13 de novembro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO



A queda e restauração de Pedro
Pedro havia seguido Jesus de certa distância quando Jesus fora levado para ser julgado pelos principais sacerdotes e pelo Sinédrio. Testemunhas falsas haviam mentido a seu respeito. Alguns haviam cuspido nele. Outros baterem nele com as mãos, zombaram dele."Estando Pedro embaixo no pátio, veio uma das criadas do sumo sacerdote e, vendo a Pedro, que se aquentava, fixou-o e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno. Mas ele o negou, dizendo: Não o conheço, nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. [E o galo cantou.] E a criada, vendo-o, tornou a dizer aos circunstantes: Este é um deles. Mas ele outra vez o negou. E, pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, és um deles, porque também tu és galileu. Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais! E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar" (Marcos 14:66-72). 
Algumas horas antes, Pedro havia jurado ficar ao lado de Jesus, e até morrer com ele, se necessário, independente do que os outros fizessem (Marcos 14:29-31). Não duvidamos da sua sinceridade, nem questionamos suas intenções, mas como Jesus disse, "O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Marcos 14:38). 
Então quando os soldados vieram prender Jesus, Pedro tirou sua espada e teria lutado até a morte. Naquela hora, ele ainda não entendia a natureza pacífica do reino de Jesus. Sendo reprimido e ordenado a guardar sua espada, e vendo o Senhor milagrosamente curar o homem que ele havia ferido deve ter o confundido bastante. E depois assistir mentirem sobre seu Senhor, cuspirem nele, baterem nele e zombarem dele enquanto ele não dizia e nem fazia nada em sua própria defesa. A vergonha e desgraça eram tantas que Pedro, com todas as suas boas intenções – sucumbiu à fraqueza da carne. O homem que fora tão confiante – talvez confiante demais – de sua devoção a Jesus, encontrava-se negando até mesmo que o conhecia. Negar seu Senhor com uma maldição e um juramento. Assim como Jesus predisse que ele faria (Marcos 14:30). 
Aprendemos, observando as ações de Simão Pedro, que é preciso ter menos coragem para carregar uma espada do que para carregar a vergonha da cruz. Mas Jesus disse, "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." (Marcos 8:34 ). 
Regozijamos que a negação de Pedro a respeito de Jesus foi uma recaída temporária. Ele arrependeu-se e continuou em frente para tornar-se um dos cristãos mais eficazes e mais influentes que já viveu. Que Deus permita que nós, também, possamos superar nossas fraquezas e sermos servos fieis de Deus.
(–por Clarence R. Johnson).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MEDITAÇÃO DO DIA



versículo Especial“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10:11).  
Pensamento Bíblico: “Dou a Vida pelas Minhas Ovelhas” (João 10:7-21). Quando descreve a fidelidade do bom pastor, Jesus ressalta um ponto importante sobre seu sacrifício através da morte. Ele morreu por sua escolha. Sua vida não lhe foi arrebatada por homens ímpios. Ele não morreu por imposição de seu Pai. Jesus escolheu sacrificar-se por suas ovelhas. Sua morte não foi a derrota de um plano fracassado, mas a conclusão do Plano Divino.  
Ação: Entregue-se voluntariamente ao serviço do Senhor. Ele se deu voluntariamente por você.

12 de novembro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO



O campo de batalha do coração humano
“Se procerderes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procerderes mal, eis o pecado jaz a porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gênesis 4:7).
No antigo conflito entre o certo e o errado, são os próprios corações que estão sendo arriscados. O tentador procura nos destruir nos enganando e levando a nossa vontade para longe de Deus. E ao ponto que deixamos os nossos corações virarem contra Deus, deixamos o mal ganhar mais uma triste vitória. Temos nos tornado mais um nome na longa lista de vítimas de Satanás.
Os nossos corações estão sendo atacados por todos os lados. Não há uma única dimensão do nosso pensamento em que não somos desafiados pelo mal e enfrentados com escolhas cruciais. No nosso intelecto, a escolha é entre a verdade e o engano. Nos nossos carinhos, temos que decidir entre o amor e o ódio. Na nossa vontade, as únicas alternativas são a nossa obediência a Deus ou não. A não ser que determinamos não deixar acontecer, ter os pensamentos errados, e até o coração errado, fará com que sejamos vencidos em cada uma destas coisas e apagará todas as coisas boas para o qual fomos criados para aproveitar.
Estas verdades nos deixam mais sérios, certamente. Temos uma necessidade óbvia por humildade e vigilância em tudo que tem a ver com o nosso bem-estar espiritual. Mas também é possível que tenhamos coragem e esperança. Esforçando-se a fortalecer a coragem de seu jovem amigo Timóteo, Paulo escreveu: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7). Nós estamos enrolados numa luta cósmica, mas o Criador deste cosmos é muito maior em força e sabedoria do que todas as forças do mal juntas. O Rei de direito reina de seu trono!
Sejamos lembrados deste fato: o diabo tem o poder somente de nos tentar, não o poder de nos obrigar. E Deus, que nos deu a liberdade de escolher, não irá nos obrigar. Ao invés disto, honrando a nossa liberdade, ele nos exorta a resistir o engano do diabo e segurar a verdade. Deus nos convida a encontrar nele aquilo que é a vida real. O assunto básico é fácil de entender e perigoso de esquecer. Moisés capturou-o nas suas palavras históricas a Israel: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19).
O diabo luta com Deus, e o campo de batalha é o coração humano.(Feodor Dostoevski)
(–por Gary Henry).Que Deus Abençoei a Todos Pr.Antonio

FUTURO TEMPLO DO MINISTÉRIO BATISTA AMOR E VIDA SETOR 8

 

VISTA INTERNA DO TEMPLO LUGAR DE ADORAÇÃO AO NOSSO DEUS



ASSIM SERÁ A FACHADA DO TEMPLO DO MINISTÉRIO BATISTA AMOR E VIDA 

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


Para Entender Mateus 24
Os ensinamentos de Jesus registrados em Mateus 24 são comumente aplicados de modo errado por pessoas do mundo das denominações religiosas. As pessoas querem saber o que acontecerá no futuro. Elas não se sentem bem sabendo que há segredos que não lhes são revelados. Isto é verdadeiro, quer estejamos falando sobre se nossos empregos durarão mais um ano, quer sobre importantes matérias religiosas, tais como a segunda vinda de Cristo. Muitas pessoas crêem que Jesus nos disse quando voltaria e que os sinais dessa volta estão registrados em Mateus 24.
Para termos um melhor entendimento do que Jesus ensinou, precisamos primeiro voltar a Mateus 23 e ver o contexto das afirmações de Jesus. Neste capítulo, Jesus apresenta numerosas acusações contra os chefes judeus pelo seu mau uso da Lei de Deus (Mateus 23:1-32). Ele então conclui sua condenação profetizando as conseqüências dos erros deles (Mateus 23:33-36). Os judeus tinham matado pessoas de Deus no passado. Ainda que esta geração presente pensasse que estava acima das más ações de seus antepassados, ela era igualmente culpada. O castigo por matar pessoas de Deus recairia sobre esta mesma geração.
Esta era uma afirmação chocante para aqueles que tinham estado esperando o renascimento da nação judaica! Quando Jesus e os discípulos estavam saindo de Jerusalém, os discípulos apontavam a Jesus as glórias do templo. Jesus aproveitou esta oportunidade para realçar seu ponto.
Ele afirmou que o templo seria destruído até o ponto em que não seria deixada pedra sobre pedra. Ora, para os judeus tal destruição do templo só poderia significar o fim de Jerusalém, de sua nação e do mundo. Quando tiveram um momento em particular com Jesus, fizeram-lhe três perguntas: Quando estas coisas acontecerão? Qual será o sinal da tua volta? Qual será o sinal do fim dos tempos?
Quando lemos através dos evangelhos, somos tocados pelo fato que Jesus freqüentemente responde à verdadeira questão e não à pergunta que a pessoa pensa que estava fazendo. Sua resposta às perguntas dos discípulos não é diferente. Para os discípulos, todas as três perguntas se referiam ao mesmo evento, mas a resposta de Jesus mostra que há dois eventos indagados. Em Mateus 24:36 - 25:46, ele aborda o tópico do fim do mundo.
A destruição de Jerusalém
Jesus adverte seus discípulos que a destruição de Jerusalém seria logo. De fato, ocorreria durante a geração deles (Mateus 23;36; 24:34). As palavras traduzidas como "nesta geração" não se referem a uma era, mas ao povo que vivia no tempo em que Jesus estava falando. Por exemplo, em Mateus 11:16-19, Jesus censura o povo daquela geração por não ter dado atenção a João e a Jesus. Mais tarde, Jesus disse que haveria alguns daquela geração que não veriam a morte antes que o reino de Jesus fosse estabelecido (Mateus 16:28).
Os tempos que precederiam à destruição de Jerusalém seriam inusitados. Haveria um aumento no número de guerras, fomes e terremotos (Mateus 24:6-8). A perseguição aos discípulos também aumentaria (Mateus 24:9-13). Estas predições têm sido apoiadas pelos historiadores do período de tempo entre 50 e 70 d. C, quando Jerusalém foi destruída.
Em acréscimo aos sinais gerais, Jesus dá aos seus discípulos sinais específicos a observar, que lhes diriam que a destruição de Jerusalém seria logo. Antes que Jerusalém fosse destruída, o evangelho seria pregado a todo o mundo (Mateus 24:14). Paulo afirmou que isto tinha sido cumprido em Colossenses 1:23. Pouco antes da destruição, a "abominação da desolação," que Daniel profetizou, aconteceria. Na narração de Lucas destes mesmos assuntos, Jesus disse que o exército Romano cercaria Jerusalém pouco antes da desolação (Lucas 21:20). Josefo fala de um tirano, chamado Simão, que matou os sacerdotes "quando eles estavam em seus deveres... muitas pessoas que chegaram ali com grande zelo, vindas desde os confins da terra para oferecer sacrifícios neste célebre lugar... eles mesmos caíram diante de seus próprios sacrifícios, e aspergiram aquele altar ... com seu próprio sangue; até os corpos de estrangeiros mortos foram misturados com os de seu próprio país, e os de pessoas profanas com os de sacerdotes, e o sangue de todos os tipos de carcaças de mortos ficou em lagos nos próprios pátios sagrados..." Isto aconteceu logo antes de Tito marchar sobre Jerusalém.
Estes sinais dariam a quem prestasse atenção neles bastante aviso antecipado (Mateus 24:32-33). Quando vissem os sinais, Jesus urge seus seguidores a fugirem de Jerusalém tão depressa quanto pudessem (Mateus 24:16-22). Ele os instou a que orassem para que a hora não chegasse num tempo durante o qual a fuga fosse dificultada, como durante o inverno ou no Sabá, quando as portas de Jerusalém estivessem fechadas. Jesus também advertiu-os a não demorarem por causa de afirmações enganadoras, feitas por pessoas que se dissessem falsamente serem o Cristo (Mateus 24:23-28). Muitas pessoas ignorariam as advertências de Jesus por causa dessas pessoas. Contudo, os cristãos têm sua advertência (Mateus 24:24-25). De acordo com a história tradicional, os cristãos deram atenção ao seu mestre e nenhum deles pereceu na destruição de Jerusalém.
A destruição profetizada, ainda que severa, limitou-se somente a Jerusalém e à nação de Israel (Mateus 23:25; 24:1-2). Termos descritivos são usados para mostrar a severidade desta destruição, que são semelhantes aos termos usados para a destruição da Babilônia (Isaías 13:9-11; Joel 2:10) e do Egito (Isaías 11:12; 19:1).
Transição
Jesus assegura seus ouvintes em Mateus 24:35 de que estas coisas aconteceriam e que Deus não alteraria o que Jesus acabava de profetizar.
O fim do mundo
Jesus agora passa a um novo tópico, concernente a quando acontecerá o fim do mundo. Diferente do fim de Jerusalém, o tempo do fim do mundo não é conhecido; nem mesmo Jesus sabia quando será o fim (Mateus 24:36). Observe que Jesus chama este evento "aquele dia." Esta é a mesma frase usada por Paulo (I Tessalonicenses 5:2) e Pedro (2 Pedro 3:10-13) a respeito do fim do mundo.
O fim de Jerusalém seria precedido por eventos inusitados, mas no fim da era, os tempos parecerão normais (Mateus 24:37-39). Paulo disse que as pessoas estariam tendo pensamentos contentes de paz e segurança (I Tessalonicenses 5:3). Nada de inusitado precederá o fim. Nenhuma advertência, nenhum sinal, nada para marcar adiantadamente o evento.
Sem advertência antecipada, não há possibilidade de preparação para o fim no último momento. Portanto, precisamos estar preparados para o evento ocorrer a qualquer tempo (Mateus 24:42-45; I Tessalonicenses 5:4-11). Nem haverá oportunidade para nos escondermos deste acontecimento (Mateus 24:40-41; I Tessalonicenses 5:3). Este será um julgamento universal (Mateus 25:31-46), do qual ninguém pode escapar.
Compare as duas partes da resposta de Jesus aos seus discípulos:
Destruição de JerusalémMateus 23:36 - 24:35
Destruição do mundoMateus 24:36 - 25:46
O tempo é identificávelO tempo é desconhecido
Ocorrerá "nesta geração"Acontecerá "naquele dia"
Os eventos precedentes serão inusitadosOs eventos precedentes serão típicos
Haverá advertências antecipadamenteNão haverá advertência
O exemplo da figueiraO exemplo do ladrão
O julgamento será local, na nação de IsraelO julgamento será universal
Sinais específicos do julgamento vindouro podem ser vistosNenhum sinal antecipado do fim
Haverá tempo para escapar do julgamentoNão haverá tempo para fuga
Muito freqüentemente, as pessoas misturam os eventos da destruição de Jerusalém com os eventos que tratam do fim do mundo. Isto induz as pessoas a acreditarem que podem predizer o fim do mundo, ainda que Jesus afirme claramente que não haverá advertência. Não saberemos adiantadamente os anos, os meses, as semanas, nem mesmo os dias da volta de Jesus. Não teremos oportunidade de fazer preparações de último minuto. Precisamos estar preparados para o Mestre voltar a qualquer momento. Você está pronto?
(-por Jeffrey W. Hamilton).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio.

REFLEXÃO


O PREÇO DO AMOR
Um menino aproximou-se de sua mãe e entregou-lhe uma folha de papel na qual estava escrito.
-Corta a grama do jardim R$3:00.
-Por limpar meu quarto esta semana:R$.1:00
-Por ir ao supermercado em seu lugar:R$2:00
-Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia ás compras:R$2:00
-Por tirar o lixo toda semana:R$1:00
-Por ter um boletim com boas notas:R$5:00
-Por limpar e varrer o quintal:R$2.00
-Total da divida:R$16.00
A mãe olhou o menino,que aguardava cheio de expectativa.Finalmente,ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
-Por levae-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida:NADA
-Por tantas noites sem dormir,cura-te e orar por ti:NADA
-Pelos problemas e pelos prantos que me causastes: NADA
-Pelo medo e pelas preocupações: NADA
-Por comidas,roupas e brinquedos:NADA
-Por limpar-te o nariz: NADA
-Custo total do meu amor: NADA
Quando terminou de ler o que sua mãe havia escrito,tinha os olhos cheios de lágrimas.Olhou nos olhos da mãe e disse:"Eu te amo,mamãe..."Logo após,pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:"ESTÁ TOTALMENTE PAGO".Assim somos nós adultos:Sempre esperando por uma recompensa por boas ações que fazemos.É difícil entender que a melhor recompensa é o amor que vem dê Deus.E para nossa sorte,não custa nada.Basta queremos recebê-lo em nossas vidas!.Que Deus te dê uma semana abençoada,e que você não se esqueça do amor universal que nos é cedido pelo Pai...

MEDITAÇÃO DO DIA




Versículo Especial“Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” (1 Pedro 2:15).  
Pensamento Bíblico“Para Seguirdes os Seus Passos” (1 Pedro 2:18-25). Jesus viveu uma vida sem pecado, no meio de um mundo mau. Essa ausência de pecado qualificou-o para ser o sacrifício perfeito pelos nossos pecados (veja Hebreus 10:10).  
Pedro salienta outro benefício da ausência de pecado em Cristo: Ele nos capacita a viver pela justiça. O valor da vida de Cristo não termina quando nossos pecados são lavados pelo batismo (veja Atos 22:16). Ele continua, quando enfrentamos a tentação no dia-a-dia. Tiramos força de seu exemplo de paciência na desgraça. O escritor de Hebreus descreve a vitória de Jesus também por: 1. Destruir o Diabo, 2. Livrar-nos da servidão do pecado e 3. Ajudar aqueles que são tentados (Hebreus 2:14-18).  
Ação: Enfrente as aflições de hoje com o auxílio do exemplo perfeito de Jesus Cristo.

11 de novembro de 2010

MEDITAÇÃO DO DIA




Versículo Especial“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).  
Pensamento Bíblico: Pedra Angular ou Pedra de Tropeço? (1 Pedro 2:4-10). Pessoas diferentes vêem Jesus de modo diferente. Para muitos, ele é uma pedra de tropeço, um incômodo embaraçoso no seu caminho.  Para outros, ele é a pedra angular do alicerce sobre a qual a vida é edificada. Pedro nos lembra deste contraste fundamental entre os cristãos e o mundo. Se temos um alicerce diferente, é claro que seremos diferentes em toda a nossa estrutura. Esta diferença aparecerá na maneira em que vivemos. Os cristãos não agem como os servos de Satanás!  
 Ação: Certifique-se de que está construindo sobre o alicerce certo.

10 de novembro de 2010

REFLEXÃO




O CRISTÃO E A BEBIDA ALCOÓLICA
A sociedade é bombardeada diariamente por intensas campanhas publicitárias, visando aumentar o número dos consumidores de bebidas alcoólicas. Os comerciais veicula dores na TV, transmitem uma idéia de sucesso, pregam que serão felizes nos relacionamentos amorosos, inter pessoais, vitoriosos nas práticas esportivas, entre outros inverdades. É notório o êxito das campanhas promovidas pelos produtores de bebidas; o crescimento dos consumidores é vertiginoso, inclusive,entre os adolescentes e jovens. O álcool é uma droga lícita dotada de grande poder destrutivo. Pelos resultados negativos, conclui-se que da ingestão de bebida alcoólica é uma idéia concebida pelo diabo, a fim de aprisionar o homem ao pecado, destruindo-lhe a dignidade, a familia e o amor próprio. Às vezes, encontramos dentro das igrejas, vidas que anseiam por uma latinha de cerveja ou uma dose de Whisky. Observe o que a Bíblia fala sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, desaconselhado o seu consumo. Efésios 5:18- "Não se embriaguem, pois a bebida levará você à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus". Obra da carne: Gálatas 5:21-"...invejas, bebedeiras..., não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam".Uma Vergonha: Proverbios 20:1-Quem bebe demais fica barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio."É indecente: Romanos 13:13-"Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras...". Destituídos do reino de Deus:1° Coríntios 6:10-"os ladrões,os avarentos,os bêbados...não terão companhias dignas:Proverbios 23:20-"Não ande com gente que bebe demais,nem com quem come demais".Serão castigados: Isaías 5:11-Ai dos que passam o dia inteiro bebendo cerveja e vinho,desde a madrugada até tarde da noite,e ficam completamente bêbados!". Que resta dizer? A palavra do Senhor é clara e não deixa dúvidas: É PECADO! E tem outra pergunta: Tomar um pouco de vinho é correto? O vinho era uma bebida tradicional na cultura dos Judeus.Sua primeira menção faz referência a Noé "Embriagou-se ficando nu dentro da sua tenda" (Genesis 9:20-21). O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho (João 2:1-11). Na primeira Ceia, o vinho representava o sangue de Cristo(Matheus 26:27,29), mas o uso tão freqüente do vinho pelos Judeus antigos, não nos habilita a imitá-los. Enredemos que o vinho, ingerido esporadicamente, não seja pecado, mas alguns aspectos precisam ser obesrvados, por exemplo: É conveniente? Não fará mal a sua saúde? Você não tem um passado ligado ao alcoolismo? Quando somos sensíveis ao Espírito Santo, ele testifica em nosso coração a necessidade de tomarmos ou não vinho. Pergunte a você mesmo: Esta atitude vai edificara minha vida? Vou edificar a vida do meu próximo? Tire, então, a sua conclusão...

REFLEXÃO



EU ME VIRO SOZINHO, E VOCÊ?
Você precisa dos outros? Você valoriza a ajuda que outra pessoa te oferece? A auto suficiência gera no ser humano um sentimento de onipotência, que pode levá-lo a crer que não precisa de ninguém, nem mesmo de Deus. Li certa vez a história de um menino de três anos que caminhava ao lado de seu pai.Ele carregava um cantil cheio de água, mesmo contra a vontade de seu pai. Já cansado de tanto andar ele lutava para não entregar os pontos,pois havia dito ao pai que aquele cantil não iria fazê-lo cansar,e que ele o carregaria até o final.Depois de mais alguns metros de caminhada,ele finalmente disse: Papai me pegue no colo,por favor! Então,com um sorriso,o pai colocou o menino nos ombros e o carregou até o destino.Depois,quando o garoto foi colocado no chão,ele exclamou:Viu só papai,eu consegui carregar o cantil até aqui! Talvez a sua primeira reação seja de sorrir ao perceber a ingenuidade daquele garoto.Mas não é exatamente assim que tantas vezes nós nos comportamos com o nosso Pai Celestial? Na nossa auto-suficiência comportamos-nos como se controlássemos tudo nas nossas vidas.Você Consegue viver sem que Deus o permita? Você seria capaz de pensar e sentir alguma emoção se Deus não lhe desse esta capacidade? Você decide quando nasce e quando morre? Você é capaz de decidir ter ou não um câncer? Pois é,fazemos os planos,mas a resposta final vem de Deus diz a Bíblia. É claro que podemos nos precaver e planejar algumas coisas,mas é ironia pensar que podemos carregar o "cantil",durante toda a vida,sozinhos.Eu convido você a elevar seus pensamentos a Deus e agradecer pela sua vida,pelas oportunidades e,particularmente,por Ele amar tanto a você que chegou a dar seu único Filho, Jesus Cristo, para que crendo nele você não precise carregar o "Cantil" da vida"sozinho.

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


As Mulheres
Nós, pregadores, tentamos impressionar tanto os nossos ouvintes com verdades transformadoras, que às vezes exageramos. Acho que isso ocorre quando dizemos que Jesus morreu sozinho na cruz. Sim, ele foi abandonado por aqueles judeus materialistas, inconstantes, por seus apóstolos e até mesmo pelo Pai, quando tomou sobre si as nossas iniqüidades, mas Jesus não estava completamente só.
Na cena comovente da cruz, vemos as mulheres fiéis na vida de Jesus. Na verdade, três dos evangelhos contam que essas mulheres se achavam à distância, contemplando o que se passava na cruz; mas João 19:25 diz que elas se encontravam próximas à cruz.
Essas mulheres galiléias eram caras amigas de Jesus. Elas o ajudavam como podiam (Lucas 8:3; Marcos 15:41). A compaixão, o amor e a dedicação delas por Jesus em seu ministério e agora em sua morte devem ter incentivado muito a Jesus em meio à crueldade, ao ridículo e à descrença. Salomé, mãe de Tiago e de João, encontrava-se na cruz. Se tivéssemos estado lá, poderíamos ter abandonado Jesus por causa do amargor e do ressentimento. Em Mateus 20:20, ela pediu que Jesus desse lugares de destaque aos filhos dela no reino. Jesus ensinou a ela e a seus filhos como estavam errados em sua ambição.

Salomé S a mulher que Jesus recusou; ainda assim, lá estava, na cruz S sempre dedicada a Jesus, mesmo sem conseguir o que queria. Muitos desistem de Jesus quando não vêem preenchidos os seus desejos, mas Salomé nos ensina a confiar no Salvador apesar da decepção que possamos sentir.

Maria Madalena estava lá. Ela já tinha conhecido a desgraça de ser possuída por sete demônios, mas, depois que Jesus os expulsou, Maria era uma nova mulher. O amor dele a havia resgatado, e o amor constante dela por ele jamais se esvaneceu. Mesmo na cruz, quando as pessoas diziam que ele tinha fracassado e era um blasfemador, ela continuou a amá-lo, segundo mostra o seu retorno ao túmulo no dia em que Jesus ressuscitou dos mortos. Não é maravilhoso que a primeira a ver o Cristo ressuscitado tenha sido essa discípula dedicada? Da mesma forma, se permanecermos fiéis ao Senhor, o veremos em toda a sua glória (2 Tessalonicenses 1:10).
Depois vem Maria, sua mãe. Situada sob a cruz, é possível que ela tenha pensado naquele dia em que se achava no templo, uma mãe ainda jovem. Ela e José estavam levando o menininho para ser apresentado ao Senhor. Um velho saiu da multidão e profetizou que aquele recém-nascido seria um Líder de homens, um Rei das nações. Depois disse a Maria diretamente: "Também uma espada traspassará a tua própria alma". Na cruz, cumpriu-se a profecia.
A espada feriu a alma dela quando pensou nas três últimas décadas que se haviam passado. Ela tinha sido a primeira a dar um beijo terno em sua testa, mas agora essa testa estava coroada de espinhos. Ela tinha segurado as mãozinhas quando ele deu os primeiros passinhos, mas agora essas mãos estavam pregadas numa cruz. Ela tinha guiado aqueles pezinhos no caminho correto, mas agora estavam cravados num madeiro.
Ela deve ter lembrado como ele deixou perplexos os mestres de Jerusalém com o seu conhecimento, e deve ter recordado quando ele lhe disse: "Me cumpria estar na casa de meu Pai" (Lucas 2:49). Ali começava a separação. (Pais, como essa separação dói, não é?) Maria sabia que tudo seria diferente no futuro. Nem sempre entendia, mas guardava a informação no coração e a considerava. Na cruz, o quebra-cabeça começa a fazer sentido e lhe traspassou a sua alma.
Jesus foi crucificado abertamente, diante de todos e de modo vergonhoso. E ali ficou Maria, sentindo a espada atravessar-lhe a alma. Ela viu Jesus lutar para conseguir fôlego, e depois não mais respirou. Se pudéssemos entrar no coração desta mãe e visualizar essa cena no Calvário, sobretudo esses momentos finais, o sacrifício de Jesus seria mais real para nós.
Impressiona-me o fato de Maria permanecer calada. Se havia alguém que soubesse realmente a verdade, teria sido a mãe. O silêncio dela é um testemunho eloqüente de que Jesus é Deus, o Filho que veio em forma humana. Ela permaneceu diante da cruz sem se envergonhar e o amou até o fim. Como foi triste o momento em que Jesus provê um filho para Maria! Mas Maria e João se completavam, porque na morte de Jesus estavam perdendo mais que os outros. Maria perdia um filho, e João perdia seu Mestre, que o amava mais que aos restantes. Nem Maria nem João o teriam de novo da forma em que uma vez o haviam conhecido, num relacionamento terno e amoroso. Jesus entendia o seu amor mútuo por ele e, ao morrer, entregou um ao outro.
Jamais subestimemos a importância dessas mulheres. Outros fugiram, mas essas discípulas dedicadas arriscaram tudo para consolar a Jesus em sua angústia. Não teria sido fácil presenciar a agonia, a vergonha e a indignidade de sua morte. Ficaram firmes lá, no entanto. Uma coisa é ficar ao lado de Jesus em seus momentos de alegria e de vitória, no dia de seu poder, quando curou enfermidades, expulsou demônios e ressuscitou mortos. Porém, outra coisa é ficar a seu lado na cruz, quando o céu parecia fechado para os seus clamores e o diabo parecia tão vitorioso. Mas essas mulheres se mantiveram inabaláveis. Nada podia vencer o amor e a compaixão que sentiam pelo Salvador. Que sempre sejamos tão dedicados e firmes em nosso compromisso para com o Senhor quanto o foram essas mulheres.

(-por Barry Hudson).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MEDITAÇÃO DO DIA





Versículo Especial“Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1 Pedro 1:15).  
Pensamento BíblicoSeja Santo Porque Jesus Morreu (1 Pedro 1:13-19). Pedro faz um apelo por um viver santificado baseado em:  
    A santidade de Deus (vs. 15-16);
    A justiça de Deus (v. 17); e
    O preço da redenção: o sangue de Cristo (vs. 18-19).
A mensagem deveria ser clara: Deus não nos criou e redimiu para que pudéssemos jogar fora nossas vidas no pecado. Ele quer que sejamos puros.  
Ação: “Tornai-vos santos vós mesmos em todo vosso procedimento.”

9 de novembro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO





Dúvidas sadias
Francis Bacon escreveu: “Se começamos com certezas, terminamos em dúvidas; mas se começarmos com dúvidas, e formos pacientes com elas, terminaremos com certezas.” 
E Oscar Hamerstein é creditado pelo seguinte: “Muitos homens começam certos a respeito de muitas coisas muito cedo em suas vidas. Ansiosíssimos por ter tudo ‘acertado em suas menteś, falta-lhes tanto a sabedoria como a coragem para expor suas idéias apressadamente adotadas a dúvidas sadias. Eles se agarram com paixão cega às suas falsas ‘certezaś e muito freqüentemente estão prontos a matar ou serem mortos por elas. Nestes absolutistas imaturos está a semente da tragédia. A terra está farta deles.” 
As certezas de um homem forte são construídas sobre uma estrutura de dúvidas resolvidas. Ao tempo em que ele chega a uma conclusão, ele já viajou pela estrada da razão. Mesmo então ele será tolerante com crenças de outros homens, sempre desejando compará-las bem com as suas próprias. O homem com uma mente civilizada nunca tem medo nem vergonha de mudá-la. 
Sua lealdade sem crítica a idéias fracas não podem torná-las fortes. Esteja sempre pronto a deixar suas idéias levantarem-se e lutarem por si mesmas. Deixe que elas sobrevivam ou morram de acordo com seu mérito. É somente em idéias honesta e corajosamente testadas que se encontrará segurança. 
A palavra de Deus diz numa afirmação simples: “Julgai todas as coisas; retende o que é bom”. Os ouvintes de Beréia foram elogiados porque “examinavam as escrituras diariamente, para verem se essas coisas eram de fato assim” (1 Tessalonicendes 5:21; Atos 17:11). A Palavra por si mesma era confirmada, com “sinais que se seguiam” (Marcos 16:20), de modo que os que buscavam a verdade divina podiam aproximar-se dela com confiança. 
Não há virtude em duvidar por amor à dúvida. O iconoclasta fica satisfeito com os cacos das idéias destruídas; mas as “dúvidas sadias” de um pesquisador guiam-no a considerar objetivamente a fonte da verdade e a ficar satisfeito com nada menos do que isso. Ele questiona para que possa crescer, e sua lealdade a Deus é maior do que “partido ou credo.” Ele busca, e Jesus disse que ele encontrará (Mateus 7:7 em diante).
(–por Robert Turner).Que Deus Abençõe a Todos.Pr. Antonio

AÇÃO E TRABALHO


                             

EVANDRO DA EDUCAÇÃO O VEREADOR MAIS ATUANTE, NA CIDADE DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS. LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA COM SUA EQUIPE DE TRABALHO "GEDE". LEVANDO SEU APOIO E SOLIDARIEDADE AS COMUNIDADES DO NOSSO MUNICÍPIO. O MINISTÉRIO BATISTA AMOR E VIDA JUNTO COM SEU PASTOR ANTONIO MARQUES PARABENIZA SEU TRABALHO.


















MEDITAÇÃO DO DIA


Provérbios antitéticos
O que aumenta os seus bens com juros e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre.O que desvia os ouvidos de ouvir a lei,até a sua oração será abominável.O que devia os retos para o mau caminho,ele mesmo cairá na cova que fez,mas os íntegros herdarão o bem.O homem rico é sábio aos seus próprios olhos,mas o pobre que é sábio sabe sonda-lo.Quando triunfa os justo há grande festividade;quando,porém,sobem os perversos,os homens se escondem.O que encobre as suas transgressões jamais prosperará;mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.Feliz o homem constante no temor de Deus;mas o que endurece o coração cairá no mal.(Provérbios 28:8:14)
Versículo Especial: “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” (Provérbios 28:14).  
Pensamento Bíblico: Reverência Diante de Deus (Provérbios 28:14). O orgulho é uma coisa perigosa. Mesmo as pessoas que fazem muitas coisas boas podem tornar-se orgulhosas e não desejar mudar. Deus espera contínua reverência diante dele, quando procuramos sua palavra e examinamos nossos próprios corações. Nosso estudo da Bíblia tem que ser mais do que simples estudo escolar, ou estudo para ensinar os outros. Primeiro, temos que permitir que Deus nos ensine. Isto significa estudar de mente aberta e mudando-nos quando Deus diz que precisamos mudar.  
Ação: Estude hoje para saber o que Deus quer que você seja.

8 de novembro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Resistir ao diabo
Resistir ao diabo é a exigência tanto de Tiago (4:7) quanto de Pedro (1 Pedro 5:8). Mas como fazemos isso? Temos que ter o desejo de resitir. Alguns amam tanto ao mundo e os prazeres do pecado que simplesmente não querem resistir. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos” (João 8:44). Tais pessoas não resistem: eles desistem–rapidamente, facilmente, alegremente. Deus opera com sucesso no homem ao fazê-lo "o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13). Nada substitui o “querer”. 
Também precisamos de um espírito confiante, uma atitude de “conseguir”. Raramente levantamos além das nossas expectativas. Lembrem de Pedro? Ele disse, "Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim...Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei" (Mateus 26:33,35). Ele negou sim, e antes de chegar a manhã. Porém não devemos esperar que ele renuncie sua afirmação. Mais tarde, Jesus o chamou para que reafirmasse o compromisso ousado. Ele disse a Pedro naquela cena final, este apóstolo seria fiel a esta afirmação da fé (João 21:15-19). E lembre-se do “posso” de Paulo, através de Cristo “que me fortalece” (Filipenses 4:13). E nós “podemos” também.
Nós também usamos as Escrituras para resistir. A Bíblia não é um amuleto que assusta e afasta o diabo, mas a sua verdade no homem o permite intimidá-lo. Jesus encontrou o diabo com “Está escrito”, e o diabo o deixou (Mateus 4:1). É a nossa “espada” com a qual lutamos com o diabo (Efésios 6:17). A delusão forte do diabo vence apenas aqueles que “não acolheram o amor” e “não deram crédito” à verdade (2 Tessalonicenses 2:10-12).
A oração nos ajuda a resistir. O Senhor orou por Pedro na sua crise (Lucas 22:32) e o disse depois que vigiasse e orasse, para que não entrasse em tentação (Marcos 14:38). O Senhor passou a noite anterior a ser preso em oração. Paulo pediu aos irmãos que orassem por ele para que ele pregasse ousadamente como lhe cumpria fazer (Efésios 6:18-20). Peça ajuda a Deus; ele sabe como livrar-nos (2 Pedro 2:9).
Nós precisamos de sabedoria para ajudar-nos a resistir. Tiago recomendou que se orasse pedindo sabedoria em épocas de dificuldades (Tiago 1:5). Não é um jogo de tolo! O bom julgamento é absolutamente necessário se vamos derrotar a esperteza do diabo. A resistência bem sucedida exige que nós “não lhes ignoramos os desígnios” (2 Coríntios 2:11).
Exige caráter resistir ao diabo. Isso quer dizer ser “fortalecido no Senhor” e revestir-se “de toda a armadura de Deus”. O resultado? Nós lutaremos “contra as forças espirituais do mal” e resitiremos “no dia mau” (Efésios 6:10-13). Os fracos são devorados por Satanás. O bom caráter rejeita o pecado. Mesmo no estresse da raiva calorosa, o bom caráter não pecará e nem dará “lugar ao diabo” (Efésios 4:26-27). Paulo mandou “indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse” (1 Tessalonicenses 3:5). Assim, nos incentiva a resistir “firmes na fé” (1 Pedro 5:9). 
As boas associações ajudam a nossa resistência ao mal (Galátas 6:1) como também as más companhias corrompem (1 Coríntios 15:33). Os bons irmãos estimulam “ao amor e às boas obras” (Hebreus 10:24).   
 (–por Joe Fitch).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

REFLEXÃO

A ARANHA
Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo.O homem,correndo,virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e,no desespero,elevou uma oração a Deus da seguinte maneira: -"Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venha do céu e tapem a estrada da trilha para que os bandidos não me matem". Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha.A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha.O homem se pôs a fazer outra oração,ainda mais angustiado:- "Senhor,eu vos pedi anjos,não uma aranha." -" Senhor,por favor,com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha,para que os homens não possam entrar e me matar..." Abriu os olhos esperando ver um muro tapando a estrada e viu apenas a aranha tecendo a teia.Estava os malfeitores entrando na trilha,na qual ele se encontrava esperando apenas a morte.Quando passaram em frente da trilha o homem escutou: -" Vamos,entremos nesta trilha!" -" Não,não está vendo que tem até teia de aranha? Nada entrou por aqui.Continuemos procurando nas outras trilhas..." Fé é crer no que não se vé,é perseverar diante do impossível. Ás vezes pedimos muros para estarmos seguros,mas Deus pede que tenhamos confiança n´Ele para deixar que sua glória se manifeste e faça algo como uma teia de aranha,que nos dá a mesma proteção de uma muralha...

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (João 9:5).  
Pensamento BíblicoCurador de Cegueira (João 9:1-12). Para salientar seu papel como a luz do mundo, Jesus curou um cego. O homem obedeceu as instruções de Jesus sem hesitação e a vista lhe foi dada. O barro e a lavagem não tinham poder de cura, porém eles foram exigidos pela vontade de Jesus. Hoje em dia, a água do batismo não tem poder em si mesma, mas é exigida, pela vontade de Deus, daqueles que querem “ser curados” do pecado.  
Ação: Você ainda está na escuridão? Permita que Jesus o cure.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...