22 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 52  12-19. Mas onde se achará a sabedoria? (v.12a). A seção seguinte (20-27) também foi introduzida por esta pergunta que faz um estribilho. Ali ela recebe resposta positiva, mas aqui uma negativa. Apesar de espantosas conquistas nos empreendimentos científicos (vs. l-11), os homens não são capazes de alcançar a sabedoria por meio da técnica ou pelos tesouros da ciência. Esse prêmio supremo não pode ser obtido por meio de investigações ou compras, porque não está, como algumas pedras preciosas, depositado na terra ou no mar (vs, 13, 14). 20-27. Por trás da suposição que o homem pode descobrir a sabedoria, jaz a pressuposição que o Criador possui sabedoria infinita. A sabedoria não se encontra na terra dos viventes (v. 21; cons. 13, 14), nem no reino dos mortos (v. 22). O caminho da sabedoria está além do alcance do homem desamparado, aqui ou na outra vida. Só é diretamente visível por Aquele que desfruta da percepção que tudo abrange e em tudo penetra (vs. 23, 24). Observe o uso de ouvir e ver em relação ao conhecimento parcial e perfeito respectivamente (vs. 21-27). O Criador percebeu a sabedoria desde o começo, quando ordenou as leis do mundo (vs. 25, 26). De fato, a criação natural, com suas leis governantes estabelecidas por Deus, é uma expressão e corporificação da sabedoria (v. 27; cons. Proverbios. 8:22-31). Pois a sabedoria é a expressão da Sua vontade e torna-se articulada para o homem na lei de Deus - natural e moral. A lei divina é a forma na qual Deus revela Sua sabedoria aos homens. 28. O temor do Senhor é a sabedoria. Quando o homem reconhece reverentemente que ele e o seu mundo estão sujeitos ao Criador, esse reconhecimento passa a ser o sangue vital da sabedoria humana, a ponto de poder ser identificado com a própria sabedoria. Um homem meça a ser sábio quando ele deixa de procurar sabedoria independentemente de Deus e no seu próprio poder. Ele progride na sabedoria através da meditação sobre a lei moral e da investigação da lei natural. Além de um verdadeiro reconhecimento da revelação divina, quer na criação natural quer na Palavra, a meditação do homem e a sua investigação produzem não a sabedoria mas a loucura. O empreendimento cultural que não começa nem se consuma no culto é vão. E o culto, se não for o verdadeiro culto ao Senhor, é vaidade. O temor do Senhor, a consagração da aliança, é o começo e a parte principal da sabedoria..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Janeiro   Dia 22  

Leituras: Mateus 7:21-29; Atos 8:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Gênesis 41.  

Versículo Especial“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (Atos 8:4).  

Pensamento BíblicoFazendo a Coisa Certa (Mateus 7:21-29). Ser aceito por Deus exige mais do que profissão de fé. Requer ação. Mas só “fazer alguma coisa” também não é suficiente. Temos que fazer as coisas que Jesus diz para fazermos.  Nosso amor e respeito a ele é demonstrado pela nossa obediência.  

Para ressaltar este ponto, Jesus oferece a ilustração bem viva das casas construídas sobre fundações diferentes. Se desejamos sobreviver às provações e tentações da vida, temos que ter certeza de que nossas vidas são construídas sobre a sólida fundação que é Jesus Cristo.  

Ação: Examine a fundação de sua casa espiritual. Está sobre a pedra ou sobre a areia? O edifício é sólido? Do mesmo modo que os edifícios físicos caem devido a negligência, sua casa espiritual permanecerá firme somente se você a mantiver edificando. Cresça no Senhor, hoje..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)


21 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 51  8-23. Porque qual será a esperança do ímpio, quando file for cortada a vida (v. 8a). Jó não se sentindo impelido aos extremos reacionários pela pressão do debate, Jó atinge uma análise mais penetrantemente espiritual dos ímpios. Estão sem Deus no mundo. Isto significa que, além de sofrerem perdição eterna (v.8), não têm o refúgio divino no meio dos problemas presentes (vs. 9, 10; cons. 22b). Por que, pois alimentais vãs noções? (v. 12b). Os amigos deveriam ter reconhecido pelo persistente clamor de Jó a Deus que a identificação que fizeram dele com os ímpios era falsa (cons. 35: 9 e segs.). Eis qual será da parte de Deus a porção do perverso (v. 13a; cons. 20: 29; 31: 2). A prosperidade de uma família ímpia (vs. 14-18) não passa para as gerações sucessivas. Quanto ao indivíduo perverso, a prosperidade não é o seu destino final (vs. 19-23). Jó modifica tanto sua antiga declaração que chega a concordar com seus oponentes emudecidos que a prosperidade dos perversos não é a tendência dominante do mundo. Mas ainda reconhece que os perversos podem prosperar por algum tempo. E qualquer exceção é fatal à lógica da teoria que o condenava. Jó 28 28:1-28. Alguns comentadores consideram este capítulo como um interlúdio único inserido pelo autor para separar o diálogo do sumário final de Jó (caps. 29-31). Foi tratado aqui como uma continuação da instrução de Jó sobre "o que encerra a mão de Deus" (27:11a) e, como tal, demonstra ainda mais que a sua piedade é genuína e fervorosa. 1-11. Em contraste com o tema seguinte sobre o fracasso do homem quando procura a sabedoria longe de Deus (v. 12 e segs.), aqui está o quadro do sucesso dos ousados filhos de Tubal-Caim (cons. Gênesis. 4:22) em explorar os tesouros escondidos da terra. A conquista da terra pela humanidade, ordenada por Deus no princípio (Gênesis. 1: 28), foi delineada por fenomenais triunfos tecnológicos...(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Janeiro   Dia 21  

Leituras: Mateus 7:13-20; Atos 7:51-60; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Gênesis 38-40.  

Versículo EspecialOs céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1).  

Pensamento Bíblico: O Caminho Apertado e o Caminho Espaçoso (Mateus 7:13-20). Muitas coisas importantes estão contidas nesta passagem. Temos que reconhecer que poucos serão salvos, vendo assim a necessidade de cuidado em nosso serviço e pressa em nossos esforços, para resgatar os que estão perecendo. Temos que estar atentos para os falsos mestres, que atraem e convencem e que nos guiariam pelo caminho espaçoso. Temos que julgar os outros pelos seus frutos, comparando seu ensinamento com o padrão da Palavra de Deus.  

Ação: Continue persistindo na direção da meta celestial, e leve consigo um amigo.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

20 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Jó (Comentário Bíblico Moody) 50   Jó louva a perfeição do conhecimento de Deus contradizendo aqueles que o identificaram com os homens ímpios. e) Instruções de Jó aos Amigos Silenciados. 27:1 – 28:28. Jó 27 Uma vez que Zofar não se pronunciou, Jó continua, dirigindo-se agora a todos os amigos (cons. plurais em 27:11,12). Cônscio de sua capacidade, ele assume o papel de professor (27:11). Depois de mais de uma vez declarar sua justiça, com um forte juramento (27:1-7), ele contrasta sua própria experiência com a dos ímpios (27:8-23). O cap. 28 é uma introdução artística ao caminho da sabedoria. Críticos modernos têm argumentado forçadamente que o texto de 27:7 em diante sofreu alterações. Eles defendem que os sentimentos expressos contradizem as observações anteriores de Jó, ou, no caso do capítulo 28, são incompatíveis com a seqüência. Parece possível, entretanto, que se defenda a originalidade do presente arranjo textual, e a exposição que se segue está baseada nele. 27:1-7. Tão certo como vive o Senhor, que me tirou o direito (v. 2a). Esta imprecação epitomiza notavelmente o dilema espiritual de Jó. De um lado, proclama Deus como o Deus da verdade, e por outro lado, acusa-o de tratar Jó injustamente. Nunca os meus lábios falarão injustiça (v. 4a). Este não é um voto; é uma declaração de que a reivindicação irremovível de Jó quanto à sua integridade (vs. 5, 6) é verdadeira quanto à consciência e fato. Seja como o perverso o meu inimigo (v. 7a). O leitor do Prólogo avalia como era diabólica a acusação de que a piedade de Jó não era genuína..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Janeiro   Dia 20  

Leituras: Mateus 7:7-12; Atos 7:37-40; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Gênesis 37.  

Versículo Especial“Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação” (Salmo 18:46).  

Pensamento BíblicoTratamento de Outros  (Mateus 7:12). Jesus mostra, em poucas palavras, como o padrão de Deus ultrapassa a sabedoria humana da vingança e da retribuição. Nosso comportamento para com os outros não deve ser baseado nas suas ações para conosco. Temos que tratá-los como desejamos ser tratados. É um ensinamento fácil de recitar, mas difícil de cumprir!  

Ação: Meça, hoje, todas as suas ações por estas palavras de Jesus em Mateus 7:12. Você está demonstrando o amor e o respeito que você desejaria receber dos outros?..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

19 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Jó (Comentário Bíblico Moody) 49   Jó 26 d) A Terceira Resposta de Jó a Bildade. 26:1-14. Jó persiste impressionantemente e com melhor propósito no tema experimentado por Bildade – Os maravilhosos caminhos de Deus (cons. 9:4-10; 12:13-25). 2-4. O patriarca segue sua inclinação em direção do sarcasmo ao desviar-se desdenhosamente da recitação inútil de Bildade. Com a ajuda de quem proferes tais palavras? (4a. Com referência a 'et, "de", cons. Akk. ittu; sobre este uso de 'et, com higgíd, cons. Mq. 3:8). As idéias de Bildade não passavam de ecos das palavras de Elifaz e o uso que fez delas para condenar ló foi provavelmente mais inspirado por Satanás do que por Deus. 5-14. As almas dos mortos tremem debaixo das águas com seus habitantes (v. 5). Mais notável que o respeito que Deus instila nos seres que rodeiam seu trono celestial (25:2) é a consternação que a Sua sabedoria e domínio produz nas trevas do Sheol (26:5, 6). Se a cosmologia de Jó realmente concorda com os conceitos antigos ou se está meramente expressa em termos figurados, não foi apresentado como revelação necessariamente normativa. Em seu exame das evidências da grandeza divina, o orador agora passa do outro mundo para este (vs. 7- 13). Embora o versículo 7 possa analisar a ação criativa, esta seção como um todo descreve o governo divino da natureza generalizadamente providencial. O norte sobre o vazio (v. 7a), refere-se ao firmamento setentrional. Encobre a face do seu trono (v.9a) significa: Ele recobre os céus com nuvens. A qualificação em 26:10b não é temporal, mas espacial. As colunas do céu (v. l 1), são montanhas, cujos picos se escondem entre as nuvens. Abate o adversário (v. 12b) . . . a sua mão fere o dragão veloz (v. 13b). Deus controla as águas superiores e inferiores à procura de ordem climática favorável. Com referência às imagens mitológicas, cons. Is. 27:1; texto ugarita, Gordon UH, I, 1 e segs. Eis que isto não são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! (v. 14a, b; cons. cap. 28). Se os amigos de Jó reconhecessem as limitações do seu conhecimento, teriam evitado seus erros de interpretação..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 19 de Janeiro   Dia 19  

Leituras: Mateus 7:1-6; Atos 7:17-36; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Gênesis 35-36.  

Versículo Especial“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas” (Salmo 18:29).  

Pensamento BíblicoEvitando o Julgamento Hipócrita  (Mateus 7:1-5). Jesus não condena um julgamento justo, mas nos adverte para evitarmos a tendência comum de julgar segundo um padrão de duas medidas e de hipocrisia. Exigir a perfeição dos outros, enquanto toleramos e desculpamos nossos próprios erros, é evidencia de má atitude. E ainda Satanás, freqüentemente, usa as deficiências dos outros para nos desviar da correção de nossos próprios pecados.  

Ação: Aplique este pensamento: “Tempo empregado em melhorar a nós mesmos encurta o tempo perdido em desaprovar os outros”..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

18 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 48   13-17. Tiranos econômicos, como os que acabaram de ser descritos, costumam operar dentro das minúcias legais. Junto com eles, homens dissolutos e violentos governam a terra. São homicidas, adúlteros, ladrões (cons. Êxodo. 20:13-15), todos amantes das trevas.18-20. Se o ponto alto destes versículos é a morte rápida e fácil do ímpio e a subseqüente maldição de sua herança, ignorada por este, então os versículos ora mencionados concordam com a opinião de Jó no capítulo 21. A E.R.A. os introduz assim: "Vós dizeis: ", adotando assim a interpretação de que Jó aqui cita a opinião da oposição sobre a ruína certa dos ímpios, afim de replicar (cons. v. 21 e segs.). Possivelmente esta seção representa a modificação corretiva da primeira análise de Jó sobre os ímpios (cons. 27:7 e segs.). 21-25. Deus por sua força prolonga os dias dos valentes (22a). Deus permite a vida dos ímpios para que amadureçam completamente e terminem como as vidas dos outros homens (v. 24). Quem me desmentirá (25a). Certo destes fatos, Jó profere o seu desafio vitorioso. Jó 25 c) Terceiro Discurso de Bildade. 25:1-6. Bildade foge ao desafio de Jó (24:25). Ansioso, entretanto, para dizer alguma coisa, ele repete idéias expressas antes por Elifaz (cons. 4:17 e segs.; 15:14 e segs.) e aceitas por Jó (cons. 9:2; 14:4). A repetição inepta indica que os filósofos esgotaram seus recursos de sabedoria. O breve e frágil esforço de Bildade representa seu alento moribundo. O subseqüente fracasso de Zofar em falar representa o silêncio dos derrotados (cons. 29:22). Jó, um insignificante verme do pó, diz Bildade, comparando-o com os gloriosos corpos celestes (v. 6), não deve ter esperanças de comprovar sua inocência diante de Deus (v. 4), cuja majestade imponente prevalece universalmente (vs. 2, 3), deixando envergonhados até o resplendor da lua e das estrelas (v. 51. O discurso é reverente mas irrelevante.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Janeiro   Dia 18  

Leituras: Mateus 6:25-34; Atos 7:1-16; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Gênesis 32-34.  

Versículo Especial: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).  

Pensamento Bíblico: Dominando a Preocupação (Mateus 6:25-34). Jesus diz para livrarmo-nos da preocupação, porque ela é fútil e sem fé. A preocupação não muda nada para melhor (incluindo-se a estatura ou a cor dos cabelos), mas rouba-nos a fé e a confiança em Deus. Satanás usa, efetivamente, a preocupação para nos distrair de nosso serviço a Deus. Se Satanás pode nos deixar preocupados com interesses carnais, ele não tem que se preocupar com a possibilidade de sermos espiritualmente vitoriosos.  

Ação: Faça seus pedidos a Deus e use, hoje, a sua própria energia para mudar as coisas que estão dentro de sua força humana..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

17 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 47   2-9. Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado (v. 2a). ló recusa-se teimosamente a aceitar qualquer exortação à penitência, que implique em aceitar que seus sofrimentos são justamente merecidos (cons. 22: 21 e segs.). Ah! se eu soubesse onde o poderia achar! (v. 3a). Considerando que agora ele crê que o seu divino Vingador vive, seu anseio de comparecer diante de Deus é mais ardente do que antes, e a confiança em sua vindicação mais fume do que nunca (vs. 4-7). Mas ele não consegue encontrar a Deus para discutir com Ele face à face (vs. 8, 9). 10-17. Mas ele sabe o meu caminho (v. 17a). Sabe provavelmente expressa aqui não simples amizade mas aprovação (como em Sl. 1:6). Escondi no meu intimo as palavras da sua boca (v. 12b). Jó seguiu o tempo todo o caminho recomendado por Elifaz (cons. 22:22). Contudo Deus inexoravelmente executa contra Jó tudo o que já predestinou, ignorando aparentemente o seu mérito ou demérito (23:13,14). Por isso me perturbo perante ele (v. 15a) . . . porque não estou desfalecido por causa das trevas, nem porque a escuridão cobre o meu rosto (v. 17). Nem negra calamidade (cons. 22:11) nem visão desfigurada poderia desanimar Jó, mas sim a inacessibilidade de Deus (23:16) e seu aparente fracasso em informar seu papel providencial com justiça. Jó 24 24:1-12. A ideia principal desta seção se encontra em suas palavras iniciais e conclusivas: Por que o Todo-poderoso não designa tempos de julgamentos? E por que os que o conhecem não vêem tais dias? (v. 1) . . . e contudo Deus não tem isso por anormal (v. 12c). Deus não tem, como Samuel (cons. I Samuel. 7:16), um circuito judicial regular para preservação da ordem e castigo do crime. Homens cruéis e gananciosos saqueiam à vontade os desamparados. Jó enuncia, portanto, o plangente "Até quando?" daqueles que estão oprimidos pelos senhores da terra.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de Janeiro   Dia 17 

Leituras: Mateus 6:16-24; Atos 6; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Gênesis 31.  

Versículo Especial“Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus” (Provérbios 4:14).  

Pensamento Bíblico: Tesouros no Céu  (Mateus 6:19-21). É tão fácil ficarmos acostumados com este mundo, que esquecemos onde nossos tesouros verdadeiros deveriam estar. Estamos rodeados por coisas que logo apodrecerão. Devemos nos lembrar de olhar para as posses e buscas materiais do ponto de vista de Deus. Se nossos tesouros estão na terra, nosso lar não estará no céu!  

Ação: Avalie seus planos para este dia. Você estará trabalhando para o avanço econômico, o progresso na carreira e a segurança para a aposentadoria? Estará você trabalhando para juntar tesouros eternos? Mantenha as prioridades em ordem correta!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

16 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 46  2-11. Uma vez que o Deus Todo-suficiente não pode ser ajudado ou prejudicado por atos humanos, a resposta para os sofrimentos de Jó não se encontra nele (vs. 2, 3). Certamente Jó não está sendo punido pela piedade: Ou te repreende pelo teu temor de Deus (v. 4a). Dessas premissas negativas Elifaz extrai sua conclusão positiva em uma triste traição à verdade e à fraternidade. Porventura não é grande a tua malícia? (v. 5a). Por isso estás cercado de laços (v. 10a). Por falta de evidências reais, Elifaz encontra a chave da natureza exata dos crimes de Jó em sua antiga riqueza – sua acumulação devia estar contaminada por  abuso desumano dos pobres e dos fracos (vs. 6-9). Contrariando esta drástica super-simplificação do dilema de Jó, o Prólogo revelou para o leitor, é claro, que a resposta se encontra em Deus, o qual, ainda que Todo-suficiente em si mesmo, glorifica-se nas Suas obras e tinha decretado a provação de Jó para o louvor de Sua sabedoria redentora. 12-20. E dizes: Que sabe Deus? (v. 13a). Presumindo que lê os pensamentos secretos de Jó, Elifaz coloca blasfêmias na sua boca, contrárias aos sentimentos que ele realmente expressou (vs. 12.14). O argumento fictício é, então, insatisfatoriamente respondido, apelando ao juízo divino excepcional sobre a geração do Dilúvio (15 e segs.; cons. Gênesis. 6:1-7; 8:21, 22). 21-30. As últimas palavras de Elifaz, insistindo na volta para Deus com esperança de paz e bênçãos, fazem-nos lembrar que, apesar de tudo, ele era um amigo na família da fé. Não obstante, esta consolação está viciada por seu espírito farisaico e sua implícita repetição de falsas acusações. Em sua maneira distorcida essas promessas eram proféticas quanto ao resultado. Observe especialmente 22:30. E livrará até ao que não é inocente; um, será libertado, graças à pureza de tuas mãos. Cons. intercessão de Jó em favor dos amigos (42:7-9). b) A Terceira Réplica de Jó a Elifaz. 23:1 - 24:25. Jó 23 O patriarca abstém-se de indignamente negar as infundadas acusações de Elifaz, e retoma o tema de seu discurso anterior (cap. 21). Este monólogo é, portanto, só indiretamente uma resposta a Elifaz. Jó medita sobre a ausência desconcertante de justiça discernível na conduta divina para com ele, um homem justo (cap. 23), e para com os ímpios (cap. 24).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Janeiro   Dia 16  

Leituras: Mateus 6:5-15; Atos 5:33-42; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Gênesis 30.  

Versículo Especial“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará” (Mateus 6:14).  

Pensamento Bíblico: Oração Silenciosa e Reverente (Mateus 6:5-15). As ordens de Jesus, a respeito da oração, ressaltam a importância da comunicação sincera com Deus, em vez das demonstrações das próprias virtudes diante dos homens. Seu modelo de oração mostra que temos que nos aproximar de Deus com reverência e respeito pela sua vontade. Ele também mostra a inutilidade da oração, se não estamos procurando tratar os outros adequadamente. Se não perdoarmos, não seremos perdoados.  

Ação: Há pessoas que o prejudicaram, e você tem se recusado a perdoar? Se assim é, faça a correção hoje! Não esqueça de procurar humildemente a misericórdia de Deus.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

15 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 45   7-34. Jó descreve a prosperidade dos perversos, primeiro em termos gerais (vs. 7-16), depois contradizendo as especificas apresentações dos amigos (vs. 17-26) e finalmente através de sua autodefesa (vs. 27-34). 7-16. Como é. . . ? A aparente iniqüidade da vida, embora apóie o caso de Jó, perturba-o (cons. v. 6) precisamente porque ele reconhece que Deus governa tudo (vs. 9b, 16a). É prova da integridade de Jó que, mesmo em sua miséria, ele não trocaria de lugar com os ricos incrédulos (16b). Jó, contudo, não valoriza suficientemente a necessidade da graça divina para a continuidade da raça decaída neste mundo. Além disso, falta-lhe a compreensão do alvo evangélico da graça comum desfrutada pelos incrédulos (Romanos. 2:4; cons. Mateus. 5:45). 17-26. Quantas vezes (v. 17). O patriarca desafia as estatísticas sobre as quais os acusadores descansam (cons. v. 29). O próprio Jó exagera, mas está mais perto da verdade do que seus oponentes. Em 21:19a Jó antecipa uma possível evasiva (cons. 5:4; 20:10) e a refuta (21:19b-21). Os verbos nos versículos 19b, 20 tem a força da ordem; por exemplo, Seus próprios olhos devem ver a sua ruína (v. 20a). Acaso alguém ensinará ciência a Deus? (v. 22a). A teoria tradicional constitui uma crítica disfarçada dos verdadeiros caminhos de Deus (vs. 23-26). 27b. Conheço os vossos pensamentos. Jó reconheceu a sua imagem nos seus retratos velados. 29a. Porventura não tendes interrogado os que viajam? Embora os amigos recomendem suas observações como lei primeva (cons. 20:4),não passam de teóricos de torre de marfim, fora do contato com a vida real (cons. comentários sobre 4:2-11). 30. Os maus são poupados no dia da calamidade, são socorridos no dia do furor? Jó insiste que a morte de tais homens é freqüentemente fácil (vs. 13b, 23) e honrosa (32, 33). A avaliação que Jó faz da carreira dos injustos carece de uma ênfase equilibrada (encontrada até certo ponto nos discursos dos amigos) sobre sua falta de paz espiritual durante a vida e a perdição depois dela. Mas furando o balão da retribuição hermética, Jó deixa seus acusadores apegados à falsidade (v. 34). 3. Terceiro Ciclo do Debate. 22:1 – 31:40. Jó 22 a) Terceiro Discurso de Elifaz. 22:1-30. A conclusão inerente à teoria dos três amigos desde o começo e cada vez mais amplamente exposta, agora está completamente desmascarada. Esta acusação direta de Jó foi sua única alternativa da capitulação depois que Jó considerou a negativa de que a justiça é uniformemente discernível na maneira pela qual Deus trata os homens. O fato lamentável é que os amigos endossaram a opinião que Satanás tinha de Jó, isto é, que ele era um hipócrita. Pensando em defender Deus, eles se transformaram em advogados de Satanás, insistindo que aquele a quem Deus indica como Seu servo pertencia ao diabo.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Janeiro   Dia 15  

Leituras: Mateus 6:1-4; Atos 5:22-32; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Gênesis 28-29.  

Versículo Especial“Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes” (Provérbios 4:5).  

Pensamento Bíblico: Caridade Silenciosa  (Mateus 6:1-4). Por milhares de anos, tem-se abusado da idéia de caridade. Ainda há aqueles, como os hipócritas do tempo de Jesus, que usam a caridade como um meio de ganhar reconhecimento e respeito na comunidade. Há muitos que são ágeis para falar dos seus atos de bondade para com os outros.  

A caridade silenciosa é completamente diferente do tipo que é anunciado. Nada é mais grato ao coração do que ver os traços das boas obras, deixados pelas pessoas devotas.  Tais traços não são marcados por suas palavras de ostentação, mas por muitos relatos admirados feitos por aqueles que foram ajudados. Deus recompensará aqueles que compartilham porque se interessam pelos necessitados.  

Ação: Procure hoje uma ocasião para fazer algo de bom para alguém que realmente necessite disso e não conte a ninguém!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

14 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 44   Jó 20 e) Segundo Discurso de Zofar. 20:1-29. Jó tocou tais acordes da verdade redentora que faria vibrar a anjos, mas Zofar, tendo ouvidos, não ouve. Ele está enamorado da canção de Elifaz e junta-se em harmonia com Bildade, continuando a balada do homem mau. Infelizmente, Zofar com demasiada freqüência sente-se satisfeito demais para extrair inspiração para seus poemas líricos do monte de esterco onde seus amigos encontraram Jó. 3a. Eu ouvi a repreendo, que me envergonha. Com a ameaça da perseguição divina para vingar o sangue de Jó (cons. 19:29), Zofar ferve de raiva. Ele se apressa a redistribuir o papel dos atores, fazendo de Jó um criminoso sobre o qual Deus descarrega a vingança pela opressão dos pobres (v. 19). De acordo com todos os amigos, a alegada prosperidade dos incrédulos é enganadora, evanescente. Elifaz destacou a contínua falta de paz interior dos incrédulos; Bildade apontou para sua perpétua desolação; Zofar enfatiza sua súbita vingança no pináculo de sua carreira voraz. Enquanto sua ambição está nas nuvens (v. 6) e os seus ossos . . . cheios de vigor (v. 11), quando ele acabou de saborear o pecado como um petisco delicado (vs. 12, 13, 15a), na plenitude da sua abastança (v. 22) – então o Vingador o surpreende (v. 23). O versículo 27 é uma contradição direta da esperança de Jó (cons. 16:18,19; 19:25) e serve, no caso de haver alguma dúvida na mente de Jó, para identificar o homem mau de Zofar. Jó 21 f) A Segunda Réplica de Jó a Zofar. 21:1-34. Os acusadores, cegos à transparente sinceridade de Jó, antes negaram e não explicaram o mistério de suas aflições. Mas fortalecido agora na esperança, Jó se levanta acima do seu desapontamento com respeito a eles e toma a iniciativa do debate. Seus olhos, uma vez abertos por sua própria estranha experiência com a falácia da ordeira noção tradicional da retribuição, percebe que a história tem abundância de casos "excepcionais". Depois de um pedido preliminar para que lhe prestem atenção (vs. 2-6), ele continua solapando a oposição e denunciando a falácia em suas análises sobre a sorte dos incrédulos (vs. 7-34). 2b. Isso me será a vossa consolação. Seus ouvidos abertos proporcionavam mais conforto do que suas bocas (cons. sarcasmo semelhante na resposta a Zofar em 13:5). A força do argumento de Jó deveria silenciá-los (v. 5)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Janeiro   Dia 14  

Leituras: Mateus 5:43-48; Atos 5:12-21; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Gênesis 27.  

Versículo EspecialOs sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia” (Provérbios 3:35).  

Pensamento Bíblico: Amar aos Outros Como Filhos do Pai  (Mateus 5:43-48). A base da ordem de Jesus para “amar seus inimigos” é que tal amor é uma imitação do Pai. É tão fácil para nós fugirmos deste dever, mostrando amor somente aos amigos e aos irmãos! Assim fazendo, somos apenas filhos dos cobradores de impostos! Se queremos que Deus nos ame, ainda que tenhamos estado em inimizade com ele, então precisamos amar aos nossos inimigos.  

Ação: Mostre hoje mesmo bondade para com alguém que não goste de você.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

13 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 42   25. Eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantar sobre a terra. A esperança de um vingador celestial, divino, que estivera fortalecendo a alma de Jó (cons. 9:33; 16:18 e segs.), aqui se aperfeiçoa. A posição do redentor (go’el) era a do parente mais achegado. Era de sua responsabilidade restaurar a fortuna, liberdade e nome do seu parente, quando se fizesse necessário, e de corrigir o mal que lhe fosse feito, especialmente vingar o derramamento de sangue inocente. Jó está confiante em que, embora toda a sua parentela terrestre o deserde (cons. v. 13 e segs.), seu parente divino está preparado para reconhecê-lo e falar a seu favor a última palavra no caso (cons. Isaias. 44: 6). O go’el celeste, ouvindo o grito do sangue inocente de Jó, vindo do pó de sua sepultura (cons. Jó 16:18; 17:16), perseguirá seus difamadores (vs. 28, 29) e vingará o seu nome. 26. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. A preposição hebraica aqui traduzida para "em" é ambígua, significando "em" ou "de" (embora o último significado não seja comprovado em nenhum outro lugar com um verbo de percepção). Jó continua considerando a morte iminente para o seu corpo desgastado, a ser rapidamente destruído por enfermidade (cons. v. 20); mas seu antigo anseio de um retorno do Sheol para a verdadeira vida (14:13-15) revive agora como esperança firme. Deus cumprirá inteiramente seu papel de parente remidor, até mesmo libertando Jó da tirania do rei dos terrores. Portanto, Jó testemunhará, como jamais poderia se ele fosse destinado ao isolamento do Sheol (cons. 14: 21, 22), da intervenção divina no mundo real para sua vindicação. Seja como for que a frase em minha carne foi traduzida, Jó continua expressando a idéia de uma renovação do homem como um todo após a morte. A ênfase de 19:27, provavelmente, não está em que Jó, mais do que qualquer outro venha a ver Deus, mas que Jó o verá como seu parente remidor, não como a um estranho que lhe é hostil (cons. vs. 11, 12). Aqui está o começo daquilo que a revelação progressiva finalmente enunciaria na doutrina da vinda de Cristo no final dos tempos, a ressurreição dos mortos e o juízo final. O fato de que nem Jó nem qualquer outro orador subseqüentemente se refira a estas exaltadas convicções é mais uma indicação de que o propósito do autor não era a teodicéia. Esta notável investida da fé no meio do debate serviu para quebrar a tensão de Jó, ainda que seu espírito não tivesse a capacidade de manter este nível sublime..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de Janeiro   Dia 13  

Leituras: Mateus 5:33-42; Atos 5:1-11; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Gênesis 25-26.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento Bíblico: Palavra Digna de Confiança  (Mateus 5:37). Quando Jesus nos instrui para rejeitar as promessas vãs, ele diz que a nossa palavra deve ser honesta e confiável. Devemos ser pessoas de palavra, em quem se pode confiar, que cumprirão qualquer compromisso que tomarem. Este princípio deverá governar nossas promessas aos homens e a Deus!  

Ação: Resolva-se hoje a sempre manter sua palavra. “Faça promessas raramente, depois cumpra-as a qualquer custo”. Pense bem nas suas promessas a Deus. Você está vivendo de acordo com seus compromissos como seguidor de Cristo?.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...