15 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 44  16. Espanto . . . espantará. Essas palavras têm a mesma raiz no hebraico. Poderiam ser traduzidas para um horror. . . horrorizará. 17. Vento oriental. Veja observação referente a 4:11. As costas, e não o rosto. Porque Deus está de partida. O rosto de Deus simboliza o Seu favor (Números. 6:25, 26). Uma conspiração contra Jeremias. 18-23. Cons. 11:18 - 12:6; 15:15-21. Os três grupos de líderes religiosos são mencionados (v. 18), junto com o trabalho especial de cada um. O sacerdote ensinava a lei (Malaquias. 2:6) e executava os rituais ordenados; o sábio apresentava a sabedoria acumulada através dos séculos; e o profeta era o transmissor da palavra direta do Senhor (o falso profeta, que se opunha a Jeremias, é o que foi mencionado aqui). Certamente Jeremias (que rejeitava todas as três categorias) não podia estar certo! Firamo-lo com a 1íngua; isto é, vamos acusá-lo de alguma coisa. Quanto aos versículos 21-23, veja observação referente a 12:3. Jeremias 19 b) O Vaso Quebrado. 19:1-15. Este sermão sobre uma ação simbólica segue-se naturalmente à parábola do oleiro. Enquanto o vaso permanecesse maleável, podia ser refeito. Contudo, uma vez colocado no forno, já não podia mais ser remodelado. Se não servisse para nada, seria, então, quebrado. 1. Botija de oleiro. Uma moringa de barro, chamada de baqbuq por causa do ruído característico que fazia ao se derramar a água contida nela. 2. O vale do filho de Hinom. O limite meridional de Jerusalém (cons. 18:2, observação). Porta do Oleiro, ao sul da cidade. 4. Sangue de inocentes; isto é, sacrifícios infantis (cons. 7: 29, observação). 5. Queimarem os seus filhos. Cons. II Reis 16:3; 23:10l; Jeremias. 32:35; e observações sobre 7:29 – 8:3. 6. Tofete. Veja observação referente a 7:31. 11. Não se conhecia nenhum jeito de se remendar um vaso quebrado; jogava-se fora e comprava-se um novo; assim Jerusalém seria rejeitada, tendo perdido a sua oportunidade de arrependimento. 13. O exército dos céus, uma expressão usada com referência às estrelas (por exemplo, Gênesis 2:1; Isaias. 45:12), mas aqui se refere à adoração dos planetas ou deuses dos planetas. Acaz e Manassés introduziram este culto pagão em Judá (II Reis 21:5; 23:12), provavelmente da Mesopotâmia, onde era praticada desde a remota antiguidade. (Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Janeiro   Dia 15  

Leituras: Mateus 6:1-4; Atos 5:22-32; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Gênesis 28-29.  

Versículo Especial“Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes” (Provérbios 4:5).  

Pensamento Bíblico: Caridade Silenciosa (Mateus 6:1-4). Por milhares de anos, tem-se abusado da ideia de caridade. Ainda há aqueles, como os hipócritas do tempo de Jesus, que usam a caridade como um meio de ganhar reconhecimento e respeito na comunidade. Há muitos que são ágeis para falar dos seus atos de bondade para com os outros.  

A caridade silenciosa é completamente diferente do tipo que é anunciado. Nada é mais grato ao coração do que ver os traços das boas obras, deixados pelas pessoas devotas.  Tais traços não são marcados por suas palavras de ostentação, mas por muitos relatos admirados feitos por aqueles que foram ajudados. Deus recompensará aqueles que compartilham porque se interessam pelos necessitados.  

Ação: Procure hoje uma ocasião para fazer algo de bom para alguém que realmente necessite disso e não conte a ninguém. (Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

14 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 43  Jeremias 18 a) A Parábola do Oleiro. 18:1-23. O trabalho do oleiro, um símbolo do procedimento divino. 18:1-17. Aqui se enfatiza o caráter condicional da profecia. Mesmo a mais inflexível declaração de desgraça, proferida por Jeremias, como a de Jonas (Jonas. 3:4), pressupõe uma oportunidade para o arrependimento. Esta parábola também ensina a paciência do divino Oleiro. 2, 3. Casa do oleiro. Provavelmente localizada no bairro dos oleiros no extremo sul da cidade, perto da Porta do Oleiro e do Vale do Filho de Hinom (cons. 19:2, observação ). Sobre as rodas. Eram usadas duas rodas de pedra. A inferior, que era impulsionada pelo artista, era ligada à superior por meio de um eixo, onde o barro era moldado (Eclesiástico 38:29, 30 descreve o processo). 5-11. A homília. Jeová, o Oleiro das nações, é soberano em Sua obra; contudo a Sua soberania reage à vontade de Suas criaturas. Aqui a analogia é interrompida. O barro humano não é passivo como o do oleiro de Jeremias; e se Israel se arrepender, Deus ainda fará dela um "vaso para honra". 8. Eu me arrependerei. O uso da palavra "arrepender-se" com referência a Deus não implica em instabilidade da parte do Todopoderoso. Quando uma palavra humana é usada para descrever as atitudes do Divino, a palavra passa por uma sutil redefinição. Deus não é como o homem que deve se arrepender (cons. 4:28; 15:6) – Ele não se inflama, nem se acalma. Contudo Ele se enternece quando o Seu povo se aproxima DEle; e esta atitude de enternecimento é chamada de arrependimento (cons. 20:16; 26:3, 13, 19; 42:10). 13. A virgem de Israel. Veja observação referente a 14:17. 14. Este versículo 14 é de difícil interpretação. Parece ensinar a impropriedade da apostasia de Israel. A RSV traduz assim: Por acaso a neve do Líbano faltará à rocha do campo? ou as águas frias que vêm de longe por acaso secarão? É o mesmo que dizer que a natureza segue o seu curso imutável, mas a nação mudou o seu curso contrariando a natureza. 15. Ídolos. Veja observação referente a 2:5. Veredas, desvios. Veredas não aterradas, isto é, indevidamente construídas, não estradas propriamente ditas.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos0

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de janeiro   Dia 14  

Leituras: Mateus 5:43-48; Atos 5:12-21; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Gênesis 27.  

Versículo EspecialOs sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia” (Provérbios 3:35).  

Pensamento Bíblico: Amar aos Outros Como Filhos do Pai  (Mateus 5:43-48). A base da ordem de Jesus para “amar seus inimigos” é que tal amor é uma imitação do Pai. É tão fácil para nós fugirmos deste dever, mostrando amor somente aos amigos e aos irmãos! Assim fazendo, somos apenas filhos dos cobradores de impostos! Se queremos que Deus nos ame, ainda que tenhamos estado em inimizade com ele, então precisamos amar aos nossos inimigos.  

Ação: Mostre hoje mesmo bondade para com alguém que não goste de você. ( Estra Ido dos estudos da Bíblia. Net que Deus abençoe a todos)

13 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 42 O contraste entre a confiança no homem e em Deus. 17:5-8. Os antecedentes destes versículos talvez sejam a tendência dos últimos reis judeus de buscarem a ajuda do Egito contra a ameaça da Babilônia (cons. 2:18, observação). 5. Carne mortal. No V. T. o termo se refere à fragilidade da raça humana. 6. O arbusto solitário. O junípero anão, que cresce no deserto estéril e tem uma aparência melancólica e murada. 8. Não receia, não fica ansioso. O pecado é uma doença do coração. 17:9-13. 9. Coração. No V.T., o ser interior do homem, do qual brota sua vontade e ações. Também pode se referir à razão. Corrupto. Esta palavra às Vezes se refere à doença, e é traduzida para "incurável" (v. 15:18). Aqui se refere à devassidão, coração (v. 10). Veja comentário referente a 11:20. 13. Escritos no chão; isto é, na terra ou na areia, e não no Livro da vida (Êxodo. 32:32). Uma oração de vindicação. 17:14-18. Cons. 15:15-18. Paráfrase: "Eu não abandonei a missão que tu me deste". A observância do sábado, pré-requisito para o retorno da glória nacional. 17:19-27, cons. Isaias. 58:13, 14. Pode parecer estranho que Jeremias, que vitupera contra as observâncias rituais, estivesse interessado no sábado. Mas o sábado é mais do que uma observância ritual. É uma instituição humanitária (Deuteronômio. 5:14, 15) e um sinal de que Deus é o Santificador de Israel (Êxodo. 31:13). Estas palavras não são incongruentes na boca de Jeremias. 26. Planícies. O Shefelá, as colinas e os valentes entre a terra montanhosa da Judéia e a Planície filistéia. Um centro da antiga vida agrícola hebréia.Montanhas. A terra montanhosa no centro da Judéia. Sul. O "Neguebe" (cons. 13: 19, observação). 6) Dois Sermões Simbólicos e um Aprisionamento. 18:1 – 20:18. A parábola do oleiro e a atitude simbólica do vaso quebrado são bons exemplos da pregação viva dos profetas. O restante da seção trata da reação negativa do povo para com a pregação de Jeremias e da comunhão do profeta com o seu Deus. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Janeiro   Dia 13  

Leituras: Mateus 5:33-42; Atos 5:1-11; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Gênesis 25-26.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento Bíblico: Palavra Digna de Confiança  (Mateus 5:37). Quando Jesus nos instrui para rejeitar as promessas vãs, ele diz que a nossa palavra deve ser honesta e confiável. Devemos ser pessoas de palavra, em quem se pode confiar, que cumprirão qualquer compromisso que tomarem. Este princípio deverá governar nossas promessas aos homens e a Deus!  

Ação: Resolva-se hoje a sempre manter sua palavra. “Faça promessas raramente, depois cumpra-as a qualquer custo”. Pense bem nas suas promessas a Deus. Você está vivendo de acordo com seus compromissos como seguidor de Cristo?.( Estra Ido dos estudos da Biblia que Deus abençoe a todos)

12 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 40  2. Mulher. O celibato era coisa muito fora do comum no antigo  Israel. A Jeremias foram negadas a alegria e a plenitude do casamento.  Outros profetas usaram sua vida de casados como sinais (cons. Oséias. 1-3;  Isaias. 8:3, 4; Ezequiel. 24:15-27).  4,6,7,9. Estes versículos retratam os resultados da guerra.  5-7. Os antigos semitas faziam grandes exibições de luto (cons.  7:29; observação; 9:17, observação). Auto-lacerações e o rapar da cabeça  (v. 6) eram proibidos (Deuteronomio. 14:1; Levítico. 19:28), mas outras menções parecem  indicar sua prática freqüente (Jeremias. 41:5; 47:5; Isaias. 22:12; Amós 8:10; Malaquias.  1:16; Ezequiel. 7:18).  7. Não se dará pão a quem estiver de luto. Os amigos de quem  estava de luto costumavam oferecer-lhe a primeira refeição após os  funerais (II Sm. 3:35). Provavelmente o copo de consolação era um  costume semelhante.  c) Advertências e Promessas. 16:10 – 17:27.  10-13. Quando o povo pergunta: "Por que o exílio?" Jeremias deve  apontar para a sua maldade.  14, 15. Eles experimentarão um segundo Êxodo. veja comentários  referente a 23:7, 8.  16-18. Israel continua sendo conhecida por Deus.  18. Dobro. Em grande quantidade (cons. Is. 40:2). Cadáveres. Assim como os cadáveres profanam, os ídolos poluem.  19-21. Os gentios se converterão ao senhor. Mentiras e coisas vãs,  em que não há proveito (v. 19). Sinônimos de ídolos (cons. 2: 5,  observação).  Jeremias 17  O pecado da nação é indelével. 17: 1-4.  1. Na tábua do seu coração. Onde a nova e melhor aliança será  escrita (31:31-34). Nas pontos dos seus altares. Onde se passava o  sangue dos sacrifícios (Lv. 4:7).  2. Postes-ídolos. Veja comentário referente a 2:27. Árvores  frondosas . . . altos outeiros. Veja observação referente a 3:6.  3,4. Estes versículos repetem substancialmente os de 15:13, 14. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Janeiro   Dia 12  

Leituras: Mateus 5:27-32; Atos 4:32-37; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Gênesis 24.  

Versículo Especial“As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Salmo 12:6).  

Pensamento Bíblico: A Importância da Pureza Sexual  (Mateus 5:27-32). Em uma sociedade que está sobrecarregada de provocações sexuais, é importante para nós sermos, freqüentemente, relembrados das instruções de Deus a respeito da pureza sexual. Não só o adultério é errado, mas os maus pensamentos também. O casamento, que tem sido desvalorizado em nossa sociedade muito mais do que tinha sido no tempo de Jesus, tem que voltar ao lugar de honra e permanência que Deus quer.  

Ação: Medite em coisas puras, descartando todos os pensamentos impuros.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 39  3. Quatro sortes de castigos, para que sejam um espetáculo  horrendo (v. 4), isto é, objeto de terror. Manassés introduziu grande  idolatria em Judá (II Reis 23:26; 24:3). Mas Jeremias insiste diversas  vezes em que o povo mesmo era responsável pelos seus pecados e  castigo (por exemplo, 31:29, 30).  6. Voltaste para trás. Compare com observações sobre 18:8.  7. Cirandei-os com a pá. Então eu os joeirarei com um forcado (cons. Mateus. 3:12).  b) A Renovação do Chamado de Jeremias e o Seu Preço. 15:10 -  16:9. Uma confissão profundamente reveladora, exibindo a amargura da  alma do profeta. A resposta divina indica que Jeremias precisava tomar  cuidado com o seu estado de espírito e não falar nada além da verdade.  Então ele é encorajado e recomissionado.  A lamentação do profeta e o seu recomissionamento. 15:10-21.  11. Este versículo é de difícil interpretação. O significado parece ser  que nem protegerá o profeta quando ocorrer a catástrofe.  13, 14. Esses versículos aparecem novamente, com variações, em  17:3b,4. São dirigidos ao povo de Judá e predizem o exílio.  16. A suficiência da Palavra de Deus está declarada de maneira  pitoresca. Cons. Josué. 1:8; Ezequiel. 3:1-3; Apocalipse. 10:8-11, onde a experiência de  João é muito parecida com a de Jeremias. Pelo teu nome sou chamado. Literalmente, o teu nome me foi imposto. Uma referência à chamada  divina do profeta que era especial. A lembrança desta chamada fortalecia  Jeremias a prosseguir.  17. Tua mão. A mão de Deus estava sobre Jeremias – uma  expressão que revela a inspiração divina, que era a razão da perseguição  feita a Jeremias (cons. Ezequiel. 1:3, e freqüentemente em Ezequiel; I Reis  18:46 ; Isaias. 8:11). 1  8. Ilusório ribeiro, e não, mentiroso. Jeremias reprova Deus por  ter-lhe falado, como quando um viajante. na estação da seca descobre  que o ribeiro do qual esperava beber secou-se (cons. Jó 6:15-20).  19. Se tu te arrependeres, eu te farei voltar. A idéia é: Se você se  arrepender (de sua auto-piedade), eu o restaurarei. Se apartares o  precioso do vil. O profeta devia disciplinar seu pensamento e palavras.  Então ele poderia ser o porta-voz (a minha boca) de Deus. O final do  versículo é uma ordem ao profeta a que não se rebaixe ao nível daqueles  aos quais ele prega.  20, 21. Estes versículos repetem a substância de 1:18, 19.  Jeremias 16  O profeta recebe ordem de permanecer solteiro e evitar vida  social. 16:1-9. Sua vida devia ser uma advertência do juízo iminente. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de Janeiro Dia 11  

Leituras: Mateus 5:21-26; Atos 4:23-31; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Gênesis 22-23.  

Versículo Especial“Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra” (Atos 4:29).  

Pensamento Bíblico: Convivendo Com a Irmandade (Mateus 5:21-26). Jesus oferece algumas orientações sobre o relacionamento adequado com os outros. Ele mostra que a atitude — não só a ação — é importante. A ira sem motivo é errada, mesmo quando não conduz ao assassinato. Amaldiçoar os outros é errado. Permitir que conflitos permaneçam sem solução é perigoso. Para resumir, as boas relações com os outros têm que começar dentro de nós.  

Ação: Há algum irmão que tenha qualquer coisa contra você? Tome a iniciativa, hoje, de resolver o conflito. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 38   22. Levantaram as tuas fraldas. Evidentemente uma referência ao tratamento concedido a uma prostituta (cons. v. 26; Oséias. 2:3). Calcanhares deve ser um eufemismo para "partes pudentes" e o paralelo do anterior. 25. Mentiras, idolatria. 26. Veja comentário referente ao versículo 21. 5) A Intercessão Profética Não Pode Evitar o Juízo. 14:1- 17:27. Uma seção bem autobiográfica, cheia do pessimismo do profeta com referência ao futuro de seu povo, e revelando também sua comunhão com Deus, da qual ele recebeu sua sustentação. a) A Seca e a Intercessão do Profeta. 14:1 - 15:9. Jeremias 14 Descrição da seca. 14:1-6. O período das chuvas na Palestina é marginal; um simples ano de seca pode causar muitíssimo sofrimento. Aqui se descreve a seca primeiro afetando a cidade (vs. 2, 3), depois os fazendeiros (v. 4) e então os animais selvagens (vs. 5, 6). 3. Cisternas. Grande parte do suprimento de água nas cidades era recolhido em cisternas durante a estação das chuvas. Cobrem as cabeças.Em sinal de luto (cons. II Samuel. 15:30). 4. Deprimida, estorricada. 6. Ofegantes sorvem o ar como chacais, e não, como dragões. A intercessão de Jeremias pelo povo. 14:7-9. 7. Nossas maldades. O profeta se identifica com seu povo. Por rumor do teu nome. Um apelo a que Deus aja por amor de Sua reputação  e graça (cons. Salmos. 25:11; 79:9; 106:8; 109:21; 143:11).  8. Estrangeiro . . . viandante. Estrangeiros e viajantes pouco se  preocupam com a terra através da qual viajam. Com Deus não acontece  assim. Surpreendido (v. 9), por um ataque imprevisto. Jeremias proibido de orar pelo povo. 14:10-12. Juízo para os falsos profetas. 14:13-16. Compare com 6:13, 14; 23:9.32. Jeremias continua a lamentar e orar por Judá. 14:17-22. 17. A virgem, filha do meu povo. Judá está personificada como uma virgem, termo que enfatiza a seleção do povo feita por Deus para ser Sua possessão peculiar, Sua noiva virginal. 18. Vagueiam pela terra, e não sabem para onde vão. Antes, ocupam-se do seu comércio no país (não se deixando abalar) e não tomam conhecimento (da desgraça iminente). 22. Ídolos. Veja comentário referente a 2:5. Jeremias 15 A determinação divina de não abrandar-se. 15:1-9. 1. Moisés e Samuel. Dois grandes intercessores. Para Moisés, cons. Êxodo. 32:11-14; Números. 14:13-19. Em relação a Samuel, veja I Samuel. 7:5-11; 12:19; Salmos. 99:6. Contudo nem eles teriam sucesso agora. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Janeiro Dia 10  

Leituras: Mateus 5:13-20; Atos 4:13-22; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Gênesis 20-21.  

Versículo Especial“Assim brilhe, também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).  

Pensamento BíblicoA Diferença Entre os Cristãos e o Mundo  (Mateus 5:13-16). Enquanto Jesus encoraja seus ouvintes a aceitar o desafio para segui-lo, ele traça claramente a diferença entre o mundo e os fiéis. Os cristãos não se acertam bem no mundo. Temos que ser tão diferentes como a luz do dia e a escuridão. Se parecemos e agimos como o mundo, nossas vidas não desafiarão outros para se voltarem para o Senhor.  

Ação: Certifique-se de que sua luz está brilhando plenamente hoje!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)  

9 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 36 A parábola dos jarros. 13:12-14. Ela indicava que Deus encheria o povo de confusão, como quando os homens se encontram bêbedos; eles se lançariam uns contra os outros e seriam destruídos. 12. Todo jarro se encherá de vinho. Provavelmente um conhecido ditado entre os beberrões. Jarro. Um grande jarro de barro usado para guardar azeite, cereais ou vinho. Os maiores que foram encontrados  pelos arqueólogos podem conter até 40 litros. 13. Embriaguez. Não intoxicação literal. Aqui, como em outras passagens dos profetas (Jeremias. 25:15-28; Ezequiel. 23:31-34; Isaias. 51:17, 18), a figura de um bêbado foi usada para simbolizar a condição patética do povo quando levado para o cativeiro. Uma advertência contra o orgulho. 13:15-17. 16. Dai glória. Confessem o seu orgulho pecador. Montes tenebrosos, montes crepusculares. Um quadro pitoresco. O viajante nas montanhas primeiro é tomado pela penumbra, depois pela espessa escuridão. Lamentação pelo rei e pela rainha-mãe. 13:18, 19.Provavelmente se refere a Joaquim e Neusta (22:26; II Reis 24:8). 18. Rainha-mãe. Os hebreus davam muita atenção à mãe do rei. Considerando que o rei tinha muitas esposas, nem todas com o mesmo status, a identidade da mãe do príncipe era importante na sucessão ao trono. Porque caiu da vossa cabeça a coroa da vossa glória. Talvez seja a tradução melhor. 19. Do sul. O Neguebe, ao sul de Judá. Só recentemente se compreendeu a importância desta parte da terra na antiguidade. Fechadas; isto é, sob a ação do cerco. A vergonha de Jerusalém. 13:20-27. A cidade é uma pastora que perdeu o seu rebanho. Ela, a cabeça da nação, levou-a para o pecado. 21. Difícil. Talvez: "O que você dirá quando ele (o conquistador da Babilônia) estabelecer como cabeça sobre você aqueles a quem você  ensinou a serem seus amigos?"( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos) 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Janeiro    Dia 9  

Leituras: Mateus 5:1-12; Atos 4:1-12; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Gênesis 18-19.  

Versículo Especial“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).  

Pensamento BíblicoO Caráter Cristão (Mateus 5:1-2). As bem-aventuranças, ou afirmações de bênçãos, apresentam o sermão da montanha. Quando vistas juntas, elas mostram o que há de melhor no caráter de um filho de Deus. A alma dele é esvaziada das preocupações carnais e egoístas e preenchida com um desejo de coisas espirituais. Ele procura a santidade a qualquer custo. Aqueles que adotam estas qualidades gozarão de um grande prêmio no céu.  

Ação: Depois de dominar o significado básico das bem-aventuranças, avalie sua vida e aplique as mensagens!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

8 de fevereiro de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Janeiro    Dia 8  

Leituras: Mateus 4:12-25; Atos 3:11-26; Salmo 8; Provérbios 2:16-22; Gênesis 15-17.  

Versículo Especial“Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” (Salmo 8:9).  

Pensamento Bíblico: Dando Uma Ajuda a Deus  (Gênesis 16). Há muitos pontos que podemos colher do acontecimento com Abrão, Sarai e Hagar. Por hoje, considere a falta de fé demonstrada  pela decisão de  Sarai de “dar uma ajuda a Deus”, ao procurar uma saída para ele poder cumprir sua promessa. A preocupação de Sarai com sua incapacidade de engravidar é compreensível, mas no fim ela aprendeu que Deus é poderoso o bastante para manter suas promessas. Nossas mentes pequenas, freqüentemente, lutam para entender como a vontade de Deus poderá ser cumprida, mas temos é que lutar contra a tentação de “lhe dar uma ajuda”, esquecendo sua palavra!  

Ação: Aplique o ensinamento acima ao trabalho de espalhar o evangelho. Deus deseja que todos os homens ouçam a verdade. Não devemos descartar ou “aperfeiçoar” o seu modelo. Ao mesmo tempo, temos que assumir responsabilidades. Nossos vizinhos ouviram as boas novas?.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 35 c) Lamentação de Jeová por Causa da Destruição de Sua Terra.  12:7-13. É mais o Senhor e não o seu profeta que chora sobre a terra  nesta passagem fora do comum. Muitas figuras de linguagem – casa,  herança (v. 7); leão (v. 8); ave (v.9); unha, porção (v. 10) – são usadas  para descrever Israel.  9. Ave de rapina de várias cores. Seria atacada por outros  pássaros por causa de sua plumagem vistosamente colorida.  10. Pastores. Veja comentário referente a 2:8. Aqui os pastores são  os reis das nações estrangeiras que despojaram Israel.  12. Todos os altos desnudos do deserto, e não, todos os altos  através do deserto.  13. Envergonhados sereis, dos vossos frutos, e não, às vossas  rendas.  d) o Destino dos Inimigos de Judá. 12:14-17.  Eles também serão despojados, mas serão restaurados quando se  arrependerem (cons. 25:8-14). Tornarei a compadecer-me deles (v. 15), e  não, regressarei e me compadecerei deles.  Jeremias 13  e) Parábolas e Advertências. 13:1-27.  O capítulo contém cinco passagens ligadas pelo tema da  humilhação e destino de Judá. Possivelmente este capítulo data do  reinado de Joaquim (13:18; cons. 22:26).  A parábola do cinto sepultado. 13:1-11. Esta parábola mostra  pitorescamente a importância que Israel tinha diante de Deus e a sua  atual corrupção e rejeição.  1. Um cinto. Antes, tanga, usado para manter no lugar a articulação  do fêmur com o ílio nos esforços prolongados, e para amarrar as largas  roupas a fim de que houvesse liberdade de movimentos ao andar ou  trabalhar.  4. Eufrates. A distância de Judá ao rio Eufrates é de pelo menos  640 quilômetros, considerada antigamente uma distância muito grande.  Duas viagens completas são mencionadas (cons. vs. 4, 6). Alguns  mestres crêem que não se refere ao Rio Eufrates mas a alguma cidade da  Palestina com nome parecido. Muitos, contudo, crêem que refere-se ao  Rio Eufrates mas consideram a narrativa como parábola e não um  acontecimento literal. A verdade contida na história não depende de  Jeremias ter ou não feito a viagem. Certamente a referência ao Eufrates  em 2:18 não deve ser tomada literalmente!  11. Israel, tão intimamente ligada a Deus quanto uma tanga (v,11),  tornou-se corrupta e inútil. Será jogada fora.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

7 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 34  13. Os judeus tinham tantos  deuses e altares quantas eram suas  cidades e ruas (cons. 2:28, observação). Vergonhosa coisa. Veja comentário sobre 3:24.  14. Veja comentário sobre 7:16.  15. Um versículo obscuro, evidentemente uma declaração da  inutilidade do ritual do templo para impedir a desgraça iminente (7:1 –  8:3). De acordo com a LXX, a RSV o traduz assim: Que direitos tem a  minha amada em minha casa, quando agiu com vileza? Podem os votos  e a carne do sacrifício evitar seu destino? Pode você exultar? Minha  amada, Israel. Minha casa, o Templo.  16, 17. Judá foi amparada a uma oliveira destruída. A oliveira era a  fonte do azeite para a luz, a cozinha, os remédios, a unção do corpo e  muitos outros usos. Tornou-se o símbolo da "prosperidade e bênção  divina, da beleza e força". Assim, aqui, é uma figura exata do povo  hebreu, abençoado por Deus, mas agora rejeitado. Paulo usa a mesma  figura (Romanos. 11:17-24)  b) A Conspiração Contra a Vida de Jeremias. 11:18 - 12:6.  Talvez Jeremias ainda não tivesse se mudado de Anatote para  Jerusalém quando escreveu esta .seção. Fica evidente em 12:6 que a  pergunta "por que prospera o caminho dos perversos?" feita em 12:1-6  deve ser ligada à conspiração contra a vida do profeta (11:18-23).  Possivelmente os parentes de Jeremias em Anatote (talvez fossem  também sacerdotes) procurassem matar o profeta por causa de suas  freqüentes acusações contra a falsa confiança no ritual. Isto explicaria a  posição desta seção depois de 11:15-17. Esta é uma das confissões de  Jeremias (cons. Introdução, Confissões de Jeremias).  18. As suas maquinações; isto é, a conspiração contra a vida de  Jeremias. O profeta parece querer dizer que Deus o informou da  conspiração em tempo a fim de que pudesse escapar.  19. Manso cordeiro, e não, um cordeiro ou um boi.  20. O mais íntimo do coração. Literalmente, rins, isto é, a região  dos rins, considerada então como a sede das afeições.  23. Vir o mal, o castigo.  Jeremias 12  12:3. Jeremias não teve o exemplo de Cristo: "Pai, perdoa-lhes;  porque não sabem o que fazem" (Lucas. 23:34). A prosperidade dos  perversos foi um dos problemas mais desconcertantes enfrentados pelos  santos do V.T. 4. Dizem, isto é, os homens.  5,6. Deus responde ao seu profeta desanimado. A floresta do  Jordão (v. 5), as terras baixas através das quais corre o Jordão, quentes,  cheias de vegetação espessa e rasteira e habitadas por animais selvagens  (cons. 49:19; 50; 44). Com fortes gritos. Eles levantaram um grito de  protesto contra Jeremias, como se ele fosse um criminoso comum. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Janeiro    Dia 7  

Leituras: Mateus 4:1-11; Atos 3:1-10; Salmo 7; Provérbios 2:10-15; Gênesis 13-14.  

Versículo Especial: O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará” (Provérbios 2:11).  

Pensamento Bíblico: A Vitória de Jesus Sobre as Tentações de Satanás  (Mateus 4:1-11). Houve muitas outras vezes em que Jesus foi tentado, algumas delas são registradas em outras passagens. Este relato fala de uma vez em que Satanás fez um esforço concentrado para derrotar Jesus. Jesus enfrentou a tentação como um homem, justamente como temos que enfrentar nossas provações. Ele, repetidas vezes, voltou-se para as Escrituras em busca de munição para vencer o tentador. Jesus ganhou a batalha. Podemos vencer nossas batalhas!  

Ação: Enfrente as provações deste dia com estudo das Escrituras e oração ao Senhor dos Exércitos, pedindo força para vencer.( Estra Ido  dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos

6 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 32  16. Porção de Jacó. Enquanto Deus é o Rei do Universo (v. 7), Ele  é também a porção (possessão) peculiar do povo hebreu.A desolação vindoura. 10:17-25. Provavelmente Jerusalém é à que  se referem os versículos 19-21. As idades são geralmente descritas como  mães com filhos (Ezequiel. 26:6, 8).  21. Pastores. Cons. 2:8, observação.  4) Israel Rejeitada por Transgredir a Aliança Davídica. 11:1 –  13:27.  Jeremias 11  "Esta aliança" (11:3) foi feita com Israel no Sinai. Sua exposição  mais completa se encontra em Deuteronômio (caps. 29; 30). Muitos  mestres crêem que estes capítulos de Jeremias têm como antecedentes as  reformas de Josias que foram precipitadas por se ter achado um livro,  provavelmente Deuteronômio, no Templo (cons. Introdução, A Vida e o  Período de Jeremias). Jeremias apoiou essas reformas, mas aqui ele  considera esse reavivamento superficial e inadequado para remover o  juízo.  a) Os Judeus Violaram a Aliança. 11:1-17.  3. Maldito. Cons. Deuteronomio. 27:11-26. Desta aliança. Israel tinha de  obedecer ao Senhor e ser o Seu povo; então o Senhor seria o Seu Deus e  Canaã seria sua terra (Êxodo. 19:5, 6; 24:3-8; Deuteronomio. 29:1-28 ).  5. Conforme o juramento. Cons. Duteronomio. 7:8; 8:18; 9:5. Amém. No  hebraico, "assim seja", um termo usado para indicar a confirmação da  maldição do versículo 3 (cons. Deuteronomio. 27:15-26).  8. Dureza. Obstinação. Fiz cair, e não, farei cair. O povo já estava  começando a sentir a penalidade da aliança transgredida.  11. Eis que trarei. Antes, Estou trazendo. Tendo fracassado o  reavivamento de Josias, Deus estava agora na iminência de rescindir a aliança e dar lugar ao castigo.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Janeiro    Dia 6  

Leituras: Mateus 3:13-17; Atos 2:40-47; Salmo 6; Provérbios 2:1-9; Gênesis 11-12.  

Versículo Especial“Porque o Senhor dá a sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade” (Provérbios 2:6).  

Pensamento Bíblico: A Tripla Promessa a Abrão  (Gênesis 12:1-3). Quando ele falou a Abrão sobre as bênçãos da terra, da nação e da descendência, Deus ofereceu uma indicação do seu plano eterno para nossa salvação. Muito antes de termos nascido, Deus estava providenciando nossa redenção.  

Ação: Quando você orar hoje, não se esqueça de agradecer a Deus por seu amor em salvá-lo do pecado. Quando você mergulhar nos cuidados do dia, não deixe de dividir as boas novas com aqueles que estiverem a sua volta.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 6 12. Até quando não terás compaixão? O contraste entre as nações tranquilas e o povo de Deus tiraniza...