12 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 9  2) A Integridade de Jó. 1:13-22. 13-19. Como a prova parece justa! Conhecimento e poder sobrenatural – com o elemento surpresa em seu favor – disposto contra um mortal! Davi e Golias, em comparação, estavam igualmente equipados. Mas a integridade constante de Jó, como o heroísmo de Davi, era apenas o índice visível do poder da redenção divina operando no servo de Deus e através dele. A estratégia divina, como a de Elias no Carmelo, era tornar impossível a Satanás insinuar, por meios fraudulentos, às testemunhas uma explicação naturalista da maravilha que Ele estava para realizar. A assombrosa vantagem que Deus deu a Satanás tomou-se, na seqüência, a medida da ignomínia diabólica e o elogio divino. Sucedeu um dia (v. 13b). Talvez as semanas de festa fossem celebrações especiais; mas se havia uma contínua sucessão de séries semanais de festas, este era o dia no qual Jó tinha oferecido holocaustos. Sua piedade e desolação sendo assim confrontadas, a sua desolação parece tanto mais incompreensível. Certamente a repetição do quadro da família feliz de Jó como prelúdio para o registro dos golpes que o destruíram serve para colocar a feliz prosperidade e a súbita desolação em contraste agudo. Os sabeus (v. 15). Beduínos árabes. Fogo de Deus (v. 16b). Possivelmente raios. Os caldeus (v. 17) deste período precoce, diferindo dos posteriores edificadores do império, eram saqueadores nômades. O grande vento (v. 19b) era, ao que parece, um tufão do deserto, como aquele do qual Deus mais tarde se dirigiu a Jó. Observe como os assaltos inclementes dos homens sobre o fruto acumulado da vida de Jó alternaram-se com os assaltos da natureza. Os mensageiros foram poupados apenas para levarem as más novas, em uma sucessão esmagadoramente rápida, ao seu consternado senhor.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Dezembro Dia 346  

Leituras: João 17:1-5; Apocalipse 3:14-22; Salmo 133; Eclesiastes 6:7-12; 2 Crônicas 25-27.  

Versículo Especial: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20).  

Pensamento Bíblico: Uma Igreja que Não Via Sua Própria Pobreza (Apocalipse 3:14-22). A igreja de Laodicéia estava muito confiante e contente. As pessoas pensavam que eram fortes e fiéis, mas Jesus viu-as como pobres, cegas, nuas e inativas. Ele as desafiou a acordarem de seu desinteresse para um fervor renovado em servi-lo. Este mesmo chamado para acordar precisa ser repetido freqüentemente no nosso tempo!  

Ação: Se Jesus não está vivo em você, abra a porta para ele.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

11 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Jó (Comentário Bíblico Moody) 8  8-10. Deus Se glorifica quando aponta para Jó como criação da Sua graça redentora. Ninguém há na terra semelhante a ele (v. 8b). Este endosso divino vai além até da descrição do versículo 1. Mas embora o acusador hostil não encontre nada na vida visível de Jó para condená-lo (compare com a situação em Zacarias. 3), ele insinua que a aparente devoção do patriarca é de calculado interesse pessoal. Ele diz, realmente: "Jó é um enganador como eu, seu verdadeiro pai, o diabo". Satanás tentou arrancar Jó da mão de Deus, e assim pôs em dúvida o direito que o Senhor tinha sobre Jó por tê-lo feito Seu filho através da graça redentora. O diabo dá a entender que, deixando de reconhecer a fraudulencia da piedade de Jó, Deus é ingênuo. Pois que, tendo recebido um mundo todo  seu com uma cerca à volta, não manteria as devidas aparências de lealdade ao doador? O assalto satânico contra a integridade de Jó é, em última análise, um assalto à integridade divina: Deus subornara o profano Jó para que agisse com piedade. A oportunidade que foi dada a Jó em sua provação foi, portanto, não tanto para justificar-se mas para justificar a Deus. 11, 12. Na tentação, no Éden, Satanás desacreditou a Deus diante do homem; aqui ele desacreditou o homem diante de Deus. Mas, em ambos os casos, ele usou a mesma técnica sutil. Começou com uma pergunta insinuante, depois prosseguiu contradizendo atrevida e declaradamente a palavra divina. Remova a prosperidade de Jó, disse, e a piedade que repousa sobre ela vai desmoronar. Deus aceitou o desafio. Realmente, dirigindo a atenção de Satanás para Jó, em sua insondável sabedoria, Ele provocou o desafio. Que a cena celestial,e as transações da corte celeste não foram reveladas a Jó está de acordo com o fato de que este livro não tem intenção primordial de responder à pergunta: Por que sofrem os justos? Antes, o livro representa a absoluta consagração do ser ao fiel Criador-Salvador do homem como sendo a verdadeira sabedoria. Um homem deve continuar temendo a Deus mesmo quando seu mundo se desmorona e a vida o coloca em dificuldades, como no caso de Jó, assombrado e perplexo sobre um monte de refugo..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Dezembro Dia 345  

Leituras: João 16:25-33; Apocalipse 3:1-13; Salmo 132; Eclesiastes 6:1-6; 2 Crônicas 22-24.  

Versículo Especial: “Conheço as tuas obras S eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar S que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Apocalipse 3:8).  

Pensamento BíblicoUma Igreja em Face de uma Porta Aberta (Apocalipse 3:7-13). A igreja de Filadélfia recebeu o elogio de Deus por sua fidelidade. Esta carta encoraja-a perseverar e avançar, aproveitando suas oportunidades para servir. As igrejas fiéis de hoje também têm que ser ativas. Todos vemos portas abertas em nossa frente. Deus espera que as usemos.  

Ação: “Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

10 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 7  2, 3. A verdadeira sabedoria se expressa na vigorosa execução do mandato criativo divino de encher e dominar a terra (Génesis. 1:28). Por causa da anormalidade da história, que resultou da Queda, o fracasso persegue os esforços até mesmo dos piedosos. Mas os empreendimentos de ló na família, no campo e nos rebanhos foram coroados com as bênçãos do Criador (cons. a descrição que Jó faz deste período no cap. 29). 4, 5. Atento ao seu Deus nos dias bons como nos maus, Jó fielmente cumpria suas funções de sacerdote dentro da família. Não um simples formalista, Jó percebia a raiz do pecado no coração humano (cons. cap. 31); não mero moralista, ele reconhecia, como a especial revelação redentiva tornara claro, que não há remissão de pecados sem derramamento de sangue sacrificial. Holocaustos, embora fossem símbolo da expiação messiânica do pecado, eram também um ritual de consagração. Por meio deles Jó dedicava os frutos do progresso no setor da cultura (cons. 1:2, 3) ao seu Criador. Assim a cultura humana alcançava seu devido fim na adoração a Deus. B. A Sabedoria de Jó é Negada e Manifesta. 1: 6 - 2:10. Aquele que é sábio para a salvação está cônscio da dimensão demoníaca da história, a fúria secular de Satanás contra "a semente" da mulher (cons. Génesis. 3:15), isto é, Cristo e o Seu povo. O Adversário protestou dizendo que a piedosa sabedoria de Jó não era genuína, que a sua piedade era apenas temporária e resultante de sua prosperidade. Mas provado, Jó esmagou Satanás sob os pés demonstrando que estava pronto a servir a Deus "debalde". Uma vez que a verdadeira sabedoria, o temor a Deus, é um dom redentor divinamente concedido, a acusação de  Satanás contra Jó foi realmente uma desafiadora negação da sabedoria de Deus, um desafio à eficácia soberana do decreto redentor de Deus de "pôr inimizade" entre os eleitos e a serpente (Génesis. 3:15). O propósito primário do sofrimento de Jó, desconhecido para ele, foi que permanecesse diante dos homens e anjos como um troféu do poder salvador de Deus, uma exibição dessa sabedoria divina que é o protótipo, fonte e fundamento da verdadeira sabedoria humana. 1) A Inimizade de Satanás. 1:6-12. 6, 7. Para que o leitor possa descobrir o propósito primário dos sofrimentos de Jó e assim se colocar em posição de julgar corretamente onde jaz a verdadeira sabedoria na seqüência, afasta-se o invisível véu angélico, pintado aqui como uma corte real com o Soberano assentado em Seu trono no meio dos Seus servos. Os filhos de Deus. Esta frase, nos antigos mitos politeístas indicava seres divinos. Na Bíblia se refere ou aos homens (Génesis. 6:2 por exemplo) ou, como aqui, a criaturas celestes. Satanás, literalmente, o Adversário, está entre aqueles que são obrigados a prestar contas diante do trono celestial. Isto, como também o fato de Satanás não poder tentar Jó sem permissão, torna conhecida sua absoluta subordinação, ao lado de todas as outras criaturas visíveis e invisíveis, ao Deus que Jó temia..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO O DIA


 10 de Dezembro Dia 344  

Leituras: João 16:16-24; Apocalipse 2:12-29; Salmo 131; Eclesiastes 5:13-20; 2 Crônicas 20-21.  

Versículo Especial: “Tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha” (Apocalipse 2:25).  

Pensamento BíblicoO Perigo de Tolerar o Pecado (Apocalipse 2:12-29). As cartas às igrejas de Pérgamo e Tiatira mostram advertências sobre tolerar o mal. Jesus advertiu as pessoas em Pérgamo sobre a negligência de sua responsabilidade no trato com os pecadores. Se elas não estivessem firmes e decididas no trato com aqueles que aceitavam a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas, ele viria rapidamente para julgar esses males. Ele criticou a igreja de Tiatira por permitir que Jezebel ensinasse e tentasse. Ele anunciou que haveria de julgá-la e àquelas pessoas que compartilhavam destes pecados.  

Jesus não quer sua noiva manchada pela imoralidade ou falsa doutrina. Ele espera que nós, ativamente, conservemos a pureza de sua igreja.  

Ação: Pratique e encoraje a pureza no ensinamento e na conduta..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

9 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 6  a. Terceiro discurso de Elifaz. 22:1-30. b. A terceira réplica de Jó a Elifaz. 23:1 – 24:25. c. Terceiro discurso de Bildade. 25:1-6. d. A terceira réplica de Jó a Bildade. 26:1-14. e. Instruções de Jó aos amigos silenciados. 27:1 – 28:28. f. Protesto final de Jó. 29:1 – 31:40. 4. O ministério de Eliú. 32:1 – 37:24. B. A voz de Deus. 38:1 - 41:34. 1 . O desafio divino. 38:1 – 40:2. 2. Submissão de Jó. 40:3-5. 3. O desafio divino renovado. 40:6 – 41:34. IV. Confissão: O caminho da sabedoria retomado. 42:1-6. V. Restauração: O triunfo da sabedoria de Jó. 42:7-17. A. A sabedoria de Jó é vindicada. 42:7-9. B. A sabedoria de Jó é abençoada. 42:10-17. COMENTÁRIO I. Desolação: A Provação da Sabedoria de Jó. 1:1 - 2:10. Jó 1 A. Descrição da Sabedoria de Jó. 1:1-5. O temor do Senhor, que é o começo da sabedoria, foi o sinete da qualidade de Jó. A fonte de sua vida e caráter foi a religião da aliança da fé no Cristo da promessa, "o qual se nos tomou da parte de Deus sabedoria" (I Co. 1: 30; cons. Isaias. 11:2). 1. Uz, a terra natal de Jó, fica em algum lugar a leste de Canaã, perto das fronteiras do deserto que separa os braços leste e oeste do Crescente Fértil. Era uma região de cidades, fazendas e rebanhos migrantes. Íntegro e reto, não se refere à perfeição sem pecado, (cons. Jó reconhecendo seus pecados; por exemplo, 7:20; 13:26; 14:16 e segs.) mas à integridade sincera, especificamente a lealdade para com a aliança  (cons. Gênesis, 17:1, 2). Havia uma harmonia honesta entre a sua profissão de fé e a sua vida, exatamente o oposto da hipocrisia da qual ele foi acusado por Satanás e mais tarde por seus amigos. Temente a Deus. No V.T. "o temor do Senhor" é o nome da religião verdadeira. A piedade de Jó era fruto de submissão genuína ao Senhor, diante de quem ele andava em reverência, rejeitando resolutamente o que Ele tivesse proibido.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de Dezembro Dia 343  

Leituras: João 16:5-15; Apocalipse 2:1-11; Salmo 130; Eclesiastes 5:8-12; 2 Crônicas 18-19.  

Versículo Especial: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2:4).  

Pensamento BíblicoAbandonando o Primeiro Amor (Apocalipse 2:1-7). Os cristãos efésios tinham aprendido bem o perigo de tolerar o erro (veja Atos 20:30-31; Efésios 5:6; 1 Timóteo 1:3). Contudo, eles tinham negligenciado uma responsabilidade da mesma importância: mostrar amor (veja Atos 20:35; Efésios 5:2; 1 Timóteo 1:5). Por causa de seu desenvolvimento desequilibrado, eles estavam a ponto de serem rejeitados por Jesus Cristo. Temos que defender a verdade ao mesmo tempo que demonstramos amor a Deus e a outras pessoas.  

Ação: Reveja 1 Coríntios 13:1-8. É um bom resumo do amor em ação.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

8 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 4  Tema. Através do problema da teodicéia, o livro de Jó apresenta novamente a exigência central religiosa da Aliança. Exige dos homens consagração sem reservas para com o seu soberano Senhor. E este aspecto da Aliança, esta consagração ao Criador transcendente e  incompreensível, identifica-se com o aspecto da sabedoria. Desse modo apresenta a Igreja como seu conseqüente testemunho da revelação redentora diante das escolas da sabedoria do mundo. ESBOÇO I. Desolação : A provação da sabedoria de Jó. 1:1 – 2:10. A. Descrição da sabedoria de Jó. 1:1-5. B. A sabedoria de Jó é negada e manifesta. 1:6 – 2:10. l. A inimizade de Satanás. 1:6-12. 2. A integridade de Jó. 1:13-22. 3. A persistência de Satanás. 2:1-6. 4. A paciência de Jó 2:7-10. II. Lamentação: O caminho da sabedoria perdido. 2:11 – 3:26. A. A vinda dos homens sábios. 2:11-13. B. A impaciência de Jó. 3:1-26. III. Julgamento. O caminho da sabedoria obscurecido e iluminado. 4:1 A. O veredito dos homens. 4:1 – 37:24. 1. Primeiro ciclo de debates. 4:1 – 14:22. a. Primeiro discurso de Elifaz. 4:1 – 5:27. b. A réplica de Jó a Elifaz. 6:1 – 7:21. c. Primeiro discurso de Bildade. 8:1-22. d. A réplica de Jó a Bildade. 9:1 – 10:22. e. Primeiro discurso de Zofar. 11:1-20. f. A réplica de Jó a Zofar. 12:1 – 14:22. 2. Segundo ciclo de debates. 15:1 – 21:34. a. Segundo discurso de Elifaz. 15:1-35 . b. A segunda réplica de Jó a Elifaz. 16:1 – 17:16. c. Segundo discurso de Bildade. 18:1-21. d. A segunda réplica de Jó a Bildade. 19:1-29. e. Segundo discurso de Zofar. 20:1-29. f. A segunda réplica de Jó a Zofar. 21:1-34. 3. Terceiro ciclo de debates. 22:1 – 31:40. Jó (Comentário Bíblico Moody) 5 a. Terceiro discurso de Elifaz. 22:1-30. b. A terceira réplica de Jó a Elifaz. 23:1 – 24:25. c. Terceiro discurso de Bildade. 25:1-6. d. A terceira réplica de Jó a Bildade. 26:1-14. e. Instruções de Jó aos amigos silenciados. 27:1 – 28:28. f. Protesto final de Jó. 29:1 – 31:40. 4. O ministério de Eliú. 32:1 – 37:24..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Dezembro Dia 342  

Leituras: João 16:1-4; Apocalipse 1; Salmo 129; Eclesiastes 5:1-7; 2 Crônicas 14-17.  

Versículo Especial“E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:18).  

Pensamento Bíblico: Um Quadro de Poder (Apocalipse 1). Freqüentemente, vemos Jesus pintado na fraqueza. Às vezes, vemos uma criancinha numa manjedoura. Outras vezes, vemos um moribundo pendurado numa cruz. Artistas e cineastas freqüentemente retratam Jesus como um homem frágil e aparentemente fraco. Mas Jesus não é mais um recém-nascido indefeso ou um homem injuriado sendo crucificado. Ele é o Terrível Dominador de tudo! Quando lutamos com a tentação, podemos buscar a ajuda de nosso poderoso Senhor (veja Hebreus 2:14-18).  

Ação: Busque o auxílio do poderoso Vencedor da morte.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

7 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 3   Autoria e Data. As discussões sobre a autoria de Jó da maior parte dos críticos são complicadas pelas dúvidas que os críticos têm quanto à unidade do livro tal como o temos atualmente. A prova não é primordialmente externa, pois embora o texto de Jó na LXX seja um quinto mais curto do que o texto massorético, suas omissões são claramente secundárias. As partes que mais amplamente têm sido consideradas como acréscimos à obra básica original são o prólogo e o epílogo, o poema sobre a sabedoria (cap. 28), o material sobre Eliú (caps. 32-37) e parte ou todos os discursos do Senhor (caps. 38-41). Também, os capítulos 24-27 são considerados como seriamente alterados. Contudo, encontramos forte defesa da integridade de nosso texto atual na unidade magistralmente estrutural do tudo e no rico interrelacionamento de todas as partes. A questão da data tem recebido as mais diversas opiniões possíveis, o que vem indicar a dificuldade em se determinar o tempo com precisão. A data da autoria do livro não deve ser confundida com a data da história contada. O homem Jó, ao que parece, viveu nos primitivos tempos patriarcais. Observamos, por exemplo, a longevidade de Jó, como também a prática não desprezível da verdadeira religião (assistida pela revelação especial sobrenatural) fora dos limites da aliança abraâmica, e no desenvolvimento econômico e político primitivo que se reflete no livro. A questão da data do livro, então, é esta: Durante quanto tempo a história do patriarca Jó foi transmitida – oralmente ou pelo menos parcialmente escrita – antes que um escritor israelita anônimo, sob inspiração divina, transformasse a tradição no livro canônico, isto é, Jó. A maioria das críticas negativas favorecem uma data exílica ou pósexílica, estando influenciada pela maneira como deduzem a interdependência de Jó, Isaías e Jeremias – e como datam as passagens de Isaías relacionadas. A crítica mais extrema (segundo século A.C.) parece estar decisivamente contrariada pelos fragmentos do manuscrito de Jó incluídos entre os achados do Mar Morto, especialmente aqueles em antigos caracteres hebraicos A grandeza e espontaneidade do livro e a sua profundamente enfática recriação dos sentimentos dos homens que viviam no início do progresso da revelação indicam um precoce período pré-exílico, antes da contribuição doutrinária, especialmente a escatológica, dos profetas. Muitos mestres conservadores têm favorecido o período de Salomão, como sendo o grande período da literatura da Sabedoria bíblica (cons. por exemplo, a semelhança entre Jó e os Salmos 88 e 89, que são do período salomônico; cons. I Reis 4:31)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 7 de Dezembro Dia 341  

Leituras: João 15:18-27; Judas 12-25; Salmo 128; Eclesiastes 4:13-16; 2 Crônicas 11-13.  

Versículo Especial“Fez ele o que era mal, porquanto não dispôs o coração para buscar o Senhor” (2 Crônicas 12:14).  

Pensamento Bíblico: Preparando o Coração (2 Crônicas 12:14). Nossas ideias a respeito do bem e do mal podem, frequentemente, ser excessivamente simplificadas, quando nos ocupamos somente de atos exteriores. Com esta ênfase, podemos fazer todo o nosso ensinamento sobre aplicações especiais, às vezes esquecendo que nossos atos exteriores são frutos que resultam da disposição do coração. Podemos estudar e ensinar sobre os atos, mas temos também que ensinar uns aos outros a preparar nossos corações para buscar o Senhor. Deus quer mais do que aparências exteriores.  Ele quer dedicação interior.  

Ação: Quando você estudar e orar hoje, examine o seu coração..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

6 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 2   INTRODUÇÃO Título. O nome do livro e do seu herói, 'iyyôb, aparece em textos extra-bíblicos que datam desde 2000 A.C. Sua forma monossilábica, Jó, vem da versão da Vulgata (isto é, do latim). Gênero Literário. A essência do livro é poesia, engastada como uma pedra preciosa entre um prólogo e um epílogo de prosa épica. Tal estrutura A B A encontra-se em outras peças de literatura antiga. Como, por exemplo, Hamurabi que colocou suas leis entre um prólogo e um epílogo poéticos. E uma obra egípcia, The Eloquent Peasant, emoldura os nove protestos semipoéticos do camponês entre a prosa do prólogo e do epílogo. Junto com os Provérbios, o Eclesiastes e, sob um certo aspecto, os Cantares de Salomão, Jó pertence ao gênero da Sabedoria (hokmâ), um tipo de obra amplamente ilustrada em uma variedade de formas na literatura antiga do Oriente Próximo. Dentro do cânon das Escrituras do Velho Testamento, a contribuição característica dos livros da Sabedoria é que eles expõem a relação que existe entre a revelação da aliança  fundamental dada através de Moisés e os grandes problemas da vida do homem neste mundo, mais especificamente, da vida do homem à parte do conteúdo peculiarmente teocrático da história de Israel. Existe muita semelhança formal entre Jó e as diversas obras da Sabedoria extrabíblica; como, por exemplo, o estilo coloquial, e motivos tais como o problema do sofrimento e o anseio pela morte. Não obstante, em seus ensinamentos essenciais, Jó difere completamente da literatura da Sabedoria extra-bíblica porque representa a mensagem única da revelação redentiva, a sabedoria de Deus que torna tola a sabedoria dos homens. Mesmo em sua estrutura literária, considerada como um todo, ele é único – uma obra prima universalmente aclamada. Intimamente relacionada com a forma literária está a questão da historicidade. É claro que Jó foi um personagem histórico (cons. Ezequiel. 14:14, 20; Tiago. 5:11) e sua experiência foi real e substancialmente de acordo com o registro deste livro. Não obstante, a poesia magnífica dos diversos discursos tem competido ao assentimento geral da conclusão de que o tratamento da narrativa aqui não é literal mas livre. Além disso, o estilo épico semipoético do prólogo e do epílogo (com sua estrutura estrófica e os refrãos), embora não exija que se aceite que a narrativa seja lendária, sugere a possibilidade de um tratamento livre e figurativo de alguns detalhes..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Dezembro Dia 340  

Leituras: João 15:9-17; Judas 1-11; Salmo 127; Eclesiastes 4:9-12; 2 Crônicas 9-10.  

Versículo Especial: O meu mandamento é este; que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12).  

Pensamento Bíblico: Nenhum Amor Maior (João 15:13). O amor não pode ser egoísta. Ele procura o melhor para a outra pessoa. Portanto, Jesus diz que o maior amor é o que  está disposto a sacrificar a vida pelo bem do outro. Estas palavras de Jesus estão ampliadas pelo seu próprio exemplo: Ele demonstrou  amor supremo pelo povo que o olhava como a um inimigo! Enquanto é possível que algum dia sejamos chamados a morrer para salvar outra pessoa, é certo que temos a oportunidade de viver para ajudar a outros. Precisamos dar-nos diariamente.  

Ação: Mostre que ama procurando o que é melhor para os outros.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

5 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ester (Comentário Bíblico Moody) 23    29-32. Segunda vez, para confirmar a carta do purim. Esta não foi a carta de 9:20, mas uma nova carta descrita em 9:30-32, na qual um período de jejum e oração (acerca do jejum e do seu lamento, v. 31), além dos dias de regozijo, foi instituído em memória dos ansiosos dias de oração que precederam o livramento divino. Talvez Ester e Mordecai já observassem esse período de oração há diversos anos (cons. 4: 15-17), e achassem que seria bom transformá-lo em um costume nacional. E se escreveu no livro (v. 32). Não no livro de Ester, mas no livro no qual Mordecai registrou os acontecimentos (v. 20) e que serviu de fonte básica para o livro de Ester. Ester 10 10:1-3. Xerxes morreu em 465 A.C. Recapitulando seu reinado, o autor enfatiza o estupendo poder e riqueza desse rei (v. 1) a fim de mostrar a maravilhosa providência divina em elevar um judeu desprezado a uma posição de honra em um império como esse. O bemestar do seu povo (v. 3), não se refere propriamente aos filhos de Mordecai, mas a Israel, o povo da sua rança (cons. II Reis 11:1)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Dezembro Dia 339  

Leituras: João 15:1-8; 3 João; Salmo 126; Eclesiastes 4:1-8; 2 Crônicas 7-8.  

Versículo Especial: “Com efeito, grandes cousas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres” (Salmo 126:3).  

Pensamento Bíblico: Um Limiar de Sangue (2 Crônicas 7:1-11). “Ofereceu o rei Salomão em sacrifício vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas” (v. 5). Imagine o sangue que escorreu do templo! Por que uma cena tão horrível (para não falar no cheiro) na entrada da casa de Deus? Ela lembrava o povo do preço do pecado, o sofrimento e o derramamento de sangue exigidos para que eles se aproximassem de Deus. Pessoas acostumadas com as manchas de sangue na entrada do templo poderiam apreciar o significado do sangue de Cristo, quando ele oferece acesso ao Lugar Santíssimo.  

Ação: Agradeça ao Senhor pelo sacrifício de Jesus. Jamais esqueça as manchas de sangue na porta.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

4 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Ester (Comentário Bíblico Moody) 23    11-16. Nas mais províncias do rei que terão eles feito? (v, 12). Ao que parece o rei se regozijou com a notícia de que os judeus tinham alcançado tão estupenda vitória em Susã, e ele esperava notícias de vitórias ainda maiores das províncias. Conceda-se aos judeus que se acham em Susã que também façam amanhã segundo o edito de hoje (v. 13). Ao que parece, Ester sabia de alguma conspiração persa para atacar os judeus no dia seguinte também, e por isso pediu permissão para os judeus se defenderem novamente. O rei atendeu ao seu pedido e assinou novo decreto permitindo aos judeus a matarem seus inimigos em Susã no dia quatorze de Adar também, pois o decreto de Mordecai especificara apenas um dia para os judeus se defenderem dessa maneira (8:13). Este decreto adicional foi obedecido (v.15) e mais trezentos persas foram mortos em Susã. Assim, o decreto de 9:14 não se refere especialmente ao empalhamento dos corpos sem vida dos filhos de  Hamã (14b; cons. Deuteronomio. 21:22, 23). Enquanto isto, os judeus nas províncias mataram setenta e cinco mil dos seus inimigos no dia treze de Adar. 17-28. Os judeus das províncias começaram a guardar o dia quatorze de Adar como um feriado, enquanto os de Susã festejaram o dia quinze. Como no Natal, trocaram presentes entre si (cons. Neemias. 8:10, 12; Apocalipse. 11:10) e cuidaram dos pobres (v. 22). Mordecai escreveu estas coisas e enviou cartas a todos os judeus (v. 20). Ao que parece, após diversos anos terem se passado, Mordecai relembrou os acontecimentos relacionados com sua vitória e decretou que não deviam mais ser comemorados dois feriados distintos (o dia quatorze nas províncias e o quinze em Susã), mas que os dois dias deviam ser comemorados como a Festa do Purim (vs. 26-28). Na verdade, muitos judeus já tinham começado a festejar os dois dias (v. 23). 29-32. Segunda vez, para confirmar a carta do purim. Esta não foi a carta de 9:20, mas uma nova carta descrita em 9:30-32, na qual um período de jejum e oração (acerca do jejum e do seu lamento, v. 31), além dos dias de regozijo, foi instituído em memória dos ansiosos dias de oração que precederam o livramento divino. Talvez Ester e Mordecai já observassem esse período de oração há diversos anos (cons. 4: 15-17), e achassem que seria bom transformá-lo em um costume nacional. E se escreveu no livro (v. 32). Não no livro de Ester, mas no livro no qual Mordecai registrou os acontecimentos (v. 20) e que serviu de fonte básica para o livro de Ester..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de Dezembro Dia 338  

Leituras: João 14:25-31; 2 João; Salmo 125; Eclesiastes 3:16-22; 2 Crônicas 6.  

Versículo Especial“Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer deste lugar” (2 Crônicas 6:40).  

Pensamento Bíblico: “Ouve Tu dos Céus” (2 Crônicas 6). A oração de Salomão, na dedicação do templo em Jerusalém, dá glória à grandeza de Deus (veja especialmente o versículo 18) e mostra grande fé no poder da oração. Através da oração, ele repete: “Ouve tu dos céus, lugar da tua habitação”. Hoje em dia, Deus ainda ouve e responde às orações. Quando nos aproximamos de Deus, em oração, precisamos da confiança e humildade mostradas aqui por um rei sábio e poderoso.  

Ação: Ore hoje confiante em que Deus ouve.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

3 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Ester (Comentário Bíblico Moody) 22   1-4. Finalmente, a 7 de março de 473 A.C., chegou o dia fatídico, e os judeus se reuniram em grupos compactos dentro das diversas cidades à espera dos seus atacantes. Sucedeu o contrário (v. 1). Uma óbvia referência à providência divina, e ainda assim o nome de Deus não aparece! Para dar cabo daqueles que lhes procuravam o mal (v. 2). Cons. 2:21; 3:6; 6:2. Todos os príncipes das províncias . . , auxiliavam os judeus, porque tinha caído sobre eles o temor de Mordecai (v. 3). O teor do segundo decreto tornou perfeitamente claro aos oficiais persas que o rei, sem mencionar Mordecai, seu primeiro ministro, favorecia agora os judeus. Juntar-se ao ataque contra os judeus agora certamente desencadearia contra eles a desgraça. Talvez se lembrassem do destino daquelas autoridades que se opuseram aos desejos de Dario, o meda, em uma situação mais ou menos semelhante (Daniel. 6:24). 5-10. Não obstante, muitos cidadãos persas aproveitaram-se do primeiro decreto para atacar seus odiados vizinhos judeus. Sem o apoio do governo e enfrentando um povo zeloso e recém-encorajado, foram totalmente derrotados. Em Susã mesmo, foram mortos quinhentos homens, inclusive os dez filhos de Hamã. Todos esses filhos de Hamã, com a possível exceção de Adalia, tinham nomes persas (veja Lange's Commentary, in loco, quanto ao significado das raízes dos nomes). Porém no despojo não tocaram (v. 10). Cons. 3:13; 8:11; 9:15, 16. Os judeus se abstiveram de aproveitarem-se do privilégio a que tinham direito, para que a pureza dos seus motivos fosse evidente a todos..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

3 de Dezembro Dia 337  

Leituras: João 14:19-24; 1 João 5:14-21; Salmo 124; Eclesiastes 3:9-15; 2 Crônicas 4-5.  

Versículo Especial: “Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou” (João 14:24).  

Pensamento BíblicoVocê Ama Jesus Realmente? (João 14:23-24). “Amor” é uma palavra fácil de dizer, mas o verdadeiro amor é muito mais do que uma simples palavra sem significado. Amor é ação. Veja bem o que Jesus nos diz sobre o amor nestes dois versículos:  

    O amor a Jesus inclui obediência às suas ordens.

    Quando demonstramos amor a Jesus, seu Pai demonstra amor por nós.

    O amor a Jesus resulta em comunhão com o Pai e o filho.

    A desobediência é sinal de ausência de amor a Jesus.

    A palavra que obedecemos com amor não é somente de Jesus, mas é a palavra do seu Pai, que nos veio através do Filho.  

Ação: Demonstre seu amor por meio de obediência respeitosa a Jesus.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

2 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Ester (Comentário Bíblico Moody) 21 15-17. Tendo criado o decreto, Mordecai vestiu-se com roupas reais, em azul e branco (as cores reais da Pérsia, cons. 1:6), uma grande coroa de ouro e um manto de linho fino e púrpura. Eram provavelmente suas roupas oficiais de primeiro ministro e não a veste especial que recebeu no dia de sua primeira exaltação (6:8). Seu aparecimento na cidade reforçou a alegria produzida pelo decreto (contraste com a tristeza produzida pelo decreto de Hamã, 4:3). Para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra (v. 16). Esta festa foi uma antecipação da Festa do Purim, que foi pela primeira vez celebrada oito meses mais tarde (9:17-19). E muitos, dos povos da terra, se fizeram judeus (v. 17). O verbo se fizeram judeus só aparece uma vez no V.T. Realmente, poucas evidências encontramos de gentios se tornando prosélitos em número significativo até o período do N.T. (cons. Atos 2:10; Mateus. 23:15). O temor dos judeus tinha caído sobre eles. Israel começava a experimentar um dos maiores livramentos divinos desde o Êxodo, e a lição foi óbvia a muitos (9:2,3; Êxodo. 15:16; Deuteronomio. 11:25). IX. Os Judeus Vitoriosos, e a Instituição do Purim. 9:1 - 10:3. Ester 9 Chegado o dia fatídico, os judeus se defenderam eficientemente com a ajuda das autoridades e mataram quinhentos homens em Susã, incluindo os dez filhos de Hamã. Ester obteve permissão para os judeus se defenderem mais um dia e mais trezentos inimigos foram mortos em Susã. Nas províncias, setenta e cinco mil inimigos foram mortos. A Festa do Purim foi então instituída através de cartas especiais para comemoração desse tremendo livramento. Uma segunda carta confirmou a primeira e estabeleceu também um jejum. A grandeza de Mordecai e o seu amor a Israel foram registrados nas crônicas do reino.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 2 de Dezembro Dia 336  

Leituras: João 14:12-18; 1 João 5:1-13; Salmo 123; Eclesiastes 3:1-8; 2 Crônicas 1-3.  

Versículo Especial: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

Pensamento Bíblico: Uma Distinção Clara (1 João 5:1,5,9-13). Muitas pessoas, hoje em dia, se gabam de sua mente aberta e tolerante, ao insistir na aceitação de diferentes credos. Eles sugerem que atitudes religiosas gerais, crença em um Ser Superior, ou mesmo no Jeová do Velho Testamento, deveriam ser uma base para a unidade. Tais alegações omitem o essencial: Jesus Cristo. O simples fato, ressaltado no texto de hoje, é que não podemos ser salvos sem ele!  

Ação: Proclame esforçadamente a salvação em Jesus Cristo. Pregar Jesus não é prejudicial aos outros S porque ele é o único meio para eles chegarem ao céu!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

1 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ester (Comentário Bíblico Moody) 20   3-6. Apesar da morte de Hamã e exaltação de Mordecai, os judeus ainda estavam sob sentença de morte por causa de um decreto irreversível. Por isso a tarefa de Ester ainda não estava terminada. Em 8:3 temos o conteúdo geral de sua petição, mas em 8:5,6 lemos quais foram suas palavras. Escreva-se que se revoguem os decretos concebidos por Hamã ... Pois como poderei ver ... a destruição da minha parentela? (vs. 5, 6). Ester estava desesperadamente preocupada com o destino de Israel agora, o que se pode ver pela fórmula introdutória quádrupla que ela usou, a qual enfatiza seu relacionamento pessoal com o rei. Não compreendendo bem as complicadas leis persas, ela apelou diretamente para o coração do rei, pedindo misericórdia para Israel e a revogação dos "decretos concedidos por Hamã", tendo o cuidado de não acusar o rei pela sua parte nos feitos de Hamã. 7, 8. Eis que dei a Ester a casa de Hamã . . . os decretos . . . não se podem revogar. Ansioso por mostrar a Ester que a amava, ele começou relembrando os favores que já lhe fizera. Mas acrescentou que ninguém, nem mesmo o próprio rei da Pérsia, tinha o poder de revogar as leis dos medos e pensas (compare semelhante situação angustiosa de Dano, o meda, em Dn. 6). Não obstante, Mordecai tinha plenos direitos de criar um contra-decreto em nome do rei, que seria exatamente tão irreversível quanto aquele criado por Hamã. 9,10. As cartas oficiais foram agora preparadas da mesma maneira como aquelas que Hamã enviara (3:12-15). A data era 25 de junho de 474 A.C., um pouco mais que dois meses após o primeiro decreto, dando mais de oito meses aos judeus para prepararem suas defesas (v. 9). Correios montados em ginetes criados na coudelaria do rei. Ênfase especial foi posta aqui sobre a pressa com a qual as cartas de Mordecai foram enviadas, algumas das quais talvez até chegassem antes das de Hamã. 11-14. Quatro aspectos principais se destacam no decreto de Mordecai: a) os judeus deviam se reunir em grupos no dia treze de Adar; b) eles deviam defender suas vidas; c) eles deviam matar aqueles que os atacassem; e d) eles deviam tomar os despojos de seus atacantes. Força armada do povo (v. 11) refere-se às força militares. Impelidos pela ordem do rei (v. 14). Muitas vezes já se notou que isto serve como notável ilustração para o trabalho missionário atual. A sentença de morte decretada por Deus paira sobre a humanidade pecadora, mas Ele também nos ordenou que nos apressemos com a mensagem da salvação a todas as terras (cons. Provérbios. 24:11,12). Só conhecendo e aceitando o segundo decreto, os terríveis efeitos do primeiro decreto podem ser evitados.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 1 de Dezembro  Dia 335  

Leituras: João 14:1-11; 1 João 4:12-21; Salmo 122; Eclesiastes 2:24-26; 1 Crônicas 28-29.  

Versículo Especial“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).  

Pensamento Bíblico: Jesus é o Caminho (João 14:6). Em nosso tempo de espírito ecumênico, muitos dos que se dizem cristãos querem minimizar a brecha entre nós e as pessoas religiosas que negam Jesus. O amor por suas almas exige o contrário. Temos que proclamar francamente que Jesus é o único caminho para o Pai. Aqueles que o negam estarão perdidos eternamente. Sua paz eterna com Deus é mais importante do que uma paz religiosa temporária na terra.  

Ação: Não se envergonhe de falar aos outros sobre o Caminho para o Pai. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

30 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ester (Comentário Bíblico Moody) 19  7. Enquanto o rei tomado de raiva se retirava para o jardim a fim de recobrar seu auto-controle, Hamã rogava a Ester por misericórdia, percebendo que não encontraria mais o favor do rei a não ser por intermédio dela. Um dia antes tivera de conduzir um judeu em cortejo triunfal pelas ruas da cidade e agora tinha de rogar por sua vida a uma judia! Semelhante inversão terá lugar quando do início do Milênio (cons. Isaías. 14:1-3). 8. Acaso teria ele querido forçar a rainha perante mim na minha casa? (v. 8). Desesperado, temendo por sua vida, Hamã caiu aos pés de Ester que estava reclinada sobre um divã de ouro e prata (cons. 1:6). Os persas e também os gregos e romanos se reclinavam durante as refeições, e os judeus o fizeram nos últimos anos (cons. João. 13:23). Quando Assuero retornou do jardim, derramou sua ira sobre Hamã e atribuiu-lhe o pior dos motivos para se aproximar assim da rainha. O rei certamente não pensou que Hamã estivesse realmente atacando Ester, mas no auge de sua raiva falou assim para mostrar aos servos como se sentia para com Hamã. Tendo o rei dito estas palavras, cobriram o rosto a Hamã. Estas palavras não se referem à pergunta que ele acabara de fazer, mas à ordem de executar Hamã, a qual não ficou registrada no texto. Antigamente, alguns povos costumavam cobrir as cabeças daqueles que iam ser executados. 9,10. Harbona era um dos sete eunucos que o rei tinha enviado em busca de Vasti no grande banquete (1:10). Eis que existe . . . a forca . . . que ele preparou para Mordecai. Os eunucos provavelmente citaram os diversos crimes de Hamã a fim de manter acesa a ira do rei contra ele, e concluíram falando da forca de 22,86ms no quintal de Hamã, a qual podia ser claramente vista do palácio. Aceitando a sugestão dos seus cortesãos, como de costume, o rei ordenou que Hamã fosse enforcado na sua própria forca. VIII. O Contra-decreto de Mordecai. 8:1-17. Ester 8 A propriedade e posição de Hamã foram transferidos para Mordecai por ato de Xerxes e Ester. Mas o rei não tinha poderes para anular seu decreto contra os judeus; por isso deu poderes a Mordecai para criar um novo decreto que neutralizasse o primeiro. Isso foi feito rapidamente e os judeus receberam permissão para se defenderem no dia treze de Adar, data que Hamã havia determinado para sua destruição. Isto produziu grande alegria por toda parte e muitos se tornaram prosélitos judeus. 1, 2. Agora que ela revelara sua nacionalidade a Xerxes (7:4), Ester alegrou-se em poder apresentar Mordecai ao rei como seu primo e guardião. O rei já tivera o prazer de homenagear Mordecai pela denúncia da conspiração contra sua vida (6:6); por isso achou perfeitamente natural dar-lhe o anel como sinete (cons. 3:10; 8:8) e nomeá-lo o primeiro ministro do império (cons. Gênesis. 41: 42).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Novembro Dia 334  

Leituras: João 13:31-38; 1 João 4:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:18-23; 1 Crônicas 26-27.  

Versículo Especial: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (João 13:34).  

Pensamento Bíblico: Um Novo Mandamento (João 13:34-35). Note a ligação entre a leitura de hoje em João 13 e 1 João 4. “Devemos nós também amar uns aos outros” como Cristo mostrou amor por nós. Seu amor não foi fácil. Às vezes exigia forte repreensão. Acima de tudo, seu amor era um sacrifício: Ele deu sua própria vida para tornar possível nossa salvação. Se mostrarmos tal amor, outros saberão que pertencemos a Jesus!  

Ação: Mostre amor a outras pessoas: procure a salvação delas .Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

29 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


  Ester (Comentário Bíblico Moody) 18   13,14. Os amigos de Hamã que anteriormente agiram como conselheiros (5:14), agiram agora como sábios (vaticinadores), prevendo a sua queda. Se Mordecai . . . é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele (v. 13). A súbita mudança na sorte de Mordecai fê-los perceber, com um respeito supersticioso nascido da cuidadosa observação do cuidado providencial de Deus para com o Seu povo desde o tempo de Ciro, que a queda de Hamã seria total. Apressadamente levaram a Hamã ao banquete. Com o espírito abatido, Hamã compareceu ao segundo banquete de Ester como uma ovelha a caminho do matadouro. VIl. O Segundo Banquete de Ester. 7:1-10. Ester 7 Ester pediu ao rei que salvasse o seu povo da destruição e ousadamente acusou Hamã de ser o adversário. O rei foi para o jardim tomado de fúria diante da descoberta, e retornou para encontrar Hamã rogando a Ester que salvasse a sua vida. Acusando-o de atacar a rainha, ordenou que Hamã fosse enforcado na mesma forca que mandara construir para Mordecai. 1-6. Fomos vendidos, eu e o meu povo. Encorajada pela súbita mudança na sorte de Mordecai, Ester finalmente identificou-se com o povo de Israel que fora vendido (3:9; 4:7) “para nos destruírem, matarem, e aniquilarem” (as mesmas palavras de 3:13). Se ainda como servos e como servas nos tivessem vendido, calar-me-ia, porque o inimigo não merece que eu moleste o rei. Literalmente, embora o inimigo não se compare ao prejuízo do rei. Mesmo que o hebraico não seja bastante claro para nós hoje em dia, provavelmente significa que o castigo de Hamã envolveria muito menos prejuízo financeiro para o rei do que a destruição de trilhares de judeus. Pelo contrário, Contudo, Ester ficaria em silêncio se os judeus fossem vendidos como escravos, pois isso sem dúvida traria muito lucro inicial para o rei (F.U. Shultz, "Ester", em Lange's Commentary). Quem é esse . . . cujo coração o instigou a fazer assim? (v. 5). Esta era a resposta pela qual Ester e Mordecai tinham orado. O rei tomando conhecimento pela primeira vez que sua rainha era judia, sentiu-se esmagado pelo pensamento de que ela e o seu povo estaVam condenados à destruição por um decreto inalterável. A bem da verdade, ele no começo consentira na conspiração de Hamã sem muita deliberação (3:10,11); mas é difícil imaginarmos que ele não soubesse quem era o responsável pelo início desse pogrom dois meses antes (cons. 3:7; 8:9). Talvez ele propositadamente se abstivesse de voltar-se contra Hamã a fim de que toda a perversidade do ato em si fosse primeiramente enfatizada. O adversário e inimigo é este mau Hamã (v. 6). Ester desenvolveu o seu caso cuidadosamente antes de finalmente citar Hamã..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Novembro Dia 333  

Leituras: João 13:21-30; 1 João 3:10-24; Salmo 120; Eclesiastes 2:12-17; 1 Crônicas 24-25.  

Versículo Especial: “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros” (1 João 3:11).  

Pensamento BíblicoAmor na Prática (1 João 3:10-24). O amor é uma função prática do povo de Deus. Ele não é meramente algo que sentimos ou um assunto de conversa, mas deve ser praticado por meio de mostrar consideração para com os outros.  O máximo exemplo da prática do amor é Jesus: “Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos (v. 16). Os verdadeiros discípulos de Jesus não podem, voluntariamente, negligenciar as necessidades de seus irmãos e irmãs.  

Ação: Demonstre o seu amor: ajude hoje um irmão ou uma irmã..Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

28 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Ester (Comentário Bíblico Moody) 16   1-3. Naquela noite não pôde o rei dormir. Possivelmente sentia ansiedade para com o pedido de Ester ou talvez excessos de vinho no banquete mantivessem o rei Xerxes acordado aquela noite (cons. Daniel. 6:18). Mas, acima de tudo, foi a providência de Deus, pois, se não fosse assim, o rei nunca teria ouvido falar do feito de Mordecai conforme registrado "no livro das crônicas" (cons. 2:23). 4-9. Quem está no pátio? Tendo seus carpinteiros trabalhando toda a noite a fim de terminar a forca, Hamã chegou cedo à corte naquela manhã para pedir ao rei a permissão de enforcar Mordecai. Mas antes que pudesse fazer o seu pedido, o rei o convocou à sala do trono para ajudá-lo a resolver um importante problema. Ao que parece, o rei queda consultar qualquer homem do governo que aparecesse, e aconteceu que Hamã foi aquele que estava à disposição naquele momento! Mais do que a mim (v. 6). Esta é uma ilustração clara do texto: "A soberba precede a ruína, e altivez do espírito, a queda " (Provérbios. 16:18; cons. 11:2; 18:12). Hamã imediatamente começou a fazer uma lista daquelas honrarias que mais seriam estimadas no Oriente, como se já tivesse muitas vezes meditado nesta possibilidade e estivesse pronto a dar uma resposta caso o rei lhe perguntasse algo assim! Vestes reais, de que o rei costuma usar (v. 8). Não uma simples toga oficial, mas uma vestimenta cara que o rei possuísse e estivesse usando (cons. I Samuel. 18:4). E tenha na cabeça a coroa real. A coroa devia ser colocada na cabeça do cavalo, pois nas esculturas assírias e persas os ornamentos são vistos nas cabeças dos cavalos (Keil). Levem-no .. , pela praça da cidade, e diante dele apregoem (v. 9). Comparem com honrarias semelhantes concedidas a José no Egito (Génesis. 41:42). 10. Faze assim para com o judeu Mordecai. Sem dúvida, o rei já tinha descoberto que Mordecai era judeu nas conversas com seus cortesãos a respeito da boa ação praticada por ele (6:1-3). Mas sendo um monarca instável e esquecidiço, tinha deixado de ligar este fato com o decreto que tinha recentemente assinado ordenando a exterminação dos judeus! (cons. 3:11)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Novembro Dia 332  

Leituras: João 13:12-20; 1 João 3:1-9; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 2:1-11; 1 Crônicas 22-23.  

Versículo Especial“Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).  

Pensamento Bíblico: “Vaidade é Correr Atrás do Vento” (Eclesiastes 2:1-11). Este pregador tentou encontrar significado “debaixo do sol”. Ele procurou a realização em várias atividades que as pessoas de hoje continuam a praticar. Adquiriu riquezas e suas luxúrias e gozou de muitos divertimentos. Finalmente, concluiu que tudo era vazio e insatisfatório. Ele não quis dizer que coisas ou prazeres são maus por si mesmos, mas que elas não fornecem aquilo de que realmente necessitamos.  

Ação: Olhe para “além do sol” para encontrar propósito na vida.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...