30 de agosto de 2014

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Um foco familiar

No princípio, quando Deus fez o homem, Adão estava sozinho. Diferentes de todos os animais que tinham companheiros, o homem estava sem uma companheira idônea. Foi o Criador que disse, “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18). Esta declaração afirma o fato de que o homem, sendo um criatura social, precisa de uma companheira – ele precisa de relacionamentos. E, por este motivo, Deus criou a família. Ele criou a mulher para que o homem e sua esposa, no casamento, pudessem ser uma família – uma família que podia se expandir e crescer com o acréscimo de filhos.
Agora quero que observe que Deus não criou um “amiguinho” para o homem “passar o tempo” com ele; ele não colocou Adão com um grupo de amigos que na verdade não tinham nenhum parentesco com ele. Deus colocou o homem num relacionamento mais íntimo – um relacionamento com uma mulher que podia ser osso dos seus ossos e carne da sua carne (Gênesis 2:23)! Ele colocou o homem num relacionamento familiar! Isso deixa claro que, na visão de Deus, a unidade mais fundamental de todos os relacionamentos humanos é a “família”. A família é crucial para a saúde e para o bem estar! O fato é que as pessoas que, infelizmente, não têm família estão perdendo algo de importância vital.
Isso pode facilmente ser um dos motivos que Deus organizou a igreja para ser como uma família – não só porque é um ótimo padrão para relacionamentos espirituais – mas também porque a igreja pode suprir a necessidade de ter uma família para aqueles cristãos que infelizmente não têm mais uma família.
O que estou tentando nos fazer enxergar é a prioridade da família! A família deve ser prioridade máxima sobre todos os relacionamentos humanos! Não, nossa família não vem antes de Deus! Mas nossa família vem antes de todos os outros relacionamentos humanos! A família é mais importante do que nosso relacionamento comos vizinhos, ou com nosso patrão ou até mesmo com amigos! A família, depois de Deus, tem que ter a prioridade máxima, e os cristãos que reconhecem isso terão foco familiar.
Infelizmente vivemos numa sociedade agitada cuja tendência é nos mandar em direções diferentes uns dos outros – longe da família. Cada indivíduo dentro das nossas famílias geralmente tem suas próprias atividades independentes que o levem para longe de casa. Freqüentemente, em vez de tentar achar coisas que nos unem como uma família, achamos coisas que nos separam. Fazemos viagens separados e gostamos de tipos diferentes de lazer. Cônjuges (principalmente os maridos) querem ficar longe de casa, e os filhos apenas querem passar tempo com os amigos. A maioria das famílias passam mais tempo separada do que junta. Nós nem queremos sentar juntos no culto.
Agora, acho tudo isso, até certo ponto, pode não ter problema; mas quando se torna a regra, e não a exceção, tem que haver um problema. Os pais, por exemplo, têm uma responsabilidade grande de criar os filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Mas como isso pode ser feito quando nossos filhos sempre estão longe de nós, sendo influenciados por outros – freqüentemente pelo mundo? E deixe eu te falar, se seus filhos sente-se mais confortáveis estando longe de casa – se preferem passar tempo longe da família do que com a família – então alguma coisa está errada! E isso tem que mudar! Precisamos descobrir o que está tão errado e corrigir essas falhas, para que possamos ter o tipo de família que Deus quer que tenhamos.
Se vamos construir famílias melhores, precisamos desenvolver um foco familiar mais forte! Precisamos ver a prioridade da família, nos focalizar em ser uma família e começar a viver como uma família. E se apenas fizermos isso, então, talvez começaremos a ter lares melhores. O que você acha?
(–por Rick Liggin) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques

VERSICULOS DO DIA

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.Gênesis 12:3
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:29

MEDITAÇÃO DO DIA

30 de agosto Dia 242  

Leituras: Lucas 18:18-30; 2 Tessalonicenses 1; Salmo 54; Provérbios 13:20-25; Jeremias 19-20.  

Versículo Especial“Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca” (Salmo 54:2).  

Pensamento BíblicoFogo em Seus Ossos (Jeremias 20:7-11). Jeremias estava agoniado por causa do peso de sua carga profética. Ele tinha proclamado a verdade, o que lhe resultou em perigo pessoal. Jeremias reagiu como muitos o fazem hoje em dia: decidiu que era duro demais. Ele deixou de ensinar a palavra de Deus (versículos 7-9). Porém ele não podia ficar calado. A palavra tinha que sair, de modo que ele falou novamente, sabendo como isso seria muito difícil. Ele depositou confiança no Deus magnífico e todo-poderoso e voltou ao trabalho.  

Ação: Não se contenha. Partilhe o evangelho com o mundo.


29 de agosto de 2014

VERSICULOS DO DIA

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.Ezequiel 18:4
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. João 17:2

MEDITAÇÃO DO DIA

29 de agosto Dia 241  

Leituras: Lucas 18:9-17; 1 Tessalonicenses 5:12-28; Salmo 53; Provérbios 13:13-19; Jeremias 17-18.  

Versículo Especial“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:7).  

Pensamento Bíblico: Nações de Argila nas Mãos do Oleiro  (Jeremias 18:1-11). Ao apelar a Judá para se arrepender, Deus permite-nos entender seu domínio sobre o destino das nações. Dois pontos são particularmente claros: 
   Deus determina se nações vão se levantar ou cair, e
   O resultado pode ser mudado se a conduta da nação mudar.  
O que aprenderemos? Veja Provérbios 14:34.    

Ação: Obedeça a Deus. Sua obediência é crucial para se salvar e até para salvar nações inteiras da destruição.

28 de agosto de 2014

VERSICULOS DO DIA

Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo. Salmos 5:12
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. João 15:11

MEDITAÇÃO DO DIA

28 de agosto Dia 240  

Leituras: Lucas 18:1-8; 1 Tessalonicenses 5:1-11; Salmo 52; Provérbios 13:7-12; Jeremias 15-16.  

Versículo Especial“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo” (1 Tessalonicenses 5:11).  

Pensamento Bíblico“Como Ladrão de Noite” (1 Tessalonicenses 5:1-11). A volta de Cristo será súbita e sem aviso. Paulo nos instrui, portanto, para estarmos preparados todo o tempo. Nossas vidas não devem ser preenchidas por obras da escuridão. Em vez disso, devemos andar na luz, para podermos enfrentar o Senhor sem medo. A volta de Cristo será um dia de angústia para os ímpios, e um dia de glória para os fiéis.  

Ação: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:6).

27 de agosto de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

¶ E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:31
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.Apocalipse 4:11

MEDITAÇÃO DO DIA

27 de agosto Dia 239  

Leituras: Lucas 17:20-37; 1 Tessalonicenses 4:9-18; Salmo 51; Provérbios 13:1-6; Jeremias 13-14.  

Versículo Especial“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10).  

Pensamento BíblicoFalsos Profetas Oferecem Conforto aos Condenados (Jeremias 14:13-16). Jeremias estava em guerra para salvar sua nação. Judá estava indo rapidamente em direção a sua ruína, e pregadores estavam proclamando doutrinas conflitantes. Jeremias falava a verdade. Ele falou ao povo sobre a destruição que se aproximava por causa de sua persistência no pecado. Muitos outros falavam mentiras. Eles asseguravam o povo de que nenhum desses terrores apareceria. Eles lhes diziam que Deus estava satisfeito com o seu comportamento e não haveria de puni-los. Eles mentiam. Jeremias estava certo. Deus, de fato, destruiu esta nação infiel naquela geração. Infelizmente, muitos pregadores hoje imitam estes falsos profetas. Necessitamos de homens com a integridade de Jeremias!  

Ação: Teste os mestres. Rejeite as palavras dos falsos profetas que aprovam e encorajam o pecado.

26 de agosto de 2014

VERSICULOS DO DIA

Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. 1 Reis 18:37
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Gálatas 1:7

MEDITAÇÃO DO DIA

26 de agosto Dia 238  

Leituras: Lucas 17:11-19; 1 Tessalonicenses 4:1-8; Salmo 50; Provérbios 12:23-28; Jeremias 11-12.  

Versículo Especial:  O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23).  

Pensamento BíblicoAdore o Senhor com Gratidão (Lucas 17:11-19). Esta história da cura de dez leprosos deveria dar a todos os cristãos uma oportunidade para se examinarem. Jesus limpou-nos de uma coisa muito mais mortífera do que a lepra. Somos em nossas vidas como os nove, que se foram e não voltaram? Nossa gratidão pela salvação do pecado tem que nos motivar a glorificar a Deus, em adoração contínua.  

Ação: Adore o Deus que nos limpa do pecado. Mostre sua gratidão pela maneira como você aproveita o dia de hoje.

25 de agosto de 2014

VERSICULOS DO DIA

Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. 1 Samuel 1:27
¶ Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 1 Coríntios 4:7

MEDITAÇÃO DO DIA

25 de agosto Dia 237  

Leituras: Lucas 17:1-10; 1 Tessalonicenses 3; Salmo 49; Provérbios 12:17-22; Jeremias 9-10.  

Versículo Especial“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos”(Jeremias 10:23).  

Pensamento BíblicoO Homem não Pode Dirigir Seus Próprios Passos (Jeremias 10:23-24). A resposta da Bíblia para as filosofias humanas é clara: não dão certo! Quando as pessoas procuram explicar sua existência e propósito sem Deus, elas terminam com incontáveis perguntas e nenhuma resposta satisfatória. Em vez de nos voltarmos para filosofias pomposas, precisamos voltar-nos para Deus, para dizer: “Castiga-me, ó Senhor, mas em justa medida.”  

Ação: Encontre seu propósito de vida na palavra de Deus.

24 de agosto de 2014

VERSICULOS DO DIA

O Senhor reinará eterna e perpetuamente; Êxodo 15:18
Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. João 18:37

MEDITAÇÃO DO DIA

24 de agosto Dia 236  

Leituras: Lucas 16:19-31; 1 Tessalonicenses 2:13-20; Salmo 48; Provérbios 12:12-16; Jeremias 7-8.  

Versículo Especial“Que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte” (Salmo 48:14).  

Pensamento BíblicoSe Eles Não Ouvem . . . (Lucas 16:19-31). A história do homem rico e Lázaro demonstra as conseqüências de nossas escolhas na vida. A troca final de palavras entre o homem condenado (rico?) e Abraão também nos recorda o poder e suficiência da palavra de Deus. Abraão diz que não adianta mandar um mensageiro do túmulo para contar os fatos sobre a eternidade. A palavra revelada de Deus, ele insiste, é suficiente.  

Ação: Ouça a palavra de Deus enquanto é tempo!

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...