4 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 6 9. Esperastes o muito. Ageu retorna ao tema das consequências desastrosas da indiferença do povo pelas coisas espirituais. Tal negligência tinha um efeito direto em seus assuntos temporais. Embora tivessem grandes esperanças em colheitas abundantes, tais expectativas foram frustrantes. Pouco havia para exibirem pelo seu grande dispêndio de energias. Eu com um assopro o dissipei. Até o pouco que foi colhido de nada lhes adiantou. Deus providenciou que fosse impróprio para o consumo ou que fosse disperso. O povo foi assina informado que não devia atribuir a pequena produção do solo a nenhuma outra causa, como por exemplo à terra há tanto negligenciada durante o período do cativeiro, mas ao castigo direto de Deus. Por quê? Como a providência divina podia ser explicada? O castigo divino tinha de ser declarado segundo seus atos. Em que eles falharam? Cada um de vós corre. A resposta é clara. Em buscar a sua própria sorte, exibiram considerável grau de zelo, correram para se dizer a verdade, na busca de seus interesses egoístas, ignorando os interesses do Senhor. Um contraste notável entre a minha casa e a sua própria casa. 10. Retêm o seu orvalho. O Senhor reteve o orvalho que substituía a chuva durante os meses secos do verão, de modo que a terra não produzia. Assim Deus manifestou claramente que Ele era o administrador supremo do alimento de Israel. 11. Fiz vir a seca. Mais de uma vez na história de Israel Deus viu que havia necessidade de fazer a nação perceber sua total dependência Dele para todas as necessidades da vida. Repetidas vezes os mestres e profetas do V.T. enfatizaram que no caminho da obediência Israel encontraria o equilíbrio das forças da natureza para o seu benefício e recebimento de bênçãos. Deus advertira o povo de que se fosse desobediente, os próprios céus se tornariam como bronze (Deuteronômio. 28:23). A seca que ele enviou à terra e às montanhas afetou o cereal, o vinho, o azeite, todos os produtos da terra e todo o trabalho do homem e do gado. A fome sempre fora um flagelo terrível na mão de Deus. Veja II Reis. 8:1; Salmos. 105:16; cons. Deuteronômio. 11:14; 18:4. A criação inferior sempre fica envolvida na sorte do homem (Romanos. 8:19-21). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Maio Dia 124  

Leituras: Marcos 6:1-6; 1 Coríntios 4:14-21; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:7-12; Rute 1-2.  

Versículo Especial“Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele” (Provérbios 26:12).  

Pensamento Bíblico: Lealdade do Amor (Rute 1:16-17). Rute recusou-se a voltar para a terra e aos deuses de Moabe. Sua famosa afirmação, nestes versículos, exprime uma lealdade decidida. Ela prometeu aliança a sua empobrecida sogra, garantindo-lhe cuidados e companhia por toda a vida. Ela também expressou sua aliança com Jeová, assim renunciando aos deuses pagãos de Moabe. A lealdade de Rute foi recompensada com um distinto esposo e um lugar entre os ancestrais de Jesus (veja Mateus 1:5).  

Ação: Seja leal a Deus e à família. Deus recompensará sua fidelidade.  ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

3 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 5  6. Tendes semeado muito. Eles se consumiam por ocasião da semeadura. Eles não poupavam esforços para assegurar a prosperidade. Mas suas colheitas eram totalmente desapontadoras. Eles deviam ter percebido que não podiam se enriquecer à custa de Deus (cons. Levítico. 26:26; Oseias. 4:10; Malaquias. 6:14). Vestis-vos. Nada parecia ser o suficiente, nem o alimento, nem a bebida, nem as roupas. Saquitel furado. Os salários eram tão pequenos que desapareciam diante das necessidades diárias; os ganhos dos trabalhadores logo eram gastos. Não há nenhuma contradição entre a descrição da pobreza aqui e a descrição das casas apaineladas e caras do versículo 4. Como em outras sociedades, os ricos coexistem com os pobres. Aquela época, como toda época na história da humanidade, comprovou a verdade de Mateus. 6:33. Quando Deus é esquecido, todo o trabalho é sem lucro. As civilizações materialistas da atualidade precisam pensar nesta verdade mais do que em qualquer outra coisa. III. Os Castigos de Deus para Israel. 1:7-11. 8. Subi ao monte. Após outra convocação para um sério exame de sua condição, apresenta-se o remédio. O povo devia subir às terras altas e às áreas cobertas de matas para buscar madeira para o Templo. Dela me agradarei. Deus prometeu desde o início que a obediência resultaria em sua aprovação. Resumidamente Ageu dedara: "Obedecei a Deus e tereis as suas bênçãos e a sua aprovação". Serei glorificado. Aqui está a prova de que Deus se preocupava, com Ageu, com os aspectos espirituais da reconstrução. Salomão tinha orado (I Reis. 8:30) que Deus fosse magnificado através da adoração do Seu povo. Quando essa atividade da vida espiritual foi negligenciada, resultou em esterilidade. O Talmude Babilônico declara que cinco das coisas que havia no primeiro Templo faltavam no Templo de Zorobabel: 1) a glória do Shequiná, 2) o fogo Santo, 3) a arca da aliança, 4) o Urim e o Tumim, e 5) o espírito de profecia (provavelmente o Espírito Santo). Apesar de qualquer coisa que possa ter faltado na restauração do Templo, Deus inequivocamente prometera que Suas bênçãos lá estariam.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Maio Dia 123 

Leituras: Marcos 5:35-43; 1 Coríntios 4:1-13; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:1-6; Juízes 20-21.  

Versículo EspecialOs pés corta e o dano sofre quem manda mensagens por intermédio do insensato” (Provérbios 26:6).  

Pensamento Bíblico: Consciência Limpa Não é Suficiente (1 Coríntios 4:4). Uma consciência limpa é importante (Atos 23:1; Romanos 14:23). Entretanto, contrariando as ideias de certas pessoas, a consciência não é um guia completo e suficiente para nossas ações. Paulo afirma que ele não percebe ofensas em sua vida, mas que Deus é a autoridade final para julgar a inocência ou a culpa. Devemos trabalhar para manter uma consciência limpa, mas necessitamos continuamente testá-la e exercitá-la pela palavra revelada por Deus.  

Ação: Exercite sua consciência de acordo com o padrão de Deus e ela será uma ferramenta valiosa para servi-lo. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

2 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 4  4. Acaso é tempo . . . ? A ASV traduz o pronome adicional no original, vós mesmos. Ageu perguntou aos líderes se a hora não era auspiciosa apenas para os assuntos relacionados com Deus. Sua atividade nas questões pessoais (tais como a construção de casas) dava uma impressão totalmente diferente. Que contraste – o Templo do Senhor desolado e devastado ao lado das habitações particulares acabadas e enfeitadas dos exilados que tinham retornado! A pergunta do profeta, com um golpe magistral, desmascarou a indiferença, o egoísmo e a desobediência da nação. Casas apaineladas. Eram casas meticulosamente adornadas. Lambrisa mento com cedros se encontravam em palácios de reis (veja I Reis 7:7; Jeremias. 22:14). Considerando que essa madeira era cara e não comum na Judéia, o seu uso era sinal de luxo. Em ruínas. Onde estavam os seus corações, aí também se encontrava o Seu tesouro. Compare sua indiferença para com a casa de Deus coma elogiável preocupação de Davi (II Samuel. 7:2). II. Convocação à Séria Reflexão. 1:5, 6. 5. Considerar o vosso passado. A necessidade da hora era considerar (lit., colocai o vosso coração em) suas ações. No vi, o coração geralmente representa a sede dos pensamentos. Para uma pessoa se sentir grata ela deve refletir nas causas de sua gratidão. Convocação à reflexão. Convocação à reflexão é um assunto favorito deste profeta. Ele fala nisso no versículo 7 e então duas vezes em 2:18. É um desafio para o auto[1]exame e o autojulgamento. O povo judeu podia facilmente avaliar a natureza dos seus atos pelos resultados obtidos deles.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Maio Dia 122  

Leituras: Marcos 5:21-34; 1 Coríntios 3:12-23; Salmo 106:1-27; Provérbios 25:21-28; Juízes 18-19.  

Versículo Especial“Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25:28).  

Pensamento Bíblico: Crimes “Inimagináveis” Tornam-se “Reais” (Juízes 18-19). A anarquia persistente na era dos juízes levou a um contínuo declínio da espiritualidade do povo, o que é aqui ilustrado em dois incidentes. O primeiro é a grande idolatria dos danitas que deram as costas a Jeová. O segundo é o que aconteceu em Gibeá, que mostra a imoralidade, o egoísmo e a brutalidade de um povo ímpio. O pecado espalhado, que permitimos continuar sem arrependimento, torna-se pouco a pouco pior.  

Ação: Deixe de pecar, antes que o pecado te mate!.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

1 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 3 ESBOÇO Capítulo I. I. Censura à indiferença. 1:1-4. II. Convocação à reflexão séria. 1:5, 6. III. Os castigos de Deus para Israel. 1:7-11. IV. Obediência da nação. 1:12-15. Capítulo II. I. Estímulo à construção. 2:1-5. II. Promessa da glória futura. 2:6-9. III. Puro e impuro nas questões levíticas. 2:10-14. IV. A aplicação dessas verdades. 2:15-19. V. A futura bênção de Deus para Zorobabel. 2:20-23. COMENTÁRIO Ageu 1 I. Censura à Indiferença. 1:1-4. 1. No segundo ano. Cons. Introdução. O profeta data todas as suas profecias, como se mantivesse um compenetrado diário de todos os acontecimentos importantes na reconstrução do Templo. No primeiro dia do mês. A lua nova era o período quando o povo se reunia para adoração (como o fazem atualmente os judeus ortodoxos); portanto era urna ocasião apropriada para a pregação da divina mensagem de Ageu. No sexto mês. Chamado Elul, este mês caía em Setembro mais ou menos. A data da profecia no reinado de um monarca gentio é testemunho eloqüente de que "o tempo dos gentios" já tinha começado (cons. Lucas. 21:24; Esdras 4:24). Conforme as datas se sucedem através de toda a profecia, o progresso da obra se torna claro. Zorobabel. Seu nome significa "nascido ou gerado na Babilônia". Nos registros históricos ele é chamado de Sesbazar (veja Esdras 1:8; 5:14, 16). Ele era um descendente da dinastia davídica, o bisavô de Jeoaquim (Jeconias; I Crônicas. 3:17, 19), e foi feito governador de Judá por Ciro (Esdras 5:14). Josué. Era filho de Jeozadaque, sumo sacerdote no tempo da invasão babilônica (I crônicas. 6: IS). Assim a profecia de Ageu se dirige aos chefes civis e religiosos da nação. 2. Este povo. Não o "Meu" povo, mas "Este" povo, a fim de demonstrar o desagrado do Senhor. Não veio ainda o tempo. Esta era a desculpa que o povo oferecia para não reconstruir o Templo. De acordo com o seu modo de pensar, o tempo não era apropriado. Na realidade, a raiz da dificuldade se encontrava neles mesmos, não em alguma circunstância externa ou fator de tempo. O subterfúgio está claro ; eles não diziam que a obra não deveria prosseguir, mas que não era o momento apropriado de fazê-lo. Alguém poderia achar que um lapso de dezesseis anos teria demonstrado a necessidade de um esforço de sua parte. Mas o coração que não está pronto sempre encontra desculpas. Dificilmente podemos aceitar que eles tivessem calculado meticulosamente os setenta anosa partir de 586 A.C. A impressão é, antes, de que eles achavam que uma renovação da atividade da construção despertada a hostilidade latente dos persas e os colocaria em dificuldades. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Maio Dia 121  

Leituras: Marcos 5:1-20; 1 Coríntios 3:1-11; Salmo 105:23-45; Provérbios 25:15-20; Juízes 15-17.  

Versículo Especial“Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia” (Provérbios 25:19).  

Pensamento Bíblico: O Orgulho Está no Coração do Sectarismo (1 Coríntios 3:1-11). O problema da divisão que Paulo confrontou neste trecho tem se multiplicado muitas vezes, mas sua raiz é a mesma.  O orgulho humano faz os homens ímpios separarem-se do Senhor, exaltando suas próprias opiniões sobre a revelação dele. O espírito carnal resultou em incontáveis separações. A resposta de Paulo: Faça seu trabalho de plantar e regar, nunca se esquecendo de que Deus dará o crescimento.  

Ação: Plante, regue e glorifique a Deus!.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

28 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Data e Autoria. O autor deste livro é a única pessoa do Velho Testamento com o nome de Ageu (significando "festivo" ou "alegre"). O nome talvez indique a fé dos pais do profeta em que o filho tivesse a alegria de ver suas predições de restauração cumpridas. É possível que fosse chamado por ter nascido em alguma festa sagrada do calendário hebraico. Embora seja um dos profetas cujos detalhes da vida pessoal são desconhecidos, ele foi mencionado por Esdras (Esdras 5:1; 6:14). Ele foi o primeiro dos profetas pós-exílicos que ministrou ao remanescente que voltou do cativeiro da Babilônia. Sua profecia está claramente datada de 520 A.C., o segundo ano do rei Dario. Ageu provavelmente nasceu no exibo no começo do século sexto. Seu contemporâneo no ofício profético foi Zacarias (cons. Ageu 1:1 com Zacarias. 1:1; veja também Esdras 5:1; 6:14). Antecedentes Históricos. Os profetas antes do Exílio (586 A.C.) previram a queda do reino judeu para o novo império babilônio. Também foi revelado que depois de setenta anos o Senhor restauraria o Seu povo à sua terra (Jeremias. 25:11, 12; Daniel. 9:2). Quando Ciro, o persa, destruiu o poder babilônico, favoreceu e promoveu o retorno dos judeus à terra da promessa para reconstrução do santuário em Jerusalém. Os alicerces do novo Templo foram colocados e a obra começou com grandes esperanças. Logo vizinhos hostis empregaram seus ardis para impedir o trabalho. A obra foi interrompida, mas a oposição externa à tarefa foi apenas parte do problema. Um estado de indiferença apoderou[1]se dos cinquenta mil exilados que retornaram com a resolução de reconstruir a casa de Deus. Quando Dario Histaspes subiu ao trono persa, o Templo estava intacto por cerca de dezesseis anos. Ageu (e mais tarde Zacarias) foi enviado por Deus para despertar o povo e ativá-lo de sua letargia prosseguindo na obra da restauração. Seria injusto para com Ageu considerar que suas mensagens só se ocupassem de assuntos da reconstrução. Ele começa desse ponto de partida, mas prossegue falando da glória da presença do Senhor Jesus Cristo, o futuro estabelecimento do reino de Deus na terra, do juízo divino dos poderes mundiais ímpios e das bênçãos que aguardavam as nações que se voltassem para Deus. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Abril Dia 118  

Leituras: Marcos 4:13-20; 1 Coríntios 1:10-17; Salmo 104:1-15; Provérbios 24:28-34; Juízes 9.  

Versículo Especial: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado” (Provérbios 24:33-34).  

Pensamento Bíblico: O Pecado da Indolência (Provérbios 24:30-34). A preguiça não é virtude. O mesmo livro que  nos diz “não te fatigues para seres rico” (Provérbios 23:4) agora nos adverte para que evitemos o extremo oposto. A indolência desperdiça nossas oportunidades. Tarefas que esquecemos não desaparecem, elas apenas se tornam mais difíceis.

Ação: Concentre-se nas tarefas que valem a pena e as execute com dedicação. ( Estra Ido dos Estudos da Bibli.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 15 18. Considerai . . . desde este dia em diante. Este versículo expressa uma exortação dupla. Como ...