3 de dezembro de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Dezembro Dia 337  

Leituras: João 14:19-24; 1 João 5:14-21; Salmo 124; Eclesiastes 3:9-15; 2 Crônicas 4-5.  

Versículo Especial: “Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou” (João 14:24).  

Pensamento BíblicoVocê Ama Jesus Realmente? (João 14:23-24). “Amor” é uma palavra fácil de dizer, mas o verdadeiro amor é muito mais do que uma simples palavra sem significado. Amor é ação. Veja bem o que Jesus nos diz sobre o amor nestes dois versículos:  

    O amor a Jesus inclui obediência às suas ordens.

    Quando demonstramos amor a Jesus, seu Pai demonstra amor por nós.

    O amor a Jesus resulta em comunhão com o Pai e o filho.

    A desobediência é sinal de ausência de amor a Jesus.

    A palavra que obedecemos com amor não é somente de Jesus, mas é a palavra do seu Pai, que nos veio através do Filho.  

Ação: Demonstre seu amor por meio de obediência respeitosa a Jesus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

2 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livre Oséias (Comentário Bíblico Moody) 16  4. O seu proceder não lhes permite voltar para o seu Deus é a tradução preferida. Israel rejeitara o Senhor e estava mergulhando cada vez mais nas práticas pagas. O pecado era um déspota, afastando Israel de sua única esperança – o próprio Deus. Não conhecem ao SENHOR é uma acusação contra um povo cujos feitos desmentiam qualquer profissão de fidelidade ao seu Deus. A palavra "conhecer" talvez aqui possa ser traduzida no tempo presente. 5. A soberba de Israel sugere um espírito de arrogância e autoconfiança que tinha de ser abatido. Esta interpretação é sugerida pela LXX, o Targum e a Peshita. Cheyne sugere que se refere ao próprio Senhor, aquele que é chamado de "o orgulho de Israel", o Deus de Israel. Deus, então, testifica contra Israel por causa do seu pecado (cons. Rute 1:21). 6. Israel podia aproximar-se de Deus com ofertas sacrificiais, com os seus rebanhos e o seu gado; mas os seus pecados a tinham alienado tanto do Senhor que tais gestos externos seriam sem significado. O profeta advertiu que os ídolos não ajudariam Israel na hora da necessidade e que o Senhor mesmo não lhe responderia quando fizesse gestos vazios de reconciliação. 7. Os pais se afastaram de Deus e geraram filhos bastardos (cons. 2:4, 5), que do descritas seguindo os seus maus caminhos. Agora a festa da lua nova os consumirá. A palavra hebraica para "mês" é festa da lua nova. O profeta destaca a iminência do juízo. Em vez de aguardarem alegremente a chegada da lua nova, eles se lembrariam, com a sua chegada, da proximidade do juízo pelas mãos da Assíria. Com as suas porções é uma referência às terras concedidas às diversas tribos. Elas seriam "devoradas" pelo inimigo. F. Desastrosa Política Externa de Efraim (Israel) e Judá. 5:8-15. 8. Tocai a buzina . . . trombeta (E.R.C). Observe que esses nomes aparecem com relacionamento paralelo. Oséias não pretende destacar uma diferença nos dois instrumentos. Os dois eram provavelmente pequenas variantes do mesmo instrumento. O Mishna declara que o shôpar (aqui traduzido para buzina) era às vezes reto e às vezes curvo. Geralmente era um simples chifre de carneiro. Uma trombeta de prata, hasosrâ, era determinada pela Lei para certas ocasiões (Números. 10:1-10; 31:6). Gibeá e Ramá ficavam ambas no alto das montanhas da Palestina central. O toque de alarme vindo dessas alturas poderia ser ouvido tanto em Judá como em Israel. Bete-Áven. Cons. 4:15. Cuidado, Benjamim! talvez fosse uma advertência dirigida a Benjamim pelos homens de Bete[1]Áven (Betel). Talvez significasse: "Benjamim, o inimigo está atrás de você". ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 2 de Dezembro Dia 336  

Leituras: João 14:12-18; 1 João 5:1-13; Salmo 123; Eclesiastes 3:1-8; 2 Crônicas 1-3.  

Versículo Especial: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

Pensamento Bíblico: Uma Distinção Clara (1 João 5:1,5,9-13). Muitas pessoas, hoje em dia, se gabam de sua mente aberta e tolerante, ao insistir na aceitação de diferentes credos. Eles sugerem que atitudes religiosas gerais, crença em um Ser Superior, ou mesmo no Jeová do Velho Testamento, deveriam ser uma base para a unidade. Tais alegações omitem o essencial: Jesus Cristo. O simples fato, ressaltado no texto de hoje, é que não podemos ser salvos sem ele!  

Ação: Proclame esforçadamente a salvação em Jesus Cristo. Pregar Jesus não é prejudicial aos outros S porque ele é o único meio para eles chegarem ao céu!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

1 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 15  Oséias 5 E. O Julgamento dos Reis e Sacerdotes por Desviarem o Povo. 5:1-7. 1. O vocativo, ó sacerdotes, faz-nos lembrar que o sacerdócio de Israel fora responsável pelo afastamento do povo para a adoração idólatra nos altos. O rei e seus cortesãos também tinham rejeitado a mensagem dos profetas de Israel; por isso o vocativo seguinte: ó casa do rei. Os relicários idólatras em Betel e Dá tinham implicações políticas. Tinham a finalidade de afastar o povo da participação nos cultos do templo em Jerusalém. Oséias cita Mispa e Tabor como exemplo da idolatria que era praticada por todo o Israel. Havia diversos lugares chamados Mispa (torre de vigia). Este é provavelmente Es-Salt em Gileade. Tabor é a bem conhecida montanha da Galileia (cons. Juízes 4:6; 10:17). 2. Aqueles que se desviaram, portanto apóstatas da lei de Deus, são descritos como profundos praticantes de excessos. Aprofundastes, no contexto, deve ter um sentido literal e não metafórico. A tradução destas palavras tem perturbado os mestres bíblicos desde os tempos antigos. Cheyne sugere: Os apóstatas aprofundaram-se na corrupção. Com uma pequena alteração o texto fica assim: "E tornaram profundo o abismo de Sitim". Se esta última é a interpretação certa, Sitim (Números. 25:1; Isaias. 2:1; 3:1), tal como Mispa e Tabor, era considerada o centro do culto idólatra. Deus acrescenta: Eu castigarei a todos eles. Literalmente, eu sou o castigo de todos eles. Se mûsar for traduzido como particípio hophal, temos: Fui rejeitado deles todos. Isto indicaria que a idolatria de Israel resultou na rejeição do Deus de Israel. 3. Conheço a Efraim. Neste contexto conheço dá a ideia de familiaridade. O comportamento idólatra de Efraim não era desconhecido por Deus. Ele era culpado de prostituição, afastando-se deslealmente do Senhor para seguir a Baal e participando de seu culto licencioso.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Dezembro  Dia 335  

Leituras: João 14:1-11; 1 João 4:12-21; Salmo 122; Eclesiastes 2:24-26; 1 Crônicas 28-29.  

Versículo Especial“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).  

Pensamento Bíblico: Jesus é o Caminho (João 14:6). Em nosso tempo de espírito ecumênico, muitos dos que se dizem cristãos querem minimizar a brecha entre nós e as pessoas religiosas que negam Jesus. O amor por suas almas exige o contrário. Temos que proclamar francamente que Jesus é o único caminho para o Pai. Aqueles que o negam estarão perdidos eternamente. Sua paz eterna com Deus é mais importante do que uma paz religiosa temporária na terra.  

Ação: Não se envergonhe de falar aos outros sobre o Caminho para o Pai.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

30 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 14  14. O Senhor declara com ironia: Não castigarei vossas filhas e esposas (noras). Ele enfatiza o fato dos homens serem os piores ofensores e que eles não podem apontar as mulheres como as culpadas. 15. Oséias adverte o Reino de Judá a que não imite os pecados de Israel. Judá é aconselhada a não se fazer culpada, literalmente. Ela deve fugir dos santuários de Gilgal e Bete-Áven (Casa de perversidade, como o profeta chama Betel). Judá devia evitar o juramento – (Como) vive o SENHOR. Ser culpada de idolatria enquanto jura pelo Senhor seria um pecado duplo. 16. Como vaca rebelde se rebelou Israel. Leia-se, Israel é teimosa como vaca rebelde. Rashi comenta: "Como um animal cevado que dá coices, assim Israel encheu-se de gordura e escoiceia". O SENHOR o apascenta como a um cordeiro em vasta campina. Antes, Pode o Senhor apascentá-lo . . . ? A pergunta é retórica. Uma vaca teimosa é amarrada para que não paste livremente como um cordeiro. Deus tinha de restringir a liberdade de Israel por causa de sua propensão ao mal. 17. Efraim (Israel) está entregue aos ídolos. O relacionamento de Israel com os ídolos da terra levou Deus a exclamar: Deixá-lo. Isto é o mesmo que dizer: "Que se desvie sozinho". O futuro mostrada se os ídolos podiam ajudar. 18. Tendo acabado de beber, eles se entregam à prostituição. Quando se cansam de um pecado, voltam-se para outro. Os seus príncipes amam apaixonadamente a desonra. O texto é difícil. A JPS dá: Seus governantes amam profundamente a desonra. Cheyne traduz: Seus escudos estão enamorados da infâmia (CBSC). 19. Falando do desastre iminente, Oséias acrescenta: O vento os envolveu nas suas asas. O vento chega súbito e violentamente, trazendo destruição. Do mesmo modo Israel seria levada para o exílio. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Novembro Dia 334  

Leituras: João 13:31-38; 1 João 4:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:18-23; 1 Crônicas 26-27.  

Versículo Especial: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (João 13:34).  

Pensamento Bíblico: Um Novo Mandamento (João 13:34-35). Note a ligação entre a leitura de hoje em João 13 e 1 João 4. “Devemos nós também amar uns aos outros” como Cristo mostrou amor por nós. Seu amor não foi fácil. Às vezes exigia forte repreensão. Acima de tudo, seu amor era um sacrifício: Ele deu sua própria vida para tornar possível nossa salvação. Se mostrarmos tal amor, outros saberão que pertencemos a Jesus!  

Ação: Mostre amor a outras pessoas: procure a salvação delas. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 13  7. Os sacerdotes foram altamente respeitados, mas quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram. 8. Os sacerdotes ficaram gananciosos, e o espírito mercenário que prevalecia entre eles se expressa na acusação: Alimentam-se do pecado do meu povo. O pecado pode se referir à oferta pelo pecado, devido ao fato dos sacerdotes enriquecerem por avidamente se apoderarem das ofertas que o povo trazia ao Senhor. Os filhos de Eli (I Samuel. 2:13-17) foram culpados de tais pecados. C. O Castigo para Todos. 4:9, 10. 9. O julgamento divino se expressa nas palavras como é o povo, assim é o sacerdote. Povo e sacerdotes, todos transgrediram igualmente e devia-se aguardar o julgamento que sobreviria aos dois grupos. 10. Apesar da rapacidade dos sacerdotes, Oséias declara que comerão, mas não se fartarão. Não ficarão nunca satisfeitos. A avareza seria castigada com a falta de alimento. D. Prática de Culto Imoral. 4:11-19. 11. A sensualidade, o vinho e o mosto caracterizam aqueles que rejeitam a palavra de Deus. Oséias declara que eles tiram entendimento. 12. Em seu desnorteamento, o povo buscava a ajuda de pedaços de pau. Isto é, de ídolos de madeira (cons. Isaias. 40:19-21; Jeremias. 2:27). Semelhantemente usavam a vara, através da qual os pagãos praticavam a adivinhação, para predizer o futuro. 13. Sacrifícios eram oferecidos sobre os outeiros, em vez do santuário do Senhor. Cultos de natureza licenciosa caracterizavam os "altos". Isto acontecia debaixo dos choupos e terebintos. Os lares dos israelitas seriam contaminados, pois suas filhas e noras adotariam as práticas religiosas obscenas do culto a Baal.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de Novembro Dia 333  

Leituras: João 13:21-30; 1 João 3:10-24; Salmo 120; Eclesiastes 2:12-17; 1 Crônicas 24-25.  

Versículo Especial: “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros” (1 João 3:11).  

Pensamento BíblicoAmor na Prática (1 João 3:10-24). O amor é uma função prática do povo de Deus. Ele não é meramente algo que sentimos ou um assunto de conversa, mas deve ser praticado por meio de mostrar consideração para com os outros.  O máximo exemplo da prática do amor é Jesus: “Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos (v. 16). Os verdadeiros discípulos de Jesus não podem, voluntariamente, negligenciar as necessidades de seus irmãos e irmãs.  

Ação: Demonstre o seu amor: ajude hoje um irmão ou uma irmã. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

28 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 12 5. Depois. Depois que Israel fosse removida de sua terra, destituída do seu rei e seus cultos idólatras, Deus restauraria a Davi, seu rei, isto é, o rei davídico, ou Messias, que governada como o justo rei de Israel (cons. Malaquias. 3:1). A dinastia seria reavivada nos últimos dias. Literalmente, no fim dos dias. A expressão é usada para descrever a era messiânica, o clímax da história, quando o Messias de Deus governará sobre todo o mundo. II. A Infidelidade de Israel e Consequente Julgamento. 4:1 - 13:16. Oséias 4 A. A Culpa do Povo. 4:1-3. 1. Israel fora infiel à aliança com o Senhor, resultando em uma contenda com ela. Agora Deus atua como querelante e juiz (cons. 12:2; Isaias. 1). Israel fora culpada de repetidas transgressões, e o profeta declarou que a terra não tinha verdade ou fidelidade ('emet) nem amor ou lealdade para com a afiança (hesed), nem conhecimento de Deus, no sentido de conhecer ou obedecer à Sua vontade. 2. O que só prevalece são atos de violência, e homicídios sobre homicídios. Um homicídio levava a outro homicídio, e a trilha de sangue era contínua. A idolatria e os crimes de violência estão intimamente relacionados na ideia de Oséias. Aquele que rejeita o verdadeiro Deus pode ser culpado das mais vergonhosas atrocidades. B. A Culpa dos sacerdotes. 4:4-8. 4. Israel tinha rejeitado as reivindicações divinas e assemelhava-se a um povo que era como os sacerdotes, rejeitando o conselho do mensageiro enviado por Deus (cons. Malaquias. 2:7). 5. O resultado é que Israel tropeçaria de dia, quando normalmente os homens podem ver e evitar os abismos. Oséias tinha consciência do fracasso dos líderes espirituais ou profetas (isto é, falsos profetas). Não se apegando à verdade, tropeçariam de noite. Tropeçariam nas trevas. 6. O resultado era a destruição de Israel porque lhe falta o conhecimento. O povo não conhecia a Deus e os seus caminhos. Não era simplesmente o resultado da negligência, mas uma atitude criminosa. Rejeitaram o conhecimento, preferindo resolver os seus problemas buscando falsos deuses e as nações poderosas que os adoravam. Os sacerdotes foram exemplos fracos, levando Israel para a apostasia. Por causa disso foram rejeitados nas palavras: para que não sejam sacerdotes diante de num. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Novembro Dia 332  

Leituras: João 13:12-20; 1 João 3:1-9; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 2:1-11; 1 Crônicas 22-23.  

Versículo Especial“Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).  

Pensamento Bíblico: “Vaidade é Correr Atrás do Vento” (Eclesiastes 2:1-11). Este pregador tentou encontrar significado “debaixo do sol”. Ele procurou a realização em várias atividades que as pessoas de hoje continuam a praticar. Adquiriu riquezas e suas luxúrias e gozou de muitos divertimentos. Finalmente, concluiu que tudo era vazio e insatisfatório. Ele não quis dizer que coisas ou prazeres são maus por si mesmos, mas que elas não fornecem aquilo de que realmente necessitamos.  

Ação: Olhe para “além do sol” para encontrar propósito na vida. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

27 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 10  Oséias 3 E. Oséias Redime Sua Esposa Infiel. 3:1-5. 1. Oséias recebe a ordem de amar a mulher que lhe voltou as costas por amor de outros. Ela era amada de seu amigo, isto é, seu amante. Oséias foi exortado a amar uma adúltera, mulher que lhe fora infiel. Ela era como os israelitas, que amavam bolos de passas. Eles participavam dos rituais pagãos de Baal que envolviam ofertas de bolos de passas. 2. Oséias resgatou sua esposa da escravidão à qual seu pecado a levara por quinze peças de prata. O preço de um escravo era trinta peças de prata (Êxodo. 21:32). Evidentemente Oséias pagou metade em dinheiro e metade em grão. 3. Como castigo por seus pecados, o profeta declara: Esperarás por mim muitos dias. O verbo é às vezes usado no sentido de "viver em reclusão" (Levítico. 12:4; Deuteronômio. 21:13). Gômer levada uma vida sossegada e reclusa até que Oséias se sentisse livre para tomá-la por esposa. Assim também eu esperarei por ti é, literalmente, e também eu por ti. Parece que Oséias está dizendo que Gômer teria de ficar separada dos outros, e que ele não teria relações conjugais com ela durante o período definido por muitos dias. 4. A experiência de Oséias com Gômer tinha uma contraparte na experiência divina com Israel, que ficaria muitos dias sem rei, sem príncipe. Israel, no exílio, não teria governo civil, mas seria governada por estrangeiros. Ficaria também sem sacrifício. O modo e o lugar dos sacrifícios foram particularmente destacados na lei levítica. Israel não teria meios de atender a essas exigências na terra do exílio. Sem coluna, literalmente, um objeto de culto usado pelos pagãos mas proibido pela Lei (Deuteronômio. 16:22). O exílio de Israel removê-la-ia das tentações familiares de Canaã. Sem estola sacerdotal. Era uma parte da vestimenta do sumo sacerdote (Êxodo. 28: 6-14). O significado da raiz da palavra é, "revestir" e no tempo de Gideão havia uma estola que se transformou em ídolo. Ídolos do lar (cons. Gênesis. 31:19, 34; I Samuel. 19:13, 16). Oséias declara que o Exílio seria um período durante o qual os objetos de culto tão queridos dos israelitas, antes do Exílio, seriam removidos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de novembro Dia 331  

Leituras: João 13:1-11; 1 João 2:18-29; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:12-18; 1 Crônicas 20-21.  

Versículo Especial“Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda” (1 João 2:28).  

Pensamento BíblicoConfiança em Sua Volta (1 João 2:24-29). Antes, João nos contou que estaremos em comunhão com Deus se guardarmos sua Palavra (vs. 3-5). João, agora, salienta que continuemos fiéis no serviço S praticando a justiça S para que possamos permanecer nele e que estejamos confiantes quando o enfrentarmos na sua volta. O serviço a Cristo, agora, é parte da edificação de uma relação eterna com o Senhor.  

Ação: Mantenha seus olhos na promessa. “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna” (v. 25).( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

26 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 9  19. Com amor Deus diz ao Seu povo: Desposar-te-ei. Um segundo casamento entre Deus e Israel – depois de sua restauração – foi descrito precedido por um segundo compromisso. Este compromisso será para sempre; isto é, não será como o primeiro casamento entre Deus e Israel no Sinai, que terminou em violência. Este compromisso será em justiça. O laço entre Deus e Israel não é simplesmente sentimental, mas baseia[1]se sobre o relacionamento certo. Será também em juízo, ou justiça, Opondo-se a arbitrariedades, Deus lidará com o seu povo em benignidade. O hebraico hesed, uma palavra que destaca a ideia de solidariedade e dependência mútua. Deus lida com o Seu povo de maneira consistente com a sua condição de dependência Dele. Mas também Ele o faz em misericórdias, ou compaixão, tomando conhecimento de suas necessidades. 20. O compromisso é em fidelidade, pois Deus será fiel à Sua afiança, e Seus amados aprenderão a Lhe corresponder. 21. Agora Deus pode responder às orações do Seu povo: Eu serei obsequioso . . . aos céus, ou corresponderei aos céus. Oséias descreve o pedido de prosperidade de Israel como se passasse pelos céus até alcançar o Senhor. A terra não suspirará em vão pelas chuvas dos céus, pois eles ouvirão a terra, isto é, os céus serão sensíveis aos rogos da terra ressequida. Toda a natureza opera em harmonia. 22. A terra atenderá obsequiosa ao trigo, e ao vinho, e ao óleo, os principais produtos da agricultura na Palestina. As necessidades das colheitas são compreendidas pela terra; as necessidades da terra são compreendidas pelos céus; e as necessidades dos céus são compreendidos por Deus. Em linguagem poética Oséias descreve assim o Deus dos céus na posição de fonte final de todas as bênçãos. Deus reage amorosamente a todas as necessidades da terra, regando-a de tal maneira que produza em abundância, o trigo, o vinho e o óleo atenderão então a Jezreel (o Senhor semeia), aqui representando Israel. 23. Logo após Deus acrescenta: Semearei Israel para mim. Israel restaurada florescerá como a semente plantada em solo fértil.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

 

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Novembro Dia 330  

Leituras: João 12:42-50; 1 João 2:12-17; Salmo 119:129-144; Eclesiastes 1:9-11; 1 Crônicas 17-19.  

Versículo Especial: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia” (João 12:48).  

Pensamento BíblicoO Padrão do Julgamento Final (João 12:48-50). Muitas pessoas influentes acreditaram em Jesus porém não mostraram sua fé por causa das consequências que teriam de enfrentar. Jesus permitiu-lhes escolher, mas lembrou-os das consequências de não mostrarem sua fé. Ele disse que suas mensagens eram do Pai, e seriam o padrão do julgamento final.  

Podemos conhecer as expectativas de Deus. Ele revelou sua vontade a fim de que possamos preparar-nos para a eternidade. Podemos saber de antemão como será o julgamento final, para não esperarmos qualquer surpresa. A palavra revelada tem grande autoridade: ela é o padrão do julgamento final.  

Ação: Pese cuidadosamente as palavras que você lê hoje. Elas estão registradas para guiá-lo em direção ao céu. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

25 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 8  D. A Restauração de Israel Infiel. 2:14-23. 14. Com amor Deus diz de Israel: Eu a atrairei. Deus diz que com palavras de afeto Ele persuadirá o Seu povo a abandonar os seus ídolos e se alegrar com Ele. Em Canaã Israel rejeitou o seu Deus. Rodeada por outros "amantes" (isto é, Baal e seus ídolos), ela não sentia necessidade  Dele. Deus, entretanto, de clara o Seu propósito de remover o Seu povo da terra de leite e mel e levá-la para o deserto, para que possa lhe falar ao coração, literalmente. O magoado amante desejava reconquistar o objeto do seu amor. Ele levaria Israel ao deserto solitário, onde ela pudesse lhe ouvir a voz sem se distrair. 15. Vinhas, que falam da prosperidade e fertilidade, seriam os presentes de Deus ao Seu povo restaurado. O vale de Acor é descrito como porta de esperança. Ali, Séculos antes, Acã morrera como perturbador de Israel (Josué. 7:25, 26). Só através de Acor, a perturbação, Israel poderia voltar a ter comunhão com o Senhor e suas bênçãos resultantes. Deus restauraria assim os dias da sua mocidade. Quando a jovem Israel cruzou o Mar Vermelho, cantava uma canção (Êxodo. 15:1-19). Ao perder o seu primeiro amor, a canção silenciou; mas Oséias descreve Israel arrependida e restaurada, cantando novamente. 16. Israel restaurada se dirigiria a Deus chamando-o de Meu marido (literalmente), uma palavra de carinho. Baali é um sinônimo de ishi (marido), mas contém a palavra Baal (senhor), o nome de uma divindade cananita. Por causa disto estava associado à idolatria e foi rejeitada por Oséias. Os baalins (v. 18) não seriam mais mencionados pelo Israel restaurado, que então usaria de sinceridade para como seu Senhor. 18. As antigas alianças hetéias eram de dois tipos: 1) alianças de paridade, entre iguais; 2) alianças de soberania entre soberano e seus súditos. A aliança entre Deus e Israel era deste último tipo. A aliança bíblica tem alguma coisa da natureza de uma ordenança com as bestas[1]feras do campo. A própria natureza ficará em paz com o Israel restaurado (cons. Isaias. 11:1-9). Deus acrescenta: Tirarei desta o arco. As armas dos inimigos de Israel serão quebradas de modo que já não possam mais prejudicar Israel. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de novembro Dia 329  

Leituras: Joao 12:37-41; 1 João 2:1-11; Salmo 119:113-128; Eclesiastes 1:1-8; 1 Crônicas 16.  

Versículo Especial: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos” (1 João 2:3).  

Pensamento Bíblico: “Sabemos Que o Temos Conhecido por Isto” (1 João 2:1-11). Como saberemos que estamos em comunhão com Deus? Algumas pessoas estão confiantes, porque elas “sentem-se salvas” ou porque sabem que Deus é grande e, portanto, crêem que elas não podem mais se perderem. Estas idéias humanas perdem o ponto claro de 1 João 2:1-11. A continuidade da comunhão com Deus depende da continuidade da obediência fiel. Ainda precisamos de sua graça e perdão (veja capítulo 1), mas temos que mostrar, por atos, que amamos, mesmo, o Senhor.

Ação: Guarde os mandamentos do Senhor. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

24 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 7  Oséias 2 C. O Julgamento do Israel Infiel. 2:1-13. 2. Oséias devia se dirigir a Gômer com as palavras – ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido. A esposa do profeta separara[1]se dele, e com o coração partido ele reconheceu que os laços matrimoniais entre os dois tinham sido quebrados. As palavras são reminiscência da fórmula usada no divórcio. Da mesma maneira Deus se dirige a Israel. 3. Ela tinha de abandonar seus adultérios para que eu não a deixe despida. Este castigo por adultério é comprovado pelas Escrituras (Ezequiel. 16:38) e pelas tabuinhas de Nuzi na Mesopotâmia setentrional. As palavras aqui se aplicam a Israel, que viria a se tornar uma presa dos inimigos quando fosse abandonada sozinha e nua pelo seu Deus. 5. A esposa de Oséias dissera: Irei atrás de meus amantes. Conforme ela olhava para os seus amantes, Israel olhava para Baal e outros deuses cananitas. 7. Depois de passar por desapontamentos, Gômer, tal como Israel, diria: Irei, e tornarei para o meu primeiro marido. Nem Gômer nem Israel podia encontrar a satisfação na infidelidade. Deus aqui declara que ele colocada Israel no lugar em que ela veda a necessidade que tinha dele. 8. Deus agita misericordiosamente com o seu povo: Eu é que lhe dei o grão, e o vinho, e o óleo. Toda a fartura da terra tinha a Sua fonte no Senhor, mas Israel se esquecera Dele e trilha Suas bênçãos como ponto pacífico. Grão, vinho e óleo eram as bênçãos materiais que Deus concedera à Canaã (Deuteronômio. 7:13). 9. Deus, em atitude de disciplina, declarou que reteria o grão. Retirando a bênção, Ele colocaria Israel em situação de se lembrar de sua fonte divina. Baal não tinha o poder de ajudar; e se o Senhor não cuidasse de Israel, ela ficada faminta e destituída. Assim como o grão era usado para alimento, a lã e o linho forneciam vestimentas. Israel infiel ficaria nua por ter-se esquecido do Senhor. 10. Em juízo, Deus acrescentou que Ele descobriria as suas vergonhas. Literalmente, suas obscenidades, isto é, revelaria aos seus amantes o que ela era na realidade. 13. Os dias de Baalins eram os dias do pecado, durante os quais Israel se esquecera do Senhor e tornara as práticas idólatras e frequentemente obscenas uma parte da vida religiosa dos israelitas. Deus não ficada indiferente enquanto o Seu nome era assim profanado.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Novembro Dia 328  

Leituras: João 12:27-36; 1 João 1; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:24-31; 1 Crônicas 14-15.  

Versículo Especial: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João 12:31).  

Pensamento BíblicoVitória Diante da Derrota (João 12:27-36). Jesus sentia-se agoniado porque a sua morte estava se aproximando, entretanto, ele sabia que precisava completar sua missão para glorificar o Pai. Sua morte pareceria derrota nas mãos de Satanás, mas Jesus sabia que ela, realmente: ì Glorificaria o Pai, í Julgaria o mundo e î Expulsaria o dominador deste mundo. Derrota? Não para Jesus!  

Ação: Creia na luz para que você possa ser um filho da luz (João 12:36). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

23 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 6  6. Desfavorecida. A filha de Gômer recebeu um nome destinado a dizer ao povo de Israel que não havia possibilidade de misericórdia. Como a "desfavorecida" ela simbolizava a situação angustiosa do Reino do Norte, que pecara contra Deus e estava amadurecida para o juízo. 7. Contrastando com a iminente queda de Israel, Deus disse: Da casa de Judá me compadecerei. Israel capitulou diante dos assírios (722 A.C), mas quando Senaqueribe cercou Jerusalém, Deus interveio para salvar a cidade (II Reis 19:35). 9. O segundo filho de Gômer recebeu o nome de Não-meu-povo. No Sinai, Israel fizera a aliança de se constituir o povo do Senhor e Ele de ser o seu Deus (Êxodo. 19:1-7). Repetidas vezes Israel transgrediu a aliança e aqui Oséias profeticamente declara que seria rejeitada. Não seria uma rejeição permanente (cons. Os. 2:3), mas resultaria no Exílio e na destruição do Reino do Norte como entidade política. B. Uma Mensagem de Esperança. 1:10, 11. 10. De acordo com a promessa (Gn. 15:5, 6) o número dos filhos de Israel seria como a areia do mar. Oséias pronunciou o juízo sobre o Israel não arrependido, mas apresenta a promessa da redenção final. O povo, embora dizimado pelo inimigo, seria numericamente reavivado e seria novamente chamado de filhos do Deus. Oséias 2 C. O Julgamento do Israel Infiel. 2:1-13. 2. Oséias devia se dirigir a Gômer com as palavras – ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido. A esposa do profeta separara[1]se dele, e com o coração partido ele reconheceu que os laços matrimoniais entre os dois tinham sido quebrados. As palavras são reminiscência da fórmula usada no divórcio. Da mesma maneira Deus se dirige a Israel. 3. Ela tinha de abandonar seus adultérios para que eu não a deixe despida. Este castigo por adultério é comprovado pelas Escrituras (Ezequiel. 16:38) e pelas tabuinhas de Nuzi na Mesopotâmia setentrional. As palavras aqui se aplicam a Israel, que viria a se tornar uma presa dos inimigos quando fosse abandonada sozinha e nua pelo seu Deus.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Novembro Dia 327  

Leituras: João 12:20-26; 2 Pedro 3:10-18; Salmo 119:81-96; Provérbios 31:17-23; 1 Crônicas 12-13.  

Versículo Especial“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3:18).  

Pensamento Bíblico: “Os Bois Tropeçaram” (1 Crônicas 13). Através de toda a História, tem havido pessoas querendo engrandecer suas próprias opiniões para determinar o que eles pensam que Deus quer. Este capítulo nos relembra que a única maneira de saber a vontade de Deus é ouvindo suas palavras (veja 1 Coríntios 2:9-11). As intenções de Uzá e do povo de Israel podem ter sido boas, porém um ato não aprovado trouxe a punição. A morte de Uzá é lembrada para nos ajudar a viver!  

Ação: Obedeça respeitosamente às instruções de Deus. Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 5  2. Oséias recebeu ordem de se casar com uma mulher de prostituições e ser o pai de filhos de prostituição. Muitos comentaristas defendem que ele na realidade não se casou com uma prostituta, mas que a descrição deve ser tomada alegoricamente (veja Introd.). Eles interpretam as palavras de Oséias como a descrição de uma visão que ele teve e não de um acontecimento do qual fosse participante. Não há nenhuma indicação de alegoria no texto e as palavras parecem realmente descrever a vida conjugal de Oséias. O adultério de sua esposa talvez fosse algo que se desenvolvesse após o casamento com o profeta. Fazendo um retrospecto, Oséias poderia considerar este casamento como coisa providencial ordenada por Deus, pois forneceu a analogia que ele usou ao se dirigir a Israel. O profeta acusa: a terra se prostituiu. Assim como a esposa de Oséias provou ser-lhe infiel, Israel foi infiel ao Senhor. O adultério espiritual é uma figura de linguagem extraída do culto à fertilidade dos cananeus, com o seu ritual de prostituição. 3. Gômer, filha de Diblaim, era o nome da esposa de Oséias. O nome era comum e não temos base para lhe conceder algum significado alegórico. 4. O primeiro filho de Gômer foi chamado Jezreel, que significa Deus semeia. Tinha significado duplo: 1) Depois que o povo de Israel fosse disperso por causa do pecado, Deus o plantaria ou "semearia" novamente em sua própria terra. 2) Os pecados cometidos no vale de Jezreel por Jeú seriam punidos e Israel experimentada a derrota. O sangue de Jezreel é uma referência à tentativa pouco sábia de Jeú de defender a causa do Senhor matando todos os adoradores de Baal (II Reis 10:1-11). 5. Em juízo Deus disse: Quebrarei o arco de Israel. O arco aqui representa o poder (cons. Gn. 49:24) do Reino de Israel, que logo chegaria ao fim. Um arco quebrado era sinal de impotência. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de novembro Dia 326  

Leituras: João 12:12-19; 2 Pedro 3:1-9; Salmo 119:65-80; Provérbios 31:10-16; 1 Crônicas 11.  

Versículo Especial“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).  

Pensamento Bíblico“Não Querendo que Nenhum Pereça” (2 Pedro 3:9). Deus está esperando. Ele continua adiando o julgamento para permitir que mais pessoas se arrependam. Este fato deveria desafiar os pecadores a se arrependerem e os fiéis a aproveitarem todas as oportunidades para ensinar. Não sabemos quanto tempo de vida nós temos, mas sabemos, sim, o que Deus quer que façamos com este tempo. 

Ação: Aproveite o dia de hoje para se preparar para a eternidade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

20 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 4  ESBOÇO I. A vida conjugal do profeta. 1:1 – 3:5. A. Seu casamento com Gômer. 1:1-9. B. Uma mensagem de esperança. 1:10, 11. C. Julgamento de Israel infiel. 2:1-13. D. A restauração de Israel infiel. 2:14-23. E. Oséias redime sua esposa infiel. 3:1-5. II. A infidelidade de Israel e conseqüente juízo. 4:1 – 13:16. A. A culpa do povo. 4:1-3. B. A culpa dos sacerdotes. 4:4-8. C. Castigo para todos. 4:9, 10. D. Práticas religiosas imorais. 4:11-19. E. Julgamento dos reis e sacerdotes por desviarem o povo. 5:1-7. F. Política externa desastrosa em Efraim (Israel) e Judá. 5:8-15. G. A desculpa de Israel e a réplica divina. 6:1-6. H. Os crimes de Israel. 6:7 – 7:7. I. A desastrosa política externa de Israel. 7:8 – 8:3. J. A idolatria de Israel e as alianças iníquas. 8:4-14. K. Predição do exílio de Israel. 9:1-9. L. A antiga apostada de Israel em Baal-Peor. 9:10-14. M. A apostasia de Israel em Gilgal. 9:15-17. N. Profetizada a destruição do culto a Baal. 10:1-8. O. O pecado de Gibeá. 10:9, 10. P. A ruína de Israel. 10:11-15. Q. O amor de Deus; a ingratidão de Israel. 11:1-7. R. A piedade de Deus por seu povo. 11:1-7. S. Os pecados de Jacó. 11:12 – 12:14. T. A iníqua adoração de bezerros. 13:1-3. U. O Deus gracioso induz a destruição. 13:4-11. V. Ruína inescapável. 13:12-16. III. A conversão e a renovação de Israel. 14:1-9. A. Chamado ao arrependimento, 14:1-3. B. A promessa de perdão. 14: 4-8. C. Uma advertência derradeira. 14:9. COMENTÁRIO I. A Vida Conjugal do Profeta. 1:1 – 3:5. Oséias 1 A. Seu Casamento com Gômer. 1:1-9. 1. A afirmação de Oséias começa com a afirmativa de que sua origem é divina: Palavra do SENHOR, que foi dirigida. A palavra é divina; encontra sua expressão em um instrumento humano – o profeta Oséias, filho de Beeri. O nome Oséias significa "livramento" ou "salvação". Beeri, o pai do profeta, não é mencionado em nenhum outro lugar nas Escrituras, embora desde cedo os escritores judeus o tenham identificado com Beera (I Cr. 5:6), que foi levado para o exílio por Tiglate-Pileser. Oséias profetizou nos dias de Uzias e foi contemporâneo de Isaías (cons. Is. 1:1). Isaías, entretanto, viveu em Jerusalém e dirigiu suas profecias principalmente ao Reino do Sul (Judá), enquanto que Oséias profetizou para o Reino do Norte (Israel ou Efraim). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de novembro Dia 324  

Leituras: João 11:45-57; 2 Pedro 2:1-11; Salmo 119:33-48; Provérbios 30:29-33; 1 Crônicas 7-8.  

Versículo Especial“É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo” (2 Pedro 2:9).  

Pensamento Bíblico: “Renegarem o Soberano Senhor Que os Resgatou” (2 Pedro 2:1-11). Pedro advertiu que os falsos mestres sossegadamente se infiltrariam no exército de Deus, para afastar alguns justos. Os cristãos podem retornar, e algumas vezes retornam, ao pecado  “renegando o Soberano Senhor que os resgatou”. Pedro nos previne para que fiquemos continuamente em guarda contra o pecado. Satanás é ativo, mas “o Senhor sabe livrar da provação os piedosos”.  

Ação: Mantenha a pureza em um mundo impuro. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

19 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 3  (2) Alguns insistem que Oséias realmente se casou com uma mulher que ele sabia ser prostituta, talvez uma prostituta ritual. T.H. Robinson e T. Laetsch defendem este ponto de vista. (3) Muitos defendem que Oséias casou-se com uma mulher que ele julgava ser pura e que mais tarde ficou sabendo de sua infidelidade. De acordo com este ponto de vista a expressão "mulher de prostituições" (1:2) foi usada por antecipação. Quando escreveu o livro, Oséias viu que Deus realizara um casamento que, do ponto de vista humano, estava marcado por tragédia sem atenuantes. Com grandes esperanças, Oséias casou-se com Gômer, só para constatar sua tendência para o adultério. A separação se seguiu e 2:2 contém praticamente uma fórmula de divórcio – "ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido". O amor de Oséias foi persistente mesmo assim e, mais tarde, ele tornou a se casar com ela (3:1). É uma comparação com o que Deus fez com Israel. Depois de fazer votos de fidelidade à Lei do Senhor, Israel prosseguiu buscando a Baal e aos outros deuses de Canaã até que Deus a rejeitou temporariamente (o Exílio), depois do que Israel castigada retornou ao favor divino na terra de Judá. Este ponto de vista identifica a "mulher" de 3:1 com a "mulher de prostituições" de 1:2. Com algumas variações, Ehrlich Marti, W. R. Harper e G.W. Anderson têm defendido este ponto de vista. Este comentário também foi escrito baseado nele. A Época de Oséias. As profecias de Oséias foram primeiramente enunciadas durante o caótico reinado de Jeroboão II, quando Israel desfrutava de prosperidade externa mas sofria corrupção interna. Os santuários estavam cheios de adoradores (Amós 4:4,5), mas os pobres eram oprimidos (Amós 4:1) por gente cuja religião era aparente. Durante os prósperos dias de Jeroboão II o juízo parecia coisa remota aos israelitas, contudo logo sentiriam o poder assírio na Ásia ocidental. O ano que se seguiu à morte de Jeroboão, Tiglate-Pileser III subiu ao trono da Assíria (745 A.C.). Por volta de 732 A.C. Damasco foi tomada pelos assírios e uma década depois Samaria, a capital de Israel caiu e o seu povo foi deportado. Amós e Oséias profetizaram durante os anos finais do Reino do Norte, exatamente como Jeremias de Jerusalém profetizou durante as últimas horas da história de Judá. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Novembro Dia 323 

Leituras: João 11:38-44; 2 Pedro 1:12-21; Salmo 119:17-32; Provérbios 30:21-28; 1 Crônicas 6.  

Versículo Especial“Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros” (Salmo 119:24).  

Pensamento Bíblico: “Movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Os versículos finais de 2 Pedro 1 contêm importantes comentários sobre os relatos escritos que chamamos Escrituras. Note bem:  

    As mensagens escritas são para lembrar o ensino oral (vs. 12-15; veja 2 Tessalonicenses 2:15).

    As mensagens haveriam de viver mais do que os mensageiros (v. 15).

    As mensagens vieram de testemunhas oculares (vs. 16-18).

    Seus escritos concordam com os antigos profetas (vs. 19-21).

    As escrituras foram dadas pela ação poderosa do Espírito Santo (v. 21). A palavra normalmente traduzida como “movidos” aqui sugere um força poderosa, tal como um vento irresistível (veja Atos 27:15,17, onde ela é traduzida de maneira diferente, para falar da força motora do vento).  

Ação: Lembre-se da fonte das Escrituras que você lê. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...