28 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 52  19. Tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal. Esta besta é de interesse especial porque produz o "pequeno chifre", o Anticristo, e é a forma final do domínio gentio (vaia vs. 23-25 e cons. comentados sobre 2:40-43). 20. E também dos dez chifres. Veja o versículo 24. Dez reis se levantarão no estágio final do quarto reino (o romano) e reinado contemporaneamente (não sucessivamente; cons. Apocalipse. 17:13 e segs., conforme explicação a seguir). Daquele chifre que tinha olhos, e uma boca, etc. Todos os intérpretes – judeus, cristãos, incrédulos – concordam que este é o Anticristo. Os racionalistas que insistem que isto foi escrito no período dos macabeus dizem que é Antíoco Epifânio (cerca de 165 A.C.) e que o nosso autor, embora enganado, pensava que o reino messiânico viria logo a seguir. 24-26. Observe aqui doze fatos sobre o Anticristo: (1) Ele não criará uma confederação décupla; ele a observará (v. 24). (2) Ele apenas será um outro rei "dez chifres . . . outro . . . diferente" (v. 8), e ele será mortal (Ap. 13:2; II Tessalonicenses. 2:9). Ele será importante por causa da força satânica por trás dele. (3) No começo ele será obscuro – "pequeno" (Daniel. 7:8). (4) Sua marcha para o poder começará com a conquista de três reinos (v. 8; cons. v. 24). (5) Haverá nele, entretanto, algo de especial (diferente dos primeiros dez, v. 24). Veja Apocalipse. 13:15; II Tessalonicenses. 2:4. Muitos acontecimentos extraordinários estarão relacionados com ele (Apocalipse. 13:16, 17; II Tessalonicenses. 2:9, 10). (6) Ele será muito inteligente - "olhos, como os de homem" (Daniel. 7:8). (7) Ele terá a habilidade da oratória (v. 8). (8) Sua aparência será formidável (v. 20; cons. Isaias. 53:2, 3). (9) Ele será blasfemo (Daniel. 7:25; cons. Apocalipse. 13:5, 6). (10) Ele tentará introduzir uma nova era (Daniel. 7:25, mudar os tempos). (11) Ele tentará destruir Israel (v. 25a; cons. 9:26, 27). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 28 de outubro Dia 301  

Leituras: João 7:1-9; Hebreus 13:17-25; Salmo 104:1-15; Provérbios 25:8-14; Obadias.  

Versículo Especial“Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor” (Obadias 4).  

Pensamento Bíblico: “De Lá Te Derribarei” (Obadias 2-4). O livro de Obadias é um anúncio breve e direto do julgamento da nação de Edom. Esta vizinha de Israel foi condenada por diversas razões, a principal das quais foi sua orgulhosa glorificação de si mesma. Deus sempre desprezou a arrogância e o orgulho, seja este mostrado por indivíduos ou nações inteiras.  

Ação: Não se deixe enganar pelo orgulho. Tente ver-se como Deus o vê.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 51 21, 22. Embora separados por detalhes de interpretação (vs. 15-20), estes versículos pertencem à visão propriamente dita e não à interpretação. Os santos do Altíssimo . . . os santos possuíram o reino. Nada é mais certo que o fato de todos os santos de todas as dispensações participarem do triunfo final de Cristo no Seu reino. Mas esta passagem apenas afirma uma parte desta verdade. A perspectiva do livro, o significado das palavras, e o contexto aqui limitam a aplicação ao povo de Daniel, o Israel claramente identificado em 10:14 (aqui se usou a expressão hebraica equivalente). "Por 'santos do Altíssimo' que receberão todo o domínio (Daniel. 7:18-27), Daniel só poderia entender o povo de Israel, que se destacava das nações e reinos pagãos, que deveriam reinar até então (2:44); nem temos nós, de acordo com a exegese estrita, o direito de aplicar a expressão a qualquer outra nação; portanto não podemos aplicá-la imediatamente à Igreja . . . As palavras do profeta se referem ao restabelecimento do reino de Israel" (C.A. Auberlen, The Prophecies of Daniel and the Revelation of St. John, págs. 216, 217). 3) O Método de Interpretação. 7:15, 16. De modo muito estranho, um anjo que faz parte da visão, mas também é um ser pessoal real, mais tarde identificado como Gabriel, vem a ser o intérprete aqui e através do restante do livro (cons. 8:16; 9:21). Embora tratado rapidamente por Daniel, este é um aspecto importante. 4) A Interpretação das Visões. 7:17-20, 23-27. Exceto às observações feitas no começo deste capítulo, concorda-se de modo geral que a sucessão dos quatro domínios gentios seguidos pelo refilo messiânico é a mesma do capítulo 2. Mas, começando como versículo 19, a profecia avança muito além do sonho de Nabucodonosor, para dar detalhes de predição ao Anticristo final e o relacionamento que o povo de Deus terá com ele no período escatológico. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de outubro Dia 300  

Leituras: João 6:60-71; Hebreus 13:1-16; Salmo 103; Provérbios 25:1-7; Amós 8-9.  

Versículo Especial: “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:68).  

Pensamento Bíblico“Senhor, Para Quem Iremos?” (João 6:68). Quando Jesus ensinava a respeito da natureza espiritual de sua missão e a dedicação que ele exigiria de seus seguidores, a maioria se afastou. Tal ensinamento era demais para eles. Jesus dirigiu-se aos doze e perguntou se eles também desejavam deixá-lo. A resposta de Pedro afirmou importantes verdades sobre Jesus:  Ele é o Cristo, o Filho de Deus e  Ninguém mais pode prover o que ele dá: a vida eterna.  

Ação: Não permita que “as duras palavras” de Jesus o façam voltar atrás. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

26 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 50  4. O leão simboliza a Babilônia aqui e também em Jeremias. 4:6, 7. As asas de águia falam de velocidade, como o leão da força. São símbolos naturais dificilmente precisando de explicação (cons. II Samuel . 1:23; Jeremias. 49:19-22; Ezequiel. 17:3-24). 5. O urso é um símbolo adequado para o reino medo-persa. Força e ferocidade fazem parte de quase todas as vezes em que a Bíblia usa a figura de um urso. A magnitude poderosa se ajusta bem aos grandes exércitos persas. Diz-se que Xerxes comandou dois milhões e meio de homens quando atacou a Grécia. A dualidade pode estar sugerida pela referência aos lados do animal. 6. O musculoso leopardo de quatro asas fala, sem dúvida, do reino grego (macedônio) de Alexandre. O governo passou de Nínive (Assíria) para a Babilônia em 612 A.C. ; da Babilônia para a Pérsia em 539 A.C. e Dario III para Alexandre em 331 A.C. 7, 8. Como no capítulo 2, o quarto estágio do império romano. Desde que o reino deve prevalecer até a destruição do Anticristo (o pequeno chifre) e o estabelecimento do reino de Cristo, eterno, final e visível (cons. Apocalipse. 19:11 – 20:4), deve ser considerado como urda prevalecente. A forma décupla do estágio final, talvez sugerida pelos dez artelhos do capítulo 2, está clara aqui e confirmada por Ap. 17:3 e segs. Mais tarde o pequeno chifre está identificado com o Anticristo final. 9-14. Esta cena do trono está minuciosamente elaborada no Ap. capítulos 4-20. Evidentemente os cinco versículos de Daniel abrangem o mesmo terreno dos dezessete capítulos do Apocalipse. É uma cena do juízo onde o Ancião de dias – ninguém outro que "o Alto, o Sublime, que habita a eternidade" (Isaias. 57:15) – toma posse dos reinos da terra através do Filho do homem – um nome que o Senhor claramente reivindicou para si mesmo (Mateus. 24:30). A ação dramática através da qual o reino da besta é violentamente derrubado encaixa-se em muitas predições bíblicas sobre a maneira pela qual nosso Senhor julgará as nações no final desta dispensação. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de outubro Dia 299  

Leituras: João 6:52-59; Hebreus 12:18-29; Salmo 102:18-28; Provérbios 24:28-34; Amós 6-7.  

Versículo Especial: “Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos” (Salmo 102:25).  

Pensamento Bíblico“Imaginais Estar Longe o Dia Mau” (Amós 6:1-7). O povo de Israel vivia no luxo, despreocupadamente, esquecido do fato de que sua nação estava decaindo espiritualmente. Recusando-se a admitir a profundidade de seus problemas, eles os tornavam piores. Eles recusaram as advertências de Amós e de outros, dizendo: “Não vai acontecer comigo”. Eles estavam errados.  

Ação: Olhe para a condição corrompida de nossa sociedade. Faça alguma coisa por ela: compartilhe o evangelho! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

25 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 49  1) Cenário Histórico. 7:1. 1. No primeiro ano de Belsazar. Cerca de quatorze anos antes dos acontecimentos do capítulo s. É provável que a fraqueza da Babilônia já estivesse começando a aparecer. Um sonho, e visões. Nem sempre claramente distintas. Os sonhos são experiências durante o sono; as visões podem surgir estando-se acordado, ou, como aqui, podem ser "cenas" ou estágios sucessivas em um sonho. Escreveu logo o sonho e relatou a suma de todas as coisas. Ele as registrou imediatamente (logo, ou logo após, ou naquela hora, como o aramaico 'edayin com o prefixo b enfaticamente exige). Foi escrito, contrariando a generalizada teoria das profecias-por-transmissão-oral (veja Isaias. 30:8; cons. 8:1, 16; Habacuque. 2:2; Apocalipse. 1:19; 14:13; 21:5). Era um resumo, pois apenas a suma (aram. cabeça) ou substância do material foi registrado. Semelhante uso do hebraico ro'sh aparece em Salmos. 119:160 (surtia, ASV) e 137:6 (principal). (Veja Stuart, Comm., in loco.) 2) Detalhes das Visões. 7:2-14, 21, 22. 2. Os quatro ventos do céu. O uso em outros lugares indica que os ventos representam o poder providencial de Deus através do qual Ele controla as nações, agitando-as ou apaziguando-as (Apocalipse. 7:1-3; Jeremias. 23:19; 49:36; 51:1; Zacarias. 6:1-6; 7:14). Rûah pode ser traduzido para "espírito" ou "vento", e aqui é propositadamente ambíguo. (Verifique também Daniel. 4:17; I Timóteo. 2:1, 2.) Jerônimo acha que os ventos representavam os anjos. O Grande Mar. Não um mar qualquer, mas, como Lang demonstrou de maneira hábil (Histories and Prophecies of Daniel, pág. 86 e segs.), o Mediterrâneo (veja esp. Números. 34:6, 7; Isaias. 1:4; 9:1; 15:11, 12, 47; 23:4; Ezequiel. 47:10-15, 19, 20; 48:28). 3. Quatro animais grandes . . . subiam do mar. Portanto, os animais, mais tarde descritos, estão ligados com o Mediterrâneo. Do mesmo modo, como indica o uso simbólico e profético de "mar", eles se levantaram com reboliço, inquietação, com palavras turbulentas, etc., coisas que acompanham a falsa diplomacia (Isaias. 57:20; Jeremias. 6:23; 50:42; 51:42; Apocalipse. 17:15; cons. Lucas. 21:25). As nações e o seu levantamento não são encaradas de maneira lisonjeira nas Escrituras (Isaias. 34:2; 40:15-17; Joel 3:2; cons. "o mundo", I João 2:15 e segs.; 5:19; II Pe. 3:10). Diferentes uns dos outros. Cada nação tem as suas próprias características especiais, embora todas partilhem do mesmo caráter brutal, irracional e bestial. Que diferença tem esta visão interior do profeta da dignidade rutilante da imagem do sonho do pagão Nabucodonosor!. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de Outubro Dia 298  

Leituras: João 6:41-51; Hebreus 12:1-17; Salmo 102:1-17; Provérbios 24:23-27; Amós 4-5.  

Versículo Especial: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e de pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).  

Pensamento Bíblico: “Desembaraçando-nos De Todo Peso” (Hebreus 12:1). Antigos exemplos de fé estão registrados para nos desafiar e encorajar. Eles nos relembram que podemos vencer obstáculos, quando corremos para a vitória em Jesus. Para gozarmos a vitória, temos que abandonar o pecado e mostrar esforço e resistência.  

Ação: Não desista. Corra com perseverança. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

24 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 48 Daniel 7 F. Uma Visão das Quatro Bestas, o Ancião de Dias e o Filho do Homem: O Conflito de Cristo e o Anticristo. 7:1-28. Três importantes mudanças têm início neste capítulo. Até o capítulo 7 a matéria é principalmente histórica. Daí em diante é principalmente preditiva. Até agora Daniel fora o agente divino na revelação, interpretando sonhos de outros. Daqui para frente, um anjo interpreta os sonhos e as visões do próprio Daniel (7:16; 8:15-17; 9:20-23; 10:10-14). Até agora o autor falou na terceira pessoa; daqui para frente ele escreve na primeira, dando um relatório mais íntimo de suas experiências. Uma transição da profecia centralizada nas nações gentias para a profecia centralizada nos judeus toma posição coma entrada do "povo santo" (traduzido "santos", vs. 18, 22, 25). Os judeus são o centro do interesse do final do livro. A mesma sucessão de reinos que se encontra no capítulo 2 aparece aqui – quatro impérios gentios, então o reino do Messias. O ponto de vista que defende que o capítulo 7 só descreve acontecimentos dentro da área mediterrânea ao findar a presente dispensação é habilmente apresentado por G.H. Lang (The Histories and Prophecies of Daniel) na perspectiva pré-milenial. O ponto de vista de que os quatro reinos são: 1) Babilônia, 2) Medo-Pérsia, 3) Grécia e 4) os sucessores gregos de Alexandre e que o quinto é o reino do Messias, é defendido de maneira reverente mas não amilenista por Moses Stuart (Commentary on Daniel e de maneira amilenista reverente pela obra católica romana de C. Lattey (The Book of Daniel). Após o costumeiro estabelecimento do cenário histórico (v. 1), seguem-se detalhes de uma série de visões (vs. 2-14, 21, 22), o novo método de interpretação de sonhos e visões (vs. 15, 16), a interpretação (vs. 17-20, 23-27), e uma declaração pessoal final (v. 28). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

24 de Outubro  Dia 297  

Leituras: João 6:28-40; Hebreus 11:30-40; Salmo 101; Provérbios 24:19-22; Amós 1-3.  

Versículo Especial“Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal” (Salmo 101:4).  

Pensamento Bíblico: “Não Porei Cousa Injusta Diante dos Meus Olhos” (Salmo 101). As palavras de Davi refletem a determinação do rei de Israel em ser puro e justo na execução de seus deveres. Elas também nos convidam a sustentar o bem e a opor-nos ao mal. Quando escolhemos nossas associações e divertimentos, precisamos rejeitar a impiedade e a perversidade tão comuns nesta sociedade corrupta. Temos que determinar sermos puros: não pôr nada injusto diante de nossos olhos.  

Ação: Medite em coisas que são boas e puras. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

23 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 47  11. Então aqueles homens foram juntos, e, tendo achado a Daniel a orar . . . Aqui, como no versículo 6, juntos tem o sentido de assembleia tumultuosa. No primeiro exemplo cercaram o rei com sugestões nervosas e no segundo rumorosa mente interromperam um 7 idoso e santo servidor público em suas devoções particulares. Nenhuma das atitudes falava a seu favor. 4) O Aparente Sucesso da Conspiração. 6:12-17. Dario encontrou-se tolhido e amordaçado por sua própria lei. Nisto demonstrou que sua autoridade era bastante inferior em natureza a de Nabucodonosor, cuja pessoa estava acima da lei. O governo de Dario aproximou-se do ideal democrático, mas era menos absoluto do que o dos caldeus. Neste sentido era inferior, e assim cumpriu o que fora predito dele pela porção de prata da imagem na profecia do capítulo 2. Observe que a admiração do rei por Daniel não desapareceu, e que a fé de Daniel inspirou o rei a crer também. 5) A Espantosa Resposta à Oração de Daniel. 6:18-28. Se Daniel orou por si mesmo, então os versículos 21-23 descrevem a resposta; se foi pelo rei, então o versículo 16 da seção anterior mostra a operação divina no seu coração; se pela glória de Deus, então os versículos 24-28 dão a resposta. A fé zoroastriana do rei era o ponto mais próximo do monoteísmo ético judeu que o paganismo conseguiu alcançar. Esta declaração traduz-se quase como se ele tivesse contribuído para o desenlace. Deus foi glorificado pela destruição dos Seus inimigos, pela confissão do rei e pela recompensa do Seu servo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Outubro  Dia 296  

Leituras: João 6:22-27; Hebreus 11:17-29; Salmo 100; Provérbios 24:13-18; Joel 1-3.  

Versículo Especial: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmo 100:2).  

Pensamento BíblicoA Fé de Moisés (Hebreus 11:23-29). Podemos aprender com os sinais da fé de Moisés:  

   Ele desistiu voluntariamente dos prazeres passageiros do pecado.

   Ele buscava coisas espirituais, em vez das coisas carnais.

   Ele mantinha seus olhos na meta prometida por Deus.

   Ele confiava que o poder de Deus era superior ao do rei.

   Ele arriscou a vida para servir a Deus.  

Ação: Imite a fé forte de Moisés. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

22 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Daniel (Comentário Bíblico Moody) 46  10. Quando soube. A oração, em primeiro lugar, foi corajosa (cons. Hus at Constance, d.C. 1415 ). Entrou em sua casa ... e orava. Em segundo lugar, ela era verdadeiramente piedosa, sem exibição do heroísmo em público. Não houve ostentação de religião. Daniel só fez o que achou que era certo (cons. Tiago, 1: 27; Mateus, 6: 5 e segs.). Em terceiro lugar, foi uma oração de acordo com as Escrituras. Como Moisés, em Deuteronômio. 28:36-68, predisse o cativeiro dos judeus, assim as palavras de Salomão em II Crônicas. 6:36-39 determinaram que adorariam em cativeiro. Daniel 6:10, 11 deve ser entendido à luz indispensável destas passagens. Oito elementos específicos da verdadeira oração aparecem na comparação: (1) Fé. Daniel cria na Palavra, pois ele obedecia e orientava suas orações por meio dela. A oração dos exilados tinha de ser orientada "na direção de sua terra" e ao orar voltado para os lados de Jerusalém, Daniel demonstrou fé respeitosa. (2) Adoração. Salomão determinou que fosse "em direção da cidade", isto é, Jerusalém (Deuteronômio. 12:5-7; I Crônicas. 11:4-9; 13:1-14; 15:25-29; II Crônicas. 3:1, 2; 5:1-14; 7:1-3. Cons. João 4:20-22; Atos 4:12). Daniel não podia adorar literalmente na Cidade Santa, mas sua atitude demonstrava que ele desejava fazê-lo; e em espírito ele o fazia. (3) A base da expiação pelo sangue. "A casa . . . edificada para o meu nome" era o centro do ritual sacrificial. A atitude de Daniel reconhecia isto (cons. Hebreus. 10:19-22). (4) Humildade. Isto está indicado pela ênfase marcada sobre a posição de joelhos (cons. Lucas. 18:13, 14). (5) Regularidade. Três vezes no dia (cons. Salmos. 55:16, 17). (6) Petição. E orava ou e perseverava orando. A palavra sela’ significa "curvar-se num pedido". (7) Ação de graças. Dava graças, etc. (cons. Filipenses. 4: 6). (8) Constância. Como costumava fazer.( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Outubro  Dia 295  

Leituras: João 6:15-21; Hebreus 11:8-16; Salmo 99; Provérbios 24:7-12; Oséias 13-14.  

Versículo Especial“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).  

Pensamento Bíblico“Estrangeiros e Peregrinos Sobre a Terra” (Hebreus 11:13). A terra é uma residência temporária, a caminho da habitação eterna. Nosso estilo de vida deve mostrar que procuramos uma pátria no céu. Se estamos satisfeitos ou preocupados com coisas mundanas, não procuraremos o céu. Se não procurarmos o céu, certamente não o encontraremos. Os cristãos devem desenvolver uma “mentalidade de mala na mão”. Nossa viagem através desta vida é tão breve que não temos tempo para desmanchar as malas para “nos estabelecermos.”  

Ação: Faça um inventário pessoal: onde estão os seus tesouros?.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

21 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 45 3. Evidentemente Daniel, com mais de cinquenta anos de serviço público, era uma figura de destaque internacional, conhecido por sua integridade; pois ele era um estrangeiro, afastado somente dois cargos de Dano, e uma herança da administração inimiga. Isto dá ideia do valor da idade em posições de alta responsabilidade (Provérbios. 16:10-16). Mas era exatamente no destaque de Daniel que estava o perigo, por causa da inveja e do ciúme dos outros. 2) A Conspiração Contra Daniel. 6:4-9. 4. A inveja estava operando (cons. Provérbios. 27:4; os irmãos de José; Atos 7:9; Joabe, II Samuel. 20: 4-10; os inimigos de Jesus, Mateus. 27:18). 5. A renomada integridade de Daniel fez dele o alvo certo. Já se sabe de antemão o que fará um homem honesto em determinadas circunstâncias. Controle as circunstâncias e você o controlará! 6-9. O poder do plano estava em se aproveitar da vaidade de Dado. O discurso e as sugestões dos homens, tudo apelava para os desejos pagãos de vanglória do rei. Sendo um homem de sessenta e dois anos de idade, ele sabia que se quisesse obter glória, seria agora ou nunca! A declaração de que "todos" os conselheiros tinham sido consultados era uma mentira, pois Daniel não fora consultado. Na cova dos leões. Os persas, na qualidade de zoroastrianos, consideravam o fogo sagrado. Por isso, para eles, teria sido impróprio cremar ou executar pelo fogo. Os zoroastrianos (parsas) continuam até o dia de hoje a expor seus mortos a aves carniceiras. 3) A Oração de Daniel. 6:10, 11. A reputação de Daniel diante do próprio Deus nos céus tornou suas orações dignas de atenção e imitação (cons. Ezequiel. 14:14; Daniel. 10:11). A sublimidade de sua corajosa fé está reconhecida por todos os que procuram se colocar dentro da situação. Ele manteve seus hábitos piedosos e suas crenças – como costumava fazer - diante de um transe absolutamente insuportável – quando soube que a escritura estava assinada. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de Outubro  Dia 294  

Leituras: João 6:1-14; Hebreus 11:1-7; Salmo 98; Provérbios 24:1-6; Oséias 10-12.  

Versículo Especial: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).  

Pensamento Bíblico“Galardoador dos Que o Buscam” (Hebreus 11:6). A fé é essencial para a salvação. Outras passagens salientam em Quem deve ser posta a fé: Jesus Cristo (veja João 8:24). Hebreus 11 ressalta as características da fé que salva. Deus recompensa aqueles que, “o buscam”. Os exemplos neste capítulo chamam a atenção para a necessidade de se ter uma fé ativa e obediente.  

Ação: Esforce-se na procura de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

20 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 44  1) O Destaque de Daniel. 6:1-3. 1a. Pareceu bem a Dado. O mesmo Dario conforme representado em 5:31 como sendo o primeiro governador da Babilônia depois da conquista medo-persa, um homem de sessenta e dois anos de idade. A história não nos conta sobre nenhum homem chamado Dado que nessa ocasião reinasse na Babilônia. Ciro (1:21; 10:1) foi o rei persa de suprema autoridade nesse período, segundo testificam a Bíblia (Isaias. 44:21–45:5; II Crônicas. 36:22, 23; Esdras 1:1-4), historiadores seculares (Heródoto, Berosus, Xenofonte) e evidências arqueológicas (Crônica de Nabonidus, Cilindro de Ciro, etc.). A verdade da narrativa pode permanecer sem outro apoio, entretanto. Dario obviamente foi um vice[1]rei sob Ciro. A linguagem de Daniel. 5:31 e especialmente de 9:1 praticamente o indica. Ele foi um "rei sobre o reino dos caldeus" (9:1, isto é, a Babilônia), rei local; enquanto que Ciro era o "rei da Pérsia" (isto é, do império, 10:1). Se podemos identificar Dario com o próprio Ciro, com Ciáxares, ou Astíages, ou Cambises das fontes seculares, ou com Ugbaru ou Gubaru dos registros contemporâneos, não pode ser considerado ou estabelecido, embora uma boa conjuntura tenha sido recentemente estabelecida para Gubaru (John Withcomb, Darius the Mede). Diversas das teorias acima mencionadas são anualmente consideradas muito improváveis. A fé pode aguardar por informações futuras. Sabemos que era coisa comum entre os reis ter dois ou mais nomes (por exemplo II Crônicas. 36:4, 8; cons. Jr. 22:24). 1b. Cento e vinte sátrapas. Não eram os chefes das 127 províncias do grande império de Assuero (Xerxes, 486-465 A.C.). Não se mencionam divisões geográficas. Antes, eram os 120 assistentes de Dario como governador da Babilônia. "Rei" no aramaico e hebraico é um termo bastante elástico encampando qualquer governante desde um reizinho fantoche (por exemplo, os reis das cidades no livro de Josué) até Nabucodonosor (Daniel. 1:3), Ciro (10:1) e Assuero (Ester 1:2). 2. Três presidentes. Antes, supervisores. Para que o rei não sofresse dano. O rei estava preocupado com o seu próprio lucro financeiro e material, não pela administração da justiça. Os antigos monarcas pagãos não tinham o verdadeiro conceito do governo "para o povo" (veja I Samuel. 8. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Outubro  Dia 293  

Leituras: João 5:31-47; Hebreus 10:26-39; Salmo 97; Provérbios 23:29-35; Oséias 7-9.  

Versículo Especial“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” (Hebreus 10:35).  

Pensamento BíblicoIsrael de Cabelos Grisalhos (Oséias 7:8-10). Israel (Efraim) estava quase para ser destruído, mas não percebia isso. Deus comparou a nação com: 1) Um bolo não virado, que já está queimando por baixo (como uma panqueca não virada); 2) Um homem muito fraco para a batalha, mas não ciente da sua fraqueza; 3) Um homem cujos cabelos grisalhos revelam sua idade avançada, mas que não vê este sinal de que a morte se aproxima.  

Ação: Você conhece pessoas ignorantes do fim que se aproxima. Diga-lhes a verdade antes que seja muito tarde! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

19 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 43  26, 28. (Boutflower, Montgomery e Young ajudam muito aqui.) É possível que as palavras interpretadas sejam nomes de pesas ou moedas conforme indicado acima. Nesse caso, fazem um jogo de palavras. Mane (aram.), um peso de cinqüenta siclos, equivalente a cerca de duas libras (veja Ezequiel. 45 : 12), faz paralelo a mene, que significa contado. Tequel, uma moeda ou peso, equivalente ao siclo hebreu, sugere tequel no sentido de pesado. Peres (meio mane) sugere peres, dividido. Também sugere agourentamente a Pérsia, que aparece no versículo 28. Aos medos e aos persas. Este versículo prova conclusivamente que o autor deste livro cria que o sucessor do reino babilônico seria um reino dual, incluindo dois elementos nacionais. Ele não imaginava o segundo e o terceiro estágio do império (caps. 2; 7) como respectivamente dos medos e persas, mas reconhecia-os como medo-persa e grego respectivamente. A crítica incrédula está "enroscada" neste versículo como se o autor estivesse supondo uma sucessão da Babilônia, Média, Pérsia e Grécia, e não a verdadeira sucessão da Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma. 5) O Castigo, o Final da Festa. 5:29-31. 30. O sacrilégio de Belsazar, como o de outros (II Samuel. 6:6, 7; Levítico. 10:1, 2; I Corintios. 3:17), exigia castigo imediato naquela mesma noite. Detalhes do cerco e queda de Babilônia já foram há muito profetizados por Jeremias (caps. 50 e 51). Assim Deus cumpria a profecia de Isaías referente a Ciro (Isaias. 44:24, 28; 45). Daniel 6 E. Dario, o Medo, no Papel de Perseguidor Religioso: Uma Lição sobre Fé e Oração. 6:1-28. O tema da fé e oração desenvolve-se na história da perseguição religiosa, um tema pela primeira vez mencionado nas Escrituras em Gênesis e que prossegue até o Apocalipse 20 (veja também Mateus. 10:16- 26; 23:33-36; 24:1-28; João 21:18, 19; Atos 7; 18:2; I Pedro. 4:12, 13; I João 3:12; Apocalipse. 1:9; 13). O capítulo começa explicando a posição de destaque que Daniel tinha na Babilônia (vs. 1-3). Logo a seguir fala-se de uma conspiração contra a sua vida (vs. 4-9). Segue-se a oração modelo de Daniel (vs. 10, 11), depois a narrativa do sucesso aparente da conspiração (vs. 11-17). O capítulo continua com a surpreendente resposta divina à oração e o fracasso da conspiração (vs. 18-28). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Outubro  Dia 292  

Leituras: João 5:24-30; Hebreus 10:11-25; Salmo 96; Provérbios 23:24-28; Oséias 4-6.  

Versículo Especial: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).  

Pensamento Bíblico: Arrependimento Insincero (Oséias 5:15-6:6). Deus chamou Israel para que o procurasse esforçadamente, reconhecendo a severidade de seus crimes (5:15). Sua resposta foi um meio arrependimento, e disseram: “depois de dois dias nos revigorará” (6:1-3). Deus não estava satisfeito. Ele comparou a fidelidade deles com uma nuvem da manhã ou o orvalho da madrugada, que desaparecem rapidamente (6:4-5). O que Deus queria? Ele desejava obediência do coração, em vez dos sacrifícios da desculpa (6:6).  

Ação: Dê seu coração a Deus. Ele prefere a obediência à desculpa. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...