9 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição judia associando a passagem à vinda do Messias de Israel. Parece claro a esses intérpretes que o anseio que todas as nações têm em comum deve ser o seu anseio pelo Libertador, quer percebam ou não a natureza do seu desejo ou a identidade do seu verdadeiro cumprimento no Senhor Jesus Cristo. Mais ainda, no hebraico geralmente um nome abstrato substitui um concreto; assim a referência ao Messias não é automaticamente excluída com base nas considerações lingüísticas. O uso do verbo no plural não milita contra a interpretação messiânica, pois há exemplos nos quais o verbo concorda com o segundo dos dois nomes. Encherei de glória esta casa. É interessante que toda a habitação terrena do Deus infinito encheu-se de glória (veja Êxodo. 40:35 com referência ao Tabernáculo Mosaico; I Reiss. 8:10,11; II Crônicas. 5:13, 14 quanto ao Templo Salomônico). O Templo de Zorobabel tinha ainda de se encher com a glória da presença do Filho de Deus encarnado (João 1:14), não se mencionando a glória do Segundo Advento (Malaquias. 3:1). O Senhor prediz que as nações serão abaladas (não redimidas). Esse abalo foi o preparativo de Sua primeira vinda e se completará com o segundo aparecimento (Daniel. 2:35, 44; Mateus. 21:44). Concordantemente, Deus encherá a sua casa, o Templo do futuro, com glória sem precedentes. 8. Minha é a prata. Para que o remanescente não ficasse sobrecarregado com a preocupação sobre a falta dos preciosos metais para a restauração do Templo, o Senhor apontava para os seus inesgotáveis suprimentos. Tem-se calculado que no Templo de Salomão foram usados cerca de vinte milhões de dólares em ouro para revestimento do compartimento mais interno do santuário. Mas o que era isto em comparação com os suprimentos Daquele que tem tudo? (Salmos. 50:12). Sim, mais do que isso, Deus o embelezará na vinda do Seu Filho. Os pobres exilados tinham pouco para enfeitar o Templo, mas Deus lhes assegurou que supriria a falta. 9. A glória desta última casa. O sentido é que a última glória da casa excederia de muito toda a glória antiga. É de vital importância que se perceba que nas Escrituras o Templo de Deus em Jerusalém é considerado como uma entidade, existindo sob diferentes formas em diferentes períodos da história. A presença de Cristo emprestaria uma glória ao segundo Templo que o primeiro Templo jamais conheceu. Tem-se defendido o ponto de vista que a última glória se refere à glória milenial do Templo visto em Ezequiel, capítulos 40 a 48. Considerando que há uma continuidade nos Templos das diferentes épocas, esta posição não pode ser excluída. Embora o Templo de Zorobabel fosse totalmente modificado por Herodes quando o reformou, o seu Templo continuou sendo considerado como o segundo Templo. É assim chamado por todas as autoridades judias. E neste lugar darei a paz. Cristo estabeleceu as bases para a paz espiritual de -Jerusalém (Colossenses. 1:20). Ele garante a paz do coração e da mente para os crentes agora (Romanos. 5:1; Filipenses 4:7) Mas finalmente Ele proporcionará a paz mundial na pessoa do Príncipe da paz (Isaias. 9:6, 7). Mais do que suficiente, então, é esta resposta de Deus para a aparência pouco impressionante do versículo 3 Deus sempre reserva o melhor para o fim só os olhos da fé podem vê-lo.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 85 3. Moisés e Elias, os representantes ilustres, segundo o pensamento judeu, da Lei e dos Profeta...