2 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 21  4. O SENHOR DEUS. O Texto Massorético diz Adonay Yahweh. O hebraico antigo diz Adonay, "Senhor", em lugar do sagrado tetragramatom Yahweh (assim chamado por causa das quatro consoantes YHWH, não havendo vogais antigamente). Quando Adonay e Yahweh aparecem juntos, o hebraico traduz o tetragramatom para Eloim, Deus. No português o tetragramatom está representado pelas letras maiúsculas, SENHOR ou DEUS. Um aspecto raro de Ezequiel é a ocorrência do duplo nome SENHOR Deus mais de 200 vezes. A. D. Johnson, Gehman e Kase, editores de The John H. Scheide Biblical Papyri: Ezekiel, defendem que apenas Yahweh, o SENHOR, deveria ser a tradução nestas passagens (págs. 48-63). 5. Que esteve no meio deles um profeta. Cumprimento é o teste da veracidade de um profeta. Veja Deuteronômio. 18:21, 22; Jeremias. 28: 9. 6. Sarças e espinhos. As duas palavras são sarabîm e sallômîm. O primeiro só se encontra nesta passagem do V.T, e é provavelmente uma palavra emprestada do aramaico; o último, de etimologia desconhecida, aparece também em 28:24. Em Eclesiásticos 4:2 e no aramaico, a raiz srb significa "contradizer". A LXX e a Siríaca traduz: "pois eles contradirão". A expressão hebraica sustenta a tradição inglesa. Casa rebelde. "Casa de rebelião" (bêt merî, como no versículo 5). Esta tradução tem o apoio de trinta e dois manuscritos hebraicos, como também da LXX e da Siríaca. b) A Inspiração do Profeta. 2:8 – 3:3. 8. Ouve .., não te insurjas. Cons. Jeremias. 1:7, 8, 17; Isaias. 50:5. 9. O rolo de um livro. Na Palestina e na Babilônia, as peles eram comumente usadas para códices. O rolo de Isaías encontrado na gruta do Mar Morto (I Q Isaa ) é de pergaminho, 7,38m de comprimento. (Cons. Jeremias. 36; Salmos. 40:7; veja J.P. Hyatt, "The Writing of an Old Testament Book", BA, VI, 1943, 41-80).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de maio Dia 122  

Leituras: Marcos 5:21-34; 1 Coríntios 3:12-23; Salmo 106:1-27; Provérbios 25:21-28; Juízes 18-19.  

Versículo Especial“Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25:28).  

Pensamento Bíblico: Crimes “Inimagináveis” Tornam-se “Reais” (Juízes 18-19). A anarquia persistente na era dos juízes levou a um contínuo declínio da espiritualidade do povo, o que é aqui ilustrado em dois incidentes. O primeiro é a grande idolatria dos danitas que deram as costas a Jeová. O segundo é o que aconteceu em Gibeá, que mostra a imoralidade, o egoísmo e a brutalidade de um povo ímpio. O pecado espalhado, que permitimos continuar sem arrependimento, torna-se pouco a pouco pior.  

Ação: Deixe de pecar, antes que o pecado te mate!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 20  3) Sua Iniciação no Ofício Profético. 2:1 – 3:27. Nos capítulos 2 e 3, o profeta foi comissionado a ser um mensageiro destemido junto a um povo rebelde (2:1-7), recebeu ordem de assimilar a palavra ou mensagem divina como se fosse a sua própria (2: 8-3: 3), foi imbuído de coragem para falar a um Israel endurecido (3:4-9) foi impelido em uma missão junto aos exilados em Tel-Abibe (3:10-15), foi encarregado da responsabilidade de atalaia (3:16-21) e foi colocado sob a imposição do silêncio e reclusão (3:22-27). Ezequiel 2 a) A Comissão do Profeta. 2:1-7. 1. Filho do homem (ben-'adam) aparece noventa e três vezes em Ezequiel, significando simplesmente "homem" ou "homem mortal". O termo expressa fraqueza humana na presença da majestade e poder de Deus (cons. Daniel. 8:17). O aramaico bar'enosh, "filho do homem", de Daniel. 7:13, é um título messiânico. O uso que Jesus fez do título talvez tivesse a intenção de ocultar e ao mesmo tempo revelar sua verdadeira natureza (Mateus. 8:20; 11:19; 16:13; João. 12:34; Marcos. 2:10, 28; 8:31; 9:9, 12; 10:43; 14:41, etc.; cons. G. P. Gould, "Filho do Homem", HDCG, II, 665-695; e J. Stalker, "Filho do Homem", ISBE, V, 2828-2830). 2. Entrou em mim o Espírito. Embora a palavra esteja sem o artigo definido no hebraico, este é o Espírito Santo. (Quanto a uso semelhante veja 3:12, 14, 24; 8:3; 11:1, 5, 24; 37:1; 43:5). Em 11:5 e 37:1, "o Espírito do Senhor" aparece e em 11:24, "o Espírito de Deus" (cons. H. B. Swete, "Espírito Santo", HDB, II, 402-411). 3. Filhos de Israel. O TM diz filhos de Israel; a LXX, casa de Israel. Esta frase é comum a Ezequiel. Às nações rebeldes. O TM gôyîm quase sempre significa "nações pagãs". A palavra foi omitida pela LXX e pela Antiga Latina. Aparece no singular gôy, "nação", na siríaca. A missão de Ezequiel foi junto à nação como um todo, tanto em Jerusalém como no exílio.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e failia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de maio Dia 121  

Leituras: Marcos 5:1-20; 1 Coríntios 3:1-11; Salmo 105:23-45; Provérbios 25:15-20; Juízes 15-17.  

Versículo Especial“Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia” (Provérbios 25:19).  

Pensamento Bíblico: O Orgulho Está no Coração do Sectarismo (1 Coríntios 3:1-11). O problema da divisão que Paulo confrontou neste trecho tem se multiplicado muitas vezes, mas sua raiz é a mesma.  O orgulho humano faz os homens ímpios separarem-se do Senhor, exaltando suas próprias opiniões sobre a revelação dele. O espírito carnal resultou em incontáveis separações. A resposta de Paulo: Faça seu trabalho de plantar e regar, nunca se esquecendo de que Deus dará o crescimento.  

Ação: Plante, regue e glorifique a Deus!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

30 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 19  Da sua visão, Ezequiel ficou sabendo que Deus não se limitava à Palestina, mas estava presente na Babilônia entre os exilados, descendo à terra sobre querubins e tempestade (Salmos. 18:10; 104:3). O carro podia movimentar-se rapidamente em todas as direções, simbolizado pelo número quatro. As figuras olhando para as quatro direções (vs. 9, 10, 17) dão a ideia que todas as partes do universo estão abertas aos olhos divinos. As asas ligavam a visão ao céu e as rodas à terra. Assim nenhum lugarzinho fica inacessível à presença e energia divinas. A onipresença de Deus fica desse modo transmitida de maneira poderosa. A figura assentada sobre o trono fala da onipotência e governo soberano de Deus (v. 26). A soberania de Deus está manifesta sobre a criação inanimada vento, nuvens, fogo, trovão (vs. 4, 24) e criação animada – os quatro seres viventes (vs. 5, 10). A forma humana generalizada e as diversas faces das criaturas viventes expressam a dignidade conferida por Deus às diversas porções de Sua criação, um reflexo de Sua majestade: homem, inteligência; águia, rapidez; boi, força; leão, majestade. Os rabis explicam o simbolismo assim: "O homem foi exaltado entre todas as criaturas; a águia, entre as aves; o boi, entre os animais domésticos; o leão, entre ai feras; e todos eles receberam o domínio e a grandeza, mas ainda assim estão sob o carro do Santo". (Misdrash Rabbah Shemoth, § 23, coment. sobre o Êxodo. 15:1). o ruído das asas dos querubins (v. 24) é o testemunho de toda a criação para com Deus (Salmos. 19:1), enquanto os corpos velados (vs. 8, 11) representam a incapacidade de todas as criaturas de permanecerem na presença de Deus santo (cons. Is. 6:2). Os Pais da Igreja empregavam os quatro rostos como emblema dos Evangelistas. Irineu, Jerônimo, Atanásio e Agostinho variavam no seu uso, o de Jerônimo, de maior aceitação, tem a seguinte ordem: o homem, Mateus; o leão, Marcos; o boi, Lucas; a águia, João. Embora as divindades babilônicas, Marduque, Nebo, Nergal e Ninib fossem indicadas pelo boi, homem, leão e águia respectivamente (Jeremias), Ezequiel deve ter extraído o seu simbolismo mais provavelmente das figuras do templo de Salomão (I Reis 6:23-35; 7:27-37 ) e do propiciatório em cima da arca do Tabernáculo (Êxodo. 25:10-22). Os olhos nas rodas sugerem inteligência onisciente (v. 18), enquanto que o espírito nas asas e rodas (vs. 20, 21) descreve a operação penetrante do Espírito de Deus vista na unidade e harmonia de suas obras. A pureza e santidade divinas estão indicadas pelo fogo (v. 27), enquanto que o arco-íris à volta do trono ilustra a beleza sublime, e talvez também a ideia do perdão e da misericórdia (v. 28). Esta glória foi vista por Ezequiel em Quebar (1:4-28), deu-lhe uma mensagem em Tel-Abibe (3:12 e segs., 22 e segs.), transportou-o de sua casa no exílio até a entrada da porta do pátio interno do Templo em Jerusalém (8:4, 5), afastou-se dos querubins no Templo até a soleira do mesmo (9:3; 10:4), elevou-se da soleira da porta leste do pátio externo do Templo (10:15, 16, 18, 19), passou do meio da cidade ao Monte das Oliveiras no lado leste da cidade (11:22, 23), mas retornou para encher o novo Templo e purificar o povo (43:2-7; 44:4).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de abril Dia 120  

Leituras: Marcos 4:35-41; 1 Coríntios 2; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:8-14; Juízes 12-14.  

Versículo Especial: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25:11).  

Pensamento Bíblico: Jesus Repreende a Tempestade (Marcos 4:35-41). Os discípulos ficaram muito ansiosos, quando enfrentaram uma tempestade atravessando o Mar da Galiléia. As ondas ameaçavam afundar o barco. Eles não viram nenhum sinal de que Jesus (que estava dormindo) estivesse sequer sabendo de suas preces. Quando eles o acordaram, eles gritaram em desespero: “. . . não te importa que pereçamos?”  Jesus acalmou o mar, permitindo aos barcos prosseguir em segurança para o seu destino.  

Enfrentamos tempestades na vida e podemos, por engano, achar que Deus não está atento ao nosso apuro. Paulo diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” (Filipenses 4:6).  

Ação: Vença suas tempestades com a força de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

29 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 18  c) A Plataforma, o Trono e a Aparência Divina em Cima Delas. 1:22-28. 22. Algo semelhante ao firmamento. O hebraico raqi'a aparece dezessete vezes nas Escrituras, em Gênesis. 1; Ezequiel. 1; 10:1; Salmos. 19:1; 150:1; Daniel. 12:3. Aqui a figura é de uma "plataforma" estendida por sobre (RSV) as cabeças dos seres viventes como cristal (lit., como o olho ou a cintilação do gelo; também a LXX, Sir. , Vulg. Cons. Ap. 4:6. Omita-se "que metia medo", de acordo com a LXX). 24. Quando em movimento, o som de suas asas era como o rugido de muitas águas (Salmos. 42:7; Isaias,17:12), como a voz do Onipotente (Sl. 29, "a voz de Deus", sete vezes), o estrondo tumultuoso, como o tropel de um exército (Isaias. 17:12; Joel 2:5 ). Onipotente. Hebraico Shadday é um termo pré-mosaico para Deus, usado principalmente para poesia, ou em prosa com El (Deus) antes (Gênesis. 17:1). O nome é de origem incerta, mas pode significar "onisciente, que tudo sabe", e não "onipotente", ou "das montanhas" (cons. N. Walker, "Uma Nova Interpretação do Nome Divino Shaddai" ZAW, 72, 1960, págs. 64-66). 25. Este versículo foi omitido por nove manuscritos hebraicos, pela LXX e pelo manuscrito siríaco, sendo considerado uma ditografia. 26. Sobre a plataforma havia um trono como uma safira (cons. Êxodo. 24:10). Talvez fosse o antigo lapis lazuli semelhante ao mármore. 27. A parte superior da figura semelhante a um homem assentado sobre o trono parecia metal brilhante (bronze reluzente, RSV; lit, como o olho do hashmal; cons. v. 4) rodeada de fogo (lit. como se o fogo .a envolvesse de todos os lados); enquanto a parte inferior, também, era coberta por um resplendor ardente. 28. O resplendor à volta do trono do Senhor era como o arco que aparece na nuvem em dia de chuva. Isto sugere a quietude após a. tempestade. Para os hebreus e para nós o arco-íris faz lembrar a aliança feita com Noé (cons. Gênesis. 9:12 e segs.; Apocalipse. 4:3; 10:1). Da glória do SENHOR (kebôd YHWH, 1:28; 3:12, 23; 10; 4, 18 ; 11:23; 43:4, 5; 44:4; e "a glória do Deus de Israel", 8:4; 9:3; 10; 19; 11; 22; 43:2) em Ezequiel significa principalmente "uma aparência de luz e esplendor indicando a Presença divina" (Cook, Ezekiel, ICC, pág. 22). A déia básica de kabôd é "peso", "densidade" e transmite a idéia de alguma manifestação externa e física de dignidade, pré-eminência ou majestade (cons. Betteridge, "Glory", ISBE, II, 1235 e Segs.). Na presença de Deus, Ezequiel reconheceu a sua indignidade (cons. Gênesis. 32:30; Êxodo. 20; 19, 20; 24:11; Isaias. 6:5; Jeremias. 1: 6).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de abril Dia 119  

Leituras: Marcos 4:21-34; 1 Coríntios 1:18-31; Salmo 104:16-35; Provérbios 25:1-7; Juízes 10-11.  

Versículo Especial: “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1:31b).  

Pensamento Bíblico: A Loucura de Deus X A Sabedoria do Homem (1 Coríntios 1:25). Deus não faz as coisas da maneira que os homens poderiam esperar. A cruz é uma ilustração deste fato. Os judeus tropeçaram nela, pois ela mostrava que eles haviam assassinado o Filho de Deus. Os gentios zombaram dela, pois ela os chamava para servir a um “deus morto”, que nem sequer se libertou da agonia da cruz. Os homens podem não entender. Deus não exige que compreendamos suas razões, apenas que obedeçamos suas instruções.  

Ação: Obedeça a Deus, mesmo que você não o entenda totalmente!. ( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

28 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 16  9. Os querubins, com um par de asas estendidas que se tocavam umas às outras, formavam os lados da carruagem, que podia se movimentar em todas as quatro direções, mas não se viraram (cons. v. 12). Um segundo par de asas que cobriam os corpos (v. 11). 10. Cada querubim tinha quatro rostos, como o de homem, na frente; à direita . . . rosto de leão; à esquerda, rosto de boi e rosto de águia, atrás (cons. 10:14; Ap. 4:7). 12. O Espírito de Deus dirigia seus movimentos (cons. v. 20; 10:17), exatamente como dirigiu Ezequiel (2:2; 3:12, 24; 11:24). 13. Leia-se no meio dos seres viventes (de acordo com a RV marg., Moffatt, RSV, LXX e a Antiga Latina). Tochas . . . fogo e relâmpagos saíam do meio deles (cons. Êxodo. 3:2; 13:22; 19:18; Números. 11:1-3 ; Deuteronômio. 4:24; II Reis 1:12). 14. Este versículo foi omitido pela LXX B por se considerar uma ampliação marginal do versículo 13. O texto hebraico parece corrompido. b) As Quatro Rodas. 1:15-21. 15. O profeta viu a seguir ao lado dos seres viventes, rodas. 16. Pareciam brilhantes (lit. olho) como o berilo (turquesa, E.R.C.). No hebraico, tarshîsh. A pedra que recebeu o nome de Társis, ou Tartessus, ao sul da Espanha, é provavelmente o antigo crisólito (pedra de ouro) correspondendo ao nosso topázio dourado, não à água marinha verde claro ou o berilo. Uma roda dentro da outra. A explicação comum é que cada roda parecia como duas rodas que se atravessavam fazendo ângulos retos e formando uma roda composta, que podia se movimentar em diferentes direções sem se virar (v. 17). 18. O texto hebraico está em desordem. A LXX sugere: e tinham rebordos (ou, aros; AV, anéis). E olhei para elas (em vez do heb. e metiam medo). E os seus rebordos eram cheios de olhos, símbolos da vida e inteligência. 19-21. Havia uma unidade entre os seres viventes e as rodas orientadas pelo Espírito de Deus. Compare com as referências às rodas do trono do "Ancião de dias" em Dan. 7:9, às bases do Templo de Salomão, I Reis 7:27-30, e às da carruagem em I Crônicas. 28:18. Mais tarde, os "ofanins", as rodas personificadas, foram colocadas perto dos querubins e serafins na presença de Deus (Enoque 61:10; 71:7). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de abril Dia 118  

Leituras: Marcos 4:13-20; 1 Coríntios 1:10-17; Salmo 104:1-15; Provérbios 24:28-34; Juízes 9.  

Versículo Especial: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado” (Provérbios 24:33-34).  

Pensamento Bíblico: O Pecado da Indolência (Provérbios 24:30-34). A preguiça não é virtude. O mesmo livro que  nos diz “não te fatigues para seres rico” (Provérbios 23:4) agora nos adverte para que evitemos o extremo oposto. A indolência desperdiça nossas oportunidades. Tarefas que esquecemos não desaparecem, elas apenas se tornam mais difíceis.

Ação: Concentre-se nas tarefas que valem a pena e as execute com dedicação. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 15  2) A Visão Inaugural do Profeta : Uma Teofania. 1:4-28. A vocação de Ezequiel veio na forma de uma teofania, uma manifestação de Deus no meio de uma tempestade. Suo visão foi descrita com muito maiores detalhes do que as teofanias de Moisés (Êxodo. 33; 24:9 e segs.), Amós (7:15), Isaías (cap. 6), Jeremias (1: 4-10) ou Daniel (7:9 e segs.). Ele começa de baixo, descrevendo primeiro os quatro seres viventes com as quatro asas e quatro rostos, combinando formas humanas com animais para formar o trono-carro (vs. 4-14), depois as rodas dentro das rodas que faziam o carro se mover em todas as quatro direções sem se voltar (vs. 15-21), e finalmente a plataforma de cristal sobre a qual estava a semelhança do trono no qual estava assentada a semelhança daquele que estava rodeado de fogo e coroado da glória do arco-íris (vs. 22-28). a) As Criaturas Viventes e o Carro. 1:4-14. 4. Quanto a aparição divina no vento tempestuoso (AV, redemoinho) e nuvem, veja também Êxodo. 9:24; 19:16; Juízes. 5:4; I Reis 19:11; Salmos. 29; Zacarias. 9:14. Do norte. Aqui Ezequiel não está tomando emprestado o conceito mitológico de que o norte era o trono dos deuses, mas talvez esteja sugerindo a transcendência divina. Metal brilhante (Uma coisa de cor âmbar, E.R.C.). No hebraico, como o olho do hashamal. Usado apenas em 1: 4, 27; 8:2. Compare com o elmesu acadiano e o hesmen egípcio, "bronze" (G. R. Driver, V.T. , 1, 1951, 60- 62). 5. Semelhança (demût) e aparência (mar'eh) aparece dez e quatorze vezes respectivamente na narrativa. O profeta sente a impropriedade da língua humana para descrever o inefável, mas também tem o cuidado de evitar os antropomorfismos. Quatro seres viventes (hayyôt) são mais tarde identificados como querubins (10:15, 20). 7. As suas pernas (e não pés; cons. Gênesis. 49:10; Isaias. 6:2; 7:20) eram direitas, sem joelhos; e a planta de seus pés era redonda (Targum, Áquila) como a de um bezerro, para que não se flexionasse ou virasse. 8. Cada querubim tinha provavelmente duas mãos, pois aos quatro lados pode significar também "ao lado dos quatro". ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de abril Dia 117  

Leituras: Marcos 4:1-12; 1 Coríntios 1:1-9; Salmo 103; Provérbios 24:23-27; Juízes 7-8.  

Versículo EspecialO que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações” (Provérbios 24:24).  

Pensamento Bíblico: Conduta para com o Ímpio (Provérbios 24:23-26). Anote quatro princípios de sabedoria, especialmente importantes quando vemos outros pecarem:

    Julgue imparcialmente (v. 23).

    Não o aprove nem o tolere  (v. 24).

    Repreenda o ímpio (v. 25).

    Fale sempre a verdade (v. 26).  

Ação: Apoie o que é justo. Oponha-se a toda forma de mal (veja 1 Tessalonicenses 5:21-22).  ( Estra Ido dos estudos da Bíblia .Net que Deus abençoe a todos)

26 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 14 2. Rei Joaquim. O décimo oitavo e penúltimo rei de Judá foi o filho de Jeoaquim, o tirano fantoche, e neto do piedoso Josias. Seu nome significa "o Senhor estabelece" e escreve-se de diversas maneiras: Yôyakin, Ezequiel. 1:2; Yehôyakin, II Reis 24:6, 8, 12, 15; 25:27a, b; Jeremias. 52:31a, b; II Crônicas. 36: 8, 9; Yekonya, Jeremias. 27:20; Qerê, 28:4; 29:2; Ester. 2:6; I Crônicas. 3:16, 17; Yekon Yahú, Jeremias. 24: 1; Konyahû, Jeremias. 22:24, 28; 37:1. Entronizado por Faraó-Neco do Egito, reinou apenas três meses, quando foi deportado para a Babilônia por Nabucodonosor no ano de 597 A. C. , junto com os aristocratas (II Reis 24:8-16). Foi solto por Amel- Marduque (Evil Marduque), filho de Nabucodonosor em 560 A.C., no trigésimo sétimo ano do seu exílio (II Reis 25:27). "As tabuinhas de Joaquim" publicadas em 1939 referem-se a "Yaukin" e seus filhos recebendo rações (Albright, BA, V, Dec, 1942, págs. 49-55). Jeremias (22: 20-30) e Ezequiel (19:5-9) parecem simpatizar com ele. Seu neto Zorobabel era da linhagem messiânica (cons. Mateus. 1:11 , 12; Esdras. 3:8; I Crônicas. 3:17-19). No quinto ano de cativeiro do rei Joaquim (junho-julho, 592) é a primeira das quatro referências a datas no livro de Ezequiel (cons. 1:2; 3: 16; 8:1; 20:1; 24:1; 26:1; 29:1, 17; 30:20; 31:1; 32:1, 17; 33:21; 40:1). Ezequiel foi o primeiro profeta a datar a sua mensagem cronologicamente. (Quanto às datas do período, cons. J. Finegan, "Nabucodonosor e Jerusalém", JBR, 25, 1957, págs. 203-205 ). 3. Ezequiel (Yehezqe'l, "Deus fortalece") . . . o sacerdote. Nada se sabe do seu pai Buzi. Outros profetas com antecedentes sacerdotais foram: Samuel (I Crônicas. 6:28; I Samuel. 7:9; 11:14; 16:2 e segs.); Jeremias (1:1); Zacarias (1:7; Neemias. 12:4, 16; Esdras. 5:1). Esteve sobre ele a mão do Senhor. Uma expressão que descreve uma condição aproximada do êxtase profético. (Veja também 3:14, 22; 8:1; 33:22; 37:1; 40:1.) Treze manuscritos hebraicos e a Septuaginta, a Siríaca e a Versão Arábica dizem sobre mim.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de abril Dia 116  

Leituras: Marcos 3:31-35; Romanos 16:17-27; Salmo 102:18-28; Provérbios 24:19-22; Juízes 5-6.  

Versículo Especial: “Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos” (Provérbios 24:19).  

Pensamento Bíblico: A Revelação do Mistério (Romanos 16:25-27). O evangelho de Jesus Cristo:

    Foi em tempos mantido em secreto, como um mistério (v. 25).

    É o meio de Deus edificar seu povo (v. 25).

    Foi revelado a todas as nações para que elas possam obedecer. O evangelho é para o mundo (v. 26).  

Ação: As pessoas hoje necessitam do evangelho tão certamente como aquelas do tempo de Paulo precisavam dele. Você está pronto e disposto a espalhar as novas? (veja Romanos 1:15-17). ( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 13 A. Introdução : A Vocação de Ezequiel. 1:1 - 3:27. Ezequiel 1 1) Sob rescrito. 1:1-3. 1. No trigésimo ano. Desde o tempo de Orígenes (185-254) esta referência ao tempo tem sido considerada como uma referência à idade do próprio profeta, cidade quando os sacerdotes começavam o seu ministério (Nm. 4:3, 4), um sistema de datar sem paralelos na história hebraica. Outros têm sugerido outras interpretações: trigésimo ano da idade de Jeoaquim, 585 A. C. (Snaith); trigésimo ano depois da reforma de Josias, 593/592 A.C. (segundo o Targum, Jerônimo, Herman, Holscher, L. Finkelstein); trigésimo ano do período referente ao jubileu corrente (Seder Olam, Kimchi, Hitzig); trigésimo ano do império neobabilônico, 606/605 A.C. (Scaliger, Ewald); trigésimo ano de Manassés, 667A.C. (Torrey); trigésimo ano de Artaxerxes III, 328 A. C. (sicl L. E. Browne); e diversas emendas: trigésimo ano do reinado de Nabucodonosor, 592 A. C. (Rothstein, Bertholet); quinto ano do exílio de Jeoaquim, 595 /594 A.C. (Hemtrich). Albright e Howie sugerem que este foi o trigésimo ano da edição do livro de Ezequiel, três anos depois do vigésimo sétimo ano de 29:17, ou 567 A. C. , e o trigésimo ano do reinado de Jeoaquim. Compare com II Reis 26:27. Todas as outras datas na profecia são calculadas também a partir do "reinado" ou cativeiro de Jeoaquim. O quarto mês era dos meados de junho aos meados de julho, calculando a partir do primeiro mês dos meados de março aos meados de abril. No meio dos exilados. A palavra hebraica gôlâ é um termo coletivo que significa "exilados", ou, de maneira abstrata, "o exílio". Rio Quebar (ké-bär) ou Nehar-Kebar (1:1, 3; 3:15, 23; 10:15 , 20, 22; 43:3). Provavelmente o nâru kabari, "ou grande rio", ou "o grande canal", um curso de água artificial do Eufrates. Começando acima da Babilônia, corre para o sudeste, passando por Nipur, local das antigas colônias judias [e da rica casa bancária de Murashû e Filhos, cujos arquivos (464-405 A. C.) contém muitos nomes judeus], e junta-se novamente ao Eufrates abaixo de Ur. Seu nome atual é Shatt en Nîl, "o rio Nilo" (veja H. V. Hilprecht, Explorations in Bible Lands in the Nineteenth Century, págs. 409 e segs.). Visões de Deus aqui incluem visões dadas por Deus e visões nas quais Deus foi visto.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de abril Dia 115  

Leituras: Marcos 3:20-30; Romanos 16:1-16; Salmo 102:1-17; Provérbios 24:13-18; Juízes 3-4.  

Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração” (Salmo 102:12).  

Pensamento Bíblico: “Esqueceram-se do Senhor” (Juízes 3:7). Josué e os outros de sua era morreram (veja Juízes 2:7-10). Uma nova geração levantou-se para jogar fora as “velhas idéias” da fé de seus pais. Quando começamos a ler sobre uma sucessão de juízes, vemos a fraqueza e infidelidade do povo. Eles “fizeram o que era mau” (3:7) “tornaram a fazer” (3:12) e, de novo, “tornaram a fazer o que era mau” (4:1). Deus, paciente e repetidamente, castigou-os, mas cada geração rejeitava as limitações da lei de Deus. O livro de Juízes chama a atenção para a paciência de Deus e a capacidade do homem para abusá-la!    

Ação: Não se esqueça do Senhor!  ( Estra Ido dos estudo da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

24 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 12  C. Israel reorganizada de acordo com as divisões tribais. 47:1 - 48:35. 1. O rio da vida fluindo do Templo. 47:1-12. 2. Fronteiras e divisões da terra santa. 47:13-33. 3. Porções de tribos, sacerdotes, cidade e príncipe. 48:1-35. COMENTÁRIO O livro de Ezequiel compreende duas porções: os capítulos 1-24, uma série de mensagens transmitidas antes da queda de Jerusalém, cuja ideia principal é "o juízo"; e os capítulos 25-48, transmitidos depois de sua queda, com o tema fundamental da "esperança". O livro é mais apropriadamente estudado sob quatro divisões: capítulos 1-24, Profecias do Juízo de Judá e Jerusalém; capítulos 25-32, Profecias Contra as Nações Vizinhas; capítulos 33-39, Profecias da Restauração de Israel; capítulos 40-48, Visões do Novo Templo e da Nova Lei para o Povo Redimido. I. Profecias Contra Judá e Jerusalém. 1:1 – 24:27. Os ameaçadores discursos contra Jerusalém e a casa de Israel, transmitidos antes da queda de Jerusalém, consistem de uma seção introdutória, expondo em detalhes a vocação do profeta (caps. 1-3); atos simbólicos e oráculos descrevendo a derrota da cidade e do estado (caps. 4-7); um grupo de visões descrevendo os terríveis pecados de Jerusalém, que exigiam a sua destruição (caps. 8-11); atos simbólicos, parábolas e alegorias apresentando a necessidade moral do cativeiro (caps. 12-19); e uma recordação da história passada de Israel que clama por um certo juízo (caps. 20.24).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de abril Dia 114  

Leituras: Marcos 3:13-19; Romanos 15:22-33; Salmo 101; Provérbios 24:7-12; Juízes 1-2.  

Versículo Especial: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Provérbios 24:10).  

Pensamento Bíblico: Batalhando Contra o Mal (Provérbios 24:7-12). Nossa luta contra o pecado tem que incluir:

    Ouvir a sabedoria de Deus (v. 7).

    Resolver não fazer o mal (vs. 8-9).

    Permanecer forte no “dia da angústia” (v. 10).

    Recuperar os que se desviaram (v. 11).

    Não fingir que não vê para tolerar o pecado (v. 12).  

Ação: Firme hoje na batalha contra Satanás!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 11  II. Oráculos contra as nações estrangeiras: A soberania universal de Deus. 25:1 – 32:32. A. Amom. 25:1-7. B. Moabe. 25:8-11 C. Edom. 25:12-14. D. Filisteus. 25:15-17. E. Tiro. 26:1 - 28:19. 1. Profecia da destruição de Tiro. 26:1-21. 2. Lamentação sobre a queda de Tiro. 27:1-36. 3. Queda do Príncipe de Tiro. 28:1-19. F. Sidom. 28:20-26. G. Egito. 29:1 – 32:32. 1. Desolação e restauração do Egito. 29:1-16. 2. O Egito será dado a Nabucodonosor como recompensa. 29:17-21. 3. Destruição do Egito e seus aliados. 30:1-19. 4. O poder de Faraó será destruído. 30:20-26. 5. Alegoria do cedro majestoso. 31:1-18. 6. Lamentação por Faraó, o dragão. 32:1-16. 7. Lamentação pela descida de Faraó ao Sheol. 32:17-32. III. Profecias da restituição de Israel. 33:1 – 39:29. A Nova Aliança: Purificação de Israel, sua restauração e paz eterna e sua restauração secular. A. O profeta: Sua função na preparação para a nova dispensação. 33:1-33. B. A casa real : Os pastores egoístas de Israel e o Bom Pastor. 34:1-31. C. A terra: Israel será restaurada e feita frutífera. 35:1 – 36:38. 1. A hostil Edom será devastada. 35:1-15. 2. Israel será exaltada e abençoada. 36:1-15. 3. Princípios de redenção ilustrados. 36:16-38. D. O povo: Ressurreição dos ossos secos de Israel; reunião de Judá e Israel. 37:1-28. E. Paz: O Senhor defende Israel contra a invasão de Gogue. 38:1 – 39:29. 1. Invasão de Gogue e sua destruição. 38: 1-23. 2. Prosseguimento da profecia contra Gogue. 39:1-29. IV. Visão da comunidade restaurada: O novo Templo e a nova lei. 40:1 – 48:35. A. Descrição do novo Templo. 40:1 – 43:27. 1. O novo santuário com seus átrios e câmaras. 40:1 – 42:20. a. Os átrios, muros e pórticos. 40:1-49. b. O Templo e o Santo dos Santos. 41:1-26. c. Câmaras para os sacerdotes. 42:1-20. 2. A volta do Senhor ao Templo. 43:1-12. 3. O altar e as provisões para a dedicação do Templo. 43:13 -27. B. Um novo culto de adoração com um ministério e sistema sacrificial ideais. 44:1 - 46: 24. 1. Aqueles que vão servir no Templo. 44:1-31. 2. Porções de terra para os sacerdotes, levitas e o príncipe; e as taxas pagas ao príncipe. 45:1-17. 3. Ofertas a serem feitas nas festas e outras ocasiões indicadas, 4518 – 46:24.( Que a paz do Metre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de abril Dia 113  

Leituras: Marcos 3:7-12; Romanos 15:14-21; Salmo 100; Provérbios 24:1-6; Josué 23-24.  

Versículo Especial: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Salmo 100:3).  

Pensamento Bíblico“. . . Escolhei, Hoje, a Quem Sirvais” (Josué 24:15). O discurso de Josué, despedindo-se de Israel, foi um desafio estimulante. Eles tinham muitas opções. Eles poderiam servir aos deuses que tinham falhado no Egito. Eles poderiam adorar os deuses que não puderam defender os amorreus, quando Israel invadiu sua terra. Ou então, poderiam servir o Santo e Verdadeiro Deus que os tinha libertado repetidamente. Como é fácil escolhermos seguir os caminhos da falha certa, negligenciando o serviço de Deus. Israel escolheu servir a Deus e permaneceu fiel por toda aquela geração. Precisamos guiar nossa família no mesmo compromisso.  

Ação: Decida hoje seguir ao Senhor. Nenhum outro caminho conduzirá ao sucesso.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia .Net que Deus abençoe a todos )

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 6 12. Até quando não terás compaixão? O contraste entre as nações tranquilas e o povo de Deus tiraniza...