18 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 78  2. Que te direi meu filho? Três vezes a palavra "filho" foi usada na forma aramaica bar, como no Salmos. 2:12. 3. Os reis. Novamente, uma forma aramaica. 4. Não é próprio dos reis. A escolha do negativo é peculiar, como em 12:28. A LXX segue um texto diferente, mas o hebraico parece o preferível. Delitzsch sugere esta tradução: "Que não seja. " É a tradução mais difícil e, conforme geralmente se aceita, a mais difícil é a preferida. 6. Dai bebida forte. Conforme mencionamos em 23:31, isto não constitui Uma permissão para ingerir bebida alcoólica com moderação, como Fritsch sugere, nem um conselho cínico (Oesterley). Talvez recomende o álcool como remédio (Toy). Delitzsch menciona o vinho oferecido nas execuções pelas mulheres nobres de Jerusalém, com base neste versículo (cons. Marcos. 15:23). Mais provável, contudo, é que o versículo seja um comparativo negativo (cons. 8:10). Apesar dos outros, você não deve tomá-lo. Vinho, mulheres e música constituem o velho trio aviltante. Um rei tem uma responsabilidade mais elevada, conforme vemos nos versículos 8 e 9. C. Poema Alfabético Sobre a Mulher Virtuosa. 31:10-31. O alfabeto nesta obra está completo, como em Lamentações 1 e Salmo 119. (Lamentações 2, 3 e 4 têm as letras Ayin e Pe invertidas. Alguns dos salmos alfabéticos têm irregularidades menores.) Considerando que foi descoberto um alfabeto ugarítico datado do século quinze, obras alfabéticas já não precisam mais ser consideradas como mais recentes. 10. Mulher virtuosa. Literalmente, uma esposa nobre. A mesma frase como em 12:4. Fritsch faz observações sobre o elevado status da mulher apresentado em 12:4; 18:22; 19:14 e outras passagens. 15. Mantimento à sua alma. As palavras hebraicas para alimento e porção são fora do comum, mas foram usadas de maneira muito semelhante em 30:8. 16. Examina uma propriedade. Oesterley observa que isto é um exagero, uma vez que "essas coisas estavam inteiramente fora da esfera de atividades de uma mulher". Poderemos realmente ser assim dogmáticos? Não temos a tendência de julgar o Israel antigo segundo os moldes dos árabes modernos? 18. Lâmpada. O candeeiro dos tempos antigos. Será que isto se refere a um costume de manter as lâmpadas acesas a noite inteira? O significado é que ela tem abundância de azeite. Contraste com Mateus. 25:8. 19. Fuso... Roca. A palavra para "fuso" só foi usada aqui. "Roca" em um outro lugar parece significar "cajado". A mulher hebréia não tinha roda de fiar, mas girava uns pesos com a forma de rosquinhas sobre varetas, para formar fios. Isto constituía seu fuso. Atualmente a palavra foi encontrada no ugarita referindo-se a um instrumento feminino, mas o contexto acrescenta poucos detalhes (Story, op. cit., pág. 329). 21. Escarlate. A LXX diz dupla, usando vogais diferentes. Isto se encaixaria bem por causa da menção do frio, mas a mudança não é necessária. A palavra significa roupa boa. 26. Sabedoria. Suas virtudes não se constituem de mera diligência. A sabedoria, a bondade e a nobreza também são suas características - o que não acontece com uma mulher. Indolente. Estas virtudes, típicas no Livro de Provérbios, são rematadas pelo fato dela "temer ao Senhor" (v. 30; cons. 1:7). O livro termina como começa, com aquela sabedoria que teme ao Senhor.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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