28 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 19   18. Árvore de vida. A frase também aparece em Gênesis. 2:9; 3:22-24; Provérbios. 11:30; 13:12; 15:4; Apocalipse. 2:7; 22:2. Gênesis é a única fonte satisfatória para a referência de Provérbios. Devemos, portanto concluir que, como no Apocalipse, esses versículos em Provérbios relacionam-se à narrativa da Queda. Não há nenhuma evidência de uma "primitiva árvore da vida sagrada" como supõe Toy. Apocalipse 22:2 também se refere a uma árvore curativa junto ao rio do santuário (cons. Ezequiel. 47:12; Zacarias. 14:8). Árvores famosas do Éden, o jardim de Deus, são mencionadas em Ezequiel. 31:8-16. Todas essas referências presumem conhecimento da narrativa do Gênesis. 19. Com sabedoria fundou a terra. Cons. 8:25-31. A "sabedoria" dos Provérbios é basicamente um atributo divino, e não deve ser igualado com as máxima meramente terreno de um professor inteligente. Esta sabedoria é a lei de Deus. Em Provérbios. 8, a sabedoria está personificada e é chamada de eterna, como Deus é eterno. Muitos têm encontrado aqui uma sombra de Cristo, que é uma interpretação possível, mas não certa. 27. Não te furtes. Pague os salários e os pague a tempo, isto é, trate o trabalhador com honestidade e justiça (cons. Levitico. 19:13; Malaquias. 3:5). Outros alargariam a injunção incluindo toda a caridade. 32. O perverso. O significado da raiz é aparentemente partir. Esta forma só é usada em Provérbios. 2:15; 3:32; 14:2; Isaias. 30:12. Seu paralelo é "trapaceiro". A LXX diz transgressor. Talvez "transgressor" ou "apóstata" dê o significado mais certo. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Junho Dia 179  

Leituras: Lucas 3:1-14; 2 Coríntios 11:12-21; Salmo 148; Eclesiastes 11:7-10; 2 Reis 20-21.  

Versículo Especial“Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu” (Salmo 148:13).  

Pensamento Bíblico: “Produzi, Pois, Frutos Dignos do Arrependimento” (Lucas 3:8-14). João desafiou a sinceridade de seus ouvintes chamando-os a demonstrar arrependimento, mudando suas vidas. Frutos do arrependimento têm que ser aparentes nas atitudes e na conduta no lar, na comunidade e no trabalho. Aqueles que hoje se chegam ao Senhor têm, do mesmo modo, que demonstrar mudança em suas vidas.  

Ação: Demonstre sua fé e arrependimento pela sua conduta.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

27 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


". Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 18  2. Aumentarão os teus dias. Uma possível alusão ao primeiro mandamento com promessa (Êxodo. 20:12). 3. Ata-as ao teu pescoço. Uma frase semelhante, mas não idêntica aparece em Deuteronômio. 6:8. Mais aproximada é a de Provérbios. 7: 3:"Escreve-os na tábua do teu coração".  5. De todo o teu coração. Este versículo precioso contrasta a sabedoria humana comum e a sabedoria divina que é a base de todo o livro. Coração no hebraico é usado simbolicamente para representar não tanto a sede das emoções como a sede do intelecto e da vontade. Em outras palavras, submeta seu ego a Deus. Não procure ser independente dele. 6. Endireitará. Hebraico, tornar reto. O versículo não promete propriamente orientação mas capacidade para avançarmos. 9. As primícias. Uma interessante referência à legislação levítica. De maneira geral, os Provérbios silenciam quanto às leis mosaicos (mas cons. os versículos mencionados no Comentário em 115:8), embora essas leis estivessem declaradamente em vigor quando os Provérbios foram escritos – mesmo de acordo com a opinião dos críticos que colocam tanto os Provérbios como a legislação levítica no período pós[1]exílico. O silêncio dos Provérbios neste setor simplesmente tornam a indicar que o argumento do silêncio é muitas vezes ilusório. 10. Vinho. O hebraico tem duas palavras para vinho. Yayin, que significa vinho fermentado, foi usado na passagem condenatória de Provérbios. 23: 31-35. Tirôsh, usado aqui referindo-se ao produto fresco do lagar, é exatamente o "mosto" ou "suco de uva". As duas palavras foram traduzidas para oinos, "vinho", pela LXX.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 27 de Junho Dia 178

            

 Leituras: Lucas 2:36-52; 2 Coríntios 11:1-11; Salmo 147; Eclesiastes 11:1-6; 2 Reis 18-19.

 

Versículo Especial“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52).

 

Pensamento Bíblico: A Oração que Deteve um Exército (2 Reis 18-19). Nestes dias em que os homens são tentados a pôr sua confiança na força militar, é bom relembrar a derrota do exército assírio fora de Jerusalém. 185.000 soldados assírios caíram em uma única noite por causa de uma oração. Releia 2 Reis 19:19-35 e note a oração e a ação. Temos que por nossa confiança no poder de Deus, não na força das armas e na vontade humana.

 

P Ação: Reserve um tempo hoje para orar por todas as pessoas que você conhece e por todos os chefes das nações de todo o mundo.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

26 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 17   18. A sua casa se inclina para a morte. A tradução torna-se difícil nos detalhes, mas o significado está claro por meio de comparação: o salário do pecado é a morte. O mesmo pensamento foi repetido com palavras muito semelhantes em 5:5; 7:27; 9:18. A passagem mais parecida é 7:27, que diz que sua casa é a estrada do Sheol, descendo para as câmaras da morte; isto é, o adultério é fatal. É difícil, contudo aceitar sua casa como sujeito de inclina em 2:18, porque "casa" é masculino e hebraico e o verbo shuah é feminino. Toy (The Book of Proverbs, ICC, ad loc.) acha, portanto, que ele deriva de um verbo semelhante com as mesmas consoantes, shahah, "ser vergado". Isto, possivelmente, está correto. Da morte. Hebraico, repaîm, traduzido por alguns como sombras da morte (RSV e Berkeley). Esta tradução não é absolutamente necessária. A palavra não pode se referir à teologia do outro mundo. Sua etimologia é incerta. Encontra-se diversas vezes no ugarita (C.H. Gordon, Ugaritic Handbook, glossário) e ali foi feito paralelo de "divindades". O uso não é muito instrutivo, uma vez que envolve a teologia ugarita, que é inteiramente diferente da Bíblia. Somos levados a considerar os sete outros exemplos bíblicos do uso da palavra. Três vezes foi usado como paralelo de "mortos"; duas de Sheol; duas não tem paralelo. Instrutiva é a passagem de Isaias. 26:14, 19. No primeiro versículo a queixa é que os mortos, os repaîm, não viverão nem ressuscitarão; no último versículo há a promessa de que viverão. A palavra significa simplesmente gente morta. Quanto ao estado dos mortos ser irreal, consciente ou inconsciente, a palavra nada diz. (Sobre este assunto cons. o ensino claro de Filipenses. 1:23; Lucas. 23:43; et. al.). Há outra palavra soletrada da mesma maneira que é o nome de uma das nações de Canaã, os refains. Essa palavra às vezes é traduzida para "gigantes", mas provavelmente não o é corretamente. Provérbios 3 3:1. Os meus ensinos. Esta frase e "meus mandamentos" (2:1) e palavras semelhantes não devem ser pressionadas para se referirem à lei de Moisés. São os conselhos do pai e mestre. Considera-se, entretanto, que seja a palavra do Senhor. O autor dá a entender que está transmitindo mandamentos divinos, como Paulo faz em I Coríntios. 14:37. Embora um fim prático seja geralmente a intenção dos Provérbios, o autor insiste na retidão por si mesma, não porque ela seja a melhor política.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Junho Dia 177  

Leituras: Lucas 2:21-35; 2 Coríntios 10:12-18; Salmo 146; Eclesiastes 10:16-20; 2 Reis 17.  

Versículo Especial“Mas ao Senhor, vosso Deus, temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos” (2 Reis 17:39).

Pensamento Bíblico: “. . . Temiam o Senhor e ao Mesmo Tempo Serviam aos seus Próprios Deuses” (2 Reis 17:33). Pessoas que tinham se mudado para a área que fora ocupada pelo reino de Israel aceitavam a adoração de Jeová junto com seus deuses. Deus nunca aceitou os esforços dos homens para rebaixá-lo e colocar o Criador ao lado das criaturas. De fato, quanto Israel experimentou isso anteriormente, ele espalhou a nação. Hoje ele ainda espera nossa inteira lealdade.  

Ação: Sirva ao Deus do céu . . . somente!       .  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

25 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 16  Provérbios 2 2:1. Filho meu. Esta saudação aparece treze vezes nos primeiros sete capítulos. Ela ajuda na demonstração da unidade desta seção 1:1 - 9:18.  6. O Senhor dá a sabedoria. A natureza essencialmente religiosa da exortação ficou aqui ilustrada. 13. Caminhos das trevas. Os versículos 12-15 falam do mal de maneira generalizada. Isto ficou habilmente caracterizado pela expressão caminhos das trevas. O pecado continua florescendo nas trevas. O contraste está expresso em 4:18,19, onde o caminho dos justos foi comparado à luz e o caminho dos ímpios às trevas, Contudo, uma palavra hebraica diferente da que foi usada em 2:13). A figura ética da luz e das trevas aparece também em Isaias. 5:20; Salmos. 43:3; e em alguns poucos outros lugares onde o contraste é menos explícito. Não é comum ao V.T., mas encontra-se nos códices do Mar Morto e no N.T. 16. Da mulher adúltera, da estrangeira. “Estas dumas expressões obviamente se referem à mulher ‘livre”. As palavras significam basicamente "estranha" e "estrangeira" (Berkeley), mas em Provérbios está claro que a imoralidade está implícita. Em outras passagens do V.T. não acontece isto. Rute intitula-se uma "estrangeira" (Rute 2:10). Essas expressões quando usadas em Provérbios são eufemismos de zônâ, "prostituta", uma palavra poucas vezes usada neste livro. 17. O amigo da sua mocidade. Seu marido (Berkeley). A aliança do seu Deus. Provavelmente uma referência interessante à divina sanção dos votos matrimoniais.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Junho Dia 176  

Leituras: Lucas 2:8-20; 2 Coríntios 10:1-11; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; 2 Reis 15-16.  

Versículo Especial“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne” (2 Coríntios 10:3).  

Pensamento Bíblico: Poderosas Armas de Guerra (2 Coríntios 10:1-6). Paulo tinha se envolvido de certo modo no conflito entre os irmãos de Corinto e, neste trecho, ele os confirma sobre o motivo e a firmeza de sua batalha contra o mal. Seu motivo era o amor (veja 2 Coríntios 11:11). Sua firmeza era o poder de Deus. Ele não se envolveria em batalhas carnais com armas carnais. Paulo usaria as armas que todo cristão deve empregar. Nossas batalhas são contra aquelas coisas que exaltam a si mesmas diante de Deus e nossa vitória é assegurada se nós continuarmos a batalha com as armas que Deus produziu (veja Efésios 6:10-20).  

Quando somos tentados a torcer as regras para usar táticas carnais para atingir fins justificáveis, temos que nos lembrar dos comentários de Paulo. Empunhemos as armas que Deus nos deu!  

Ação: Ganhe suas batalhas espirituais, usando as armas de Deus.    ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

24 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 15   12. Vivos, como o abismo. A expressão se encontra em Números. 16:30, 33; Salmos. 55:15. A primeira passagem diz que Coré e o seu grupo foram engolidos vivos pela terra que se abriu. A última expressa a maldição desejando que os homens desçam "vivos" à cova. Estes homens de Provérbios 1:11-14 estariam prontos a matar com presteza. Eles queriam levar os homens inteiros, isto é, sadios à morte. A cova. O hebraico sheol. O autor do presente comentário crê que este termo significa simplesmente "sepultura". Foi usado nove vezes nos Provérbios, sendo que três vezes referindo-se- aos resultados do adultério. Cons. 5: 5; 7: 27; 9:18, onde foi posto em paralelo com a "morte" e "os mortos". Finalmente em 1:12, a ênfase foi posta simplesmente sobre o assassinato. Aqui não há nenhuma preocupação com a vida após a morte das vítimas. Isto não a nega que houvesse entre os hebreus uma crença na vida após a morte e na ressurreição, mas simplesmente para dizer que esta discutida palavra pode ter um significado muito mais simples do que se lhe dá algumas vezes. (Veja R. Laird Harris, "O Significado do Sheol no Velho Testamento", The Evangelical Theological Society Bulletin, Vol. IV, 1961, N.º 4.) 16. Os seus pés. Idêntico com Isaias. 59:7. Possivelmente Isaías faz citação aqui, ou talvez fosse uma expressão comum. Veja comentários sobre 30:5 com referência a outras citações encontradas nos Provérbios de outras passagens do V.T. 22. Ó néscios. Obviamente aqueles que estão em pecado. A palavra escarnecedores foi usada no Salmos. 1:1 fazendo paralelo com ímpios e pecadores. Cons. comentário sobre 3:34. 25. E vós. Os versículos 24 e 25 dão um motivo como uma prótase; a apódose ou conclusão está no versículo 26. Quando recusamos o convite do Senhor, chega o momento em que a porta da graça se fecha. 32. Seu desvio. A inconstância dos pecadores (de acordo com a Versão Berkeley). A palavra geralmente se refere à apostasia, ao afastamento de Deus.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Junho Dia 175  

Leituras: Lucas 2:1-7; 2 Coríntios 9; Salmo 144; Eclesiastes 10:1-7; 2 Reis 13-14.

Versículo Especial“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:8).  

Pensamento BíblicoAbundância Dada por Deus (2 Coríntios 9). Quando ele insiste com os santos coríntios para que cumpram o compromisso na sua obra de ajudar seus irmãos sofredores, Paulo os lembra da fonte de sua abundância. Eles deveriam ser gratos a Deus porque eles tinham os meios de ajudar e, assim, de boa vontade, dar dos seus recursos. Como freqüentemente desfrutamos de fartas bênçãos, devemos também ser rápidos em compartilhá-las.  

Ação: Enumere suas bênçãos, dê graças a Deus por elas e então distribua algumas.    ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

23 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 14  2-4. A Sabedoria, e o ensino, etc. Aqui temos cinco sinônimos para sabedoria. Incluem a justiça e a equidade, que são mais virtudes que habilidades. A ênfase foi colocada sobre a sabedoria moral ou conduta honesta. Aos simples. Esta palavra, usada quatorze vezes nos Provérbios, quatro em outras passagens, designa o oposto de um homem moral. Não se refere a um simplório como nós entendemos o termo, mas um pecador, um velhaco. Os provérbios têm uma mensagem de moralidade para os ímpios. Não constituem apenas um almanaque de bons conselhos para criaturas de pouca inteligência ou hábitos preguiçosos. Esta introdução adverte-nos contra a atitude de considerarmos o livro num sentido secular. É um livro de princípios cristãos.  7. O temor do Senhor. Uma expressão comum nos Salmos e em outras passagens, esta frase foi usada quatorze vezes nos Provérbios. Ilustrações sobre o uso aparecem nos Salmos. 115:11 - "Confiam no Senhor os que temem o Senhor", e em Isaias. 11:2, 3, onde o temor do Senhor é citado como característica do Messias. Tal temor inclui o respeito para com o Todo-poderoso (Salmos. 2:11 – "servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos nele com tremor"). Jó 28:28 é praticamente uma definição – "Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento". Provérbios 8:13 tem o mesmo efeito – "O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal". O principio do saber. Não o "mais importante" ou a "essência", Como a raiz hebraica poderia sugerir, pois Provérbios. 9:10 usa uma palavra significando especificamente "o começo" ou "o princípio". Antes, o primeiro passo na moralidade é o nosso relacionamento com Deus. Os loucos desprezam a sabedoria. "Loucos" aparecem diversas vezes em Provérbios. Também o uso difere. Em Isaias. 35:8, "louco" significa obviamente "simplório". Mas no uso especializado de Provérbios, "louco" significa um pecador. Provérbios 14:9 é ilustrativo – "Os loucos zombam do pecado". A cláusula significa que os pecadores ridicularizam a santidade. A LXX grega traduz bem loucos para ímpios. B. Sabedoria, a Mulher Virtuosa, Versus a Mulher Má. 1:8 - 9:18. Nesta seção o método de ensino por meio do contraste ficou lindamente ilustrado. Nas seções mais importantes, a Sabedoria personificada é colocada em oposição ao pecado (veja Introdução, A Doutrina dos Provérbios). 11 . Embosquemo-nos para derramar sangue ... Espreitemos ... o inocente. O motivo, conforme se deduz, é o assalto, mas esta quadrilha sugere abertamente que se mate para obter mais lucro.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Junho Dia 174  

Leituras: Lucas 1:67-80; 2 Coríntios 8:16-24; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; 2 Reis 11-12.  

Versículo Especial“Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens” (2 Coríntios 8:21).  

Pensamento BíblicoMinistrando Coisas Honrosas  (2 Coríntios 8:21). Paulo salienta, neste trecho, sua preocupação em fazer tudo de tal maneira que todos os envolvidos estejam confiantes de que tudo foi feito corretamente. O mesmo princípio deveria ser empregado em nossos negócios financeiros (bem como em outros aspectos da vida). Deveríamos lidar com os negócios de modo que se evite a acusação ou a suspeita.  

Ação: Faça as coisas às claras, livre de censura!.   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

22 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 13  ESBOÇO I. O tributo de Salomão à sabedoria, o temor do Senhor. 1:1 – 9:18. A. Introdução. 1:1-7. B. Sabedoria, a mulher virtuosa, versus a mulher má. 1: 8 – 9:18. II. Miscelânea dos provérbios de um só versículo de Salomão. 10:1 – 22:16. A. Provérbios em contraste. 10:1 – 15:33. B. Provérbios especialmente comparativos. 16:1 – 22:16. III. As Palavras do Sábio, trinta provérbios. 22:17 – 24: 22. A. Provérbios correspondentes na Sabedoria Egípcia. 22:17 – 23:12. B. Provérbios sem paralelo no egípcio. 23 : 13 - 24 : 22. IV. As Palavras do Sábio, Apêndice. 24:23-24. V. Provérbios de Salomão, editados pelos homens de Ezequias. 25:1 – 29:27. VI. Apêndices finais. 30:1 – 31:31. A. Palavras de Agur. 30:1-33. B. Palavras de Lemuel. 31:1-9. C. Poema alfabético sobre a mulher virtuosa. 31:10-31. COMENTÁRIO 1. O Tributo de Salomão à Sabedoria, o Temor do Senhor. 2. 1:1 – 9:18. Provérbios 1 A. Introdução. 1:1-7. Autor e Assunto. Alguns comentaristas consideram esta porção uma introdução a todo o livro, mas como diversas outras seções também têm premissas do autor, provavelmente deve ser considerada referente apenas à primeira seção. 1. Provérbios. A raiz da qual esta palavra é originada tem sido usada tanto no hebraico como em outras linguagens semitas para expressar comparação. Um derivado acadiano significa "espelho". De tal uso, a palavra passou a incluir uma observação condenatório (Sl. 69:11) e uma mensagem profética (por exemplo, Números. 23:7,18). Foi traduzida "parábola" dezesseis vezes no V.T. No livro dos Provérbios foi usada principalmente nos títulos (1:1, 6; 10:1; 25:1) para indicar as comparações e contrastes usados para expressar os ensinamentos morais do livro. De Salomão. Veja o comentário sobre a autoria na Introdução ao livro. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Junho Dia 173  

Leituras: Lucas 1:57-66; 2 Coríntios 8:8-15; Salmo 142; Eclesiastes 9:9-12; 2 Reis 9-10.  

Versículo Especial“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Coríntios 8:9).  

Pensamento BíblicoEnriquecidos Através da Pobreza de Jesus (2 Coríntios 8:9). Quando Paulo insiste com os coríntios para que façam sacrifícios generosos, em benefício de seus irmãos, ele os lembra do sacrifício abnegado de Jesus. Ele deixou suas riquezas por uma vida--e morte--de pobreza. Se ele pode dar tanto por nós, podemos certamente sacrificar-nos por outros.  

Ação: Procure oportunidades para um sacrifício desinteressado.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

21 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 12  Talvez possamos ir um pouco adiante. Muito se tem dito da tradução: "Porventura não te escrevi trinta coisas". Está claro que os trinta ditados nesta seção dos Provérbios não foram copiados dos trinta ditados egípcios. Na realidade, a última parte da seção dos Provérbios não tem paralelo qualquer com o livro egípcio. Os "trinta" de Provérbios poderia ter sido modelada segundo os "trinta" egípcios, mas de qualquer forma, não foram servilmente emprestadas. Antes, devemos ver aqui outro exemplo do uso característico de números na literatura da Sabedoria. Exemplos bem conhecidos são as referências climáticas "as três coisas... senão... quatro" muito difíceis para serem entendidas (Provérbios. 30:18 e segs.) ou as "seis coisas ... e a sétima" (6:16-19). Tais referências encontram par na literatura ugarita. Diz-se que Baal tem dois sacrifícios, sim, três (C.H. Gordon, Ugaritic Literature, pág. 30). Baal captura sessenta e seis cidades, sim, setenta e sete cidades (ibid., pág. 36). Mais tarde, setenta e sete irmãos, sim, oitenta e oito são mencionados (ibid., pág. 55). Muitos outros exemplos poderiam ser apresentados. Ao que parece, nos ditados de Amen-em-Opet e em Provérbios 22:20 temos dois exemplos do uso literário do numeral trinta que provavelmente poderia ser multiplicado se nossas fontes da Sabedoria do antigo Egito e Hebraica fossem mais completas. Quanto às comparações detalhadas dos Provérbios com os ditados egípcios, veja observações sobre os versículos no Comentário. Deveríamos também mencionar os dois livros apócrifos, Eclesiástico de cerca de 180 A. C. e a Sabedoria de Salomão, provavelmente um pouco posterior. Esses livros, de grande interesse por si mesmo, foram modelados sob diversos aspectos segundo os Provérbios. Mas são posteriores e exibem um desenvolvimento maior na personificação da sabedoria e outros assuntos. Eles emprestaram material do nosso Livro de Provérbios, não vice-versa, e, portanto referência extensiva a eles não se faz necessária em nossos atuais propósitos.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 21 de Junho Dia 172  

Leituras: Lucas 1:39-56; 2 Coríntios 8:1-7; Salmo 141; Eclesiastes 9:1-8; 2 Reis 8.  

Versículo Especial“Porque o Poderoso me fez grandes cousas. Santo é o seu nome” (Lucas 1:49).  

Pensamento Bíblico: O Poderoso Fez Grandes Coisas (Lucas 1:49). Enquanto meditava sobre o privilégio de ser a mãe do Filho de Deus, Maria louvou a Deus. Ela havia sido escolhida para ser a mãe do Filho de Deus! Todavia, através de Jesus todos nós podemos gozar uma bênção ainda maior. Podemos ser filhos de Deus — co-herdeiros com Cristo — por causa da poderosa vitória que Jesus ganhou na cruz. Na verdade, Deus fez grandes coisas por nós.  

Ação: Agradeça a Deus pelas bênçãos oferecidas em seu Filho.)   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

20 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 11  Mais notável que tudo é que o livro egípcio está dividido em trinta capítulos (de considerável extensão) e conclui com uma exortação a que se dê atenção a esses trinta capítulos. Esta seção de Provérbios, incluindo 22: 17 – 24: 22, diz-se que contém trinta ditados (Oesterley, op. cit., pág. 192). As palavras introdutórias desta seção de Provérbios são: "Porventura não te escrevi excelentes coisas" (22:20). Isto poderia ser traduzido, mais justificadamente, com pequena alteração de vogais: "Porventura não te escrevi trinta ". Deve-se admitir que a descoberta de exatamente trinta ditados nesses sessenta e nove versículos é um tanto arbitrária. E os trinta ditados não são tão longos como os trinta capítulos do livro egípcio. Ainda mais, o paralelo é notável. Oesterley (The Wisdom of Egypt, pág. 105) destaca o fato curioso de que a seção de Pv. 22: 17 – 23:12 faz paralelos com todos exceto três versículos esparsos da obra egípcia. Mas as demais partes dos Provérbios, que têm paralelos menos constantes, encontram esses paralelos de modo geral nos capítulos X e XXI de Amen-em-Opet. Ele argumenta a partir disto com muita plausibilidade que o uso no que se refere ao empréstimo difere nas diferentes seções dos dois livros. Nenhuma das obras emprestou diretamente da outra. Em algumas seções, ambas emprestaram de um reservatório comum de provérbios. Mas por causa do caráter peculiar da obra egípcia, ele argumenta que a fonte de ambos está nos antecedentes da sabedoria e teologia hebraicas. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Junho Dia 171  

Leituras: Lucas 1:26-38; 2 Coríntios 7:2-16; Salmo 140; Eclesiastes 8:10-17; 2 Reis 6-7.  

Versículo Especial“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2 Coríntios 7:10).  

Pensamento Bíblico: Pesar Benéfico (2 Coríntios 7:10). Paulo expressa aqui a dor da censura e a alegria que vem depois, quando ela é bem recebida. Enquanto é desagradável causar desgosto a outros, Paulo nos lembra que o pesar segundo Deus produz um bom resultado: arrependimento para a salvação. Nosso pesar pelo pecado deve ser mais do que a vergonha de ser “apanhado”. Deve ser uma tristeza genuína, que conduz a uma mudança de vida.  

Ação: Use o seu pesar pelo pecado construtivamente: permita que ele o motive a um verdadeiro arrependimento.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

19 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


 Os Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 10  Alguns acham que o caso é outro em se tratando da Sabedoria de Amen-em-Opet do Egito. Esta notável coleção de provérbios tem ainda mais paralelos com o livro bíblico do que Ahikar. Sua data é incerta. papiros são mais antigos que a composição, a qual não pode ser datada. F.L. Griffith fez o trabalho principal da tradução do egípcio. Oesterley apresenta a data de Griffith para o livro como sendo o sétimo ou sexto século A.C, e H.O. Lange ainda mais tarde. O próprio Oesterley atribui a obra ao século oito ou mais tarde (The Wisdom of Egypt, págs. 9, 10), Albright favorece uma data posterior, em cerca de 1100-1000 A.C. (op. cit., pág. 6). Se esta data for sustentada, qualquer idéia de derivação deve ser de um original egípcio. John A. Wilson (ANET, pág. 421), em sua tradução da obra, não se compromete quanto à data. A natureza dos paralelos deve ser observada. Oesterley, em seu estudo perspicaz, observa que a Sabedoria de Amen-em-Opet é muito anti-egípcia. Sua ética é mato elevada e tem um desenvolvido conceito divino de monoteísmo. Ele declara que "não se encontra nada semelhante na literatura egípcia do período pré-cristão" (op. cit., pág. 24). Oesterley encontra paralelos em diversos livros do Velho Testamento além dos Provérbios, como por exemplo Dt. 19:14; 25:13- 15; 27:18; I Sm. 2:6-8; Sl. 1; Jr. 17:6 e segs. Essas passagem não são particularmente significativas, entretanto, pois a maior parte delas trata de temas que também aparecem em Provérbios, onde os paralelos são numerosos – mais de quarenta relacionados por Oesterley (The Book of Proverbs, págs, xxxvii-1iii). Os paralelos aparecem em diversas partes dos Provérbios, mas são particularmente notáveis no trecho de 22:17 - 23:14. Todos esses versículos com exceção de cinco fazem paralelo com Amen-em-Opet. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Junho Dia 170  

Leituras: Lucas 1:1-25; 2 Coríntios 6:11-7:1; Salmo 139; Eclesiastes 8:1-9; 2 Reis 4-5.  

Versículo Especial“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1).  

Pensamento Bíblico: Aperfeiçoando a Santidade no Temor de Deus (2 Coríntios 6:14-7:1). O serviço do Senhor requer santidade: separação do mal. Os filhos de Deus não podem manter união com o pecado. Esta santidade não é, contudo, uma inutilidade. Devemos nos limpar do mal, de modo que possamos ter uma ligação de realização com o Pai. Ele prometeu grandes coisas, mas, para gozá-las, temos que abandonar o mundo. 

Ação: Aperfeiçoe a santidade por causa de seu amor a Deus.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

18 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 9  De mais importância para o nosso estudo é a Estória de Ahikar, uma estória da Mesopotâmia enfeitada com muitos provérbios. A estória já é conhecida há muito tempo, pois partes dela aparecem nos antigos autores cristãos. Mas em 1906, onze papiros contendo a estória foram encontrados em escavações na colina judia de Elefantina, no Egito. Esta cópia é de cerca de 400 A.C. Ahikar foi conselheiro dos reis Senaqueribe e Esaradom na Assíria, em cerca de 700A.C. Ele adotou seu sobrinho, que por meio de mentiras conseguiu persuadir o rei a executar Ahikar. Mas os executores oficiais, sendo amigos do homem condenado, esconderam Ahikar por algum tempo, reempossando-o depois quando a ira do rei abrandou. Dois terços do livrinho compõem-se dos ditos de Ahikar, que apresentam certos paralelos com Provérbios. W.O.E. Oesterley no seu The Book of Proverbs (pág. xxxvii-liii) faz uma lista de tanta e três paralelos, que provavelmente é um número um tanto exagerado. Story (op. cit., págs. 329336) também apresenta comparações importantes. Na sua maioria esses paralelos são generalizados. Por exemplo, Ahikar adverte os homens a que não olhem para uma mulher enfeitada e pintada ou que não a desejem, pois isto constitui pecado contra Deus (cons. Pv. 6:25, etc.). Ele também insiste com um pai a que domine seu filho enquanto ainda é jovem, para que não se rebele quando ficar mais forte (cons. Pv. 19:18). Contudo, duvidamos que haja alguma ligação direta entre os provérbios de Ahikar e os da Bíblia. Mais ainda, os provérbios de Ahikar têm falta de aspecto moral do Livro dos Provérbios. Eles não possuem o contraste entre o homem sábio versus o pecador que é característica dos Provérbios. São de aspecto mais secular. O Livro de Provérbios, contudo, ocasionalmente usa esta tela de fundo secular para desenvolver seus ensinamentos morais. Na verdade é difícil ter-se a certeza – se há alguma dependência – qual a obra devedora. A Estória de- Ahikar, embora se passe na Assíria, era conhecida dos judeus e mais tarde dos cristãos. Nossa melhor cópia vem de fonte judia. Os provérbios de Ahikar poderiam ter sido facilmente influenciados pelo Livro dos Provérbios ou pelo estoque geral dos provérbios judeus, o contrário também sendo plausível, (veja Comentário sobre 23:14 quanto a um provável caso de empréstimo feito por Ahikar dos Provérbios. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DODIA

 


18 de Junho Dia 169  

Leituras: Marcos 16:14-20; 2 Coríntios 6:1-10; Salmo 138; Eclesiastes 7:23-29; 2 Reis 1-3.  

Versículo EspecialO Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe” (Salmo 138:6).  

Pensamento Bíblico: O Senhor das Alturas Atenta para os Humildes (Salmo 138:6). Esta regra do comportamento de Deus contradiz todas as expectativas dos homens naturais. Os seres humanos tendem a honrar o poder, a riqueza, a fama. Deus não se impressiona com tais coisas. Ele olha nos corações e julga o que o homem não pode ver claramente. Ele está perto dos pequenos, aqueles que são verdadeiramente humildes e muitas vezes desprezados pelo mundo. Os orgulhosos, que freqüentemente erram em não ver sua necessidade de Deus, nem sempre chegam perto da verdadeira comunhão com ele. O entendimento deste princípio nos ajudará a estabelecer nossas prioridades, que concordem com os ideais de Deus.  

Ação: Não se torne prisioneiro da armadilha dos interesses mundanos. Deus julga por um padrão mais alto e mais puro do que o homem.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

6 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 8 da Sabedoria é a Instruction of Ptah-Hotep,  de cerca de 2450A.C, no Egito. São poucos os paralelos que poderíamos citar entre essa obra e o Livro de Provérbios, mas o seu estilo é proverbial e as idéias são semelhantes em alguns ursos. Por exemplo, ela ordena a obediência dos filhos, a humildade, a justiça, o cuidado junto à mesa de um nobre, o ouvir mais que falar, etc. É óbvio que tais advertências pias são antigas e eram propriedade comum do Oriente. Paralelos entre tais obras e o livro de Provérbios nada provam quanto à origem do nosso livro. Observações semelhantes se aplicam a Instruction of Ani, e outras obras antigas do Egito. Poderíamos mencionar algumas obras da literatura da Mesopotâmia. O assim chamado Jó da Babilônia, intitulado Louvarei o Senhor da Sabedoria faz-nos lembrar de uma certa maneira o Jó bíblico quando conta a história de um homem muito doente que foi curado pelos deuses. Há também um Diálogo Sobre a Miséria Humana, às vezes chamado de Eclesiastes da Babilônia. A semelhança com a linguagem do Eclesiastes bíblico é bem menor, mas inclui alguns poucos provérbios. Diversas tabuinhas babilônicas do século oito ou anteriores incluem provérbios ou conselhos sobre a retribuição do mal com o bem, sobre o não falar precipitadamente, sobre o não intrometer-se nas brigas alheias, etc. Novamente, considerando que tais princípios de moralidade são muito generalizados, sua presença nessas tabuinhas nada prova sobre a origem do Livro dos Provérbios, exceto que ele deveria naturalmente ser considerado segundo o seu fundo de cena. Exatamente como Moisés poderia ter recorrido às leis de Hamurabi, e Davi usou algumas das formas da poesia de Canaã, assim Salomão e seus sucessores tinham abundância de material a que recorrer para fins ilustrativos. Em todos esses casos, contudo, o antigo material comum foi moldado pelo autor hebreu, que foi inspirado pelo Espírito de Deus a escrever Suas revelações para o Seu povo. (Todas essas obras podem ser convenientemente observadas na coleção editada por James B. Pritchard, Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament, 2ª ed.)..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Junho Dia 157  

Leituras: Marcos 14:1-11; 1 Coríntios 16:1-12; Salmo 127; Eclesiastes 3:16-22; 1 Reis 3-4.  

Versículo Especial“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Salmo 127:3).  

Pensamento Bíblico: Salomão Pede Sabedoria (1 Reis 3). Quando Salomão ascendeu ao trono, ele percebeu a enormidade da tarefa  de dirigir uma nação. Ele se voltou para Deus, não para procurar riqueza, poder ou longa vida, mas para pedir sabedoria. Deus atendeu ao seu pedido e acrescentou outras bênçãos. Aqueles que dirigem hoje em dia, quer guiando nações, igrejas ou famílias, precisam voltar-se para Deus para receber sabedoria.  

Ação: Volte-se para a palavra de Deus para encontrar sabedoria..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

5 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 7  Os autores das outras seções dos Provérbios (III, 22:17 – 24:22; IV, 24:2324; VI, 30:1 – 31:31) são completamente desconhecidos. Veja observações no Comentário. Não podemos, portanto, ser dogmáticos quanto às suas datas, exceto quanto a dizer que não há necessidade de colocarmos a edição final do livro depois do encerramento tradicional do período bíblico - cerca de 400 A.C.  As Coleções dentro dos Provérbios. Toy (op. cit., pp. vii, viii) e outros que concordam com ele, têm argumentado que o aparecimento da mesma linha ou verso em diversas partes do livro prova que diversos autores cooperaram na formação do mesmo. Toy faz uma lista de más de cinqüenta similaridades, embora algumas não sejam muito exatas. Inadvertidamente ele omite 15:13 e 17:22. A maior parte desses paralelos foram destacados na parte do Comentário deste exame. Toy não deu atenção suficiente para o fato óbvio de que, em muitos casos, a porção de um versículo fosse repetida com variações que também são significativas. Tais repetições não provam nada quando à autoria variada dos provérbios. Às vezes, a repetição também vem dentro de uma seção que Toy defende ser uma coleção uniforme, como 14-12 e 16: 25. Aqui Toy vê-se obrigado a sugerir a existência de sub-coleções. Mais ainda, há, uma repetição semelhante em uma obra egípcia considerada de autoria única (cons. Comentário sobre 22:28). Ao que parece, a alegação de Toy baseia-se em uma suposição ilusória. Está claro que, dentro do livro dos Provérbios, há muitas coleções distintas, conforme os títulos indicam; mas as evidências internas de tais paralelos são suficientes para invalidar a autoria de Salomão nas porções que lhe são atribuídas. Provérbios e outra Literatura da Sabedoria. Tal como a poesia antiga não se limitou aos hebreus, assim a forma literária dos Provérbios não é também unicamente hebréia. Não nos surpreenderíamos em descobrir que há coleções de provérbios do antigo Egito ou Mesopotâmia. Diversas dessas obras têm títulos, nus duas são especialmente importantes – Story of Ahikar e Wisdom of Amen-em-Opet que devem ser consideradas de categoria inferior em algum detalhes..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Junho Dia 156  

Leituras: Marcos 13:24-37; 1 Coríntios 15:50-58; Salmo 126; Eclesiastes 3:9-15; 1 Reis 2.  

Versículo Especial“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).  

Pensamento BíblicoVitória em Jesus (1 Coríntios 15:50-58). Paulo conclui este grande discurso com a garantia da vitória e um desafio para ir avante. Ele promete ao justo a vitória sobre a morte e o Hades e, então, encerra com este desafio: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58).  

Jesus pavimentou o caminho para que possamos receber a recompensa.  

Ação: “Sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes . . .” .( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...