6 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 8 da Sabedoria é a Instruction of Ptah-Hotep,  de cerca de 2450A.C, no Egito. São poucos os paralelos que poderíamos citar entre essa obra e o Livro de Provérbios, mas o seu estilo é proverbial e as idéias são semelhantes em alguns ursos. Por exemplo, ela ordena a obediência dos filhos, a humildade, a justiça, o cuidado junto à mesa de um nobre, o ouvir mais que falar, etc. É óbvio que tais advertências pias são antigas e eram propriedade comum do Oriente. Paralelos entre tais obras e o livro de Provérbios nada provam quanto à origem do nosso livro. Observações semelhantes se aplicam a Instruction of Ani, e outras obras antigas do Egito. Poderíamos mencionar algumas obras da literatura da Mesopotâmia. O assim chamado Jó da Babilônia, intitulado Louvarei o Senhor da Sabedoria faz-nos lembrar de uma certa maneira o Jó bíblico quando conta a história de um homem muito doente que foi curado pelos deuses. Há também um Diálogo Sobre a Miséria Humana, às vezes chamado de Eclesiastes da Babilônia. A semelhança com a linguagem do Eclesiastes bíblico é bem menor, mas inclui alguns poucos provérbios. Diversas tabuinhas babilônicas do século oito ou anteriores incluem provérbios ou conselhos sobre a retribuição do mal com o bem, sobre o não falar precipitadamente, sobre o não intrometer-se nas brigas alheias, etc. Novamente, considerando que tais princípios de moralidade são muito generalizados, sua presença nessas tabuinhas nada prova sobre a origem do Livro dos Provérbios, exceto que ele deveria naturalmente ser considerado segundo o seu fundo de cena. Exatamente como Moisés poderia ter recorrido às leis de Hamurabi, e Davi usou algumas das formas da poesia de Canaã, assim Salomão e seus sucessores tinham abundância de material a que recorrer para fins ilustrativos. Em todos esses casos, contudo, o antigo material comum foi moldado pelo autor hebreu, que foi inspirado pelo Espírito de Deus a escrever Suas revelações para o Seu povo. (Todas essas obras podem ser convenientemente observadas na coleção editada por James B. Pritchard, Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament, 2ª ed.)..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Junho Dia 157  

Leituras: Marcos 14:1-11; 1 Coríntios 16:1-12; Salmo 127; Eclesiastes 3:16-22; 1 Reis 3-4.  

Versículo Especial“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Salmo 127:3).  

Pensamento Bíblico: Salomão Pede Sabedoria (1 Reis 3). Quando Salomão ascendeu ao trono, ele percebeu a enormidade da tarefa  de dirigir uma nação. Ele se voltou para Deus, não para procurar riqueza, poder ou longa vida, mas para pedir sabedoria. Deus atendeu ao seu pedido e acrescentou outras bênçãos. Aqueles que dirigem hoje em dia, quer guiando nações, igrejas ou famílias, precisam voltar-se para Deus para receber sabedoria.  

Ação: Volte-se para a palavra de Deus para encontrar sabedoria..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

5 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 7  Os autores das outras seções dos Provérbios (III, 22:17 – 24:22; IV, 24:2324; VI, 30:1 – 31:31) são completamente desconhecidos. Veja observações no Comentário. Não podemos, portanto, ser dogmáticos quanto às suas datas, exceto quanto a dizer que não há necessidade de colocarmos a edição final do livro depois do encerramento tradicional do período bíblico - cerca de 400 A.C.  As Coleções dentro dos Provérbios. Toy (op. cit., pp. vii, viii) e outros que concordam com ele, têm argumentado que o aparecimento da mesma linha ou verso em diversas partes do livro prova que diversos autores cooperaram na formação do mesmo. Toy faz uma lista de más de cinqüenta similaridades, embora algumas não sejam muito exatas. Inadvertidamente ele omite 15:13 e 17:22. A maior parte desses paralelos foram destacados na parte do Comentário deste exame. Toy não deu atenção suficiente para o fato óbvio de que, em muitos casos, a porção de um versículo fosse repetida com variações que também são significativas. Tais repetições não provam nada quando à autoria variada dos provérbios. Às vezes, a repetição também vem dentro de uma seção que Toy defende ser uma coleção uniforme, como 14-12 e 16: 25. Aqui Toy vê-se obrigado a sugerir a existência de sub-coleções. Mais ainda, há, uma repetição semelhante em uma obra egípcia considerada de autoria única (cons. Comentário sobre 22:28). Ao que parece, a alegação de Toy baseia-se em uma suposição ilusória. Está claro que, dentro do livro dos Provérbios, há muitas coleções distintas, conforme os títulos indicam; mas as evidências internas de tais paralelos são suficientes para invalidar a autoria de Salomão nas porções que lhe são atribuídas. Provérbios e outra Literatura da Sabedoria. Tal como a poesia antiga não se limitou aos hebreus, assim a forma literária dos Provérbios não é também unicamente hebréia. Não nos surpreenderíamos em descobrir que há coleções de provérbios do antigo Egito ou Mesopotâmia. Diversas dessas obras têm títulos, nus duas são especialmente importantes – Story of Ahikar e Wisdom of Amen-em-Opet que devem ser consideradas de categoria inferior em algum detalhes..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Junho Dia 156  

Leituras: Marcos 13:24-37; 1 Coríntios 15:50-58; Salmo 126; Eclesiastes 3:9-15; 1 Reis 2.  

Versículo Especial“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).  

Pensamento BíblicoVitória em Jesus (1 Coríntios 15:50-58). Paulo conclui este grande discurso com a garantia da vitória e um desafio para ir avante. Ele promete ao justo a vitória sobre a morte e o Hades e, então, encerra com este desafio: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58).  

Jesus pavimentou o caminho para que possamos receber a recompensa.  

Ação: “Sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes . . .” .( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

4 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 6   Nossas evidências externas não são tão completas quanto gostaríamos que fossem, mas não devem ser totalmente ignoradas. Provérbios 15:8, por exemplo, foi citado com a fórmula "está escrito" no Documento Zadoquita (col. XI, linha 20; C. Rabin, The Zadokite, Documents, pág. 58). Isto mostra que o livro era considerado canônico no segundo século A.C. A produção Salomônica de Provérbios e parábolas" foi citada em Eclesiastes 48:17, datada de 180 A.C. Não há nenhuma evidência que seja anterior a esta data. Oesterley reivindica um caso de empréstimo feito ao livro de Provérbios pela Story of Akikar no século quinze (veja os comentários em 23:14). Qualquer opinião sobre a data do livro deverá ser fortemente influenciada pela opinião que tem dos outros livros. Se alguém defende que o Pentateuco não foi escrito antes de 400 A.C, e que os profetas foram na sua maioria pós-exílicos, terá de negar que Salomão escreveu os Provérbios. Se, contudo, a data pré-exílica do Pentateuco, Salmos e Profetas for aceita (como o faz este  autor), não temos motivos válidos para negarmos a tradicional imputação salomônica às seções que levam o seu nome. Fritsch (op. cit., pág. 770) faz objeções à tradicional glorificação da sabedoria de Salomão quando "ele cometeu tantos erros tolos através de toda a sua vida em todos os setores". Esse parece ser um julgamento demasiadamente áspero do mais brilhante rei de Israel. Que ele praticou erros em seu longo reinado de quarenta anos está claro; mas a arqueologia testifica da capacidade de Salomão na arquitetura, na administração e suas descobertas na engenharia relativamente à sua fundição de cobre em Eziom-Geber. É verdade que em idade avançada ele se tomou tirânico (I Reis 12:10), mas seu declínio não deveria nos deixar cegos ao seu talento anterior. Muitos críticos fazem objeções quanto ao caráter de Salomão por causa de suas muitas esposas. Contudo, quando examinamos melhor os textos (e eles constituem nossa única fonte), concluímos que eles não retratam Salomão como uma criatura concupiscente. Na qualidade de rei importante sobre uma região que incluía muitos reis fantoches e cidades estados, sem dúvida Salomão estava sujeito a muitos tratados. Certamente em muitos casos tais tratados eram selados com o casamento de Salomão com as filhas desses reis fantoches, conforme antigo costume e como foi no caso da aliança com o Egito (I Reis 9:16, 17). Sem dúvida os casamentos de Salomão foram principalmente arranjos políticos. Seu erro não consistiu tanto na concupiscência quanto na permissão que concedeu a suas politicamente importantes esposas de introduzirem seus cultos pagãos na cidade de Deus (I Reis 11 : 7-9).(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de Junho Dia 155  

Leituras: Marcos 13:13-24; 1 Coríntios 15:35-49; Salmo 125; Eclesiastes 3:1-8; 1 Reis 1.  

Versículo Especial“Faze o bem, Senhor, aos bons e aos retos de coração” (Salmo 125:4).  

Pensamento Bíblico: Corpos Ressurgidos em Glória (1 Coríntios 15:35-49). Paulo continua sua discussão da ressurreição, afirmando a ressurreição corporal daqueles que são de Cristo (veja 15:22-23). Ele nos diz diversas coisas sobre a ressurreição dos fiéis, incluindo: 

   É uma ressurreição do corpo (v. 44).

   Este corpo é transformado por Deus (vs. 37-38,44).

   O novo corpo é incorruptível (v. 42).

   O novo corpo é ressuscitado em glória e poder (v. 43)

   O novo corpo é espiritual, celestial S não material nem terrestre (vs. 44-49).  

Os cristãos têm uma esperança eterna que torna possível e compensador suportar as dificuldades desta vida!  

Ação: Viva hoje com um olho no céu.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

3 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 5  W. F. Albright ("Some Cannanite-Phoenician Sources of Hebrew Wisdom" in Wisdom in Israel and the Ancient Near East, ed. por M. Noth e D.W. Thomas, pág,13) estuda a semelhança da linguagem com o ugarita e argumenta que o livro em "seu conteúdo total" é provavelmente pré-exílico, mas que grande parte dele foi transmitido oralmente até o século quinto. Ele defende que é provável que haja um núcleo salomônico. Consulte também um artigo escrito por Cullen I.K. Story, um dos alunos de Albright, The Book of Proverbs and Northwest Semitic Literature", JBL, LXIV, 1945, 319-337. Charles T. Fritsch (The Book of Proverbs, IB, Vol. IV, pág. 775) defende a mesma opinião com motivos semelhantes.Oesterley (W.O.E. Oesterley, The Book of Proverbs, pág. xxvi) prefere colocar a maior parte do livro no período pré-exílico, mas data a Seção I, 1:1 - 9:18, e a Seção VI, 30:1 - 31:31, do terceiro século "e muito provavelmente mais tarde ainda". O fato é que por mais que se dê atenção a estas evidências internas não se consegue datar corretamente o livro ou as suas coleções. Assumindo que provérbios seculares tenham precedido os religiosos, ou as máximas mais simples às variedades mais desenvolvidas, ainda se pode considerar que o desenvolvimento até o complexo e o religioso já estava completo antes do tempo de Salomão. Considerando que Jeremias se opôs aos sábios do seu tempo (Jeremias. 18:18), isto nada prova em relação às datas. Ele também se opôs aos sacerdotes, profetas e reis, mas isto não prova que tais cargos tenham sido pós-exílicos! A mais promissora maneira de tratar o assunto em relação à determinação da data por meio do critério interno é a de Albright em sua comparação com as palavras e formas ugaritas.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de Junho Dia 154  

Leituras: Marcos 13:1-13; 1 Coríntios 15:29-34; Salmo 124; Eclesiastes 2:24-26; 2 Samuel 23-24.  

Versículo Especial“Não vos enganeis; as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).  

Pensamento BíblicoFilosofias Contraditórias (1 Coríntios 15:32-34). Paulo compara duas filosofias de vida. A primeira é a do hedonismo, que só procura o prazer, predominante naquele tempo como agora. É a filosofia dos que esperam ser vencidos na morte. A segunda, da justa submissão a Deus. Esta é a filosofia dos vencedores, aqueles que esperam ser vitoriosos sobre a morte. Paulo escolheu esta última!  

Ação: Viva corretamente, esperando a vitória sobre a morte..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

2 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 4  Autoria. O nome de Salomão aparece em três partes do livro - 1:1; 10:1; 25:1. Há portanto uma reivindicação de autoria salomônica para a  maior parte das seções, na realidade para quase todas com exceção das Partes III, 22:17 – 24:22; IV, 24:23-34; e VI 30:1 – 31:31. Esta reivindicação é discutida por mestres da crítica. Toy (op. cit., pág. xix) que nega a autoria mosaica do Pentateuco e defende que Isaías e os profetas não escreveram os livros que lhes são atribuídos, mais do que naturalmente não dá a Salomão o crédito da autoria aqui. Com base em muitas indicações internas, ele atribui o livro a uma data pós-exílica. Driver (S.R. Driver, Introduction to the Literature of the Old Testament 4ª ed., págs. 381 e segs.) defende que partes do livro são préexílicas, mas pouco atribui a Salomão, se é que atribui. Pfeiffer (Robert H. Pfeiffer, Introduction to the Old Testament, págs. 649-659) examina detalhadamente as características internas de Provérbios com a intenção de datar diversos períodos. Considerando que a literatura da Sabedoria do Egito datada de 1700-1500A.C, era puramente secular, ele conclui que o estrato religioso de Provérbios deve provir do século quarto A.C. Depois de reconstruir a seu bel-prazer a história do pensamento israelita, ele data o livro de Provérbios relacionando-o com esse desenvolvimento. Sua conclusão é que o livro foi terminado depois de 400 A.C. e algum tempo depois do fim do terceiro século..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de Junho Dia 153  

Leituras: Marcos 12:35-44; 1 Coríntios 15:20-28; Salmo 123; Eclesiastes 2:18-23; 2 Samuel 22.  

Versículo Especial“A ti, que habitas nos céus, elevo os meus olhos!” (Salmo 123:1).  

Pensamento Bíblico: A Futilidade de Deixar uma Grande Herança  (Eclesiastes 2:18-23).  O homem sábio continua a busca pela sua realização nesta vida, discutindo seus esforços para juntar riqueza, para afinal descobrir que ela poderia ser esbanjada por herdeiros ingratos. Ainda hoje, muitas pessoas estão preocupadas em deixar uma grande herança, ao mesmo tempo que negligenciam as necessidades espirituais de seus filhos. Nossas posses materiais perecem. As almas duram para sempre.  

Ação: Pais, dêem a seus filhos algo de valor eterno. Mostrem-lhes o caminho para o céu..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

1 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 3   Esta seção, Provérbios 1 a 9, contrasta portanto o pecado com a justiça. As palavras "sabedoria", "instrução", "entendimento", etc., através de toda esta passagem, não se referem simplesmente à inteligência e capacidade humanas; mas antes contrastam com aquilo que é mau. A sabedoria conforme usada aqui é portanto uma qualidade moral. Deve-se notar que este é um uso especial. Na maior parte do Velho Testamento, a sabedoria é simplesmente capacidade ou sagacidade. Até no Eclesiastes, onde a sabedoria também foi enfatizada, é apenas inteligência humana e portanto foi colocada ao lado da loucura como vaidade (Eclesiastes. 2:12-15). Só em Jó 28 e em certos salmos (37:30; 51: 6; 91: 12; 111:10) é que se nota o conceito proverbial da sabedoria. Mesmo a sabedoria pela qual Salomão se tornou famoso nos livros históricos não era exatamente esta sabedoria. Ele ficou famoso por sua capacidade na ciência natural (I Reis 4:33), na jurisprudência (I Reis 31 16-28) e por sua grande inteligência (I Reis 10:1-9). Provérbios acrescenta ao conceito da acuidade mental a retidão moral a única que dá mérito à inteligência. Na segunda seção, os Provérbios de Salomão, 10:1 – 22:16, a doutrina é apresentada quase que exclusivamente através de versículos isolados. Através do capítulo 15, o ensino é feito por meio de contraste, indicado por um 'irias" no meio de quase todos os versículos. Subseqüentemente há paralelos de idéias mais freqüentes que os contrastes. Esta seção cobre uma larga escala de assuntos e torna difícil fazer um esboço. O ponto de vista, contudo, é bastante consistente. Salomão faz um contraste entre a sabedoria e a loucura. E, como na Seção l, não é a inteligência versus a estupidez; é a sabedoria moral versus o pecado. Nesta seção a sabedoria não está personificada, mas os mesmos sinônimos da Seção I foram usados aqui em se tratando dela – entendimento, justiça, instrução. O louco também tem o seu paralelo: o zombador, o preguiçoso, o obstinado. As seções seguintes (veja Esboço) continua nesta linha. Conforme Toy destaca (Crawford H. Toy, ICC sobre Provérbios, pág. xi), a ética do livro é muito alta. Honestidade, verdade, respeito pela vida e propriedade são os pontos nos quais se insiste. Os homens são aconselhados a exercerem a justiça, o amor, a misericórdia para com os outros. Uma boa vida familiar, com cuidadosa educação das crianças e um alto padrão feminino é o que se reflete. Quanto ao aspecto religioso, o Senhor se entende como o autor da moral e da justiça, e o monoteísmo é pressuposto. As referências à Lei e à profecia (29:18) ao sacerdócio e aos sacrifícios (15:8; 21:3, 27) são poucas, no entanto. O autor fala de si mesmo, inculcando princípios de boa conduta como vindos do Senhor..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Junho Dia 152  

Leituras: Marcos 12:28-34; 1 Coríntios 15:12-19; Salmo 122; Eclesiastes 2:12-17; 2 Samuel 20-21.  

Versículo Especial“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor” (Salmo 122:1).  

Pensamento BíblicoUma Fé Vazia (1 Coríntios 15:12-19). Algumas pessoas em Corinto negaram a idéia de que a morte é seguida pela ressurreição. Paulo mostrou que a sua posição retira do evangelho todo o significado. Se Cristo não se levantou, não há razão para servi-lo! Alguns hoje afirmam seguir a Cristo, ao mesmo tempo que negam a ressurreição. A deles, também, é uma fé vazia, sem esperança.  

Ação: Dê graças a Deus pela ressurreição e exaltação de Jesus Cristo. Sirva-o como alguém que tem uma bem fundada esperança no porvir...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

31 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 2   INTRODUÇÃO A Doutrina dos Provérbios. A essência do Livro dos Provérbios é o ensino da moral e dos princípios éticos. A peculiaridade deste livro é que ele ensina principalmente por meio de contrastes. Especialmente dignos de nota são os capítulos 10-15, onde quase todo versículo distingue-se pela palavra "mas". Na primeira seção, os capítulos 1-9, também foram empregados contrastes entre o bem e o mal. O bem nesta seção está indicado por diversas palavras sabedoria, instrução, entendimento, justiça, juízo, eqüidade, conhecimento, discernimento, saber, conselhos – mas especialmente sabedoria, que aparece dezessete vezes nesta porção e vinte e duas vezes no restante do livro. A bem conhecida declaração de 1:7, "o temor do Senhor é o princípio do saber", repetida no final da seção (9:10) pode ser considerada o tema do livro. Esta declaração reaparece ao pé da letra (com as cláusulas invertidas) no alfabético Salmo 111:10, e em forma quase idêntica no clímax do capítulo 28 de Jó, o qual descreve em forma altamente poética a busca da sabedoria.Peculiar a esta seção de Provérbios é a personificação da sabedoria como se fosse uma mulher. Pela primeira vez aparece em 3:15. Provérbios 7:4 abre o caminho à personificação: "Dize à sabedoria: Tu és minha irmã". Ela se completa nos capítulos 8 e 9, onde a Sabedoria convida os tolos a participarem de sua festa. Só em Provérbios e só nesta primeira parte a sabedoria foi assim personificada. É essencial à compreensão desta primeira parte que se reconheça esta personificação. Considerando que "sabedoria" em hebraico é um substantivo feminino, é natural e prontamente personificada em uma mulher. Mais do que isto, o autor aqui contrasta a "sabedoria", uma mulher virtuosa, com a prostituta, a mulher estranha. E tal como a sabedoria representa todas as virtudes, provavelmente a mulher estranha tipifica e inclui todo o pecado. O contraste é estudado e artístico. A Sabedoria clama nas ruas (8:3). Seu convite é: "Quem é simples, volte-se para aqui" (9: 4). Em contraste, a mulher tola, que convida às águas roubadas e cujos convidados estão nas profundezas do inferno (9:17,18), faz um convite idêntico: "Quem é simples, volte-se para aqui" (9: 16). A Sabedoria chama os simples a abandonarem o pecado; a prostituta os chama à indulgência para com ele..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


31 de Maio Dia 151

Leituras: Marcos 12:18-27; 1 Coríntios 15:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:1-11; 2 Samuel 19.  

Versículo EspecialO meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 121:2).  

Pensamento Bíblico: O Coração do Evangelho (1 Coríntios 15:1-11). Este capítulo contém uma das mais completas defesas da ressurreição de Jesus e de suas ramificações para seus seguidores. Paulo ofereceu estes fatos sobre Jesus: ì ele morreu, í foi sepultado e î levantou-se de novo. Em apoio de suas afirmações, ele ofereceu centenas de testemunhas ainda acessíveis aos seus leitores originais. Paulo sustenta que sua fé, seu trabalho e sua pregação eram todos baseados na verdade.  

Ação: Segure firme a verdade do evangelho..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

30 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 113    16-25. As Experiências da Peregrinação. Fez vir fome. Também fora do comum é esta referência a Deus como causa direta da fome que levou a família israelita para o Egito. O salmista está primeiramente enfatizando a parte de Deus em tudo o que aconteceu: Fez vir uma fome, enviou um homem (José), experimentou-o, permitiu que assumisse o poder, fez aumentar o seu povo, provocou o ódio dos egípcios contra Israel. De acordo com a idéia generalizada do V.T, o salmista ignora causas secundárias. 26-38. O Livramento do Egito. E lhes enviou Moisés . . . e Arão. O escritor coloca ênfase especial sobre as pragas como sintais do poder de Deus. Ele coloca a nona praga no alto da lista, invertendo a ordem da terceira e quarta, e omite a quinta e a sexta. 39-45. A Realização da Promessa. Porque estava lembrado da sua santa palavra. Depois de recordar-se de como Deus guiou Israel no deserto, o salmista tira sua conclusão : Cada um dos maravilhosos atos de Deus foi realizado porque o Senhor se lembrou de cumprir Sua promessa, pela primeira vez feita a Abraão. O clímax é atingido no cumprimento da promessa através da qual Canaã, as terras das nações, com todos os frutos do trabalho prévio, deveria pertencer a Israel. Salmo 106. A Natureza Paciente de Deus A contínua rebeldia de Israel está enfatizada nesta seqüência ao Salmo 105. Embora começando como um hino (vs. 1-5), o poema continua como uma lamentação ou confissão nacional. A tristeza do lamento está contrabalançada, até um certo degrau, pelo quadro da misericórdia paciente de Deus ao tratar com o seu povo. 1-6. Louvor e Confissão. Rendei graças ... Pecamos. À moda de um hino o autor solta uma exclamação de louvor, seguida por uma expressão de beatitude, uma oração pessoal e uma confissão de pecado nacional. Observe que a presente geração está incluída entre as gerações do passado.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Maio  Dia 150  

Leituras: Marcos 12:13-17; 1 Coríntios 14:27-40; Salmo 120; Eclesiastes 1:12-18; 2 Samuel 17-18.  

Versículo Especial“Porque Deus não é de confusão e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos” (1 Coríntios 14:33).  

Pensamento Bíblico: Edificação e Ordem (1 Coríntios 14:27-40). Ainda que nem todas as minúcias da assembléia descrita aqui se repitam hoje em dia, esta passagem bem ilustra alguns princípios importantes, incluindo-se: 

   Uso das habilidades para edificar e encorajar.

   Reconhecimento de que Deus traz paz e não confusão.

   Observação da vontade de Deus que as mulheres estejam sujeitas aos homens.

   Prática da ordem na adoração de Deus.  

Ação: Use suas habilidades para glorificar reverentemente a Deus...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

29 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 112   24-30. A Providência Divina. Todas com sabedoria as fizeste. O salmista faz uma pausa maravilhando-se diante da sabedoria divina exibida em toda a maravilhosa criação de Deus. As maravilhas do mar e os mistérios da vida são destacados como ilustrações da providência de Deus.31-35. Louvando a Glória de Deus. A glória do Senhor seja para sempre. O salmista faz voto de cantar louvores a Deus durante toda a sua vida. Seu desejo de erradicação do mal está de acordo como seu conceito da bondade da criação divina (cons. Gênesis. 1). Salmo 105. As Maravilhas do Passado Novamente o salmista canta um hino de louvor, desta vez enfatizando os maravilhosos atos de Deus dentro do relacionamento da aliança. Os salmos 105 e 106 são obras complementares e em ambos a história é pesquisada. No primeiro, enfatiza-se os atos divinos; no último, os atos da desobediência de Israel foram citados. Ambos os poemas têm afinidade com o salmo 78, no qual os dois temas foram entretecidos. 1-6. O Chamado para a Ação de Graças. Rendei graças . . . invocai . . . cantai . . . narrai . . . gloriai . . . alegre-se . . . buscai . . . lembrai. As instruções detalhadas do salmista revelam o que significa louvar o Senhor. Está claro que o hino foi criado com propósito de uso congregacional. 7-15. A Aliança com os Patriarcas. Lembra-se perpetuamente da sua aliança. O aspecto especial da aliança que foi destacado é a promessa de que Canaã seria a herança de Israel. O restante do salmo demonstra o resultado deste aspecto da aliança. Observe o uso fora do comum de meus ungidos e meus profetas referindo-se aos patriarcas...(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Maio  Dia 149  

Leituras: Marcos 12:1-12; 1 Coríntios 14:20-26; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 1:9-11; 2 Samuel 15-16.  

Versículo Especial“Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos” (Salmo 119:162).

Pensamento Bíblico: Rejeitando os Servos e o Filho (Marcos 12:1-12). A parábola de Jesus sobre os perversos lavradores da vinha reflete especialmente as atitudes dos chefes judeus para com ele. Eles rejeitaram os mensageiros de Deus e finalmente rejeitaram o Filho de Deus. Tristemente, as mesmas atitudes têm sido refletidas por judeus e gentios que não receberam Jesus Cristo. Não querendo aceitar o testemunho dos profetas da Bíblia, no final de tudo, rejeitaram o próprio Jesus. A resposta de Deus: “Exterminará aqueles lavradores” que rejeitam seu Filho.  

Ação: Submeta-se humildemente ao Filho de Deus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

28 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 111  19-22. Chamado para o Louvor Universal. Bendizei ao Senhor todos os seus anjos . . . exércitos . . . ministros. Depois de declarar o princípio da realeza divina, o salmista convoca todo o universo a louvar em coro. O propósito do louvor é declarar todas as suas obras em todos os lugares, tanto nos céus como na terra. O salmista termina tomando o seu lugar na antema eterna. Salmo 104. O Poder Criativo de Deus Aqui está um hino de louvor parecido sob certos aspectos com o anterior. As frases introdutórias e conclusivas dos dois salmos são quase idênticas, estabelecendo uma atitude de ação de graças e louvor.Enquanto o hino anterior enfatizava o relacionamento divino histórico, este descreve o relacionamento de Deus com a criação. Oferece paralelo com o pensamento persa, babilônio e egípcio (com. "Hino a Atenas", ANET, pág. 369-371). Ainda mais importantes são os paralelos com Gênesis 1 e Jó 38-41. 1-4. A Grandeza de Deus na Criação. Como tu és magnificente. Depois de convocar todo o seu ser para o louvor, o salmista descreve o Senhor revestido com a maravilhosa majestade de Sua criação. Na Sua roupa há luz; os céus se estendem como um dossel; Sua habitação está sustentada por colunas; nuvens, vento e anjos são criados para Seu uso. 5-9. Como Deus Formou a Terra. Os fundamentos da terra. Os conceitos de cosmologia do Oriente Próximo estão evidentes aqui como em todo o salmo. A terra está firmemente estabelecida em suas bases ou colunas (v. 5); montanhas e vales foram formados; os mares foram divididos e fixados nos seus limites. 10-18. A Provisão de Deus para Suas Criaturas. Fazes rebentar fontes. Uma das maiores necessidades da antiga Palestina era o fornecimento de água. O salmista louva a Deus pela provisão das fontes e da chuva de modo que todas as formas de vida, animal e vegetal, podem ser mantidas. Ele O louva também pelas bênçãos do alimento, vinho, azeite, árvores, colinas e rochas. 19-23. Deus Ordena a Formação dos Céus. A lua ... o sol. Estes dois corpos celestes foram destacados para a atenção porque são indispensáveis no ordenamento das estações e dos dias. Enquanto os animais selvagens lutam nas trevas, o homem trabalha principalmente nas horas iluminadas pelo dia...(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Maio  Dia 148  

Leituras: Marcos 11:27-33; 1 Coríntios 14:10-19; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:1-8; 2 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmo 119:160).  

Pensamento Bíblico: A Vida Segue (Eclesiastes 1:1-8). Um dos mais desconcertantes livros da Bíblia começa falando dos períodos que observamos na vida na terra. As gerações vêm e vão. O sol se levanta e se põe diariamente. As correntes do vento e do mar correm em seus circuitos. A vida segue.  

Se nossa sabedoria for limitada à observação de fenômenos da natureza, nossa existência se torna uma vida sem graça. É interessante que as filosofias pagãs são freqüentemente descritas como rodas, girando em repetidas voltas sem fim. Alguns até “reciclam” a alma, através da reencarnação. A mensagem de Eclesiastes se desdobra mais além, mas nós finalmente vemos que há um outro aspecto de nossa existência, que altera esta ciranda. “O espírito voltará a Deus” (Eclesiastes 12:7). Não somos recicláveis: nossas almas são eternas!  

Ação: Ande hoje com sua vida vista na perspectiva da eternidade.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...