10 de fevereiro de 2024

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Fevereiro   Dia 41  

Leituras: Mateus 12:38-50; Atos 15:1-11; Salmo 36; Provérbios 10:1-5; Êxodo 29-30.  

Versículo Especial“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50).  

Pensamento BíblicoA Família de Cristo (Mateus 12:47-50). Nesta breve troca, Jesus apresentou um conceito que desconcertou seus ouvintes, tanto naquele tempo como agora. No meio de uma nação que prezava extremamente a identidade nacional e familiar, Jesus disse que as relações espirituais são de maior significado do que o parentesco físico. Não há maior parentesco do que aquele que partilhamos quando estamos na família de Deus. Boas famílias físicas são uma bênção, mas é um privilégio ainda maior o fato de sermos contados como irmãos e irmãs de Jesus!

Ação: Agradeça a Deus por permitir-lhe estar em sua família. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

9 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 4  Aqueles que entendem que a história de Jonas é um mito revestido de imaginação judia, encontram nela semelhanças com as antigas fábulas pegas. Um rei de Tróia acorrentou sua filha Hesione a uma rocha à beira[1]mar. Pretendia oferecê-la a Netuno, o qual, com a aparência de um tubarão, viria na maré alta e a devorada. Contudo, Hércules lutou contra o monstro e o destruiu, salvando a moça. De acordo com a interpretação alegórica popular (veja Abingdon Bible Commentary), Jonas se identifica com Israel. A verdadeira missão de Israel é declarar a verdade de Deus ao mundo, mas ela fracassou nisso. O "grande peixe" é Babilônia, que engoliu os israelitas (levando-os para o exílio). O fato de Jonas ter sido vomitado sobre a terra representa o retorno dos judeus do exílio. A insatisfação de Jonas com o arrependimento dos pagãos é um paralelo do espírito do Judaísmo depois de seu retorno. Aqueles que defendem o caráter histórico do livro têm argumentado que um verdadeiro profeta (Jonas) viveu o que ficou registrado e assim cumpriu, parcialmente,a tarefa missionária de Israel na antiguidade. Para esses (veja Unger, Introd. Guide to the O.T.) a história real também tem um significado oculto – messiânico e típico. Passagens importantes que sustentam este ponto de vista são cenas declarações que Jesus fez referente a Jonas como um sinal de Sua morte e ressurreição (Mateus. 12 :40; Lucas. 11:30). Aqueles que defendem este ponto de vista usam estas referências num duplo sentido: para verificar a historicidade da narrativa e para apresentar seu significado típico. A posição deste comentário é que a história de Jonas é uma narrativa histórica. A Mensagem do Livro. A narrativa propriamente dita não é complicada, mas rápida e comovente. Jonas, um profeta, é enviado pelo Senhor a pregar aos ninivitas. Mas ele foge e compra passagem em um navio que se destina ao outro lado do mundo. Ele se isola e vai dormir. Logo após o navio ter partido, desencadeia-se uma severa tempestade que provoca ondas gigantescas e os marinheiros aterrorizados jogam fora a carga e começam a orar freneticamente aos seus deuses. Por meio de sortes Jonas é identificado como o criminoso que ofendeu a Providência. A tempestade cessa só depois que Jonas, à sua própria sugestão é lançado no mar. Ele foi engolido por um grande peixe. Agora inteiramente arrependido, ele ora sinceramente pedindo salvação, quando Deus o coloca ileso sobre a praia. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Fevereiro     Dia 40  

Leituras: Mateus 12:31-37; Atos 14:19-28; Salmo 35:11-28; Provérbios 9:13-18; Êxodo 27-28.  

Versículo Especial“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo” (Mateus 12:36).  

Pensamento Bíblico: Presbíteros Escolhidos em Cada Igreja  (Atos 14:23). Parte do desenvolvimento das igrejas no primeiro século foi a eleição de supervisores qualificados (conforme 1 Timóteo 3; Tito 1). Deus não anunciou qualquer modificação no padrão das igrejas locais em nossos dias.  Temos responsabilidades no crescimento pessoal e na edificação dos outros, para que cresçam espiritualmente e constituam congregações biblicamente organizadas.  

Ação: Viva, hoje e todos os dias, de acordo com o padrão revelado por Deus no Novo Testamento. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

8 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 3  Não há nenhuma inscrição assíria declarando que um reavivamento como o descrito neste livro tivesse acontecido ali; mas durante o período em que a Rainha Semíramis foi co-regente de seu filho Adade-Nirari III (810-782), houve um pequeno impulso na direção do monoteísmo. Se os frutos do ministério de Jonas e esta purificação do culto assírio devem ser identificados um com o outro é difícil de se dizer. Houve duas pragas severas na Assíria em 765 e 759 A.C., como também um eclipse total em 763 A.C., os quais eram normalmente considerados pelos antigos como evidências de juízo divino e deveriam ter preparado os corações do povo para a pregação de Jonas. Interpretações do Livro. Muita controvérsia tem sido suscitada em relação ao significado do Livro de Jonas, e isto tem produzido uma grande série de pontos de vista. O livro já foi interpretado como uma lenda, uma parábola, -um mito e uma alegoria profética; e também já foi aceito como história de significado messiânico. Já se sugeriu (R.H. Pfeiffer, Introd. to the O. T.) que o livro é uma ficção baseada sobre um possível caráter lendário cujo nome real se perdeu. De acordo com este ponto de vista, o autor desconhecido extrai seus milagres das histórias de Elias e Eliseu (comp. Jonas 4:3 com I Rs. 19:4b e Jonas 4: 5, 6 com I Rs. 19:4a, 5a) e a cena da lamentação de Joel. Assina o livro teria apenas a intenção de ser um protesto contra o nacionalismo estreito dos judeus, que se guiavam pelos ensinamentos de Esdras. O salmo de Jonas 2 é a oração de ação de graças de um homem salvo do afogamento. A interpretação do livro como parábola (IB) é muito semelhante ao ponto de vista que o considera lendário. De acordo com este segundo ponto de vista, o caráter de Jonas é uma análise e uma crítica ao Judaísmo Pós-Exílico, e a cidade de Nínive representa o vasto mundo não judeu que aguarda o despertamento que só a verdadeira mensagem de Deus pode produzir. A parábola procura descrever a justiça e a misericórdia de Deus para com qualquer homem ou grupo que venha a se arrepender dos seus pecados. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Fevereiro   Dia 39  

Leituras: Mateus 12:22-30; Atos 14:1-18; Salmo 35:1-10; Provérbios 9:7-12; Êxodo 25-26.  

Versículo Especial“E minha alma se regozijará no Senhor e se deleitará na sua salvação” (Salmo 35:9).  

Pensamento BíblicoA Escolha Entre Ser a Favor ou Contra Jesus (Mateus 12:30). Jesus, claramente, afirma que “Aquele que não é comigo é contra mim, e aquele que não ajunta comigo, espalha.”  Jesus acabou de mostrar que os servos de Satanás não trabalham contra Satanás (vs. 25-26). O princípio de um reino unido se aplica igualmente à casa do Senhor! Não há terreno neutro para os que não se empenham.  

Ação: Medite na realidade da luta decisiva com Satanás e resolva a entregar-se inteiramente a Jesus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

7 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Jonas (Comentário Bíblic Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. O livro recebe o seu nome do personagem principal da narrativa. Jonas (pombo) está identificado como o filho de Amitai. Diz[1]se que um profeta com este mesmo nome, que aparece em uma curta narrativa de II Reis. 14:25, veio de Gate-Hefer, localizado no território de Zebulom, hoje conhecido por Galiléia. Este profeta previu as triunfantes conquistas de Jeroboão II na primeira metade do século oito A.C. Poucas são as dúvidas de que esse profeta de Gate-Hefer seja o mesmo profeta deste pequeno livro. Data e Autoria. Em nenhum lugar do texto há qualquer declaração de que o profeta mesmo tivesse escrito o livro, embora a oração do capítulo 2 esteja na primeira pessoa do singular. Contudo, a tradição tem firmemente mantido que Jonas mesmo foi o autor. Nos últimos anos muitos têm defendido que o livro é sobre Jonas e não escrito por ele. Este ponto de vista se baseia sobre diversas observações: os capítulos 1, 3 e 4 foram escritos na terceira pessoa; há expressões recentes das línguas hebraica e aramaica no livro; o grande número de milagres registrados impossibilita estabelecer-se uma base histórica; e a ênfase dada à misericórdia de Deus para com um povo estrangeiro sugere uma data pós-exílica. Mestres conservadores têm consistentemente defendido que esses fatores em si mesmos não são suficientemente importantes para excluírem a possibilidade do profeta ter vivido no século oito ou ter escrito o livro naquela época. Antecedentes Históricos. Assumindo que seja uma narrativa histórica de um profeta ativo no período de Jeroboão II, rei de Israel, os acontecimentos do livro poderiam ter acontecido em algum período entre 780 e 750 A.C. Jeroboão II tivera sucesso em restabelecer o poder de Israel sobre a maior parte do território ao norte de Judá controlado por Davi e Salomão. No século anterior o império assírio fora uma ameaça ao longo da costa oriental do Mediterrâneo, e se tornara bem conhecido como opressor cruel e desapiedado. Durante Q reinado de Jeroboão II, embora o poder da Assíria tivesse se aquietado, ainda se devia contar com ele. Nínive ainda não era a capital do império, mas Calá, uma das partes do complexo da antiga cidade-estado que incluía Nínive, foi a capital entre 880 e 701 A.C. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Fevereiro   Dia 38  

Leituras: Mateus 12:9-21; Atos 13:42-52; Salmo 34; Provérbios 9:1-6; Êxodo 23-24.  

Versículo Especial“Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome” (Salmo 34:3).  

Pensamento Bíblico: Adorando um Deus Que se Interessa (Salmo 34). Há muitas razões para glorificar a Deus. Este salmo ressalta uma: o interesse de Deus para conosco. Ele nos protege, nos resgata, e nos liberta das dificuldades. Ele leva justiça para o mal e preserva o justo. Lembre-se da afirmação do Salmo 34:15: “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e seus ouvidos estão abertos ao seu clamar”.  

Ação: Aproveite o privilégio de ser permitido adorar a Deus. Reserve um tempo hoje para louvá-lo, orar a ele, e ouvir atentamente a sua palavra. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 8  19. Os de Neguebe possuirão o monte de Esaú. Outra tradução diz: Eles possuirão o Neguebe; isto é, o Monte Esaú. As fronteiras do reino davídico seriam restauradas no sul e na planície dos filisteus o que incluiria as cidades de Gade, Ecrom, Asdode, Asquelom e Gaza. (Todas essas regiões com exceção de Gaza fazem parte atualmente do território de Israel.) Então, para o norte, os campos de Efraim e os campos de Samaria retornariam aos exilados repatriados. A tribo de Benjamim se moveria através do Rio Jordão e retomaria Gileade. 20. As fronteiras davídicas se estenderiam pela inclusão dos cananeus (fenícios) até o extremo norte em Sarepta, atualmente conhecida por Sarafanda. Fica localizada entre Tiro e Sidom sobre a costa do Mediterrâneo. Sefarade. Mais provavelmente Sardis, a capital de Lídia a oeste da Ásia Menor. VI. O Senhor Será Rei. Versículo 21. Assim como a profecia de Obadias começa com o Senhor dominando o cenário, ela termina com a proclamação de que Ele será o Rei de todos. Salvadores. A LXX diz: aqueles que foram salvos; mas o hebraico parece se referir aos vitoriosos, isto é, aos exilados que voltaram, que tornarão a governar em Jerusalém sobre a terra de Edom. E o reino será do SENHOR. Os exilados que retornassem ficariam sob o governo teocrático do próprio Deus. Esta foi a grande visão de Obadias e outros profetas – que o Senhor será o Rei de Israel e que do Monte Sião ele governará o mundo. (cons. Zacarias. 14:9-11). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

meditação do dia

 


6 de Fevereiro   Dia 37  

Leituras: Mateus 12:1-8; Atos 13:27-41; Salmo 33; Provérbios 8:32-36; Êxodo 21-22.  

Versículo Especial“Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos” (Atos 13:30).  

Pensamento Bíblico: A Vitória Sobre a Morte  (Atos 13:27-41). Apesar dos maiores esforços dos homens para silenciar Jesus, Deus transformou seus estratagemas em vitória. No seu desespero para derrotar aquele que eles pensariam ser um inimigo, eles estavam dispostos até a rebaixar-se ao assassinato. Mas seus atos drásticos e desgraçados não foram suficientes para derrotar o Senhor. Deus o ergueu dentre os mortos. Sua vitória nos oferece a vida e o perdão dos nossos pecados, os quais antes não poderiam ser tirados. Deus nos guia à vitória!  

Ação: Conte aos outros a respeito da boa nova do perdão através de Jesus, o Vencedor sobre a morte (Atos 13:38). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

5 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 7 B. Vindicação. Versículos 17-20. Deus não castigada simplesmente os perversos; Ele também libertaria os oprimidos de sua miséria. 17. Mas no monte de Sião haverá livramento. Na destruição do Monte Sião, Israel foi castigada pelos seus pecados; mas Israel também veria o livramento. Por trás dos juízos divinos há o amor de Deus. O castigo tem de ser punido, mas Deus deseja muito mais dar a libertação àqueles que se voltam para Ele. A queda de Jerusalém acabou com o Reino de Judá, mas a preocupação de Deus com o Seu povo não acabara. Ele traria de volta ao Monte Sião um remanescente do cativeiro. O monte será santo. No V.T., a santidade significa principalmente separação para Deus (Deuteronômio. 7:6; Jeremias. 1:5), mas também significa separação de tudo o que é impuro (Levítico. 20:7; 21:6; 22:9). O povo libertado seria o povo de Deus, mas também teria de ser purificado das práticas idólatras que provocaram a destruição da nação. Os da casa de Jacó possuirão. A terra prometida retornaria aos exilados que voltassem, e as casas e porções da terra que pertenceram a seus pais seriam suas novamente. 18. Será fogo, e . . . chama. No Dia do Senhor, o relacionamento entre Israel e Esaú será invertido. A casa de Jacó . . . e a casa de José (sinônimos de Israel) seriam senhores sobre a casa de Esaú (Edom) e seriam instrumentos nas mãos de Deus para execução do juízo divino sobre Edom. 19. Os de Neguebe possuirão o monte de Esaú. Outra tradução diz: Eles possuirão o Neguebe; isto é, o Monte Esaú. As fronteiras do reino davídico seriam restauradas no sul e na planície dos filisteus o que incluiria as cidades de Gade, Ecrom, Asdode, Asquelom e Gaza. (Todas essas regiões com exceção de Gaza fazem parte atualmente do território de Israel.) Então, para o norte, os campos de Efraim e os campos de Samaria retornariam aos exilados repatriados. A tribo de Benjamim se moveria através do Rio Jordão e retomaria Gileade. 20. As fronteiras davídicas se estenderiam pela inclusão dos cananeus (fenícios) até o extremo norte em Sarepta, atualmente conhecida por Sarafanda. Fica localizada entre Tiro e Sidom sobre a costa do Mediterrâneo. Sefarade. Mais provavelmente Sardis, a capital de Lídia a oeste da Ásia Menor. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Fevereiro   Dia 36  

Leituras: Mateus 11:25-30; Atos 13:13-26; Salmo 32; Provérbios 8:27-31; Êxodo 19-20.  

Versículo Especial“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).  

Pensamento Bíblico: Preparando-se para Encontrar Deus (Êxodo 19). Jeová acabava de livrar os israelitas do Egito, e estava prestes a encontrá-los no Monte Sinai, para entregar-lhes sua lei. Enquanto ouviam e obedeciam extensas instruções sobre como se preparar para encontrá-lo, eles ficavam impressionados com a importância da reverência para com o Senhor. Eles tinham que lavar suas roupas, purificar-se e depois ficar afastados, em respeito ao Senhor. Este relato deveria fazer com que examinássemos nossas práticas e atitudes. Foi esta reverência substituída pela filosofia do “venha como estiver”? Corremos descuidadamente de nosso envolvimento com os assuntos mundanos da vida para uma fria adoração a Deus?  

Ação: Quando se aproximar de Deus em oração, hoje--e todas as vezes em que você o adorar--passe algum tempo se preparando. Afaste-se das distrações e dê sua total atenção e reverência ao Senhor que nos livra da servidão do pecado. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

4 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 6 14. Parado nas encruzilhadas. A acusação representa Edom primeiro como espectador alegre, depois como participante da pilhagem da cidade e então servindo nas barricadas que bloqueavam as estradas de escape da cidade jornada, cruelmente prendendo os fugitivos e entregando-os como escravos ao invasor. Uma atitude covarde e digna do mais severo castigo! V. Edom Sentenciada. Versículos 15-20. A. Julgamento. Versículos 15, 16. O promotor fundamentou o seu caso contra Edom e, agora, o Juiz esboça a base para punir o criminoso. 15. O dia do SENHOR. O Dia do Senhor é o dia em que Deus vai julgar a perversidade e vingar a justiça. Deus é misericordioso, mas não vai tolerar o pecado para sempre. Quando o pecador, individual ou nação, ignora completamente as regras divinas, Ele vem para julgar e vingar (cons. Joel 2:1; Amós 5:18-20; Sofonias. 1:7, 8, 14-18; Ezequiel. 25:12-14; 35:1-15). Como tu fizeste, assim se fará contigo. Os juízos do Senhor se basearão sobre a justiça, não no capricho ou na vingança. O castigo não será menor nem maior que os crimes cometidos. (Veja em Oséias. 8:7 uma forma pitoresca de declarar este mesmo princípio.) A sentença de um pecador não será desproporcional aos seus pecados, mas por ter certeza de que sofrerá por seu pecado. Historicamente, Edom veio a conhecer a realidade desta verdade. Logo após este período, Edom foi expulsa de seu antigo lar pelos nabateanos, de modo que precisou se mudar para o lado oeste do Mar Morto. Hebrom passou a ser a capital de seu novo lar ao sul de Judá. Os macabeus, especialmente João Hircano (cerca de 125 A.C.), subjugou e judaizou os edomitas. Foram finalmente destruídos com os judeus em 70 d.C. por Tito, o general romano. 16. Como bebestes . . . assim beberão . . . todas as nações. O sofrimento resultante do castigo é às vezes descrito pelos profetas como sendo comparável ao beber do vinho forte. Vejam em Jeremias. 25:15-28 uma aplicação mais extensa desta analogia. Deus não usaria Edom simplesmente como exemplo mas julgaria igualmente todas as nações pelos seus pecados. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Fevereiro   Dia 35  

Leituras: Mateus 11:16-24; Atos 13:1-12; Salmo 31:14-24; Provérbios 8:22-26; Êxodo 17-18.  

Versículo Especial“Ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer” (Êxodo 18:20).  

Pensamento Bíblico: O Papel do Grande Líder  (Êxodo 18:20). Este capítulo fala do conselho de Jetro para tornar o trabalho de Moisés mais eficiente e mais eficaz. Por hoje, porém, considere as palavras do versículo acima. Moisés foi um grande líder porque ele dirigiu o povo para seguir a Deus. Ele não buscava poder pessoal. Em vez disso, ele continuamente encorajava outros a voltarem-se para a vontade de Deus. Aqueles que quiserem ser grandes líderes, hoje em dia, têm que fazer a mesma coisa.  

Ação: Pela palavra e pelo exemplo, conduza outros no caminho de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

3 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 5 IV. Edom é Acusada. Versículos 8-14. A. A Intenção do Juiz. Versículos 8, 9. O Juiz declara que pretende expor a frivolidade da sabedoria e do poder de que Edom se jactava. 8. Os sábios não serão capazes de inocentar Edom. Ficarão confundidos com a força dos argumentos do promotor. 9. Os teus valentes. A habilidade e destreza dos guerreiros não livraria Edom desta vez. Temã era a principal colônia edomita perto da fortaleza, Sela ou Petra. A justiça obteria uma condenação bem definida e conseguiria uma sentença de morte. B. O Caso Contra Edom. Versículos 10-14. A exposição dos pecados de Edom é devastadora e assombrosa. 10. Violência feita a teu irmão Jacó. O antepassado dos idumeus era Esaú, o irmão gêmeo de Jacó. Embora Jacó agisse erroneamente para com Esaú (Gênesis. 25:33; 27:36), este file perdoara (Gênesis. 33:4). Agora a violência substituía o perdão. 11. Tu mesmo eras um deles. Quando estrangeiros levaram os descendentes de Jacó para o exílio e tomaram a Cidade Santa, os descendentes de Esaú não foram ajudar Judá contra o inimigo, mas aliaram-se ao invasor. Edom participou do saque da cidade. Esta situação se encaixa melhor nos acontecimentos relacionados com a queda de Jerusalém em 587-586 A.C. e o período que se lhe segue imediatamente. 12. Mas tu não devias ter olhado com prazer o dia de teu irmão. Nos versículos 12, 13, 14, esta frase aparece sete vezes: não devias, ou equivalente. Destaca os crimes específicos cometidos pelos idumeus. Um parente era obrigado, por laços de sangue, a ajudar outro parente em perigo. Edom recusou-se a ajudar a Jacó (Israel) quando foi preciso. Veja em Juizes. 5:23 um exemplo da condenação de uma pessoa que deixou de prestar auxílio a um parente em uma case. Nem te alegrado. Edom, além de não prestar ajuda, chegou a se regozijar coma derrota dos israelitas. Os idumeus falaram de boca cheia, ou se vangloriaram diante dos outros sobre o fato dos israelitas merecerem o seu castigo. Assim, à injúria acrescentaram o insulto. 13. Entrado pela porta do meu povo. Edom deixou de ser um alegre espectador e começou a participar ativamente do saque de Jerusalém. Este crime está enfatizado neste versículo através de mais duas declarações paralelas. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Fevereiro   Dia 34  

Leituras: Mateus 11:1-15; Atos 12:12-25; Salmo 31:1-13; Provérbios 8:12-21; Êxodo 15-16.  

Versículo Especial“Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça” (Salmo 31:1).  

Pensamento BíblicoComo Esquecemos Logo! (Êxodo 15). Deus livrou os israelitas de séculos de servidão, e eles louvaram seu poder no belo cântico que abre este capítulo. Depois de meros três dias de viagem para dentro do deserto, seu louvor foi se tornando um resmungo e uma queixa, enquanto eles esqueciam o poder e o amor de seu poderoso Redentor. Como é triste que nós, tão facilmente, imitemos sua ingratidão!  

Ação: Lembremo-nos de que o mesmo Deus que nos redimiu tem força para nos guiar ao lar (Êxodo 15:13). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

2 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 4 2. Eis que te fiz pequeno. Edom considerava-se uma nação superior (vs. 3, 4), mas à vista de Deus era insignificante. Não seria acidental se as outras nações a desprezassem; seria operação do Senhor. A força do verbo hebraico não se refere à ação passada mas a uma certa ação futura. Ironicamente, Edom desejava desesperadamente ser igual às demais nações, mas nenhuma a considerava como tal. 3. A soberba do teu coração te enganou. A opinião que Edom tinha de si mesmo inflou-se além das proporções do seu verdadeiro poder. Ela veio a depender grandemente da proteção de suas fortalezas nas montanhas. Nas fendas das rochas. A inacessibilidade do Monte Seir fizera da montanha um refúgio para os idumeus muitas vezes. É uma cadeia de montanhas de granito, da largura de 24 a 32 quilômetros, na direção norte-sul, com rochas que atingem 615 m de altura. Sua fortaleza é uma rocha elevada e achatada com o nome de Sela no Velho Testamento, mas mais popularmente conhecida por Petra hoje em dia. A fortaleza só podia ser alcançada através de uma ravina estreita de encostas rochosas. Edom viera a crer que nenhum inimigo conseguiria derrubar suas defesas. 4. Como águia. A fortaleza estava localizada tão alto na montanha que foi comparada ao ninho de uma águia entre as estrelas. Contudo o Senhor declarou que Edom não estava fora do Seu alcance. Ele a derrubaria e a julgaria na presença das nações. 5. Ladrões. . . roubadores . . . vindimadores. Apelando para uma prática comum, o divino Juiz descreve de maneira extraordinária o fim do poder de Edom. Ladrões e assaltantes (os idumeus eram conhecidos como ladrões e assaltantes) geralmente levavam por despojo apenas aquilo que julgavam valioso. Do mesmo modo os vindimadores só colhiam uvas maduras. Mas a fortaleza de Edom seria destruída e todas as suas propriedades seriam arrancadas dos seus esconderijos. 7. Os teus aliados. Através de fraudes Edom seria entregue ao Juiz por seus próprios afiados. Aqueles mesmos que Edom alimentara se voltariam contra ela.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Fevereiro   Dia 33  

Leituras: Mateus 10:34-42; Atos 12:1-11; Salmo 30; Provérbios 8:6-11; Êxodo 13-14.  

Versículo Especial“E quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (Mateus 10:38).  

Pensamento Bíblico: Tomando Nossas Cruzes  (Mateus 10:34-39). As exigências do discipulado são muitas vezes difíceis e divididas. Se nosso amor por qualquer coisa--incluindo a família e nossas próprias vidas--excede nossa devoção ao Senhor, não somos dignos de ser chamados seu povo. Temos que pesar cuidadosamente nossas prioridades e afeições e determinar que nada--e ninguém--se interporá entre nós e o Senhor.  

Ação: Avalie suas lealdades. Certifique-se de que Jesus vem em primeiro lugar, sem pensar no que isto custará, nesta vida. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

1 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 3  Resumo da Mensagem. O tom emocional da profecia de Obadias é forte mas não suficientemente amargo para justificar a acusação de que é um hino de ódio. A intensidade do poema está cingida de um profundo senso de justiça. Parentes violaram os laços que mantinham as tribos unidas e cometeram crimes terríveis. Seus pecados trilham de ser castigados! Os israelitas não se encarregaram de punir os idumeus. Pelo contrário, reconheceram o seu Deus como Juiz de todas as nações e creram que Ele executada a justiça com base nos crimes cometidos (v. 15). Deus aqui é considerado como universal em Seu poder, de modo que nenhuma nação pode escapar ao Seu olho onipresente. Deus está preocupado com os oprimidos e os levantará, restaurando o que lhes foi tirado. Há uma forte nota de esperança e conforto na profecia. A soberania de Deus, entretanto, jamais se perde de vista. Ele é o Juiz no começo do livro e o Reino final. ESBOÇO I. Sobrescrito. Versículo 1a. II. As nações dispostas contra Edom. Versículo 1b. III. O Inimigo Público Número Um é denunciado. Versículos 2-7. IV. Edom é acusado. Versículos 8-14. A. A intenção do Juiz. Versículos 8, 9. B. O caso contra Edom. Versículos 10-14. V. Edom é sentenciado. Versículos 15-20. A. Julgamento. Versículos 15, 16. B. Vingança. Versículos 17-20. VI. O Senhor será Rei. Versículo 21. COMENTÁRIO Obadias 1 I. Sobrescrito. Versículo 1a. (veja Introdução). II. As Nações Dispostas Contra Edom. Versículo 16. A profecia de Obadias foi disposta em forma de um processo criminal. Identifica-se um fora da lei, ele é julgado e sentenciado. O SENHOR Deus é o juiz que fala contra o fora da lei – Edom. Temos ouvido as novas . . . foi enviado um mensageiro. Antes do julgamento, arautos do Juiz proclamara o acontecimento às nações, convocando-os a comparecerem a fim de estarem preparadas para a batalha (cons. Jeremias. 49:14). VI. O Inimigo Público Número Um É Denunciado. Versículos 2-7. O Juiz divino torna público Sua própria opinião sobre o criminoso que está sendo convocado a prestar contas. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Fevereiro   Dia 32  

Leituras: Mateus 10:27-33; Atos 11:19-30; Salmo 29; Provérbios 8:1-5; Êxodo 12.  

Versículo Especial“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante o meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32).  

Pensamento BíblicoConfissão Apesar do Perigo (Mateus 10:27-33). Pensa-se, frequentemente, que confessar é meramente reconhecer a fé em Jesus na presença dos crentes. Jesus mostra que a confissão que ele exige é muito mais rigorosa-- muito mais perigosa. Seus discípulos têm que estar dispostos a confessá-lo na presença daqueles que se opoem a ele. O preço pode ser alto--vidas podem ser perdidas. Aqueles que não querem arriscar tudo por ele perderão muito mais--suas almas.  

Ação: Conte a outros o que sabe sobre Jesus. Fale com coragem. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

31 de janeiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. O Livro de Obadias nem identifica o profeta (além de declarar o seu nome) nem fornece alguma declaração que especifique claramente a data de sua composição. Aproximadamente uma dúzia de homens do Velho Testamento são chamados de Obadias, mas nenhum corresponde ao profeta cuja obra foi preservada. Seu parentesco, status social e ocupação na vida permanecem obscuros. O nome do profeta significa "Servo do Senhor", ou "Adorador do Senhor". É um composto de 'obed, "servo", e yâ, uma forma abreviada do nome de quatro letras yhwh, pronunciado adonay pelos judeus piedosos, e traduzido para Senhor ou Jeová nas versões. Autoria. Os nove primeiros versículos deste livro, que é o mais curto de todos os livros do Velho Testamento, fazem paralelo íntimo com partes de Jeremias 49, embora a sequência do material seja diferente (cons. Obadias, vs. 1-4 com Jeremias. 49:14-16; Obadias. vs. 5, 6 com Jeremias. 49:9, 10; Obadias, vs. 8, 9 com Jeremias. 49:7-22). A questão é: Qual o profeta que usou o outro? O mais aceitável é que ambos os escritores usaram uma profecia anterior e bem conhecida. Sem dúvida a atual disposição deste livro é obra de Obadias. Certamente todo o livro é um oráculo do Senhor (1a). Data. A profecia de Obadias faz alusão a uma situação histórica na qual os idumeus aliaram-se aos inimigos de Israel e participaram no saque de Jerusalém (vs. 10-14). Jerusalém foi despojada pelos filisteus e árabes durante o tempo de Jeorão (II Crônicas. 21:16, 17), nos meados do século nono mais ou menos. Edom foi mencionada aqui tendo mais de um aliado (vs. 7, 11). Sabe-se que Edom aliou-se aos babilônios e outros quando da queda de Jerusalém em 587-586 A.C., e participou do saque da cidade. Provavelmente a profecia de Obadias encaixa-se melhor nesse período. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Janeiro  Dia 31  

Leituras: Mateus 10:16-26; Atos 11:1-18; Salmo 28; Provérbios 7:21-27; Êxodo 9-11.  

Versículo Especial“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mateus 10:22).  

Pensamento Bíblico: Ovelhas Entre Lobos (Mateus 10:16-26). Aqueles que seguem a Cristo não podem evitar o tipo de sofrimento que ele suportou. Famílias e amigos se oporão aos cristãos, até mesmo com violência. Dureza, sacrifício e perseguição devem ser consequências esperadas ao viver para Jesus. Não podemos permitir que tais dificuldades nos desviem da meta celestial!  

Ação: Quando enfrentar contrariedade no serviço de Deus, lembre-se de que Jesus o amou o bastante para morrer por você (Gálatas 2:20). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

30 de janeiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Amós (Comentário Bíblico Moody) 21 7. Etíopes. Antes, cusitas. Caftor. Geralmente considerado como referência à Creta. IV. A Promessa da Restauração de Israel. 9:11-15. Esta última seção da profecia dá uma descrição do reino davídico restaurado. Destaca o alvo do controle de Jeová na história. A ideia de que a vontade de Deus deverá ser feita na história era parte integrante do pensamento de Amós. 11. Naquele dia. O Dia do Senhor. O tabernáculo . . . de Davi. Para castigar Israel, a casa de Davi foi reduzida a uma cabana. É um quadro da futura restauração de Israel, quando o trono de Davi será restabelecido (cons. Atos 15:15-17). 12. O restante de Edom. A visão de Amós do reino messiânico sob o trono de Davi representa-o como universal, incluindo os gentios. 13. O que lavra segue logo ao que ceifa. Uma predição da fertilidade milenial da terra. 14. Mudarei a sorte do meu povo. Uma promessa de que Israel seria restaurada à sua terra, que seria reconstruída e prosperaria. 15. Plantá-los-ei na sua terra (cons. Jeremias. 24:6; 32:41; 42:10). O retorno seria um ato direto de Deus. E, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados. Uma promessa incondicional de possessão permanente, que ainda não foi cumprida (II Samuel. 7:10; Isaias. 60:21; Joel 3:20). O SENHOR teu Deus. As palavras finais da profecia foram a base da certeza de Israel de que essas coisas realmente aconteceriam. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Janeiro   Dia 30  

Leituras: Mateus 10:1-15; Atos 10:34-48; Salmo 27; Provérbios 7:13-20; Êxodo 7-8.  

Versículo Especial“Pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (Atos 10:35).  

Pensamento BíblicoSujando Nossos Pés (Mateus 10:1-15). Quando Jesus mandou seus apóstolos pregar às ovelhas perdidas de Israel, Ele os instruiu para que sacudissem o pó de seus pés nos lugares onde sua mensagem fosse rejeitada.  Muito frequentemente, erramos ao desistir e “sacudir o pó” antes que tenhamos sujado nossos pés. Não podemos concluir que os outros rejeitarão o evangelho. Temos que lhes dar a oportunidade de responder por si mesmos.  

Ação: “Procurai as ovelhas perdidas . . .” (Mateus 10:6). “. . . de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10:8). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de janeiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Amós (Comentário Bíblico Moody) 20  1. Frutos de verão. A palavra significa verão avançado ou outono e portanto inteiramente maduros. 2. Chegou o fim. Uma reiteração do pensamento da terceira visão. Israel estava madura em seus pecados e o fim estava próximo. 3. Os cânticos do templo. Alguns, de acordo com a LXX, interpretam cânticos como mulheres cantoras e não cânticos. 5. A lua nova . . . o sábado. Os dias sagrados que as ocupações eram proibidas. Diminuindo o efa, e aumentando o ciclo. Os comerciantes usavam medidas menores que as justas e pesos mais pesados para enganar, recebendo mais que o devido nos negócios. 8. Como o Nilo; ou como o grande rio (E.R.C.). O texto hebraico diz na verdade como a luz, mas os mestres têm concordado que é uma referência ao Nilo. 9. Naquele dia. O Dia do Senhor, que será caracterizado por mudanças no mundo natural. Entenebrecerei a terra. Isto provavelmente se refere a um eclipse. 10. Filho único. Descrição da mais intensa tristeza (Jeremias. 6:26; Zacarias. 12:10). 11. Enviarei fome. O povo ansiaria por ouvir as palavras que há tanto ignoravam. 14. Ídolo de Samaria. O hebraico diz a culpa de Samaria, que é uma referência aos cultos idólatras ali executados. Alguns preferem dizer Ashima, o nome da deusa pagã adorada em Samaria (II Reis. 17:30). O culto de Berseba. Ou, o caminho de Berseba, referindo-se às peregrinações ao santuário pagão. Amós 9 F. O Julgamento do Senhor. 9:1-10. A quinta visão foi a do Senhor executando o julgamento do qual era impossível escapar. Segue-se uma descrição viva da devastação. 1. Vi. A introdução desta visão difere das quatro primeiras. Aqui o próprio Senhor apareceu e por isso Amós não usa mais símbolos. Junto ao altar. A destruição começou no centro da idolatria. 2. Desçam ao mais profundo abismo. Uma referência ao Sheol, o lugar dos mortos (Isaias. 14:9), como lugar inacessível. Subirem ao céu. Os céus e o inferno são às vezes usados como símbolos de total oposição (Jó 11:8). 3. Carmelo. Um símbolo de inacessibilidade. A serpente. Uma palavra usada com referência ao monstro do abismo (Isaias. 27:1). 5. Como o Nilo. Cons. 8:8. 6. As suas câmaras no céu. Um quadro da vastidão do universo. A sua abóbada. No hebraico, ligar junto. A primeira parte do versículo é uma descrição do vasto arco do céu, que parece estar firmemente estabelecido sobre a terra. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de Janeiro   Dia 29  

Leituras: Mateus 9:32-38; Atos 10:17-33; Salmo 26; Provérbios 7:6-12; Êxodo 5-6.  

Versículo Especial“E então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9:37).  

Pensamento Bíblico: Trabalhadores Para a Seara (Mateus 9:36-38). Note aqui alguns pontos:  

    Multidões necessitaram do evangelho

    Jesus tinha compaixão

    Ele viu uma seara abundante

    Ele reconheceu a falta dos trabalhadores

    Ele insistiu na oração por mais trabalhadores

    Ele enviou aqueles que estavam disponíveis (Mateus 10:1-5).  

Hoje, precisamos ver as multidões, e compadecer-nos delas. Se o fizermos, também oraremos e agiremos, usando as oportunidades que temos para trazer a colheita das almas a Deus.  

Ação: Considere, com compaixão, os perdidos ao nosso redor. Ore (Mateus 9:38). Vá (Mateus 10:5). Você compartilhará o evangelho hoje?.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

28 de janeiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Amós (Comentário Bíblico Moody) 18  8. Eis que eu porei o prumo. Medir um muro é o símbolo da conduta de Israel sendo experimentada (cons. II Samuel. 8:2; II Reis. 21:13). E jamais passarei por ele. Ou, não perdoarei. Nas visões anteriores Deus ouvira aos rogos do profeta, mas agora Ele não permitiu que houvesse intercessão. O castigo justo tinha de acontecer. 9. Os altos. O povo fazia os seus cultos nos chamados altos, que eram colinas naturais ou elevações artificiais. Outras nações também usavam esses altos (Deuteronômio. 12:2; Isaias. 15:2; 16:12). Esses altos, com sua influência pagã, finalmente vieram contribuir para a corrupção de Israel (I Reis. 12:31-33; 13:32-34). De Isaque. Muitas e variadas interpretações desta passagem têm sido apresentadas, mas está claro que Amós usa o nome como sinônimo de Israel, a nação. Serão. . . destruídos os santuários de Israel. O paralelismo desta declaração com o que a precede está evidente. A espada. Um símbolo do exército assírio (Amós 6:14). D. Oposição Eclesiástica. 7:10-17. Amazias, o sacerdote de Betel, acusou Amós de conspirar contra Jeroboão, e ordenou-lhe que retornasse a Judá. Amós respondeu que ele falava pela ordem de Deus. 12. E ali come o teu pão. Amazias mandou que Amós fosse ganhar o seu pão profetizando em Judá. 14. Boieiro. Amós negou que fosse um profeta no sentido profissional, mas disse que era pastor e colhedor de sicômoros. O sicômoro produz um figo de categoria inferior, que precisa ser aberto com um instrumento especial para soltar o excesso de suco antes de amadurecer. 15. O SENHOR me tirou . . . e me disse. A repetição do nome de Deus destaca nitidamente que Amós profetizava não pela vontade do homem mas por vocação direta de Deus, que o fez profeta. 17. Tua mulher se prostituirá. Violada pelos soldados invasores. Amós 8 E. O Cesto de Frutos Maduros. 8:1-14. Amós teve uma quarta visão de destruição, representando a prontidão de Israel para o juízo. Esta visão deu lugar ao discurso que vem a seguir. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Janeiro   Dia 28  

Leituras: Mateus 9:18-31; Atos 10:1-16; Salmo 25; Provérbios 7:1-5; Êxodo 3-4.  

Versículo Especial“Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente” (Provérbios 7:4).  

Pensamento Bíblico: Deus Rejeita Nossas Desculpas (Êxodo 3-4). Moisés procurou uma maneira para escapar de sua obrigação, oferecendo uma série de objeções, que Deus se recusou a aceitar:  

    Por que eu? (3:11)

    Não sei o que dizer (3:13)

    Eles não me crerão (4:1)

    Não sou eloquente (4:10)

    Envie outro (4:13)  

Ação: Ouça a si mesmo, hoje. Está, de boa vontade, submetendo-se à vontade de Deus ou tentando passar a ele suas desculpas esfarrapadas? Procure as soluções de Deus em vez de desculpas humanas!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...