25 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 49  1) Cenário Histórico. 7:1. 1. No primeiro ano de Belsazar. Cerca de quatorze anos antes dos acontecimentos do capítulo s. É provável que a fraqueza da Babilônia já estivesse começando a aparecer. Um sonho, e visões. Nem sempre claramente distintas. Os sonhos são experiências durante o sono; as visões podem surgir estando-se acordado, ou, como aqui, podem ser "cenas" ou estágios sucessivas em um sonho. Escreveu logo o sonho e relatou a suma de todas as coisas. Ele as registrou imediatamente (logo, ou logo após, ou naquela hora, como o aramaico 'edayin com o prefixo b enfaticamente exige). Foi escrito, contrariando a generalizada teoria das profecias-por-transmissão-oral (veja Isaias. 30:8; cons. 8:1, 16; Habacuque. 2:2; Apocalipse. 1:19; 14:13; 21:5). Era um resumo, pois apenas a suma (aram. cabeça) ou substância do material foi registrado. Semelhante uso do hebraico ro'sh aparece em Salmos. 119:160 (surtia, ASV) e 137:6 (principal). (Veja Stuart, Comm., in loco.) 2) Detalhes das Visões. 7:2-14, 21, 22. 2. Os quatro ventos do céu. O uso em outros lugares indica que os ventos representam o poder providencial de Deus através do qual Ele controla as nações, agitando-as ou apaziguando-as (Apocalipse. 7:1-3; Jeremias. 23:19; 49:36; 51:1; Zacarias. 6:1-6; 7:14). Rûah pode ser traduzido para "espírito" ou "vento", e aqui é propositadamente ambíguo. (Verifique também Daniel. 4:17; I Timóteo. 2:1, 2.) Jerônimo acha que os ventos representavam os anjos. O Grande Mar. Não um mar qualquer, mas, como Lang demonstrou de maneira hábil (Histories and Prophecies of Daniel, pág. 86 e segs.), o Mediterrâneo (veja esp. Números. 34:6, 7; Isaias. 1:4; 9:1; 15:11, 12, 47; 23:4; Ezequiel. 47:10-15, 19, 20; 48:28). 3. Quatro animais grandes . . . subiam do mar. Portanto, os animais, mais tarde descritos, estão ligados com o Mediterrâneo. Do mesmo modo, como indica o uso simbólico e profético de "mar", eles se levantaram com reboliço, inquietação, com palavras turbulentas, etc., coisas que acompanham a falsa diplomacia (Isaias. 57:20; Jeremias. 6:23; 50:42; 51:42; Apocalipse. 17:15; cons. Lucas. 21:25). As nações e o seu levantamento não são encaradas de maneira lisonjeira nas Escrituras (Isaias. 34:2; 40:15-17; Joel 3:2; cons. "o mundo", I João 2:15 e segs.; 5:19; II Pe. 3:10). Diferentes uns dos outros. Cada nação tem as suas próprias características especiais, embora todas partilhem do mesmo caráter brutal, irracional e bestial. Que diferença tem esta visão interior do profeta da dignidade rutilante da imagem do sonho do pagão Nabucodonosor!. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

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