19 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Salmos (Comentário Bíblico Moody) 9   1. Sinônimo. A segunda linha repete a primara com palavras um pouco diferentes (cons. Salmos. 1:2). 2. Antitético. A segunda linha faz agudo contraste com a primeira (cons. Salmoos. 1:6). 3. Sintético. A segunda linha completa a primeira, suplementando o pensamento original (cons. Salmos. 7 : 1). Três tipos menos importantes contribuem acrescentando riqueza e variedade á expressão hebraica: 1. Introvertido. A segunda linha é paralela da terceira e a primeira da quarta (cons. Salmos. 30:8-10; 137:5, 6). 2. Climático. A segunda linha completa a primeira, levando o pensamento ao clímax (cons. Salmos. 29:1, 2). 3. Emblemático. A segunda baba continua o pensamento da primeira elevando-a a um nível mais alto ou usando um símile (cons. Salmos. 1:4). Há outros fatores que explicam a eficiência do paralelismo. No âmago da questão está a expectativa e a satisfação do leitor. A primeira linha sempre desperta um senso de expectativa, enquanto as subseqüentes satisfazem essa expectativa. O poeta pode ganhar em variedade, mudando o grau da expectativa despertada ou o método da satisfação, com o uso de contraste para mostrar o inesperado. O paralelismo às vezes é completo, ás vezes incompleto, com a falta de um elemento; e em outras vezes há um elemento compensatório acrescentado para produzir um melhor senso de satisfação. Não apenas o paralelismo, mas o ritmo padronizado produz esta sensação de expectativa e satisfação. GE. Gray (The Forms of Hebrew Poetry, 1915) deu nomes aos dois tipos básicos de ritmo. O "ritmo balanceante" produz uma certa satisfação porque o padrão rítmico é igual (3:3 ou 2:2). "Ritmo ecoante" produz uma diferente sensação, dando à segunda linha menos acentos do que na primeira (3:2). A forma mais freqüentemente usada deste último é a métrica Quinah usada em lamentos e nênias. Além do paralelismo e ritmo, dois outros elementos afetam a poesia hebraica. Não são características distintas, pois estão presentes em toda poesia. O primeiro é a qualidade emocional que produz uma expressão intensificada. Palavras especiais ou frases cheias de potência podem produzir este efeito. O uso de um profusão de guturais pode indicar aspereza. Sibilantes agudas podem expressar vitória ou tristeza pela derrota. Palavras onomatopéicas podem com facilidade transmitir a mensagem. O segundo elemento é o valor mnemônico do poema, que ajuda o leitor a lembrar-se dele. Em lugar de usar rima, o salmista ocasionalmente emprega um arranjo acróstico. Cada linha ou um grupo de linhas começaria com letras sucessivas do alfabeto hebraico. O salmo 119 é um exemplo excelente, onde cada linha em um grupo de oito linhas começa com a mesma letra. Todas as vinte e duas letras do alfabeto grego foram usadas em seções sucessivas. Tal expediente artificioso torna mais fácil para as pessoas guardar esses salmos na memória. Na verdade, só oito ou nove salmos foram assim construídos em sua inteireza. Cada um deles é proverbial por natureza e sofreria alguma desunião de pensamento se não fosse por esse arranjo alfabético.:.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...