8 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 15  12. Quando o crente presuntivo não tem propósitos sinceros de abandonar seus maus caminhos, sua presença diante de Deus no Templo resulta em espezinhamento (RSV) dos sagrados recintos (um verbo usado com referência à violenta intrusão dos invasores estrangeiros) e não em uma entrada devidamente reverente sobre o pavimento sagrado. 13. Ofertas vãs. Literalmente, uma oferta (de manjares) indigna – indigna por causa das motivações carnais. Iniqüidade associada ao ajuntamento solene. Melhor traduzida colocando as palavras anteriores como antecipação (uma vez que um ajuntamento solene ou asârâh era geralmente feito nesses feriados solenes). Assim: "Quanto ao festival da  lua nova e do sábado (e) da convocação – não suporto a iniqüidade e (isto é, junto com) o solene ajuntamento". 14. As vossas solenidades. (mô âdim). Provavelmente as três mais importantes do ano hebraico: Páscoa e os Pães Asmos no primeiro mês, Pentecostes no terceiro mês e Tabernáculos no sétimo mês. Nestas três ocasiões todo macho em Israel tinha de comparecer diante do Senhor. Mas nenhuma celebração dessas festas tinha algum valor espiritual se não fosse sustentada com a oferta de um coração completamente submisso e obediente. 15. Estendeis as vossas mãos (lit. palmas). Em oração suplicatória o hebreu estende suas mãos com as palmas voltadas para Deus. Como essas palmas devem ofender a Deus se estão manchadas com sangue de vítimas inocentes que foram oprimidas ou mortas! fracasso em voltar-se dos seus pecados tornava esses crentes inteiramente imundos aos olhos de Deus. C. O Convite a que se Escolha Entre o Perdão e a Destruição. 1:16-20. Duas coisas são necessárias para aqueles que pretendem se aproximar de Deus em busca de perdão e favor: arrependimento do pecado (v. 16) e um propósito definido de andar nos caminhos da santidade (v. 17). 16. Lavai-vos não implica em auto-aperfeiçoamento por meios esforços humanos ou o exercício da força da vontade. Antes, sugere aplicação da graciosa promessa do Senhor de purificar aqueles que vêm a Ele da maneira indicada que é o sacrifício sangrento. Esse modo indicado inclui o abandono de todo o pecado conhecido – cessai de fazer o mal – com um sentimento de ódio para com ele e sincero arrependimento de tê-lo cometido. De diante dos meus olhos dá a idéia de que hedionda afronta é para o homem aparecer, sem arrependimento, diante. de um Deus que tudo pode ver, até mesmo nas profundezas de uma alma culpada.   ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de Outubro  Dia 281  

Leituras: João 2:13-25; Hebreus 5; Salmo 88; Provérbios 21:19-24; Ezequiel 41-42.  

Versículo Especial“E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).  

Pensamento BíblicoDe Leite a Carne (Hebreus 5:12-14). Deus espera que cresçamos. Os  novos cristãos são crianças espirituais com o potencial para crescer muito depressa. Quando deixamos de crescer, Deus fica desapontado, e com razão. Temos que progredir além dos conhecimentos básicos, para poder ensinar a outros.  

Como desenvolvemos tal conhecimento e habilidade? Como podemos progredir além do leite para digerir à carne? “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (v. 14).    

Você está aproveitando suas habilidades espirituais?  

Ação: Estude e aplique a palavra de Deus. Esta é a saída da nossa infância espiritual.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

7 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 14  7,8. A linguagem figurada dos versículos anteriores foi agora traduzida em realidade desagradável, descrevendo a devastação da terra pelos sírios saqueadores (sob o Rei Rezim), pelos israelitas do Node (sob o Rei Peca) e pelos edomitas e filisteus em 734-733 A.C. (cons. II Cr. 28). A própria Jerusalém foi ameaçada por esses invasores e grandemente desligada dos territórios circunvizinhos pelos que a sitiaram. Sem dúvida esses versículos viam profeticamente no futuro uma investida muito mais seria contra Jerusalém pelos assírios sob a liderança de Senaqueribe em 701 A. C. (alguns mestres preferem que todo este capítulo se refira àquele período posterior). A choça ou cabana (sukká) na vinha e a palhoça ou abrigo noturno (melûnâ), ambas se referem a telhados de meia água improvisados ou barracas construídos para o abrigo de guardas que protegiam dos ladrões as lavouras que amadureciam. 9. Alguns sobreviventes ou grupos de refugiados (saríd). Isto é, um remanescente de verdadeiros crentes, por amor de quem Deus pouparia toda a nação de uma total destruição merecida. (Cons. a completa aniquilação de Sodoma e Gomorra, centros de imoralidade imunda e perversão sexual, no tempo de Abraão; Gênesis. 18; 19), o Senhor continuou, na subseqüente história, a preservar a raça hebraica por amor de uma pequena minoria de crentes sinceros. Em Romanos. 9:29 Paulo cita este versículo com referência aos convertidos cristãos vindos do judaísmo. B. O Subterfúgio Pecaminoso da Adoração Hipócrita. 1:10-15. 10. O povo apóstata de Jerusalém e seus corruptos governadores (sob a liderança do perverso Acaz) são aqui cognominados de cidadãos de Sodoma e Gomorra porque culposa e perversamente viraram as costas à revelação especial de Deus – como os sodomitas para com a revelação generalizada – e a voz da consciência. 11-14. Estes versículos não representam rejeição da validade do sacrifício sangrento (como alguns mestres têm argumentado), pois tal interpretação também poderia acarretar a rejeição da oração (cons. v. 15). Antes, eles esclarecem que até mesmo as formas corretas e próprias de culto são inteiramente ofensivas ao Senhor quando prestado por crentes não arrependidos que tentam suborná-Lo a fim de que os poupe do castigo que merecem. Deus não aceita e não pode aceitar mesmo as ofertas mais pródigas e mais dispendiosas que os não arrependidos Lhe possam colocar sobre o altar.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Outubro  Dia 280  

Leituras: João 2:1-12; Hebreus 4:11-16; Salmo 87; Provérbios 21:13-18; Ezequiel 40.  

Versículo Especial: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13).  

Pensamento Bíblico: “A Palavra de Deus é Viva e Eficaz” (Hebreus 4:11-13). Estes versículos reforçam nossa responsabilidade de obedecer fielmente ao Senhor. Note que: 1) É possível cair ao desobedecer (v. 11); 2) A palavra de Deus é viva e poderosa; 3) A palavra de Deus pode fazer finas distinções, até mesmo discernir os pensamentos e os propósitos do coração; 4) Deus, que a todos julga, é capaz de ver tudo.  

Ação: “Conservemos firme a nossa confissão” (Hebreus 4:14).  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

6 de outubro de 2022

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Outubro  Dia 279  

Leituras: João 1:43-51; Hebreus 4:1-10; Salmo 86; Provérbios 21:7-12; Ezequiel 38-39.  

Versículo Especial“Portanto, resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).  

Pensamento Bíblico: O Descanso Espera o Fiel (Hebreus 4:1-10). A Bíblia oferece vários vislumbres do céu. É um lugar de delícia infindável, de contínuo louvor a Deus, etc. Aqui, somos lembrados de que esse é um lugar de descanso preparado para aqueles que forem fiéis até o fim. O serviço do Senhor nesta vida nem sempre é fácil. Somos desafiados, contudo, a seguirmos em frente na confiança de uma recompensa eterna. Os ímpios não têm tal descanso (veja Apocalipse 14:11-13).  

Ação: Trabalhe esforçadamente hoje. A oportunidade para o descanso está chegando!.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

5 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 11  1. Título: A visão. Um termo técnico (hãzôn) para revelação divina, como algo que foi exibido diante dos olhos da mente do profeta. Na  realidade não há nenhuma visão (no sentido moderno da palavra) em todo o primeiro capítulo. Isaías. Em hebraico yesha'-yahu, "Jeová é salvação". Amós. "Forte" ou "corajoso". Uzias. Também conhecido como Azarias, um bom rei, que caiu no pecado do orgulho e acabaram os seus dias leprosos (reinou de 767-740 A. C.). Jotão (co-regente em 750- 740 e sozinho em 740-736). O piedoso sucessor de Uzias. Acaz (736- 716). Um rei ímpio e idólatra, que fez o reino pecar. Ezequias (coregente em 726.716, e sozinho em 716-698 A. C.), o piedoso filho de Acaz que promoveu a reforma religiosa e deu muita atenção à mensagem de Isaías, exceto quanto à questão de sua política pró-Egito. A.A Ingratidão e Rebeldia de Judá Contra Deus. 1:2-9. 2. As palavras céus e terra dão a entender que os habitantes angélicos dos céus e os habitantes humanos da terra devem servir como testemunhas de condenação contra o povo da aliança divina. O SENHOR. Este título indica o Deus da aliança, "Jeová" (ou mais propriamente, Yahweh), e na E.R.A. está assim em todo lugar. O nome é usado sempre que se acha envolvido o relacionamento convencional. Revoltados. O primeiro dos cinco termos significativos usados em relação ao pecado neste capítulo (com. vs. 4, 13). Significa que o pecado original do homem é a revolta contra Deus por meio da qual ele busca destronar a Deus do Seu lugar de primazia e substituí-Lo por si mesmo e tendo sua vontade como a suprema. 3. A ingratidão desses "crentes" rebaixou-os abaixo do nível de bestas embrutecidas, pois até as bestas reconhecem e apreciam seus proprietários que as alimentam e cuidam delas. Manjedoura. Cocho, para alimentar os animais. Não entende. Este verbo comum, "entender", é muitas vezes usado no hebraico com o significado de possuir e reconhecer um marido, esposa, parente ou filho. Israel ignorava a Deus, mas essa ignorância não era involuntária, mas deliberadamente preferida por um coração rebelde e voluntarioso. . ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA



 5 de Outubro  Dia 278  

Leituras: João 1:35-42; Hebreus 3:7-19; Salmo 85; Provérbios 21:1-6; Ezequiel 36-37.  

Versículo Especial“Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus 3:14).  

Pensamento Bíblico“Tende Cuidado, Irmãos” (Hebreus 3:7-19). Satanás iludiu muitas pessoas com a falsa idéia de que um filho de Deus não pode se afastar do Senhor e se perder. Esta passagem nega firmemente estas doutrinas confortadoras, porém enganadoras. O escritor adverte que os cristãos podem voltar a ser incrédulos e serem excluídos das bênçãos eternas de Deus.  

Ação: Cuidado! E “exortai-vos mutuamente cada dia”.   ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

4 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 10  46:1 - 47:15. Sermão VIII. A honra digna tem de ser sustentada pelo livramento de Israel. 48:1-22. Seção II. O Príncipe da Paz. 49:1 – 57:21. Sermão I. O Messias para restaurar Israel e iluminar os gentios. 49:1-26. Sermão II. O pecado de Israel e a obediência do Servo. 50:1-11. Sermão III. Encorajamento a confiar em Deus e não temer o homem. 51:1-16. Sermão IV. Israel convocada a despertar e voltar ao favor divino. 51:17 – 52:12. Sermão V. A divina expiação substitutiva do Servo. 52:13 – 53:12. Sermão VI. Bênçãos resultantes para Israel e a Igreja. 54:1-17. Sermão VII. A graça divina para com os pecadores arrependidos. 55:1-13. Sermão VIII. Os gentios serão incluídos nas bênçãos de Israel. 56:1-8. Sermão IX. Condenação dos lideres corruptos de Israel. 56:9 – 57:21. Seção III. O Programa da Paz. 58:1 – 66:24. Sermão I. A falsa adoração contrastada com a verdadeira. 58:1-14. Sermão II. A confissão de Israel e o seu livramento operado por Deus. 59:1-21. Sermão III. Radiância e paz do redimido povo de Deus. 60:1-22. Sermão IV. O Evangelho da Alegria do Ungido. 61:1-11. Sermão V. Restauração de Sião; destruição dos pagãos infiéis. 62:1 – 63:6. Sermão VI. Israel pede ajuda com base nas misericórdias do passado. 63:7 – 64:12. Sermão VII. A misericórdia divina reservada para o Israel espiritual. 65:1-25. Sermão VIII. Bênçãos para os verdadeiros crentes no século vindouro. 66:1-24. COMENTÁRIO VOLUME I. REPREENSÃO E PROMESSA. 1:1 – 6:13. Isaías 1 SERMÃO I. A Rebeldia Confrontada com o Juízo e a Graça. 1:1-31. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Outubro  Dia 277 

Leituras: João 1:29-34; Hebreus 3:1-6; Salmo 84; Provérbios 20:25-30; Ezequiel 34-35.  

Versículo Especial“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo 84:10).  

Pensamento Bíblico: “Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:29-34). João Batista dá um testemunho poderoso ao identificar Jesus. Entre suas proclamações sobre Jesus:

“Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

       Ele é eterno (“já existia antes de mim”).

        Ele é o Filho de Deus.  

As declarações confiantes de João sobre Jesus plantaram a semente da fé em muitos, entre eles os primeiros discípulos de Jesus.  

Ação: Considere o Cordeiro de Deus que tira o pecado.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

3 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 9  Sentença VI. Aflições do Egito. 19:1 – 20:6. Sentença VII. A Babilônia tem de ser vencida e seus ídolos destruídos. 21:1-10. Sentença VIII. Derrota de Edom; vitória de Israel. 21:11, 12. Sentença IX. Dedã e Quedar tem de ser desbaratadas. 21:13-17. Sentença X. A queda de Jerusalém prevista; Eliaquim substitui Sebna. 22:1-25. Sentença XI. A queda e a escravidão de Tiro. 23:1-18. VOLUME IV. REPREENSÕES GERAIS E PROMESSAS – I. 24:1 – 27:13. Sermão I. Juízo universal para o pecado universal. 24:1-23. Sermão II. Jeová louvado como libertador e confortador de Sião. 25:1-12. Sermão III. Hino de alegria pela consolação de Judá. 26:1-21. Sermão IV. Os opressores têm de ser punidos, mas o povo de Deus preservado. 27:1-13. VOLUME V. MALDIÇÕES SOBRE OS INCRÉDULOS DE ISRAEL. 28:1 – 33:24. Sermão I. Julgamento dos bêbados de Efraim e zombadores judeus. 28:1-29. Sermão II. O desastre que aguarda os hipócritas. 29:1-24. Sermão III. Confiança no Egito versus confiança em Deus. 30:1-33. Sermão IV. Deus, não o Egito, deve ser a defesa de Jerusalém. 31:1-9. Sermão V. O livramento final de Israel, e sua renovação espiritual. 32:1-20. Sermão VI. Punição do Traidor e Triunfo de Cristo. 33:1-24. VOLUME VI. REPREENSÕES GERAIS E PROMESSAS, II. 34:1 – 35:10. Sermão I. Completa destruição do poder mundial dos gentios. 34:1-17.  Sermão II. Bênçãos no caminho da santidade. 35:1-10. VOLUME VII. O VOLUME DE EZEQUIAS. 36:1 – 39:8. A. Destruição de Judá afastada. 36:1 – 37:38. Cena 1. Jeová desafiado pelo poder mundial da Assíria. 36:1-22. Cena 2. A Assíria recebe a resposta e é julgada. 37:1-38. B. Destruição do rei de Judá afastada. 38:1 – 39:8. Cena 1. Ezequias se recupera de uma doença mortal. 38:1-22. Cena 2. O tolo orgulho de Ezequias e a repreensão divina. 39:1-8. VOLUME VIII. O VOLUME DO CONFORTO. 40:1 – 66:24. Seção I. O Propósito da Paz. 40:1 – 48:22. Sermão I. A majestade soberana de Jeová, o Confortador. 40:1-31. Sermão II. Deus desafia os idólatras incrédulos. 41:1-29. Sermão III. O Servo de Jeová - individual e nacional. 42:1-25. Sermão IV. A nação redimida testemunha da escravidão caldaica. 43:1-28. Sermão V. Israel dá testemunho de Deus contra os ídolos. 44:1-28. Sermão VI. O futuro libertador dos gentios e a conversão dos passos. 45:1-25. Sermão VIII. A queda da Babilônia e a preservação de Israel.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 3 de Outubro  Dia 276  

Leituras: João 1:19-28; Hebreus 2:10-18; Salmo 83: Provérbios 20:19-24; Ezequiel 32-33.  

Versículo Especial“Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hebreus 2:18).  

Pensamento BíblicoTem Poder Para Dar Alívio e Ajuda (Hebreus 2:14-18). A vitória de Jesus nos torna capazes de sermos vitoriosos. Ele nos solta do pecado:  

    Perdoando-nos. Ele é a fonte que limpa o pecado.

   Protegendo-nos. Ele não somente perdoa os erros do passado, mas nos ajuda nas nossas atuais provações, dando-nos força para vencer a tentação.  

Ação: Com o auxílio de Jesus venca suas tentações hoje.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

2 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 7  A unidade da autoria de todos os sessenta e seis capítulos comprova-se pela prevalência da característica do título que Isaías dá a Deus – "o Santo de Israel". Isto acontece só cinco vezes no restante do V.T., mas aparece doze vezes nos primeiros trinta e nove capítulos de Isaías e quatorze nos últimos vinte e sete. Muitas frases e figuras distintas de linguagem que foram empregadas na primeira parte do livro tornam a aparecer também na segunda parte (cons. 35:10 e 51:11; 11:9 e 65:25; 1:11, 14 e 43:24). A unidade também está comprovada pelas referências do N.T., notadamente em Jo. 12:38-41, onde João faz a primeira citação de Is. 53:1 e então de Is. 6:9, seguindo-se o comentário: "Isto (i.e., estas duas citações) disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito". Se o mesmo autor não compôs as duas partes de Isaías, então o inspirado apóstolo estava completamente errado, e todo o seu registro evangélico está sujeito à suspeita de falsidade. ESBOÇO (Em suas principais divisões este esboço segue a excelente análise de B.F. Copass em The Prince of the Prophets.) VOLUME I. REPREENSÃO E PROMESSA. 1:1 – 6:13. Sermão I. A rebeldia confrontada com o juízo e a graça. 1:1-31. Sermão II. O castigo do pecado como preparação da glória. 2:1 – 4:6. Sermão III. O juízo e o exílio reservados para Israel. 5:1-30. Sermão IV. O profeta purificado e comissionado por Deus. 6:1-13. VOLUME II. EMANUEL. 7:1 – 12:6. Sermão I. O Emanuel rejeitado pela sabedoria do mundo. 7:1-25. Sermão II. O livramento messiânico prefigurado. 8:1 – 9:7. Sermão III. A orgulhosa Samaria destinada ao exílio. 9:8 – 10:4. Sermão IV. O império do mundo esmagado; o glorioso império vindouro. 10:5 - 12:6. A. O instrumento do juízo divino a ser julgado por sua vez. 10:5-34. B. O Messias para restaurar e reinar. 11:1-16. C. Ação de graças e triunfo dos redimidos por Cristo. 12:1-6. VOLUME III. SENTENÇA DO JUÍZO SOBRE AS NAÇÕES GENTIAS. 13:1 – 23:18. Sentença I. A queda da Babilônia; seu rei desce para o Hades. 13:1 – 14:27. Sentença II. A queda da Filístia. 14:28-32. Sentença III. A queda de Moabe. 15:1 – 16:14. Sentença IV. A queda de Damasco e Samaria, 17:1-14. Sentença V. A queda e conversão da Etiópia, 18:1-7. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de outubro  Dia 275  

Leituras: João 1:14-18; Hebreus 2:1-9; Salmo 82; Provérbios 20:13-18; Ezequiel 30-31.  

Versículo Especial“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14).  

Pensamento Bíblico: “E Vimos a Sua Glória” (João 1:14-18). Deus tornou-se homem. Jesus veio à terra para viver entre os homens e para nos mostrar o caminho para a vida eterna com o Pai. Diferente das pessoas corrompidas e pecadores que somos, Jesus veio em toda a glória e perfeição da pureza. Ele nos mostrou o Pai e preparou o caminho para o céu.  

Ação: Pense na glória de Jesus. Agradeça a Deus por seu Filho ter nos amado tanto ao ponto de se fazer carne.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...