30 de abril de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica

Filipenses: A Felicidade Não Depende das 

Circunstâncias

Na sua segunda viagem missionária, o apóstolo Paulo (acompanhado por Silas, Timóteo e Lucas) atravessou o mar Egeu para chegar à Europa, especificamente à província da Macedônia. Foram direto para Filipos, cidade com a posição privilegiada de colônia romana onde aconteceram duas conversões notáveis. Lídia, uma comerciante da Ásia, e outras pessoas da sua casa foram convertidas. Depois de Paulo e Silas serem presos, o próprio carcereiro e sua família foram convertidos também. Estas informações são relatadas no livro de Atos, capítulo 16.
Depois deste início, Paulo e os cristãos em Filipos mantinham contato. Os filipenses enviaram ajuda financeira quando Paulo continuou sua viagem (Filipenses 4:15-16), e ele passou pela Macedônia duas vezes na sua próxima viagem (Atos 20:1-6). No final da terceira viagem, Paulo foi preso e passou mais de quatro anos encarcerado. Durante este tempo, Epafrodito levou mais sustento dos filipenses para Paulo e, depois de sofrer uma doença grave, voltou para eles e evidentemente levou esta carta (Filipenses 4:18; 2:25-30).
Apesar da circunstância do autor com prisioneiro e a preocupação dos filipenses com ele, esta carta é uma das mais alegres e animadoras das epístolas do Novo Testamento. Paulo fala várias vezes da sua alegria e dos motivos da alegria dos filipenses, cuja confiança em Deus supera qualquer desânimo: “Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo. Assim, vós também, pela mesma razão, alegrai-vos e congratulai-vos comigo” (Filipenses 2:17-18; veja também 1:4; 2:2,28,29; 3:1; 4:1,4,10).
Em Filipenses, Paulo tratou de vários problemas práticos. Ele comentou sobre pessoas que pregam por motivos errados e sobre o problema dos judaizantes, cristãos que incentivavam seus irmãos a voltarem às práticas da Lei do Antigo Testamento. Também mostrou a sua preocupação com as pessoas na igreja de Filipos, pedindo que um irmão ajudasse a resolver um conflito entre duas irmãs (Filipenses 4:2-3).
O conteúdo de Filipenses, seguindo a ordem dos capítulos, inclui estes pontos principais:
Capítulo 1, além da introdução e comentários iniciais sobre suas orações pelos irmãos de Filipos, inclui contrastes nítidos entre o trabalho de Paulo e o de outros pregadores que agiam por motivos errados. Paulo demonstra seu coração de servo quando se abre com os filipenses e mostra a vontade de adiar sua chegada ao céu para poder ajudar por mais tempo estes e outros irmãos.
Capítulo 2 frisa e humildade no serviço. Paulo fala sobre as atitudes necessárias para servirem juntos, e cita como modelo perfeito o exemplo de Jesus. Deus se humilhou para se tornar homem, servir aos outros e oferecer a sua vida em favor dos outros. Precisamos aprender deste exemplo!
Capítulo 3 apresenta alertas importantes sobre falsos mestres, especialmente os judaizantes. Paulo recusou a confiar nos seus próprios feitos, mesmo como judeu fiel, pois entendeu a necessidade de confiar exclusiva e totalmente em Cristo.
Capítulo 4 inclui alguns comentários pessoais, mostrando sua preocupação com irmãos em Filipos e agradecendo o cuidado deles para com ele. É neste capítulo que encontramos uma orientação excelente sobre os nossos pensamentos: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupa o vosso pensamento”(Filipenses 4:8).
Em Filipenses, Paulo nos convida a ser cristãos alegres e esperançosos, lutando para agradar ao Senhor e alcançar a vida eterna com ele.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...