26 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 10 15. Deva fará renovar-se o que se passou. Literalmente, Deus busca aquilo que é perseguido. A idéia é que Deus ordenou o ciclo contínuo  dos acontecimentos da vida, de modo que cada qual tem o seu tempo predeterminado. O quadro é de Deus continuamente perseguindo as coisas que já passaram a fim de capturá-las, causando a repetição destas. B. Pela Falta da Imortalidade. 3:16-22. O fracasso da justiça na vida deveria ser retificado em alguma vida futura, mas não é; pois na morte todos os homens retornam ao pó, exatamente como os animais. 16. No lugar do juízo. Nos tribunais, onde se espera que haja a devida administração de justiça, há, entretanto, maldade e maldade ainda. 17. Deus julgará o justo. O autor sugere uma solução para o problema – Deus um dia irá acertar os erros cometidos, pois há tempo que ele estipulou para todas as coisas. 18. Para que Deus os prove. Aqui o autor se contradiz, oferecendo outra solução para a dificuldade. Deus está apenas demonstrando aos homens que, apesar de sua inteligência, eles não diferem dos animais quanto ao valor. A palavra prove é geralmente traduzida para "teste" ou "experimente"; isto é, os homens estão sujeitos à disciplina da vida para que vejam que são em si mesmos como os animais. 21. Quem sabe que o fôlego de vida dos filhos dos homem se dirige para cima. A E.R.A. implica em uma crença da parte do autor em algum tipo de imortalidade. Mas o texto ficaria talvez melhor traduzido, como na RSV: quem sabe se o fôlego da vida dos filhos dos homens se dirige para cima. O autor proclamou no versículo anterior que não há uma vida posterior onde a injustiça possa ser retificada. Aqui ele acrescenta que mesmo se houvesse, ninguém tem prova disso; portanto a coisa melhor a fazer para o homem é alegrar-se ... nas suas obras (3:22) enquanto pode. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Agosto Dia 238  

Leituras: Lucas 17:11-19; 1 Tessalonicenses 4:1-8; Salmo 50; Provérbios 12:23-28; Jeremias 11-12.  

Versículo Especial:  O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23).  

Pensamento BíblicoAdore o Senhor com Gratidão (Lucas 17:11-19). Esta história da cura de dez leprosos deveria dar a todos os cristãos uma oportunidade para se examinarem. Jesus limpou-nos de uma coisa muito mais mortífera do que a lepra. Somos em nossas vidas como os nove, que se foram e não voltaram? Nossa gratidão pela salvação do pecado tem que nos motivar a glorificar a Deus, em adoração contínua.  

Ação: Adore o Deus que nos limpa do pecado. Mostre sua gratidão pela maneira como você aproveita o dia de hoje. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

25 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 9  III. O Tema Demonstrado (II). 3:1 – 4:16. Eclesiastes 3 A. Pelas Leis de Deus. 3:1-15. Tudo o que faz parte da vida, inclusive a atividade humana, faz parte de um ciclo determinado. Embora o homem anseie por algo mais, nada pode fazer a respeito disso. Deve se contentar com o pouco de felicidade que tem enquanto se ocupa desta roda infinita de acontecimentos. 1. Tudo. Literalmente, para tudo, isto é, o conjunto das coisas. Tudo na natureza e na vida humana está sob um esquema estabelecido. Há um tempo (um período determinado) e um tempo (um acontecimento  predeterminado) para tudo o que acontece sob o sol. Os incidentes aparentemente ocasionais, todos fazem parte de um imenso plano. 3. Tempo de matar. A matança que acontece na guerra, na autodefesa, no juízo, nunca é acidental. Isto encontra eco na linguagem moderna dentro da expressão "chegou a hora dele partir". 5. Tempo de espalhar pedras. À luz do restante do versículo, a interpretação judia parece a melhor, isto é, uma metáfora que se aplica ao ato do casamento. 7. Tempo de rasgar. Isto é uma referência à prática de se rasgar roupas em sinal de aflição (veja Gênesis. 37:29; Jó 1:20). O tempo de coser é quando a tristeza já foi aquietada. Isto então seria um paralelo da parte final do versículo e daria a idéia de que o tempo de estar calado referese a um período de profundas emoções (cons. Levitico. 10:3). 11. Tudo. . . formoso. Embora a palavra formoso seja geralmente usada no V.T. com o sentido de beleza física, parece que esta é uma alusão a um conceito igual ao de Gênesis. 1:31 referindo-se à "propriedade" de toda a criação. Tudo (lit. o todo) é exatamente como Deus quer que seja. A frase pôs a eternidade no coração tem uma variedade de interpretações. A tradução da E.R.C., o mundo, é um tanto desarmoniosa dentro do contexto e opõe-se ao uso da palavra em outras passagens. Os versículos precedentes parecem exigir que a palavra seja traduzida em seu sentido normal de "eternidade". O autor está sugerindo o contraste entre o tempo (ocorrências individuais) e a eternidade (continuidade sem limites discerníveis). Deus ordenou todos os acontecimentos da vida de acordo com a Sua vontade. Ele também deu a mente aos homens que percebem, além das ocorrências diárias, a extensão total da vida. Contudo a mente humana foi limitada, para que não possa descobrir as obras que Deus fez; ela jamais consegue resolver os aparentes paradoxos da vida. Deus deu ao homem o poder de raciocinar, mas não lhe deu o suficiente para desenredar todos os mistérios.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 25 de Agosto Dia 237  

Leituras: Lucas 17:1-10; 1 Tessalonicenses 3; Salmo 49; Provérbios 12:17-22; Jeremias 9-10.  

Versículo Especial“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23).  

Pensamento BíblicoO Homem não Pode Dirigir Seus Próprios Passos (Jeremias 10:23-24). A resposta da Bíblia para as filosofias humanas é clara: não dão certo! Quando as pessoas procuram explicar sua existência e propósito sem Deus, elas terminam com incontáveis perguntas e nenhuma resposta satisfatória. Em vez de nos voltarmos para filosofias pomposas, precisamos voltar-nos para Deus, para dizer: “Castiga-me, ó Senhor, mas em justa medida.”  

Ação: Encontre seu propósito de vida na palavra de Deus. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

24 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 8   D. Pelo Destino de Todos os Homens. 2:12-17. O autor fez uma comparação entre a sabedoria e a loucura e admitiu que a sabedoria tenha certa utilidade pelo fato de evitar que se sofra desnecessariamente. Aras o lucro só. é temporário, pois tanto o sábio como o tolo morrem e são esquecidos. 14. Os olhos do sábio estão na sua cabeça. O sábio tem condições de ver o que está a sua frente e então escolhe o caminho que lhe dá maior prazer; enquanto o néscio precisa tatear a procura do seu caminho, descobrindo o prazer por acaso. Alas a vantagem não é duradoura porque o mesmo lhes sucede a ambos. E. Pelo Trabalho Humano. Ele tinha desgosto não somente com a vida, mas também com o labor humano. Algum dia ele terá de deixar o esforço do seu trabalho diligente nas mãos de alguém que talvez será descuidadoso ou com alguém que não havia feito nada para merecê-lo. 20. Então me empenhei. Ficaria melhor, então me virei. O verbo se usa com referência à atitude física de voltar o corpo. Fala aqui de um viajante que se volta para contemplar a estrada que palmilhou. O verbo que se encontra nos versículos 11 e 12, é diferente; fala de uma volta mental. O que ele viu quando se voltou levou-o a "desesperar-se de todo trabalho" feito, pois sentiu que a estrada palmilhada não valera o esforço e o desconforto que existiu. 21. A quem por ele não se esforçou. Não apenas acontece do herdeiro ser um tolo, mas há ainda a possibilidade desesperadora da riqueza pela qual se trabalhou com tanto cuidado cair nas mãos de alguém que, não tendo nunca trabalhado por ela, não. A preze condignamente e a desperdice. F. Conclusão: Desfrute a Vida Enquanto Pode. 2: 24-26. Embora os prazeres da vida sejam temporários, e não satisfaçam completamente, pelo menos são reais. Portanto, o melhor que um homem pode fazer sob as circunstâncias é desfrutar do fruto do seu trabalho enquanto pode. 24. Da mão de Deus. A vontade de Deus é que o homem obtenha o seu prazer comendo, bebendo e trabalhando. Uma vez que o autor acha que dentro da providência divina isto é o máximo que o homem pode desfrutar, recomenda que cada um viva a vida que Deus lhe dá. 25. A AV implica na idéia: "Quem pode experimentá-lo melhor do que eu?" Mas talvez a melhor maneira de ler o versículo, à luz do contexto, é na versão grega, separado deste (isto é, de Deus). 26. Ao homem que lhe agrada. O autor não está fazendo um julgamento moral aqui, pois a palavra agrada significa simplesmente "resolve favorecer", enquanto o pecador é aquele com o qual Deus se aborrece. Ele está apresentando outro motivo para a sua filosofia de vida; não há nenhuma consistência discernível para a conduta divina. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 24 de Agosto Dia 236  

Leituras: Lucas 16:19-31; 1 Tessalonicenses 2:13-20; Salmo 48; Provérbios 12:12-16; Jeremias 7-8.  

Versículo Especial“Que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte” (Salmo 48:14).  

Pensamento BíblicoSe Eles Não Ouvem . . . (Lucas 16:19-31). A história do homem rico e Lázaro demonstra as conseqüências de nossas escolhas na vida. A troca final de palavras entre o homem condenado (rico?) e Abraão também nos recorda o poder e suficiência da palavra de Deus. Abraão diz que não adianta mandar um mensageiro do túmulo para contar os fatos sobre a eternidade. A palavra revelada de Deus, ele insiste, é suficiente.  

Ação: Ouça a palavra de Deus enquanto é tempo!  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

23 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 7   15. Aquilo que é torto. A investigação do escritor forçou-o a perceber que a vida está cheia de paradoxos e de anomalias que não podem ser solucionados; e, por outro lado, está vazia daquilo que lhe poderia dar significado e valor. 17. A conhecer a sabedoria. Ela procurou determinar o padrão daquilo que era sabedoria e daquilo que era loucura, não simplesmente descobrir os dois lados da questão. 18. Aumenta tristeza. Além da busca do significado da vida comprovar-se frustrante e o seu alvo inatingível, também produz sofrimento mental e espiritual. Parece não haver um padrão de vida consistente sobre o qual se possa basear a conduta. Eclesiastes 2 C. Pelo Prazer. 2:1-11. Tendo falhado suas faculdades intelectuais, o autor voltou-se para o prazer como possível fonte de completa satisfação. Ele se abasteceu de vinho, mulheres e música, com coisas luxuosas, edifícios e jardins. E embora essas coisas lhe proporcionassem prazeres momentâneos, também não lhe concederam satisfação duradoura, pois ele sempre estava procurando algo novo para fazer. 3. Regendo-me... pela sabedoria. A idéia não é que ele andava a procura de mais sabedoria. O autor não se apegou cegamente aos prazeres da vida, mas antes conduziu-se na busca da satisfação com esmero e cuidado. 8. Tesouros de reis. Provavelmente os impostos e os objetos de arte obtidos junto aos povos e nações súditas. A frase tesouros peculiares (sequlla) significa basicamente "propriedade", mas geralmente se usa com referência à propriedades de valor. Assim Israel foi chamada de "povo peculiar" de Deus (Êxodo. 19:5), um povo a quem Deus especificamente escolheu e valorizou. 10. Isso era a recompensa de todas elas (as fadigas). Havia um certo ganho na vida sensual, pois o seu coração "se alegrou" com toda a sua luta. Isto constitui a sua recompensa, o proveito que tirou de sua saciedade. Más o lucro foi efêmero, durando enquanto durou o prazer. 11.Considerei. Literalmente, então me voltei (para considerar). O autor interrompeu sua indulgência sensual para avaliar os resultados. E concluiu que embora uma certa quantidade de bens possa ser obtida do prazer, ele não proporciona lucro permanente; é aborrecimento do espírito.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 23 de Agosto Dia 235  

Leituras: Lucas 16:14-18; 1 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 47; Provérbios 12:7-11; Jeremias 5-6.  

Versículo Especial“Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico” (Salmo 47:7).  

Pensamento Bíblico“Porém, que Fareis Quando estas Cousas Chegarem ao Seu Fim?” (Jeremias 5:30-31). Muitas pessoas fazem escolhas espirituais na base dos benefícios imediatos para eles mesmos ou para a sociedade. Há, freqüentemente, pouco pensamento com a eternidade. Jeremias oferece a análise de Deus: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas chegarem ao seu fim?”  

Ação: Viva hoje preparando-se para “o fim”. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

22 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 5 4. Geração vai. Aqui o hebraico usa particípios – uma geração está sempre saindo do cenário e outra está sempre entrando. O homem nasce somente para ser erguido pela maré, e então sai de cena. Mas em contraste, a terra permanece para sempre, novamente um particípio que expressa continuidade. O homem, que foi feito da terra, tem vida curta e morre, mas o material do qual foi formado continua permanente. Esta cansativa repetição também se observa no "sol" (1:5), no "vento" (1:6) e nos "rios" (1:7). 8. Todas as coisas são canseiras. A frase são canseiras fica mais bem traduzida assim do que são trabalhosas, referindo-se ao fato de que todas as coisas da vida são monótonas e fúteis, que onde quer que se olhe, encontra-se a mesma roda cansativa e infinita de atividades. Ninguém as pode exprimir. É impossível pôr em palavras a futilidade de tudo. Na realidade nunca produz verdadeira satisfação aos olhos ou ouvidos do homem. 11. Não há lembrança das coisas que precederam. É a razão do "nada novo" do versículo 10 e provavelmente ficada melhor traduzido para homens que precederam. O homem não só é perseguido por sua incapacidade de realizar qualquer coisa digna de valor, mas também pela percepção de que até mesmo a lembrança dos seus esforços será logo esquecida. Eis a resposta completa à pergunta do versículo 3: "Que proveito tem o homem? " Ele nada ganha, nem mesmo a lembrança de sua luta. O mundo da natureza é fútil; a atividade humana também é fútil. B. Pelo Conhecimento. 1:12-18. O autor buscava o conhecimento mais do que qualquer outra pessoa, mas não encontrou satisfação duradoura, pois o 'mundo continuava cheio de problemas que não podiam ser resolvidos. 14. Correr atrás do vento é uma tradução melhor do que aborrecimento do espírito, constituindo uma referência à atividade humana fútil e sem alvo, pois ninguém pode realmente tomar posse da satisfação.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 22 de Agosto Dia 234  

Leituras: Lucas 16:1-13; 1 Tessalonicenses 1; Salmo 46; Provérbios 12:1-6; Jeremias 3-4.  

Versículo Especial“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46:1).  

Pensamento Bíblico: Sendo Fiel no Que é Pouco (Lucas 16:1-13). A parábola do administrador infiel mostra um homem usando os recursos ao seu alcance para se preparar para o futuro. Ela não aprova a desonestidade, mas nos lembra que nós seremos tirados da nossa função, isto é, da posse dos bens materiais. E a lição? Use as “pequenas” coisas, tais como o dinheiro, para servir àquele que proporcionará um lar eterno para os fiéis.  

Ação: Use sua riqueza terrestre para glorificar seu verdadeiro proprietário: Deus.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

21 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 4   B. O Tema. 1:2, 3 1:2, 3. Toda a existência humana, quando vivida longe de Deus, é frustrante e insatisfatória. Todos os prazeres e coisas materiais da vida, quando buscadas por causa delas mesmas, nada produzem a não ser a infelicidade e um senso de futilidade. 2. Vaidade de vaidades! A palavra vaidade significa basicamente "alento" (veja Isaias. 57:13) ou "vapor" (veja Provérbios. 21:6), como o do hálito condensado que se respira em um dia frio. Aqui parece implicar em ambos: 1) aquilo que é transitório e 2) aquilo que é fútil. Enfatiza a rapidez com a qual as coisas desaparecem e o pouco que oferecem enquanto de posse delas (cons. Tiago. 4:14). Este conceito recebeu ênfase maior pelo uso repetido do superlativo, vaidade de vaidades. A frase, tudo é vaidade, é literalmente, o tudo é vaidade, isto é, a coisa toda, a totalidade da existência é vã. Isto, entretanto, precisa ser compreendido, não com referência ao universo, mas a todas as atividades da vida terrena, as coisas "sob o sol" do versículo 3. O contexto posterior indica isto com bastante clareza. O autor não é um rematado pessimista; ele está simplesmente sendo pessimista em relação à existência humana que produz satisfação longe de Deus. 3. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho. Da raiz, "restar", a palavra proveito transmite aqui mais a idéia de "vantagem" do que de "lucro" (cons. 7:11). Se uma pessoa encara a vida simplesmente em termos de valores terrenos, não há nenhuma vantagem discernível para lutar e labutar. O autor prossegue então para provar sua tese por meio de um exame dos vários setores da atividade humana. II. O Tema Demonstrado (I). 1:4 – 2:26. A. Pela Vida Humana em Geral. 1:4-11. A vida é uma repetição infinita e sem significado. O trabalho humano nada alcança de permanente; só a terra permanece para sempre. O curso da atividade humana é tão monótono e sem alvo quanto aos processos da natureza. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de Agosto Dia 233  

Leituras: Lucas 15:20-32; Colossenses 4:10-18; Salmo 45; Provérbios 11:27-31; Jeremias 1-2.  

Versículo EspecialO fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios 11:30).  

Pensamento BíblicoUm Irmão Ciumento (Lucas 15:20-32). Depois de dispor seu assunto em três parábolas, Jesus agora começa a trabalhar em terreno novo, corrigindo os fariseus que se consideravam justos (veja 15:2). O perdido pode voltar. O Pai e seus servos se alegram quando ele volta. Este irmão mais velho reflete a atitude dos fariseus (e talvez de alguns cristãos?) que se sentiram postos de lado, quando os pecadores vieram a Deus. O ciúme é mortífero!  

Ação: Você conhece pessoas que precisam ser conduzidas de volta ao Senhor. Tente salvar uma hoje!  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

20 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 3   ESBOÇO I. Introdução. 1:1-3. A. O título. 1:1. B. O tema. 1:2, 3. II. O tema demonstrado (I). 1:4 – 2:26. A. Pela vida humana em geral. 1:4-11. B. Pelo conhecimento. 1:12-18. C. Pelo prazer. 2:1-11. D. Pelo destino de todos os homens. 2: 12-17. E. Pelo trabalho humano. 2:18-23. F. Conclusão: Desfrute da vida enquanto pode. 2:24 -26. III. O tema demonstrado (II). 3:1 – 4:16. A. Pelas leis de Deus. 3:1-15. B. Pela falta de imortalidade. 3:16-22. C. Pela opressão do mal. 4:1-3. D. Pelo trabalho. 4:4-6. E. Pela miserável acumulação de riquezas. 4:7-12. F. Pela natureza transitória da popularidade. 4:13-16. IV. Palavras de Conselho (A). 5:1-7. V. O tema demonstrado (III). 5:8 – 6:12. A. Pelas riquezas que se podem desfrutar. 5:8-20. B. Pelas riquezas que não podem ser desfrutadas. 6:1-9. C. Pela fixidez do destino. 6:10-12. VI. Palavras de conselho (B). 7:1 – 8:9. A. A honra é melhor que o luxo. 7:1. B. A sobriedade é melhor que a frivolidade. 7: 2-7. C. A precaução é melhor que a precipitação. 7: 8-10. D. A sabedoria com as riquezas é melhor que a sabedoria sozinha. 7:11, 12.E. A resignação é melhor que a indignação. 7:13, 14. F. A moderação é melhor que a intemperança. 7: 15-22. G. Os homens são melhores que as mulheres. 7:23-29. H. Às vezes é melhor concordar que ter ramo. 8:1-9. VII. O tema demonstrado (IV). 8:10 - 9:16. A. Pela incongruência da vida. 8:10-14. B. Conclusão: Desfrute da vida enquanto pode. 8:15 – 9:16. VIII. Palavras de conselho (C). 9:17 - 12: 8. A. Algumas lições sobre sabedoria e loucura. 9:17 - 10:15. B. Algumas lições sobre o governo dos reis. 10:16-20. C. Algumas lições sobre o excesso de cautela. 11:1-8. D. Algumas lições sobre como desfrutar a vida. 11:9 – 12:8. IX. Epílogo. 12: 9-14. A. O alvo do pregador. 12: 9, 10. B. Um elogio aos seus ensinamentos. 12:11, 12. C. A conclusão do assunto. 12:13, 14. COMENTÁRIO Eclesiastes 1 I. Introdução. 1:1-3. A. O Título. 1:1 1:1. Salomão, embora não esteja identificado pelo nome, torna-se o porta-voz literário das observações e convicções do autor. Ele é o rei de Jerusalém que, por causa de sua riqueza, sabedoria e preocupações terrenas, tem ampla oportunidade para experimentar a vida na sua totalidade. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Agosto Dia 232  

Leituras: Lucas 15:11-19; Colossenses 4:1-9; Salmo 44; Provérbios 11:22-26; Isaías 64-66.  

Versículo Especial“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses 4:2).  

Pensamento Bíblico: O Filho Perdido (Lucas 15:11-19). Esta é a terceira de uma série de parábolas sobre os perdidos. Três pessoas principais são apresentadas: um pai e dois filhos. Estes versículos chamam a atenção para os maus caminhos do filho mais novo (o pródigo). Pródigo significa gastador, e essa palavra descreve este jovem, quando ele esbanjava os recursos que seu pai havia doado a ele.  

A comparação com este filho é clara. Ele é qualquer pessoa que gasta sua vida e os recursos que Deus lhe deu. O dinheiro se acaba, a vida é jogada fora e não há satisfação duradoura na libertinagem e no pecado.  

Este filho caiu em si e resolveu voltar a seu pai. Quando desgarramos de Deus, precisamos ter a mesma determinação para voltar com humildade.  

Ação: Você está separado de Deus pelo pecado? Volte hoje mesmo!. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

19 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. O livro de Eclesiastes conservou o nome que tem na versão grega, isto é, ekklesiastes, "assembléia". A palavra hebraica, qohelet, "aquele que se reúne em assembléia". Considera-se que isto significa: 1) "aquele que coleciona" ditos sábios (cons. 12:9, 10), ou 2) "aquele que se dirige a uma assembléia", isto é, um pregador ou orador, implicando na idéia de que alguém reúne um grupo em assembléia com o propósito de lhe falar. Aceita-se de maneira geral que constitui um título técnico para indicar um ofício. Data e Autoria. Até o século dezenove cria-se de modo geral que Salomão escrevera o livro em sua totalidade. Atualmente grande parte dos mestres concordam que Salomão não foi o autor, mas antes que a obra é o produto de época pós-exílica. Contudo, costumam aceitar geralmente que a figura central do livro é Salomão e que o autor desconhecido o usou como artifício literário para transmitir sua mensagem. Ele não tinha a intenção de enganar seus leitores originais, e sem dúvida ninguém foi realmente enganado. A falta de certeza quanto à autoria não destrói a canonicidade do livro. Propósito. O principal alvo do autor é mostrar, a partir da experiência pessoal, que todos os alvos e bênçãos terrenos, quando buscados como fins em si mesmos, levam à insatisfação e ao vazio. O bem mais alto da vida jaz na reverência e obediência a Deus, e no  desfrutar da vida enquanto for possível. Assim, o autor foi um homem de fé; só foi cético quanto à sabedoria e diligências humanas. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 19 de Agosto Dia 231  

Leituras: Lucas 15:1-10; Colossenses 3:18-25; Salmo 43; Provérbios 11:16-21; Isaías 62-63.  

Versículo Especial“Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).  

Pensamento Bíblico: Encontrando os Perdidos (Lucas 15:1-10). Estes versículos contêm as primeiras duas de três parábolas sobre os perdidos. Estas duas (a ovelha perdida e a moeda perdida) ressaltam as comemorações do céu quando o perdido é achado e recuperado. A atitude de Deus é diretamente oposta à atitude dos fariseus (v. 2). Eles desprezavam os pecadores. Deus os ama e quer tê-los de volta. Qual atitude mostramos com nossas ações?  

Ação: Procure os perdidos.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

18 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 78  2. Que te direi meu filho? Três vezes a palavra "filho" foi usada na forma aramaica bar, como no Salmos. 2:12. 3. Os reis. Novamente, uma forma aramaica. 4. Não é próprio dos reis. A escolha do negativo é peculiar, como em 12:28. A LXX segue um texto diferente, mas o hebraico parece o preferível. Delitzsch sugere esta tradução: "Que não seja. " É a tradução mais difícil e, conforme geralmente se aceita, a mais difícil é a preferida. 6. Dai bebida forte. Conforme mencionamos em 23:31, isto não constitui Uma permissão para ingerir bebida alcoólica com moderação, como Fritsch sugere, nem um conselho cínico (Oesterley). Talvez recomende o álcool como remédio (Toy). Delitzsch menciona o vinho oferecido nas execuções pelas mulheres nobres de Jerusalém, com base neste versículo (cons. Marcos. 15:23). Mais provável, contudo, é que o versículo seja um comparativo negativo (cons. 8:10). Apesar dos outros, você não deve tomá-lo. Vinho, mulheres e música constituem o velho trio aviltante. Um rei tem uma responsabilidade mais elevada, conforme vemos nos versículos 8 e 9. C. Poema Alfabético Sobre a Mulher Virtuosa. 31:10-31. O alfabeto nesta obra está completo, como em Lamentações 1 e Salmo 119. (Lamentações 2, 3 e 4 têm as letras Ayin e Pe invertidas. Alguns dos salmos alfabéticos têm irregularidades menores.) Considerando que foi descoberto um alfabeto ugarítico datado do século quinze, obras alfabéticas já não precisam mais ser consideradas como mais recentes. 10. Mulher virtuosa. Literalmente, uma esposa nobre. A mesma frase como em 12:4. Fritsch faz observações sobre o elevado status da mulher apresentado em 12:4; 18:22; 19:14 e outras passagens. 15. Mantimento à sua alma. As palavras hebraicas para alimento e porção são fora do comum, mas foram usadas de maneira muito semelhante em 30:8. 16. Examina uma propriedade. Oesterley observa que isto é um exagero, uma vez que "essas coisas estavam inteiramente fora da esfera de atividades de uma mulher". Poderemos realmente ser assim dogmáticos? Não temos a tendência de julgar o Israel antigo segundo os moldes dos árabes modernos? 18. Lâmpada. O candeeiro dos tempos antigos. Será que isto se refere a um costume de manter as lâmpadas acesas a noite inteira? O significado é que ela tem abundância de azeite. Contraste com Mateus. 25:8. 19. Fuso... Roca. A palavra para "fuso" só foi usada aqui. "Roca" em um outro lugar parece significar "cajado". A mulher hebréia não tinha roda de fiar, mas girava uns pesos com a forma de rosquinhas sobre varetas, para formar fios. Isto constituía seu fuso. Atualmente a palavra foi encontrada no ugarita referindo-se a um instrumento feminino, mas o contexto acrescenta poucos detalhes (Story, op. cit., pág. 329). 21. Escarlate. A LXX diz dupla, usando vogais diferentes. Isto se encaixaria bem por causa da menção do frio, mas a mudança não é necessária. A palavra significa roupa boa. 26. Sabedoria. Suas virtudes não se constituem de mera diligência. A sabedoria, a bondade e a nobreza também são suas características - o que não acontece com uma mulher. Indolente. Estas virtudes, típicas no Livro de Provérbios, são rematadas pelo fato dela "temer ao Senhor" (v. 30; cons. 1:7). O livro termina como começa, com aquela sabedoria que teme ao Senhor.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 18 de Agosto Dia 230  

Leituras: Lucas 14:25-35; Colossenses 3:12-17; Salmo 42; Provérbios 11:12-15; Isaías 60-61.

Versículo Especial“Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:14).  

Pensamento Bíblico: Características do Povo de Deus (Colossenses 3:12-17). Paulo faz uma lista de diversas qualidades daqueles que amam o Senhor. Leia-as todas, e preste atenção nestas: os cristãos perdoarão (v.13), amarão (v. 14), deixarão que a paz de Deus reine (v. 15) e farão tudo no nome do Senhor Jesus (v. 17). Estes versículos oferecem um claro e belo contraste com a pessoa ímpia, descrita no trecho anterior.  

Ação: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus . . .” (Colossenses 3:17).   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

17 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 76  23. A serva, quando se torna herdeira. Uma situação invertida como a de um servo que se toma rei. 25. As formigas. Veja comentários sobre 6:6-8.  26. Os arganazes. Não coelhos, que não vivem nas rochas, mais provavelmente texugos, animaizinhos peculiares, remotamente relacionados com os rinocerontes (ISBE, artigo, "lebre"). As lebres estão classificadas como impuras pela lei mosaica (Levitico. 11:5; Deuteronômio. 14:7), por que ruminam. Alguns objetam dizendo que as lebres não são ruminantes e só aparentam sê-lo. A descrição em Levítico, contudo, provavelmente não tem a intenção de ser uma descrição científica de ruminantes, mas apenas uma classificação baseada sobre os hábitos ruminantes facilmente observáveis desses texugos das rochas. O hebraico talvez não signifique mais do que isso. 27. Os gafanhotos. Não a cigarra comum nem a cigarra de ciclo larvar de dezessete anos. 28. O geco [lagartixa, Trad. Brasileira]. As opiniões diferem quanto à tradução desta palavra, mas Delitzsch apresenta bons argumentos quanto ao significado de "lagarto" – um animalzinho que se pode pegar nas mãos e que invade os palácios dos reis. 31. O galo. O significado da palavra hebraica é incerto. A RSV diz o galo pomposo, mas os argumentos de Delitzsch para gato são razoáveis. A quem não se pode resistir. A palavra hebraica é desconhecida. A tradução da LXX, falando publicamente diante de sua nação, é a melhor de todas as traduções que temos. Provérbios 31 B. Palavras de Lemuel. 31:1-9. A LXX omite o nome de Lemuel em 1 e 4. O siríaco o traduz por Muel. 1. De Massá. Esta é a palavra para o oráculo profético. Mas pode ser o nome de um lugar (Lemuel, rei de Massá). É difícil explicar a ausência do artigo junto a "rei", mas não há artigos nesta seção, talvez por causa da influência aramaica. Parece mais fácil traduzir a primeira parte como um título: "As palavras do Rei Lemuel, uma profecia, palavras que lhe ensinou sua mãe".   (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 17 de Agosto Dia 229  

Leituras: Lucas 14:15-24; Colossenses 3:1-11; Salmo 41; Provérbios 11:7-11; Isaías 58-59.  

Versículo Especial“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Colossenses 3:1).  

Pensamento Bíblico: Tire o Velho; Revista o Novo (Colossenses 3:1-11). Tornar-se um cristão requer conversão. Paulo nos diz aqui, em palavras práticas, a natureza desta mudança. Temos que despir SmatarS as obras do pecado. Prostituição, ira, malícia, cobiça, linguagem obscena, e tudo o que é mau devem ser removidos. Temos que nos revestir de uma nova pessoa, uma cujo caráter espiritual está na imagem de Deus. Que mudança!  

Ação: “Pensai nas cousas lá do alto . . .” (Colossenses 3:2).   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

16 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 75  15. A sanguessuga. Este provérbio tem ocasionado muitos comentários por causa da obscuridade da idéia. Toy e Oesterley concluem que o texto foi corrompido. Delitzsch repete no meio do versículo 15 a referência à sepultura e ao ventre estéril do 16. A LXX designa três filhas à sanguessuga. Nosso problema está na insistência. Tudo o que o provérbio numeral exige é uma tela de fundo para estabelecer o clímax. O versículo 7 refere-se a duas coisas; cons. observações sobre o versículo 17. As duas filhas insaciáveis da  sanguessuga no versículo 15 apenas constituem o pano de fundo para o 3 e o 4 do 15 e do 16. O sábio sabia contar! 17. De quem zomba do pai. Um versículo, fora de lugar, dizem Oesterley e Fritsch. Conforme se nota acima, faz parte de uma seqüência regular - 2 mais 3, sim 4. Zombar do pai e desprezar a mãe constitui o pano de fundo para o três e o quatro dos versículos 18 -20. 19. O caminho do homem com uma donzela. Esta donzela é a famosa palavra ‘almâ, "donzela", usada em Is. 7:14; Gênesis. 24:43 (referindo-se à Rebeca); Êxodo. 2:8 (à Miriã); Salmos. 68:25; e Cantares 1:3; 6:8 (onde as "virgens" se distinguem das rainhas e concubinas). A palavra não se refere em nenhum lugar a uma mulher casada. Significa uma virgem e uma virgem jovem. A raiz significa "esconder". Provavelmente a palavra se refere a uma jovem que ainda está na casa de seu pai. Toy, Oesterley, Fritsch e Greenstone defendem que nosso versículo não se refere às maravilhas da corte, mas aos mistérios da procriação. Mas Delitzsch destaca que existem outras palavras – "macho e fêmea", ou "homem e mulher" – para exprimir este pensamento. Aqui as palavras são literalmente, homem forte e donzela. Delitzsch acha que o provérbio se refere ao pecado, à imoralidade oculta. Contudo, a "virgem" parece ficar em contraste com a adúltera do versículo 20. E o adultério, conforme repetidas vezes descrito nos Provérbios, jamais foi representado como sendo maravilhoso ou "além do entendimento". Parece que não há nenhuma boa razão para que um ponto de vista mais romântico seja mantido: Maravilhosa é a corte que termina finalmente nos mistérios do amor e da vida gerada. 21-31. Três grupos de provérbios sobre a autoridade e a realeza. A idéia dos dois primeiros não é nítida, fazendo cada um dos três uma referência ao rei. Talvez os dois primeiros realçando especialmente o último.   (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Agosto Dia 228  

Leituras: Lucas 14:7-14; Colossenses 2:11-23; Salmo 40; Provérbios 11:1-6; Isaías 56-57.  

Versículo Especial“As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Provérbios 11:4).  

Pensamento Bíblico“Mas o Peso Justo é o Seu Prazer” (Provérbios 11:1). O mundo dos negócios é duro e freqüentemente é muito competitivo. Alguns negociantes recorrem à fraude e ao engano, em busca do lucro. A atitude de Deus, quanto à desonestidade no comércio (ou em qualquer outra área), é clara. Honestidade não é só a melhor política; é a política correta.  

Ação: Seja honesto em todos os seus procedimentos, de modo que as pessoas possam confiar na sua palavra e conhecer seu Senhor. “Antes seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” (Tiago 5:12).   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

15 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 74  5. Toda palavra de Deus é pura. Este versículo foi citado ao pé da letra do Sl. 18:30, substituindo a forma aramaica de Deus em lugar de "Senhor". A idéia é que a resposta de sua busca se encontra na Palavra  de Deus. Cons. outras citações do V.T. em 1:16; 3:11; 20:24; 24:19; 25:18; 30:5. 6. Nada acrescentes. De Deuteronômio. 4:2. Oesterley e Fritsch estão certos em considerar isto uma referência às Escrituras. Oesterley, entretanto, insiste que não encontra apoio para a terceira divisão do V.T. não estar completa até o período cristão. Os pergaminhos do Mar Morto mostram que o cânon do V.T. estava completo no segundo século A.C. pelo menos. Veja exegese de 29:18. 7-33. Provérbios numerais (cons. Introdução, Proverbs and Other Wisdom Literature). Nesta seqüência de três coisas, sim, quatro, é provável que a quarta, que é o clímax, seja a enfatizado. O autor defende que nas Beatitudes também existe esta disposição com o uso do clímax nos dois grupos de quatro bênçãos: Mateus. 5:3-6; 7-10; veja também Lucas. 6:20-23; 24-26. Os ensinamentos de Jesus no método proverbial e climático enfatizam o quinto item. 8. Dá-me o pão que me for necessário. No hebraico está: que me é destinado. 10. Não calunies (Delitzsch). Este provérbio é o único desta seção que se encontra isolado, diz Oesterley. Toy pensa que está fora de lugar. Mas do mesmo modo, como em 6:14-19, o provérbio numeral começa com um pensamento que foi reiterado na declaração conclusiva. "Não calunies o servo", diz o versículo 10. O item que forma o clima mencionado no versículo 14 fala de alguém que tem "os dentes como facas".  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 15 de Agosto Dia 227  

Leituras: Lucas 14:1-6; Colossenses 2:1-10; Salmo 39; Provérbios 10:27-32; Isaías 54-55.  

Versículo Especial“Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade” (Colossenses 2:10).  

Pensamento Bíblico“Também, Nele, Estais Aperfeiçoados” (Colossenses 2:6-10). As filosofias humanas, freqüentemente, menosprezam Cristo e seu papel. Ele é considerado por alguns como um mito, por outros como um grande, mas falível mestre. Alguns o retratam como um homem repressor e mau que nos nega a satisfação verdadeira na vida. Paulo nos adverte sobre tais quadros errados de Jesus. Ele nos lembra da perfeição de Cristo e do nosso aperfeiçoamento nele. Significado real e realização na vida não serão achados nas filosofias humanas, mas em Jesus Cristo.  

Ação: Permita que o poder de Jesus renove sua vida.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

14 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 73  22. O iracundo. Palavras parecidas às de 15:18; 22:24. 24. Denuncia. Cons. Lv. 5:1, que exige confissão dos parceiros na culpa. 25, 26. Quem teme ao homem e aos governantes. Esse temor é sobrepujado pelo temor a Deus (cons. 18:10). VI. Apêndices Finais. 30:1- 31:31. Provérbios 30 A. Palavras de Agur. 30:1-33. A LXX divide estes últimos capítulos em quatro partes: 30:1-9 está localizado depois de 24:22; 30:10-33 e 31:1-9 se encontram depois de 24:34; 31:10-31 está no final do livro. A referência feita a Agur é difícil de entender. De Agur, Jaque, Itiel e Ucal (v. l), nada sabemos. Além disso, o tempo e a residência do autor também são obscuros. À vista das dificuldades apresentadas pelo texto, Toy e Oesterley acham que está desanimadoramente desvirtuado. Agur e os outros nomes próprios não aparecem na LXX, que começa assina: "Meu filho, respeite minhas palavras, aceite-as e arrependa-se. Assim diz o homem àqueles que crêem em Deus, e eu concluo". Nesta versão, as palavras hebraicas por vezes traduzidas para Itiel e Ucal são provavelmente substantivos comum ou verbos. O siríaco traduz o nome Ucal para prevalece e só traduz Itiel uma vez. As vogais de nosso atual texto hebraico foram inseridas posteriormente e aparentemente servem para confundir esta seção. As consoantes originais, entretanto, parecem que eram muito achegadas ao que está representado na LXX e na Siríaca, e em nosso hebraico moderno. 1. Não temos motivos para fazer este primeiro versículo ter esta aparência Palavra de Agur, filho de Jaque, o oráculo enunciado pelo homem. Os nomes Itiel e Ucal apresentam mais de um problema. A explicação menos costumeira sugerida foi a de Charles C. Torrey ("Proverbs Chapter 30", JBL, LXXIII, 1954, 93-96). Ele argumenta que estas palavras não são nomes mas uma frase aramaica. As letras conforme aparecem no original, com vogais ligeiramente diferentes, podem ser traduzidas para: "Eu não sou Deus". Formam então um contraste com o versículo 2: "Pois sou mais estúpido que um homem". A favor da sugestão de Torrey está o fato bem conhecido de que em 31:2 a palavra aramaica usada para "filho" foi usada três vezes. 4. Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho. O orador busca a resposta ao quebra-cabeças do universo em palavras que fazem lembrar o desafio divino feito a Jó, em 38:4-9. Ele busca a Deus. A pergunta sobre o filho de Deus é peculiar. Greenstone nega que a palavra se aplique a Israel, Moisés ou o Logos, mas não apresenta uma sugestão positiva que se refira ao mediador na criação, revelado finalmente como o Filho de Deus. Ele observa acertadamente: "Ele não teria se aventurado a fazer uma pergunta assim se não tivesse idéia de que Deus não é uma unidade que não tenha complexidade em Si mesmo".  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 14 de Agosto Dia 226  

Leituras: Lucas 13:22-35; Colossenses 1:19-29; Salmo 38; Provérbios 10:23-26; Isaías 52-53.  

Versículo Especial“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” (Isaías 53:6).   

Pensamento Bíblico: “Ele Foi Traspassado Pelas Nossas Transgressões” (Isaías 52:13-53:12). Numa das mais famosas profecias do Velho Testamento, Isaías descreve o sacrifício voluntário de Jesus Cristo. Embora Jesus foi rejeitado pelo seu próprio povo, ele pagou a pena pelos nossos crimes. Ele silenciosamente aceitou sua condenação, embora “nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.”  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício voluntário do Salvador sem pecado.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...