18 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 48  4) Um Oráculo Contra Jeoaquim. 22:13-23. Esta denúncia contra o Perverso Jeoaquim, feita durante o seu reinado, é uma das mais claras de Jeremias. Condena o rei pela edificação do seu palácio com trabalho forçado em um período quando pesados tributos estavam sendo pagos ao Egito (lI Reis 23:35). Termina (Jeremias. 22:20-23) com uma lamentação sobre o fim dos reis, ou talvez sobre a cidade de Jerusalém. 13. Aquele que edifica a sua casa; isto é, Jeoaquim. 14. Forra-a de cedros, reveste-a. 15. Teu pai, isto é, Josias. 16. O conhecimento de Deus é uma questão moral; o intelecto não basta. 19. Como se sepulta um jumento; isto é, ele não tem sepultamento, deixando-se a carcaça para os animais e aves (36:30). Não fomos informados sobre o cumprimento desta profecia (cons. II Reis 24:6). Talvez este rei perverso fosse morto em uma revolta dentro do palácio e seu corpo fosse jogado fora da cidade. 20. Desde Abarim ("as regiões além"), a cadeia de montanhas (que incluíam o Nebo) da qual Moisés avistou a Terra Prometida (Números. 27:12; Deuteronomio. 32:49). Os teus amantes. Talvez as nações de quem os reis esperavam ajuda, em vez de confiar em Deus. 22. Os teus amantes. Cons. observação referente a 22:20. 23. Ó tu, que habitas no Líbano. Cons. observação referente aos versículos 6, 7. 5) Um Oráculo Contra Joaquim. 22:24-30. Poucas vezes um rei foi tão severamente castigado em um oráculo, durante o seu reinado, quanto o foi Joaquim nesta passagem. 24. Jeconias. Este homem, também chamado Conias e Joaquim, substituiu Jeoaquim, seu pai, e subiu ao trono em 598 A. C. Durante o seu reinado, logo no começo de 597 A.C., Nabucodonosor cercou e invadiu Jerusalém e levou Joaquim e muitas pessoas importantes à Babilônia (II Reis 24:8-17; II Cronicas. 36:9, 10). 26. Tua mãe. Veja observação sobre 13:18. 28. Coisa quebrada; isto é, um vaso quebrado, esquecido. 30. Como se não tivera filhos. Jeconias não teria filho que o sucedesse no trono. Ele teve sete filhos (I Cronicas. 3:17). Tabuinhas com escrita cuneiforme encontradas na Babilônia apresentam listas de rações de azeite fornecidas a "Iauquim (isto é, Joaquim), rei da terra de Iaúde (isto é, Judá) e seus cinco filhos". Embora a genealogia de Mateus. 1 siga a ascendência do Messias através de Salomão e Jeconias, esse registro da linhagem de Davi indica só o pai legal de Jesus, não seu pai real. Lucas traça a sua genealogia real a partir de Maria, até o Seu pai verdadeiro, através de Natã até Davi.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de Janeiro   Dia 18  

Leituras: Mateus 6:25-34; Atos 7:1-16; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Gênesis 32-34.  

Versículo Especial: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).  

Pensamento Bíblico: Dominando a Preocupação (Mateus 6:25-34). Jesus diz para livrarmo-nos da preocupação, porque ela é fútil e sem fé. A preocupação não muda nada para melhor (incluindo-se a estatura ou a cor dos cabelos), mas rouba-nos a fé e a confiança em Deus. Satanás usa, efetivamente, a preocupação para nos distrair de nosso serviço a Deus. Se Satanás pode nos deixar preocupados com interesses carnais, ele não tem que se preocupar com a possibilidade de sermos espiritualmente vitoriosos.  

Ação: Faça seus pedidos a Deus e use, hoje, a sua própria energia para mudar as coisas que estão dentro de sua força humana.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

17 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 46  4. Caldeu. O nome dado à dinastia retirante do império neobabilônico e, por extensão, aos babilônios em geral nessa época. 8-10. O povo faria melhor se se entregasse aos caldeus. Não foi por menos que Jeremias era considerado traidor. Mas o seu patriotismo era mais elevado; a piedade era para ele a única razão de existência da nação, como também sua única esperança de sobrevivência. 9. Despojo de guerra. b) Uma Mensagem à Casa Real. 21:1-14. O versículo 12 é típico das exigências ias profetas sobre a justiça social. Mesmo com a cidade nos seus últimos suspiros, a preocupação com o bem-estar humano foi apresentada. Não se sabe ao mito contra quem foram proferidos os versículos 13 e 14. Jeremias 22 2) Uma Exortação ao Rei e ao Povo. 22:1-9. Esta seção, uma exortação a que o palácio e a cidade façam justiça ou sejam destruídas, é provavelmente uma introdução aos oráculos seguintes contra os reis citados e talvez date do reinado de Jeoaquim. 3-5. Veja observação referente a 21:11-14. O oprimido (v. 3), aquele que foi roubado. 6. Gileade ... Líbano. Regiões cobertas de matas. 7. Teus cedros escolhidos. O complexo que continha o palácio em Jerusalém incluía a Casa do Bosque do Líbano; e muito cedro do Líbano foi usado na construção do palácio e Templo de Salomão (I Reis 5:6, 8- 10; 10:27). Tudo seria queimado. 3) O Destino de Salum. 22:10-12. Sem dúvida este oráculo foi feito logo no começo do reinado de Jeoaquim. O povo não devia chorar por Josias, que fora mono recentemente, nem por seu filho Salum (o nome particular de Jeoacaz; I Cronicas. 3:15), a quem Faraó Neco deportou para o Egito, para nunca mais retornar (lI Reis 23:29-35 ).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de Janeiro   Dia 17 

Leituras: Mateus 6:16-24; Atos 6; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Gênesis 31.  

Versículo Especial“Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus” (Provérbios 4:14).  

Pensamento Bíblico: Tesouros no Céu  (Mateus 6:19-21). É tão fácil ficarmos acostumados com este mundo, que esquecemos onde nossos tesouros verdadeiros deveriam estar. Estamos rodeados por coisas que logo apodrecerão. Devemos nos lembrar de olhar para as posses e buscas materiais do ponto de vista de Deus. Se nossos tesouros estão na terra, nosso lar não estará no céu!  

Ação: Avalie seus planos para este dia. Você estará trabalhando para o avanço econômico, o progresso na carreira e a segurança para a aposentadoria? Estará você trabalhando para juntar tesouros eternos? Mantenha as prioridades em ordem correta!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 45 Jeremias 20 c) A Perseguição e as Queixas de Jeremias. 20:1-18. Jeremias no tronco. 20: 1-6. 3. Pasur. Um nome de origem egípcia. Não há nenhum trocadilho com ele aqui, mas apenas com Magormissabib, que significa, "Terror[1]por-todos-os-lados"; cons. terror (v. 4). As queixas do profeta contra Deus. 20:7-18. Uma das mais reveladoras confissões de Jeremias, esta oração mostra o terrível preço que pagou para transmitir a palavra.  7. Persuadido. Uma palavra forte, usada na "sedução" de uma virgem (Êxodo. 22:16), e com referência ao espírito "de mentira" que enganou Acabe (I Reis 22:20-22). Aqui o profeta, amargurado, queixa-se da compulsão divina, que ele chama de engodo. 8. Sempre que falo, e não, desde que falo. 10. A murmuração de muitos . . . uma declaração clara do sentimento de um homem que crê que todos são contra ele. Há terror por todos os lados. Um valente guerreiro. 12. Os afetos e o coração. Cons, observações referentes a 11:2; 17:9. 14-18. Jeremias lamenta o dia do seu nascimento (cons. Jó 3). Cidades (v. 16). Sodoma e Gomorra (Gên. 19). Alarido, alarme. C. Profecias Posteriores. 21:1 – 25:38. Estes capítulos registram oráculos relativos aos reis de Judá e os falsos profetas depois de Josias. Refletem o sentimento crescente de desgraça que havia conforme o cativeiro se aproximava. Jeremias 21 1) A Questão do Cerco. 21:1-14. Data: Em algum período no final do reinado de Zedequias. Zedequias é aconselhado a submeter-se a Nabucodonosor, pois a cidade cairá. a) Resposta a uma Delegação de Zacarias. 21:1-10. 1. Pasur. Não o Pasur de 20:1-6. Sofonias, filho de Maaséias. Veja observação referente a 29:25. 2. Nabucodonosor tinha, evidentemente, começado o ataque final contra Jerusalém (588-587 A. C.) que resultou em sua destruição. Este é o Nabucodonosor dos livros de Reis e Crônicas. A ortografia de Jeremias é a forma mais aproximada do nome babilônico.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Janeiro   Dia 16  

Leituras: Mateus 6:5-15; Atos 5:33-42; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Gênesis 30.  

Versículo Especial“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará” (Mateus 6:14).  

Pensamento Bíblico: Oração Silenciosa e Reverente (Mateus 6:5-15). As ordens de Jesus, a respeito da oração, ressaltam a importância da comunicação sincera com Deus, em vez das demonstrações das próprias virtudes diante dos homens. Seu modelo de oração mostra que temos que nos aproximar de Deus com reverência e respeito pela sua vontade. Ele também mostra a inutilidade da oração, se não estamos procurando tratar os outros adequadamente. Se não perdoarmos, não seremos perdoados.  

Ação: Há pessoas que o prejudicaram, e você tem se recusado a perdoar? Se assim é, faça a correção hoje! Não esqueça de procurar humildemente a misericórdia de Deus. (Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 44  16. Espanto . . . espantará. Essas palavras têm a mesma raiz no hebraico. Poderiam ser traduzidas para um horror. . . horrorizará. 17. Vento oriental. Veja observação referente a 4:11. As costas, e não o rosto. Porque Deus está de partida. O rosto de Deus simboliza o Seu favor (Números. 6:25, 26). Uma conspiração contra Jeremias. 18-23. Cons. 11:18 - 12:6; 15:15-21. Os três grupos de líderes religiosos são mencionados (v. 18), junto com o trabalho especial de cada um. O sacerdote ensinava a lei (Malaquias. 2:6) e executava os rituais ordenados; o sábio apresentava a sabedoria acumulada através dos séculos; e o profeta era o transmissor da palavra direta do Senhor (o falso profeta, que se opunha a Jeremias, é o que foi mencionado aqui). Certamente Jeremias (que rejeitava todas as três categorias) não podia estar certo! Firamo-lo com a 1íngua; isto é, vamos acusá-lo de alguma coisa. Quanto aos versículos 21-23, veja observação referente a 12:3. Jeremias 19 b) O Vaso Quebrado. 19:1-15. Este sermão sobre uma ação simbólica segue-se naturalmente à parábola do oleiro. Enquanto o vaso permanecesse maleável, podia ser refeito. Contudo, uma vez colocado no forno, já não podia mais ser remodelado. Se não servisse para nada, seria, então, quebrado. 1. Botija de oleiro. Uma moringa de barro, chamada de baqbuq por causa do ruído característico que fazia ao se derramar a água contida nela. 2. O vale do filho de Hinom. O limite meridional de Jerusalém (cons. 18:2, observação). Porta do Oleiro, ao sul da cidade. 4. Sangue de inocentes; isto é, sacrifícios infantis (cons. 7: 29, observação). 5. Queimarem os seus filhos. Cons. II Reis 16:3; 23:10l; Jeremias. 32:35; e observações sobre 7:29 – 8:3. 6. Tofete. Veja observação referente a 7:31. 11. Não se conhecia nenhum jeito de se remendar um vaso quebrado; jogava-se fora e comprava-se um novo; assim Jerusalém seria rejeitada, tendo perdido a sua oportunidade de arrependimento. 13. O exército dos céus, uma expressão usada com referência às estrelas (por exemplo, Gênesis 2:1; Isaias. 45:12), mas aqui se refere à adoração dos planetas ou deuses dos planetas. Acaz e Manassés introduziram este culto pagão em Judá (II Reis 21:5; 23:12), provavelmente da Mesopotâmia, onde era praticada desde a remota antiguidade. (Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Janeiro   Dia 15  

Leituras: Mateus 6:1-4; Atos 5:22-32; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Gênesis 28-29.  

Versículo Especial“Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes” (Provérbios 4:5).  

Pensamento Bíblico: Caridade Silenciosa (Mateus 6:1-4). Por milhares de anos, tem-se abusado da ideia de caridade. Ainda há aqueles, como os hipócritas do tempo de Jesus, que usam a caridade como um meio de ganhar reconhecimento e respeito na comunidade. Há muitos que são ágeis para falar dos seus atos de bondade para com os outros.  

A caridade silenciosa é completamente diferente do tipo que é anunciado. Nada é mais grato ao coração do que ver os traços das boas obras, deixados pelas pessoas devotas.  Tais traços não são marcados por suas palavras de ostentação, mas por muitos relatos admirados feitos por aqueles que foram ajudados. Deus recompensará aqueles que compartilham porque se interessam pelos necessitados.  

Ação: Procure hoje uma ocasião para fazer algo de bom para alguém que realmente necessite disso e não conte a ninguém. (Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

14 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 43  Jeremias 18 a) A Parábola do Oleiro. 18:1-23. O trabalho do oleiro, um símbolo do procedimento divino. 18:1-17. Aqui se enfatiza o caráter condicional da profecia. Mesmo a mais inflexível declaração de desgraça, proferida por Jeremias, como a de Jonas (Jonas. 3:4), pressupõe uma oportunidade para o arrependimento. Esta parábola também ensina a paciência do divino Oleiro. 2, 3. Casa do oleiro. Provavelmente localizada no bairro dos oleiros no extremo sul da cidade, perto da Porta do Oleiro e do Vale do Filho de Hinom (cons. 19:2, observação ). Sobre as rodas. Eram usadas duas rodas de pedra. A inferior, que era impulsionada pelo artista, era ligada à superior por meio de um eixo, onde o barro era moldado (Eclesiástico 38:29, 30 descreve o processo). 5-11. A homília. Jeová, o Oleiro das nações, é soberano em Sua obra; contudo a Sua soberania reage à vontade de Suas criaturas. Aqui a analogia é interrompida. O barro humano não é passivo como o do oleiro de Jeremias; e se Israel se arrepender, Deus ainda fará dela um "vaso para honra". 8. Eu me arrependerei. O uso da palavra "arrepender-se" com referência a Deus não implica em instabilidade da parte do Todopoderoso. Quando uma palavra humana é usada para descrever as atitudes do Divino, a palavra passa por uma sutil redefinição. Deus não é como o homem que deve se arrepender (cons. 4:28; 15:6) – Ele não se inflama, nem se acalma. Contudo Ele se enternece quando o Seu povo se aproxima DEle; e esta atitude de enternecimento é chamada de arrependimento (cons. 20:16; 26:3, 13, 19; 42:10). 13. A virgem de Israel. Veja observação referente a 14:17. 14. Este versículo 14 é de difícil interpretação. Parece ensinar a impropriedade da apostasia de Israel. A RSV traduz assim: Por acaso a neve do Líbano faltará à rocha do campo? ou as águas frias que vêm de longe por acaso secarão? É o mesmo que dizer que a natureza segue o seu curso imutável, mas a nação mudou o seu curso contrariando a natureza. 15. Ídolos. Veja observação referente a 2:5. Veredas, desvios. Veredas não aterradas, isto é, indevidamente construídas, não estradas propriamente ditas.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos0

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de janeiro   Dia 14  

Leituras: Mateus 5:43-48; Atos 5:12-21; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Gênesis 27.  

Versículo EspecialOs sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia” (Provérbios 3:35).  

Pensamento Bíblico: Amar aos Outros Como Filhos do Pai  (Mateus 5:43-48). A base da ordem de Jesus para “amar seus inimigos” é que tal amor é uma imitação do Pai. É tão fácil para nós fugirmos deste dever, mostrando amor somente aos amigos e aos irmãos! Assim fazendo, somos apenas filhos dos cobradores de impostos! Se queremos que Deus nos ame, ainda que tenhamos estado em inimizade com ele, então precisamos amar aos nossos inimigos.  

Ação: Mostre hoje mesmo bondade para com alguém que não goste de você. ( Estra Ido dos estudos da Bíblia. Net que Deus abençoe a todos)

13 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 42 O contraste entre a confiança no homem e em Deus. 17:5-8. Os antecedentes destes versículos talvez sejam a tendência dos últimos reis judeus de buscarem a ajuda do Egito contra a ameaça da Babilônia (cons. 2:18, observação). 5. Carne mortal. No V. T. o termo se refere à fragilidade da raça humana. 6. O arbusto solitário. O junípero anão, que cresce no deserto estéril e tem uma aparência melancólica e murada. 8. Não receia, não fica ansioso. O pecado é uma doença do coração. 17:9-13. 9. Coração. No V.T., o ser interior do homem, do qual brota sua vontade e ações. Também pode se referir à razão. Corrupto. Esta palavra às Vezes se refere à doença, e é traduzida para "incurável" (v. 15:18). Aqui se refere à devassidão, coração (v. 10). Veja comentário referente a 11:20. 13. Escritos no chão; isto é, na terra ou na areia, e não no Livro da vida (Êxodo. 32:32). Uma oração de vindicação. 17:14-18. Cons. 15:15-18. Paráfrase: "Eu não abandonei a missão que tu me deste". A observância do sábado, pré-requisito para o retorno da glória nacional. 17:19-27, cons. Isaias. 58:13, 14. Pode parecer estranho que Jeremias, que vitupera contra as observâncias rituais, estivesse interessado no sábado. Mas o sábado é mais do que uma observância ritual. É uma instituição humanitária (Deuteronômio. 5:14, 15) e um sinal de que Deus é o Santificador de Israel (Êxodo. 31:13). Estas palavras não são incongruentes na boca de Jeremias. 26. Planícies. O Shefelá, as colinas e os valentes entre a terra montanhosa da Judéia e a Planície filistéia. Um centro da antiga vida agrícola hebréia.Montanhas. A terra montanhosa no centro da Judéia. Sul. O "Neguebe" (cons. 13: 19, observação). 6) Dois Sermões Simbólicos e um Aprisionamento. 18:1 – 20:18. A parábola do oleiro e a atitude simbólica do vaso quebrado são bons exemplos da pregação viva dos profetas. O restante da seção trata da reação negativa do povo para com a pregação de Jeremias e da comunhão do profeta com o seu Deus. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Janeiro   Dia 13  

Leituras: Mateus 5:33-42; Atos 5:1-11; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Gênesis 25-26.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento Bíblico: Palavra Digna de Confiança  (Mateus 5:37). Quando Jesus nos instrui para rejeitar as promessas vãs, ele diz que a nossa palavra deve ser honesta e confiável. Devemos ser pessoas de palavra, em quem se pode confiar, que cumprirão qualquer compromisso que tomarem. Este princípio deverá governar nossas promessas aos homens e a Deus!  

Ação: Resolva-se hoje a sempre manter sua palavra. “Faça promessas raramente, depois cumpra-as a qualquer custo”. Pense bem nas suas promessas a Deus. Você está vivendo de acordo com seus compromissos como seguidor de Cristo?.( Estra Ido dos estudos da Biblia que Deus abençoe a todos)

12 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 40  2. Mulher. O celibato era coisa muito fora do comum no antigo  Israel. A Jeremias foram negadas a alegria e a plenitude do casamento.  Outros profetas usaram sua vida de casados como sinais (cons. Oséias. 1-3;  Isaias. 8:3, 4; Ezequiel. 24:15-27).  4,6,7,9. Estes versículos retratam os resultados da guerra.  5-7. Os antigos semitas faziam grandes exibições de luto (cons.  7:29; observação; 9:17, observação). Auto-lacerações e o rapar da cabeça  (v. 6) eram proibidos (Deuteronomio. 14:1; Levítico. 19:28), mas outras menções parecem  indicar sua prática freqüente (Jeremias. 41:5; 47:5; Isaias. 22:12; Amós 8:10; Malaquias.  1:16; Ezequiel. 7:18).  7. Não se dará pão a quem estiver de luto. Os amigos de quem  estava de luto costumavam oferecer-lhe a primeira refeição após os  funerais (II Sm. 3:35). Provavelmente o copo de consolação era um  costume semelhante.  c) Advertências e Promessas. 16:10 – 17:27.  10-13. Quando o povo pergunta: "Por que o exílio?" Jeremias deve  apontar para a sua maldade.  14, 15. Eles experimentarão um segundo Êxodo. veja comentários  referente a 23:7, 8.  16-18. Israel continua sendo conhecida por Deus.  18. Dobro. Em grande quantidade (cons. Is. 40:2). Cadáveres. Assim como os cadáveres profanam, os ídolos poluem.  19-21. Os gentios se converterão ao senhor. Mentiras e coisas vãs,  em que não há proveito (v. 19). Sinônimos de ídolos (cons. 2: 5,  observação).  Jeremias 17  O pecado da nação é indelével. 17: 1-4.  1. Na tábua do seu coração. Onde a nova e melhor aliança será  escrita (31:31-34). Nas pontos dos seus altares. Onde se passava o  sangue dos sacrifícios (Lv. 4:7).  2. Postes-ídolos. Veja comentário referente a 2:27. Árvores  frondosas . . . altos outeiros. Veja observação referente a 3:6.  3,4. Estes versículos repetem substancialmente os de 15:13, 14. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Janeiro   Dia 12  

Leituras: Mateus 5:27-32; Atos 4:32-37; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Gênesis 24.  

Versículo Especial“As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Salmo 12:6).  

Pensamento Bíblico: A Importância da Pureza Sexual  (Mateus 5:27-32). Em uma sociedade que está sobrecarregada de provocações sexuais, é importante para nós sermos, freqüentemente, relembrados das instruções de Deus a respeito da pureza sexual. Não só o adultério é errado, mas os maus pensamentos também. O casamento, que tem sido desvalorizado em nossa sociedade muito mais do que tinha sido no tempo de Jesus, tem que voltar ao lugar de honra e permanência que Deus quer.  

Ação: Medite em coisas puras, descartando todos os pensamentos impuros.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 39  3. Quatro sortes de castigos, para que sejam um espetáculo  horrendo (v. 4), isto é, objeto de terror. Manassés introduziu grande  idolatria em Judá (II Reis 23:26; 24:3). Mas Jeremias insiste diversas  vezes em que o povo mesmo era responsável pelos seus pecados e  castigo (por exemplo, 31:29, 30).  6. Voltaste para trás. Compare com observações sobre 18:8.  7. Cirandei-os com a pá. Então eu os joeirarei com um forcado (cons. Mateus. 3:12).  b) A Renovação do Chamado de Jeremias e o Seu Preço. 15:10 -  16:9. Uma confissão profundamente reveladora, exibindo a amargura da  alma do profeta. A resposta divina indica que Jeremias precisava tomar  cuidado com o seu estado de espírito e não falar nada além da verdade.  Então ele é encorajado e recomissionado.  A lamentação do profeta e o seu recomissionamento. 15:10-21.  11. Este versículo é de difícil interpretação. O significado parece ser  que nem protegerá o profeta quando ocorrer a catástrofe.  13, 14. Esses versículos aparecem novamente, com variações, em  17:3b,4. São dirigidos ao povo de Judá e predizem o exílio.  16. A suficiência da Palavra de Deus está declarada de maneira  pitoresca. Cons. Josué. 1:8; Ezequiel. 3:1-3; Apocalipse. 10:8-11, onde a experiência de  João é muito parecida com a de Jeremias. Pelo teu nome sou chamado. Literalmente, o teu nome me foi imposto. Uma referência à chamada  divina do profeta que era especial. A lembrança desta chamada fortalecia  Jeremias a prosseguir.  17. Tua mão. A mão de Deus estava sobre Jeremias – uma  expressão que revela a inspiração divina, que era a razão da perseguição  feita a Jeremias (cons. Ezequiel. 1:3, e freqüentemente em Ezequiel; I Reis  18:46 ; Isaias. 8:11). 1  8. Ilusório ribeiro, e não, mentiroso. Jeremias reprova Deus por  ter-lhe falado, como quando um viajante. na estação da seca descobre  que o ribeiro do qual esperava beber secou-se (cons. Jó 6:15-20).  19. Se tu te arrependeres, eu te farei voltar. A idéia é: Se você se  arrepender (de sua auto-piedade), eu o restaurarei. Se apartares o  precioso do vil. O profeta devia disciplinar seu pensamento e palavras.  Então ele poderia ser o porta-voz (a minha boca) de Deus. O final do  versículo é uma ordem ao profeta a que não se rebaixe ao nível daqueles  aos quais ele prega.  20, 21. Estes versículos repetem a substância de 1:18, 19.  Jeremias 16  O profeta recebe ordem de permanecer solteiro e evitar vida  social. 16:1-9. Sua vida devia ser uma advertência do juízo iminente. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de Janeiro Dia 11  

Leituras: Mateus 5:21-26; Atos 4:23-31; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Gênesis 22-23.  

Versículo Especial“Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra” (Atos 4:29).  

Pensamento Bíblico: Convivendo Com a Irmandade (Mateus 5:21-26). Jesus oferece algumas orientações sobre o relacionamento adequado com os outros. Ele mostra que a atitude — não só a ação — é importante. A ira sem motivo é errada, mesmo quando não conduz ao assassinato. Amaldiçoar os outros é errado. Permitir que conflitos permaneçam sem solução é perigoso. Para resumir, as boas relações com os outros têm que começar dentro de nós.  

Ação: Há algum irmão que tenha qualquer coisa contra você? Tome a iniciativa, hoje, de resolver o conflito. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 38   22. Levantaram as tuas fraldas. Evidentemente uma referência ao tratamento concedido a uma prostituta (cons. v. 26; Oséias. 2:3). Calcanhares deve ser um eufemismo para "partes pudentes" e o paralelo do anterior. 25. Mentiras, idolatria. 26. Veja comentário referente ao versículo 21. 5) A Intercessão Profética Não Pode Evitar o Juízo. 14:1- 17:27. Uma seção bem autobiográfica, cheia do pessimismo do profeta com referência ao futuro de seu povo, e revelando também sua comunhão com Deus, da qual ele recebeu sua sustentação. a) A Seca e a Intercessão do Profeta. 14:1 - 15:9. Jeremias 14 Descrição da seca. 14:1-6. O período das chuvas na Palestina é marginal; um simples ano de seca pode causar muitíssimo sofrimento. Aqui se descreve a seca primeiro afetando a cidade (vs. 2, 3), depois os fazendeiros (v. 4) e então os animais selvagens (vs. 5, 6). 3. Cisternas. Grande parte do suprimento de água nas cidades era recolhido em cisternas durante a estação das chuvas. Cobrem as cabeças.Em sinal de luto (cons. II Samuel. 15:30). 4. Deprimida, estorricada. 6. Ofegantes sorvem o ar como chacais, e não, como dragões. A intercessão de Jeremias pelo povo. 14:7-9. 7. Nossas maldades. O profeta se identifica com seu povo. Por rumor do teu nome. Um apelo a que Deus aja por amor de Sua reputação  e graça (cons. Salmos. 25:11; 79:9; 106:8; 109:21; 143:11).  8. Estrangeiro . . . viandante. Estrangeiros e viajantes pouco se  preocupam com a terra através da qual viajam. Com Deus não acontece  assim. Surpreendido (v. 9), por um ataque imprevisto. Jeremias proibido de orar pelo povo. 14:10-12. Juízo para os falsos profetas. 14:13-16. Compare com 6:13, 14; 23:9.32. Jeremias continua a lamentar e orar por Judá. 14:17-22. 17. A virgem, filha do meu povo. Judá está personificada como uma virgem, termo que enfatiza a seleção do povo feita por Deus para ser Sua possessão peculiar, Sua noiva virginal. 18. Vagueiam pela terra, e não sabem para onde vão. Antes, ocupam-se do seu comércio no país (não se deixando abalar) e não tomam conhecimento (da desgraça iminente). 22. Ídolos. Veja comentário referente a 2:5. Jeremias 15 A determinação divina de não abrandar-se. 15:1-9. 1. Moisés e Samuel. Dois grandes intercessores. Para Moisés, cons. Êxodo. 32:11-14; Números. 14:13-19. Em relação a Samuel, veja I Samuel. 7:5-11; 12:19; Salmos. 99:6. Contudo nem eles teriam sucesso agora. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Janeiro Dia 10  

Leituras: Mateus 5:13-20; Atos 4:13-22; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Gênesis 20-21.  

Versículo Especial“Assim brilhe, também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).  

Pensamento BíblicoA Diferença Entre os Cristãos e o Mundo  (Mateus 5:13-16). Enquanto Jesus encoraja seus ouvintes a aceitar o desafio para segui-lo, ele traça claramente a diferença entre o mundo e os fiéis. Os cristãos não se acertam bem no mundo. Temos que ser tão diferentes como a luz do dia e a escuridão. Se parecemos e agimos como o mundo, nossas vidas não desafiarão outros para se voltarem para o Senhor.  

Ação: Certifique-se de que sua luz está brilhando plenamente hoje!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)  

9 de fevereiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 36 A parábola dos jarros. 13:12-14. Ela indicava que Deus encheria o povo de confusão, como quando os homens se encontram bêbedos; eles se lançariam uns contra os outros e seriam destruídos. 12. Todo jarro se encherá de vinho. Provavelmente um conhecido ditado entre os beberrões. Jarro. Um grande jarro de barro usado para guardar azeite, cereais ou vinho. Os maiores que foram encontrados  pelos arqueólogos podem conter até 40 litros. 13. Embriaguez. Não intoxicação literal. Aqui, como em outras passagens dos profetas (Jeremias. 25:15-28; Ezequiel. 23:31-34; Isaias. 51:17, 18), a figura de um bêbado foi usada para simbolizar a condição patética do povo quando levado para o cativeiro. Uma advertência contra o orgulho. 13:15-17. 16. Dai glória. Confessem o seu orgulho pecador. Montes tenebrosos, montes crepusculares. Um quadro pitoresco. O viajante nas montanhas primeiro é tomado pela penumbra, depois pela espessa escuridão. Lamentação pelo rei e pela rainha-mãe. 13:18, 19.Provavelmente se refere a Joaquim e Neusta (22:26; II Reis 24:8). 18. Rainha-mãe. Os hebreus davam muita atenção à mãe do rei. Considerando que o rei tinha muitas esposas, nem todas com o mesmo status, a identidade da mãe do príncipe era importante na sucessão ao trono. Porque caiu da vossa cabeça a coroa da vossa glória. Talvez seja a tradução melhor. 19. Do sul. O Neguebe, ao sul de Judá. Só recentemente se compreendeu a importância desta parte da terra na antiguidade. Fechadas; isto é, sob a ação do cerco. A vergonha de Jerusalém. 13:20-27. A cidade é uma pastora que perdeu o seu rebanho. Ela, a cabeça da nação, levou-a para o pecado. 21. Difícil. Talvez: "O que você dirá quando ele (o conquistador da Babilônia) estabelecer como cabeça sobre você aqueles a quem você  ensinou a serem seus amigos?"( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos) 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Janeiro    Dia 9  

Leituras: Mateus 5:1-12; Atos 4:1-12; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Gênesis 18-19.  

Versículo Especial“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).  

Pensamento BíblicoO Caráter Cristão (Mateus 5:1-2). As bem-aventuranças, ou afirmações de bênçãos, apresentam o sermão da montanha. Quando vistas juntas, elas mostram o que há de melhor no caráter de um filho de Deus. A alma dele é esvaziada das preocupações carnais e egoístas e preenchida com um desejo de coisas espirituais. Ele procura a santidade a qualquer custo. Aqueles que adotam estas qualidades gozarão de um grande prêmio no céu.  

Ação: Depois de dominar o significado básico das bem-aventuranças, avalie sua vida e aplique as mensagens!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...