11 de novembro de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Novembro Dia 315  

Leituras: João 9:35-41; 1 Pedro 2:1-12; Salmo 113; Provérbios 28:22-28; Zacarias 9-10.  

Versículo Especial“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).  

Pensamento Bíblico: Pedra Angular ou Pedra de Tropeço? (1 Pedro 2:4-10). Pessoas diferentes vêem Jesus de modo diferente. Para muitos, ele é uma pedra de tropeço, um incômodo embaraçoso no seu caminho.  Para outros, ele é a pedra angular do alicerce sobre a qual a vida é edificada. Pedro nos lembra deste contraste fundamental entre os cristãos e o mundo. Se temos um alicerce diferente, é claro que seremos diferentes em toda a nossa estrutura. Esta diferença aparecerá na maneira em que vivemos. Os cristãos não agem como os servos de Satanás!  

 Ação: Certifique-se de que está construindo sobre o alicerce certo.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

10 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 66  2) A Revelação e os Seus Efeitos. 10:5-9. Favorecendo a identificação do homem do versículo 5 como sendo Gabriel, o anjo que mais tarde fala com Daniel, está a ausência de qualquer indicação categórica que diga o contrário. Favorecendo a identificação do homem como sendo o Cristo pré-encamado estão: 1) correspondência de linguagem com 7:13; 2) semelhanças com a visão que Ezequiel teve Dele (Ezequiel. 1:26, no contexto); 3) semelhança com a visão que João teve de Cristo (Apocalipse. 1:12-20); 4) o fato Dele permanecer, mais tarde na visão, "acima das águas", separado, onde nem mesmo os anjos se atrevem a ficar (Daniel. 12: 6); 5) a maneira pela qual os anjos apelaram para Ele em busca de conhecimento superior (12: 6). O efeito desta visão sobre Daniel deveria fazer-nos cautelosos em buscar ou orar pedindo experiências sobrenaturais fora do comum da presença de Deus além daquelas experiências comumente garantidas aos crentes sinceros. 3) O Fortalecimento do Profeta para o Seu Trabalho. 10:10-12, 15-19. Sugestões para a vida devocional particular do crente: 1) O temor não é necessariamente prejudicial (compare com Romanos. 3:18). "Deus quer que os nossos temores nos sirvam de freios" (Calvino). 2) A oração deve ser fervorosa quando sabemos a vontade de Deus. O anjo apenas confirmou o que Daniel já sabia (cons. I João. 5:14). 3) Profunda humildade é uma circunstância concomitante da oração à vista da soberania de Deus. 4) O temor, o fervor, a humildade, devem estar ligados à confiança ou ousadia, pois nós nos aproximamos do nosso Deus em Cristo (cons. "teu Deus" Daniel 10:12). Veja também Hebreus. 11:6; Tiago. 1:6, 7 ; Hebreus. 4:16. 5) Expectativa. Algo realmente aconteceu. 4) O Alcance da Profecia. 10:14. Veja comentários sobre 2:38. 5) Os Conflitos do Mensageiro Angélico. 10:13, 20, 21. No mundo do V.T. os homens criam que cada nação tinha o seu próprio Deus especial (por exemplo, Isaias. 37:38; Daniel. 4:8; II Crônicas. 28:23). Os profetas proclamaram a nulidade dos ídolos. Há, entretanto, em outras porções das Escrituras, informações ocasionais sobre o fato que os maus espíritos, que não devem ser identificados com os ídolos, estavam por trás de todo o engano, tendo nisso prazer e lucro perverso (Efésios. 6:11, 12; I Coríntios. 8:4, 5; 10:19, 20; Judas 9; Apocalipse. 12:7; Mateus. 25:41). Veja também II Coríntios. 10:3, 4; I Timóteo. 4:1-4.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Novembro Dia 314  

Leituras: João 9:24-34; 1 Pedro 1:13-25; Salmo 112; Provérbios 28:15-21; Zacarias 7-8.  

Versículo Especial“Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1 Pedro 1:15).  

Pensamento BíblicoSeja Santo Porque Jesus Morreu (1 Pedro 1:13-19). Pedro faz um apelo por um viver santificado baseado em:  

    A santidade de Deus (vs. 15-16);

    A justiça de Deus (v. 17); e

    O preço da redenção: o sangue de Cristo (vs. 18-19).

A mensagem deveria ser clara: Deus não nos criou e redimiu para que pudéssemos jogar fora nossas vidas no pecado. Ele quer que sejamos puros.  

Ação: “Tornai-vos santos vós mesmos em todo vosso procedimento.”.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

9 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 65  Através de toda esta seção, Daniel está preenchendo com mais detalhes o quadro pincelado nas suas primeiras profecias. Capítulo 2 nos deu o esboço principal; capítulo 7 reforça-o de um outro ponto de vista, ampliando a etapa final do fim dos tempos do quarto reino e o reino do Messias, o futuro dos Hebreus ("santos" ou "povo santo") é meramente introduzido. Capítulo 8 nos dá mais detalhes do estado dos judeus no período da Média-Pérsia e Grécia, dando ênfase a Antíoco Epifânio e o conflito dos Macabeus. O capítulo 9 apresentou um esboço de todo o futuro de Israel e Jerusalém. Agora este oráculo final, os capítulos 10 a 12, preenche os detalhes do futuro de Israel, concentrando-se no período do Anticristo e na questão relacionada com "as últimas coisas": a Grande Tribulação, a ressurreição dos mortos, as recompensas e castigos finais. Estes capítulos finais também tratam do maravilhoso ponto culminante na experiência do crescimento espiritual atingido pelo profeta de Deus. Primeiro, ele apenas interpretou o sonho de outrem através de um sonho seu (cap. 2). Mais tarde ele interpretou outros sonhos e experiência de Nabucodonosor e Belsazar (caps. 4 e 5). O capítulo 7 conta suas próprias visões – experiências espirituais verdadeiramente grandes. A história do capítulo 8 trata de um "arrebatamento" espiritual, através do qual ele recebeu, em uma terra longe do lar, uma visão do futuro que afetaria a sua nação. Logo a seguir trata de urna visão verdadeiramente física do anjo Gabriel no quarto do próprio Daniel. Agora o profeta vê com os seus olhos alguém parecido com o próprio Filho de Deus em sua presença física. 1) As Circunstâncias da Revelação. 10:1-4. 1. A data explica o pranto de Daniel. No terceiro ano de Ciro o trabalho da restauração do Templo (Esdras 1.3) foi interrompido (Esdras 4: 4, 5). 2, 3. Estes versículos mostram que a idade avançada pode ser um período de intensa atividade e realizações espirituais (cons. Lucas. 2:36, 37). Era uma abstinência temporada, não ascetismo (veja Marcos. 7:14-23; Atos 10:9-18; I Timóteo. 4:1-5). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 9 de Novembro Dia 313  

Leituras: João 9:13-23; 1 Pedro 1:1-12; Salmo 111; Provérbios 28:8-14; Zacarias 5-6.  

Versículo Especial: “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” (Provérbios 28:14).  

Pensamento Bíblico: Reverência Diante de Deus (Provérbios 28:14). O orgulho é uma coisa perigosa. Mesmo as pessoas que fazem muitas coisas boas podem tornar-se orgulhosas e não desejar mudar. Deus espera contínua reverência diante dele, quando procuramos sua palavra e examinamos nossos próprios corações. Nosso estudo da Bíblia tem que ser mais do que simples estudo escolar, ou estudo para ensinar os outros. Primeiro, temos que permitir que Deus nos ensine. Isto significa estudar de mente aberta e mudando-nos quando Deus diz que precisamos mudar.  

Ação: Estude hoje para saber o que Deus quer que você seja.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

8 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 64  27. Ele fará firme aliança com muitos por uma semana. A linguagem (hîgbîr, de gabar, "ser forte") não significa uma confirmação de uma aliança mas a causa de uma firme aliança. E ele prevalecerá é uma excelente tradução. O mais natural antecedente para ele, o sujeito da cláusula, é o "príncipe" perverso do versículo 26. Esta é a palavra mais próxima na concordância gramatical e se encaixa no sentido. Os muitos aqui, como também em outras passagens, é uma referência ao povo hebreu, o assunto em discussão através de todo o capítulo 9 (cons. vs. 2, 12,18, 19, esp. 24, ''teu povo . . , tua santa cidade"). Evidentemente a aliança será feita entre o Anticristo e Israel quando os judeus voltarem a sua terra nos últimos tempos. A natureza exata da aliança é desconhecida. Os acontecimentos maus e destrutivos descritos no restante do versículo deveria ser interpretado como um resumo informativo relativo ao ''tempo da angústia de Jacó" final (Jr. 30:7 e contexto) apresentado mais detalhadamente em Daniel 12:1 e segs.; II Tessalonicenses. 2; Apocalipse. 13; 14; e outras passagens. C. A Visão Final: Israel Através dos Séculos e na Consumação nas Mãos dos Inimigos e nas Mãos de Deus. 10:1 – 12:13. Daniel 10 Os três últimos capítulos de Daniel constituem uma unidade profética. As "datas" de 11:1 e 12:1 não anunciam novos oráculos, como as informações similares no começo de outros capítulos. O capítulo 10 é o registro de uma visão introdutória, correspondente na estrutura da seção com os dois primeiros versículos do capítulo 9. O capítulo 11, até o versículo 35, trata de acontecimentos há muito passados que transpiraram principalmente no período grego depois da morte de Alexandre e culminaram com a perseguição dos judeus por Antíoco Epifânio. De 11:36 até o fim do capítulo 12, a predição é dos eventos relacionados com o fim dos tempos.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Novembro Dia 312  

Leituras: João 9:1-12; Tiago 5:13-20; Salmo 110; Provérbios 28:1-7; Zacarias 3-4.  

Versículo Especial: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (João 9:5).  

Pensamento BíblicoCurador de Cegueira (João 9:1-12). Para salientar seu papel como a luz do mundo, Jesus curou um cego. O homem obedeceu as instruções de Jesus sem hesitação e a vista lhe foi dada. O barro e a lavagem não tinham poder de cura, porém eles foram exigidos pela vontade de Jesus. Hoje em dia, a água do batismo não tem poder em si mesma, mas é exigida, pela vontade de Deus, daqueles que querem “ser curados” do pecado.  

Ação: Você ainda está na escuridão? Permita que Jesus o cure. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

7 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 63 Outras importantes razões para se supor a existência de um intervalo aqui são: (1) Jesus colocou a semana culminante, com sua "abominação", no período final do Anticristo, exatamente antes de Sua segunda vinda (Mateus. 24:15). (2) Daniel 7:25, que descreve o que parece ser os mesmos acontecimentos de 9:27, a septuagésimo semana, é certamente uma profecia do Anticristo final. (3) O período de três tempos e meio ou anos (a segunda meia semana do v. 27) é geralmente mencionado em outras passagens das Escrituras e sempre num cenário escatológico (Apocalipse. 11:2, 3; 12:6, 14). (4) As seis coisas a serem realizadas nas setenta semanas (veja Daniel. 9:24 e comentários) exigem o segundo advento de Cristo e a restauração e conversão de Israel. Estas considerações demonstram que a ideia de um intervalo entre as semanas a esta altura é questão de exegese. Considerações teológicas não estão envolvidas de maneira direta. O autor não é de opinião que a Igreja seja uma simples compensação provisional lançada nesse hiato ou intervalo. Tanto os teólogos "dispensacionais" como os "reformados" que seguem a linha presbiteriana encontram, sem dúvida, mais material nesta profecia do que realmente existe. Vamos ficar com o que a passagem declara. C.F. Keil (Commentary, in loco) está certo em afirmar que diz-se que o príncipe virá (habba') porque já foi apresentado e discutido na profecia do capítulo 7 como o Anticristo final. Os romanos que destruíram Jerusalém (70 d.C.) eram o seu povo porque eles e ele pertencem ao quarto estágio (o romano) do império mundial (caps. 2 e 7). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Novembro Dia 311  

Leituras: João 8:48-59; Tiago 5:1-12; Salmo 109:21-31; Provérbios 27:22-27; Zacarias 1-2.  

Versículo Especial: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente” (João 8:51).

Pensamento Bíblico: Jesus Disse: “Antes que Abraão Existisse, Eu Sou” (João 8:58). Muitos judeus tropeçavam nas declarações de Jesus a respeito de sua Divindade. Eles entendiam claramente a declaração de sua existência eterna como sendo uma declaração de Divindade, porém não queriam aceitar essa conclusão. Muitos, hoje, também rejeitam Jesus como o Filho de Deus. Eles podem vê-lo como um grande profeta, ou até mesmo chamá-lo “um deus”, porém não reconhecem sua existência eterna como Deus. Assim, negando a Jesus, eles estão negando a si mesmos o acesso à salvação que ele oferece (veja João 8:24).  

Ação: Reconheça Jesus como o Filho de Deus, não só em palavras, mas por ações de reverente obediência.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 62  Na realidade, 7 mais 62 são 69; 69 x 7 = 483. De 444 A.C. até 30 d.C., O período geral do ministério de Cristo é de 470 e mais alguns anos – tão próximo dos 483 especificados que, sem mais sutilezas a correspondência é bastante convincente – e tão precisa em proporção quanto os 70 anos da profecia de Jeremias, realmente apenas cerca de 68 anos. Visto que Cristo se apresentou oficialmente como o "Príncipe[1]Messias" apenas uma vez (Zacarias. 9:9; cons. Mateus. 21:5. Compare Mateus. 16:20; Lucas. 9:20, 21) no começo desta última semana os intérpretes que favorecem a Entrada Triunfal no final das 69 semanas parecem estar na trilha certa. A obra de Sir Robert Anderson, The Coming Prince, que procura reduzir a profecia à precisão matemática, é a mais convincente. Contudo, à vista do atual estado dos estudos neotestamentários em relação à cronologia da vida de nosso Senhor e especialmente à data da crucificação, aceitar este ponto de vista é assunto arriscadíssimo. As evidências de Anderson para o término a quo e ad quem são ainda mais respeitáveis mesmo se a sua matemática não for considerada como prova de inspiração absolutamente demonstrativa. 26. Depois das sessenta e duas semanas. É mais importante observar que certos acontecimentos são ditos serem depois (heb. we'aherê) das sessenta e duas semanas (mais, é claro, as sete, ou sessenta e nove ao todo). A palavra hebraica não significa "então" ou "naquele tempo" como algumas outras palavras (cons. 12:1). Como também a profecia não coloca de forma alguma o próximo acontecimento na septuagésima semana. Ela a coloca depois da sexagésima nona. Será morto o Ungido, e já não estará (ou, e nada terá, ASV); e o povo de um príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário. Quase todos os intérpretes evangélicos concordam que esses dois acontecimentos, a morre do Messias (Ungido) e a destruição do santuário referem-se à crucificação de Cristo e à destruição de Jerusalém pelos romanos. Esses dois acontecimentos estão separados por um período de aproximadamente quarenta anos (29-60 d.C.). Contudo, na ordem literária da passagem, ambos se encontram depois da sexagésima nona semana e antes da "última semana" final mencionada no versículo seguinte. Assim a própria sintaxe, gramática e significado das palavras indicam uma interrupção na sucessão das setenta semanas. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Novembro Dia 310  

Leituras: João 8:37-47; Tiago 4:11-17; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:15-21; Ageu 1-2.  

Versículo Especial: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17).  

 Pensamento Bíblico: Amanhã (Tiago 4:13-17). É comum fazerem-se bons planos para muitos amanhãs, quase sempre, com pouca ou nenhuma preparação para a eternidade. Tiago adverte sobre os perigos de tal falta de visão. O amanhã depende inteiramente da vontade de Deus. Presumir que teremos um amanhã é uma vanglória arrogante. Hoje se apresentam as oportunidades para fazermos o bem. Negligenciar estas oportunidades é pecaminoso.  

Ação: Faça o bem hoje. Lembre-se de que os planos para amanhã dependem da vontade de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

5 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 61  6) Ungir o Santo dos Santos (o lugar santíssimo). A maioria dos comentaristas até mesmo muitos amilenialistas (por exemplo, Keil e Leupold), para os quais esta passagem é um tanto embaraçadora, acham que isto se refere a um Templo renovado, ungido como o Tabernáculo de outrora, seguindo-se aos resultados enumerados nas cinco promessas precedentes (veja Ezequiel. 40:1-7; Isaias. 4:2-6). A natureza da adoração em tal templo é problemática tendo em vista o fim do sistema ritual (veja Epístola aos Hebreus; Colossenses. 2:14-17). Mas este problema não deveria interferir com a aceitação desta predição. 25. Desde a saída da ordem para restaurar. Embora o decreto fosse feito no céu, seria manifestado na terra em algum edito humano permitindo a volta e a restauração. O ponto de vista preferido é o de Africano (segundo e terceiro séculos) que afirma que isto se refere ao decreto de Artaxerxes, o Longímano (465-423? A.C.) feito em 445-444 A.C. (Neemias. 2). A linguagem de Daniel se encaixa melhor aqui do que no decreto de Ciro (Isaias. 44:28, no contexto; Esdras 1:1-4). Até ao Ungido, ao Príncipe. As opiniões são unânimes de que este é Cristo nosso Senhor. Messias é a palavra hebraica para ungido, traduzido Christos no grego e transliterado Christus para o latim, do qual derivamos "Cristo". Algumas apresentações oficiais, tais como a do seu batismo e o começo formal do seu ministério, ou sua entrada triunfal, parecem estar preditas. Sete semanas; e sessenta e duas semanas. Esta tradução traduz melhor o hebraico e tem o peso de séculos de tradição e tradução cristã a apoiá-la. O raciocínio e as evidências apresentadas pela RSV, que traduz esta cláusula quase incompreensivelmente, é mais obscura, embora o efeito – fazer o foco profético recair sobre Antíoco e não sobre Cristo – é bastante claro. A Versão Berkeley não é melhor. Ambas parecem destruir a referência essencial a Cristo neste versículo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de novembro Dia 309  

Leituras: João 8:30-36; Tiago 4:1-10; Salmo 108; Provérbios 27:8-14; Sofonias 1-3.  

Versículo Especial“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).  

Pensamento Bíblico: A Atitude dos Discípulos Para Com a Verdade (João 8:31-32). Os discípulos de Jesus permanecem na sua palavra. Encorajando tal fidelidade, Jesus mostra alguns pontos de grande importância sobre a Verdade que ele revelou. Preste atenção nas idéias principais do versículo 32:  

    Você:    Os indivíduos têm uma grande responsabilidade.

    Poderá:  Jesus espera que aprendamos sua vontade, se quisermos.

    Saber:      A verdade é “compreensível”.

    Verdade: Não é alguma ideia ambígua e indefinida. Jesus fala da verdade como sendo uma coisa compreensível e objetiva.

    Livre:      A liberdade espiritual vem somente através do conhecimento da verdade.  

Aqueles que sugerem que a verdade está fora de alcance estão dizendo que não podemos ser libertados do pecado. Se não podemos conhecer a verdade, então Jesus é um mentiroso, que morreu em vão.  

Ação: Dedique, hoje, algum tempo a aprender a verdade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

4 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 60  "Traduzi aqui al por sobre . . . a fim de me aproximar o mais possível da verdadeira ideia do hebraico; pois al frequentemente designa a ideia de sobre no sentido do que é um fardo, ou é usado num sentido hostil de acordo com o léxico . . . Aqui isto está explícito. As setenta semanas compreendiam um fardo especial, as provações, as dificuldades, através das quais Israel devia passar, antes que o Grande Libertador pudesse fazer o Seu aparecimento, ou na linguagem do restante do versículo, antes que o pecado fosse completamente subjugado ou expiado, e a justiça fosse introduzida na medida plena geralmente profetizada" (Stuart, Commentary, pág. 268). É este fato, a referência Jerusalém-judeus da profecia, que torna improvável qualquer das interpretações mais amplas de "Igreja" e "redenção". Seis realizações de 490 anos são preditas: 1) Cessar a transgressão. "Cessar" (heb. lekalle') significa "completar", não "expiar", como às vezes se sustenta. O tipo de transgressões que Daniel estivera confessando em nome do seu povo tinha de chegar ao fim. Isto, contudo, só aconteceu dois milênios e meio mais tarde. 2) Dar fim aos pecados. Literalmente, selar. Esta palavra (como em Jó 9:7; 37:7) significa colocar sob controle. Cons. o selamento da prisão de Satanás para contê-lo (Apocalipse. 20:1-3). 3) Expiar a iniquidade (lekap-per 'awon). A reconciliação do Calvário será novamente efetivada para o povo de Daniel, "naquele Dia" do segundo advento do Messias, quando eles olharem para Ele, "ao qual traspassaram" (Zacarias. 12:10; cons. Apocalipse. 1:7) e em arrependimento crerão Nele (Jeremias. 50:4, 5, 17-20). Os três primeiros itens da realização são negativos. Os três restantes são positivos: 4) Trazer a justiça eterna. Isto se efetuará pela transformação moral interior (Jr. 31:33, 34). 5) Para selar a visão e a profecia (heb. profeta). Quando o povo deixar de pecar, os oráculos disciplinares já não serão mais necessários (Jeremias. 31:34). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Novembro Dia 308  

Leituras: João 8:21-29; Tiago 3:13-18; Salmo 107:23-43; Provérbios 27:1-7; Habacuque 1-3.  

Versículo Especial: O Senhor, por, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2:20).  

Pensamento BíblicoPerguntando a Deus “Por Quê” (Habacuque 1-3). Habacuque estava angustiado pela visível injustiça do mundo corrompido. Seu livro recorda suas perguntas e as respostas de Deus sobre a justiça e a eqüidade. Enquanto você lê este pequeno livro, note a vontade de Habacuque de ouvir e aceitar as respostas de Deus. Temos que imitar sua reverência quando procuramos entender a vontade de Deus.  

Ação: Quando você procura entender um mundo injusto, lembre-se de que o Senhor ainda domina no seu santo templo. Nem sempre podemos ver o seu plano, mas ele está no comando! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

3 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 59  4) A Grande Profecia das Setenta Semanas. 9:24-27. (Para um exame mais detalhado, veja R.D. Culver, Daniel and the Latter Days, págs. 135-160).) Esta profecia é mencionada por Josefo: "Cremos que Daniel conversou com Deus; pois ele, além de profetizar o futuro, como os demais profetas, também determinou a hora do seu cumprimento" (Antiq. X. xi. 7). Jerônimo relata as interpretações cristãs correntes em seu tempo. São variadas como as nossas hoje em dia, sendo que naquele tempo, como atualmente, todos sentiam que a profecia se referia a Cristo. Pelo menos um escritor (Hipólito) achava que a profecia atingia o tempo do Anticristo no final dos tempos conforme declarado e defendido neste comentário (Comm. on Daniel de Jerônimo, tradução Archer, pág. 103. Veja também Froom, The Prophetic Faith of the Fathers, 1, 277. Hipólito, "Treatise on Christ and Antichrist", Ante[1]Nicean Fathers, V, 213). 24. Setenta semanas estão determinadas. A palavra hebraica para semanas (shabu'îm), "setes", significa "setes" de anos. Esta interpretação era comum na antiguidade. Daniel estava pensando em um múltiplo de "sete" de anos (9:1, 2; cons. Jeremias. 25:11, 12). Ele sabia que esse múltiplo (setenta anos) seria uma época de juízo por 490 anos de sábados violados (490 ÷ 7 = 70. Veja II Crônicas. 36:21). Além disso, havia um simples "sete" de anos usado nos ajustes de contas civis e religiosos (Levítico. 25, esp. v. 8) também chamado de "semana" como o grupo de sete dias. Ainda mais, quando se referia a semanas de dias (Daniel. 10:2, 3) o termo hebraico para "dias" (yamîm) era acrescentado às "semanas" (shabu'îm). Isto aparentemente indica uma alteração no uso do cap. 9. Mais importante ainda é que, se qualquer significado literal for acrescentado às semanas, nenhum período menor que as semanas de anos preenchem as exigências do contexto. Sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade. O povo é o dos judeus; a cidade é Jerusalém. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Novembro Dia 307  

Leituras: João 8:13-20; Tiago 3:1-12; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:20-28; Naum 1-3.  

Versículo Especial: “Porque todos tropeçamos em muitas cousas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (Tiago 3:2).  

Pensamento BíblicoDomando a Língua (Tiago 3:1-12). A língua é a ferramenta mais poderosa do homem, e tem sido chamada “o mais mortal dos instrumentos”. As palavras levam as pessoas a mudança política e, o que é mais importante, a transformação espiritual (veja Romanos 1:15-16). As palavras podem, também, causar danos irreparáveis. Tiago sugere que não há maior desafio na vida do que manter a língua com rédea curta.  

Ação: Pese bem cada palavra antes de dizê-la. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

2 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 58  2) A Oração Exemplar de Daniel. 9:3-19. Na apreciação de um poema, uma peça, ou uma pintura, o maior valor se encontra quando aceitamos simplesmente a criação como um todo. Do mesmo modo a oração de Daniel deve ser estudada como um todo. A oração foi um meio providencial para a reafirmação do que já estava determinado (veja Isaias. 42:24, 25; 43:14, 15; 48:9-11; Jeremias. 49:17-20. Cons. Jeremias. 50:4, 5, 20). Os nomes da Divindade que foram empregados são significativos. Daniel faz Deus se lembrar de que tanto Jerusalém (Daniel. 9:18) como os judeus (v. 19) são chamados pelo teu nome. Ele se dirige ao Senhor como o Senhor Deus (Adonay e Elohim, v. 3) e SENHOR Deus (Yahweh Elohim, v. 4). Veja um dicionário bíblico com referência aos nomes de Deus. O conceito que Daniel tinha de Deus indica um equilíbrio entre o Deus grande e temível (v. 4; cons. Isaias. 6:1 e segs.) e um Deus de misericórdia e perdão (v. 9; cons. Êxodo. 20:5, 6). Os problemas de interpretação aqui não são difíceis. Observe que luz este versículo lança sobre a oração (Mateus. 6:5-15; Lucas. 11:1-13). Observe: 1) A oração de Daniel foi persistente, não desesperada (Daniel. 6:1-10; cons. 9:1-3). Em sessenta e oito anos de espera, o profeta não perdeu a esperança. 2) Ele tinha determinação (v. 3; cons. Lucas. 9:15). 3) Ele foi importuno (Daniel. 9:3. Veja também Mateus. 9:27; 15:22; 17:15; 20:30, 31. Com. Lucas. 16:24; 17:13; 18:38, 39). 4) Ele demonstrou humildade. Observe como ele se associou com o seu povo em seus pecados (com. Lucas. 18:10-14; II Coríntios. 12:7). 5) Ele fez confissão (esp. Daniel. 9:4, 5. Cons. Salmos. 32:5; 51:4; Tiago. 5:16). 6) Ele deu mostras de submissão (Daniel. 9:14) e envolveu-se em 7) petição e 8) intercessão. Tal como Moisés (Êxodo. 32:10-14; cons. Ezequiel. 14:14, 20), Daniel, no papel de intercessor, argumentava com o Todo-Poderoso, sobre diversos assuntos: 1) O povo de Deus constituía um opróbrio entre os pagãos (Daniel. 9:16). 2) A misericórdia de Deus era notória (v.18). 3) A reputação de Deus estava em jogo (v. 19). 3) O Mensageiro Angélico da Profecia. 9:20-23. Importante à continuidade do livro é o fato de que através da segunda metade de Daniel o revelador é o mesmo indivíduo (cons. 7:16, 23; 8:16; 9:21; 10:5 e segs. e comentários). Observe também que aqui está uma resposta imediata à oração, enquanto que no capítulo 10 há uma resposta bastante atrasada, ambas dentro da vontade e plano de Deus. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Novembro Dia 306  

Leituras: João 8:1-12; Tiago 2:14-26; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:13-19; Miquéias 6-7. 

Versículo Especial: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24).  

Pensamento Bíblico: “A Fé Sem Obras é Morta” (Tiago 2:14-26). A despeito do claro ensinamento desta passagem, algumas pessoas continuam a ensinar que a salvação é pela fé somente, independentemente de qualquer ação por parte daquele que crê. Tiago não poderia ter sido mais claro! Temos que ser cuidadosos, contudo, para não aplicar este trecho de maneira estreita demais. O princípio aqui se aplica às ações necessárias a tornar-se cristão, mas também inclui a obediência contínua dos filhos de Deus (veja vs. 14-16).  

Ação: Continue trabalhando! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

1 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 57 4) Conclusão Histórica. 8:27. Enfraquecerá. Literalmente, exausto. Mais tarde regressou ao trabalho, evidentemente meditando no que vira. Daniel 9 B. A Profecia das Setenta Semanas: o Futuro de Israel no Plano de Deus. 9:1-27. Esta profecia é única nas Escrituras em que realmente estabelece uma espécie de horário para os acontecimentos futuros. O que mais se aproxima dela é a profecia de Jeremias sobre os setenta anos (veja abaixo). A tabela conta os acontecimentos no futuro dos israelitas. Após dedicar um pouco de atenção ao cenário histórico (vs. 1, 2), Daniel prossegue falando de um período intensivo de oração (vs. 3-19), seguido da chegada de um mensageiro angélico podador da profecia (vs. 20-23). A importantíssima profecia sobre as setenta semanas está no final (vs. 24.27). 1) O Cenário Histórico da Profecia. 9:1, 2. 1. No primeiro ano de Dario. Isto é, 539-538 A.C. sessenta e sete anos depois de Daniel ter sido levado no verão de 605 A.C.; cerca de cinquenta e nove anos do começo do cativeiro do Rei Jeoaquim (II Crônicas. 36:9, 10; Ezequiel. 1:1 e segs.); um pouco menos que cinquenta anos a partir da destruição final de Jerusalém em 586 A.C. Isto explica o interesse de Daniel em Jerusalém (Daniel. 9:2). Ele imaginou que o tempo já estava sendo contado. Constituído rei sobre o reino dos caldeus. Daniel não o confunde com Ciro. Ele não era constituído rei sobre o império medo[1]persa, mas apenas sobre a Babilônia. 2. O número de anos. A referência parece ser a Jeremias. 25:11, 12, que diz "quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniquidade do rei de Babilônia". Esse rei já fora punido; por isso Daniel sabia que já era o momento das assolações de Jerusalém terem um fim. Setenta é um número redondo; era na realidade sessenta e oito. Com. Lucas. 21:26. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Novembro Dia 305  

Leituras: João 7:40-53; Tiago 2:1-13; Salmo 106:1-27; Provérbios 26:7-12; Miquéias 4-5.  

Versículo Especial“Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tiago 2:1).  

Pensamento BíblicoVivendo Sem Preconceito (Tiago 2:1-13). Tiago põe à vista as raízes da discriminação injusta, mostrando que ela começa com o preconceito. Se os ricos são bajulados e os pobres desprezados, somos “juízes tomados de perversos pensamentos” (v. 4). Quando tal preconceito leva a ação de mostrar parcialidade, pecamos ativamente (v.9). Não há nenhum lugar no plano de Deus para o tipo de preconceito racial e social que, às vezes, perturba nosso mundo.  

Ação: Examine suas atitudes. Livre-se dos preconceitos ímpios. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

31 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 56  9-14. Estes versículos predizem o triste conflito dos judeus, na segunda metade do segundo século A.C. (depois do seu regresso do exílio), com Antíoco IV, o rei selêucida, chamado Epifânio (o "Magnífico") pelos amigos, e Epímanes (o "louco") pelos inimigos. Muitos intérpretes evangélicos vêem aqui um tipo do Anticristo e o seu conflito com Cristo e o Seu povo no rural dos tempos. É possível que seja (veja abaixo). Os 2.300 dias são literalmente, manhãs-e-tardes, isto é, os holocaustos das manhãs e das tardes, e assim se referem na realidade a apenas 1.150 dias. Parecem se referir ao período de 168-165 A.C. quando o Templo foi profanado pelos sacrifícios pagãos. 3) Interpretação das Visões. 8:15-26. 15, 16. Gabriel significa herói de Deus. (Veja 9; 21; 10; 13; Lucas. 1:19. Cons. Daniel. 7:16 e observações.) 17, 18. Que um homem de caráter tão integro quanto o de Daniel pudesse reagir assim demonstra o abismo moral que separa Deus e os seres santos do céu do restante da humanidade. Veja também 10:9, 15, 17; Êxodo. 3:6; Isaias. 6:5; Ezequiel. 1:28; Atos 9:3, 4; Apocalipse. 1:17. Daniel tinha motivos para temer a morte (veja Êxodo. 33:20; Juízes. 13:22). 19. Os termos, ira e fim (cons. 11:36), sugerem que aqui temos mais do que a história nos conta de Antíoco e os Macabeus. Esta observação dá apoio à interpretação típica acima sugerida. Não é incomum que se combine um ponto de vista literal, aproximado com um típico, distante dentro do escopo de uma profecia particular. 23-26. Esses versículos acrescentam detalhes específicos ao retrato de Antíoco. Os judeus dificilmente deixariam de reconhecê-lo quando aparecesse. Esta profecia pode muito bem ter sido o próprio meio divino usado para sustentar os fiéis através daqueles dias difíceis. Hebreus 11:34-37 comemora o seu heroísmo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Outubro Dia 304  

Leituras: João 7:32-39; Tiago 1:19-27; Salmo 105:23-45; Provérbios 26:1-6; Miquéias 1-3.  

Versículo Especial: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).  

Pensamento Bíblico: “Tornai-vos, Pois, Praticantes da Palavra” (Tiago 1:21-27). O mundo está cheio de pessoas que falam muito sobre idéias, mas nunca se mexem para mudar suas vidas. Tiago reconheceu que as igrejas também podem ficar cheias de tais pessoas. Ele adverte sobre aqueles que saem de um lugar de adoração elogiando um “bom sermão”, mas que passam a semana sem aplicar essa mensagem. O evangelho tem como mudar-nos de dentro para fora!  

 Ação: Seja um praticante e não somente um ouvinte. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

30 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 55  3. Um carneiro estava diante do rio, o qual tina dois chifres. Novamente se insinua a dualidade do império medo-persa (cons. o peito e os braços do capítulo 2.). O mais alto subiu por último. Embora a Pérsia fosse mais notável dentro da união, era o reino mais jovem. Em 550 A.C., Ciro, um persa, o construtor de Passárgada, a 40 quilômetros ao norte de Persépolis, a capital mais antiga, revoltou-se contra os medos, que dominavam até então, e veio a ser o senhor do reino duplo. Isto aconteceu mais ou menos quando Daniel estava profetizando. 4. Dois livros das Histórias de Heródoto descrevem os acontecimentos resumidos aqui. O Império Persa não sofreu nenhum contratempo sério até 490, quando um pequeno, mas determinado exército de atenienses em Maratona derrotaram as forças de Dario (pai de Xerxes, o Assuero de Ester). Uma segunda derrota, desta vez em uma batalha naval no golfo do Egeu (acima de Atenas), sucedeu a Xerxes dez anos mais tarde. Mas o carneiro realmente se engrandecia com uma magnificência que continua sendo lembrada e britada até o dia de hoje. 5. Um bode vinha do ocidente. Observe que ambos os animais são relativamente mansos animais domésticos e não iguais ao voraz urso ou leopardo do capítulo 7. Isto parece ser porque, no que se refere a Israel, ambos foram relativamente mansos a maior parte do tempo. Quanto ao relacionamento de um para com o outro, foram Viciosos (veja Ezequiel. 34:17 e contexto, também Zacarias. 10:3). Conforme os metais da limagem se tornavam progressivamente mais fortes, assim o bode é mais forte do que o carneiro. O ímpeto destro dos exércitos de Alexandre está predito na última parte de Daniel. 8:7. Seu pequeno e rápido exército, com sua devastadora formação em falanges, varreu a Ásia Menor, a Síria, o Egito e finalmente a Mesopotâmia (334-331 A.C). Depois disso seus exércitos avançaram na direção leste para a Índia, e então voltou-se novamente para o oeste. 8. Alexandre morreu com trinta e três anos de idade, de febre e excessos alcoólicos, na Babilônia. Nos vinte anos subsequentes, suas vitórias foram divididas por quatro de seus sucessores militares. Duas das divisões resultantes – o Egito sob os Ptolomeus (o último dos quais foi a formosa Cleópatra) e a Síria sob os Selêucidas, os históricos reis do Sul e do Norte, respectivamente – são de importância na qualidade de vizinhos dos judeus. Eles se destacam de maneira especial no cap. 11. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Outubro Dia 303  

Leituras: João 7:25-31; Tiago 1:12-18; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:21-28; Jonas 3-4. 

Versículo Especial: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17).  

Pensamento BíblicoUm Pregador com Má Atitude (Jonas 3-4). Levando em conta o número dos que aceitaram, Jonas foi um dos mais bem sucedidos pregadores de todos os tempos. A grande cidade de Nínive, do rei ao servo, arrependeu-se quando ele pregou. Mas Jonas de tal maneira desprezava os ninivitas, que ele estava aborrecido porque Deus não os destruía. A repreensão que Deus deu a Jonas mostra que ele cuida dos perdidos em volta de nós. Nós cuidamos deles?  

Ação: Partilhe o evangelho, porque você ama a Deus e às pessoas. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

29 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 54  (12) Seu tempo será curto (v. 25), um tempo, dois tempos e metade de um tempo (cons. Apocalipse. 11:2; 13:5; Daniel. 9:25; 12:7-12). Evidências Aqui para um Ponto de Vista Premilenial: (1) O reino do Messias segue-se ao aparecimento do Anticristo (aqui descrito mau em ternos pessoais que institucionais) e sua destruição. A pessoa ainda não apareceu. Isto parece tornar impraticáveis os esquemas pós-milenial e amilenial de identificarem a Igreja com o Reino. (2) O reino do Messias aqui seguir-se-á aos reinos gentios; de modo nenhum lhes é contemporâneo. Deve, portanto, ainda se encontrar no futuro. (3) O reino de Cristo seguir-se-á a uma forma final de domínio gentio que ainda não apareceu. (4) o reino messiânico é aqui externo no aspecto, não um reino no coração dos homem, como exige a teoria do Reino-Igreja. (5) Este reino é de algum modo israelítico (cons. vs. 7, 22, 25, 27 com 8:24). Os "santos" ou povo santo mencionados aqui é o povo de Israel e nenhum outro. A Igreja não é um reino judeu. III. A Nação Hebraica: Seu Relacionamento com o Domínio Gentio e o Seu Futuro no Plano de Deus. 8:1 – 12:13. Daniel 8 A. Um Carneiro, um Bode, e um Pequeno Chifre: Israel em Conflito com o Anticristo do V.T. 8:1-27. Este capítulo repete muito da predição do capítulo 2, e especialmente do capítulo 7. Acrescenta detalhes quanto aos períodos medo-persa e grego. Após uma introdução histórica (v. 1), descreve-se a visão de um carneiro e um bode (vs. 2.14), seguida por uma interpretação (vs. 15.26), e uma conclusão (v. 27). 1) Introdução Histórica. 8:1. Esta visão veio dois anos após a do capítulo 7 (cons. 7:1). Ela veio quando os judeus exilados precisavam de encorajamento para crer que Deus realmente os restaurada, como tinha prometido (Jeremias. 25:11, 12). 2) As Visões. 8:2-14. 2. Quando a visão me veio . . . na cidadela de Susã. Sua presença em Susã, uma cidade 400 quilômetros a leste da Babilônia, foi apenas na visão (cons. Ezequiel. 8:1-3; II Crônicas. 12:2 e segs.; contraste com Jeremias. 13:1-7). Susã foi mais tarde a capital da Babilônia no Império Persa. Cidadela. Uma estrutura ainda futura, um palácio persa, provavelmente (cons. Apocalipse. 20; 21; e a visão de João da futura cidade). Era provavelmente o palácio de Xerxes um século mais tarde (486-465 A.C.), um dos mais magnificentes de toda a antiguidade, abrangendo cerca de 1,01 hectare (cons. obras sobre arqueologia). Os acontecimentos do livro de Ester (cons. Ester. 1:2) tiveram este cenário.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 29 de outubro Dia 302  

Leituras: João 7:10-24; Tiago 1:1-11; Salmo 104:16-35; Provérbios 25:15-20; Jonas 1-2.

Versículo EspecialOra, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4).  

Pensamento BíblicoAproveitando o Melhor Possível as Provações (Tiago 1:2-8). Muitas pessoas vê em os golpes da sorte como ocasiões para se queixarem e resmungarem. Não contentes com sentir pena de si mesmas, tais pessoas frequentemente procurarão despertar a piedade de outros. “A vida não é justa”, eles nos lembrarão, e tal fato parece justificar o seu pessimismo.  

Tiago nos diz para vermos tais provações de modo diferente. Ele não diz para enfrentarmos as provações com resmungos pessimistas. Ele nem sequer diz para olharmos para trás, para nossas passadas aflições, com sensação de alegria. Ele diz “tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações” (v.2). Note que ele não ensina aplicação de sofrimento a si mesmo. A vida tem sua parcela de tempos duros e Tiago diz para vermos a oportunidade positiva, quando acontece conosco. Podemos ter tal confiança de que a dureza nos ajudará a crescer espiritualmente que poderemos dar as boas vindas quando ela vier.  

Ação: Enfrente as dificuldades de hoje com a alegria da verdadeira fé. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...