29 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 18  c) A Plataforma, o Trono e a Aparência Divina em Cima Delas. 1:22-28. 22. Algo semelhante ao firmamento. O hebraico raqi'a aparece dezessete vezes nas Escrituras, em Gênesis. 1; Ezequiel. 1; 10:1; Salmos. 19:1; 150:1; Daniel. 12:3. Aqui a figura é de uma "plataforma" estendida por sobre (RSV) as cabeças dos seres viventes como cristal (lit., como o olho ou a cintilação do gelo; também a LXX, Sir. , Vulg. Cons. Ap. 4:6. Omita-se "que metia medo", de acordo com a LXX). 24. Quando em movimento, o som de suas asas era como o rugido de muitas águas (Salmos. 42:7; Isaias,17:12), como a voz do Onipotente (Sl. 29, "a voz de Deus", sete vezes), o estrondo tumultuoso, como o tropel de um exército (Isaias. 17:12; Joel 2:5 ). Onipotente. Hebraico Shadday é um termo pré-mosaico para Deus, usado principalmente para poesia, ou em prosa com El (Deus) antes (Gênesis. 17:1). O nome é de origem incerta, mas pode significar "onisciente, que tudo sabe", e não "onipotente", ou "das montanhas" (cons. N. Walker, "Uma Nova Interpretação do Nome Divino Shaddai" ZAW, 72, 1960, págs. 64-66). 25. Este versículo foi omitido por nove manuscritos hebraicos, pela LXX e pelo manuscrito siríaco, sendo considerado uma ditografia. 26. Sobre a plataforma havia um trono como uma safira (cons. Êxodo. 24:10). Talvez fosse o antigo lapis lazuli semelhante ao mármore. 27. A parte superior da figura semelhante a um homem assentado sobre o trono parecia metal brilhante (bronze reluzente, RSV; lit, como o olho do hashmal; cons. v. 4) rodeada de fogo (lit. como se o fogo .a envolvesse de todos os lados); enquanto a parte inferior, também, era coberta por um resplendor ardente. 28. O resplendor à volta do trono do Senhor era como o arco que aparece na nuvem em dia de chuva. Isto sugere a quietude após a. tempestade. Para os hebreus e para nós o arco-íris faz lembrar a aliança feita com Noé (cons. Gênesis. 9:12 e segs.; Apocalipse. 4:3; 10:1). Da glória do SENHOR (kebôd YHWH, 1:28; 3:12, 23; 10; 4, 18 ; 11:23; 43:4, 5; 44:4; e "a glória do Deus de Israel", 8:4; 9:3; 10; 19; 11; 22; 43:2) em Ezequiel significa principalmente "uma aparência de luz e esplendor indicando a Presença divina" (Cook, Ezekiel, ICC, pág. 22). A déia básica de kabôd é "peso", "densidade" e transmite a idéia de alguma manifestação externa e física de dignidade, pré-eminência ou majestade (cons. Betteridge, "Glory", ISBE, II, 1235 e Segs.). Na presença de Deus, Ezequiel reconheceu a sua indignidade (cons. Gênesis. 32:30; Êxodo. 20; 19, 20; 24:11; Isaias. 6:5; Jeremias. 1: 6).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

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