretamente de um anjo do céu.  

Ação: Quando você ler sua Bíblia, hoje, lembre-se de que ela contém o evangelho de Jesus Cristo.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

2 de julho de 2021

 

2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 59  24. Em mesmo cavei, etc., continua a mesma idéia em outra figura. 25. Acaso não o ouviste. Agora o Senhor Deus fala dos seus próprios feitos e mostra que Senaqueribe é um ladrão que se apossou dos feitos de outrem, e que ele certamente será punido. E eu quis que tu. Senaqueribe não passava de um instrumento e devia temer para não cair como outros arrogantes pecadores já tinham caído. 26. Por isso os seus moradores, debilitados. Não porque seus deuses fossem mais fracos que os da Assíria, mas porque o Senhor concedera poder a Senaqueribe para realização de Seus próprios propósitos. O capim dos telhados murcha por falta de terra. O cereal queimado antes de amadurecer é o cereal que tende a apodrecer antes de germinar. Essas comparações ilustram e confirmam o fracasso de Senaqueribe. 27. Mas eu conheço o teu assentar. Deus conhece o coração de um homem e seus pensamentos determinantes (Sl. 139:1-4). Furor. Ódio violento; animosidade positiva (cons. vs. 23, 24). Aqui ele forma a base para a vingança de Jeová. 28. Porei o meu anzol no teu nariz. Senaqueribe seria certamente afastado dos seus propósitos, assim como levara seus prisioneiros. A segunda seção da resposta do Senhor a Senaqueribe é endereçada a Ezequias (vs. 29.31). 29. Isto te será por sinal. A descrição do ciclo de três anos de colheitas indica que Isaías estava profetizando em um ano sabático, o que significa que no próximo ano não haveria colheita. O sinal seria que aquilo que a terra produzisse após o ano sabático ficaria para eles. Isto é, os exércitos de Senaqueribe não estariam por perto para despojá-los. O produto ficaria para os judeus colherem. Veja Levítico 25. 30. O que escapou. . . dará fruto. Jerusalém escaparia à destruição. E a população que restasse da invasão aumentaria grandemente. 31. O zelo do Senhor. Cons. Zc. 4:6b. Através do profeta Isaías, Deus predisse o colapso do cerco de Senaqueribe. 32. Não entrará nesta cidade. As invencíveis táticas do cerco dos assírios não seriam usadas contra Jerusalém. O Senhor levaria o rei da Assíria de volta pelo caminho no qual viera, vazio e derrotado.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Julho Dia 183  

Leituras: Lucas 4:14-30; 2 Coríntios 13; Salmo 2; Provérbios 1:8-14; Jó 3-5.  

Versículo Especial“Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor” (Salmo 2:11).  

Pensamento BíblicoNações Enfurecidas (Salmo 2). O povo do mundo é, aqui, descrito como nações que desafiam a autoridade de Jeová e seu Filho. Eles se enfurecem e conspiram contra ele, procurando libertar-se dos constrangimentos de sua autoridade. Mas a sua rebelião é fútil, pois Deus se senta e “ri” dos seus débeis esforços para atrapalhar seus planos.  

Esta passagem foi aplicada pelos primeiros cristãos para explicar sua perseguição (veja Atos 4:24-31). Ela mostra que, a despeito da rebelião dos ímpios, Jesus Cristo, de fato, governa o mundo!  

Ação: Lembre-se de que Jesus Cristo é o Rei dos Reis. Sirva-o com reverência e mostre aos outros a necessidade de obedecerem a sua vontade.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

1 de julho de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 58 13. O rei da cidade poderia ser o rei de Lair, uma vez que esta cidade é atualmente conhecida como a cidade assíria de Lahiru (veja BASOR, 141, pág. 25; Luckenbill, Anc. Records, Vol II, parágrafo 252. Cons. II Reis 18:34). Senaqueribe faz uma lista de mais cidades, etc., para aumentar o efeito da mensagem. 14. Tendo Ezequias recebido a carta ... leu-a. O significado deste incidente jaz no que Ezequias fez com a mensagem. Estendeu-a perante o Senhor. Passou a carta para o Senhor, por assim dizer, deixando que Ele punisse a blasfêmia contida nela. 16. As palavras, Inclina . . . o teu ouvido . .. abre ... os teus olhos expressa o mais ansioso apelo ao auxílio e sua mais específica atenção. Deus é glorificado quando nos lançamos assim tão completamente sobre o Seu poder e misericórdia. 17,18. Verdade é. Ezequias admitia a verdade das reivindicações de Senaqueribe (vs. 12, 13). Ao mesmo tempo ele reconhecia que os assírios tiveram sucesso não porque os deuses de madeira e pedra fossem incapazes, mas porque o Senhor estivera operando na história humana. e) O Livramento de Jerusalém. 19:20-37. 20. Assim diz o Senhor, o Deus. A resposta veio rapidamente, provavelmente por meio de Eliaquim ou Sebna (v. 2). A primeira parte da resposta (vv. 21-28) era dirigida a Senaqueribe. 21. A virgem, filha. Isto é, Jerusalém ainda permanece inconquistada e inconquistável para Senaqueribe. . . . te despreza. Isaías, antecipando o livramento da cidade, apresenta as ameaças jactanciosas de Senaqueribe como desprezíveis e ridículas. "Ela meneia com a cabeça diante de teu vulto que se afasta em vergonha e frustração". Senaqueribe estava para perder todo o sem exército. 22. A quem afrontaste? A loucura de Senaqueribe consistia em ter injuriado o Senhor. 23. Com a multidão dos meus carros. Senaqueribe se jactam de poder terreno passageiro. Subi. Tempo perfeito. O Senhor revela o pensamento de Senaqueribe que achava que era invencível e que não poderia ser desviado seu propósito. Líbano é Judá, seu cume é Jerusalém, seus cedros são os príncipes de Judá, e suas pousadas com seu pomar são os palácios do Monte Sião (cons. Jeremias. 22:6,7,23; Ezequias. 17:3).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Julho Dia 182  

Leituras: Lucas 4:1-13; 2 Coríntios 12:11-21; Salmo 1; Provérbios 1:1-7; Jó 1-2.  

Versículo Especial“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem” (Lucas 4:4).  

Pensamento BíblicoEnfrentando Aflições (Jó 1). Ensinamentos, a colher em Jó 1, incluem:

   Não se considere com direito às bênçãos; elas são dádivas de Deus.

   Boas pessoas sofrem nesta vida.

   Deus não pode ser considerado culpado.

   Satanás tem poder para afligir, porém não acima de nossa capacidade de suportar (veja 1 Coríntios 10:13).

   O sofrimento, às vezes, não tem explicação imediata.  

Ação: Enfrente suas aflições com fé em Deus.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

30 de junho de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 57   36. Calou-se, porém, o povo. Veja Isaias. 36:21. Tanto o povo como os ministros de Ezequias recusaram-se a responder. Ezequias pretendia que Deus respondesse. 37. Vestes rasgadas. Em sinal de tristeza pelas blasfêmias contra Jeová. 2 Reis 19 d) O Apelo que Ezequias fez ao Senhor 19:1-19. 1. Tendo o rei Ezequiel ouvido isto . . . cobriu-se de pano de saco. Um sinal de penitência. Ezequias considerava a invasão como um castigo. Orei orou e também buscou a resposta divina com o profeta Isaías. Ele tinha aprendido a confiar no Senhor inteiramente. Ele tinha abandonado a prática de buscar alianças com o mundo. Só Deus devia liderar e livrar. Veja 3 abaixo. 3. Dia de angústia, de disciplina e de opróbrio (não blasfêmia como está na E.R.C.). A angústia do povo era o castigo da invasão pelos seus inimigos. Filhos. O povo estava em grande perigo, mas seus frágeis esforços para efetuar o livramento poderiam destruir a todos. 4. Porventura. Ezequias expressava esperanças em que o Senhor pudesse notar a blasfêmia. 6. Não temas. Isaías falou primeiro para afastar o temor, declarando que, tal como Senaqueribe fizera Ezequias temer, uma mensagem vinda de sua capital também o faria temer. 7. Assim como ele pretendia derrubar Jerusalém, ele mesmo cairia em sua própria terra (veja v. 37).8-13. Voltou, pois, Rabsaqué. Ele se retirou porque Jerusalém estava fortemente defendida. Laquis. Uma escultura escavada em Nínive mostra Senaqueribe assentado diante de Laquis, recebendo seu tributo. 9. O rei ouviu. Senaqueribe ouviu do avanço de Tiraca, rei do E#to (veja BASOR, 130 págs. 8 e segs.). Veja comentário sobre 18:17. Isto aconteceu depois de 688, ao fim do reinado de Ezequias. Enviar mensageiros. Senaqueribe procurou subjugar Ezequias pelo medo e assim vencer Jerusalém sem lutar. 10. Não te engane o teu Deus. Senaqueribe atribuía agora o "engano" ao Senhor. Nisto ele atingiu o apogeu da blasfêmia e selou seu destino (cons. v. 7). 11. Já tens ouvido. "Tome nota de minhas conquistas anteriores" (cons. 18:34). Nenhuma dessas cidades foi mencionada nas três primeiras campanhas. Se este ataque ocorreu depois da captura dessas cidades, Senaqueribe não teria deixado de mencioná-las. Portanto isto deve se referir a uma campanha posterior não registrada (veja Luckenbill, Annals of Sennacherib, pág. 29). As cidades que não foram anteriormente mencionadas são: Gozã – a Gazanu assíria, moderna Tell Hallaf, sobre o Habor, a leste de Harã, que data de antes do quinto milênio A.C.; Harã – a antiga Harã sobre o rio Balique; Rezefe – a Rasapa assíria, provavelmente a atual Rusafá, ou Risafe, a nordeste de Palmira; Éden – a Bit-Adini das inscrições assírias, um pequeno reino atravessando o Eufrates, a oeste do rio Balique; Telassar – provavelmente na mesma região.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Junho Dia 181  

Leituras: Lucas 3:23-28; 2 Coríntios 12:1-10; Salmo 150; Eclesiastes 12:9-14; 2 Reis 24-25. 

Versículo Especial“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13).  

Pensamento Bíblico: “De Tudo o que se Tem Ouvido, a Suma é . . .” (Eclesiastes 12:13-14). O autor deste livro agora tira conclusões de suas observações. Ele procurou um significado “debaixo do sol” e encontrou desigualdade e futilidade. Ele encerra ampliando sua discussão para incluir aquele que está acima do sol. O propósito total da existência do homem, ele conclui, é servir a Deus com respeito.  

Ação: Cumpra seu dever: glorifique a Deus.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

29 de junho de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 56  24. Como, pois, se não podes. "Tu não podes, portanto, opor-te ao menor dos capitães de Senaqueribe". 25. Acaso subi eu agora sem o Senhor? "O Senhor me enviou para destruir a terra". Só para castigar a terra, entretanto, como os acontecimentos revelaram. É verdade que Deus usa nações estrangeiras para castigar o Seu povo (veja 19:25). c) A Tentativa dos Embaixadores de Persuadir o Povo. 18:26-37. 26. Fales em aramaico (E.R.C., siríaco). Para evitar piores efeitos sobre o povo, os oficiais de Judá pediram que o restante das conversações fosse feita em língua aramaica, que rapidamente estava se tornando a língua comercial do mundo antigo. Já era a língua diplomática, mas ainda não era conhecida pelo povo de um modo geral. 27. Antes aos homens, que estão sentados sobre as muralhas. Defensores de Ezequias. Para que comam. "Recusando-se à rendição você sujeitará seu povo a uma terrível fome devido a longo cerco". 28. Em judaico, isto é, em hebraico. Dirigiu seu longo apelo à população. 29, 30. Não vos engane. A exortação de Ezequias para que confiassem no Senhor, ele disse, levá-los-á por um mau caminho, pois nem Ezequias nem Jeová poderia livrá-los. 31. Fazei as pazes comigo, ou, "submetam-se"; pois ele diz: ande para mim. Comei. Uma promessa temporária. Eles seriam transportados para uma terra 'melhor". 32. Para que vivais. "Vocês só podem viver através da rendição e deportação". Senaqueribe esperava confiante que eles se rendessem, e isto comprovaria o poder assírio. Os versículos 33-35 mostram como os assírios interpretaram mal o poder e o propósito de suas conquistas anteriores. Rabsaqué era ignorante do fato que o Senhor geralmente seleciona certas nações para sujeição e outras para livramento. 34. Hamate. Veja comentário sobre 17:24. Arpade. A atual Tell Erfad, 20,9kms a norte de Alepo. Hena e Iva ficavam na área compreendida ao norte do Eufrates, a leste de Hamate. Com relação aos outros nomes veja comentário sobre 17:24 e segs. 35. Quais são, dentre todos os deuses desses países. Veja comentário sobre versículo 33.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de Junho Dia 180  

Leituras: Lucas 3:15-22; 2 Coríntios 11:22-33; Salmo 149; Eclesiastes 12:1-8; 2 Reis 22-23.  

Versículo Especial“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Eclesiastes 12:1).  

Pensamento Bíblico: “. . . O que é Mais Poderoso do que Eu”  (Lucas 3:15-18). Os homens têm pintado muitos quadros de Jesus, alguns em telas, outros com palavras. Alguns realçam seu sofrimento na cruz; outros, seu desamparo como uma criancinha recém-nascida. Poucos se detêm, como João Batista faz aqui, sobre seu poder. Ele descreve a grandeza e o poder de Jesus (veja Apocalipse 1, que descreve o tremendo poder de Jesus).  

Ação: Mostre respeito pelo formidável Cristo.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

28 de junho de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 54  b) A Segunda Campanha. 18:17-25. O ponto alto desta narrativa é que o Senhor provê o livramento em resposta à verdadeira fé. A ocasião da segunda campanha, que se deu treze a quatorze anos depois dos acontecimentos dos versículos 13-16, fica determinada pela data do reinado de Tiraca, rei da Etiópia (19:9). Um artigo de BASOR (130, págs. 8, 9) indica que Tiraca não foi co regente até 690/689 A.C. Uma vez que seu nascimento se deu em 711/710 A.C., teria sido impossível que liderasse as forças egípcias em 701 cem a idade de nove anos. 17. Tartã. Marechal de campo. Rabe-Saris. Chefe dos eunucos, isto é, dos servos do palácio, geralmente eunucos. Rabsaqué. Mordomo mor. Aqueduto do açude superior. Estendiam desde Giom (II Cronicas. 32:30; 1 Reis 1:33) até ao campo das lavadeiras – lavandeiro. 18. Tendo eles chamado o rei. A delegação queria falar com Ezequias. Mas ele, guardando o protocolo, enviou oficiais de acordo com a categoria deles. Os versículos 19-25 constituem uma mensagem de afronta pagã a Jeová. 19. Assim diz o sumo rei. Assim intitulado porque governava sobre outros reis. Que confiança. Confiança aqui significa "coisa para se depender". Sua pergunta expressa sua admiração à vista das conquistas do poder assírio. 20. Vãs palavras. "Conversa mole". Em quem, pois, agora, confias. Rabsaqué supunha que esse quem era o Egito (v. 21). Evidentemente Senaqueribe supunha que Ezequias tivesse feito uma aliança com Faraó (cons. v. 22; 19:1 e segs.). Contudo, os filisteus de Ecrom perderiam a ajuda de Tiraca (Luckenbill, Anc. Rec., loc. cit.). 22. Cujos altos e altares Ezequias removeu. Esses assírios interpretaram a limpeza que Ezequias fez dos ídolos na terra como sacrilégio e não obediência. Ele tinha agido em oposição direta às práticas e crenças pagãs. Senaqueribe queria voltar a atenção da população para si mesmo e assim enfraquecer as defesas de Ezequias. 23. Empenha-te deveria ser faça uma troca. Observe a insinuação sarcástica que Ezequias nem sequer tinha esse número de cavaleiros. Ezequias, entretanto, tinha escolhido outro meio de defesa.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 28 de Junho Dia 179  

Leituras: Lucas 3:1-14; 2 Coríntios 11:12-21; Salmo 148; Eclesiastes 11:7-10; 2 Reis 20-21.  

Versículo Especial“Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu” (Salmo 148:13).  

Pensamento Bíblico: “Produzi, Pois, Frutos Dignos do Arrependimento” (Lucas 3:8-14). João desafiou a sinceridade de seus ouvintes chamando-os a demonstrar arrependimento, mudando suas vidas. Frutos do arrependimento têm que ser aparentes nas atitudes e na conduta no lar, na comunidade e no trabalho. Aqueles que hoje se chegam ao Senhor têm, do mesmo modo, que demonstrar mudança em suas vidas.  

Ação: Demonstre sua fé e arrependimento pela sua conduta.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

27 de junho de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 53  4. Removeu os altos. Veja a narrativa completa em II Crônicas. 29.31. Em II Reis 18:22 eram lugares de culto – adoração que dividiu o culto a Jeová (veja comentário sobre 12:3). Ezequias e Josias são citados como sendo "segundo Davi" porque não toleraram tal tipo de adoração. Fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera. O mais característico objeto se transformara em motivo de idolatria e por isso foi destruído por Ezequias apesar de sua origem e veneração. 5. Depois dele não houve seu semelhante em confiança e obediência a Jeová, pois (v. 6) não deixou de servi-lo. 7. Foi o Senhor com ele indica que Deus favorece aquele que é obediente. Rebelou-se contra o rei da Assíria. Ezequias inverteu a política de Acaz de submissão à Assíria. 8. Feriu ele os filisteus. Evidência de que o Senhor estava com ele. 9-12. Estes versículos apresentam uma recapitulação da queda de Israel, inserida nos anais de Judá, de acordo com,o padrão sincrônico do autor. Embora o incidente registrado viesse antes da primeira invado de Senaqueribe, foi mencionado aqui para fazer o povo lembrar do que pode causar a rebeldia contra o Senhor. 2) Livramento das Duas Invasões de Senaqueribe. 18:13 – 19:37. a) A Primeira Invasão de Judá por Senaqueribe. 18:13-16. a) A Primeira Invasão de Judá por Senaqueribe. 18:13-16. Quanto à cronologia veja o versículo 1. Senaqueribe era finto de Sargão II, e reinou de 705-681 A.C. Os versículos 13-16 resumem sua primeira campanha em Judá, em 701 A.C. (17 e segs. Referem-se a uma campanha posterior, cerca de 688). Embora Ezequias contrariasse a política de Acaz de sujeição à Assíria, Judá foi obrigada a se submeter porque foi abandonada por seus afiados (Luckenbill, Anc. Rec., II; parágrafo 240; cons. II Reis 18:14). Ezequias acumulava o tributo dilapidando o Templo (vv. 15, 16). O fato de Senaqueribe receber os tributos em Nínive (Luckenbill, ibid.), indica que Ezequias lhe pagava na condição dos assírios saírem da Judéia.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 27 de Junho Dia 178

 

Leituras: Lucas 2:36-52; 2 Coríntios 11:1-11; Salmo 147; Eclesiastes 11:1-6; 2 Reis 18-19.

 

Versículo Especial“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52).

 

Pensamento Bíblico: A Oração que Deteve um Exército (2 Reis 18-19). Nestes dias em que os homens são tentados a pôr sua confiança na força militar, é bom relembrar a derrota do exército assírio fora de Jerusalém. 185.000 soldados assírios caíram em uma única noite por causa de uma oração. Releia 2 Reis 19:19-35 e note a oração e a ação. Temos que por nossa confiança no poder de Deus, não na força das armas e na vontade humana.

 

 Ação: Reserve um tempo hoje para orar por todas as pessoas que você conhece e por todos os chefes das nações de todo o mundo.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...