8 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 15  12. Quando o crente presuntivo não tem propósitos sinceros de abandonar seus maus caminhos, sua presença diante de Deus no Templo resulta em espezinhamento (RSV) dos sagrados recintos (um verbo usado com referência à violenta intrusão dos invasores estrangeiros) e não em uma entrada devidamente reverente sobre o pavimento sagrado. 13. Ofertas vãs. Literalmente, uma oferta (de manjares) indigna – indigna por causa das motivações carnais. Iniqüidade associada ao ajuntamento solene. Melhor traduzida colocando as palavras anteriores como antecipação (uma vez que um ajuntamento solene ou asârâh era geralmente feito nesses feriados solenes). Assim: "Quanto ao festival da  lua nova e do sábado (e) da convocação – não suporto a iniqüidade e (isto é, junto com) o solene ajuntamento". 14. As vossas solenidades. (mô âdim). Provavelmente as três mais importantes do ano hebraico: Páscoa e os Pães Asmos no primeiro mês, Pentecostes no terceiro mês e Tabernáculos no sétimo mês. Nestas três ocasiões todo macho em Israel tinha de comparecer diante do Senhor. Mas nenhuma celebração dessas festas tinha algum valor espiritual se não fosse sustentada com a oferta de um coração completamente submisso e obediente. 15. Estendeis as vossas mãos (lit. palmas). Em oração suplicatória o hebreu estende suas mãos com as palmas voltadas para Deus. Como essas palmas devem ofender a Deus se estão manchadas com sangue de vítimas inocentes que foram oprimidas ou mortas! fracasso em voltar-se dos seus pecados tornava esses crentes inteiramente imundos aos olhos de Deus. C. O Convite a que se Escolha Entre o Perdão e a Destruição. 1:16-20. Duas coisas são necessárias para aqueles que pretendem se aproximar de Deus em busca de perdão e favor: arrependimento do pecado (v. 16) e um propósito definido de andar nos caminhos da santidade (v. 17). 16. Lavai-vos não implica em auto-aperfeiçoamento por meios esforços humanos ou o exercício da força da vontade. Antes, sugere aplicação da graciosa promessa do Senhor de purificar aqueles que vêm a Ele da maneira indicada que é o sacrifício sangrento. Esse modo indicado inclui o abandono de todo o pecado conhecido – cessai de fazer o mal – com um sentimento de ódio para com ele e sincero arrependimento de tê-lo cometido. De diante dos meus olhos dá a idéia de que hedionda afronta é para o homem aparecer, sem arrependimento, diante. de um Deus que tudo pode ver, até mesmo nas profundezas de uma alma culpada.   ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de Outubro  Dia 281  

Leituras: João 2:13-25; Hebreus 5; Salmo 88; Provérbios 21:19-24; Ezequiel 41-42.  

Versículo Especial“E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).  

Pensamento BíblicoDe Leite a Carne (Hebreus 5:12-14). Deus espera que cresçamos. Os  novos cristãos são crianças espirituais com o potencial para crescer muito depressa. Quando deixamos de crescer, Deus fica desapontado, e com razão. Temos que progredir além dos conhecimentos básicos, para poder ensinar a outros.  

Como desenvolvemos tal conhecimento e habilidade? Como podemos progredir além do leite para digerir à carne? “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (v. 14).    

Você está aproveitando suas habilidades espirituais?  

Ação: Estude e aplique a palavra de Deus. Esta é a saída da nossa infância espiritual.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

7 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 14  7,8. A linguagem figurada dos versículos anteriores foi agora traduzida em realidade desagradável, descrevendo a devastação da terra pelos sírios saqueadores (sob o Rei Rezim), pelos israelitas do Node (sob o Rei Peca) e pelos edomitas e filisteus em 734-733 A.C. (cons. II Cr. 28). A própria Jerusalém foi ameaçada por esses invasores e grandemente desligada dos territórios circunvizinhos pelos que a sitiaram. Sem dúvida esses versículos viam profeticamente no futuro uma investida muito mais seria contra Jerusalém pelos assírios sob a liderança de Senaqueribe em 701 A. C. (alguns mestres preferem que todo este capítulo se refira àquele período posterior). A choça ou cabana (sukká) na vinha e a palhoça ou abrigo noturno (melûnâ), ambas se referem a telhados de meia água improvisados ou barracas construídos para o abrigo de guardas que protegiam dos ladrões as lavouras que amadureciam. 9. Alguns sobreviventes ou grupos de refugiados (saríd). Isto é, um remanescente de verdadeiros crentes, por amor de quem Deus pouparia toda a nação de uma total destruição merecida. (Cons. a completa aniquilação de Sodoma e Gomorra, centros de imoralidade imunda e perversão sexual, no tempo de Abraão; Gênesis. 18; 19), o Senhor continuou, na subseqüente história, a preservar a raça hebraica por amor de uma pequena minoria de crentes sinceros. Em Romanos. 9:29 Paulo cita este versículo com referência aos convertidos cristãos vindos do judaísmo. B. O Subterfúgio Pecaminoso da Adoração Hipócrita. 1:10-15. 10. O povo apóstata de Jerusalém e seus corruptos governadores (sob a liderança do perverso Acaz) são aqui cognominados de cidadãos de Sodoma e Gomorra porque culposa e perversamente viraram as costas à revelação especial de Deus – como os sodomitas para com a revelação generalizada – e a voz da consciência. 11-14. Estes versículos não representam rejeição da validade do sacrifício sangrento (como alguns mestres têm argumentado), pois tal interpretação também poderia acarretar a rejeição da oração (cons. v. 15). Antes, eles esclarecem que até mesmo as formas corretas e próprias de culto são inteiramente ofensivas ao Senhor quando prestado por crentes não arrependidos que tentam suborná-Lo a fim de que os poupe do castigo que merecem. Deus não aceita e não pode aceitar mesmo as ofertas mais pródigas e mais dispendiosas que os não arrependidos Lhe possam colocar sobre o altar.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Outubro  Dia 280  

Leituras: João 2:1-12; Hebreus 4:11-16; Salmo 87; Provérbios 21:13-18; Ezequiel 40.  

Versículo Especial: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13).  

Pensamento Bíblico: “A Palavra de Deus é Viva e Eficaz” (Hebreus 4:11-13). Estes versículos reforçam nossa responsabilidade de obedecer fielmente ao Senhor. Note que: 1) É possível cair ao desobedecer (v. 11); 2) A palavra de Deus é viva e poderosa; 3) A palavra de Deus pode fazer finas distinções, até mesmo discernir os pensamentos e os propósitos do coração; 4) Deus, que a todos julga, é capaz de ver tudo.  

Ação: “Conservemos firme a nossa confissão” (Hebreus 4:14).  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

6 de outubro de 2022

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Outubro  Dia 279  

Leituras: João 1:43-51; Hebreus 4:1-10; Salmo 86; Provérbios 21:7-12; Ezequiel 38-39.  

Versículo Especial“Portanto, resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).  

Pensamento Bíblico: O Descanso Espera o Fiel (Hebreus 4:1-10). A Bíblia oferece vários vislumbres do céu. É um lugar de delícia infindável, de contínuo louvor a Deus, etc. Aqui, somos lembrados de que esse é um lugar de descanso preparado para aqueles que forem fiéis até o fim. O serviço do Senhor nesta vida nem sempre é fácil. Somos desafiados, contudo, a seguirmos em frente na confiança de uma recompensa eterna. Os ímpios não têm tal descanso (veja Apocalipse 14:11-13).  

Ação: Trabalhe esforçadamente hoje. A oportunidade para o descanso está chegando!.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

5 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 11  1. Título: A visão. Um termo técnico (hãzôn) para revelação divina, como algo que foi exibido diante dos olhos da mente do profeta. Na  realidade não há nenhuma visão (no sentido moderno da palavra) em todo o primeiro capítulo. Isaías. Em hebraico yesha'-yahu, "Jeová é salvação". Amós. "Forte" ou "corajoso". Uzias. Também conhecido como Azarias, um bom rei, que caiu no pecado do orgulho e acabaram os seus dias leprosos (reinou de 767-740 A. C.). Jotão (co-regente em 750- 740 e sozinho em 740-736). O piedoso sucessor de Uzias. Acaz (736- 716). Um rei ímpio e idólatra, que fez o reino pecar. Ezequias (coregente em 726.716, e sozinho em 716-698 A. C.), o piedoso filho de Acaz que promoveu a reforma religiosa e deu muita atenção à mensagem de Isaías, exceto quanto à questão de sua política pró-Egito. A.A Ingratidão e Rebeldia de Judá Contra Deus. 1:2-9. 2. As palavras céus e terra dão a entender que os habitantes angélicos dos céus e os habitantes humanos da terra devem servir como testemunhas de condenação contra o povo da aliança divina. O SENHOR. Este título indica o Deus da aliança, "Jeová" (ou mais propriamente, Yahweh), e na E.R.A. está assim em todo lugar. O nome é usado sempre que se acha envolvido o relacionamento convencional. Revoltados. O primeiro dos cinco termos significativos usados em relação ao pecado neste capítulo (com. vs. 4, 13). Significa que o pecado original do homem é a revolta contra Deus por meio da qual ele busca destronar a Deus do Seu lugar de primazia e substituí-Lo por si mesmo e tendo sua vontade como a suprema. 3. A ingratidão desses "crentes" rebaixou-os abaixo do nível de bestas embrutecidas, pois até as bestas reconhecem e apreciam seus proprietários que as alimentam e cuidam delas. Manjedoura. Cocho, para alimentar os animais. Não entende. Este verbo comum, "entender", é muitas vezes usado no hebraico com o significado de possuir e reconhecer um marido, esposa, parente ou filho. Israel ignorava a Deus, mas essa ignorância não era involuntária, mas deliberadamente preferida por um coração rebelde e voluntarioso. . ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA



 5 de Outubro  Dia 278  

Leituras: João 1:35-42; Hebreus 3:7-19; Salmo 85; Provérbios 21:1-6; Ezequiel 36-37.  

Versículo Especial“Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus 3:14).  

Pensamento Bíblico“Tende Cuidado, Irmãos” (Hebreus 3:7-19). Satanás iludiu muitas pessoas com a falsa idéia de que um filho de Deus não pode se afastar do Senhor e se perder. Esta passagem nega firmemente estas doutrinas confortadoras, porém enganadoras. O escritor adverte que os cristãos podem voltar a ser incrédulos e serem excluídos das bênçãos eternas de Deus.  

Ação: Cuidado! E “exortai-vos mutuamente cada dia”.   ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

4 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 10  46:1 - 47:15. Sermão VIII. A honra digna tem de ser sustentada pelo livramento de Israel. 48:1-22. Seção II. O Príncipe da Paz. 49:1 – 57:21. Sermão I. O Messias para restaurar Israel e iluminar os gentios. 49:1-26. Sermão II. O pecado de Israel e a obediência do Servo. 50:1-11. Sermão III. Encorajamento a confiar em Deus e não temer o homem. 51:1-16. Sermão IV. Israel convocada a despertar e voltar ao favor divino. 51:17 – 52:12. Sermão V. A divina expiação substitutiva do Servo. 52:13 – 53:12. Sermão VI. Bênçãos resultantes para Israel e a Igreja. 54:1-17. Sermão VII. A graça divina para com os pecadores arrependidos. 55:1-13. Sermão VIII. Os gentios serão incluídos nas bênçãos de Israel. 56:1-8. Sermão IX. Condenação dos lideres corruptos de Israel. 56:9 – 57:21. Seção III. O Programa da Paz. 58:1 – 66:24. Sermão I. A falsa adoração contrastada com a verdadeira. 58:1-14. Sermão II. A confissão de Israel e o seu livramento operado por Deus. 59:1-21. Sermão III. Radiância e paz do redimido povo de Deus. 60:1-22. Sermão IV. O Evangelho da Alegria do Ungido. 61:1-11. Sermão V. Restauração de Sião; destruição dos pagãos infiéis. 62:1 – 63:6. Sermão VI. Israel pede ajuda com base nas misericórdias do passado. 63:7 – 64:12. Sermão VII. A misericórdia divina reservada para o Israel espiritual. 65:1-25. Sermão VIII. Bênçãos para os verdadeiros crentes no século vindouro. 66:1-24. COMENTÁRIO VOLUME I. REPREENSÃO E PROMESSA. 1:1 – 6:13. Isaías 1 SERMÃO I. A Rebeldia Confrontada com o Juízo e a Graça. 1:1-31. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Outubro  Dia 277 

Leituras: João 1:29-34; Hebreus 3:1-6; Salmo 84; Provérbios 20:25-30; Ezequiel 34-35.  

Versículo Especial“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo 84:10).  

Pensamento Bíblico: “Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:29-34). João Batista dá um testemunho poderoso ao identificar Jesus. Entre suas proclamações sobre Jesus:

“Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

       Ele é eterno (“já existia antes de mim”).

        Ele é o Filho de Deus.  

As declarações confiantes de João sobre Jesus plantaram a semente da fé em muitos, entre eles os primeiros discípulos de Jesus.  

Ação: Considere o Cordeiro de Deus que tira o pecado.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

3 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 9  Sentença VI. Aflições do Egito. 19:1 – 20:6. Sentença VII. A Babilônia tem de ser vencida e seus ídolos destruídos. 21:1-10. Sentença VIII. Derrota de Edom; vitória de Israel. 21:11, 12. Sentença IX. Dedã e Quedar tem de ser desbaratadas. 21:13-17. Sentença X. A queda de Jerusalém prevista; Eliaquim substitui Sebna. 22:1-25. Sentença XI. A queda e a escravidão de Tiro. 23:1-18. VOLUME IV. REPREENSÕES GERAIS E PROMESSAS – I. 24:1 – 27:13. Sermão I. Juízo universal para o pecado universal. 24:1-23. Sermão II. Jeová louvado como libertador e confortador de Sião. 25:1-12. Sermão III. Hino de alegria pela consolação de Judá. 26:1-21. Sermão IV. Os opressores têm de ser punidos, mas o povo de Deus preservado. 27:1-13. VOLUME V. MALDIÇÕES SOBRE OS INCRÉDULOS DE ISRAEL. 28:1 – 33:24. Sermão I. Julgamento dos bêbados de Efraim e zombadores judeus. 28:1-29. Sermão II. O desastre que aguarda os hipócritas. 29:1-24. Sermão III. Confiança no Egito versus confiança em Deus. 30:1-33. Sermão IV. Deus, não o Egito, deve ser a defesa de Jerusalém. 31:1-9. Sermão V. O livramento final de Israel, e sua renovação espiritual. 32:1-20. Sermão VI. Punição do Traidor e Triunfo de Cristo. 33:1-24. VOLUME VI. REPREENSÕES GERAIS E PROMESSAS, II. 34:1 – 35:10. Sermão I. Completa destruição do poder mundial dos gentios. 34:1-17.  Sermão II. Bênçãos no caminho da santidade. 35:1-10. VOLUME VII. O VOLUME DE EZEQUIAS. 36:1 – 39:8. A. Destruição de Judá afastada. 36:1 – 37:38. Cena 1. Jeová desafiado pelo poder mundial da Assíria. 36:1-22. Cena 2. A Assíria recebe a resposta e é julgada. 37:1-38. B. Destruição do rei de Judá afastada. 38:1 – 39:8. Cena 1. Ezequias se recupera de uma doença mortal. 38:1-22. Cena 2. O tolo orgulho de Ezequias e a repreensão divina. 39:1-8. VOLUME VIII. O VOLUME DO CONFORTO. 40:1 – 66:24. Seção I. O Propósito da Paz. 40:1 – 48:22. Sermão I. A majestade soberana de Jeová, o Confortador. 40:1-31. Sermão II. Deus desafia os idólatras incrédulos. 41:1-29. Sermão III. O Servo de Jeová - individual e nacional. 42:1-25. Sermão IV. A nação redimida testemunha da escravidão caldaica. 43:1-28. Sermão V. Israel dá testemunho de Deus contra os ídolos. 44:1-28. Sermão VI. O futuro libertador dos gentios e a conversão dos passos. 45:1-25. Sermão VIII. A queda da Babilônia e a preservação de Israel.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 3 de Outubro  Dia 276  

Leituras: João 1:19-28; Hebreus 2:10-18; Salmo 83: Provérbios 20:19-24; Ezequiel 32-33.  

Versículo Especial“Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hebreus 2:18).  

Pensamento BíblicoTem Poder Para Dar Alívio e Ajuda (Hebreus 2:14-18). A vitória de Jesus nos torna capazes de sermos vitoriosos. Ele nos solta do pecado:  

    Perdoando-nos. Ele é a fonte que limpa o pecado.

   Protegendo-nos. Ele não somente perdoa os erros do passado, mas nos ajuda nas nossas atuais provações, dando-nos força para vencer a tentação.  

Ação: Com o auxílio de Jesus venca suas tentações hoje.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

2 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 7  A unidade da autoria de todos os sessenta e seis capítulos comprova-se pela prevalência da característica do título que Isaías dá a Deus – "o Santo de Israel". Isto acontece só cinco vezes no restante do V.T., mas aparece doze vezes nos primeiros trinta e nove capítulos de Isaías e quatorze nos últimos vinte e sete. Muitas frases e figuras distintas de linguagem que foram empregadas na primeira parte do livro tornam a aparecer também na segunda parte (cons. 35:10 e 51:11; 11:9 e 65:25; 1:11, 14 e 43:24). A unidade também está comprovada pelas referências do N.T., notadamente em Jo. 12:38-41, onde João faz a primeira citação de Is. 53:1 e então de Is. 6:9, seguindo-se o comentário: "Isto (i.e., estas duas citações) disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito". Se o mesmo autor não compôs as duas partes de Isaías, então o inspirado apóstolo estava completamente errado, e todo o seu registro evangélico está sujeito à suspeita de falsidade. ESBOÇO (Em suas principais divisões este esboço segue a excelente análise de B.F. Copass em The Prince of the Prophets.) VOLUME I. REPREENSÃO E PROMESSA. 1:1 – 6:13. Sermão I. A rebeldia confrontada com o juízo e a graça. 1:1-31. Sermão II. O castigo do pecado como preparação da glória. 2:1 – 4:6. Sermão III. O juízo e o exílio reservados para Israel. 5:1-30. Sermão IV. O profeta purificado e comissionado por Deus. 6:1-13. VOLUME II. EMANUEL. 7:1 – 12:6. Sermão I. O Emanuel rejeitado pela sabedoria do mundo. 7:1-25. Sermão II. O livramento messiânico prefigurado. 8:1 – 9:7. Sermão III. A orgulhosa Samaria destinada ao exílio. 9:8 – 10:4. Sermão IV. O império do mundo esmagado; o glorioso império vindouro. 10:5 - 12:6. A. O instrumento do juízo divino a ser julgado por sua vez. 10:5-34. B. O Messias para restaurar e reinar. 11:1-16. C. Ação de graças e triunfo dos redimidos por Cristo. 12:1-6. VOLUME III. SENTENÇA DO JUÍZO SOBRE AS NAÇÕES GENTIAS. 13:1 – 23:18. Sentença I. A queda da Babilônia; seu rei desce para o Hades. 13:1 – 14:27. Sentença II. A queda da Filístia. 14:28-32. Sentença III. A queda de Moabe. 15:1 – 16:14. Sentença IV. A queda de Damasco e Samaria, 17:1-14. Sentença V. A queda e conversão da Etiópia, 18:1-7. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de outubro  Dia 275  

Leituras: João 1:14-18; Hebreus 2:1-9; Salmo 82; Provérbios 20:13-18; Ezequiel 30-31.  

Versículo Especial“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14).  

Pensamento Bíblico: “E Vimos a Sua Glória” (João 1:14-18). Deus tornou-se homem. Jesus veio à terra para viver entre os homens e para nos mostrar o caminho para a vida eterna com o Pai. Diferente das pessoas corrompidas e pecadores que somos, Jesus veio em toda a glória e perfeição da pureza. Ele nos mostrou o Pai e preparou o caminho para o céu.  

Ação: Pense na glória de Jesus. Agradeça a Deus por seu Filho ter nos amado tanto ao ponto de se fazer carne.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

1 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 6  Alguns dos críticos mais recentes (como Bernhard Duhm) têm desistido da idéia de que qualquer parte de Isaías 40-66 tenha sido escrita na Babilônia, mas continua insistindo em que o livro não foi escrito antes da última parte do período do Exílio ou mesmo um século mais tarde. Mas esta teoria também é controvertida pela data do próprio texto. os mesmos males que prevaleciam no tempo de Isaías I ainda continuavam exuberantes nos últimos vinte e sete capítulos também. A hipocrisia prevalecia na religião (cons. 29:13 e 58:2.4); derramamento de sangue e dolência eram a ordem do dia (1:15 e 59:3, 7); a falsidade, a injustiça e a opressão controlavam tudo livremente (10:1, 2 e 59:3-9). A mesma degeneração e fracasso moral que caracterizaram o reinado de Manassés, que "derramou muitíssimo sangue inocente, até encher Jerusalém de um ao outro extremo", prevalecem em 59:1.8 (II Reis 21:16). O fato mais decisivo é que em Isaías II a idolatria surge como um mal amplo e prevalecente entre os judeus contemporâneos do profeta. "De quem chasqueais? ... que vos abrasais na concupiscência ... debaixo de toda árvore frondosa, e sacrificais os filhos nos vales, nas fendas dos penhascos?" (57:4, 5; cons. 65:2, 3 e 66:17, que também falam das práticas dos judeus daquele tempo.) Já está quase que universalmente reconhecido pelos críticos de todos os credos que Judá foi completamente purgada da idolatria depois do cativeiro da Babilônia. Muitos outros males e pecados nacionais são denunciados e tratados nos registros pós-exílicos de Esdras, Neemias e Malaquias, tais como: casamentos mistos com mulheres estranhas, opressão dos pobres pelos ricos, a violação do sábado e a sonegação dos dízimos. Mas jamais a idolatria foi mencionada sob qualquer forma ou aspecto, ainda que nos registros pré-exílicos fosse muito comentada e severamente denunciada como o pecado Número Um de Israel. A única conclusão lógica que podemos tirar à luz das evidências é que essas passagens anti-idólatras foram compostas antes do Exílio. E considerando que incluídos no contexto do restante de Isaías II (também em 44:9-20 e outras passagens), não é mais que razoável que presumamos que todos os vinte e sete capítulos fossem compostos antes da queda de Jerusalém em 587. Não há nenhuma partícula de evidência interna para sustentar a teoria de um Segundo Isaias, fora de um preconceito filosófico contra a possibilidade da profecia preditiva. Em cada aspecto que examinemos o único lugar de origem que satisfaz os elementos do texto é a Palestina; a única ocasião para a composição que se encaixa nas evidências internas é uma data anterior ao Exílio, e mais especificamente, o reinado de Manassés.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de outubro  Dia 274  

Leituras: João 1:1-13; Hebreus 1; Salmo 81; Provérbios 20:7-12; Ezequiel 28-29.  

Versículo Especial“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ezequiel 28:17).  

Pensamento BíblicoConseqüência da Auto-Exaltação (Ezequiel 28:1-19). Diversos dos livros proféticos do Velho Testamento incluem trechos com pronunciamentos relativos a várias nações. Estes julgamentos nos ajudam a ver as características que Deus deseja e as que ele despreza. Tiro foi uma cidade próspera, que se desenvolveu pelo comércio marítimo. Em vez de ser grato pelas bênçãos de Deus, o rei de Tiro era orgulhoso e egoísta. Ele pensava que prosperava por causa de sua própria grandeza, deixando de reconhecer que tudo o que ele tinha era dádiva de Deus. O orgulho de Tiro causou a sua queda. A cidade que tinha glorificado a si mesma foi humilhada por Deus. Esta é uma lição importante.  

Ação: Pense nas suas bênçãos: prosperidade, capacidade, etc. Agradeça a Deus por, generosamente, lhe ter dado tanto.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

30 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 5  Outras eram para um futuro mais distante (tais como a Glória que viria à Galiléia como Messias - 9:1, 2; cons. Mateus. 4:15,16; a devastação da Babilônia pelos medas e sua final e total destruição, a ponto de permanecer desabitada e amaldiçoada para sempre - 13:17, 19, 20). Deveria se notar que foi precisamente o reino do perverso Manassés (696-641 A.C.) que forneceu o mais sério desafio à sobrevivência da verdadeira fé. Era, portanto mais apropriado nessa ocasião para o Jeová mantenedor da aliança demonstrar Sua soberania e autoridade absoluta anunciando com um ou dois séculos de adiantamento quais os passos exatos que tomada para julgamento da Judá apóstata e contra a Babilônia que desafiava a Deus. Este teste do cumprimento de profecia poderia fornecer prova irrefutável da divina autoridade da mensagem de Isaías: "Quem há, como eu, feito predições . .. que o declare . . . as coisas futuros, as coisas que hão de vir (a acontecer) ... acaso desde aquele tempo não vo-lo ia ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas" (44: 7, 8). (Cons. 41:21-23, 26; 42:9, 23; 43:9, 12). Tem-se imaginado que este hipotético "Deutero-Isaías" viveu e escreveu na Babilônia participando do Cativeiro Judeu em cerca de 550 A.C. Mas isto é impossível de se reconciliar com evidências internas. Isaías 40-66 mostra pouca familiaridade com a geografia da Babilônia, mas grande familiaridade com a Palestina. As árvores mencionadas são nativas da Palestina, mas desconhecidas na Babilônia (o cedro, o cipreste e o carvalho 44:14; 41:19). O ponto de vista é palestiniano, pois se diz que o Senhor enviou uma mensagem da Babilônia (43:14); Israel foi descrita como a semente de Abraão que o Senhor tomou dos "confins da terra" (41:9), ou "desde o oriente" ou "de uma terra longínqua" (46:11). Os contemporâneos do profeta presume-se que morassem na. Palestina, não na terra do exílio. Por exemplo: "Não é este o jejum que eu escolhi: soltar as amarras da iniqüidade, e deixar que os opressos sejam libertados, e que vós desfaçais todo jugo?" A inevitável inferência é que os judeus ainda mantinham seus próprios tribunais de justiça (ou injustiça) como nação independente, e não que estivessem sujeitos a uma terra estrangeira.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIKA


 30 de setembro  Dia 273  

Leituras: Lucas 24:44-53; Filemom 17-25; Salmo 80; Provérbios 20:1-6; Ezequiel 26-27.  

Versículo Especial“Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos” (Salmo 80:7).  

Pensamento Bíblico: Jesus Morreu para Cumprir (Lucas 24:44-49). Um rei morto? Aqueles que mataram Jesus pensaram que tinham vencido sua causa. Muitos dos seus seguidores, deixando de entender sua promessa de ressurreição, sentiram-se derrotados. Até mesmo alguns, hoje, acreditam que a rejeição de Jesus pelos Judeus forçou-o a adiar seus  planos de estabelecer seu reino. Ao contrário, Jesus mostra que sua morte foi uma parte necessária do plano de Deus. Ele morreu porque ele decidiu morrer.  

Ação: Siga o exemplo dos apóstolos: adore Jesus com alegria (Lucas 24:52).  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

29 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 4  Ezequias sobreviveu a este momento de glória mas por apenas alguns poucos anos. Então seu jovem e voluntarioso filho Manassés subiu ao trono. Ele deu ouvidos à nobreza mundana, que há muito se aborrecia sob a pureza religiosa imposta por seu pai, e com espírito de "liberalidade" deu licença à reassunção da idolatria. Passo a passo ele mesmo se tomou um convicto adorador de ídolos, e brutalmente perseguiu aqueles que considera verdadeira a fé de seu pai. A corrupção doutrinaria do povo foi acompanhada por uma decadência moral generalizada. O rei e os nobres que exploravam O povo com propósito de lucros egoístas, encheram Jerusalém de sangue e rapina. Nesta atmosfera de corrupção e depravação Isaías recebeu uma série de maravilhosas revelações com vistas à futura conquista babilônica no século futuro e além do período da Restauração, quando o Segundo Estado Judeu seria estabelecido na Terra Prometida. Teorias de Crítica da Autoria. Principalmente presumindo que uma genuína profecia preditiva é impossível, a alta crítica racionalista tem contestado a autenticidade de Isaías 40-66, desde os rins do século dezoito. O autor destes capítulos parecia saber da queda de Jerusalém (um bom século após a morte de Isaías), e também da restauração da Palestina pelos judeus cativos após a queda da Babilônia para os persas em 539 A.C. Portanto esta seção de "Isaías" deve ter sido escrita por um autor desconhecido – o "Deutero-Isaías" – que viveu pelo menos 130 anos depois da morte do profeta do século oito. Para sustentar esta posição, argumenta-se: a) que um ponto de vista futurista não poderia ser mantido com referência a um tão grande número de capítulos; b) que o verdadeiro nome do conquistador persa, Ciro, que estava destinado a libertar os judeus cativos, não poderia ser conhecido século e meio antes do acontecimento. Na realidade, contudo, uma interpretação futurista não se sustenta de maneira nenhuma através de todos esses vinte e sete capítulos; muitas passagens tratam de questões contemporâneas do Isaías histórico. Em segundo lugar, as Escrituras Sagradas não hesitam em predizer nomes específicos quando a Isaías ocasião o exige. O nome do Rei Josias foi predito por um profeta de Judá três séculos antes do seu nascimento (I Reis 13:2), a fim de fornecer um sinal de que a destruição vindoura do altar -idólatra de Jeroboão em Betel foi ordenado pelo Senhor. Belém foi especificamente mencionada como o lugar do nascimento do Messias sete séculos antes do seu advento (Malaquias. 5:1, 2). Além disso, deve-se reconhecer que através de todos os sessenta e. Seis capítulos de Isaías deu-m ênfase extraordinária à profecia preditiva como sinal de inspiração divina. Algumas das predições seriam logo cumpridas (tais como o livramento de Jerusalém do exército de Senaqueribe por meios súbitos e sobrenaturais - 37:33-35; a derrota de Damasco dentro de três anos por meio da Assíria - 8:4-7; a destruição de Samaria dentro de doze anos 7:16; o retrocesso da sombra no relógio solar - 38: 8). ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 29 de SSetembro  Dia 272  

Leituras: Lucas 24:36-43; Filemom 1-16; Salmo 79; Provérbios 19:24-29; Ezequiel 24-25.  

Versículo Especial: “Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento” (Provérbios 19:27).  

Pensamento BíblicoA Prova da Vitória (Lucas 24:36-43). Jesus apareceu a seus apóstolos para confirmar ser verdade o testemunho de que ele havia ressuscitado dos mortos. A inteireza de sua vitória sobre a morte é sublinhada pela sua ressurreição corporal. A morte não podia reter o corpo de Jesus, nem reterá os corpos de seus seguidores. Os corpos dos fiéis serão ressuscitados e transformados em corpos imortais (veja 1 Coríntios 15:44).  

Ação: Prepare-se, hoje, para a eternidade com Cristo. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

28 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Data e Autoria. Isaías, o filho de Amós, era ao que parece um cidadão de Jerusalém altamente estimado, que desfrutava do acesso à corte real, e era um conselheiro de confiança do Rei Ezequias. Seu ministério se estendeu do moda morte do Rei Uzias em 740 A.C. (se não antes) até o reinado do idólatra Rei Manassés, em cuja perseguição ele foi provavelmente martirizado. A tradição conta que ele foi morto serrado ao meio (cons. Hebreus. 11:37). Aparentemente, não pregou publicamente depois que Manassés subiu ao trono em 698, mas confirmou sua mensagem à forma escrita preservada nos capítulos de 40 a 66. O ponto alto de sua influência política foi atingido no ano decisivo  de 701 A.C., quando a invasão assíria ameaçou destruir o Reino de Judá e remover seus habitantes para a escravidão e o exílio. Através de sua intercessão diante de Deus, o terrível perigo foi milagrosamente removido e o remanescente do exército de Senaqueribe fugiu ingloriamente para Nínive. Antecedentes Históricos. Foi durante o período crítico da última metade do século oitavo que Israel, o Reino do Norte (as Dez Tribos), sofreu um declínio rápido e catastrófico, depois da morte do temível Jeroboão II. Samaria foi finalmente destruída após um cerco desesperado no ano de 711. A longa sucessão de reis ímpios e a crescente diminuição da fé bíblica causou a derrocada de Israel. Judá, sob o governo do corrupto e degenerado Rei Acaz, parecia pronta a seguir o exemplo horrível da apostasia de Israel, e buscou a proteção e o livramento da Assíria pagã, em vez de buscar a Jeová, o Deus de sua aliança. Contra esta infidelidade Isaias e Miquéias estabeleceram um protesto severo e determinado. Lá pelo ano de 626 o governo estava sob o controle de Ezequias, o filho de Acaz que temia a Deus. Ele eliminou grande parte dos "altos" idólatras, até mesmo os que eram dedicados a Jeová (contrariando a Sua Lei), e promoveu o estudo bíblico entre todo o povo. Uma doença quase fatal aprofundou a piedade de Ezequias, e o movimento da reforma continuou. Mas ainda assim Judá aderiu à enganosa política de confiar em aliados pagãos, mesmo quando Isaias advertiu veementemente contra as intrigas com o Egito. Como predisse o profeta, a confiança no poder secular do Egito (e não na proteção de Deus somente) comprovou-se quase fatal. Os exércitos egípcios esfacelaram-se diante da violenta investida da máquina da morte de Senaqueribe, e só a divina intervenção salvou o reino de Ezequias da completa ruína. A essa altura da crise o rei completamente arrependido por ter ignorado as advertências divinas (que lhe foram transmitidas por Isaías) elevou-se a tais alturas de fé e pureza de confiança que o Senhor dignou-se ouvir sua oração ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...