29 de abril de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Efésios: A Graça Eterna Revelada em Jesus Cristo

Das várias igrejas que receberam cartas do apóstolo Paulo, a igreja de Éfeso é uma das mais conhecidas. Na primeira parte da sua segunda viagem, Paulo não parou em Éfeso, mas na volta ele passou pela cidade, pregou numa sinagoga e deixou um casal, Áquila e Priscila, nesta cidade importante da Ásia Menor. Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso onde permaneceu por três anos. Na volta desta viagem, ele passou perto de Éfeso e teve uma conversa séria com os pastores dessa igreja (estas informações vêm de Atos capítulos 18, 19 e 20).
No final da terceira viagem, Paulo chegou a Jerusalém onde foi preso. Passou mais de quatro anos nas prisões em Cesareia e Roma, e durante este período escreveu quatro epístolas, entre elas a carta aos efésios.
Nesta epístola, Paulo trata de vários temas importantes. Ele enfatiza o papel da igreja no plano eterno de Deus. Com o entendimento que a igreja é composta de pessoas perdoadas pelo sacrifício de Jesus, ele também fala sobre a conduta do povo de Deus, incentivando a unidade dos seguidores do Senhor baseada na doutrina que os separa de outras pessoas. Características importantes da vida dos discípulos de Cristo incluem a maturidade espiritual, a pureza, a retidão, o serviço a Deus e aos outros e, principalmente, o amor. Uma mensagem importante deste livro se encontra nestas palavras: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5:1-2).
Na leitura de Efésios, observamos os assuntos principais tratados:
Capítulo 1 focaliza o plano eterno de Deus para oferecer a redenção aos homens em Jesus Cristo.
Capítulo 2 fala sobre esta salvação pela graça mediante a fé, oferecida igualmente aos judeus e aos gentios (pessoas de outras nações).
Capítulo 3 destaca a importância da revelação do evangelho neste plano da redenção.
Capítulo 4 chama os seguidores de Cristo a se esforçarem para manter a unidade e contribuir ao crescimento espiritual uns dos outros.
Capítulos 4 a 6 apresentam exortações práticas sobre a conduta dos discípulos de Jesus. Nesta parte, ele inclui instruções sobre relações familiares e profissionais sob o princípio de sujeição mútua em obediência a Cristo (Efésios 5:21)
Capítulo 6 convida os cristãos a se vestirem com a armadura de Deus para entrar preparados na batalha espiritual.
No meio destes ensinamentos importantes sobre o trabalho salvador de Jesus e as responsabilidades dos cristãos, Paulo também mostra a importância do seu trabalho como apóstolo. Nisso, ele não se engrandece. Pelo contrário, ele se vê como um servo privilegiado porque o Senhor confiou a ele a mensagem do evangelho.
Paulo mostrou seu forte desejo que outros aceitassem o amor demonstrado pelo Senhor no evangelho. Ele pregava para transformar corações e levar os ouvintes a conhecerem “...o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19).
Paulo vivia com imensa gratidão pela salvação que recebeu pela misericórdia de Deus, e vivia para compartilhar a mensagem da graça com todos.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...