9 de maio de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Tiago: A Fé na Prática

A pequena epístola de Tiago, provavelmente um dos primeiros livros do Novo Testamento, oferece orientações práticas para conduzir cristãos no seu serviço ao Senhor. 
Dois homens com o nome de Tiago recebem destaque especial no Novo Testamento. Um dos apóstolos com este nome, filho de Zebedeu e irmão de João, foi um dos três apóstolos que acompanhava Jesus por perto. Depois da morte deste apóstolo em 44 d.C. (Atos 12:1-2), um outro apóstolo, o irmão de Jesus, se tornou especialmente influente na igreja em Jerusalém (Gálatas 1:19). É provável que este Tiago seja o autor do livro que leva o mesmo nome.
Os destinatários da carta são identificados como as “doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tiago 1:1). Esta linguagem admite duas interpretações. No Antigo Testamento, a nação de Israel foi conhecida como as doze tribos, descendentes dos filhos de Jacó. Se Tiago usa o termo neste mesmo sentido, o conteúdo do livro mostra que esses judeus seriam pessoas já convertidas a Cristo. No Novo Testamento, porém, o foco está em Israel espiritual, aqueles que imitam a fé de Abraão, independente da sua descendência carnal. O próprio Jesus introduziu esta ideia (João 8:39-40), e seus seguidores empregaram termos como judeus e as doze tribos neste mesmo sentido (Romanos 2:28-29; Apocalipse 7:4 comparado com 14:3-5). 
A mensagem de Tiago é direta e objetiva. Diferente das epístolas de Paulo, Pedro e João, a carta de Tiago não inclui saudações pessoais. As exortações começam no segundo versículo e continuam até o último.
Os temas abordados nos cinco capítulos de Tiago são diversos, todos focando a importância de viver conforme a fé: 
Capítulo 1 enfatiza as atitudes certas diante de provações e tentações e chama os leitores a serem praticantes, e não apenas ouvintes, da palavra do Senhor.
Capítulo 2 aborda dois assuntos: (1) a condenação de preconceitos socioeconômicos na igreja e (2) a necessidade de obras que demonstram a autenticidade da fé.
Capítulo 3 apresenta uma das advertências mais fortes do Novo Testamento sobre o uso errado da língua e nos chama a buscar a sabedoria divina.
Capítulo 4 condena várias atitudes carnais que atrapalham o serviço a Deus.
Capítulo 5 encerra a epístola com várias instruções que exigem uma perspectiva eterna e espiritual, e não materialista e carnal.
Encontramos em Tiago instruções simples, diretas e valiosas. Tratando das provações, ele disse: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:2-3). Sobre a obediência à palavra de Deus, Tiago escreveu: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22). E para combater a noção de salvação pela fé sem a obediência, acrescentou: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.... Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:24,26).
Tiago mostrou sua preocupação com o perigo de alguém abandonar a fé em Cristo, e encerrou a carta com orientações sobre o resgate dos desviados: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tiago 5:19-20). 
Do começo ao fim, o livro de Tiago apresenta instruções práticas que podem e devem ser aplicadas em nossas vidas a cada dia.
(–por Dennis Allan).Que deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 11  Sofonias 3 5) A Terra de Judá e a Cidade de Jerusalém. 3:1-8. 1. Cidade opressora . . . rebe...