23 de fevereiro de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO




Estudo Textual: 1 Pedro 4:7-19
Glorificando a Deus como um Cristão
"O fim de todas as cousas está próximo!" (4:7). Nossos pensamentos imediatamente se voltam para o retorno de Cristo e o fim do mundo. Num sentido, a volta de Cristo está sempre próxima porque não sabemos quando ele voltará. É mais provável, contudo, que Pedro esteja falando da destruição de Jerusalém e do fim da economia judaica. Jesus tinha dado sinais pelos quais os cristãos poderiam saber que a destruição de Jerusalém estava próxima (veja Mateus 24, especialmente o versículo 34). Pedro escreveu sua primeira epístola não muito antes da guerra romano-judaica e a maior importância geral dada à persegui-ão iminente apóia melhor a ideia de que Pedro tem em mente este acontecimento penoso do primeiro século.

Os destinatários desta epístola não se deveriam surpreender se fossem perseguidos por causa de Cristo. Em vez disso, deveriam regozijar-se por serem capazes de participar de algum modo dos sofrimentos de Cristo, aquele que sofreu por amor à justiça (4:12-13). De fato, os cristãos são abençoados em tal sofrimento (veja Mateus 5:10-12). Enquanto estamos sofrendo pelo nome de Cristo antes que por nossos próprios pecados, podemos glorificar a Deus através do nome de cristão (4:14-16).
No meio desta perseguição, será muito importante que os irmãos tenham intenso amor uns pelos outros, praticando a hospitalidade e usando seus dons, tanto os naturais como os milagrosos, em benefício dos irmãos e da glória de Deus (4:8-11). Contudo, o amor não "ignora" os pecados de nosso irmão; antes protege-os por meio da correção e do perdão (4:8; veja também Tiago 5:19-20).
Em 4:17-18, Pedro usa dois argumentos que avançam de um fato certo para outro ainda mais certo (isto é, do menor para o maior) para apontar a abençoada condição dos cristãos mesmo em vista da perseguição. Ele observa que a casa de Deus, a igreja, seria julgada por meio da perseguição que viria. Pode-se esperar que o povo de Deus seja preservado do sofrimento. Contudo, se o povo de Deus não escapar ao "julgamento" em forma de perseguição, é mais certo ainda o fato que o desobediente será "julgado" por Deus na-quele dia final (4:17). Por raciocínio seme-lhante, se a pessoa justa só é salva com dificuldade, qual será o fim do injusto (4:18)?
Pedro conclui observando que aqueles que sofrem por amor da justiça podem suportar tais dificuldades do mesmo modo que Jesus suportou seu sofrimento. Eles devem confiar suas almas ao seu Criador fiel que fará justiça no julgamento final (4:20; 2:23).
Perguntas para estudar:
Qual deverá ser a resposta dos cristãos quando sofrerem por Cristo?
 
Se a pessoa justa será salva com dificuldade, pode a pessoa injusta esperar ser salva?
Como podemos suportar o sofrimento como cristãos? 
(-por Allen Dvorak) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques

REFLEXÃO DA SEMANA

A Aranha 
Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira: 

- "Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!!" 
Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha. A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha. O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiada: 
- "Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha." 
- "Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar..." 
Abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia. Estavam os malfeitores entrando na trilha, na qual ele se encontrava esperando apenas a morte. Quando passaram em frente da trilha o homem escutou: 
- "Vamos, entremos nesta trilha!" 
- "Não, não está vendo que tem até teia de aranha!? Nada entrou por aqui. Continuemos procurando nas próximas trilhas..." 
Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível. Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança Nele para deixar que sua glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha. 



Autor Desconhecido

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Mateus 15:29-39; Atos 19:11-22; Salmo 48; Provérbios 12:7-11; Levítico 15-16.  

Versículo Especial“Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (Atos 19:20).  

Pensamento Bíblico: Frutos do Arrependimento  (Atos 19:18-20). O povo de Éfeso mostrou que o seu arrependimento era verdadeiro, queimando muitos valiosos livros que tinha usado para buscar o mal. Às vezes, as mesmas mudanças são necessárias hoje em dia. Não podemos apegar-nos aos costumes do mundo. É demais abandonar os livros, revistas, discos, e fitas que encorajam pensamentos e práticas más? Seja o que for que nos atraia para a velha vida de pecado, precisa ser rejeitado. O céu vale o sacrifício.  

Ação: Determine com honestidade o que se antepõe entre você e Deus: e livre-se disso

21 de fevereiro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Mateus 15:10-20; Atos 18:18-28; Salmo 46; Provérbios 11:27-31; Levítico 13.  

Versículo Especial“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Salmo 46:10).  

Pensamento Bíblico: Confiando nas Riquezas (Provérbios 11:28). A Bíblia está repleta de advertências a respeito da confiança nas riquezas, até mesmo chamando-a de uma forma de idolatria (veja Colossenses 3:5). Entretanto, muitas pessoas, entre elas cristãos, sacrificam coisas de real valor para ganhar dinheiro, economizar dinheiro, e progredir nas carreiras para ganhar mais dinheiro. No altar do materialismo, nós queimamos o nosso tempo, nossa energia, nossos irmãos e nossas famílias.

Ação: Defina hoje suas prioridades para procurar primeiro o Senhor, e manter seus olhos na meta celestial.

20 de fevereiro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Mateus 15:1-9; Atos 18:1-17; Salmo 45; Provérbios 11:22-26; Levítico 10-12.  

Versículo Especial“E falou Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou” (Levítico 10:3).  

Pensamento Bíblico: O Pecado de Nadabe e de Abiú  (Levítico 10:1-7). A palavra de Deus é dada para ser obedecida. Quando estes sacerdotes negligenciaram este fato e ofereceram fogo “que ele não lhes tinha ordenado”, eles sofreram a conseqüência do seu pecado. Os julgamentos de Deus não são sempre súbitos, mas ele recompensa a justiça e castiga a desobediência. Sua palavra é revelada para que possamos conhecer como mostrar nosso amor para com ele, servindo-o.  

Ação: Faça tudo o que Deus determina: nem mais nem menos!

19 de fevereiro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Mateus 14:22-36; Atos 17:16-34; Salmo 44; Provérbios 11:16-21; Levítico 8-9.  

Versículo Especial“Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva” (Salmo 44:6).  

Pensamento Bíblico: Jesus Enfrentou Duras Situações em Oração (Mateus 14:23). O contexto desta noite de oração conta-nos muito sobre o valor da comunicação com o Pai Celestial. O dia anterior havia trazido notícias da morte trágica de João Batista (14:12-13), e havia sido um dia de grandes milagres, incluindo-se curas (14:14) e alimentação de mais de 5000 pessoas (14:15-21). O dia seguinte incluiria a caminhada sobre as águas (14:25) e alguns ensinamentos duros que fizeram com que muitos dos seus seguidores o abandonassem (veja João 6). Jesus, que conhecia melhor do que qualquer um o valor da comunicação com o Pai, enfrentou tais momentos de tensão com oração, no isolamento da montanha. Não sabemos se ele dormiu naquela noite, mas sabemos, sim, que ele orou.  Ação: Ore.

17 de fevereiro de 2013

REFLEXÃO DA SEMANA

Depende de Você 
A paz que você reclama e tenta encontrar...
depende de você.
A compreensão que você reivindica a cada passo...
depende de você. 
A bondade que você admira nas pessoas...
e sonha possuir...
depende de você.
O diálogo, base de toda convivência...
depende de você.
A abertura que é o caminho para a renovação...
depende de você.
A realização que você julga essencial...
depende de você.
O amor que você quer encontrar no outro...
depende de você.
Pondere:
Queixar-se ou produzir, atrapalhar ou servir,
desprezar ou valorizar, revoltar-se ou colaborar,
adoecer ou curar-se, rebaixar-se ou abrir-se, 
estacionar ou progredir é uma questão de escolha.
"Depende de você".

Autor Desconhecido

MEDITAÇÃO DO DIA


Leituras: Mateus 14:1-12; Atos 16:35-40; Salmo 42; Provérbios 11:7-11; Levítico 4-5.  

Versículo Especial“Morrendo o homem perverso, morre a sua esperança, e a expectação da iniqüidade se desvanece” (Provérbios 11:7). 

Pensamento BíblicoO Sangrento Preço do Pecado (Levítico 4).  Ao prescrever sacrifícios pelos pecados de várias pessoas, Deus exigia que o transgressor pusesse a mão sobre a cabeça do animal a ser sacrificado e o matasse (vs. 4,15,24,29,33). Esta tarefa sombria ilustrava o preço do pecado! O culpado matava pessoalmente os animais que expiavam seus pecados. Visualizar esta cena, com Jesus como sacrifício, nos ajudará a guardar-nos do pecado. Um “Cordeiro” inocente sofreu imensamente por causa de meu pecado.  

Ação: Viva uma vida justa hoje para que Jesus não sofra desnecessariamente (Hebreus 6:6; 10:26-29).

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...