30 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 23 2) A Prova por Meio do Senhor. 2:2-6. 2. Os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus. Sobre os magos e encantadores, veja observações em 1:20. Feiticeiros. No hebraico, mekashshepîm. Possivelmente de uma raiz semita significando "cortar"; daí, picar os elementos para poções mágicas e fórmulas. Conseqüentemente o grego pharmakoi, isto é, farmacêutico. Mestres modernos preferem uma ideia complementar de "recitadores de ditos mágicos, feiticeiros". A mesma raiz aparece no acadiano em relação a feiticeiros e feiticeiras. A prática da feitiçaria é proibida pelo V.T. (Êxodo. 22:18, na Bíblia Hebraica, v. 17, feitiçaria, no feminino; Deuteronômio. 18:10; Isaias. 47:9). Caldeus. Não usado no amplo sentido etnológico de 1:4, mas no estreito sentido profissional, indicando a classe sacerdotal da religião babilônica. Embora seja usado neste sentido apenas em Daniel, dentro dos livros bíblicos, era comumente usado assim pelos escritores clássicos, dos quais o mais antigo é Heródoto (Histories 1, 181, c. 440 A.C.; veja Driver, op. cit., págs. 12-16 e Young, op. cit., págs. 271-273). A maioria das autoridades concorda que os quatro termos não foram usados indicativamente mas antes distributivamente para incluir todas as categorias de conselheiros reais. 4. Caldeus. Aqui, todas as categorias de sábios. Em aramaico. A linguagem do povo semita concentrado naqueles dias principalmente na Mesopotâmia Superior e na Síria. São os sinos do V.T. A ideia não é que os caldeus falassem o aramaico mas que, a partir daqui, o trecho de Daniel está em aramaico. Compare a frase "em aramaico" com Esdras. 4:7. 5. Uma cousa é certa: se não me fizerdes saber, etc. Certa. Uma rara palavra de origem persa, agora de modo geral reconhecida ser um adjetivo e não um verbo, significando "certo". Coisa. Antes, palavra. "Palavras" (v. 9) é uma tradução da mesma palavra. Portanto, traduza-se: a palavra é certa, se não me, etc. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Setembro  Dia 273  

Leituras: Lucas 24:44-53; Filemom 17-25; Salmo 80; Provérbios 20:1-6; Ezequiel 26-27.  

Versículo Especial“Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos” (Salmo 80:7).  

Pensamento Bíblico: Jesus Morreu para Cumprir (Lucas 24:44-49). Um rei morto? Aqueles que mataram Jesus pensaram que tinham vencido sua causa. Muitos dos seus seguidores, deixando de entender sua promessa de ressurreição, sentiram-se derrotados. Até mesmo alguns, hoje, acreditam que a rejeição de Jesus pelos Judeus forçou-o a adiar seus  planos de estabelecer seu reino. Ao contrário, Jesus mostra que sua morte foi uma parte necessária do plano de Deus. Ele morreu porque ele decidiu morrer.  

Ação: Siga o exemplo dos apóstolos: adore Jesus com alegria (Lucas 24:52). ( Estra Ido dos  estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 22   Mestres mais atuais aceitam a aparente discrepância como uma simples questão de diferença entre os métodos hebraico e babilônio de contar os anos do reinado. Entre as sugestões deste tipo, o ponto de vista de Driver (apoiado por Young) é bom: "Não há, talvez, necessariamente uma contradição aqui com os 'três anos' de 1, 5, 18. Segundo o costume hebraico, frações de tempo eram reconhecidas como unidades integrais. Assina, dá-se que Samaria, cercada desde o quarto até o sexto ano de Ezequias, foi tomada no fim de três anos (II Reis. 18:9, 10) e em Jeremias. 34:14, 'no fim do sétimo ano' significa evidentemente que o sétimo ano tinha chegado (veja também Marcos. 8:31, etc.). Se, entretanto, o autor, seguindo um costume que era certamente às vezes adotado pelos escritores judeus e que era generalizado na Assíria e Babilônia, 'atrasou" os anos do reinado de um rei, isto é, contou como seu primeiro ano, não o ano de sua ascensão, mas o primeiro ano completo de reinado, e se depois Nabucodonosor deu ordens para a educação dos jovens no ano de sua ascensão, o fim dos 'três anos' . . . poderia ser reconhecido como caindo dentro do seu segundo ano do seu reinado" (Driver, Daniel, CBSC, pág, 17). Como acontece com a maioria das dificuldades deste tipo, a questão quase sempre pode ser resolvida quando se esclarece o ponto de vista e a maneira de usar as palavras do autor. Teve este sonho; o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. Nabucodonosor não era um neurótico trêmulo facilmente assustável como uma criança por meio de vagas impressões. Este versículo é apenas o primeiro de um grupo de evidências de que a E.R.C. não está correta ao sugerir que Nabucodonosor tenha esquecido o sonho (v. 5). Ele estava assustado exatamente porque não se esquecera dele. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 29 de Setembro  Dia 272  

Leituras: Lucas 24:36-43; Filemom 1-16; Salmo 79; Provérbios 19:24-29; Ezequiel 24-25.  

Versículo Especial: “Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento” (Provérbios 19:27).  

Pensamento BíblicoA Prova da Vitória (Lucas 24:36-43). Jesus apareceu a seus apóstolos para confirmar ser verdade o testemunho de que ele havia ressuscitado dos mortos. A inteireza de sua vitória sobre a morte é sublinhada pela sua ressurreição corporal. A morte não podia reter o corpo de Jesus, nem reterá os corpos de seus seguidores. Os corpos dos fiéis serão ressuscitados e transformados em corpos imortais (veja 1 Coríntios 15:44).  

Ação: Prepare-se, hoje, para a eternidade com Cristo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

28 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 21  II. As Nações da Terra - Seu Caráter, Relações e Destino. 2:4b - 7:28. A. Nabucodonosor Sonha com uma Grande Imagem: Uma Profecia sobre os Tempos dos Gentios. 2:1-49. (Para se incluir 2:1-4a aqui, veja observação sobre 1:21). Nesta parte conta-se que Nabucodonosor teve um sonho terrível (v. 1), que foi usado para experimentar a capacidade e disposição de seus conselheiros ocultos (vs. 2-6). O fracasso do principal grupo de "sábios" em reproduzir e interpretar o sonho põe em perigo as vidas de todos os sábios, inclusive os quatro hebreus (vs. 7-12). Mas Daniel, sustentado por intercessões suas e de seus amigos, reproduz o sonho (vs. 13-23). Ele conta o sonho a Nabucodonosor (vs. 24-35) e fornece uma interpretação divina (vs. 36-45). Como recompensa Daniel é feito "governador" sobre a província da Babilônia, no que ele garante promoções para os seus três companheiros (vs. 46-49). A interpretação do sonho fornece ao leitor um esboço da sucessão dos reinos mundiais desde o tempo de Nabucodonosor até a filial instauração visível do reino de Cristo na Sua segunda vinda. (Com relação aos diversos pontos de vista sobre este capítulo, veja observação no final do capítulo.) 1) O Terrível Sonho de Nabucodonosor. 2:1. 1. No segundo ano do reinado de Nabucodonosor. Uma aparente contradição com os dados do capítulo 1. Nabucodonosor é chamado "rei" quando da tomada de Jerusalém (1:1). Contudo, depois de pelo menos três anos (1:5, 18), quando Daniel é chamado à presença de Nabucodonosor neste capítulo, o rei está no segundo ano do seu reinado. Qualquer uma das diversas explicações possíveis está à nossa disposição. Nenhuma delas é certamente correta, embora diversas expliquem os fatos. Naturalmente um escritor verdadeiramente famoso como o autor do livro de Daniel não poderia ter incorrido em crassa discrepância. Seus primeiros leitores o entenderam. Há, naturalmente, a possibilidade da corrupção textual, frequente em se tratando de números no V.T. (Montgomery, ICC, apresenta diversas sugestões). Alguns sugerem um diferente começo da época mencionada em 1:1: seu reinado sobre todo o império, ou após saquear o Egito, etc. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 28 de Setembro  Dia 271  

Leituras: Lucas 24:28-35; Tito 3:9-15; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:18-23; Ezequiel 23.

Versículo EspecialO que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso” (Provérbios 19:22).  

Pensamento Bíblico: Corações Ardentes (Lucas 24:28-35). Jesus, o “estranho” que acompanhou os dois homens a caminho de Emaús, finalmente se revelou e então desapareceu. Os homens ficaram tão emocionados que, ainda a tão adiantada hora, viajaram de volta mais de doze quilômetros para Jerusalém para compartilhar as boas novas. Seus corações estavam em fogo, e eles não podiam guardar a mensagem do evangelho só para si.  

Ação: Pense sobre o eterno valor do evangelho. Pode hoje você guardá-lo só para si?. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

27 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 20   Daniel 2 Em linguagem e significado primário, Daniel. 2:1-4a, que vem a seguir, pertence ao capítulo 1; pois esses versículos fazem parte da introdução do livro. Aqui o leitor é informado da situação precisa que levou Daniel a ocupar lugar de destaque na Babilônia. Esses versículos também servem de prólogo para a dramática narrativa profética do capítulo 2. São, portanto, examinados neste relacionamento dentro do Comentário. Umas poucas observações sobre o significado prático da capítulo 1 não deveria ser omitidas. Para a instrução de uma centena de gerações, esta história apresenta os elementos do heroísmo moral. 1) Discernimento. Os quatro jovens perceberam com exatidão o que havia de errado em se comer o alimento prescrito. Onde o aprenderam? De pais piedosos (Deuteronômio . 6:4-9). 2) Resistência ao mal. A distância de uma observação crítica não enfraquece o fato (veja (Mateus. 10:26-28; Tiago 4:7). Esta resistência ao mal também se desenvolveu muito cedo em seus lares piedosos. As crianças não resistem ao mal naturalmente; antes elas o aceitam de braços abertos. Elas devem ser ensinadas a odiarem o mal (veja Hebreus. 12:9- 13; Provérbios. 3:11, 12; 13:24; cons. os filhos de Eli, I Samuel. 2:12-30). 3) Poder para tornar conhecida a discordância. A juventude é uma idade de adaptação. Portanto este incidente dá forte evidência de graça especial nas vidas desses quatro. 4) Coragem física. O chefe dos eunucos estava certo. Tanto a sua cabeça como a deles estaria em jogo (cons. Daniel. 2:5, a cova dos leões, a fornalha). 5) Perseverança. Quando não houve nenhuma ajuda da parte do eunuco, Daniel tentou o camareiro. 6) Determinação. Seu propósito estava no seu coração, o centro do seu ser. Não era um propósito frívolo. 7) Brandura. Sem nenhuma encenação de heroísmo, Daniel respeitosamente "pediu" ou "implorou" a seus superiores. 8) Bom senso. A prova sugerida era razoável e exeqüível. (Veja também Ezequiel. 28:3; Provérbios. 2:23 no contexto). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 7 de Setembro  Dia 270  

Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17; Ezequiel 21-22.  

Versículo Especial“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).  

Pensamento Bíblico: “Não Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús, confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não haviam entendido a missão messiânica.  A cruz não impediu a redenção; ela a tornou possível.  

Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido ressurgido. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

26 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 19 20. Dez vezes mais doutos do que todos os magos. "Provavelmente. . , homens conhecedores do ocultismo em geral" (Driver). A obscura palavra hartummim, também usada em 2:2, 10, 27; 4:7, 9; 5:11, pensa-se ser, segundo autoridades, de origem egípcia. Fora do livro de Daniel só é usado com referência aos "mágicos" egípcios (Gênesis. 41:8, 24; Êxodo. 7:11, 22; 8:7, 18, 19; 9:11). Há quem sugira que a palavra, aparentemente derivada de heret, "um estilete", poderia ser traduzida para escribas, isto é, os escribas dos antigos textos de rituais religiosos na língua arcaica dos antigos habitantes da Babilônia, uma língua desconhecida para o povo em geral no período de Daniel. E encantadores. No hebraico não há a conjunção e, portanto encantadores foi usado como aposto. É uma palavra babilônia, encontrada em ambas as porções hebraicas e aramaica de Daniel, mas em nenhuma outra porção das Escrituras. Fica melhor traduzir assim (ou enfeitiçadores) do que astrólogos. Aquelas palavras indicam que falsidades supersticiosas viciavam o conhecimento da verdade científica na Babilônia. 21. Até ao primeiro ano do rei Ciro. Uma contradição de 10:1 frequentemente imaginada. É mais provável que considerando-se que a época em que o cativeiro foi oficialmente eliminado coincidiu com o primeiro ano de Ciro (Esdras 1:1 e segs.), o versículo esteja apontando para o notável fato de que o jovem Daniel, que se encontrava no primeiro destacamento de judeus que foram levados cativos de Jerusalém para Babilônia (605 A.C), atravessou vivo o longo e melancólico período do cativeiro para ver o primeiro destacamento de exilados retornando. Esta é a explicação mais natural para o versículo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Setembro  Dia 269  

Leituras: Lucas 24:1-12; Tito 2:11-15; Salmo 78:1-22; Provérbios 19:6-11; Ezequiel 19-20.  

Versículo Especial“A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece” (Provérbios 19:9).  

Pensamento Bíblico: Mentir é Errado (Provérbios 19:9). Os valores pervertidos da maioria das pessoas em nossa sociedade oferecem novas definições para as coisas que Deus chama pecado. As pessoas “torcem a verdade”, usam “duplo significado” e distribuem “desinformação”, porque eles pensam que suas metas justificam seus métodos. Alguns nos dizem que a moral e a ética dependem das circunstâncias, sugerindo que as mentiras não são sempre más. Apesar das mudanças nos rótulos que os homens lhes podem dar, as mentiras são ainda mentiras, e continuam ainda mortíferas.  

Ação: Diga a verdade.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

25 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 18  17. A estes quatro jovens. Antes, aos moços, aos quatro. Isto enfatiza que todos os quatro recebiam cedas coisas, enquanto que Daniel tinha ainda dons naturais especiais. Deus deu. Todos os talentos e dons naturais ou adquiridos, vêm Dele e devem ser usados para Ele. Conhecimento. O hebraico madda', uma palavra rara e antiga. Embora relacionada com o comuníssimo verbo "conhecer", prece significar "pensamento", no sentido de um processo racional secreto, como o seu uso em Eclesiastes. 10:12 claramente indica. Talvez "mente em boas condições" ou "bom senso" transmitem a ideia. Inteligência. De haskel (um hiph. inf. abs.), aparentemente significando "visão interior" ou "compreensão". Cultura. O seper hebraico geralmente com o significado de "livro", mas aqui, como em 1:4, designando o mundo das letras, a literatura. E sabedoria. O hebraico hakmâ. Embora geralmente designando o proverbial conhecimento do antigo Oriente Próximo, tem o significado mais amplo de qualquer "corpo de princípios inteligentemente arrumado", ou, como diríamos agora, "ciência" (S.R. Driver, Daniel, em Cambridge Bible for Schools and Colleges). Observe que a palavra "toda" qualifica esta sabedoria, mostrando que era mais que o conhecimento supersticioso dos sacerdotes pagãos que se pretendia mencionar. Pesquisadores têm demonstrado que além da astronomia (um acessório aos cultos pagãos), também a arquitetura, a lingüística, a agricultura, a meteorologia, a agronomia e muitas outras ciências já estavam em desenvolvimento na terra dos dois rios. A Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos, ou melhor, em todo tipo de visão e em sonhos. Isto apenas aponta, antecipando-se à narrativa que vem a seguir, O destaque de Daniel como agente da revelação divina. 19. Então o rei falou com eles; e entre todos . . . Todo o grupo, incluindo muitos além dos quatro moços especiais, participaram dos três anos de educação e todos foram apresentados a Nabucodonosor. A pergunta se faz insistente: o que aconteceu aos outros jovens judeus educados na verdadeira religião? É óbvio que foram por água abaixo no compromisso com a apostasia. Nenhum como Daniel . . . por isso passaram a assistir diante do rei. "O rei, através de um exame pessoal, escolheu exatamente aqueles indivíduos que a Providência premiara com dons especiais que os colocaram em situação superior aos outros jovens" (Stuart, Commentary). Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de Setembro  Dia 268  

Leituras: Lucas 23:50-56; Tito 2:1-10; Salmo 77; Provérbios 19:1-5; Ezequiel 17-18.  

Versículo Especial“Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?” (Ezequiel 18:23).  

Pensamento BíblicoResponsabilidade e Arrependimento (Ezequiel 18). Dois pontos importantes são ressaltados neste capítulo. Deus afirma que somos individualmente responsáveis perante ele. Não somos condenados por depravação herdada, mas por desobediência pessoal. Ele também ressalta a importância do arrependimento. Ele quer que os ímpios voltem a ele, para ganharem “coração novo e um espírito novo”.  

Ação: “Portanto convertei-vos e vivei!” (Ezequiel 18:32). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

24 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Daniel (Comentário Bíblico Moody) 17  12. Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias. A palavra experimenta (nasâ) é uma forma intensiva (piel) e junto com o coortativo na’ expressa forte pedido. Para Daniel e seus amigos, como também para o camareiro, o limite de dez dias era um teste da vontade de Deus. Se a experiência fracassasse, os jovens hebreus estavam preparados para vencer seus próprios escrúpulos cerimoniais, conforme veremos no próximo versículo. Não há evidência de que Daniel soubesse o resultado final. Nenhuma presunção estava envolvida, como supõe Young (Edward J. Young, The Prophecy of Daniel, in loco), pois as Escrituras nos fornecem um bom número de exemplos aprovados de tais testes. Dez dias. Um número redondo favorito (1:20; cons. Amós 5:3; Zacarias. 8:23). Legumes a comer (lit., do zero'îm e nós comeremos). Embora usado apenas aqui e em 1:16 em toda a Bíblia, e em nenhuma outra obra literária conhecida, a palavra aparentemente significa vegetais, pois origina-se de uma palavra que significa "semear" (semente). Portanto legumes eram coisas que cresciam de sementes plantadas no solo. Nenhum ritual religioso de dedicação a algum deus estava diretamente envolvido no preparo de vegetais, como acontecia com a carne; e os vegetais não eram usados no ritual pagão como as libações com o vinho. Esta passagem não constitui uma aprovação do vegetarianismo (veja Romanos. 14:1-4). 14. Ele atendeu o pedido. O hebraico indica que ele deu consideração atenta ao pedido de Daniel. 15, 16. Recompensa da Justiça. A prova teve sucesso e assim Daniel e seus amigos foram poupados do embaraço e tensão emocional que a ofensa aos seus próprios padrões teriam lhes causado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Setembro  Dia 267  

Leituras: Lucas 23:44-49; Tito 1:10-16; Salmo 76; Provérbios 18:19-24; Ezequiel 16.  

Versículo EspecialO irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos dum castelo” (Provérbios 18:19).  

Pensamento Bíblico“Professam Conhecê-lo, Entretanto O Negam Por Suas Obras” (Tito 1:16). Paulo deixou Tito em Creta, e agora ele o adverte sobre algumas pessoas hipócritas com quem ele teria de tratar lá. Suas descrições de algumas dessas pessoas poderiam ser perfeitamente aplicadas a muitos de hoje em dia. Muitas pessoas professam conhecer DeusStalvez declarando-se cristãosSenquanto suas obras contradizem suas palavras. Eles podem enganar outras pessoas. Eles podem até enganar a si mesmos. Mas a Deus eles jamais podem enganar. Ele vê tudo.  

Os hipócritas eram um problema em Creta, cerca de 2000 anos atrás.  A triste realidade é que a hipocrisia é um problema que temos que enfrentar hoje em dia, também.  

Ação: Se você se diz um cristão, ande da maneira que você diz. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 16  8b. Então pediu, etc. Em caso de necessidade, as leis cerimoniais podiam ser postas de lado (Mateus. 12:3-5; I Samuel. 21:6; Números. 28:8, 9). Foi porque Daniel tinha o discernimento de perceber o propósito real nestas coisas de afastá-lo de sua santa fé, que ele então resolveu não se submeter sem lutar. Ele "simplesmente determinou ... através do alimento manter viva a lembrança de sua pátria. Ele queria viver na Caldéia como um exilado e cativo, mas como procedente da sagrada família de Abraão" (Calvino, Commentaries on the Book of Daniel the Prophet, in loco.) A palavra pediu (biqesh, "buscou") não se pode usar com referência a uma solicitação desprovida de energia. Sendo um piel (ou intensivo ativo) na forma, sempre é uma palavra incisiva (usada em II Samuel. 2:17; 12:16). 9. Ora Deus concedeu. A A.V. dá a impressão de que Daniel já tinha previamente obtido o favor do chefe eunuco. O sentido hebraico é mais naturalmente traduzido como consecutivo, isto é, Daniel fez o pedido e conseqüentemente Deus lhe concedeu o favor do chefe dos eunucos. Observe que bons motivos e sentimentos admiráveis não se encontram ausentes dos corações pagãos (cons. Js. 2:1 e segs.; contraste com Provérbios. 12:10; veja Gálatas. 5:22). Deus chama os defensores para o Seu povo de maneiras estranhas. 10. Faz lembrar o copeiro e o parteiro, amigos de José (Gn. 40). Parece que, embora o eunuco chefe desejasse ajudar Daniel, não via possibilidades isso (veja Tiago 2:14-18). 11. Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Orientado só pelo ponto de vista do Espírito santo, o autor não condescende em reconhecer os novos nomes homenageando deuses pagãos da Babilônia conferidos por um burocrata pagão oportunista, mas prefere usar os nomes que honram a Deus e lhes foram conferidos por piedosas mães judias. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Setembro  Dia 266  

Leituras: Lucas 23:34-43; Tito 1:1-9; Salmo 75; Provérbios 18:13-18; Ezequiel 13-15.  

Versículo EspecialOra, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a cal com que a caiastes?” (Ezequiel 13:12).  

Pensamento Bíblico“A Cal Fraca” dos Falsos Mestres (Ezequiel 13:1-16). Deus mostra um quadro interessante dos falsos profetas que proclamam revelarem sua palavra. Eles são como construtores levantando uma parede com “cal”. A parede pareceria firme, mas seria destruída por uma tempestade do Senhor. O falso ensinamento, frequentemente, parece atraente, até bom. Quanto testado, ele desmorona e aqueles que confiam nele, frequentemente, morrem na tempestade.  

Ação: Construa suas paredes com a argamassa de Deus: a Verdade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

22 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 15 C. Acontecimentos Destacando o Autor. 1:8 – 2:4a. Uma crise de Justiça. Isto foi descrito acima no versículo 5. OS versículos 6 e 7 intervêm para identificar Daniel e os seus amigos. 8a. Uma Decisão pela Justiça. Resolveu Daniel firmemente. Inteligência inata e comportamento nobre eram complementados neste homem por uma firme lealdade aos princípios. Não contaminar-se. A contaminação (v. 5) nada tinha a ver com qualquer elemento prejudicial que houvesse no alimento ou na bebida. Era antes por ser "do rei". A palavra traduzida por contaminar-se (ga'al, uma palavra heb. antiga) pode significar contaminação física (Isaias. 63:3, "mancha"), contaminação moral (Sofonias. 3:1), ou, mais frequentemente, contaminação cerimonial (por exemplo, Esdras 2:62; cons. Ne. 7:64). Quanto à relação entre o alimento e a bebida com a contaminação cerimonial, veja Mateus. 15:11. Embora recomende moderação, a Bíblia em lugar nenhum ordena abstinência de qualquer alimento ou bebida com base moral; o problema era cerimonial ou religioso. A religião afetava toda a vida dos antigos, como ainda nos povos primitivos da atualidade – e como deveria para todos os homens. Até mesmo o comer e o beber tinha um ritual e significado místico. O matar de um animal era um ato religioso que deveria ser executado com solenidades próprias. A carne da mesa do rei era sem dúvida morta de acordo com o ritual pagão e oferecida a um deus. Os judeus estavam proibidos de comer carne sacrificada a um deus pagão (veja Êxodo. 34:15), pois era "servir a outros deuses" aos olhos públicos. Os judeus sempre enfrentaram este problema ao comer fora de sua terra (Oséias 9:3, 4; Ezequiel. 4:13, 14). Uma situação semelhante prevalecia quanto ao vinho. Outro problema era que os procedimentos levíticos não eram considerados, isto é, a comida e a bebida do rei não eram "Kosher" (veja Levítico. 3:17; 6:26; 17:10-14; 19:26). 8b-14. Um Procedimento de acordo com a Justiça. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Setembro  Dia 265  

Leituras: Lucas 23:26-33; 2 Timóteo 4:9-22; Salmo 74; Provérbios 18:6-12; Ezequiel 11-12.  

Versículo Especial“Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 18:12).  

Pensamento Bíblico: O Senhor Saiu (Ezequiel 11:22-23). Recorde os capítulos 8 e 10, nos quais Deus revelou o porquê ele estava rejeitando o povo de Judá. Eles não acreditavam que ele poderia rejeitá-los. Eles tinham uma doutrina que dizia ser impossível pecar até o ponto de ficar perdido. Sua crença estava errada. Apesar da sua arrogante auto-confiança, Deus deixou-os e deu o julgamento contra eles. Quando o pecado não deixa espaço para Deus em nossas vidas, ele se afasta!  

Ação: Ande nos estatutos de Deus (Ezequiel 11:19-20). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

21 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 14  7. Outros nomes, a saber: a Daniel o de Beltessazar. Daniel significa em hebraico príncipe (ou juiz) de Deus, enquanto que o novo nome Beltessazar, na língua da Babilônia, significa príncipe de Bel. Este nome Beltessazar (uma variante do nome do Rei Belsazar, cap. 5),homenageia Uma das principais divindades da Babilônia (veja Isaias. 46:1; Jeremias. 50:2; 51: 44). Hananias significa misericórdia de Jeová (sendo uma variação do original do nome do apóstolo amado, João), enquanto que Sadraque possivelmente significa "ordem de Aku", o deus da lua (HDB) uma forma mais ou menos disfarçada d Marduque (Montgomery, ICC, pág. 123), um dos principais deuses da Babilônia. Misael Com muita certeza significa Quem é como Deus? enquanto que Mesaque (de acordo com Fred. Delitzch, uma competente autoridade) significa Quem é como Aku? Lamentavelmente não podemos ter certeza porque o nome não aparece em nenhum outro lugar e sua origem é incerta. Azarias significa A quem Jeová ajuda, ou Jeová ajudará, enquanto que Abede[1]Nego muito provavelmente significa Servo de Nebo. "Um costume . . , de impor novos nomes quando as pessoas passavam para novas condições de vida ou adquiriam novos relacionamentos", destaca Moses Stuart, "é muito comum no V.T. : veja Abrão e Abraão, Gênesis. 17:5; José e Zafenate-Panéia, Gênesis. 41:45; comp. II Samuel. 12:24, 25; lI Reis. 23:34; 24:17; também Ester 2:7; Esdras 5:14 comp. com Ageu 1:14; 2:2, 21. Do mesmo modo no N.T., Marcos. 3:16, 17. Esses nomes, assim impostos, geralmente designavam alguma coisa para honra dá pessoa que os recebia, ou uma homenagem ao deus adorado por quem os impôs, ou para comemorar algum acontecimento interessante, etc." (A Commentary on the Book of Daniel, pág. 9). Um comentário mais extenso sobre esses nomes poderá ser encontrado nas enciclopédias e dicionários bíblicos, como também nos léxicos hebraicos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 21 de Setembro  Dia 264  

Leituras: Lucas 23:13-25; 2 Timóteo 4:1-8; Salmo 73:18-28; Provérbios 18:1-5; Ezequiel 8-10.  

Versículo Especial: O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18:1).  

Pensamento Bíblico: “Quer Seja Oportuno, Quer Não” (2 Timóteo 4:1-5). Estes versículos contêm uns desafios estimulantes para aqueles que proclamam o evangelho. Temos que ensinar o evangelho cientes da responsabilidade perante Deus. Seremos julgados por Deus. Aqueles que ensinamos  (e aqueles que deixamos de ensinar)  serão julgados por Deus. Portanto, temos que ensinar a verdade até mesmo quando ela não está em moda. Muitas pessoas rejeitarão a verdade e aceitarão ensinamentos mais apetitosos , porém não devemos negligenciar nosso dever de divulgar o evangelho.  

Ação: Cumpra seu ministério (serviço). ( Estra Ido do estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

20 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 13   5. A ração diária, das finas iguarias da mesa real, e do vinho que ele bebia. Nem guloseimas (ASV) nem alimentos nutritivos (RSV) substitui bem as finas iguarias. A palavra assim traduzida (patbag) é uma palavra emprestada do antigo persa pelo hebraico, significando "apropriação" ou "concessão" (Montgomery, ICC, págs. 122-124). Refere-se ao fato desses jovens serem sustentados pelo governo, partilhando da "ménage" dos outros oficiais do rei. Não há nem sequer a mais leve indicação no texto hebraico de que havia algo física ou moralmente prejudicial na comida ou na bebida. O vinho era comum à dieta dos judeus (veja Salmos. 104:15; Isaias. 55:1; Neemias. 5:18, onde a mesma palavra yayin foi usada). Muitas insinuações contra o uso excessivo do vinho aparecem, contudo, no V.T. (Provérbios. 20:1; 23: 20,30, 31); e certas ordens religiosas estavam proibidas do uso do vinho (Números. 6:1-20; Juízes. 13:1-7; Jeremias. 35:1-14). Os sacerdotes estavam proibidos de usarem vinho imediatamente antes de servirem no Templo (Levítico. 10:1-9), e os reis eram desencorajados a beberem vinho (Provérbios. 31:4, 5). B. A Identidade do Personagem Principal da História e Seus Companheiros. 1:5-7. Daniel, apresentado pelo nome, é alguém que através de todo o livro, além de fazer a narrativa, é também o personagem da maior parte dela em diversas circunstâncias: intérprete de sonhos (caps. 2; 4; 5), amigo dos sofredores (cap. 3), receptor de visões e sonhos reveladores de Deus (caps. 6-12). Em diversos incidentes três amigos judeus associam[1]se a ele. Aqui todos são apresentados por nome. A mudança dos nomes dos jovens é muito significativa. Sua educação dentro da história da mais desenvolvida cultura pagã que já tinha existido devia se completar com a substituição dos nomes honrando as vis divindades da Babilônia em lugar daqueles que honravam o Santo de Israel. Eles deviam ser afastados da antiga religião e cultura e totalmente transformados, até na identidade, em Babilônios. Pois entre os antigos o nome de um homem era ainda mais parte de sua identidade e caráter que entre os homens da atualidade. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Setembro Dia 263  

Leituras: Lucas 23:1-12; 2 Timóteo 3:10-17; Salmo 73:1-17; Provérbios 17:24-28; Ezequiel 5-7.  

Versículo Especial“Toda a Escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).  

Pensamento Bíblico“Tu, Porém, Tens Seguido” (2 Timóteo 3:10-17). Em contraste com o serviço fingido descrito nos versículos 1 a 7, aqui Paulo elogia a conduta de Timóteo. Timóteo sofreu por causa de sua fé, mas permaneceu fiel ao Senhor. Sua confiança não era posta em si mesmo nem em outras pessoas, mas em Deus e em sua palavra suficiente.  

Ação: Imite o respeito de Timóteo pelas escrituras (leia de novo o que Paulo diz em 2 Timóteo 3:16-17). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

19 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Daniel (Comentário Bíblico Moody) 12  4. Jovens sem nenhum defeito. Esta é a primeira de uma série de qualificações estipuladas para a seleção de homens a serem treinados na corte da Babilônia. Jovens. No hebraico, yeladîm é uma palavra de significado indefinido, dependendo da idade da pessoa que fala. Em uma narrativa objetiva como esta, a estimativa comum de quatorze ou quinze anos de idade é o que parece certo. Ausência de defeito não elimina a possibilidade de sua castração. Ao serem selecionados, naturalmente não tinham essa mutilação. De boa aparência. O rei devia olhar para pessoas e coisas perfeitas e lindas. A mesma combinação de palavras se usou em relação à beleza de Raquel (Gênesis. 24:16; 26:7), Bate-Seba (II Samuel. 11:3), da Rainha Vasti (Ester 1:11) e de Ester (Ester 2:2, 3,7). Instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, e versados no conhecimento. Essas três expressões cumulativas enfatizam a capacidade natural e a instrução prévia. A redundância da expressão hebraica é para dar ênfase e não para estabelecer distinções. Referia-se mais ao que os jovens já eram e não ao que iriam se tornar. Geralmente, a capacidade intelectual se revela em pessoas que não eram muito brilhantes na infância. Que fossem competentes para assistirem no palácio do rei. Talentos naturais e adquiridos que capacitassem esses homens a servirem um rei esplêndido em um edifício magnífico é o que se quis dizer. Os rapazes deviam ser humildes mas não tímidos, nem obtusos. E lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus. O aprendizado (Heb. livro) dos conhecimentos dos caldeus refere-se à literatura do povo da Mesopotâmia inferior. Desde que as descobertas arqueológicas do século passado trouxeram à luz e forneceram a chave para a tradução desta literatura, sabemos como era vasto o conhecimento dos caldeus. Recentes descobertas nas regiões mais próximas do Egeu Oriental demonstraram que um grande acúmulo de intercâmbio cultural aconteceu entre as duas áreas. E os vizinhos filisteus de Israel eram, ao que parece, de origem grega. Com eles, prova o Livro de Juízes, houve intercâmbio cultural. (Veja G. Bonfante, "Quem Eram os Filisteus?" American Journal of Archaeology, 1, 2, abril/junho, 1946, págs, 251.262.) A língua dos caldeus deve-se referir ao acadiano (babilônio, assírio), a língua da época. Caldeus aqui foi aparentemente usado em um sentido mais extenso, para designar os habitantes da região da Caldéia, que no seu significado mais amplo incluía toda a Babilônia. As diversas línguas da região, incluindo a muito antiga língua ritual, eram escritas sobre o barro com caracteres cuneiformes. Era um sistema ideográfico e silábico, muito diferente da escrita alfabética dos papiros feita com tinta e pena a que o povo da Palestina e Síria estava acostumado. Os fundamentos da astronomia, a matemática, as leis e uma dúzia de outras disciplinas eram registradas nessa antiga escrita cuneiforme, ao lado de uma grande quantidade de falsidades mágicas. Se tudo isso tinha de ser ensinado a esses jovens, então três anos (com. v. 5) não era demais para a sua educação. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIKA

 

19 de Setembro  Dia 262  

Leituras: Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4.  

Versículo EspecialO coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17:22).  

Pensamento Bíblico“Tendo Forma de Piedade” (2 Timóteo 3:1-9). Depois de descrever algumas das pessoas mais ímpias mencionadas nas escrituras, Paulo acrescenta: “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.”  Sua descrição seguinte mostra que ele está falando de pessoas que parecem ser sinceros discípulos quando, realmente, elas fazem somente o que querem fazer. Elas não amam a verdade, e não amam a Deus. No final, seu egoísmo acaba sendo visível para os outros.  

Ação: Outras pessoas podem pensar que você é fiel a Deus. Examine-se honestamente. Será que Deus conta você como fiel? ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

18 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 11  3. Chefe dos seus eunucos. Eunuco (heb. sarîs), um macho castrado. Por motivos óbvios, os eunucos eram frequentemente encarregados dos haréns reais. Às vezes a palavra, por metáfora, era usada simplesmente com referência a um oficial. Há uma grande possibilidade de que Daniel e seus amigos tenham sido desvirilizados. Veja novamente a predição sinistra de Isaías (II Reis. 20:18). Dos filhos de Israel (heb. Mib-benê-yis-ra-el, lit, tirados dos filhos de Israel). Esses eram originalmente todos os descendentes de Jacó ou Israel. Mais tarde, Israel passou a ser o nome das dez tribos que se separaram e se juntaram a Jeroboão (I Reis. 11:13; cons. 12:19). Mas depois da destruição do "Reino do Norte", o nome Israel voltou ao seu primitivo significado. Da linhagem real (lit, semente da reato). Isto se refere à família de Davi (cons. Isaias. 7:2, 13). Quanto a um exemplo da degeneração espiritual de certos membros da linhagem real mais ou menos nesse período, veja II Reis. 25:25; Jeremias. 41:1 e segs. Como dos nobres. A palavra nobres (Heb, partemîm) é um termo persa aparentemente cognata de palavras usadas com referência a pessoas importantes em diversas línguas indo- européias. Talvez fosse de uso comum na corte. Refere-se a importantes famílias, não à casa de Davi. O sentido dos três termos, Israel . . . linhagem real . . . nobres, indica que a seleção tinha de ser feita entre os hebreus, tanto da família real como de outras famílias da nobreza. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de Setembro  Dia 261  

Leituras: Lucas 22:54-62; 2 Timóteo 2:14-26; Salmo 71; Provérbios 17:12-17; Ezequiel 1-2.  

Versículo EspecialOs meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente” (Salmo 71:8).  

Pensamento Bíblico: “Caí com o Rosto em Terra” (Ezequiel 1:28). Ezequiel descreve sua experiência como um dos poucos homens que viram o trono de Deus (veja Isaías 6; Apocalipse 4). Ele estava verdadeiramente impressionado com o terrível poder e brilho da cena e caiu com o rosto em terra. Quando entramos na presença de Deus, precisamos também ver nossa impropriedade e sua glória. A avaliação do vasto abismo entre Deus e homens nos ajudará a ver nosso papel como servos adoradores.  

Ação: Adore a Deus humildemente. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

17 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 10  A palavra hebraica é capaz de conter qualquer um desses significados. Até pouco tempo este versículo foi a única informação disponível relativa a esta tomada de Jerusalém, exceto por um pequeno comentário de Josefo. Contudo, II Reis 24:1, como II Crônicas 36:6, 7, talvez se refira ao acontecimento. Na ausência de mais provas tem-se tornado quase axiomático entre os modernos críticos irreverentes negar que tal acontecimento tenha realmente tido lugar, citando o caso como o primeiro "erro crasso histórico" do autor. Em fevereiro de 1956, foram publicados antigos documentos que agora fornecem todo o apoio histórico para a presença de Nabucodonosor em Judá exatamente nessa época (veja JBL, Dez. 1956, Vol. LXXV, Pt. IV, pág. 277). É desesperador ver que estes novos dados são ignorados por escritores recentes (veja B.W. Anderson, Understanding the Old Testament, 1957, pág. 355; N.K. Gottwald, A Light to the Nations, 1959, pág. 618; John Bright, A History of Israel, 1959, pág. 569). Os crentes, entretanto, não precisam esperar pelas confirmações arqueológicas para aceitarem a palavra de Daniel. 2. Esta é a verdadeira interpretação da história. O Senhor lhe entregou . . . Jeoaquim. "Para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos" (I Samuel. 14:6). Como também não há nenhum impedimento para destruir com muitos ou com poucos. Mais tarde o governo divino sobre a história torna-se mais enfático (Daniel. 4:17). Nabucodonosor era "servo" de Deus (Jeremias. 25:9). Do mesmo modo, Deus usou ditadores que a si mesmo se exaltaram neste nosso século para castigar terras e povos, e mais tarde os destruiu (cons. Jr. 25:12-14). Como alguém já disse de maneira singular, suas proezas de auto[1]exaltação nada mais são que "exercícios para mantê-los saudáveis para a execução". Utensílios da casa de Deus. Com os pecados da nação provocaram o empobrecimento gradual do magnífico templo de Salomão vê-se em I Reis. 14:25, 26; lI Reis. 14:8-14; 16:8;18:13-16; 24:8-13; Jeremias. 27:16-22; 52:17-23. Quanto à profanação dos utensílios do templo, veja Daniel. 5; e quanto ao seu retorno a Jerusalém, veja Esdras 1:7-11. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de Setembro  Dia 260  

Leituras: Lucas 22:47-53; 2 Timóteo 2:1-13; Salmo 70; Provérbios 17:6-11; Lamentações 4-5.  

Versículo Especial“Se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará” (2 Timóteo 2:12).  

Pensamento Bíblico“Isso Mesmo Transmite a Homens Fiéis” (2 Timóteo 2:1-13). Observe três importantes ideias nestes versículos:  

   O evangelho é divulgado pelo ensinamento. Paulo ensinou a Timóteo. Timóteo ensinaria a outros. Aqueles ensinariam outros mais. É, na verdade, uma tragédia se falhamos em passar a mensagem a outros.

   O serviço de Cristo é guerra espiritual. Como soldados, precisamos de dedicação total à causa de nosso Mestre e de seu exército.

    O fiel será recompensado. Foi-nos prometida a vitória se resistirmos. Se falharmos, não é por culpa de Deus. “Ele permanece fiel”.  

Ação: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...