20 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 10   No estilo básico a poesia hebraica é vastamente diferente da poesia moderna. Contudo, o padrão hebraico tem grande afinidade com o do Oriente Próximo. Existem numerosas semelhanças de estilo entre a poesia de Israel e a do Egito e Mesopotâmia. Contudo as semelhanças mais destacadas são evidentes quando se comparam os salmos hebraicos com os poemas ugaritas. A poesia de Ugarit é basicamente do tipo sirocananita. Canaã e Síria estiveram em íntimo contato com Israel através de toda a história pré-exílica. As semelhanças principais se relacionam com as metáforas, frases, ritmo e paralelismo – todas questões de estilo Salmos (Comentário Bíblico Moody) 10 literário e fraseologia. Religiosamente e teologicamente, as diferenças ultrapassam todas as semelhanças. Classificação. Qualquer comparação superficial dos poemas do Saltério revela que eles não foram agrupados por assunto. Os assuntos, compreendidos ou mencionados, passam por toda a escala das experiências humanas. Embora os diversos tópicos sejam numerosos demais para se fazer uma lista, cinco temas dominantes podem ser reconhecidos : 1. Percepção da presença divina. 2. Reconhecimento da necessidade da ação de graças. 3. Comunhão pessoal com Deus. 4. Reminiscência do papel divino na história. 5. Consciência da libertação dos inimigos. Tem havido muitas tentativas de se classificar os salmos de acordo com um padrão preconcebido. Mowinckel e outros centralizaram-se no conteúdo, desenvolvendo elaboradas subdivisões por tópicos. Outros tentaram revelar o sentimento básico do autor de cada salmo. Enquanto outros ainda basearam-se no tipo de cada salmo como critério para classificação. Isto começou simplesmente como uma divido tripla de hinos de louvor, orações e hinos de fé. Recentemente Gunkel fez um trabalho valioso de identificar melhor esses tipos e categorias. Sua premissa básica é que os salmos foram originalmente hinos para serem usados nos cultos de Israel. Assim ele classifica cada um deles de acordo com "fórmulas regulares recorrentes" de cada tipo em particular. Gunkel reconhece cinco tipos principais conforme se segue:.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Fevereiro   Dia 51  

Leituras: Mateus 15:1-9; Atos 18:1-17; Salmo 45; Provérbios 11:22-26; Levítico 10-12.  

Versículo Especial“E falou Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou” (Levítico 10:3).  

Pensamento Bíblico: O Pecado de Nadabe e de Abiú  (Levítico 10:1-7). A palavra de Deus é dada para ser obedecida. Quando estes sacerdotes negligenciaram este fato e ofereceram fogo “que ele não lhes tinha ordenado”, eles sofreram a conseqüência do seu pecado. Os julgamentos de Deus não são sempre súbitos, mas ele recompensa a justiça e castiga a desobediência. Sua palavra é revelada para que possamos conhecer como mostrar nosso amor para com ele, servindo-o.  

Ação: Faça tudo o que Deus determina: nem mais nem menos!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

19 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Salmos (Comentário Bíblico Moody) 9   1. Sinônimo. A segunda linha repete a primara com palavras um pouco diferentes (cons. Salmos. 1:2). 2. Antitético. A segunda linha faz agudo contraste com a primeira (cons. Salmoos. 1:6). 3. Sintético. A segunda linha completa a primeira, suplementando o pensamento original (cons. Salmos. 7 : 1). Três tipos menos importantes contribuem acrescentando riqueza e variedade á expressão hebraica: 1. Introvertido. A segunda linha é paralela da terceira e a primeira da quarta (cons. Salmos. 30:8-10; 137:5, 6). 2. Climático. A segunda linha completa a primeira, levando o pensamento ao clímax (cons. Salmos. 29:1, 2). 3. Emblemático. A segunda baba continua o pensamento da primeira elevando-a a um nível mais alto ou usando um símile (cons. Salmos. 1:4). Há outros fatores que explicam a eficiência do paralelismo. No âmago da questão está a expectativa e a satisfação do leitor. A primeira linha sempre desperta um senso de expectativa, enquanto as subseqüentes satisfazem essa expectativa. O poeta pode ganhar em variedade, mudando o grau da expectativa despertada ou o método da satisfação, com o uso de contraste para mostrar o inesperado. O paralelismo às vezes é completo, ás vezes incompleto, com a falta de um elemento; e em outras vezes há um elemento compensatório acrescentado para produzir um melhor senso de satisfação. Não apenas o paralelismo, mas o ritmo padronizado produz esta sensação de expectativa e satisfação. GE. Gray (The Forms of Hebrew Poetry, 1915) deu nomes aos dois tipos básicos de ritmo. O "ritmo balanceante" produz uma certa satisfação porque o padrão rítmico é igual (3:3 ou 2:2). "Ritmo ecoante" produz uma diferente sensação, dando à segunda linha menos acentos do que na primeira (3:2). A forma mais freqüentemente usada deste último é a métrica Quinah usada em lamentos e nênias. Além do paralelismo e ritmo, dois outros elementos afetam a poesia hebraica. Não são características distintas, pois estão presentes em toda poesia. O primeiro é a qualidade emocional que produz uma expressão intensificada. Palavras especiais ou frases cheias de potência podem produzir este efeito. O uso de um profusão de guturais pode indicar aspereza. Sibilantes agudas podem expressar vitória ou tristeza pela derrota. Palavras onomatopéicas podem com facilidade transmitir a mensagem. O segundo elemento é o valor mnemônico do poema, que ajuda o leitor a lembrar-se dele. Em lugar de usar rima, o salmista ocasionalmente emprega um arranjo acróstico. Cada linha ou um grupo de linhas começaria com letras sucessivas do alfabeto hebraico. O salmo 119 é um exemplo excelente, onde cada linha em um grupo de oito linhas começa com a mesma letra. Todas as vinte e duas letras do alfabeto grego foram usadas em seções sucessivas. Tal expediente artificioso torna mais fácil para as pessoas guardar esses salmos na memória. Na verdade, só oito ou nove salmos foram assim construídos em sua inteireza. Cada um deles é proverbial por natureza e sofreria alguma desunião de pensamento se não fosse por esse arranjo alfabético.:.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Fevereiro   Dia 50  

Leituras: Mateus 14:22-36; Atos 17:16-34; Salmo 44; Provérbios 11:16-21; Levítico 8-9.  

Versículo Especial“Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva” (Salmo 44:6).  

Pensamento Bíblico: Jesus Enfrentou Duras Situações em Oração (Mateus 14:23). O contexto desta noite de oração conta-nos muito sobre o valor da comunicação com o Pai Celestial. O dia anterior havia trazido notícias da morte trágica de João Batista (14:12-13), e havia sido um dia de grandes milagres, incluindo-se curas (14:14) e alimentação de mais de 5000 pessoas (14:15-21). O dia seguinte incluiria a caminhada sobre as águas (14:25) e alguns ensinamentos duros que fizeram com que muitos dos seus seguidores o abandonassem (veja João 6). Jesus, que conhecia melhor do que qualquer um o valor da comunicação com o Pai, enfrentou tais momentos de tensão com oração, no isolamento da montanha. Não sabemos se ele dormiu naquela noite, mas sabemos, sim, que ele orou.  

Ação: Ore..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

18 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Salmos (Comentário Bíblico Moody) 8   Forma Poética. Os hebreus deram ao mundo uma herança de expressão poética simples e infantil. Seus pronunciamentos poéticos saíram mais do coração do que de um desejo de atingir a excelência da arte. Considerando que o hebraico é uma linguagem pitoresca, cada palavra é viva e descritiva. As raízes verbais retratara ação visível, enquanto o seu uso dá lugar à imaginação. A linguagem tem uma qualidade intensamente emocional muito apropriada para exibir ardente paixão religiosa. Embora a poesia hebraica não tenha rima e seja pobre na métrica, tem aspectos compensatórios. Em lugar dos fundamentos básicos da poesia inglesa, o hebraico emprega duas principais características que a distinguem – acento rítmico (ritmo) e paralelismo. De acordo com F.C. Eiselen (The Psalms and Other Sacred Writings), o ritmo é "a repetição harmoniosa de determinadas relações de som". Um padrão rítmico de dois, três ou quatro compassos em cada linha torna possível esta harmoniosa repetição. Diversas sílabas átonas entre os compassos formam a regra das sílabas curtas e longas. Esta forma de regulamentação depende do ritmo dentro das cláusulas e do equilíbrio rítmico entre as cláusulas. O resultado é um agradável subir e descer da voz que pode expressar espírito animado, segurança, calma, excitamento, lamentação ou qualquer outra qualidade emocional . A segunda principal característica distinta da poesia hebraica é o equilíbrio de forma e sentido chamado paralelismo. O poeta apresenta uma ideia; depois ele a reforça por meio da repetição, variação ou contraste. Três tipos principais de paralelismo se encontram através do Saltério:.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Fevereiro   Dia 49  

Leituras: Mateus 14:13-21; Atos 17:1-15; Salmo 43; Provérbios 11:12-15; Levítico 6-7.  

Versículo Especial“Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos” (Salmo 43:3).  

Pensamento BíblicoA Alimentação dos Cinco Mil  (Mateus 14:13-21). Este é um dos mais conhecidos milagres feitos por Jesus. Sua ação mostra sua compaixão, mesmo quando ele lamentava a morte de João Batista. Este milagre também ressaltou sua habilidade para providenciar o que o povo realmente necessitava. Ainda que muitos homens não vejam além da satisfação do corpo, Jesus tinha vindo como o pão do céu para dar a vida eterna.  

Ação: Permita que a verdade de Deus o conduza em direção ao céu..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

17 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 7  N.H. Snaith (Twentieth Century Bible Commentary, pág. 235) diz: "Poucos Salmos são pré-exílicos ou totalmente pós-exílicos. Alguns Salmos podem conter elementos de várias datas distantes em mais de mil anos". Alguns mestres têm seguido Dum, afirmando que a maioria dos salmos pertencem ao período dos Macabeus. Contudo, a tendência hoje em dia entre esses mestres, tais como Gunkel, Snaith, Patterson, Oesterley e outros é de lhes conceder datas mais antigas. A frase, "O Hinário e Livro de Orações do Segundo Templo", pode bem se aplicar à coleção como um todo por causa da edição final depois do Exílio. No entanto, a maior parte do Saltério é pré-exílico, com alguns elementos originalmente pré-davídicos. Este reconhecimento de material antigo e novo torna o livro dos Salmos ainda mais precioso como registro de toda a história da expressão de Israel diante de Deus na qualidade de Seu Povo Escolhido. Embora seja importante na interpretação conhecer os antecedentes históricos exatos e a data de certa passagem, torna-se menos imperativo nos Salmos do que em outras seções do Velho Testamento. Por causa da universalidade de suas verdades, o livro sofre menos da falta deste conhecimento do que se poderia esperar. Sua mensagem eterna toma-a aplicável ao período pré-exílico, ao período pós-exílico e à nossa presente dispensação. Contudo, esta ausência da limitação temporal não deveria nos afastar de buscarmos os antecedentes históricos sempre que possível. O estilo literário, as alusões históricas, a linguagem, as ideias teológicas e outras evidências internas deveriam ser examinadas, porque qualquer passagem é enriquecida quando seus antecedentes são devidamente compreendidos. Mesmo que tais aquisições da realidade sejam desejáveis, o dogmatismo em atribuir autores, datas e circunstâncias é descabido por causa da mensagem ilimitada do livro. Devemos nos lembrar de que a história costuma repetir-se muitas e muitas vezes..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 17 de Fevereiro   Dia 48  

Leituras: Mateus 14:1-12; Atos 16:35-40; Salmo 42; Provérbios 11:7-11; Levítico 4-5.  

Versículo Especial“Morrendo o homem perverso, morre a sua esperança, e a expectação da iniqüidade se desvanece” (Provérbios 11:7).  

Pensamento BíblicoO Sangrento Preço do Pecado (Levítico 4).  Ao prescrever sacrifícios pelos pecados de várias pessoas, Deus exigia que o transgressor pusesse a mão sobre a cabeça do animal a ser sacrificado e o matasse (vs. 4,15,24,29,33). Esta tarefa sombria ilustrava o preço do pecado! O culpado matava pessoalmente os animais que expiavam seus pecados. Visualizar esta cena, com Jesus como sacrifício, nos ajudará a guardar-nos do pecado. Um “Cordeiro” inocente sofreu imensamente por causa de meu pecado.  

Ação: Viva uma vida justa hoje para que Jesus não sofra desnecessariamente (Hebreus 6:6; 10:26-29).( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)


16 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 6   Dentro do atual arranjo quíntuplo, os limites de certas coleções menores ainda são discerníveis. Em adição às coleções davídicas, há certos agrupamentos atribuídos aos Filhos de Coré e Asafe. No Salmo 72:20, declara-se que ali "findam as orações de Davi", embora sigam-se outros salmos que se atribuem a Davi. Outras coleções menores incluem os Salmos das Peregrinações e os Salmos dos Aleluias. Certas seções também demonstram uma preferência decisiva por Jeová ou Elohim, indicando a antiga existência de determinadas seções. As coleções abaixo podem ter circulado separadamente, sendo mais tarde reunidas: Salmos 3-41. Uma coleção davídica com doxologia e preferência por Yahweh (272 ocorrências com 15 de Elohim). Salmos 51-72. Uma coleção davídica com doxologia e preferência por Elohim (208 ocorrências com 48 de Yahweh). Salmos 50, 73-83. Coleção de corporação levita atribuída a Asafe. Salmos 42-49. Coleção de corporação levita atribuída aos Filhos de Coré. Salmos 90-99. Salmos sabáticos intimamente relacionados com o culto regular do sábado. Salmos 113-118. Salmos de Halel do Egito, relacionados com o culto da Festa da Páscoa (cons. Sl. 136). Salmos 120-134. Cânticos das Peregrinações ou dos Degraus, provavelmente cantados pelos peregrinos quando iam ao Templo. Salmos 146-150. Salmos dos Aleluias cantados nos festivais. T.H. Robinson (The Poetry of the Old Testament) e outros têm sugerido que uma divisão tripla precedeu a forma quíntupla final. Esses três livros, 1-41, 42-89, 90-150, podem bem ter sido redivididos na forma presente para fazê-los corresponder às divisões da Lei. Quer se possa ou não provar esta teoria, uma compreensão adequada da natureza composta do livro dos Salmos é coisa essencial. Através do processo gradual da compilação, rearranjo e revisão, Deus preservou este tesouro da expressão de Israel diante de Sua revelação. Data. Um preciso sistema de datas para o livro de Salmos é impossível. Os responsáveis pela edição final do Saltério, como também os compiladores anteriores, esforçaram-se em fornecer um hinário para suas gerações. Em tempos de tensão e dificuldades, tentaram reviver o vigor do passado para servir ás necessidades dos seus dias. O processo da revisão e adaptação faz muitos dos salmos parecerem posteriores aos períodos de sua origem.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 16 de Fevereiro   Dia 47  

Leituras: Mateus 13:47-58; Atos 16:25-34; Salmo 41; Provérbios 11:1-6; Levítico 1-3.  

Versículo Especial“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer” (Provérbios 11:1).  

Pensamento BíblicoOferendas Não Fermentadas (Levítico 2:11). Este versículo, facilmente ignorado no meio das instruções das cerimônias levíticas, ajuda a apreciar o sacrifício de Cristo. Jesus foi um sacrifício aceitável: não fermentado e puro (veja 1 Coríntios 5:7). Quando o imitamos, deveríamos também apresentar-nos como sacrifícios incorruptos a Deus.  

Ação: Sirva a Deus hoje “com os asmos da sinceridade e da verdade,” não “com o fermento da maldade e da malícia” (1 Coríntios 5:8). Seja puro diante de Deus, e aos olhos de outras pessoas..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

15 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 5  Mais evidências de um plano é a presença da doxologia no fim de cada um dos cinco livros. Os salmos 41, 72, 89, 106 e 150 incluem doxologias para cada um dos cinco livros. Realmente, o Salmo 150 é uma doxologia global, enquanto o Salmo 1 é uma introdução geral ao Saltério. Os salmos 2, 42, 73, 90 e 107 servem de introdução aos seus respectivos livros. Esta cuidadosa organização dá evidência de que a edição final de toda a coleção teve a intenção de se enquadrar no esquema do culto judeu. Há uma espantosa correlação entre os quatro primeiros livros da Lei e as quatro primeiras divisões dos Salmos. Considerando que o crente no judaísmo palestiniano completava a leitura do Pentateuco cada três anos, é muito provável que o uso dos Salmos fosse programado para lhe corresponder. De acordo com a antiga tradição, parece que oito porções da Lei destinavam-se aos sábados em um período bimensal, junto com devidas porções dos profetas. N.H. Snaith (Hymns of the Temple, pág. 18) tem mostrado que salmos sucessivos poderiam ter sido usados em estilo semelhante. Ele calculou que o livro do Êxodo era começado no quadragésimo segundo sábado, chegando-se ao Levítico no septuagésimo terceiro, Números no nonagésimo e Deuteronômio no centésimo décimo sétimo. Estes sábados correspondem exatamente com os primeiros capítulos de cada um dos cinco livros do Saltério. Nenhum Salmo sena mais apropriado que o Salmo 1 para introduzir a próxima "meditação sobre a Lei" de três anos. Salmos O Salmo 23, por exemplo, acompanharia a leitura da história de Jacó em Betel. Compilação e Desenvolvimento. A presente organização do Saltério é o resultado de um processo de desenvolvimento. Muito tempo antes do livro dos Salmos tomar sua presente forma, coleções menores já estavam em circulação. E gradualmente estas coleções menores foram reunidas em uma só..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de Fevereiro   Dia 46  

Leituras: Mateus 13:36-46; Atos 16:11-24; Salmo 40; Provérbios 10:27-32; Êxodo 39-40.  

Versículo Especial“Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade” (Salmo 40:10).  

Pensamento BíblicoVendendo Tudo Pelo Reino do Céu (Mateus 13:44). Note nesta breve parábola:  

    A alegria de descobrir o reino

    O reconhecimento do seu valor

    O sacrifício para obter o tesouro

    O precioso privilégio de possuí-lo  

Ação: Dê todo o seu tesouro nesta vida para obter um lugar com Deus na eternidade. E, enquanto reflete no Salmo 40:10, determine não esconder a verdade sobre Deus!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

14 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 4   Títulos e Autoria. Uma das coisas que primeiro se nota em um salmo é o título que leva. Como chegar a uma adequada interpretação desses títulos é um dos problemas mais exasperantes apresentados por este livro. Às vezes é a autoria que está enfatizada nos títulos; noutras, o relacionamento. A ocasião da composição dos salmos às vezes é indicada. Certos títulos fazem referência do uso especifico de um salmo para o culto público. Outros títulos indicam o desejado efeito musical ou cenário. Outros ainda descrevem o caráter básico do salmo como 1) um hino para ser cantado com acompanhamento musical (mizmôr), 2) uma canção (shîr), 3) uma antema (maskîl), ou 4) uma lamentação (miktam). Todos, menos trinta e quatro salmos, têm algum tipo de título sobrescrito. Os trinta e quatro salmos sem título são chamados de "órfãos" judeus. Entre os salmos com título, setenta e três têm a inscrição le Dawid, que foi traduzida para "Um Salmo de Davi" na E.R.A, e E.R.C. Contudo, o uso hebraico da expressão pode indicar "pertencente a Davi", "no estilo de Davi" ou "por Davi". De modo nenhum se deve considerar que esses títulos sempre indiquem autoria, quer se refira a Davi ou outros. A LXX acrescenta o nome de Davi a quinze salmos que não foram assim intitulados no hebraico. Em adição aos setenta e três atribuídos a Davi (oitenta e oito na LXX), doze são relacionados com Asafe, doze com os Filhos de Coré, dois com Salomão, um com Etã e um com Moisés. Embora esses títulos não façam parte do texto original, eles se baseiam em tradição relativamente antiga. Uma comparação entre o Texto Massorético e a LXX indica que os títulos antedatam a LXX, pois algumas das orientações musicais já eram incompreensíveis aos tradutores gregos e os títulos não se fixaram. Embora os sobrescritos não façam parte do texto original, são dignos de consideração, pois representam o primeiro esforço do homem em escrever uma introdução ao Saltério.  Estrutura. Embora o livro de Salmos pareça carecer de um plano, não está em uma ordem indefinida. Embora careça de organização em termos de assunto, segue um sistema muito mais óbvio de organização. Está dividido em cinco seções, representando diversas coleções que foram reunidas. De acordo com o Midrash on the Psalms, um antigo comentário judeu, esta divisão quíntupla foi feita para corresponder aos cinco livros da Lei. Assim deve ter havido um propósito original entre os editores das coleções de salmos para fazer um paralelo entre esta quíntupla expressão do povo com a quíntupla convocação divina..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Fevereiro   Dia 45  

Leituras: Mateus 13:24-35; Atos 16:1-10; Salmo 39; Provérbios 10:23-26; Êxodo 37-38.  

Versículo Especial“Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem perpétuo fundamento” (Provérbios 10:25).  

Pensamento BíblicoA Influência de Mães Devotas (Atos 16:1-3). A dívida de Timóteo para com uma mãe e uma avó tementes a Deus é bem conhecida (veja 2 Timóteo 1:5; 3:15). Eunice educou um filho devoto que se tornou um pregador fiel, mesmo sem a assistência de um esposo, que era um incrédulo. Certamente não foi fácil fazê-lo sozinha, mas também não foi impossível! O exemplo de Eunice encoraja aqueles que enfrentam tarefas semelhantes hoje em dia.  

Ação: Pais, guiem seus filhos com determinação para obterem sucesso, apesar dos obstáculos!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

13 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

(Comentário Bíblico Moody) 3   INTRODUÇÃO Natureza. Entre todos os livros da antiguidade, nenhum tem agradado tanto ao coração humano como Os Salmos. Em nenhum outro livro da Bíblia podemos encontrar tal variedade de experiências religiosas. Aqui o coração de Israel foi desnudo em múltiplas expressões de fé, pois Israel conheceu experimental, mente a verdade da revelação de Deus. Nos diversos Salmos, o conhecimento que Israel tinha dos dias passados uniu-se à adoração e assim recebeu permanência. A experiência dos indivíduos está aqui ligada à vida corporativa de Israel. Portanto, no Livro dos Salmos existe uma qualidade universal que só pode advir da expressão combinada das experiências espirituais dos homens nos muitos períodos da história e em uma variedade de circunstâncias da vida. Cada homem foi motivado pelo seu desejo de reação para com o Deus vivo. Todos foram unidos pelo seu desejo inerente de reagir através de suas mais profundas emoções. Cada tipo de experiência religiosa reflete-se no cadinho da vida dada e projeta-se sobre a vida do crente de hoje. Assim, encontramos nos Salmos uma ausência da limitação do tempo que toma este livro igualmente aplicável a cada período da história. O termo "Salmos" vem da LXX, que deu o título de Psalmoi à coleção. Um dos maiores manuscritos bíblicos, o Códice Alexandrino, fornece a designação "Saltério" pelo uso da palavra grega Psalterion. Contudo, a Bíblia Hebraica usa a designação Tehillîm, que significa "Louvores". Na literatura rabínica esta mesma idéia foi transmitida no termo Seper Tehillîm, significando "Livro dos Louvores". Em ambos os termos, hebraico e grego, encontramos a raiz significando cântico com acompanhamento instrumental. Através da passagem do tempo a palavra assumiu o significado de "o canto com acompanhamento musical", um aspecto do culto israelita popularizado pelo cântico dos coros levíticos. Muitos dos salmos dão evidências de terem sido usados pelos coros e devotos como hinos, enquanto outros não se adaptavam a tal uso. Salmos  Entretanto, a coleção como um todo atesta do mais profundo e mais apaixonado anseio de Israel em conjunto na adoração de Deus...(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de Fevereiro   Dia 44  

Leituras: Mateus 13:18-23; Atos 15:36-41; Salmo 38; Provérbios 10:18-22; Êxodo 35-36.  

Versículo Especial: “Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças” (Salmo 38:4).  

Pensamento BíblicoPessoas que Deram Demais  (Êxodo 36:1-7). Estes versículos contêm  um grande exemplo do serviço dedicado do povo de Deus. Os israelitas trouxeram, de livre vontade, ofertas para o serviço do tabernáculo. Eles continuaram trazendo tanto, que Moisés teve que fazê-los parar. Precisamos ter o seu zelo! Imagine tal dádiva generosa que Deus tivesse que nos dizer para parar. Será muito melhor se Deus disser: “É muito” do que: “É muito pouco”!  

Ação: Entregue-se como um sacrifício ao serviço de Deus (veja Romanos 12:1-3)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

12 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 75  De modo significativo, o momento crítico das circunstâncias externas de Jó, seu livramento das mãos de Satanás, foi marcado pelo ato no qual ele espiritualmente ilustrou a justiça do reino de Deus (cons. Mateus. 6:33 ) e cerimonialmente tipificou o sacrifício messiânico que estabelece aquela justiça (Jó 42:10). A bênção dupla (v. 10b; cons. Isaías. 61:7; Zacarias. 9:12 ) estende-se à propriedade de Jó (Jó 42:12), sua família (vs. 13-15), pois os filhos mortos de Jó continuavam sendo de Jó na esperança da imortalidade (cons. também v. 16b). Possivelmente o prolongamento de sua vida até à plenitude patriarcal (vs. 16, 17; cons. Génesis. 25:7, 8; 35: 28, 29) é uma duplicação dos setenta anos prévios (cons. Salmos. 90:10). Certamente sugere a restauração da saúde, como a herança das filhas entre seus irmãos (Jó 42:15b) e sugere a restauração da antiga felicidade familiar de Jó..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de Fevereiro   Dia 43  

Leituras: Mateus 13:10-17; Atos 15:22-35; Salmo 37:20-40; Provérbios 10:11-17; Êxodo 33-34.  

Versículo EspecialO Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz” (Salmo 37:23).  

Pensamento BíblicoO Futuro dos Justos e dos Ímpios  (Salmo 37:20-40). Através de todo este trecho, Davi ressalta o contraste entre o fiel e o infiel, lembrando-nos do valor de continuar servindo ao Senhor. É verdade hoje, como foi no tempo de Davi, que Deus protege e resgata o fiel. Deus não abandona o justo: “Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (v. 25). Os ímpios são rapidamente esquecidos quando saem desta vida: “Passei, e eis que [o ímpio] desaparecera; procurei-o, e já não foi encontrado” (v. 36).  

Ação: A receita de Davi para hoje e para cada dia é muito simples e muito desafiadora: “Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada” (Salmo 37:27)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

11 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 74   7c. Não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Se ‘ela fosse traduzido para a mim, haveria uma referência explícita à confissão de Jó. Mas mesmo tendo sido traduzido para de mim, parece necessário pensar primeiramente na confissão de Jó e na falta de tal arrependimento por parte dos amigos em resposta à teofania. Pois em termos da teologia expressa no debate deles, a diferença entre eles consistia simplesmente em uma questão de grau. As palavras de todos eles foram parcialmente censuráveis. Convenientemente, o remédio consistia em que Jó fosse seu mediador oferecendo sacrifício, que era uma maneira de expressar arrependimento público no V.T. (v. 8 ). A proporção das ofertas era de acordo com o status dos ofensores e a solenidade da ocasião (cons. Números. 23 e segs.). Jó está vingado, e os amigos, repelidos, mas de tal maneira que os amigos são perdoados por Jó e também por Deus. Pois a própria forma da dedicação de Jó é o privilégio de orar pur aqueles que o usaram maldosamente (cons. Ezequiel. 14:14-20). O reconhecimento vindicatório de Jó da parte de Deus, como meu servo, veio ao encontro da fé de Jó em seu Remidor celestial e antecipou o escatológico, "Muito bem, servo bom e fiel" (Mateus. 25:21 e segs.). Mais ainda, foi a confirmação do original motivo do orgulho de Deus diante de Satanás (Jó 1:8; 2:3) que assim coroa o Seu triunfo sobre o mal. B. A Sabedoria de Jó é Abençoada. 42:10-17. A religião não é o caminho da prosperidade. Mas a criação de Deus é boa e a herança da terra prometida aos mansos é uma parte integral da beatitude total do homem como um todo. Conforme o próprio livro de Jó ensina, neste mundo a piedade e a prosperidade nem sempre são companheiras inseparáveis. Mas sob o governo do Criador que é justo, os homens justos devem em última análise receber beleza em lugar de cinzas. A vida de Jó foi moldada por Deus para ser um sinal profético do "fim do Senhor" (cons. Tiago. 5:11) para maior encorajamento dos justos naquele período precoce da revelação redentora quando o fim ainda estava muito distante (cons. arrebatamento de Enoque, Gêneisis. 5:24)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de Fevereiro   Dia 42  

Leituras: Mateus 13:1-9; Atos 15:12-21; Salmo 37:1-19; Provérbios 10:6-10; Êxodo 31-32.  

Versículo Especial: “Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome” (Atos 15:17).  

Pensamento Bíblico: A Humanidade Pode Procurar o Senhor (Atos 15:12-21). A discussão descrita em Atos 15 foi uma resposta aos esforços de alguns para limitar a salvação aos judeus. Vários oradores mostraram que o evangelho é para todos. Hoje, tal doutrina de acesso limitado à salvação parece quase inimaginável. Entretanto, a muitos ainda é negada a oportunidade de conhecer Jesus, não por causa de nossos ensinamentos, mas por causa de nossa falta de ensinamento.  

Ação: Ensine a verdade a todos que quiserem ouvir..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

10 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 73  2b. Nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Isto não é resignação vazia sob pressão onipotente, mas louvor ao Deus vivo e uma aquiescência confiante em seus sábios propósitos. Em 42:3a, 4 Jó cita as palavras divinas (cons. 38:2, 3b; 40:7), dirigindo sua luz convincente para si mesmo, e então responde: "Eu sou o homem" (42:3b, 5, 6). Coisas maravilhosas demais para mim (v. 3c). O homem finito não pode se apresentar como árbitro final, pois em Deus e Seus caminhos há um mistério além da compreensão humana. 5b. Mas agora os meus olhos te vêem. Quanto ao contraste entre o ouvir e o ver em relação ao conhecimento veja 26:14; 28:21-27. Nenhuma forma divina apareceu no redemoinho mas a revelação da voz foi uma experiência transformadora, iluminando todas as outras revelações divinas, quer generalizadamente quer alguma revelação especial anterior que fora transmitida a Jó. Por meio dessa nova luz Jó encontra novamente o caminho da sabedoria. 6. Por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Ódio santo contra sua própria corrupção é a conseqüência natural da confrontação do crente com o seu santo Senhor (cons. Is 6:5). O filosófico "Por quê?" não fora respondido, mas Deus, pela condescendência de Sua vinda, assegurou a Jó a Sua preocupação benévola. Isto bastou para Jó. V. Restauração : O Triunfo da Sabedoria de Jó. 42:7-17. A. Vindicação da Sabedoria de Jó. 42:7-9. O Senhor opera o livramento dos males que assolam Jó na ordem inversa de sua ocorrência e na ordem inversa de sua gravidade. O falso senso de alienação divina que havia em Jó foi o primeiro mal corrigido. Agora, trata-se da difamação do nome de Jó entre os homens e, depois, a fama e a riqueza são restauradas..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de Fevereiro   Dia 41  

Leituras: Mateus 12:38-50; Atos 15:1-11; Salmo 36; Provérbios 10:1-5; Êxodo 29-30.  

Versículo Especial“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50).  

Pensamento BíblicoA Família de Cristo (Mateus 12:47-50). Nesta breve troca, Jesus apresentou um conceito que desconcertou seus ouvintes, tanto naquele tempo como agora. No meio de uma nação que prezava extremamente a identidade nacional e familiar, Jesus disse que as relações espirituais são de maior significado do que o parentesco físico. Não há maior parentesco do que aquele que partilhamos quando estamos na família de Deus. Boas famílias físicas são uma bênção, mas é um privilégio ainda maior o fato de sermos contados como irmãos e irmãs de Jesus!

Ação: Agradeça a Deus por permitir-lhe estar em sua família...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

9 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 72    Jó 41 Aplicável ao contexto como é esta interpretação mítica, a passagem torna-se mais naturalmente compreendida como figura de criaturas reais pintadas com algumas pinceladas altamente figurativas (como 41:19 e segs. por exemplo). Observe especialmente que Deus apresenta beemote como alguém que eu criei contigo (40:15b). Eis aí o verdadeiro ponto alto da passagem: Jó tem de descobrir por meio de sua incapacidade de derrotar até mesmo uma criatura igual a ele, a loucura de aspirar o trono do Criador. A conclusão a fortiori torna-se explícita em 41:10b. Quem é, pois, aquele que pode erguer-se diante de mim? A absoluta transcendência divina contradiz o pretendido direito de Jó de declarar-se contra Deus porque impede a possibilidade de Jó ter dado algo a Deus: Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu (41:11). Uma vez que a ocasião desta demonstração extensa do poder de Deus foi quando Ele atraiu Jó para uma prova de tribunal, a demonstração foi explicitamente oferecida como defesa da justiça divina. Do mesmo modo, foi introduzida pela pergunta: Acaso anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares? (40:8; cons. 38:2). Não que o atributo da justiça possa ser abstratamente deduzido do atributo da onipotência. Antes, a atenção é dirigida para as obras grandiosas e divinas como testemunhas forçadas de Deus – não simplesmente de um atributo mas do próprio Deus; o Deus que se revelou ao homem de dentro e de fora, por meio de revelação generalizada e especial; o Deus vivo, infinito, eterno e imutável em Seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade; O Deus cuja veracidade e justiça eram a pressuposição do julgamento de Jó por meio de provas, que jura por si mesmo porque não pode jurar por alguém maior do que Ele. IV. Confissão: O Caminho da Sabedoria Readquirido. 42:1-6. Jó 42 42:1-6. Esta confissão é o contrapeso da lamentação de Jó (cap. 3). Reconhece a rebeldia pecadora que deu origem a essa lamentação. Não é uma admissão de pecados anteriores aos seus sofrimentos como sustentavam as acusações de seus amigos. Por meio desta entrega sem reservas ao seu Senhor, uma entrega feita enquanto ele ainda se encontrava em seus sofrimentos, não tendo recebido nenhuma explicação sobre o mistério do passado ou alguma promessa para o futuro, Jó prova ser um verdadeiro servo da aliança. pronto a servir o seu Deus por nada. A confissão portanto indica que Jó finalmente "esmagou" a Satanás, vindicação final do poder redentor de Deus.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de Fevereiro     Dia 40  

Leituras: Mateus 12:31-37; Atos 14:19-28; Salmo 35:11-28; Provérbios 9:13-18; Êxodo 27-28.  

Versículo Especial“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo” (Mateus 12:36).  

Pensamento Bíblico: Presbíteros Escolhidos em Cada Igreja  (Atos 14:23). Parte do desenvolvimento das igrejas no primeiro século foi a eleição de supervisores qualificados (conforme 1 Timóteo 3; Tito 1). Deus não anunciou qualquer modificação no padrão das igrejas locais em nossos dias.  Temos responsabilidades no crescimento pessoal e na edificação dos outros, para que cresçam espiritualmente e constituam congregações biblicamente organizadas.  

Ação: Viva, hoje e todos os dias, de acordo com o padrão revelado por Deus no Novo Testamento..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

8 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 71   40:15 - 41:34. (Texto Hebreus. 40:15 – 41:26). Uma vez que Jó não pode obviamente subir ao trono celestial para experimentar o seu poder de julgar os perversos, Deus propõe um teste mais exeqüível. O motivo da divindade convocando um animal invencível para lutar contra um herói humano encontra paralelo na mitologia antiga. (Cons. Épica de Gilgamesh, na qual Ishtar envia o touro celeste contra Gilgamesh.) Na arte mesopotâmia, além disso, o touro celeste foi representado usando o cinturão da luta. O beemote (40:15 e segs.) identifica-se comumente com o hipopótamo; o leviatã (41:1 e segs.; texto heb. 40: 25 e segs.), com o crocodilo. Ambos se encontram juntos na arte egípcia. Não é necessário demonstrar-se a presença do hipopótamo ou crocodilo na área do Jordão de antigamente, uma vez que yarden (40:23b), ao que parece, é um substantivo comum significando "rio" (cons. paralelo no v. 23a). Muitas outras identificações já foram sugeridas; recentemente, por exemplo, identificou-se o beemote com o crocodilo e o leviatã com a baleia. Se o beemote pode com sucesso ser identificado com o crocodilo (cons. 40:17, 24a, Hebreus.), deve-se considerar se toda a passagem não descreve apenas uma criatura, isto é, o leviatã. A designação, beemote, tomada como plural intensivo, "a besta por excelência", poderia ser um epíteto como obra-prima dos feitos de Deus (v. 19a). Observe reivindicações superiores semelhantes para o leviatã (41:33, 34). Certos detalhes descritivos não se enquadram em nenhuma criatura real. Isto tem induzido a opinião que aqui não se tem em mente criaturas zoológicas, mas monstros do caos mitológico concebidos à semelhança do hipopótamo e do crocodilo. Então 40:15 e segs. poderiam ser uma elaboração simbólica do desafio precedente para subjugar os homens rebeldes (40:9-14). Compare o uso do dragão como símbolo de Satanás em Apocalipse. Como seria apropriada uma intimação a que Jó lutasse com o príncipe dos rebeldes convencidos!(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



8 de Fevereiro   Dia 39  

Leituras: Mateus 12:22-30; Atos 14:1-18; Salmo 35:1-10; Provérbios 9:7-12; Êxodo 25-26.  

Versículo Especial“E minha alma se regozijará no Senhor e se deleitará na sua salvação” (Salmo 35:9).  

Pensamento BíblicoA Escolha Entre Ser a Favor ou Contra Jesus (Mateus 12:30). Jesus, claramente, afirma que “Aquele que não é comigo é contra mim, e aquele que não ajunta comigo, espalha.”  Jesus acabou de mostrar que os servos de Satanás não trabalham contra Satanás (vs. 25-26). O princípio de um reino unido se aplica igualmente à casa do Senhor! Não há terreno neutro para os que não se empenham.  

Ação: Medite na realidade da luta decisiva com Satanás e resolva a entregar-se inteiramente a Jesus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

7 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 70  2) A Submissão de Jó. 40:3-5. 4a. Sou indigno. A sabedoria extraordinária do Criador impressionou a Jó tão profundamente que ele não mais quer discutir os caminhos divinos como o fizera mais de uma vez (v. 5). Muito menos se aproximará de Deus como um príncipe (cons. 31:37). As atitudes de Jó começam a adornar novamente a doutrina da sabedoria que ele confessa (cons. 28:8). 3) O Desafio Divino Renovado. 40:6 – 41:34. 40:6, 7. Um dos alvos da luta dos cintos era arrancar o cinto do oponente, mas uma prova nem sempre terminava com tal "queda". Assim Jó deve, figuradamente, amarrar o cinto novamente e recomeçar a prova. Sua submissão inicial (40:3-5) era boa mas apenas o início de seu arrependimento. Ele devia reconhecer não apenas a irracionalidade mas também a pecaminosidade da crítica ao Todo-poderoso. 40:8-14. Ou tens braço como Deus? (v. 92). O poder redentor de Deus através do qual Ele salva o Seu povo e julga seus inimigos é freqüentemente retratado como um braço estendido e uma grande mão (cons. v. 14b). A crítica de Jó ao governo de Deus, especialmente sua jactância de que venceria a imaginária oposição do Senhor à sua justificação, era, em princípio, uma usurpação da prerrogativa divina do governo do mundo, um desejo ardente de conhecimento igual ao divino do bem e do mar (cons. Gênesis. 3: 5), uma autodeificação. Que Jó provê sua capacidade de executar a sentença condenatória contra os homens perversos, cuja prosperidade lhe parece injusta (Jó 40:10-13). Então Deus adorará de acordo com o culto de Jó, reconhecendo que ele possui o poder divino do juízo redentor pelo qual pode justificar e salvar a si mesmo (v. 14)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Fevereiro   Dia 38  

Leituras: Mateus 12:9-21; Atos 13:42-52; Salmo 34; Provérbios 9:1-6; Êxodo 23-24.  

Versículo Especial“Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome” (Salmo 34:3).  

Pensamento Bíblico: Adorando um Deus Que se Interessa (Salmo 34). Há muitas razões para glorificar a Deus. Este salmo ressalta uma: o interesse de Deus para conosco. Ele nos protege, nos resgata, e nos liberta das dificuldades. Ele leva justiça para o mal e preserva o justo. Lembre-se da afirmação do Salmo 34:15: “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e seus ouvidos estão abertos ao seu clamar”.  

Ação: Aproveite o privilégio de ser permitido adorar a Deus. Reserve um tempo hoje para louvá-lo, orar a ele, e ouvir atentamente a sua palavra..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

6 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 69    38:22-38. Podes estabelecer a sua influência sobre a terra? (v. 33b). Para se qualificar como diretor e juiz da vida humana sobre a terra, devese ter capacidade de governar os corpos celestiais que governam a terra (cons. Gênesis. 1:14-18). Observe a repetida menção da influência do céu atmosférico e astral sobre os negócios da terra (Jó 38:23, 26, 27, 33, 34, 38). Mas Jó não tem o controle sobre as águas acima no que se refere a se, onde, quando ou como elas se precipitarão. 0 relâmpago não se apresentará diante dele como um servo obediente (v. 35); nem tem ele a mais remota influência sobre os sinais periódicos dos céus (vs. 31, 32). 38:39 - 39:30. Novamente nesta seção sobre a criação animada, o propósito é convencer Jó de sua incompetência para o papel de governador do mundo, enquanto magnífica à sabedoria dAquele que realmente é o Governador da criação (cons. 12:7). A atividade criativa e providencial de Deus envolve as criaturas selvagens além do controle humano, como exatamente, na esfera inanimada, abrange a vastidão além do conhecimento humano (cons. 38:26, 27). Leões e corvos não são aproveitáveis nem igualmente sujeitos à benevolência do homem (38:39- 41).  Jó 39 Nem as cabras monteses recebem o cuidado solícito do criador de gado (39:1-4) O homem não pode colocar o jumento selvagem e esquivo (39: 5-8) nem o boi selvagem e indomesticável (39:9-12) 9Jb o seu jugo. Até a estúpida avestruz zomba dos orgulhosos cavaleiros (39:13-18), enquanto o cavalo, por seu lado, zomba dos exércitos humanos e da vanglória de Lameque (39:19-25; cons. Gênesis. 4:22-24). O último esboço dirige os olhos de Jó para cima, para o trono do Criador - para o falcão e a águia rapaces, à espera de que Deus os chame para a Sua festa de julgamento, com sua presa de homens rebeldes, reis e capitães, cavalos e cavaleiros (Jó 39:26-30; cons. Ezequiel. 39:17; Apocalipse. 19:17 e segs.). Eis aqui a vaidade máxima de todos os esforços da sabedoria humana - que o homem se reduz a alimento da criação sub-humana- "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios" (I Corintios. 1:27a). Até os animais selvagens riem-se dos esforços culturais do homem (vs. 7, 18, 22). Jó 40 40:1, 2. Acaso quem usa de censuras contenderá com o Todopoderoso? (v. 2a). O primeiro "encontro" da prova está para ser decidido. Deus exige que Jó admita a derrota. Isto ficaria ainda mais claro de acordo com a tradução refletida em algumas versões antigas: "0 que contende com o Todo-poderoso se renderá? ".(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Fevereiro   Dia 37  

Leituras: Mateus 12:1-8; Atos 13:27-41; Salmo 33; Provérbios 8:32-36; Êxodo 21-22.  

Versículo Especial“Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos” (Atos 13:30).  

Pensamento Bíblico: A Vitória Sobre a Morte  (Atos 13:27-41). Apesar dos maiores esforços dos homens para silenciar Jesus, Deus transformou seus estratagemas em vitória. No seu desespero para derrotar aquele que eles pensariam ser um inimigo, eles estavam dispostos até a rebaixar-se ao assassinato. Mas seus atos drásticos e desgraçados não foram suficientes para derrotar o Senhor. Deus o ergueu dentre os mortos. Sua vitória nos oferece a vida e o perdão dos nossos pecados, os quais antes não poderiam ser tirados. Deus nos guia à vitória!  

Ação: Conte aos outros a respeito da boa nova do perdão através de Jesus, o Vencedor sobre a morte (Atos 13:38)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...