1 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 88  13. Eis que bato as minhas palmas. Um gesto de desdém (cons. 21:14, 17). 16. Serás profanada em ti mesma. Antes, serei profanado através de ti. Leia-se de acordo com a LXX, wenihaltî bak, e não segundo o Ezequiel T.M., wenihalt beka. O castigo seria a dispersão entre as nações, através do qual o Senhor seria profanado. Cons. 20:9; 36:20. 17-22. O juízo de Israel na figura de uma fornalha ardente. Com referência a figura, veja-se também Isaias,1: 22, 25; 48: 10; Jeremias. 6:27-30 ; Zacarias. 13:9; Malaquias. 3:2, 3. Aqui Israel é a matéria prima, Jerusalém é a fornalha, Jeová funde o minério, e Israel é lançada fora como refugo! Observe a repetição de ideias através deste parágrafo. 18. A casa de Israel se tornou para mim em escória. Escória era símbolo de indignidade (cons. Salmos. 119:119; Provérbios. 25:4; 26:23). c) A Elite e o Povo, todos são Culpados de Fracasso em Repreender os Vícios Nacionais. 22:23-31. Começando com a camada de cima na escala social, Ezequiel acusa príncipes, sacerdotes, potentados, profetas e o povo por sua cumplicidade com o pecado. 24. Israel é uma terra que não tem chuva. LXX, não foi molhada pela chuva. Está enfrentando uma seca (cons. 34:26). No dia da indignação. O dia da destruição de Jerusalém (cons. v. 31; 21:31). 25. Seus profetas. Leia-se, seus príncipes; substituindo-se rabi, "profeta", do T.M., por nasî, "príncipe", da LXX. Eram membros da casa real (cons,v.6). Os profetas foram destacados no versículo 28. Cons. 19:1; 21:12; 45:8, 9 ; Sofonias. 3:3. 26. Seus sacerdotes. Os kohen. Cons. Sofonias. 3:4. 27. Seus príncipes; isto é, seus nobres e potentados, os sarîm, chefes ou líderes do povo. Cons. Jeremias. 26:10; 36:12; Sofonias. 3:3. 28. Seus profetas. Os nabî. Cons. 13:10, 11; 21:28; Sf. 3:4. 29. O povo da terra ('am ha'ares). O povo simples. Cons. 7:27; 12:19; II Reis 25:3, 19; Jeremias. 37:2. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Julho Dia 182  

Leituras: Lucas 4:1-13; 2 Coríntios 12:11-21; Salmo 1; Provérbios 1:1-7; Jó 1-2.  

Versículo Especial“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem” (Lucas 4:4).  

Pensamento BíblicoEnfrentando Aflições (Jó 1). Ensinamentos, a colher em Jó 1, incluem:

   Não se considere com direito às bênçãos; elas são dádivas de Deus.

   Boas pessoas sofrem nesta vida.

   Deus não pode ser considerado culpado.

   Satanás tem poder para afligir, porém não acima de nossa capacidade de suportar (veja 1 Coríntios 10:13).

   O sofrimento, às vezes, não tem explicação imediata.  

Ação: Enfrente suas aflições com fé em Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

30 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 87  Ezequiel 22 3) Os Pecados de Jerusalém Seriam Julgados na Fornalha Ardente. 22:1-31. Do ponto de vista homilético, este capítulo especifica as abominações das quais a nação era culpada (vs. 1-12), lamenta a ausência de qualquer voz que se levante contra esses pecados (vs. 23-31) e anuncia o fogo do juízo sobre a nação (vs. 13-22). a) Catálogo dos Crimes Profanadores de Jerusalém. 22:1-12. Quatro grupos principais de feitos abomináveis foram tratados neste primeiro oráculo. 1) Idolatria e irreligião. Negligência para com o Senhor (v. 12) é a raiz de todos os pecados (23:35). Ídolos (vs. 3, 4), desprezo das coisas santas e profanação do sábado (v. 8; cons. v. 26; 20:20, 21), e o comer dos sacrifícios feitos aos ídolos sobre os montes (v. 9; cons. 18:6) são denunciados. 2) Grande derramamento de sangue acontecia por toda a cidade (veja vs. 2-4, 6, 9, 12, 13, 27). 3) A imoralidade e o incesto eram comuns. Os homens cometiam perversidade (v. 9b ; cons. 16: 27; Levítico. 18:17), casando-se com suas madrastas (v. 10; cons. Levítico. 18: 7, 8; 20:11 e segs.). Eles humilhavam da mulher no prazo da sua menstruação (v.10b, cons. 18:6; Levítico. 18:9). Cometiam adultério com a mulher do seu próximo, incestos com a sua nora e com a sua irmã (v. 11; cons. Levítico. 18:20, 5, 9). 4) A desumanidade era praticada: desprezam o pai e a mãe, praticam extorsões contra o estrangeiro e são injustos para com o órfão e a viúva (v. 7; cons. Êxodo. 21:17; 22:21, 22). Homens caluniadores induziam ao derramamento de sangue (v. 9; cons. Levítico. 19:16). Homens aceitavam subornos, praticavam usura e extorsão (v. 12 ; cons. Êxodo. 23:8; 22:25; Levítico. 19:13). O povo não obedecia ao código de justiça exaltado em 18:5-9. b) O Juízo do Senhor Visitada a Nação Pecadora. 22:13-22. 13-16. A necessidade e certeza do juízo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de junho Dia 181  

Leituras: Lucas 3:23-28; 2 Coríntios 12:1-10; Salmo 150; Eclesiastes 12:9-14; 2 Reis 24-25. 

Versículo Especial“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13).  

Pensamento Bíblico: “De Tudo o que se Tem Ouvido, a Suma é . . .” (Eclesiastes 12:13-14). O autor deste livro agora tira conclusões de suas observações. Ele procurou um significado “debaixo do sol” e encontrou desigualdade e futilidade. Ele encerra ampliando sua discussão para incluir aquele que está acima do sol. O propósito total da existência do homem, ele conclui, é servir a Deus com respeito.  

Ação: Cumpra seu dever: glorifique a Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

29 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 86   22. Oráculo . . . sobre Jerusalém. Todos os métodos apontariam para Jerusalém como o alvo contra o qual os invasores deviam dar o seu grito de guerra e levantar os aríetes. . . terraplenos e baluartes. 23. Mas para os judeus que tinham feito juramentos solenes de fidelidade a Nabucodonosor para depois quebrá-los (17:16-18), os oráculos pareceriam falsos. 24. Visto que me fazeis lembrar da vossa iniqüidade. Por causa da vossa culpa (awôn), transgressões (pesha') e pecados (hatta't), sereis apreendidos; isto é, presos pelos oficiais inimigos. 25. O desonrado e perverso príncipe de Israel, Zedequias, alcançara o dia. . . do seu castigo final (I Samuel. 26:10). (Cons. Ezequiel. 21:29; 35:5). 26. O diadema (turbante, na RSV; misnepet, "diadema" ou "mitra" usado em outras passagens referente ao sumo sacerdote; veja Êxodo. 28:4; Levitico. 8:9) e a coroa ('atarâ; cons. Jeremias. 13:18; II Samuel. 12:30) da casa real seriam removidos. Todo o estado de coisas atual seria subvertido. 27. Ruína! Ruína! A ruínas a reduzirei. A repetição expressa o grau superlativo (cons. Isaias. 6:3; Jeremias. 22:29). A condição prevalecente seria subvertida, até que venha aquele a quem ela pertence de direito, a ele a darei. Esta é a primeira referência clara de Ezequiel ao Messias pessoal, que teria o direito de usar a coroa e seria um rei de verdade. Veja Gn. 49:10, onde Ezequiel evidentemente leu shellô, "de quem ele é" (equivalente a 'asher lô; cons. v. 27) em lugar de Shîloh. Sobre este uso de direito, veja Deuteronômio. 21:17; Jeremias. 32:7, 8. d) Oráculo Contra Amom. 21:28-32 (cons. 25:1-7; Amós 1:13- 15; Sofonias. 2:8-11; Jeremias. 49:1-6). Embora Nabucodonosor se desviasse de Amom para Jerusalém (vs. 19, 20), o destino de Amom seria pior que o de Jerusalém. 28. Fazendo insultos a Israel, eles desembainharam a espada para conquistá-la. 29. Adivinham mentiras. As falsas visões e mentiras dos adivinhos amonitas apressariam seus soldados a colocarem as espadas sobre o pescoço dos . . . perversos, príncipes e povo de Israel. 30. Torna a tua espada à sua bainha diz o Senhor, pois em tua própria terra, na terra do teu nascimento, eu te julgarei. 31. Eles seriam entregues nas mãos dos homens brutais (cons. Salmos. 94: 8), selvagens do deserto (Ezequiel. 25: 4, 10), “mestres de destruição”. 32. Amom se tornaria como pasto ao fogo, o sangue vital da nação seria derramado em sua própria terra. Em contraste com Israel, não haveria restauração futura para Amom. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 29 de junho Dia 180  

Leituras: Lucas 3:15-22; 2 Coríntios 11:22-33; Salmo 149; Eclesiastes 12:1-8; 2 Reis 22-23.  

Versículo Especial“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Eclesiastes 12:1).  

Pensamento Bíblico: “. . . O que é Mais Poderoso do que Eu”  (Lucas 3:15-18). Os homens têm pintado muitos quadros de Jesus, alguns em telas, outros com palavras. Alguns realçam seu sofrimento na cruz; outros, seu desamparo como uma criancinha recém-nascida. Poucos se detêm, como João Batista faz aqui, sobre seu poder. Ele descreve a grandeza e o poder de Jesus (veja Apocalipse 1, que descreve o tremendo poder de Jesus).  

Ação: Mostre respeito pelo formidável Cristo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

28 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 85  b) A Canção da Espada. 21:8-17. 9-11. A espada está afiada para a matança. 10. Deveríamos nos alegrar então? Estas palavras, até o final do versículo, estão deturpadas. A interpretação de Keil (Biblical Commentary on Ezekiel, in loco) retém o T.M.: "Deveríamos nos alegrar (dizendo): O cetro de meu filho despreza qualquer pau (isto é, os outros cetros)". Esta interpretação vê aqui uma referência a Gn. 49:9, 10; II Samuel. 7:14. Cons. o versículo 27. 12, 13. A agitação do profeta. 12. Dá, pois, pancadas na tua coxa. Num gesto de desespero (Jeremias. 31: 19). 13. Haverá uma prova. Este texto está deturpado. Das muitas reconstruções, a de Keil aproxima-se do T.M.: "Pois a prova está feita, e se o cetro que despreza os outros não vier?" Isto é, o que acontecerá se esse reino, Judá, ficar sem um rei? Cons. versículos 10, 27. 14, 15. A espada duplicada e triplicada em intensidade para a carnificina. O T.M. destes versículos é difícil, e todas as traduções recorrem a emendas conjecturas. Bate com as palmas. Um gesto de forte emoção (cons. v. 17; 22: 13). 16. Vira-te . . . para a direita . . . para a esquerda. Uma apóstrofe para a espada. 17. Também eu baterei as minhas palmas. O Senhor exulta sobre a vingança iminente. c) O Rei da Babilônia, o Manejador da Espada, Procede Contra Jerusalém. 21:18-27. 19. Propõe dois caminhos. O profeta tinha ordem de traçar sobre a areia, ou talvez sobre um tijolo ou ladrilho (cons. 4:1), duas linhas representando duas estradas que o rei da Babilônia e seu exército seguiriam. Essas estradas partiam da mesma terra, Babilônia, e seguiam a mesma rota centenas de quilômetros até o Vale Orontes, antes de se bifurcarem. Na entrada do caminho para a cidade. Talvez isto se refira a Ribla, no Líbano (ou Damasco), onde as duas estradas se separavam. Um ponteiro ou indicador (cons. I Samuel. 15:12; II Samuel. 18:18) devia ser levantado, indicando a direção. 20. Rabá dos filhos de Amom (cons. 25:5). No período greco[1]romano esta cidade chamava-se Filadélfia; hoje é conhecida por Amman. Fica situada na fonte de Jaboque, 40 quilômetros a nordeste do Mar Morto. Rabá de Amom ficava em uma estrada e Jerusalém na outra. Ambas eram culpadas de conspirar contra Babilônia (Jeremias. 27:1-3). 21. Na encruzilhada (lit., base) . . . dos dois caminhos, o rei da Babilônia usaria três tipos de oráculos. Ele sacudiria as flechas, uma para Jerusalém e outra para Amom, em uma aljava ou escudo; e a que tivesse o nome de Jerusalém seria tirada. Ele consultaria ídolos do lar, ou terafins, pequenas imagens domésticas com forma humana (cons. Gênesis. 31:19; I Samuel. 19:13, 16). Ele examinaria o fígado (como a sede da vida, cheio de sangue) buscando prognósticos, um costume entre os babilônios, gregos e romanos.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de junho Dia 179  

Leituras: Lucas 3:1-14; 2 Coríntios 11:12-21; Salmo 148; Eclesiastes 11:7-10; 2 Reis 20-21.  

Versículo Especial“Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu” (Salmo 148:13).  

Pensamento Bíblico: “Produzi, Pois, Frutos Dignos do Arrependimento” (Lucas 3:8-14). João desafiou a sinceridade de seus ouvintes chamando-os a demonstrar arrependimento, mudando suas vidas. Frutos do arrependimento têm que ser aparentes nas atitudes e na conduta no lar, na comunidade e no trabalho. Aqueles que hoje se chegam ao Senhor têm, do mesmo modo, que demonstrar mudança em suas vidas.  

Ação: Demonstre sua fé e arrependimento pela sua conduta.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 83  46. Volve o teu rosto para o Sul. Três palavras para Sul aparecem neste versículo – têman, darôm e negeb, significando respectivamente, "mão direita", "brilhante" ou "meio-dia" e "terra seca". Todas são designações de Israel, que fica ao Sul do caminho dos conquistadores que vinham da Babilônia (cons. 1:4). Observe a referência tripla a Israel em 21:2, 3. Derrama as tuas palavras contra, literalmente (cons. 21:2; Amós 7:16; Miqueias. 2:6, 11). 47. Eis que acenderei em ti um fogo. Esta é uma figura de destruição (cons. Isaias. 9:17; 10:17-19; Jeremias. 21:14; Zacarias. 11:1-3; Salmos. 83:14). Árvore verde . . . árvore seca. Cons. 21:3. Todos igualmente, justos e injustos, seriam envolvidos no julgamento da nação (cons. Lucas. 23:31). Todos os rostos. Dos espectadores, ou das árvores. 49. Parábolas. Ou enigmas. Com referência à palavra mashal, veja 18:2. O povo tomou nota do método de falar do profeta, mas não aceitou a mensagem. Ezequiel 21 21:1-7. O fogo da guerra e da espada dirigido contra Jerusalém e Israel. 2. Derrama as tuas palavras. Cons. 20:46. As palavras, Jerusalém . . . santuários (o Templo e seus recintos), e Israel correspondem aos três termos (sul) de 20:46. 3. A minha espada. Cons. 21:5; 30:24, 25; 32:10. Jeová lutará em benefício do Seu povo (Isaias. 5:13-15); derrotará os Seus inimigos (Deuteronômio. 32:41, 42; Isaias. 31:8; Jeremias. 50:35), e julgará os injustos (Jeremias. 25:31; Isaias. 66:16): A espada desembainhada contra Israel é a do Seu agente, Nabucodonosor (veja v. 19; 12:13; 17:20). Eliminarei . . . assim o justo como o perverso. As árvores "verdes" e "secas" de 20:47. Este exemplo de solidariedade não evita que o indivíduo justo tenha uma comunhão com Deus que transcenda a morte (cons. cap. 18). 6. Suspira. . . com quebrantamento dos teus lombos. Referência aos lombos, considerados como a sede da força (Jó 40:16; cons. Salmos. 66:11; 69:23; Isaias. 21:3; Na. 2:10). À vista deles. Uma parábola objetiva. 9. Os exilados na Babilônia ficariam igualmente entristecidos diante da notícia da queda de Jerusalém (cons. 33:21). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de junho Dia 178

 Leituras: Lucas 2:36-52; 2 Coríntios 11:1-11; Salmo 147; Eclesiastes 11:1-6; 2 Reis 18-19.

  Versículo Especial“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52).

 Pensamento Bíblico: A Oração que Deteve um Exército (2 Reis 18-19). Nestes dias em que os homens são tentados a pôr sua confiança na força militar, é bom relembrar a derrota do exército assírio fora de Jerusalém. 185.000 soldados assírios caíram em uma única noite por causa de uma oração. Releia 2 Reis 19:19-35 e note a oração e a ação. Temos que por nossa confiança no poder de Deus, não na força das armas e na vontade humana.

 Ação: Reserve um tempo hoje para orar por todas as pessoas que você conhece e por todos os chefes das nações de todo o mundo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 82  35. Deserto dos povos. Talvez não um deserto material, mas uma condição árida - dispersos entre as nações. 37. Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado. Uma referência figurada ao cajado do pastor, usado para contar as ovelhas (Levítico. 27:32; Jeremias. 33:13). E vos sujeitarei à disciplina (eu os contarei, segundo a LXX). 38. Separarei dentre vós os rebeldes. Os rebeldes não terão permissão de participar da futura restauração. 39. Cada um sirva os seus ídolos. Deus os abandonará para que prossigam pelo carrinho que escolheram até o seu fim inevitável. 40- 44. A idolatria será arrancada de Israel e o verdadeiro culto será estabelecido. 40. No monte alto de Israel (Miqueias. 4:1, 2; Isaias. 2:2, 3 ), toda a casa ( dos redimidos ) de Israel será aceita. 41. Como aroma suave diante do Senhor. Manifestarei entre vós a minha santidade (RSV). De modo que as nações reconhecerão o poder do Senhor e sua divindade única. Veja também 28:22, 25; 36:23; 38:16, 23; 39:27. 42. Eu sou o SENHOR. Israel conhecerá o Senhor como o Deus a ser honrado e servido quando Ele cumprir suas promessas antigas feitas aos pais, da restauração da terra. 43. Tereis nojo de vós mesmos. Pelos seus pecados do passado (6:9; 16:61 e segs.). Mas eles serão levados a se arrependerem por canoa da bondade de Deus (Romanos. 2: 4). 44. Eu sou o SENHOR. O povo verá que, através de todo o seu passado, o Senhor, por amor ao Seu nome, lidou com eles com misericórdia e não como mereciam (com. Isaias. 40:5). Os versículos 40-44 apontam para o capítulo 40 e seguintes. 2) Israel Será Punida pela Espada Vingadora de Deus. 20:45 – 21:32. O T.M. coloca este trecho no capítulo 21, enquanto a versão inglesa, seguindo a LXX, a Siríaca e a Vulgata, o coloca entre 20:45-49 e 21:1-32. Quatro oráculos se distinguem: a) Um fogo devorará a floresta do Sul (20:45-49), o fogo da guerra e da espada contra Jerusalém e Israel (21:1-7); b) a "canção da espada", apesar das obscuridades do texto, descreve pitorescamente a divina visitação pendente sobre Jerusalém (vs. 8-17); c) O rei da Babilônia, o manejador da espada, é orientado a atacar Jerusalém por meio da sorte na encruzilhada (vs,18-27); d) Amom, ameaçando Israel com a espada, ele mesmo será condenado (vs. 28-32). a) O Fogo Devorador da Guerra Contra Jerusalém e Israel. 20:45 – 21:7. 45-59. A figura de um fogo devorando as florestas do sul.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de junho Dia 177  

Leituras: Lucas 2:21-35; 2 Coríntios 10:12-18; Salmo 146; Eclesiastes 10:16-20; 2 Reis 17.  

Versículo Especial“Mas ao Senhor, vosso Deus, temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos” (2 Reis 17:39).

Pensamento Bíblico: “. . . Temiam o Senhor e ao Mesmo Tempo Serviam aos seus Próprios Deuses” (2 Reis 17:33). Pessoas que tinham se mudado para a área que fora ocupada pelo reino de Israel aceitavam a adoração de Jeová junto com seus deuses. Deus nunca aceitou os esforços dos homens para rebaixá-lo e colocar o Criador ao lado das criaturas. De fato, quanto Israel experimentou isso anteriormente, ele espalhou a nação. Hoje ele ainda espera nossa inteira lealdade.  

Ação: Sirva ao Deus do céu . . . somente! (Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 81  27-29. A rebelião de Israel contra Deus depois de entrar em Canaã. 28. O culto cananita sobre os lugares altos e sobre as árvores foi adotado por Israel. Foi condenado por Amós (4:4; 5:21); por Oséias (6:6; 8:11,13; 9:11; por Jeremias (2:20; 3:6). Aí ofereciam os seus sacrifícios. O termo hebraico zebah significa animais mortos e corridos nas festas, especialmente ofertas pacificas e ofertas de gratidão (Levítico. 3:1 e segs.; 7:12-25). Ofertas provocantes, ou irritantes (omitido pela Siríaca). O termo hebraico qorban, "oferta", refere-se a ambos, oblações sangrentas e sem sangue (Levítico. 1:2, 3, 10; 2:1, 5), tais como as primícias (Levítico. 2:12; 23:10, 17). Suaves aromas (rêah nihôah). Cheiro de carne, gordura ou alimento queimado sobre o altar, agradável ao Senhor (Gênesis. 8:21; Êxodo. 29:18; Levítico. 1:9). Libações (nesek). Libações de vinho que acompanhavam as ofertas de manjares e as ofertas pacificas (Levítico. 23:13; Números. 15:1-12). 29. Que alto é este, aonde vós ides? Esses sacrários com ídolos (v.28) não serviam para prestar culto ao Senhor. "Lugares altos", bamâ, é o objeto de um jogo de palavras irônico – bâ’, "ir", mais mâ, "o que". 30-32. A rebelião da geração de Ezequiel. 30, 31. Os contemporâneos de Ezequiel que, tal como seus pais, tinham se contaminado, não podiam receber um oráculo vindo do Senhor. (cons, v. 3). 32. Seremos como as nações. Uma interpretação defende que os exilados estavam planejando permitir que o ambiente pagão os assimilasse, mas não nos parece que tenham participado tais planos ao  profeta Ezequiel. Uma segunda opinião é que os exilados queriam a aprovação de Ezequiel para levantar um altar e um templo para o Senhor na Babilônia, (Cons. o templo judeu em Elefantina, no Egito). Mais provável é que o profeta, falando em nome de Jeová, estivesse condenando o sincretismo e as práticas idólatras de seus conterrâneos em Judá. c) O Zelo do Senhor pelo Seu Nome a fim de Fazer Israel Atravessar o Juízo Futuro até a Perspectiva de Esperança. 20:33-44. 33-39. Um segundo encontro no deserto (um contraste com os vs. 10-26) com o propósito de juízo. 33. Hei de reinar sobre vós. Fala o Vingador soberano do direito e da verdade. 34. Tirar-vos-ei dentre os pavor. Como povo diferente, para ser tratado como povo particular. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de junho Dia 176  

Leituras: Lucas 2:8-20; 2 Coríntios 10:1-11; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; 2 Reis 15-16.  

Versículo Especial“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne” (2 Coríntios 10:3).  

Pensamento Bíblico: Poderosas Armas de Guerra (2 Coríntios 10:1-6). Paulo tinha se envolvido de certo modo no conflito entre os irmãos de Corinto e, neste trecho, ele os confirma sobre o motivo e a firmeza de sua batalha contra o mal. Seu motivo era o amor (veja 2 Coríntios 11:11). Sua firmeza era o poder de Deus. Ele não se envolveria em batalhas carnais com armas carnais. Paulo usaria as armas que todo cristão deve empregar. Nossas batalhas são contra aquelas coisas que exaltam a si mesmas diante de Deus e nossa vitória é assegurada se nós continuarmos a batalha com as armas que Deus produziu (veja Efésios 6:10-20).  

Quando somos tentados a torcer as regras para usar táticas carnais para atingir fins justificáveis, temos que nos lembrar dos comentários de Paulo. Empunhemos as armas que Deus nos deu!  

Ação: Ganhe suas batalhas espirituais, usando as armas de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

24 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 80  9. O que fiz . . . foi por amor do meu nome. Este refrão também aparece nos versículos 14, 22. Cons. Jeremias. 14:7, 21; Isaias. 43:25; 48:9, 11. O nome representa o que Deus é e tem revelado ser. Se Ele não tivesse retirado o Seu povo do Egito, as nações poderiam acusá-Lo de fraqueza (Números. 14:13-16; Deuteronômio. 9:28). Seu nome é profanado quando os homens armazenam pensamentos a respeito Dele ou Lhe atribuem feitos inconsistentes com o Seu caráter santo e único (cons. v. 39; 36:20-22). O oposto de "profanar" é "santificar", que é reconhecer o Senhor como o único Deus verdadeiro em todos os setores da vida, e viver de modo condizente. 10-17. A rebelião de Israel no deserto. 11. Estatutos . . . juízos. Dando a Lei no Sinai (Êxodo. 19 e segs.). 12. Meus sábados. Como sinal de que o Senhor era o seu Deus e eles eram o Seu povo (v. 20; Êxodo. 31:13, 14; Isaias. 66:2, 4). Durante o Exílio a guarda do sábado se tornou um sinal distintivo dos judeus como povo do Senhor (veja vs. 12, 13, 16, 20, 21, 24). Eu sou o SENHOR que os santifica; isto é, eu os separei dos outros povos e os consagrei para ruim mesmo. Por causa do zelo pelo Seu nome (v. 14) e por causa da piedade pelos pecadores (v. 17), o Senhor poupou a segunda geração. 18-26. Rebelião da segunda geração contra Deus. 18. Seus filhos no deserto. Veja Deuteronômio. 1:39; Números. 14:31, 33. 21. Eles imitaram os pecados de seus pais (Números. 25:1, 2; Deuteronômio. 9:23, 24; 31:27 ). 23-26. Os pecados eram punidos de duas maneiras: com a ameaça da dispersão depois de entrarem em Canaã (vs. 23, 24); e castigando-os (vs. 25, 26). 23. Espalhá-los entre as nações. Tais ameaças podiam ser desviadas com o arrependimento (cons. Miqueias. 3:1-2; Jeremias. 26:16-19; 18; Jonas). 25. Também lhes dei estatutos que não eram bons. Aqui o Senhor não está falando da Lei, que era boa (vs. 13, 12). Mas o povo rebelde foi abandonado a uma lei diferente (v. 18), que produzia a morte e não a vida. "É parte do governo moral universal do mundo . . . que o efeito da desobediência e a negligência da graça leve o pecador a um pecado maior" (F. Gardiner em Commentary de Ellicott). Quanto à cegueira judicial com a qual Deus aflige aqueles que voluntariamente fecham seus olhos, veja Atos 7:42; Romanos. 1:24, 25; II Tessalonicenses. 2:11. 26. Deus permitiu que incorressem no crime de oferecer a fogo tudo o que abre a madre (primogênitos; cons, v. 31; 16:21; 23:37) a fim de que soubessem que eu sou o SENHOR. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de junho Dia 175  

Leituras: Lucas 2:1-7; 2 Coríntios 9; Salmo 144; Eclesiastes 10:1-7; 2 Reis 13-14.

Versículo Especial“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:8).  

Pensamento BíblicoAbundância Dada por Deus (2 Coríntios 9). Quando ele insiste com os santos coríntios para que cumpram o compromisso na sua obra de ajudar seus irmãos sofredores, Paulo os lembra da fonte de sua abundância. Eles deveriam ser gratos a Deus porque eles tinham os meios de ajudar e, assim, de boa vontade, dar dos seus recursos. Como frequentemente desfrutamos de fartas bênçãos, devemos também ser rápidos em compartilhá-las.  

Ação: Enumere suas bênçãos, dê graças a Deus por elas e então distribua algumas.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 78 Ezequiel 20 1) Recapitulação da Infidelidade de Israel e Sua Preservação. 20:1-44. Aos anciãos da comunidade Judia na Babilônia que buscavam um oráculo divino (vs. 1-4), Ezequiel faz recordar a história de Israel, com sua rebeldia repetida (vs. 8, 13, 16, 21, 28), e sua preservação efetuada pelo Senhor por causa do Seu próprio nome (vs. 9, 14, 17, 22, 41-44). Israel pecou no Egito (vs. 5-9) e na sua viagem do Egito para Cades[1]Barnéia (vs. 10-17). A segunda geração no deserto rebelou-se contra Deus (vs. 18-26), e o povo que entrou em Canaã foi continuamente infiel para com Ele (vs. 27-29). A geração do profeta também foi idólatra tal como as gerações precedentes (vs. 30-32). Contudo, o propósito de Deus para como Seu povo no futuro envolveria juízo e esperança (vs. 33-44). Israel seria levada para o deserto uma segunda vez, com o propósito de juízo (vs. 33 -39). Então, depois que a idolatria fosse arrancada e a verdadeira adoração fosse possível, o Senhor seria conhecido pelas nações e por um Israel que odiaria o seu passado (vs. 40-44). a) Introdução: Ezequiel Consultado pelos Anciãos de Israel. 20:1-4. 1. Sétimo ano. Julho-agosto de 590 (591) A. C., onze meses depois da última data mencionada (8:1). Dos Anciãos. Cons. 8:1. 3. Vós não me consultareis. Cons. versículo 31; 14:3; 36:37. Em vez de responder às suas perguntas relativas ao presente, Deus recorda a relevante lição do passado de Israel. 4. Julgá-los-ias (cons. 22:2; 23:6) fazendo-os saber as abominações de seus pais. b) Israel Rebelde Preservada por Causa do Zelo do Senhor pelo Seu Próprio Nome. 20:5-32. 5-9. A rebelião de Israel no Egito. 5. Só nesta passagem de Ezequiel é que se faz menção da escolha de Israel feita por Deus. Pela primeira vez foi mencionada em Deuteronômio. 4:37; 7:7, 8; 10:15; 14:2; uma vez em Jeremias. 33:24; diversas vezes em Isaias. 40-66, como, por exemplo, em 41:8, 9. Levantando a minha mão, em juramento (veja também os vs. 6, 15, 23, 28, 42; 36:7; 44:12; 4:28 e segs.; 6:3). 6. A qual mana leite e mel. No Pentateuco esta expressão aparece quinze vezes, como, por exemplo, em Êxodo. 3:8. Em outras passagens aparece somente em Ezequiel. 20:15; Jeremias. 11:5; 32:22. Sobre a beleza de Israel, veja Jeremias. 3:19; Daniel. 8:9. 7,8. A acusação da idolatria de Israel no Egito. (cons. 23:3; Isaias. 24:14; Levítico. 18:3) não foi mencionada na narrativa do Êxodo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de junho Dia 174  

Leituras: Lucas 1:67-80; 2 Coríntios 8:16-24; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; 2 Reis 11-12.  

Versículo Especial“Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens” (2 Coríntios 8:21).  

Pensamento BíblicoMinistrando Coisas Honrosas  (2 Coríntios 8:21). Paulo salienta, neste trecho, sua preocupação em fazer tudo de tal maneira que todos os envolvidos estejam confiantes de que tudo foi feito corretamente. O mesmo princípio deveria ser empregado em nossos negócios financeiros (bem como em outros aspectos da vida). Deveríamos lidar com os negócios de modo que se evite a acusação ou a suspeita.  

Ação: Faça as coisas às claras, livre de censura! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

22 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 77 3. Um dos seus cachorrinhos. Jeoacaz. Aprendeu a apanhar a presa; isto é, veio a ser um rei no poder. 4. As nações ouviram falar dele. Leia-se o Texto Massorético como cláusula causativa, fizeram um clamor que foi ouvido. Cons. Isaias. 31:4; Jeremias. 50:29. Jeoacaz foi levado para o Egito por Faraó Neco (II Reis 23:33, 34). 5. Frustrada (E.R.C., havia esperado). Leia-se nô 'alâ em lugar de nôhalâ, "esperado", do T.M. Outro dos seus cachorros. Jeoaquim. 6. Aprendeu a apanhar a presa, andou à espreita da presa. 7. E destruiu suas fortalezas (RSV). Esta tradução segue o Targum em vez do T.M. e ele conheceu suas viúvas. Cons. Jeremias. 2:15,16; 4:7; 5: 6; 25:37. 8. (Armou ciladas) em roda. Cons. 12:13; 17:20, onde também é paralelo de "rede". 9. Nabucodonosor levou Jeoaquim para a Babilônia (II Reis 24:15). b) A Videira Arrancada e Consumida pelo Fogo. 19:10-14. 10. Aqui se introduz outra metáfora. Israel foi comparada a uma videira. Veja também Is. 5:1-7; 27:2, 3; Salmos. 80:9; Marcos. 12:1-9. Em uma vinha (RSV) aparece em dois manuscritos, contrastando com o T.M. em teu sangue. 11. Sua vara mais forte veio a ser um cetro dominador. Também a LXX B, a Antiga Latina, a Arábica e os versículos 12, 14. Esta vara é Zedequias (ou Jeoaquim). 12. Mas foi arrancada (ela, a nação). Cons. 17:9, 10; 31:12; Amós 9:15. O vento oriental, a Babilônia, secou-se o fruto. 13. A nação agora está no exílio entre condições onde a vida nacional não podia se desenvolver. 14. Das varas dos seus ramos saiu fogo. A videira foi consumida pelo fogo que saiu de um dos seus próprios ramos. Zedequias, por causa de sua rebeldia, desencadeou a destruição sobre a nação e a dinastia (II Reis 24:20 e segs.; Jeremias. 52:3). Esta é a lamentação. Isto é, a lamentação terminou e transformou-se em história (cons. 32:16). E. A Futura Queda de Israel era Inevitável e Necessária. 20:1 – 24:27. Ezequiel recorda a história do povo de Israel a quem o Senhor manteve vivo por amor do Seu próprio nome (20:1-4). Mas agora o Seu nome exige que a Sua espada vingadora rua Jerusalém (20:45 – 21:23 = T.M. 21:1-37). Além disso, as abominações de Jerusalém, como escória, devem passar pelo fogo da fundição do juízo, sobre os nobres e o povo da mesma maneira (cap. 22). Em uma alegoria que faz lembrar a do capítulo 16, o Senhor se distende sobre a infidelidade e a devassidão de duas irmãs, Oolá (Samaria) e Oolibá (Jerusalém), para com seu esposo divino, e o castigo resultante do seu adultério (cap. 23). No dia em que começou o cerco de Jerusalém (Jeremias. 39 : 1), Ezequiel conta a alegoria da panela enferrujada colocada sobre o fogo para purificação. E por meio de sua abstenção de chorar a morte de sua esposa, ele veio a ser um símbolo do desespero do povo diante do destino de sua cidade (cap. 24). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de junho Dia 173  

Leituras: Lucas 1:57-66; 2 Coríntios 8:8-15; Salmo 142; Eclesiastes 9:9-12; 2 Reis 9-10.  

Versículo Especial“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Coríntios 8:9).  

Pensamento BíblicoEnriquecidos Através da Pobreza de Jesus (2 Coríntios 8:9). Quando Paulo insiste com os coríntios para que façam sacrifícios generosos, em benefício de seus irmãos, ele os lembra do sacrifício abnegado de Jesus. Ele deixou suas riquezas por uma vida--e morte--de pobreza. Se ele pode dar tanto por nós, podemos certamente sacrificar-nos por outros.  

Ação: Procure oportunidades para um sacrifício desinteressado.  ( Estra Ido dos estudos da Bblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...