30 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 61 12-30. Quando Eliú cita a adicional lamentação de ló acusando Deus de não dar contas de nenhum dos seus atos (v. 13b; cons. 19:7; 30:20), poderia parecer que ele abandonara as dúvidas de Jó quanto à justiça de Deus muito rapidamente (vs. 8-12) para retomá-las mais tarde (cons. caps. 34-37). Mas em resposta à alegada falta de revelação com referência aos caminhos divinos (vs. 14-30), Eliú incorpora uma explicação do sofrimento dos servos de Deus e assim realmente começa sua defesa da justiça divina. Nos dias do V.T. Deus falava com o Seu povo por meio de diversos instrumentos especiais que deixaram de ser usados depois que se concluiu a revelação do N.T. (cons. Hebreus. 1:11), Eliú menciona sonhos (Jó 33:15-17) e o anjo intérprete (vs. 20-30) como meio especial de revelação. Deus não abandonou o povo de sua aliança para tatear sem a luz da revelação autorizada. Se com ele houver um anjo intercessor, um dos milhares (v. 23). inumeráveis anjos servem os herdeiros da salvação (Hebreus. 1:14; cons. Jó 4:18; 5:1; Deuteronomio. 33:2; Salmos. 68:17; Daniel. 7:10; Apocalipse. 5:11), sendo que um dos ministérios é o da interpretação da vontade e caminhos de Deus. Possivelmente um dos milhares refere- se não à abundância desses hierofantes, mas à raridade e destaque do seu anjo intercessor (cons. Eclesiastes. 7:28). 30a. Para reconduzir da cova a sua alma (cons. vs. 18, 24, 28). No íntimo de tal revelação encontra-se o princípio e os propósitos da graça divina. Os homens vivem sob a sombra dos portadores da morte (v. 22b), anjos da morte enviados por Deus, por causa do santo desprazer divino para com seus pecados. Mas de um modo ... duas e três vezes (vs. 14, 29) a graça intervém. Algumas vezes uma revelação especial se introduz como advertência para evitar o mal proposto e assim livrar de suas conseqüências desastrosas (vs. 15-18). Outras vezes a revelação vem na undécima hora, quando a maldição de um castigo acerbo conduziu o homem à beira do abismo (vs. 19-22). Então ali se observa notável restauração das bênçãos da justiça (vs. 25, 26), celebrada por um salmo de confissão e ação de graças (vs. 27, 28). Tal livramento realizase pelo confronto do homem com o que lhe convém, isto é, o caminho certo e reto para ele (v. 23b; cons. v. 16), e pelo arrependimento do homem. Este processo é o resgate (v. 24c) que se encontra se Deus tiver misericórdia dele (v. 24a). À luz da revelação passada outorgada aos servos de Deus, Eliú intitula seus sofrimentos como castigos (v. 19)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Janeiro   Dia 30  

Leituras: Mateus 10:1-15; Atos 10:34-48; Salmo 27; Provérbios 7:13-20; Êxodo 7-8.  

Versículo Especial“Pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (Atos 10:35).  

Pensamento BíblicoSujando Nossos Pés (Mateus 10:1-15). Quando Jesus mandou seus apóstolos pregar às ovelhas perdidas de Israel, Ele os instruiu para que sacudissem o pó de seus pés nos lugares onde sua mensagem fosse rejeitada.  Muito freqüentemente, erramos ao desistir e “sacudir o pó” antes que tenhamos sujado nossos pés. Não podemos concluir que os outros rejeitarão o evangelho. Temos que lhes dar a oportunidade de responder por si mesmos.  

Ação: “Procurai as ovelhas perdidas . . .” (Mateus 10:6). “. . . de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10:8)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

29 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 60  Jó 33 33:1-33. A apologia geral fora dirigida para os amigos. Agora apresentando sua resposta diante dos protestos de Jó, Eliú dirige-lhe um desafio (vs. 1-7). Ele cita declarações de Jó (vs. 8-11) e dá sua própria resposta (vs. 12-30). Assim a manopla desce mais uma vez (vs. 31-33). 1-7. Eis que diante de Deus sou como tu és (v. 6a). Eliú é um ser humano igual a Jó, feito de barro (v. 6b) com o sopro criador divino (v. 4; cons. Gênesis. 2:7). Enfrentando o desafio de Eliú, Jó não pode, portanto, apresentar sua desculpa favorita de que terrores divinos paralisantes o destituíram da compostura necessária para se defender (cons. Jó 9:34; 13:21). 8-11. Eliú não interpreta mal a posição de Jó. Jó dera assentimento em seu envolvimento para com o pecado humano (cons. 7:21; 13:26). Além disso, seus protestos de inocência foram justificados até onde defenderam sua integridade contra o clamor da hipocrisia e outras acusações excessivas dos amigos. Não obstante, uma tendência para com uma avaliação excessiva da sua justiça pode ser encontrada naqueles protestos (cons. 9:21; 10:7; 12:4; 16:17; 23:10 e segs.; 27:5, 6; 29:11 e segs.). E este conceito torna-se quase incrivelmente atrevido e ousado nas últimas palavras de ló (cap. 31). Em 33:10b Eliú cita 13: 24b; em 33:11 ele cita 13:27a..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Janeiro   Dia 29  

Leituras: Mateus 9:32-38; Atos 10:17-33; Salmo 26; Provérbios 7:6-12; Êxodo 5-6.  

Versículo Especial“E então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9:37).  

Pensamento Bíblico: Trabalhadores Para a Seara (Mateus 9:36-38). Note aqui alguns pontos:  

    Multidões necessitaram do evangelho

    Jesus tinha compaixão

    Ele viu uma seara abundante

    Ele reconheceu a falta dos trabalhadores

    Ele insistiu na oração por mais trabalhadores

    Ele enviou aqueles que estavam disponíveis (Mateus 10:1-5).  

Hoje, precisamos ver as multidões, e compadecer-nos delas. Se o fizermos, também oraremos e agiremos, usando as oportunidades que temos para trazer a colheita das almas a Deus.  

Ação: Considere, com compaixão, os perdidos ao nosso redor. Ore (Mateus 9:38). Vá (Mateus 10:5). Você compartilhará o evangelho hoje.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

28 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 59   Jó 32 32:1-5. A forma poética está um tanto interrompida por este prefácio em forma de prosa. As origens de Eliú estão, por outro lado, totalmente traçadas (v. 2a; cons. 1:1; 2:11). O buzita. Cons. Gn. 22:21. O fracasso de Jó em ser mais zeloso para com a honra divina do que para com a sua própria despertou a indignação de Eliú (v. 2b); observe a concordância do Senhor (40:8). O que levou Eliú a instruir os que eram mais velhos que ele, foi o fracasso de seus amigos em responder satisfatoriamente aos protestos desafiadores de Jó contra Deus. Condenavam a Jó (v. 3b). A acusação de hipocrisia da parte dos amigos foi um expediente vergonhoso para encobrir suas deficiências de lógica e teológicas. Outra possível tradução seria: porque não condenaram a Jó. Isto é, deixaram de comprovar o erro dele nas suas calúnias contra a justiça divina. Isto se aplica bem ao interesse de Eliú em justificar a Deus. De acordo com uma variante tradição textual antiga, o versículo 3b poderia ser traduzido assim: e assim condenaram a Deus. Isto é, o silêncio dos amigos diante do ainda protestante Jó foi equivalente a uma condenação de Deus da parte deles. 6-22. A apologia preliminar de Eliú para solicitar a atenção do auditório foi estendida além do gosto ocidental, mas isto talvez não contrariasse a etiqueta da terra de Uz (cons. Ilíada 14: 122 e segs.). Falem os dias (v. 7a). Deferência para com a sabedoria associada com a idade impedira uma intervenção antecipada de Eliú (vs. 6, 7, 11). A sabedoria, entretanto, é basicamente uma questão de dom divino, especificamente proveniente do Espírito de Deus sobre o homem: Há um espírito no homem, e o sopro do Todo-poderoso o faz entendido (v. 8; cons. Gn. 2:7). O desempenho inglório dos conselheiros demonstrara sua falta de sabedoria apesar da idade (Jó 32:9, 12, 15, 16), enquanto Eliú proclama compreensão apesar da juventude (v. 6b, 10). Repreendendo-os por abandonarem a cruzada (v. 13). Eliú assume a responsabilidade dela (vs. 16,17) com nova estratégia (v. 14), sob a compulsão de um espírito cheio de conhecimento do mistério que os sábios acharam tão desconcertante (vs. 18-20), e com devoção ousada para com a verdade somente (vs. 21, 22).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Janeiro   Dia 28  

Leituras: Mateus 9:18-31; Atos 10:1-16; Salmo 25; Provérbios 7:1-5; Êxodo 3-4.  

Versículo Especial“Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente” (Provérbios 7:4).  

Pensamento Bíblico: Deus Rejeita Nossas Desculpas (Êxodo 3-4). Moisés procurou uma maneira para escapar de sua obrigação, oferecendo uma série de objeções, que Deus se recusou a aceitar:  

    Por que eu? (3:11)

    Não sei o que dizer (3:13)

    Eles não me crerão (4:1)

    Não sou eloqüente (4:10)

    Envie outro (4:13)  

Ação: Ouça a si mesmo, hoje. Está, de boa vontade, submetendo-se à vontade de Deus ou tentando passar a ele suas desculpas esfarrapadas? Procure as soluções de Deus em vez de desculpas humanas!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

27 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 58   38-40. O ímpio desafio que acabou de ser proferido (vs. 35-37), enquanto respondia à condição "Se, como Adão" (vs. 33, 34), forma uma refutação tão satisfatória de todo o catálogo de pecados e uma conclusão tão grandiloqüente para todo o discurso que muitos mestres consideram os versículos 38-40 anticlimáticos e como estando fora de lugar. Quanto ao estilo, entretanto, o autor de Jó é apaixonado pelo penúltimo clímax (cons. por exemplo 3: 23 e segs.;14:15 e segs.). E materialmente este último pecado (vs. 38,39) e esta última imprecação (v. 40) seguem naturalmente a alusão à queda de Adão (v. 33 e segs.), pois Jó aqui invoca a maldição primeva elementar com fundamento (Gênesis. 3:17, 18; cons. Gênesis. 4:11,12). Os protestos de inocência de Jó acompanharam o ritmo de sua percepção aprofundante das exigências divinas de santidade. Mas agora sua exibição de notável penetração nas exigências morais divinas denunciam uma igualmente notável profundidade de justiça própria. Tal cegueira para com a depravação e ilusão do seu próprio coração não negam a genuinidade da obra redentora divina em Jó. Mas constitui uma séria necessidade espiritual que deve ser sanada – conforme Eliú estava para destacar (cap. 32 e segs.) – um dos propósitos de Deus (embora não fosse o propósito principal) ao determinar os sofrimentos de Jó.4) O Ministério de Eliú. 32:1 – 37:24. Eliú, aparentemente alguém do auditório mais amplo assistindo ao debate dos mestres, sai à frente e apresenta sua teodicéia. Introduzi-lo antes desfiguraria os movimentos dramáticos do poema por causa de uma antecipação canhestra do resultado do debate. O mais jovem era tão ignorante quanto os outros no que se refere às transações celestiais relacionadas no Prólogo. Sua interpretação dos sofrimentos de Jó é, portanto, inclusiva. Contudo, Eliú percebeu o significado do princípio importantíssimo da livre graça de Deus, que os outros não consideraram. Por isso, a partir deste discurso, a luz do dia começa a despontar no caminho da sabedoria após a longa noite do debate, cortada apenas por algum ocasional raio de luz do entendimento. A arrogância principesca de Jó é subjugada, e assim Eliú serve como alguém enviado diante da face do Senhor para preparar o caminho para a Sua vinda no redemoinho (cap. 38 e segs.). O discurso de Eliú (32:6 - 37:24), embora cortado por diversas pausas (34:1; 35: 1; 36:1), é uma unidade em sua essência. Seguindo-se à apologia (32:6-22), a teodicéia desenvolve-se em resposta às queixas particulares de Jó (citadas em 33:8-11; 34: 5-9; 35:2, 3; cons. 36:17 e segs.) e por meio de uma exposição da graça de Deus (33:12-33), sua justiça (34:10 – 36:25) e poder (36:26 – 37:24).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 27 de Janeiro   Dia 27  

Leituras: Mateus 9:9-17; Atos 9:32-43; Salmo 24; Provérbios 6:30-35; Êxodo 1-2.  

Versículo Especial“Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Mateus 9:12).  

Pensamento Bíblico: Associando-se com Cobradores de Impostos e Pecadores  (Mateus 9:9-13). Este encontro de Jesus com os fariseus salienta um problema que continua a retardar o progresso do evangelho. Em vez de procurar por uns poucos homens “bons”, que seriam facilmente transformados em Cristãos, precisamos crer no poder do evangelho para mudar os mais horríveis pecadores em povo santificado e justificado de Deus.  

Ação: Procure os doentes. Convide-os a aprender sobre o Salvador. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

26 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 57 1-8. Jó começa negando pecados escondidos no coração – concupiscência (v. 1), trapaça (v. 5), cobiça (v. 7). Nisto exibe profunda penetração na espiritualidade da lei divina (cons. o Sermão do Monte, Mateus. 5; 6; 7). Sua profunda preocupação com o iminente juízo do Suserano vem à tona freqüentemente (vs. 2-4; cons. 11, 12, 14, 23, 28), mais notavelmente em suas automaldições (v. 8; cons. Deuteronomio. 28: 30c, 33). Com estas referências às sanções penais da aliança Jó torna solene o seu juramento de inocência. Mesclado do reverente temor de Jó para com o seu Juiz está seu anseio confiante de comparecer diante dEle, eloqüentemente proclamado nos vs. 35-37 e mais simplesmente aqui (v. 6). 9-23. O patriarca também repudia pecados públicos contra seus próximos adultério (v. 9), maus tratos dispensações a empregados (v.13), negligência das obrigações sociais de caridade para com os necessitados (vs. 16, 17, 19-21). Automaldições estão ligadas à primeira e última cláusulas condicionais desta seção. Além disso, Jó nega vigorosamente, reforçando suas negativas: o adultério, denunciando severamente tal abuso (vs. 11,12); o abuso com servos, contando com a investigação divina (v. 14) e reconhecendo a origem comum das criaturas (v. 15); e falta de caridade, afirmando positivamente o oposto (v. 18) e confessando o seu temor a Deus (v. 23). 24-27. A acusação de hipocrisia e iniqüidade secreta que os conselheiros lançaram contra ele, por falta de evidência dos supostos crimes de Jó, já foram negados através dos seus protestos. Agora a repudia diretamente, negando pecados ocultos em seu relacionamento com Deus, seus inimigos e estranhos. Nem a ilusão das riquezas (vs. 24, 25), nem a fascinação dos cultos pagãos às entidades celestes (vs. 26, 27) conseguiram engodá-lo em idolatria dissimulada, a transgressão da exigência mais fundamental da lealdade a Deus (v. 28). Malícia secreta contra inimigos (v. 29) ele a nega firmemente (v. 30). Os íntimos da casa, conhecedores de sua vida particular, podem garantir que ele não teve má vontade de conceder hospitalidade ao forasteiro (vs. 31 e 32). Resumindo, ele nega sob juramento qualquer semelhança com Adão, que tentou encobrir o seu pecado (v. 33; cons. 13:20; Gênesis. 3:7-10). Jó não deve temer o escrutínio público da sociedade (Jó 31:34) ou de Deus (v. 35 e segs.). Em total contraste ao temor e fuga de Adão quando da aproximação do Senhor. Jó deseja apaixonadamente confrontar-se com Deus (v. 35a; cons. 13:3, 22; 23:3-9; 30-20). Eis aqui a minha defesa assinada (v. 35b). Dramatizando a desejada audiência com Deus, Jó representa a defesa que ele acabou de oferecer como um documento legal assinado e selado. Então, com arrogância consumada, ele declara como desfilará diante de Deus como um príncipe (v. 37b), coroado com o próprio rolo de sua iniciação (vs. 35c e 36) que se transformará em um emblema de honra para ele, sendo refutada acusação por acusação (v. 37a)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Janeiro   Dia 26  

Leituras: Mateus 9:1-8; Atos 9:20-31; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Gênesis 48-50.  

Versículo EspecialO Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmo 23:1).  

Pensamento Bíblico: Deus Tornou o Mal em Bem (Gênesis 50:20). Depois de suportar uma série de provações e injustiças, e longos anos de separação de sua família, José fez esse comentário sobre a ação de seus irmãos ciumentos. A despeito de suas más intenções, Deus tornou os sofrimentos de José nalguma coisa boa. A fé no Deus que governa o mundo nos leva a acreditar que ele tem capacidade para usar até as mais cruéis circunstâncias para o bem.  

Ação: Aceite as dificuldades da vida com confiança no Bom Pastor.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

25 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 55 16-23. Muito mais desesperador para o patriarca do que a crueldade dos homens é a de Deus (v. 21a), que parece fitar inexpressivamente (v. 20b) para sua implorante vítima. Deus persegue Jó (v. 21b) com aflições físicas continuamente (vs. 16b, 17), humilhantemente (vs. 18, 19), sem misericórdia (vs. 20, 21), violentamente (v.22), até a sepultura (v. 23). Embora Jó deixe aqui de seguir as implicações lógicas e apropriar-se do conforto de seus pensamentos recentemente expressos quanto à sabedoria, humana e divina (cap. 28), deve-se lembrar que ele não é de pedra mas um homem de carne e ainda assim esmagado pelos amplexos da serpente. 24-31. Um grito melancólico conclui as reflexões de Jó sobre sua humilhação e desamparo. Gritar por socorro no meio do desespero é coisa natural (v. 24), especialmente quando a calamidade é contrária a todas as expectativas (vs. 25, 26; cons. 29:15 -20). Em um turbilhão emocional (v. 27), Jó geme diante do mundo (v. 28) como um chacal que uiva ou uma avestruz alta (v. 29). Com uma febre mortal a consumi-lo (v. 30), ele representa de antemão uma nênia em preparação de seu sepultamento (v. 31). Jó 31 31:1-40. Jó protesta sua inocência o tempo todo. Aqui, elaboradamente formulado, esse protesto se transforma no clímax de sua peroração. Na forma, é um juramento retroativo de lealdade à aliança (cons. v. 1a). Em tais juramentos o orador invoca maldições sobre si mesmo para comprovar violações do código moral (cons., por exemplo, o Juramento dos Soldados Heteus, ANET, 353, 354). Até as figuras dos exemplos existentes de tais juramentos antigos correspondem como de Jó (por exemplo, perda de colheitas, trabalho duro, fratura de ossos, lavoura infestada de mato. Veja vs. 8, 10, 22, 40). O quadro, portanto, é o do vassalo convencional declarando sua lealdade às várias estipulações que file foram impostas, atônito porque o seu soberano o afligira com maldições e não com as bênçãos da aliança (cons. Deuteronomio. 28:18, 31, 35 ). Jó tem a impressão de que Deus abandonou o seu papel de suserano protetor e estranhamente se tornou o inimigo de um vassalo obediente.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Janeiro   Dia 25  

Leituras: Mateus 8:23-34; Atos 9:1-19; Salmo 22:22-31; Provérbios 6:16-19; Gênesis 46-47.  

Versículo Especial“E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:27).  

Pensamento BíblicoA Conversão de um Fariseu Zeloso  (Atos 9:1-19). A conversão de Saulo de Tarso permanece como uma demonstração clara do poder do evangelho. Saulo foi um fariseu zeloso, opondo-se de todo o coração àquele chamado Jesus. Mas quando se viu face a face com os fatos, ele foi honesto e admitiu a própria verdade, a que ele se tinha oposto tão violentamente. O evangelho ainda tem o poder de transformar o homem mau em um filho de Deus.  

Ação: Maravilhe-se ante a grandeza de Cristo. Então, faça um esforço especial para dizer a um pecador que ele precisa do Salvador..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

24 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Jó (Comentário Bíblico Moody) 54   O papel importante que o patriarca desempenhava no conselho e no tribunal parecia-lhe agora o aspecto mais significativo do seu passado (vs. 7-17, 21-25), quando visto da sua presente luta pessoal pela justiça. A última palavra, que lhe fora tão relutantemente concedida no presente debate, antes sempre fora seu direito incontroverso (vs. 21-23), quando se assentava como um rei entre seus companheiros (v. 25). A ironia consistia em que, ele que fora o celebrado defensor dos pobres e oprimidos (vs. 11-17), o bem-amado confortador dos aflitos (v. 25c), recebera agora, em sua angústia, a negativa de uma audiência de seus amigos (cons. esp. cap. 22) e, aparentemente, de Deus. Eu me cobria de justiça, e esta me servia de veste (v. 14a). A causa justa encarnou-se em ló, o qual, impávido, apesar do abatimento e das dificuldades (v. 24),brandia a espada da justiça para livrar os inocentes dos homens predatórios (v. 17a; cons. Isaias. 11:2-5; Salmos. 72:12-14). Uma das bênçãos do paraíso perdido de Jó fora sua alegre esperança de dias prolongados no seio de sua família (Jó 29:18), de honra (20a) e de força (20b) constantemente renovada (v.19). Jó agora conta a triste decomposição dessas esperanças (cap. 30 ). Jó 30 30:1-31. A repetição de Mas agora . . . Mas agora ... Agora (vs. 1, 9, 16) destaca eficazmente o tema quando Jó contrasta o presente árido e turbulento com o passado cheio de paz. O rei dos conselheiros torna-se objeto do desprezo dos tolos (vs. 1-15). O amável favor divino tornara-se em crueldade (vs. 16-23). 1-15. A extrema desonra de Jó aparece no fato de que até os homens mais baixos olhavam para ele de cima. Descrevendo sua desgraça (vs. l-8; cons. 24:5 e segs.), o sofredor sugere com hábil dissimulação sua própria condição ainda pior. Assim despido de toda dignidade e confiança era esta estirpe bestializada (vs. 68) de párias famintos (vs. 3-5), que Jó, apesar de toda a sua simpatia para com os socialmente inferiores (cons. 29:12 e segs.; 31:15), não confiaria nem mesmo aos seus anciãos mais velhos a responsabilidade normalmente outorgada aos cães dos pastores (v. 1b). Homens cujo vigor já pereceu (v. 2b). Eles têm falta até de resistência física para servirem de mercenários. Mas agora até os mais jovens (v. 1a) dessa ralé olham para Jó como se fosse o alvo certo de suas ridículas canções (v. 9). Nenhuma exibição de desrespeito é demasiada mesquinha para eles (v. 10; cons. 17:6) quando com maldade descontrolada (v. 11b) maquinam tormentos (v. 12 e segs.) contra este burguês arruinado, agora um pária desamparado no domínio do seu monte de lixo..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de Janeiro   Dia 24  

Leituras: Mateus 8:14-22; Atos 8:26-40; Salmo 22:1-21; Provérbios 6:12-15; Gênesis 44-45.  

Versículo EspecialO homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca” (Salmo 6:12).  

Pensamento BíblicoO Messias Sofredor (Salmo 22:1-21). Muitas referências, no Novo Testamento, mostram o significado messiânico desta profecia. Quando a lemos e meditamos em suas palavras, entendemos melhor a angústia que Jesus suportou enquanto se sacrificava pelos nossos pecados. Ele suportou isso tudo para que eu pudesse viver em sua presença.  

Ação: Tome nota desta passagem e a leia novamente, da próxima vez em que você tomar parte da ceia do Senhor. Lembre-se do que Jesus suportou por você.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

23 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 53   f) O Protesto Final de Jó. 29:1 - 31:40.  Jó 29 O compromisso com os amigos termina; agora, o encontro com Deus fica em primeiro plano. Em um monólogo final Jó resume a sua causa. O discurso direto de 30:20-23 indica que é uma parte da apelação ininterrupta de ló para com Deus. Este discurso é uma reiteração da lamentação inicial de ló, consideravelmente temperada por ter passado pelo fogo do grande debate. É uma trilogia, consistindo de uma descrição da anterior exaltação de Jó (cap. 29), uma descrição de sua presente humilhação (cap. 30) e um protesto final de inocência (cap. 31). 1-25. Jó começa esta exposição de sua extraordinária história onde o Livro de ló a começa – nos prósperos meses passados (v. 2a). Nos dias do meu vigor (v. 4a); não mocidade (E.R.C.). Jó começa com o ponto central do assunto (como também o livro) – o íntimo laço de aliança existente entre ele e Deus (cons. 1:1). Aqueles abençoados dias do passado, que agora despertam tantas saudades em ló, não eram exatamente os de um paraíso abundante (v. 6), mas continham os favores amigos de Deus (cons. Salmos. 25:14), do qual essa prosperidade fluía (vs. 2- 5). Quando eu saía para a porta (v. 7a). Estando as propriedades de Jó localizadas junto à cidade, ele era ativo nos negócios civis e judiciais. A porta e a "praça" adjacente eram o local do fórum da cidade.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Janeiro   Dia 23  

Leituras: Mateus 8:1-13; Atos 8:14-25; Salmo 21; Provérbios 6:6-11; Gênesis 42-43.  

Versículo Especial“Exalta-te, Senhor, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder” (Salmo 21:13).  

Pensamento BíblicoPense na Formiga (Provérbios 6:6-11). Sem ser constantemente guiada por um supervisor, a formiga continua diligentemente no seu trabalho. O bom tempo é visto como a oportunidade para se preparar para tempos mais duros. Aqui há muito para aprendermos. Temos que ser esforçados e com iniciativa. Deveríamos aplicar este ensinamento à diligência nas tarefas diárias e ao trabalho de prepararmo-nos para a eternidade. Temos que usar nosso tempo e oportunidades sabiamente.  

Ação: Hoje o tempo voará e nunca mais poderá ser recuperado. As almas irão encontrar-se com Deus e nunca terão uma segunda chance para se prepararem. Trabalhe, pois a noite se aproxima!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

22 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 52  12-19. Mas onde se achará a sabedoria? (v.12a). A seção seguinte (20-27) também foi introduzida por esta pergunta que faz um estribilho. Ali ela recebe resposta positiva, mas aqui uma negativa. Apesar de espantosas conquistas nos empreendimentos científicos (vs. l-11), os homens não são capazes de alcançar a sabedoria por meio da técnica ou pelos tesouros da ciência. Esse prêmio supremo não pode ser obtido por meio de investigações ou compras, porque não está, como algumas pedras preciosas, depositado na terra ou no mar (vs, 13, 14). 20-27. Por trás da suposição que o homem pode descobrir a sabedoria, jaz a pressuposição que o Criador possui sabedoria infinita. A sabedoria não se encontra na terra dos viventes (v. 21; cons. 13, 14), nem no reino dos mortos (v. 22). O caminho da sabedoria está além do alcance do homem desamparado, aqui ou na outra vida. Só é diretamente visível por Aquele que desfruta da percepção que tudo abrange e em tudo penetra (vs. 23, 24). Observe o uso de ouvir e ver em relação ao conhecimento parcial e perfeito respectivamente (vs. 21-27). O Criador percebeu a sabedoria desde o começo, quando ordenou as leis do mundo (vs. 25, 26). De fato, a criação natural, com suas leis governantes estabelecidas por Deus, é uma expressão e corporificação da sabedoria (v. 27; cons. Proverbios. 8:22-31). Pois a sabedoria é a expressão da Sua vontade e torna-se articulada para o homem na lei de Deus - natural e moral. A lei divina é a forma na qual Deus revela Sua sabedoria aos homens. 28. O temor do Senhor é a sabedoria. Quando o homem reconhece reverentemente que ele e o seu mundo estão sujeitos ao Criador, esse reconhecimento passa a ser o sangue vital da sabedoria humana, a ponto de poder ser identificado com a própria sabedoria. Um homem meça a ser sábio quando ele deixa de procurar sabedoria independentemente de Deus e no seu próprio poder. Ele progride na sabedoria através da meditação sobre a lei moral e da investigação da lei natural. Além de um verdadeiro reconhecimento da revelação divina, quer na criação natural quer na Palavra, a meditação do homem e a sua investigação produzem não a sabedoria mas a loucura. O empreendimento cultural que não começa nem se consuma no culto é vão. E o culto, se não for o verdadeiro culto ao Senhor, é vaidade. O temor do Senhor, a consagração da aliança, é o começo e a parte principal da sabedoria..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Janeiro   Dia 22  

Leituras: Mateus 7:21-29; Atos 8:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Gênesis 41.  

Versículo Especial“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (Atos 8:4).  

Pensamento BíblicoFazendo a Coisa Certa (Mateus 7:21-29). Ser aceito por Deus exige mais do que profissão de fé. Requer ação. Mas só “fazer alguma coisa” também não é suficiente. Temos que fazer as coisas que Jesus diz para fazermos.  Nosso amor e respeito a ele é demonstrado pela nossa obediência.  

Para ressaltar este ponto, Jesus oferece a ilustração bem viva das casas construídas sobre fundações diferentes. Se desejamos sobreviver às provações e tentações da vida, temos que ter certeza de que nossas vidas são construídas sobre a sólida fundação que é Jesus Cristo.  

Ação: Examine a fundação de sua casa espiritual. Está sobre a pedra ou sobre a areia? O edifício é sólido? Do mesmo modo que os edifícios físicos caem devido a negligência, sua casa espiritual permanecerá firme somente se você a mantiver edificando. Cresça no Senhor, hoje..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)


21 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 51  8-23. Porque qual será a esperança do ímpio, quando file for cortada a vida (v. 8a). Jó não se sentindo impelido aos extremos reacionários pela pressão do debate, Jó atinge uma análise mais penetrantemente espiritual dos ímpios. Estão sem Deus no mundo. Isto significa que, além de sofrerem perdição eterna (v.8), não têm o refúgio divino no meio dos problemas presentes (vs. 9, 10; cons. 22b). Por que, pois alimentais vãs noções? (v. 12b). Os amigos deveriam ter reconhecido pelo persistente clamor de Jó a Deus que a identificação que fizeram dele com os ímpios era falsa (cons. 35: 9 e segs.). Eis qual será da parte de Deus a porção do perverso (v. 13a; cons. 20: 29; 31: 2). A prosperidade de uma família ímpia (vs. 14-18) não passa para as gerações sucessivas. Quanto ao indivíduo perverso, a prosperidade não é o seu destino final (vs. 19-23). Jó modifica tanto sua antiga declaração que chega a concordar com seus oponentes emudecidos que a prosperidade dos perversos não é a tendência dominante do mundo. Mas ainda reconhece que os perversos podem prosperar por algum tempo. E qualquer exceção é fatal à lógica da teoria que o condenava. Jó 28 28:1-28. Alguns comentadores consideram este capítulo como um interlúdio único inserido pelo autor para separar o diálogo do sumário final de Jó (caps. 29-31). Foi tratado aqui como uma continuação da instrução de Jó sobre "o que encerra a mão de Deus" (27:11a) e, como tal, demonstra ainda mais que a sua piedade é genuína e fervorosa. 1-11. Em contraste com o tema seguinte sobre o fracasso do homem quando procura a sabedoria longe de Deus (v. 12 e segs.), aqui está o quadro do sucesso dos ousados filhos de Tubal-Caim (cons. Gênesis. 4:22) em explorar os tesouros escondidos da terra. A conquista da terra pela humanidade, ordenada por Deus no princípio (Gênesis. 1: 28), foi delineada por fenomenais triunfos tecnológicos...(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Janeiro   Dia 21  

Leituras: Mateus 7:13-20; Atos 7:51-60; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Gênesis 38-40.  

Versículo EspecialOs céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1).  

Pensamento Bíblico: O Caminho Apertado e o Caminho Espaçoso (Mateus 7:13-20). Muitas coisas importantes estão contidas nesta passagem. Temos que reconhecer que poucos serão salvos, vendo assim a necessidade de cuidado em nosso serviço e pressa em nossos esforços, para resgatar os que estão perecendo. Temos que estar atentos para os falsos mestres, que atraem e convencem e que nos guiariam pelo caminho espaçoso. Temos que julgar os outros pelos seus frutos, comparando seu ensinamento com o padrão da Palavra de Deus.  

Ação: Continue persistindo na direção da meta celestial, e leve consigo um amigo.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

20 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Jó (Comentário Bíblico Moody) 50   Jó louva a perfeição do conhecimento de Deus contradizendo aqueles que o identificaram com os homens ímpios. e) Instruções de Jó aos Amigos Silenciados. 27:1 – 28:28. Jó 27 Uma vez que Zofar não se pronunciou, Jó continua, dirigindo-se agora a todos os amigos (cons. plurais em 27:11,12). Cônscio de sua capacidade, ele assume o papel de professor (27:11). Depois de mais de uma vez declarar sua justiça, com um forte juramento (27:1-7), ele contrasta sua própria experiência com a dos ímpios (27:8-23). O cap. 28 é uma introdução artística ao caminho da sabedoria. Críticos modernos têm argumentado forçadamente que o texto de 27:7 em diante sofreu alterações. Eles defendem que os sentimentos expressos contradizem as observações anteriores de Jó, ou, no caso do capítulo 28, são incompatíveis com a seqüência. Parece possível, entretanto, que se defenda a originalidade do presente arranjo textual, e a exposição que se segue está baseada nele. 27:1-7. Tão certo como vive o Senhor, que me tirou o direito (v. 2a). Esta imprecação epitomiza notavelmente o dilema espiritual de Jó. De um lado, proclama Deus como o Deus da verdade, e por outro lado, acusa-o de tratar Jó injustamente. Nunca os meus lábios falarão injustiça (v. 4a). Este não é um voto; é uma declaração de que a reivindicação irremovível de Jó quanto à sua integridade (vs. 5, 6) é verdadeira quanto à consciência e fato. Seja como o perverso o meu inimigo (v. 7a). O leitor do Prólogo avalia como era diabólica a acusação de que a piedade de Jó não era genuína..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Janeiro   Dia 20  

Leituras: Mateus 7:7-12; Atos 7:37-40; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Gênesis 37.  

Versículo Especial“Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação” (Salmo 18:46).  

Pensamento BíblicoTratamento de Outros  (Mateus 7:12). Jesus mostra, em poucas palavras, como o padrão de Deus ultrapassa a sabedoria humana da vingança e da retribuição. Nosso comportamento para com os outros não deve ser baseado nas suas ações para conosco. Temos que tratá-los como desejamos ser tratados. É um ensinamento fácil de recitar, mas difícil de cumprir!  

Ação: Meça, hoje, todas as suas ações por estas palavras de Jesus em Mateus 7:12. Você está demonstrando o amor e o respeito que você desejaria receber dos outros?..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

19 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Jó (Comentário Bíblico Moody) 49   Jó 26 d) A Terceira Resposta de Jó a Bildade. 26:1-14. Jó persiste impressionantemente e com melhor propósito no tema experimentado por Bildade – Os maravilhosos caminhos de Deus (cons. 9:4-10; 12:13-25). 2-4. O patriarca segue sua inclinação em direção do sarcasmo ao desviar-se desdenhosamente da recitação inútil de Bildade. Com a ajuda de quem proferes tais palavras? (4a. Com referência a 'et, "de", cons. Akk. ittu; sobre este uso de 'et, com higgíd, cons. Mq. 3:8). As idéias de Bildade não passavam de ecos das palavras de Elifaz e o uso que fez delas para condenar ló foi provavelmente mais inspirado por Satanás do que por Deus. 5-14. As almas dos mortos tremem debaixo das águas com seus habitantes (v. 5). Mais notável que o respeito que Deus instila nos seres que rodeiam seu trono celestial (25:2) é a consternação que a Sua sabedoria e domínio produz nas trevas do Sheol (26:5, 6). Se a cosmologia de Jó realmente concorda com os conceitos antigos ou se está meramente expressa em termos figurados, não foi apresentado como revelação necessariamente normativa. Em seu exame das evidências da grandeza divina, o orador agora passa do outro mundo para este (vs. 7- 13). Embora o versículo 7 possa analisar a ação criativa, esta seção como um todo descreve o governo divino da natureza generalizadamente providencial. O norte sobre o vazio (v. 7a), refere-se ao firmamento setentrional. Encobre a face do seu trono (v.9a) significa: Ele recobre os céus com nuvens. A qualificação em 26:10b não é temporal, mas espacial. As colunas do céu (v. l 1), são montanhas, cujos picos se escondem entre as nuvens. Abate o adversário (v. 12b) . . . a sua mão fere o dragão veloz (v. 13b). Deus controla as águas superiores e inferiores à procura de ordem climática favorável. Com referência às imagens mitológicas, cons. Is. 27:1; texto ugarita, Gordon UH, I, 1 e segs. Eis que isto não são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! (v. 14a, b; cons. cap. 28). Se os amigos de Jó reconhecessem as limitações do seu conhecimento, teriam evitado seus erros de interpretação..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 19 de Janeiro   Dia 19  

Leituras: Mateus 7:1-6; Atos 7:17-36; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Gênesis 35-36.  

Versículo Especial“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas” (Salmo 18:29).  

Pensamento BíblicoEvitando o Julgamento Hipócrita  (Mateus 7:1-5). Jesus não condena um julgamento justo, mas nos adverte para evitarmos a tendência comum de julgar segundo um padrão de duas medidas e de hipocrisia. Exigir a perfeição dos outros, enquanto toleramos e desculpamos nossos próprios erros, é evidencia de má atitude. E ainda Satanás, freqüentemente, usa as deficiências dos outros para nos desviar da correção de nossos próprios pecados.  

Ação: Aplique este pensamento: “Tempo empregado em melhorar a nós mesmos encurta o tempo perdido em desaprovar os outros”..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

18 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 48   13-17. Tiranos econômicos, como os que acabaram de ser descritos, costumam operar dentro das minúcias legais. Junto com eles, homens dissolutos e violentos governam a terra. São homicidas, adúlteros, ladrões (cons. Êxodo. 20:13-15), todos amantes das trevas.18-20. Se o ponto alto destes versículos é a morte rápida e fácil do ímpio e a subseqüente maldição de sua herança, ignorada por este, então os versículos ora mencionados concordam com a opinião de Jó no capítulo 21. A E.R.A. os introduz assim: "Vós dizeis: ", adotando assim a interpretação de que Jó aqui cita a opinião da oposição sobre a ruína certa dos ímpios, afim de replicar (cons. v. 21 e segs.). Possivelmente esta seção representa a modificação corretiva da primeira análise de Jó sobre os ímpios (cons. 27:7 e segs.). 21-25. Deus por sua força prolonga os dias dos valentes (22a). Deus permite a vida dos ímpios para que amadureçam completamente e terminem como as vidas dos outros homens (v. 24). Quem me desmentirá (25a). Certo destes fatos, Jó profere o seu desafio vitorioso. Jó 25 c) Terceiro Discurso de Bildade. 25:1-6. Bildade foge ao desafio de Jó (24:25). Ansioso, entretanto, para dizer alguma coisa, ele repete idéias expressas antes por Elifaz (cons. 4:17 e segs.; 15:14 e segs.) e aceitas por Jó (cons. 9:2; 14:4). A repetição inepta indica que os filósofos esgotaram seus recursos de sabedoria. O breve e frágil esforço de Bildade representa seu alento moribundo. O subseqüente fracasso de Zofar em falar representa o silêncio dos derrotados (cons. 29:22). Jó, um insignificante verme do pó, diz Bildade, comparando-o com os gloriosos corpos celestes (v. 6), não deve ter esperanças de comprovar sua inocência diante de Deus (v. 4), cuja majestade imponente prevalece universalmente (vs. 2, 3), deixando envergonhados até o resplendor da lua e das estrelas (v. 51. O discurso é reverente mas irrelevante.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Janeiro   Dia 18  

Leituras: Mateus 6:25-34; Atos 7:1-16; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Gênesis 32-34.  

Versículo Especial: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).  

Pensamento Bíblico: Dominando a Preocupação (Mateus 6:25-34). Jesus diz para livrarmo-nos da preocupação, porque ela é fútil e sem fé. A preocupação não muda nada para melhor (incluindo-se a estatura ou a cor dos cabelos), mas rouba-nos a fé e a confiança em Deus. Satanás usa, efetivamente, a preocupação para nos distrair de nosso serviço a Deus. Se Satanás pode nos deixar preocupados com interesses carnais, ele não tem que se preocupar com a possibilidade de sermos espiritualmente vitoriosos.  

Ação: Faça seus pedidos a Deus e use, hoje, a sua própria energia para mudar as coisas que estão dentro de sua força humana..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

17 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 47   2-9. Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado (v. 2a). ló recusa-se teimosamente a aceitar qualquer exortação à penitência, que implique em aceitar que seus sofrimentos são justamente merecidos (cons. 22: 21 e segs.). Ah! se eu soubesse onde o poderia achar! (v. 3a). Considerando que agora ele crê que o seu divino Vingador vive, seu anseio de comparecer diante de Deus é mais ardente do que antes, e a confiança em sua vindicação mais fume do que nunca (vs. 4-7). Mas ele não consegue encontrar a Deus para discutir com Ele face à face (vs. 8, 9). 10-17. Mas ele sabe o meu caminho (v. 17a). Sabe provavelmente expressa aqui não simples amizade mas aprovação (como em Sl. 1:6). Escondi no meu intimo as palavras da sua boca (v. 12b). Jó seguiu o tempo todo o caminho recomendado por Elifaz (cons. 22:22). Contudo Deus inexoravelmente executa contra Jó tudo o que já predestinou, ignorando aparentemente o seu mérito ou demérito (23:13,14). Por isso me perturbo perante ele (v. 15a) . . . porque não estou desfalecido por causa das trevas, nem porque a escuridão cobre o meu rosto (v. 17). Nem negra calamidade (cons. 22:11) nem visão desfigurada poderia desanimar Jó, mas sim a inacessibilidade de Deus (23:16) e seu aparente fracasso em informar seu papel providencial com justiça. Jó 24 24:1-12. A ideia principal desta seção se encontra em suas palavras iniciais e conclusivas: Por que o Todo-poderoso não designa tempos de julgamentos? E por que os que o conhecem não vêem tais dias? (v. 1) . . . e contudo Deus não tem isso por anormal (v. 12c). Deus não tem, como Samuel (cons. I Samuel. 7:16), um circuito judicial regular para preservação da ordem e castigo do crime. Homens cruéis e gananciosos saqueiam à vontade os desamparados. Jó enuncia, portanto, o plangente "Até quando?" daqueles que estão oprimidos pelos senhores da terra.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de Janeiro   Dia 17 

Leituras: Mateus 6:16-24; Atos 6; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Gênesis 31.  

Versículo Especial“Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus” (Provérbios 4:14).  

Pensamento Bíblico: Tesouros no Céu  (Mateus 6:19-21). É tão fácil ficarmos acostumados com este mundo, que esquecemos onde nossos tesouros verdadeiros deveriam estar. Estamos rodeados por coisas que logo apodrecerão. Devemos nos lembrar de olhar para as posses e buscas materiais do ponto de vista de Deus. Se nossos tesouros estão na terra, nosso lar não estará no céu!  

Ação: Avalie seus planos para este dia. Você estará trabalhando para o avanço econômico, o progresso na carreira e a segurança para a aposentadoria? Estará você trabalhando para juntar tesouros eternos? Mantenha as prioridades em ordem correta!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

16 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 46  2-11. Uma vez que o Deus Todo-suficiente não pode ser ajudado ou prejudicado por atos humanos, a resposta para os sofrimentos de Jó não se encontra nele (vs. 2, 3). Certamente Jó não está sendo punido pela piedade: Ou te repreende pelo teu temor de Deus (v. 4a). Dessas premissas negativas Elifaz extrai sua conclusão positiva em uma triste traição à verdade e à fraternidade. Porventura não é grande a tua malícia? (v. 5a). Por isso estás cercado de laços (v. 10a). Por falta de evidências reais, Elifaz encontra a chave da natureza exata dos crimes de Jó em sua antiga riqueza – sua acumulação devia estar contaminada por  abuso desumano dos pobres e dos fracos (vs. 6-9). Contrariando esta drástica super-simplificação do dilema de Jó, o Prólogo revelou para o leitor, é claro, que a resposta se encontra em Deus, o qual, ainda que Todo-suficiente em si mesmo, glorifica-se nas Suas obras e tinha decretado a provação de Jó para o louvor de Sua sabedoria redentora. 12-20. E dizes: Que sabe Deus? (v. 13a). Presumindo que lê os pensamentos secretos de Jó, Elifaz coloca blasfêmias na sua boca, contrárias aos sentimentos que ele realmente expressou (vs. 12.14). O argumento fictício é, então, insatisfatoriamente respondido, apelando ao juízo divino excepcional sobre a geração do Dilúvio (15 e segs.; cons. Gênesis. 6:1-7; 8:21, 22). 21-30. As últimas palavras de Elifaz, insistindo na volta para Deus com esperança de paz e bênçãos, fazem-nos lembrar que, apesar de tudo, ele era um amigo na família da fé. Não obstante, esta consolação está viciada por seu espírito farisaico e sua implícita repetição de falsas acusações. Em sua maneira distorcida essas promessas eram proféticas quanto ao resultado. Observe especialmente 22:30. E livrará até ao que não é inocente; um, será libertado, graças à pureza de tuas mãos. Cons. intercessão de Jó em favor dos amigos (42:7-9). b) A Terceira Réplica de Jó a Elifaz. 23:1 - 24:25. Jó 23 O patriarca abstém-se de indignamente negar as infundadas acusações de Elifaz, e retoma o tema de seu discurso anterior (cap. 21). Este monólogo é, portanto, só indiretamente uma resposta a Elifaz. Jó medita sobre a ausência desconcertante de justiça discernível na conduta divina para com ele, um homem justo (cap. 23), e para com os ímpios (cap. 24).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Janeiro   Dia 16  

Leituras: Mateus 6:5-15; Atos 5:33-42; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Gênesis 30.  

Versículo Especial“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará” (Mateus 6:14).  

Pensamento Bíblico: Oração Silenciosa e Reverente (Mateus 6:5-15). As ordens de Jesus, a respeito da oração, ressaltam a importância da comunicação sincera com Deus, em vez das demonstrações das próprias virtudes diante dos homens. Seu modelo de oração mostra que temos que nos aproximar de Deus com reverência e respeito pela sua vontade. Ele também mostra a inutilidade da oração, se não estamos procurando tratar os outros adequadamente. Se não perdoarmos, não seremos perdoados.  

Ação: Há pessoas que o prejudicaram, e você tem se recusado a perdoar? Se assim é, faça a correção hoje! Não esqueça de procurar humildemente a misericórdia de Deus.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...