15 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 103  16. Os príncipes do mar. Príncipes mercadores ou reis de cidades. Tirarão de si os seus mantos e despirão as suas vestes bordadas. Cons. João 3:6. Observe as roupas elaboradas dos reis assírios nas esculturas e monumentos. 17, 18. As lamentações dos príncipes. Cons. 27:25b-36. d) A Descida de Tiro ao Inferno. 26:19-21. 19. As ondas do mar (tehôm). A profundidade do mar, virtualmente um nome próprio aqui, como em 31:15; Amós 7:4. Tiro foi conquistada pelas muitas águas em lugar de conquistá-las. 20. Tiro teria de descer com os que descem à cova, ao povo antigo (aqueles que morreram há muito, Samosl. 143:3; Lamentações. 3:6), às mais baixas partes da terra. Cons. 31:15 para comentário sobre cova, partes baixas, Sheol. As Escrituras geralmente falam do lugar dos mortos como sendo as profundezas da terra (cons. Efésios. 4:9), mas isto não prova que os escritores cressem que esse fosse o verdadeiro lugar dos espíritos que partiam. Considerando que os homens pensam em termos concretos, é natural que, à vista do sepultamento do corpo, se localize este lugar sob a terra. Os homens de todos os lados da terra falam de Deus dizendo que está "acima" deles, embora saibam que Ele é onipresente (cons. Marcos. 6:41; 7:34; Lucas. 9:16; João. 17:1). Para que não sejas habitada (LXX, e tu não permanecerás, isto é, não existirás). Esta tradução das vogais pontuadas parece dar o sentido exigido mais do que a antítese fora do comum do T.M., e eu darei glória. Nabucodonosor, ou não conquistou Tiro, ou deixou de conseguir dela qualquer despojo considerável (29:18); pois seus tesouros provavelmente foram levados por navios, como Jerônimo sugere. Alexandre, o Grande, destruiu a cidade em 332 A. C. , e a destruição rural da cidade reconstruída foi obra dos sarracenos em 1291 d.C. Isto pode ser um exemplo da natureza condicional de algumas profecias, um caso em que o arrependimento revogou a sentença de morte (cons. o livro de Jonas; Jeremias. 26:17-19, que é uma elucidação de Miqueias. 3:12; Isaias. 38; Jeremias. 11:7-11, uma exposição clara deste princípio). É possível que Tiro fosse poupada por causa de um arrependimento não registrado. ( Que a paz do  Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de julho Dia 196  

Leituras: Lucas 7:11-17; Gálatas 5:16-26; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Jó 34-35.  

Versículo Especial“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne,, com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24).  

Pensamento Bíblico: Carne versus Espírito (Gálatas 5:16-26). Nestes versículos, Paulo mostra o contraste claro entre a escuridão da carne e a luz do Espírito. Sua lista de obras carnais inclui coisas que podemos descrever como “grandes pecados” e “pequenos pecados”. Entretanto, Paulo não as descreve nos meios termos, mas coloca-as juntas como inteiramente más. Em contraste, ele manda-nos mostrar o fruto do Espírito, enquanto permitimos que a vontade de Deus transforme nossas vidas.  

Ação: Ainda há obras da carne em sua vida? Remova-as, produzindo o fruto do Espírito!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia .Net que Deus abençoe a todos)

14 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 102  Ezequiel dedica mais espaço a Tiro, "A Veneza da Antiguidade ", do que qualquer outro escritor do V. T. Nos capítulos 26-28, o profeta prediz a derrota deste grande poder naval sob as mãos de Nabucodonosor (cap. 26), lamenta o naufrágio deste galante navio Tiro em uma lamentação magnífica (cap. 27); e em uma canção de escárnio descreve o orgulho e a queda do príncipe de Tiro (28:1-19). Ezequiel 26 1) Derrota e Destruição de Tiro. 26:1-21. O capítulo contém quatro oráculos, cada um introduzido por "assim diz o Senhor" (vs. 3, 7, 15, 19). A tradicional observação marginal hebraica do capítulo diz "metade do livro". a) A Culpa de Tiro. 26:1-6. 1. No undécimo ano, no primeiro dia do mês; isto é, 586 (ou 587) A. C. O versículo 2 dá a entender que o oráculo veio depois da destruição de Jerusalém em 586 A.C., cuja notícia Ezequiel não ouviu até o décimo segundo ano e o décimo mês (33:21). Alguns manuscritos hebraicos, a LXX e a Siríaca dão undécimo ano em 33:21, que colocaria esta profecia no undécimo ano e undécimo ou décimo segundo mês. 2. A porta dos povos. Jerusalém ficava sobre as estradas dos pedágios. Está quebrada. Já não poderia mais receber das caravanas os impostos que Tiro cobiçava. 4. Tiro (= sôr; e sûr= "rocha"), localizada em uma ilha rochosa de 57,46 hectares, tinha dois portos ligados por um canal, o porto sidônio a nordeste e o egípcio ao sul. A cidade-ilha tinha 1.107m ao longo da praia desde a cidade murada até o continente. 6. Suas filhas, que estão no continente (cons. v. 8). A linha das colônias fenícias do outro lado da cidade-ilha. b) Sua Iminente Destruição por Nabucodonosor. 26:7-14. 7. Nabucodonosor é a forma do nome sempre usada por Ezequiel para Nabukudurri-usur, "Nebo, proteja minhas fronteiras". Rei de Babilônia . . . o rei dos reis. Um título assírio (cons. Daniel. 2:37; Esdras 7:12). Desde o norte. Veja também Jeremias. 1:14; 4:6; 6:1, etc. 8,9. Em seu ataque, Nabucodonosor empregou um baluarte, ou uma torre móvel; um terrapleno (AV, monte); um telhado de paveses (AV, levantamento de escudos), igual ao testudo romano; aríetes e ferros, literalmente, espadas, no sentido de ferramentas. 11. Fortes colunas (fortes guarnições, AV; singular, massebâ). Colunas sagradas ou monumentos (cons. Heródoto ii. 44). c) Efeitos de Sua Queda Sobre os Príncipes do Mar. 26:15-18. 15. Terras do mar. As praias e as ilhas com as quais Tiro comerciava. Muitas de suas colônias e seus mercenários temiam uma ameaça à sua própria prosperidade na queda de Tiro. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de julho Dia 195  

Leituras: Lucas 7:1-10; Gálatas 5:7-15; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Jó 32-33.  

Versículo Especial“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gálatas 5:13).  

Pensamento BíblicoLibertos Para Servir (Gálatas 5:13-15). Algumas pessoas confundem liberdade com libertinagem, que é a permissão para procurar egoistamente a satisfação dos desejos pessoais. Paulo reage a tal atitude lembrando-nos do uso da nossa liberdade em Cristo como uma oportunidade para servir aos outros. Nosso dever para com outras pessoas é resumido na instrução para amarmos nossos próximos. A liberdade em Cristo não nos permite injuriar aos outros.  

Ação: Use sua liberdade como uma oportunidade para servir. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 101 16. Os quereteus, E.R.C. (cretenses) eram mercenários estrangeiros. A guarda pessoal de Davi (II Samuel. 8:18; 15:18; 20:7). Aqui é um sinônimo de filisteus e não deve ser igualado a Keret das tabuinhas ugaritas (cons. Albright, BASOR, 71, Out. 1938, 35-40). Os filisteus experimentariam as furiosas repreensões (v. 17) de Deus, porque se vingaram com malícia para destruírem com perpétua inimizade (v. 15). E. Oráculos Contra Tiro. 26:1 – 28:19. Com referência a outras maldições, veja Isaias. 23; João 3:4-8; Amós 1:9, 10; Zacarias. 9:3, 4. A antiguidade de Tiro se atesta através de Heródoto (ü, 44) e as Cartas de Amarna (cons. Pritchard, ANET, 484). Forçados a sair da Palestina e Síria no décimo terceiro e décimo segundo séculos, os fenícios voltaram suas energias para o lado do mar e vieram a ser os maiores marinheiros e comerciantes de todos os tempos, em relação ao mundo conhecido (cons. Albright, "The Role of the Canaanites in the History of Civilization", em The Bible and the Ancient Near East, ed. por G. E. Wright, págs. 328.362, esp. págs. 328, 335, 340 e segs.). Rirão I, rei de Tiro (969.936), fez pactos com Davi e Salomão (II Samuel. 5:11; I Reis 5:1-18; 9:10-14, 26, 27). Jezabel, a rainha consorte de Acabe e filha de Etbaal (Ittobaal 1, 887-856), rei dos sidônios, introduziu o culto a Baal Melcarte de Tiro, senhor do inferno, da tempestade e da fertilidade, em Israel (I Reis 16:31; 18). Tiro foi molestada pelos monarcas assírios e subjugada por Assurbanipal (ANET, pág. 295). Procurou,fazer uma aliança com Zedequias contra Nabucodonosor (Jr. 27:3; 28:1). Em 588 Faraó Hofra atacou Tiro e Sidom (Heródoto ii. 161; Diodorus Siculus, 1. 68). Nabucodonosor cercou Tiro durante treze anos (585-573), mas não conseguiu tomá-la (Ezequiel. 29:18; Josefo Antiquities X. 11. 1; Against Apion 1. 20, 21). Após um cerco de sete meses, Alexandre, o Grande, finalmente destruiu a cidade-ilha em 332 A.C., construindo um molhe do continente até a ilha (Diod. Sic. XVII. 40-46). Foi reconstruída em 314 A.C.. Tiro está relacionada com o ministério de Jesus (Mateus. 15:21-28; Marcos. 3:8; cons. Mateus. 11:21, 22), e foi o lar de crentes (Atos 21:3-6). Orígenes foi ali sepultado em 254 d. C. e Eusébio pregou ali em 323. Os muçulmanos a conquistaram em 638 e os cruzados a tomaram em 1124. A cidade foi completamente destruída pelos sarracenos em 1291. Atualmente é uma pequena vila de pescadores, Es-Sur.( Que a paz do Mestre jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de julho Dia 194  

Leituras: Lucas 6:43-49; Gálatas 5:1-6; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Jó 31.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento BíblicoPermaneça em Liberdade (Gálatas 5:1). Paulo adverte os Gálatas sobre o perigo de perderem sua liberdade em Cristo, ao voltarem à servidão sob a lei de Moisés. Seu desafio se aplica a nós, também. Os cristãos de hoje não devem deixar a liberdade para voltar à escravidão do pecado. Deus pretende que nós resistamos firmes, pondo toda a nossa confiança em Cristo.  

Ação: Pense na bênção da liberdade em Cristo. Fique em guarda, hoje, contra os esforços de Satanás para levá-lo de volta à servidão do pecado. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 99 Edom desalojou os hurrianos de Seir para ocupar o acidentado território que se estendia desde o extremo sul do Mar Morto de ambos os lados do Arabá até o Golfo de Ácaba (Gênesis. 14:6; 32:3; 36:20, 21, 30; Deuteronômio. 2:1, 12; Juízes. 11:17, 18; I Reis 9:26). Sua capital era Sela, provavelmente mais tarde o local de Petra. Quando da queda de Jerusalém, os edomitas penetraram no sul de Judá (I Mac. 4:29; 5:65). Desde os fins do quarto século A. C. até o primeiro século d. C., os árabes nabateanos estabeleceram um elevado grau de cultura no território edomita. Os edomitas foram subjugados por João Hircano em 125 d. C. e incorporados a Israel. Herodes, o Grande, era idumeu, nome grego e romano para os edomitas. (Veja Josefo Ant. MaIaquias. 8. 6; XIV. 1. 3; 7. 3; Guerras IV. 9. 7. I Mac. 5:3-5). 12. Visto que Edom se houve vingativamente para com a casa de Judá, todo o seu território, desde Temã (v. 13), provavelmente Tawîlân perto de Sela ao norte, até Dedã, ao sul (cons. Jeremias. 49:7, 8; não a Dedã da Arábia, 27:20; 38:13), ficaria desolada. D. Oráculo Contra Filístia. 25:15-17. Com referência a outras maldições, veja Isaias. 14:29-31; Jeremias. 47; Amós 1:6-8; Sofonias. 2:4-7; Zacarias. 9:5-7. Os filisteus, dos quais se deriva o nome Palestina (Histories de Heródoto, Ai. 89), vieram de Caftor, ou Creta, na bacia do Egeu (Jeremias. 47; 4; Amós 9:7), e como parte dos "povos do mar" estabeleceram-se no litoral sul de Canaã, desalojando os avins (Deuteronômio. 2:23). Sempre uma ameaça para os hebreus (Êxodo. 3:17, 18; Juízes. 14-16; I Samuel. 4.6); seu monopólio dos instrumentos de ferro (I Samuel. 18:19-23) tomou-os particularmente temíveis. Sua pentápolis estava sob o controle de cinco senhores ou serens (cons. gr. tyrannos; Josué. 13:3; I Samuel. 6:4). Adotaram o culto a Dagã, divindade semita das colheitas (I Samuel. 5), e diversos deuses cananitas. Os grandes "incircuncisos" da antiguidade foram grandes beberrões, como dão a entender os cálices de vinho e os canecos de cerveja que estavam presentes em todos os lugares. (Albright, Arch. of Pal., pág. 115). Saul lutou contra eles (I Samuel. 13-14; 17-18; 31), e Davi os derrotou (II Samuel. 8:1, 12; 5:17.25; 21:15.22). O relacionamento continuou hostil entre Judá e os filisteus (II Crônicas. 21:16; 28:18; II Reis 18:8; II Crônicas. 26:6, 7), até que os macabeus finalmente os liquidaram (I Mac. 5:68; 10:83-89; 11:60, 61). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de julho Dia 193  

Leituras: Lucas 6:37-42; Gálatas 4:21-31; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Jó 29-30.  

Versículo Especial“Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave” (Provérbios 3:24).  

Pensamento BíblicoA Chave Para uma Noite Bem Dormida (Provérbios 3:21-26). Muitas noites têm sido perdidas por preocupações, culpa e medo. Aqueles que tentam viver sem o Senhor são aptos a serem atormentados nesta vida, passando de um ansioso momento a um próximo com uma certa quantidade de temor do que está por vir. Mas aqueles que confiam em Deus põem sua confiança nele e encontram conforto em sua sabedoria.  

Ação: Lembre-se de que Deus é a fonte do conforto e da confiança. Ele ajuda seus filhos a vencer suas provações. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 98  5. Rabá. Sua cidade principal (cons. 21:20), onde se encontra Filadélfia, fundada por Ptolomeu II Filadelfo (285-246), viria a se transformar em pastagens (cons. Isaias. 17:2; 32:14; Sofonias. 2:14). Sabereis que eu sou o SENHOR. O propósito destes juízos é o de fazer os homens reconhecerem que o Senhor governa os homens e dá forma à história (cons. Daniel. 4:17). A expressão em formas diferentes, começando em Ezequiel. 6:7, aparece cerca de sessenta e cinco vezes em Ezequiel, e repetidamente nos oráculos referentes aos estrangeiros. B. Oráculo Contra Moabe. 25:8-11. Outras maldições são Isaias. 15-16; 25:10-12; Jeremias. 48; Amós 2:1-3; Sofonias. 2:8-11. O território de Moabe jaz entre o rio Arnom e o regato de Zerede, mas Moabe freqüentemente reivindicava a posse das terras que se estendiam desde o Mar Morto. Possuía um grau de cultura superior a Amom. (Sobre as cidades de Moabe, cons. Nelson Glueck em BASOR, 18-19, 1938-39, 72-75; The Other Side of the Jordan; New Haven: ASOR, 1940, págs. 134.139. Cons. Gênesis. 19:30-38 ; Números. 22-24; Rute; Neemias. 13:1). 8. Moabe não via nada de bom ou especial na existência de Israel: A casa de Judá é como todas as nações. 9. Bete-Jesimote. Tell el-Azeiman, 4,80 quilômetros a nordeste do Mar Morto (Josué. 12:3; 13:20). Baal-Meom. Mâ'iñ, 14,40 quilômetros a leste do Mar Morto e 6,40 quilômetros ao sul de Medeba (Josué. 13 :17). Quiriataim. Identificada como El Qereiyat, 16 quilômetros abaixo de Baal-Meom e 11,20 quilômetros a noroeste de Dibom (Josué. 13:9; Jeremias. 48:1, 23). A segunda e terceira destas cidades estão mencionadas na "Inscrição de Mesha" ou "Pedra Moabita" (ANET, págs. 320, 321). C. Oráculo Contra Edom. 25:12-14. Com referência a outras maldições, veja 35:1-15; 36:5; Isaias. 34; 63:1- 6; Joel 3:19; Amós 1:11, 12; Abadias.; Malaquias. 1:2-5.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos))

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de julho Dia 192  

Leituras: Lucas 6:27-36; Gálatas 4:12-20; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Jó 25-28.  

Versículo Especial“Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?” (Jó 26:14).  

Pensamento Bíblico“Que Leve Sussurro Temos Ouvido Dele” (Jó 26:14). Jó ficou pasmado, enquanto ele pensava no poder de Deus. Enquanto ele admirava toda a majestade de sua criação, ele concluía que estava vendo apenas uma pequena amostra das maravilhas que Deus pode fazer. Temos a mesma amostra do poder de Deus, sem sermos capazes de ver tudo o que Ele pode fazer. “Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?”  

Ação: Contemple a grandeza e o poder de Deus. Dê a ele louvor reverente. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 97  O Senhor devia repartir o castigo pelos inimigos que estavam à volta de Israel por causa de seu comportamento para com Israel (25:3, 8, 12, 15; 26:2; 29:6) e por causa de seu orgulho ímpio e sua auto[1]deificação (28; 29:3). Aqui, como nos oráculos referentes aos estrangeiros feitos pelos outros profetas, exibe-se o panorama internacional da profecia hebraica, com o destaque dado à soberania universal de Deus e a responsabilidade moral de toda a humanidade. "A posição de uma nação entre os povos depende da contribuição que faz ao propósito divino para a humanidade e de seu tributo para com o Seu governo universal" (Cook, ICC, pág. 282). As nações que foram examinadas pelo profeta são Amom, Moabe, Edom, Filístia (25:1-7, 8-11, 12-14, 15-17), Tiro (três oráculos: 26; 27; 28:1-19), Sidom (28:20-26) e Egito (sete oráculos: 29:1-16, 17-21; 30:1- 19, 20-26; 31; 32:1-16, 17-32). Os quatro primeiros oráculos são curtos e prosaicos (cap. 25), enquanto que os pronunciamentos contra Tiro (caps. 26-28) e Egito (caps. 29-32) são longos, poemas magníficos, cheios de colorido e fogo, boa ilustração do estrio variado de Ezequiel. As datas atribuídas a alguns dos oráculos localizam esta seção entre 587-586 A.C. (sete meses antes da queda de Jerusalém, 29:1) e 571-570 A. C. (16 anos depois de sua queda, 29:17). Ezequiel 25 A. Oráculo Contra Amom. 25:1-7. Quanto às outras acusações, veja 21:28-32; Amós 1:13-15; Sf. 2:8- 11; Jr. 49:1-6. Amom certa ocasião possuía a terra entre o Amom e o Jaboque, mas foi empurrada para o leste pelos amorreus (Juízes 11:13; Números. 21:21). Um inimigo implacável de Israel através dos anos (Juízes. 10-11; I Samuel. 11; II Samuel. 10). Amom foi denunciada neste oráculo por causa de seu júbilo ímpio e sua malícia diante da destruição do Templo e miséria de Israel e Judá (Ezequiel. 25:3, 6). Referências pós-exílicas feitas a Amom encontram-se em Neemias. 4:3; I Marcos. 5:6. 4. Filhos do Oriente. As tribos aramaicas e árabes a leste de Amom (cons. Juízes. 6:3, 33; Isaias. 11:14; Jeremias. 49:28) despojariam Amom. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de julho Dia 191  

Leituras: Lucas 6:20-26; Gálatas 4:1-11; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Jó 22-24.  

Versículo Especial“De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (Gálatas 4:7).  

Pensamento Bíblico: Filhos Adotivos de Deus (Gálatas 4:1-7). Que privilégio! Deus nos libertou da escravidão para permitir-nos ser adotados como seus próprios filhos. Como filhos de Deus, os cristãos se dirigem a ele como a um Pai querido. Por causa de sua bondade e graça, podemos ser considerados como herdeiros de Deus. Nosso Pai é aquele que tem poder sobre o universo inteiro!  

Ação: Se você é um cristão, você é privilegiado por ser chamado filho de Deus. Use bem esse nome!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

9 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 96  Quando chegaram as novas da queda da cidade, cumprindo as predições do profeta, ele já não precisava mais se fazer de mudo; as limitações seriam removidas e ele poderia falar irrestritamente para os que quisessem ouvi-lo. 25. No dia. Da queda de Jerusalém. 26. Nesse dia. Quando a notícia da queda da cidade chegasse à Babilônia. 27. Abrir-se-á a tua boca. Em conversa com aquele que escapar. Não ficarás mudo. Cons. 3:26, 27; 33:21, 22. Ele poderia então ser um atalaia no sentido pastoral. Suas profecias da destruição teriam sido confirmadas; estaria livre para se dedicar na edificação de uma nova comunidade. Assim lhes servirás de sinal. Cons. o versículo 16:18. II. Oráculo Contra as Nações Estrangeiras. 25:1 – 32:32. Os oráculos anunciando o castigo para os vizinhos hostis de Israel (caps. 25-32) constituem uma transição entre as profecias do juízo de Judá e Jerusalém (caps. 1-24) e as predições de sua restauração (caps. 33-39; 40-48). Os oráculos contra as nações estrangeiras estão agrupados em outros profetas também: Isaias. 13-23; Jeremias. 46-51; Amós 1, 2; Sofonias. 2:4-15. Antes que o estado ideal pudesse ser alcançado, os inimigos teriam de ser destruídos e Israel tinha de se estabelecer seguramente em sua terra (28:24, 26; 34:28, 29). Sete nações, possivelmente um símbolo de plenitude, estão destinadas à retribuição. Cinco delas fizeram uma aliança contra a Caldéia (Jr. 27:1-3). A Babilônia, o poder anti-Deus do V. T. , não está incluída nas acusações, talvez porque esta nação foi o instrumento da justiça de Deus (29:17 e segs.), embora Ezequiel conhecesse o caráter dos caldeus (7:21, 22, 24; 28:6; 30:11, 12; 31:12). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 9 de julho Dia 190  

Leituras: Lucas 6:12-19; Gálatas 3:19-29; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Jó 20-21.  

Versículo Especial“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revististes” (Gálatas 3:27).  

Pensamento Bíblico“Filhos de Deus Mediante a Fé em Jesus Cristo” (Gálatas 3:19-29). Este trecho apresenta alguns princípios vitais com respeito ao nosso relacionamento com o Senhor. Note estes pontos: 

   Não somos justificados pela lei de Moisés (ou qualquer outro sistema de lei).

   Só podemos ser justificados pela fé em Jesus Cristo.

   A lei de Moisés (um tutor para guiar as pessoas a Cristo) já não governa.

   A fé que salva inclui o batismo em Cristo.

   Aqueles que pertencem a Cristo são considerados descendentes de Abraão e, através dele, legítimos herdeiros das promessas que lhe foram feitas.  

Ação: Examine sua vida. Você está vivendo pela fé em Jesus?. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

7 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 95  b) A Abstenção Fora do Natural do Profeta de se Entristecer. 24:15-24. O Senhor disse a Ezequiel que sua amada esposa morreria subitamente, e que ele não devia se ocupar das costumeiras atitudes de luto. Ele devia assim se tornar um símbolo do desespero do povo diante do destino de sua amada cidade de Jerusalém. 16. A delícia dos teus olhos. Cons. versículos 21, 25. "A frase sozinha revela que havia uma fonte de lágrimas oculta no seio deste severo pregador" (J. Skinner, ExpB). Às súbitas. Esta expressão refere[1]se à uma enfermidade súbita e fatal (Números. 14:37), geralmente uma praga (Êxodo. 9:14; II Crônicas. 21:14). 17. O profeta devia sufocar seus instintos naturais quando o golpe fosse desferido. Quanto aos costumes referentes ao luto, consulte Eclesiástico 38:17; Isaias. 20:2; Miqueias. 3:7; Levítico. 13:45. Não comas o pão que te mandam. O pão dos pranteadores (RSV). Do mesmo modo o Targum e a Vulgata. Cons. Oséias. 9:4, traduzindo 'ônîm em lugar do T.M. 'anashîm, "pão dos homens". Cons. Jeremias. 16:7; Tb. 4:7. 18, 19. O povo, acostumado a consultar Ezequiel (8:1; 14:1; 20:1), perguntaram-lhe por que não chorava a morte de sua esposa. Compare com 21:12. 21. Eu profanarei o meu santuário. Pela ação de um inimigo pagão (7:24; 25:3; 44:7; Daniel. 11:31). O Senhor aqui vê além das causas. secundárias. Objeto do vosso mais alto orgulho. O Templo (cons. v. 25). 22, 23. Ezequiel devia dizer ao povo que eles se entristeceriam em silêncio, profundamente, diante da destruição do Templo (cons. 33:10; SI. 38:8), como ele se entristecera por sua esposa. 24. Assim vos servirá Ezequiel de sinal. Cons. o versículo 27; 12 : 6, 11. c) O Ministério do Profeta Liberado das Limitações durante a Queda da Cidade. 24:25-27. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de julho Dia 189 

Leituras: Lucas 6:1-11; Gálatas 3:10-18; Salmo 8; Provérbios 2:16-22; Jó 18-19.  

Versículo Especial“Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade” (Salmo 8:1).  

Pensamento BíblicoDeus é Grande (Salmo 8). Uma noite estrelada de verão é uma boa oportunidade para se pensar na grandeza de Deus. Maravilhando-se com a grandeza do universo, lembre-se de que o salmista descreve os céus como a obra dos dedos de Deus. Um Deus de poder infinito ainda lembra de cada um de nós. Tais bênçãos não deverão ser recebidas levianamente.

Ação: Contemple a grandeza de Deus como é mostrada no maravilhoso universo que nos rodeia. Agradeça a ele por cuidar de você. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 94  3. Propõe uma parábola. Um mashal (cons. 17:2). Os versículos 3-5 estão na forma poética. A inspiração do profeta vinha geralmente quando se ocupava com coisas corriqueiras, aqui aparentemente quando se dispunha a preparar uma refeição. 5. Empilha lenha. Leia-se de acordo com o versículo 10, em lugar de empilha os ossos do T.M. Faze-a a ferver (ferve os seus pedaços, RSV). De acordo com dois manuscritos hebraicos em lugar do T.M., ferve a sua fervura. Cozam-se . . . os ossos. Junto com a carne em cima deles (cons. v. 4). 6. Panela cheia de ferrugem ou sujeira, ferrugem que não foi tirada. Cons. 22:2. Sem escolha. Em 597 A. C., os habitantes foram levados por escolha? Agora não seria assim. A dispersão seria indiscriminada. 7, 8. Sangue. . . numa penha descalvada. O descaramento do pecado de Jerusalém (cons. Isaias. 3: 9) seria igualado à imparcialidade do seu castigo. O sangue derramado clamava por vingança (Gênesis. 4:10; Levítico. 17:13; Deuteronômio . 12:16; Jó 16:18). No versículo 8 diz-se que o Senhor está determinando este derramamento, para atrair o juízo sobre Jerusalém por causa Dele. 10. Amontoa muita lenha. É um paralelo do versículo 5. Esvazia o caldo (RSV). Da mesma forma a LXX, com pequena alteração, em lugar do T.M., tempera os temperos. Ardam os ossos. Pela ação poderosa do calor durante o cozimento. 12. Trabalho inútil! (Em vão eu me cansei, RSV). Uma ligeira emenda dá esta tradução, em lugar do T.M., com luta ela (me ou se) cansou. Sua muita ferrugem, ou grande sujeira tem de ser extraída do pote. 13. Até que eu tenha satisfeito ou apaziguado o meu furor. Veja também 5:13; 8:18; 16:42. 14. Eu te julgarei (RSV). Do mesmo modo em dois manuscritos hebraicos e diversas versões. Cons. 23:49. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de julho Dia 188  

Leituras: Lucas 5:27-39; Gálatas 3:1-9; Salmo 7; Provérbios 2:10-15; Jó 15-17.  

Versículo Especial“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32). 

Pensamento Bíblico: Chamando Pecadores ao Arrependimento (Lucas 5:27-32). A obra de Jesus diz-nos muito sobre nosso trabalho de espalhar o evangelho hoje. Não estamos procurando aqueles que já são puros (ou que desejam agir “santamente”), mas aqueles que admitirem sua necessidade de se submeterem ao Senhor. Temos que confiar no evangelho para funcionar como o poder de Deus para salvar. Nossa tarefa é mostrar aos honestos e humildes como voltarão ao Senhor. Temos que chamar os pecadores ao arrependimento.  

Ação: Compartilhe o evangelho com um pecador. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

6 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 93  42, 43. Estes versículos são ininteligíveis no T.M., e as versões não apresentam traduções satisfatórias. O versículo 44 é um resumo dos versículos anteriores. Traduza-se para: para praticar obscenidades (RSV), segundo a LXX, em lugar do T.M., mulheres depravadas. 45-49. A adúltera condenada à morte por homens justos. Homens justos. Talvez o significado é que o senso moral da comunidade (não dos caldeus) julgaria as adúlteras (cons. vs. 24:47; 16:40). 47. As apedrejará. O apedrejamento era o castigo para o adultério prescrito pela Lei (cons. 16:38-40; Deuteronômio. 21:21). 48. Escarmentem. Advertidas por um exemplo público (cons. o versículo 10; 16:41). 49. Será retribuído (RSV). De acordo com o Targum. O castigo ... recairá sobre vós. Cons. o versículo 35; Levítico. 20:20. Ezequiel 24 5) Símbolos do Cerco Final de Jerusalém. 24:1-27. a) Alegoria da Panela Enferrujada Colocada Sobre o Fogo. 24:1-14. No dia em que o cerco e a tomada de Jerusalém começaram, o Senhor deu ao profeta uma alegoria e uma parábola objetiva referente ao cerco e tomada rural da cidade. Ele trilha de colocar um caldeirão enferrujado (Jerusalém) sobre o fogo, enchê-lo de água e jogar pedaços de carne (os habitantes de Jerusalém) dentro dele. Devia amontoar lenha debaixo dele para que fervesse furiosamente (o cerco e sua severidade). Então devia retirar pedaços de carne indiscriminadamente do caldeirão (a dispersão universal depois do cerco). Depois devia colocar a panela vazia sobre as brasas para que sua ferrugem e sujeira fosse derretida e consumida (os juízos purificadores deviam continuar muito tempo depois da destruição da cidade). 1. O nono ano, no décimo mês, aos dez dias do mês. O dia do começo do cerco de Jerusalém (II Reis 25:1; Jeremias. 30:1; 52:4). Janeiro de 587 A. C. (ou 588) A. C. Durante o Exílio e até 518 A. C. , este dia era guardado com jejum (Zacarias. 8:19). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos))

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de julho Dia 187  

Leituras: Lucas 5:12-26; Gálatas 2:11-21; Salmo 6; Provérbios 2:1-9; Jó 13-14.  

Versículo Especial“Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava” (Lucas 5:16).  

Pensamento Bíblico: Jesus Orava Quando Ele Estava Ocupado (Lucas 5:16). Esta é uma das diversas passagens do Novo Testamento que revelam alguma coisa da prática da oração, na vida terrestre de Jesus. Às vezes, quando ele estava pressionado pelos pedidos de muitas pessoas, ele ainda arranjava jeito de sair sozinho para orar. A comunhão com seu Pai era importante para ele. Damos valor às nossas oportunidades de orar, tanto quanto Jesus dava valor às suas?  

Ação: Aprenda com o exemplo de Jesus; tire algum tempo, sozinho, para orar. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

5 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 92  25. Porei contra ti o meu zelo. Cons. Números. 25:11. Sobre a mutilação de adúlteras e outras, veja Código de Leis da Assíria Média (Barton, Archaeology and the Bible, págs. 427438) especialmente as seções 4, 8, 9,11-14, 40,41, 50-59. Sobre essa prática no Egito, veja Diodorus Siculus, The Historical Library 1. 78. Cons. Ezequiel. 12:13; 16:40. 26. Despojar-te-ão. Cons. 16:38, 39. 28-31. Segunda ameaça de castigo. 29. Fruto do teu trabalho; isto é, riqueza (Jeremias. 20:5; SaImos. 128:2). 31. Copo. Jerusalém tinha de beber no copo do castigo de sua irmã (cons. Isaias. 51:17, 22, 23; Jeremias. 25:15, 16; Habacuque. 2:16). 32-34. Terceira ameaça de castigo. Estes versículos formam um poema sobre a taça do juízo. 34. Arrancarás os teus cabelos. Uma tradução livre do T.M, na LXX diz roerás os cacos. E te rasgarás os peitos. Cons. Jeremias. 25:16; Jó 39:24. 35. Quarta ameaça. Também carregarás com (as conseqüências de) a tua luxúria. Cons. versículos 8, 27, 44. e) Julgamento de Oolá e Oolibá. 23:36-39. Esta passagem constitui um apêndice com uma descrição independente. 36-39. As irmãs são culpadas de adultério e idolatria. 37. O sangue do sacrifício infantil estava nas suas mãos, em sua adoração de ídolos, especialmente Moloque (cons. 16:20, 21). 38. Contaminaram o meu santuário e profanaram os meus sábados. Cons. 20:12, 13; 22:8. 39. Depois de realizar o culto pagão, entravam despreocupadamente na casa do Senhor. Cons. Miqueias. 3:11; Jeremias. 7:9-1 1 . 40-44. A prostituição de Israel nas alianças com estrangeiros. Nestes versículos a prostituta faz preparativos cuidadosos para receber os seus amantes. 40. As mulheres pintavam suas pálpebras com antimônio ou estíbio em pó para fazê-los parecer grandes e brilhantes (cons. II Reis 9:30; Jeremias. 4:30; veja também o nome da filha de Jó, Kerenhappuch, "chifre de pintura para olhos", Jó 42:14). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de julho Dia 186

Leituras: Lucas 5:1-11; Gálatas 2:1-10; Salmo 5; Provérbios 1:28-33; Jó 11-12.  

Versículo Especial“De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” (Salmo 5:3).  

Pensamento Bíblico: O Custo da Ignorância (Provérbios 1:28-33). Devemos procurar a sabedoria e o conhecimento que Deus oferece, mesmo assim alguns escolherão ignorá-los. Eles podem não ver razão para seguir o caminho do Senhor. Deus diz aqui que ele permitirá que a sua negligência da verdade produza seu fruto. Aqueles que rejeitam a verdade sofrerão as consequências de sua loucura cega. A ignorância custa caro!  

Ação: Ouça a Deus, de modo que você possa habitar seguro (Provérbios 1:33). ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

4 de julho de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de julho Dia 185  

Leituras: Lucas 4:38-44; Gálatas 1:11-24; Salmo 4; Provérbios 1:20-27; Jó 9-10.  

Versículo Especial“Quem faz grandes cousas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar” (Jó 9:10).  

Pensamento BíblicoConfiando em Deus, ao Enfrentar Provações (Salmo 4). Davi teve sua porção de privações, incluindo-se maus tratos imerecidos de outros. Este Salmo revela alguns dos seus princípios para enfrentar tais aflições. Davi entendia a necessidade de: ì Orar, í Conter a raiva, î Manter uma atitude calma, ï Confiar no Senhor, a única fonte infalível de segurança e conforto.  

As mesmas práticas nos ajudarão a tirar vantagem de nossas piores dificuldades. 

Ação: “Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor” (Salmo 4:5). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 91  15. Lombos cingidos. Cintos e tangas faziam parte das roupas dos babilônios (veja Is. 5:27; 11:5; também a descrição feita dos nobres babilônios por Heródoto, em Histories I, 195). Turbantes pendentes da cabeça. Panos atados à volta com fitas pendendo atrás. Com aparência de oficiais. Um "oficial" (shalîsh) era o terceiro homem a ocupar o cano junto com o rei e o condutor, um homem de alta linhagem. 16. E lhes mandou mensageiros. A ocasião é desconhecida, embora Ezequias tenha recebido uma embaixada da Babilônia em cerca de 712 A. C. (cons. Isaias. 39). 17. Enojada os deixou (lit., perturbada; cons. Gênesis. 32:25). Ela sentiu a revolta da paixão saciada. 19-21. Intrigas como Egito. 19. Dias . . . em que se prostituía na terra do Egito. No tempo de Isaías, havia um forte partido pró-Egito (Isaias. 30-31; cons. Jeremias. 2:18; 37:5 e segs.; Ezequiel. 29-32). 20. Amantes. Veja em Oséias. 8:9; Jeremias. 2:24; 5:8; 13:27 paralelos para as revoltantes figuras deste versículo. Como urna prostituta se sente atraída pela potência sexual, assim Judá foi seduzida pelo valor militar do Egito. d) O Castigo de Oolibá. 23:22-35. Quatro ameaças são feitas, cada uma começando com a expressão: "Assim diz o Senhor Deus" - versículos 22-27, 28-31, 32-34, 35. 22-27. Primeira ameaça de castigo. 23. Pecode, Soa e Coa (cons. Jeremias. 50:20; Isaias. 22:5) se identificam com Pukûdû, Sutû e Kutû, tribos que viviam ao leste do Rio Tigre, perto de sua foz, todas pertencentes ao império caldeu. Governadores e sátrapas. Oficiais e guerreiros, seguindo a tradução dos versículos 5, 6 e 12. Príncipes. O T.M. traduz "chamados" para dar conselhos. 24. Paveses, pequenos escudos que se carregavam no braço. Escudos, uma grande arma de proteção. Porá diante deles o juízo, isto é, de Jerusalém, para os caldeus (cons. I Reis 8:46). Eles a julgariam de acordo com seus próprios juízos cruéis.( Que a paz do Mestre \Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

3 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 90  4. Oolá, aquela que tem uma tenda, e Oolibá, a tenda está nela, eram "irmãs parecidas no nome e na culpa". Quanto a nomes semelhantemente formados, veja Gênesis. 35:18; Isaias. 62:4. Ewal destaca que no Oriente os irmãos e irmãs geralmente tinham nomes muito parecidos, como Hasan e Husein (pequeno Hasan), filhos de Ali, genro de Maomé. E foram minhas. A lei proibia tomar duas irmãs em casamento (Lev. 18:18). A figura do casamento (cons. Jeremias. 2:2; Oséias. 2:21, 22) foi amplamente desenvolvida por Ezequiel. b) As Infidelidades de Oolá, Samaria. 23:5-10. 5, 6. Seus amantes os assírios, guerreiros. (RSV). Os vizinhos, qerôbîm, provavelmente liga-se à palavra qerab, "batalha" (Jó 38:23; Zacarias. 14:3); ou talvez seja cognata do acadiano kurâdû, "guerreiros", a ser lido qerôdim. 7. O Obelisco Negro de Salmaneser III (859-824) mostra Jeú, rei de Israel, pagando tributo, 842 A.C. (cons. Pritchard, ANET, págs. 281- 284). Israel fez custosa aliança com Tiglate-Pileser III (745-727), rei da Assíria (II Reis 15:19-29). Os versículos 8, 9 falam das intrigas de Samaria com a Assíria e o Egito (veja também Oséias. 5 : 13; 7: 11; 8, 9, 10; 12:1). As intrigas de Oséias com o Egito contra a Assíria resultaram na ruína de Samaria (II Reis 17:3-6). 10. E ela se tornou falada, isto é, mal-falada (lit, nome; cons. v. 48; 16:41; 36:3). c) As Infidelidades de Oolibá, Jerusalém. 23:11-21. 11-13. Intrigas com a Assíria. 11. Vendo isto sua irmã Oolibá. O exemplo de Samaria não constituiu um impedimento para Jerusalém, a qual foi culpada de maiores excessos ainda (16: 47, 51; Jeremias. 3:8, 11). 12. Inflamou-se pelos filhos da Assíria. Cons. os versículos 5, 6. Acaz solicitou a ajuda dos assírios (II Reis 16:7; 23:11, 12; Isaias. 7:1-25). 14-18. Intrigas com a Babilônia. Homens pintados na parede. Os babilônios decoravam as paredes de suas salas com painéis esculpidos e coloridos (cons. 8:10; Jeremias. 22:14). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 3 de julho Dia 184  

Leituras: Lucas 4:31-37; Gálatas 1:1-10; Salmo 3; Provérbios 1:15-19; Jó 6-8. 

Versículo Especial“Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde” (Salmo 3:4).  

Pensamento Bíblico: O Evangelho que Paulo Pregou (Gálatas 1:1-10). Paulo abre esta carta com uma lembrança do que sua mensagem era:

   De Deus, não dos homens.

   A respeito da salvação pela graça de Deus.

   O evangelho de Deus, que não é para ser contaminado ou substituído por outro evangelho, mesmo que esse diferente evangelho venha diretamente de um anjo do céu.  

Ação: Quando você ler sua Bíblia, hoje, lembre-se de que ela contém o evangelho de Jesus Cristo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia,Net que Deus abençoe a todos)

2 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 89  30. Busquei . . . um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha. Cons. 13:5; Salmos. 106:23. O Senhor buscou em vão por um homem que detivesse a maré da ruína e invertesse o destino do povo, mas não encontrou nenhum. Compare com Isaias. 59:15, 16; 63:5, onde, na ausência de um homem, o Senhor operou a vitória. 31. A indignação do Senhor e o fogo do Seu furor foram derramados sobre esse povo (cons. vs. 21, 22; 9:10; Sofonias. 3: 8). Ezequiel 23 4) Alegoria sobre Oolá e Oolibá. 23:1-49. O capítulo 23 contém uma descrição alegórica da história de Samaria e Jerusalém, as duas irmãs que foram infiéis ao seu divino esposo. Na alegoria do capítulo 16, a infidelidade religiosa de Israel por causa da sedução do culto cananita é comparado ao adultério. O presente capítulo trata das alianças políticas de Israel com as nações pagãs, envolvendo falta de confiança para com o poder do Senhor, na figura da prostituição. Em um poema com detalhes os mais repulsivos (vs. 1-35), o profeta descreve 1) a infidelidade de Oolá (Samaria) e o seu castigo (vs. 1-10); 2) a infidelidade de Oolibá (Jerusalém; vs. 11-21) e o seu castigo (vs. 22-35 ). Um discurso final (vs. 36-49) descreve as duas irmãs pecando e recebendo o castigo contemporaneamente. O reino do Senhor deve ser fiel a Ele e não confiar em alianças com os pagãos. "Já tomava conta da mente profética o conceito de que o reino de Deus não era um estado mas o que agora chamamos de uma igreja" (A. B. Davidson, Cambridge Bible, pág. 165). a) Introdução. 23:1-4. 2. Os dois reinos, Israel e Judá, são apresentados como duas irmãs (cons. Jeremias. 3:7; Ezequiel. 16:46). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 2 de julho Dia 183  

Leituras: Lucas 4:14-30; 2 Coríntios 13; Salmo 2; Provérbios 1:8-14; Jó 3-5.  

Versículo Especial“Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor” (Salmo 2:11).  

Pensamento BíblicoNações Enfurecidas (Salmo 2). O povo do mundo é, aqui, descrito como nações que desafiam a autoridade de Jeová e seu Filho. Eles se enfurecem e conspiram contra ele, procurando libertar-se dos constrangimentos de sua autoridade. Mas a sua rebelião é fútil, pois Deus se senta e “ri” dos seus débeis esforços para atrapalhar seus planos.  

Esta passagem foi aplicada pelos primeiros cristãos para explicar sua perseguição (veja Atos 4:24-31). Ela mostra que, a despeito da rebelião dos ímpios, Jesus Cristo, de fato, governa o mundo!  

Ação: Lembre-se de que Jesus Cristo é o Rei dos Reis. Sirva-o com reverência e mostre aos outros a necessidade de obedecerem a sua vontade. ( Etra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...