Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar,
contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a
tradição judia associando a passagem à vinda do Messias de Israel. Parece claro
a esses intérpretes que o anseio que todas as nações têm em comum deve ser o
seu anseio pelo Libertador, quer percebam ou não a natureza do seu desejo ou a
identidade do seu verdadeiro cumprimento no Senhor Jesus Cristo. Mais ainda, no
hebraico geralmente um nome abstrato substitui um concreto; assim a referência
ao Messias não é automaticamente excluída com base nas considerações
lingüísticas. O uso do verbo no plural não milita contra a interpretação
messiânica, pois há exemplos nos quais o verbo concorda com o segundo dos dois
nomes. Encherei de glória esta casa. É interessante que toda a habitação
terrena do Deus infinito encheu-se de glória (veja Êxodo. 40:35 com referência
ao Tabernáculo Mosaico; I Reiss. 8:10,11; II Crônicas. 5:13, 14 quanto ao
Templo Salomônico). O Templo de Zorobabel tinha ainda de se encher com a glória
da presença do Filho de Deus encarnado (João 1:14), não se mencionando a glória
do Segundo Advento (Malaquias. 3:1). O Senhor prediz que as nações serão
abaladas (não redimidas). Esse abalo foi o preparativo de Sua primeira vinda e
se completará com o segundo aparecimento (Daniel. 2:35, 44; Mateus. 21:44).
Concordantemente, Deus encherá a sua casa, o Templo do futuro, com glória sem
precedentes. 8. Minha é a prata. Para que o remanescente não ficasse
sobrecarregado com a preocupação sobre a falta dos preciosos metais para a
restauração do Templo, o Senhor apontava para os seus inesgotáveis suprimentos.
Tem-se calculado que no Templo de Salomão foram usados cerca de vinte milhões
de dólares em ouro para revestimento do compartimento mais interno do
santuário. Mas o que era isto em comparação com os suprimentos Daquele que tem
tudo? (Salmos. 50:12). Sim, mais do que isso, Deus o embelezará na vinda do Seu
Filho. Os pobres exilados tinham pouco para enfeitar o Templo, mas Deus lhes
assegurou que supriria a falta. 9. A glória desta última casa. O sentido é que
a última glória da casa excederia de muito toda a glória antiga. É de vital
importância que se perceba que nas Escrituras o Templo de Deus em Jerusalém é
considerado como uma entidade, existindo sob diferentes formas em diferentes
períodos da história. A presença de Cristo emprestaria uma glória ao segundo
Templo que o primeiro Templo jamais conheceu. Tem-se defendido o ponto de vista
que a última glória se refere à glória milenial do Templo visto em Ezequiel,
capítulos 40 a 48. Considerando que há uma continuidade nos Templos das
diferentes épocas, esta posição não pode ser excluída. Embora o Templo de
Zorobabel fosse totalmente modificado por Herodes quando o reformou, o seu
Templo continuou sendo considerado como o segundo Templo. É assim chamado por
todas as autoridades judias. E neste lugar darei a paz. Cristo estabeleceu as
bases para a paz espiritual de -Jerusalém (Colossenses. 1:20). Ele garante a
paz do coração e da mente para os crentes agora (Romanos. 5:1; Filipenses 4:7)
Mas finalmente Ele proporcionará a paz mundial na pessoa do Príncipe da paz (Isaias.
9:6, 7). Mais do que suficiente, então, é esta resposta de Deus para a
aparência pouco impressionante do versículo 3 Deus sempre reserva o melhor para
o fim só os olhos da fé podem vê-lo.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua
vida e família que Deus abençoe a todos)
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