18 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 10 9. O julgamento de Judá e todas as nações. 25:1-38. II. Acontecimentos da vida de Jeremias. 26 : 1 - 45 : 5. A. O sermão do templo e a prisão de Jeremias. 26:1-24. B. O jugo da Babilônia. 27:1 - 29:32. C. O livro da consolação. 30:1 – 33:26. 1. O Dia do Senhor: Seu terror e livramento. 30:1-24. 2. A restauração da nação e a nova aliança. 31:1-40.  3. Jeremias resgata um campo em Anatote. 32 : 1.44. 4. Mais promessas de restauração. 33:1-26. D. Algumas das experiências de Jeremias antes da queda de Jerusalém. 34:1-32. 1. Um oráculo para Zedequias. 34:1-7. 2. A aliança transgredida em relação aos escravos hebreus. 34:8-22. 3. O exemplo dos recabitas. 35:1-19. 4. As profecias de Jeremias ditadas a Baruque. 36:1-32. E. Jeremias durante o cerco e a destruição de Jerusalém.  37:1 – 39:18.  1 . Jeremias aprisionado. 37:1-21. 2. Jeremias retirado da cisterna. 38:1-28. 3. A queda de Jerusalém. 39:1-18. F. Os últimos anos de Jeremias. 40:1 – 45:5. 1. A administração de Gedalias e o seu assassinato. 40:1 – 41:18.  2. Migração dos refugiados para o Egito. 42:1 – 43:7. 3. Jeremias no Egito. 43:8 – 44:30. 4. O oráculo de Jeremias a Baruque. 45:1-5. III. Os oráculos de Jeremias contra as nações estrangeiras. 46:1 -51:64. A. Oráculo contra o Egito. 46:1-28.  B. Oráculo contra os filisteus. 47:1-7. C. Oráculo contra Moabe. 48:1-47. D. Oráculo contra os amonitas. 49:1-6. E. Oráculo contra Edom. 49:7-22. F. Oráculo contra Damasco. 49:23-27. G. Oráculo contra Quedar e Hazor. 49 : 28.33. H. Oráculo contra Elão. 49:34-39.  I. Oráculo contra a Babilônia. 50:1 – 51:64. IV. Apêndice: A queda de Jerusalém e os acontecimentos relacionados. 52:1-34. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de janeiro   Dia 18  

Leituras: Mateus 6:25-34; Atos 7:1-16; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Gênesis 32-34.  

Versículo Especial: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).  

Pensamento Bíblico: Dominando a Preocupação (Mateus 6:25-34). Jesus diz para livrarmo-nos da preocupação, porque ela é fútil e sem fé. A preocupação não muda nada para melhor (incluindo-se a estatura ou a cor dos cabelos), mas rouba-nos a fé e a confiança em Deus. Satanás usa, efetivamente, a preocupação para nos distrair de nosso serviço a Deus. Se Satanás pode nos deixar preocupados com interesses carnais, ele não tem que se preocupar com a possibilidade de sermos espiritualmente vitoriosos.  

Ação: Faça seus pedidos a Deus e use, hoje, a sua própria energia para mudar as coisas que estão dentro de sua força humana.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abennçoe a todos)

17 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 8 A maior parte dos novos comentaristas, naturalistas na maneira de interpretar, considera a mensagem profética originária da mente do profeta, cuja intuição brilhante é a mais alta forma de inspiração. Eles geralmente usam as mais recentes descobertas arqueológicas e portanto dão uma orientação melhor à grande quantidade de material histórico do  livro. "Jeremias" no The Interpreter's Bible (1956), com introdução e exegese de James Philip Hyatt, demonstra este método de uma maneira mais perfeita. O capítulo intitulado "The Doom of the Nation" em Understanding the Old Testament, por Bernhard W. Anderson, dá um bom sumário do conteúdo do livro colocado em seu cenário histórico, junto com um esboço simpático do caráter de Jeremias. Edward J. Young em sua Introduction of the Old Testament arruma o material do livro em sua ordem cronológica, e faz uma discussão do problema da autoria do ponto de vista da Cristandade conservadora. ESBOÇO I. Oráculos contra a teocracia. 1:1 – 25:38. A. A vocação do profeta. 1:1-19. B. Reprimendas e advertências, na maior parte do período de Josias. 2:1 – 20:18. 1. A negligência de Israel para com Deus. 2:1 – 3:5. 2. Judá advertida com o destino do Reino do Norte. 3:6 – 6:30. 3. A falsa religião de Jerusalém. 7:1 – 10:25. 4. Israel rejeitada por transgredir a aliança divina. 11:1 - 13:27. 5. A interpretação profética incapaz de evitar o juízo. 14:1-17:27.  6. Dois sermões simbólicos e um aprisionamento. 18:1 - 20:18. C. Profecias posteriores. 21:1 - 25:38.  1. A questão do cerco. 21:1-14. 2. Uma exortação ao rei e ao povo. 22:1-9  3. O destino de Salum. 22:10-12. 4. Um oráculo contra Jeoaquim. 22 : 13-23. 5. Um oráculo contra Joaquim. 22:24-30. 6. O Rei Messiânico. 23:1-8.  7. Contra os falsos profetas. 23:9-40. 8. A visão dos figos. 24:1-10. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

17 de janeiro   Dia 17 

Leituras: Mateus 6:16-24; Atos 6; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Gênesis 31.  

Versículo Especial“Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus” (Provérbios 4:14).  

Pensamento Bíblico: Tesouros no Céu  (Mateus 6:19-21). É tão fácil ficarmos acostumados com este mundo, que esquecemos onde nossos tesouros verdadeiros deveriam estar. Estamos rodeados por coisas que logo apodrecerão. Devemos nos lembrar de olhar para as posses e buscas materiais do ponto de vista de Deus. Se nossos tesouros estão na terra, nosso lar não estará no céu!  

Ação: Avalie seus planos para este dia. Você estará trabalhando para o avanço econômico, o progresso na carreira e a segurança para a aposentadoria? Estará você trabalhando para juntar tesouros eternos? Mantenha as prioridades em ordem correta!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 7 As Cartas de Láquis. Láquis, ao pé das colinas da Judéia, era uma das fortalezas mantidas para a defesa de Jerusalém contra os ataques vindos da Planície do Mediterrâneo. Foi uma das últimas cidades a cair no poder dos babilônios antes da tomada final e da destruição de Jerusalém (Jeremias. 34:7, observação). Luz interessante foi lançada sobre esses últimos dias agitados da história de Judá por causa de um descobrimento nas ruínas da antiga Láquis. Quando a cidade foi escavada (1932/1938), encontrou-se em uma guarita do portão externo, vinte e uma cartas escritas sobre pedaços de cerâmica. Estavam escritas em antigo hebraico, com tinta de ferro-carbônico, datadas do período de Jeremias, quando Láquis estava enfrentando o seu cerco final. Muitas dessas cartas foram escritas por um certo Oséias, um oficial militar em algum posto avançado perto de Láquis, para Yaos, o comandante de Láquis. Sua linguagem é muito parecida com a do Livro de Jeremias. Oséias está constantemente defendendo-se diante do seu superior. Talvez fosse suspeito de estar pronto a se entregar aos babilônios. Uma vez ele descreve um dos príncipes com palavras quase idênticas usadas pelos príncipes contra Jeremias (Jeremias. 38:4). Há uma menção do "profeta" cuja mensagem é "perigosa". Seria uma referência a Jeremias? Não podemos ter certeza. De acordo com o livro de Jeremias, havia profetas em abundância naqueles tempos cheios de perturbações. Outra carta menciona a incapacidade de Oséias de ver os sinais de fumaça de Azeca, embora pudesse ver os de Láquis. Talvez nessa ocasião Azeca já tivesse caído (cons. Jeremias. 34: 7). Embora o significado específico de muitas das referências dessas cartas fuja à nossa compreensão, as cartas lançam uma luz viva sobre o tempo perturbado e terrível exatamente antes da queda do reino judeu. (Para consultar uma tradução dessa correspondência, veja Ancient New Eastern Texts Relating to the Old Testament, ed. por James B. Pritchard, 2nd ed.). A Literatura sobre Jeremias. Comentaristas do livro podem ser divididos em dois grupos. Os comentaristas antigos criam de modo geral que a profecia era de inspiração divina e explicavam as profecias nessa base, mas estão ultrapassados em questões de cenário histórico. Desses, o melhor provavelmente continua sendo C.F. Keil, The Prophecies of Jeremiah, Edinburgh, 1883, recentemente reeditado em Keil and Delitsch Commentaries Series de Eerdman. ( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus  abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 


16 de Janeiro   Dia 16  

Leituras: Mateus 6:5-15; Atos 5:33-42; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Gênesis 30.  

Versículo Especial“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará” (Mateus 6:14).  

Pensamento Bíblico: Oração Silenciosa e Reverente (Mateus 6:5-15). As ordens de Jesus, a respeito da oração, ressaltam a importância da comunicação sincera com Deus, em vez das demonstrações das próprias virtudes diante dos homens. Seu modelo de oração mostra que temos que nos aproximar de Deus com reverência e respeito pela sua vontade. Ele também mostra a inutilidade da oração, se não estamos procurando tratar os outros adequadamente. Se não perdoarmos, não seremos perdoados.  

Ação: Há pessoas que o prejudicaram, e você tem se recusado a perdoar? Se assim é, faça a correção hoje! Não esqueça de procurar humildemente a misericórdia de Deus. Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 6  É provável que o livro tenha passado por diversas edições, cada uma substituindo outra com material adicional. A história da criação da primeira edição, sua destruição e a composição da segunda edição, com acréscimos, está no capítulo 36. Sem dúvida houve revisões subseqüentes. Há muito que já se notou que a tradução grega de Jeremias, conforme aparece na Septuaginta, feita no Egito antes de 132 A. C., é muito mais curta que o livro hebraico, do qual foi feita a tradução portuguesa. Além disso, a Septuaginta omite muitas das repetições que estão na cópia hebraica e altera a ordem do material até um certo ponto. Atualmente não se pode chegar a nenhuma conclusão definida sobre a relação que há entre a Septuaginta e o texto hebraico; este comentário, com base na Bíblia portuguesa, segue o Jeremias hebraico. O Inimigo do Norte. Através de todos os sermões de Jeremias surgem referências a um inimigo do norte que devastaria Judá e a levaria cativa. O capítulo 4 é típico desses oráculos: O inimigo destruirá como leão ou como redemoinho, deixando a terra desolada como o caos primevo. Quem é este inimigo destruidor? O cumprimento indica que o inimigo do norte era a Babilônia. Embora a Babilônia fique na mesma latitude da Samaria, suas invasões na Palestina sempre vieram pelo norte, uma vez que o deserto que separa as duas era intransitável. A opinião que considera os citas como os mencionados inimigos do norte em alguns lugares do livro não é defendida hoje em dia ao fortemente como antigamente e pode ser rejeitada com segurança. Às vezes o norte é usado referindo-se à origem dos conquistadores da Babilônia (50:3, 4, 41; 51: 48). Este uso do termo é difícil de explicar. Os persas, que foram os principais conquistadores da Babilônia, deram do leste. Provavelmente o norte aqui tenha se transformado em uma expressão para a fonte de qualquer problema, uma vez que os problemas de Israel por tanto tempo vieram dessa direção. Maiores explicações podem ser tiradas do fato dos medos, localizados ao norte, terem se juntado aos babilônios na tomada de Nínive. Veja observação sobre Jeremias. 50:11. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e famila que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de janeiro   Dia 15  

Leituras: Mateus 6:1-4; Atos 5:22-32; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Gênesis 28-29.  

Versículo Especial“Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes” (Provérbios 4:5).  

Pensamento Bíblico: Caridade Silenciosa  (Mateus 6:1-4). Por milhares de anos, tem-se abusado da ideia de caridade. Ainda há aqueles, como os hipócritas do tempo de Jesus, que usam a caridade como um meio de ganhar reconhecimento e respeito na comunidade. Há muitos que são ágeis para falar dos seus atos de bondade para com os outros.  

A caridade silenciosa é completamente diferente do tipo que é anunciado. Nada é mais grato ao coração do que ver os traços das boas obras, deixados pelas pessoas devotas.  Tais traços não são marcados por suas palavras de ostentação, mas por muitos relatos admirados feitos por aqueles que foram ajudados. Deus recompensará aqueles que compartilham porque se interessam pelos necessitados.  

Ação: Procure hoje uma ocasião para fazer algo de bom para alguém que realmente necessite disso e não conte a ninguém!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


14 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 5  Entendemos mais claramente a personalidade de Jeremias do que a de qualquer outro profeta. Isto se deve ao fato de seu livro estar cheio de partes autobiográficas – "confissões de Jeremias". Esses derramamentos do espírito humano são algumas das declarações mais pungentes e patéticas sobre a tensão de um homem sob o imperativo divino que se encontram nas Escrituras. Temo-las abaixo relacionadas. Elas nos mostram um Jeremias que estava se retirando, sensível, com medo das "caretas" do povo, alguém que consideraríamos singularmente inadequado para o trabalho que lhe foi concedido. Que ele tenha tenazmente se apegado à tarefa que lhe foi consignada através de sucessivos anos de rejeição e perseguição é um tributo a ambos, ao caráter do homem e à graça de Deus, sem a qual a sua personalidade certamente teria se desfeito em pedaços. As Confissões de Jeremias. 10:23, 24 17:9-11, 14-18. 11:18 – 12:6 18:18-23 15:10-21 20:7-18 A Composição do Livro. O livro de Jeremias não está na ordem cronológica. Este comentário declara a data de cada seção ou capítulo, isto é, o tempo quando os acontecimentos tiveram lugar ou quando a profecia foi proclamada, sempre que tal data seja conhecida. Porque o livro foi arrumado nessa ordem, não o sabemos. Qualquer esboço de Jeremias é um tanto arbitrário. O que damos abaixo tenta mostrar a unidade do livro. É impossível, na presente situação de nossos conhecimentos, falar sobre as circunstâncias da composição do livro. Muitos comentaristas modernos acham que cenas partes dele não foram escritas por Jeremias mas por escritores posteriores, cujo ponto de vista diferia marcadamente do ponto de vista do profeta. Este comentário acha que há boas razões para se tomar uma atitude conservativa para com a autoria do livro - que em seu atual estado é substancialmente a obra de Jeremias e Baruque, o seu auxiliar (cons. Jeremias. 45:1). (  Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 



14 de Janeiro   Dia 14  

Leituras: Mateus 5:43-48; Atos 5:12-21; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Gênesis 27.  

Versículo EspecialOs sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia” (Provérbios 3:35).  

Pensamento Bíblico: Amar aos Outros Como Filhos do Pai  (Mateus 5:43-48). A base da ordem de Jesus para “amar seus inimigos” é que tal amor é uma imitação do Pai. É tão fácil para nós fugirmos deste dever, mostrando amor somente aos amigos e aos irmãos! Assim fazendo, somos apenas filhos dos cobradores de impostos! Se queremos que Deus nos ame, ainda que tenhamos estado em inimizade com ele, então precisamos amar aos nossos inimigos.  

Ação: Mostre hoje mesmo bondade para com alguém que não goste de você.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 4 Em relação aos acontecimentos em Judá depois da destruição de Jerusalém, dependemos quase exclusivamente de Jeremias (caps. 40-45). Jeremias e muitas pessoas simples foram deixadas na terra sob a liderança de Gedalias, o governador fantoche judeu. Após as inquietações civis nas quais Gedalias foi assassinado, certos judeus, sem dúvida remanescentes do partido pró-Egito, fugiram para o Egito, forçando Jeremias a acompanhá-los. No Egito o profeta morreu. A morte de Jeremias conclui a história do reino hebreu. A proclamação de Cito, permitindo que os exilados retornassem a Judá, foi o sinal do começo da nova época do Segundo Estado. Jeremias: O Homem e a Sua Mensagem. Jeremias, o sacerdote, foi convocado para o ofício profético em um período muito infeliz. O reavivamento de Josias tinha acabado e seus resultados tiveram curta duração. O declínio final estava a caminho. Quando o profeta foi chamado, ele foi intimado a transmitir uma mensagem de condenação e não de salvação. Através de todo o seu longo ministério de mais de quarenta anos, sua pregação refletiu este tema de juízo. Deus se levantara cedo e enviara os seus servos, os profetas, mas Israel não queria ouvir. Agora, o destino previsto para uma nação apóstata em Deuteronômio 28- 30 era inevitável. A Babilônia tomada Judá. E seria melhor que o povo capitulasse com elegância para salvar suas vidas. Esta mensagem, transmitida a homens cujo nacionalismo desesperado era tudo que lhes restava para se apegarem, foi completamente rejeitada e seu transmissor foi rejeitado juntamente com ela. Jeremias foi considerado um intrometido e traidor; e o povo, os nobres, e o rei, alternadamente, tentaram matá-lo. ( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Janeiro   Dia 13  

Leituras: Mateus 5:33-42; Atos 5:1-11; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Gênesis 25-26.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento Bíblico: Palavra Digna de Confiança  (Mateus 5:37). Quando Jesus nos instrui para rejeitar as promessas vãs, ele diz que a nossa palavra deve ser honesta e confiável. Devemos ser pessoas de palavra, em quem se pode confiar, que cumprirão qualquer compromisso que tomarem. Este princípio deverá governar nossas promessas aos homens e a Deus!  

Ação: Resolva-se hoje a sempre manter sua palavra. “Faça promessas raramente, depois cumpra-as a qualquer custo”. Pense bem nas suas promessas a Deus. Você está vivendo de acordo com seus compromissos como seguidor de Cristo?.( Estra Ido dos estudos da  Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 3 A vitória de Nabucodonosor em Carquemis foi seguida da tomada da Palestina, o que colocou Judá na órbita babilônica. Uns poucos hebreus (Daniel entre eles) foram deportados para a Babilônia naquela  ocasião. Mais tarde Jeoaquim se rebelou. Seguiram-se muitos problemas para Judá, inclusive outra possível tomada de Jerusalém pelos babilônios. No meio dessa inquietação, Jeoaquim morreu – possivelmente vítima de um golpe no palácio – depois de um reinado de onze anos. Joaquim, o filho de Jeoaquim, sucedeu a seu pai no trono. Jeremias chamou a este de Conias e Jeconias (22:24,28; 24:1; 27:20; 29:2). Quando Joaquim estava reinando há apenas três meses, os babilônios atacaram a Jerusalém (em uma tentativa atrasada de esmagar a revolta de Jeoaquim) e levaram Joaquim para a Babilônia (597 A. C.) junto com outros judeus importantes e muitos artesãos. Após trinta e sete anos de confinamento ali, Joaquim foi solto da prisão. No lugar de Joaquim, Nabucodonosor colocou Zedequias, o tio de Joaquim. Durante onze anos ele manteve uma posição precária na qualidade de rei-vassalo de Nabucodonosor. Ele tinha um caráter fraco, mas contudo protegeu Jeremias contra as tentativas dos nobres que ameaçavam sua vida e aceitou os conselhos de Jeremias, embora nunca fosse capaz de executá-los. Inevitavelmente, ele, também, foi apanhado pela quimera da independência e rebelou-se. No nono ano de Zedequias, Nabucodonosor começou o cerco final de Jerusalém; no undécimo ano de Zedequias (587 A. C.) a cidade foi tomada e destruída. Zedequias, cego, foi levado para a Babilônia, junto com muitos outros conterrâneos de Jeremias. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos0

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de janeiro   Dia 12  

Leituras: Mateus 5:27-32; Atos 4:32-37; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Gênesis 24.  

Versículo Especial“As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Salmo 12:6).  

Pensamento Bíblico: A Importância da Pureza Sexual  (Mateus 5:27-32). Em uma sociedade que está sobrecarregada de provocações sexuais, é importante para nós sermos, freqüentemente, relembrados das instruções de Deus a respeito da pureza sexual. Não só o adultério é errado, mas os maus pensamentos também. O casamento, que tem sido desvalorizado em nossa sociedade muito mais do que tinha sido no tempo de Jesus, tem que voltar ao lugar de honra e permanência que Deus quer.  

Ação: Medite em coisas puras, descartando todos os pensamentos impuros. ( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)


11 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO A Vida e a Época de Jeremias. Na história do Reino de Judá, após a morte de Salomão e a divisão do seu reino, houve quatro declínios religiosos e três reavivamentos. Josias (640-609 A. C.) foi o último rei bom. No seu reinado aconteceu o bem conhecido reavivamento ocasionado pelo descobrimento do rolo da Lei. Este foi o último reavivamento. Depois disso a história judia é um declínio político, moral e religioso constante, culminando no exílio babilônico. Este período final de declínio foi o período do ministério do profeta Jeremias. Este foi o período durante o qual se levantou o novo império babilônico. Durante os meados do Reino Dividido, a Assíria dominou o Crescente Fértil. Mas após a queda de Nínive, a sua capital, em 612 A. C., o Império da Assíria desintegrou-se e a Babilônia veio a ser a senhora do mundo civilizado. A tentativa vã dos egípcios de assegurar a sua bautoridade nesta crise de impérios deixou as suas marcas na história bíblica. Na verdade, pelas fontes bíblicas parece que havia dois partidos na corte de Jerusalém. O partido pró-egípcio cria que o Egito estava se renovando como poder mundial e que se poderia confiar nele como anteparo contra a agressão da Babilônia. Os pró-babilônicos viam na estrela nascente da Babilônia um poder invencível e insistiam em se lhe submeter como preço de uma existência nacional continua. Os profetas aconselharam a nação a não esperar nada do Egito nem da Babilônia, mas a confiar em Deus. Jeremias começou o seu ministério no décimo terceiro ano (626 A.C.) de Josias, arco anos depois do reavivamento. Seu ministério continuou pelos primeiros anos do Exílio . Ele morreu no Egito, provavelmente alguns poucos anos depois da destruição de Jerusalém, que aconteceu em 587 A. C. Josias foi morto em 609 A. C., em Megido, na sua tentativa infrutífera de fazer Faraó-Neco parar, o qual estava a caminho de dar o seu apoio ao vacilante Império Assírio. Jeoacaz, filho de Josias, sucedeu a seu pai em Jerusalém. Neco evidentemente cria que Jeoacaz fosse do partido pró-babilônico, pois o levou para o Egito (após um governo de três meses) e fez rei a Jeoaquim (609.598 A. C.). Jeoaquim foi um governante vigoroso e um homem muito perverso. Ele tentou, em diversas ocasiões, silenciar a Jeremias. Durante o seu reinado Jeremias ditou o seu primeiro livro, o qual o rei destruiu imediatamente (Jeremias. 36). Durante o seu reinado também teve lugar a batalha de Carquemis (605 A. C.), na qual o Egito foi esmagado por Nabucodonosor, o príncipe herdeiro da Babilônia, que logo após veio a ser o rei da Babilônia. Naquela ocasião o império babilônico estava a caminho do domínio do mundo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Janeiro Dia 11  

Leituras: Mateus 5:21-26; Atos 4:23-31; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Gênesis 22-23.  

Versículo Especial“Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra” (Atos 4:29).  

Pensamento Bíblico: Convivendo Com a Irmandade (Mateus 5:21-26). Jesus oferece algumas orientações sobre o relacionamento adequado com os outros. Ele mostra que a atitude — não só a ação — é importante. A ira sem motivo é errada, mesmo quando não conduz ao assassinato. Amaldiçoar os outros é errado. Permitir que conflitos permaneçam sem solução é perigoso. Para resumir, as boas relações com os outros têm que começar dentro de nós.  

Ação: Há algum irmão que tenha qualquer coisa contra você? Tome a iniciativa, hoje, de resolver o conflito.( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)


10 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 125  5-9. O maravilhoso livramento do remanescente arrependido é o que se prediz aqui. A maioria dos incrédulos zomba dos que crêem sinceramente na Bíblia, desafiando o seu Deus a que exiba a Sua glória através de um milagre de libertação ou vingança, se for capaz. A resposta de Jeová ao desafio virá quando a tempestade dos caldeus sitiar tumultuosamente os muros de Jerusalém (v. 6). Nos "últimos dias" (a começar com o Pentecostes) esse remanescente se multiplicará rapidamente até formar um povo grande e numeroso pela pregação do Evangelho. E sem as prolongadas dores de parto, a comunidade extensa da Igreja Cristã brotaria por todo o Império Romano em apenas uma geração. 10-14. No conforto e na prosperidade da dispensação do Milênio, todo o grupo dos crentes desfrutará de paz ininterrupta e abundante (como um rio – v. 12) e exercerá uma influência totalmente dominante sobre todo o mundo. O relacionamento mais íntimo e mais afetuoso prevalecerá entre o Israel dos últimos tempos e o seu Deus. Um castigo decisivo e imediato será aplicado a todos os injustos e desobedientes. 15-17. Incrédulos idólatras serão destinados ao fogo do inferno (conforme está reafirmado em II Tessalonisenses. 1:7-9). 17. Após a deusa, isto é, após o líder do culto que dirigia cerimônias de purificações idólatras (Jazanias, por exemplo, em Ezequiel. 8:11). 18-21. A glória de Deus será manifesta a todo o mundo, isto é, a todos os que foram salvos da destruição do Armagedom, e se reuniram como adeptos da Igreja Milenial. Ao que parece, haverá então uma extensa atividade missionária estrangeira. Mencionados foram Társis (Mediterrâneo oriental), Pul (sul do Egito, talvez a Somália), Lude (provavelmente Lídia na Ásia Menor), Tubal (sudoeste do Mar Negro) e Javã (Grécia). 20,21. Todos os judeus regenerados da Dispersão serão honrosamente escoltados por seus correligionários gentios a caminho da Palestina. Possivelmente serão recebidos como tão santos (para  sacerdotes e para levitas) quanto os judeus já na terra e em pé de igualdade. Ou talvez deles se refira aos crentes gentios propriamente ditos.22-24. A criação dos novos céus e uma nova terra introduzirá um estado final, permanente e imutável para ambos, redimidos e condenados. Ao que parece, o aparecimento total da humanidade em Jerusalém para adoração é uma figura do compromisso e da obediência religiosa para com Jeová na qualidade de único Deus verdadeiro. Contudo as visitas a Jerusalém poderiam ainda ser uma possibilidade lógica decorrente da duração do período de mil anos. Os fiéis olharão para os cadáveres daqueles que se juntaram ao assalto final do Poder Mundial contra Jerusalém, esparramados pelo campo de batalha, e os detestarão e a tudo o que representam nesta vida. Observe que não se diz que os cadáveres ficarão lá para sempre. As almas dos ímpios serão consignadas para os tormentos eternos do inferno (como Cristo reafirmou em Marcos. 9:48). Assim a majestosa teologia deste Volume Oito chega a um fim comum vislumbre do destino eterno de toda a humanidade. A obra expiatória do Servo de Jeová estabeleceu os fundamentos para uma nova Comunidade, para os Novos Céus e a Nova Terra que nunca mais passarão. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de janeiro Dia 10  

Leituras: Mateus 5:13-20; Atos 4:13-22; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Gênesis 20-21.  

Versículo Especial“Assim brilhe, também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).  

Pensamento BíblicoA Diferença Entre os Cristãos e o Mundo  (Mateus 5:13-16). Enquanto Jesus encoraja seus ouvintes a aceitar o desafio para segui-lo, ele traça claramente a diferença entre o mundo e os fiéis. Os cristãos não se acertam bem no mundo. Temos que ser tão diferentes como a luz do dia e a escuridão. Se parecemos e agimos como o mundo, nossas vidas não desafiarão outros para se voltarem para o Senhor.  

Ação: Certifique-se de que sua luz está brilhando plenamente hoje!. ( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)  


9 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 123 11. Fortuna (Gade aqui é o nome próprio para o deus sírio da sorte). Destino (Menî, o deus do Destino – que introduz o obscuro jogo de palavras do versículo seguinte). 12. . . . vos destinarei (da mesma raiz de Menî) à espada. 13-16. O último grupo de israelitas desobedientes foi posto em contraste com o Israel espiritual. Os judeus incrédulos sofrerão fome e sede na alma e os tormentos do inferno; mas os fiéis desfrutarão da generosidade dos céus para sempre, e serão chamados por outro nome (v, 15), presumivelmente de "cristãos". 17-25. Aqui se dá um vislumbre da felicidade milenial sobre a terra depois de ter sido purgada dos incrédulos. 17. A designação novos céus e nova terra aplica-se ao reino milenial apenas como estágio preliminar das glórias eternas do céu (a Nova Jerusalém de Apocalipse. 21; 22) – exatamente como o Pentecoste devia ser considerado (Atos 2:17) uma introdução aos "últimos tempos", embora ocorresse pelo menos dezenove séculos antes do Segundo Advento. 20. Esta predição requer as condições de uma cidade terrestre, onde nascem criancinhas e onde pessoas idosas morrem (embora a duração da vida seja bastante prolongada). Esta cena final é a de uma sociedade sem guerras, capitalista (v. 22), na qual até mesmo os animais predatórios se tornaram mansos e inofensivos (como em 11:7-9). Isaías 66 Sermão VIII. A Bênção dos Verdadeiros Crentes no Fim dos Tempos. 66:1-24. 1-4. Jeová condena o externalismo na adoração. O Todo-poderoso não precisa de templos construídos por homens para habitar nem sacrifícios de animais para se alimentar (que contraste com o conceito pagão!). Ele quer um coração arrependido e crente. Um sacrifício válido é o selo sacramental da fé. À parte da fé, a matança animais é uma abominação diante de Deus igual a um assassinato, ou ao oferecimento de uma besta imunda (v. 3). Aqueles que se desviam do seu chamado descobrem para tristeza sua que Ele vai se desviar quando eles o chamarem. ( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Janeiro    Dia 9  

Leituras: Mateus 5:1-12; Atos 4:1-12; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Gênesis 18-19.  

Versículo Especial“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).  

Pensamento BíblicoO Caráter Cristão (Mateus 5:1-2). As bem-aventuranças, ou afirmações de bênçãos, apresentam o sermão da montanha. Quando vistas juntas, elas mostram o que há de melhor no caráter de um filho de Deus. A alma dele é esvaziada das preocupações carnais e egoístas e preenchida com um desejo de coisas espirituais. Ele procura a santidade a qualquer custo. Aqueles que adotam estas qualidades gozarão de um grande prêmio no céu.  

Ação: Depois de dominar o significado básico das bem-aventuranças, avalie sua vida e aplique as mensagens!.( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)


ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 6 12. Até quando não terás compaixão? O contraste entre as nações tranquilas e o povo de Deus tiraniza...