15 de abril de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Zacarias: Deus Lembrou!

Zacarias veio de uma família sacerdotal que havia regressado para Jerusalém depois do cativeiro na Babilônia (cerca de 538 a.C.). Seu nome significa “Deus lembrou”, uma expressão que bem descreve a mensagem deste profeta. Para expressar o tema com mais clareza, observamos as palavras de Deus: “Com grande empenho, estou zelando por Jerusalém e por Sião” (Zacarias 1:14).
A maneira mais fácil de nos lembrar da mensagem de Zacarias é como continuação do trabalho do profeta Ageu. Os dois realizaram seu trabalho na mesma época histórica e com o mesmo objetivo principal. O relato histórico de Esdras diz: “Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel, cujo Espírito estava com eles. Então, se dispuseram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém; e, com eles, os referidos profetas de Deus, que os ajudavam” (Esdras 5:1-2).
A comparação das datas citadas nos dos livros de Ageu Zacarias confirmam o comentário de Esdras. As datas citadas em Ageu são do segundo ano do reinado de Dario, começando no sexto mês e terminando no nono mês do mesmo ano (Ageu 1:1; 2:10). As datas em Zacarias começam no oitavo mês do mesmo ano e continuam até o nono mês do quarto ano (Zacarias 1:1; 7:1). É possível que o trabalho dele tenha continuado por mais alguns anos.
O estilo de Zacarias, porém, é muito diferente do de Ageu. Enquanto Ageu apresentou uma mensagem simples e objetiva, Zacarias empregou o estilo apocalíptico (o mesmo estilo empregado nos livros de EzequielDaniel e Apocalipse), usando linguagem altamente figurada e visões espirituais para comunicar a mensagem de intervenção divina nos assuntos humanos. Quase a metade do livro de Zacarias é composta de uma série de visões usadas por Deus para assegurar o profeta e seus ouvintes da fidelidade de Deus em cuidar dos fieis.
Quando se trata das promessas de Deus, Zacarias começa onde Ageu termina. No sétimo mês do segundo ano do reinado de Dario, Deus prometeu confortar o seu povo, dizendo que ia abalar as nações (Ageu 2:4-7). Quatro meses depois, na primeira visão de Zacarias, as nações continuam tranquilas enquanto o povo em Jerusalém vive agitado e ansioso, ainda esperando a consolação divina (Zacarias 1:11-12). A partir desta visão, Zacarias assegurou o povo de Deus que o Senhor não havia esquecido sua promessa, e que o alívio viria.
Na leitura de Zacarias, encontramos uma série de oito visões seguidas por diversas outras mensagens, algumas se referindo àquela mesma época, e outras olhando para eventos séculos depois na vinda do Messias.
Capítulos 1 a 6 apresentam as oito visões de Zacarias.
Capítulos 6 a 8 contêm mensagens da presença de Deus com seu povo, mas incluem um trecho lembrando os judeus dos motivos da ira de Deus que veio sobre eles no cativeiro.
Capítulo 9 começa com profecias sobre outras nações, mostrando a intenção divina de castigar os povos da Síria, Fenícia e Filístia.
Capítulos 9 a 14 frisam o zelo de Deus pelo povo escolhido, mostrando como ele protegeria os fiéis. Várias partes destes capítulos olham para o reino do Messias, e mostram que teria ainda outro castigo de Jerusalém neste processo de estabelecer o reino do Senhor.
Zacarias é considerado por muitos o livro mais difícil do Antigo Testamento, e ninguém negaria que ele apresenta desafios no estudo. Mas não deixemos estas dificuldades esconder a sua mensagem principal: Deus não esquece do seu povo!
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...