17 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 47   2-9. Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado (v. 2a). ló recusa-se teimosamente a aceitar qualquer exortação à penitência, que implique em aceitar que seus sofrimentos são justamente merecidos (cons. 22: 21 e segs.). Ah! se eu soubesse onde o poderia achar! (v. 3a). Considerando que agora ele crê que o seu divino Vingador vive, seu anseio de comparecer diante de Deus é mais ardente do que antes, e a confiança em sua vindicação mais fume do que nunca (vs. 4-7). Mas ele não consegue encontrar a Deus para discutir com Ele face à face (vs. 8, 9). 10-17. Mas ele sabe o meu caminho (v. 17a). Sabe provavelmente expressa aqui não simples amizade mas aprovação (como em Sl. 1:6). Escondi no meu intimo as palavras da sua boca (v. 12b). Jó seguiu o tempo todo o caminho recomendado por Elifaz (cons. 22:22). Contudo Deus inexoravelmente executa contra Jó tudo o que já predestinou, ignorando aparentemente o seu mérito ou demérito (23:13,14). Por isso me perturbo perante ele (v. 15a) . . . porque não estou desfalecido por causa das trevas, nem porque a escuridão cobre o meu rosto (v. 17). Nem negra calamidade (cons. 22:11) nem visão desfigurada poderia desanimar Jó, mas sim a inacessibilidade de Deus (23:16) e seu aparente fracasso em informar seu papel providencial com justiça. Jó 24 24:1-12. A ideia principal desta seção se encontra em suas palavras iniciais e conclusivas: Por que o Todo-poderoso não designa tempos de julgamentos? E por que os que o conhecem não vêem tais dias? (v. 1) . . . e contudo Deus não tem isso por anormal (v. 12c). Deus não tem, como Samuel (cons. I Samuel. 7:16), um circuito judicial regular para preservação da ordem e castigo do crime. Homens cruéis e gananciosos saqueiam à vontade os desamparados. Jó enuncia, portanto, o plangente "Até quando?" daqueles que estão oprimidos pelos senhores da terra.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...