29 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 54  29. Cãs. Veja exegese de 16: 31. 30. Os vergões das feridas. Antes, as equimoses dos golpes, isto é, os sinais deixados pelos golpes. Eles curam a maldade do homem. Os açoites. . . o mais íntimo. Não que os açoites atinjam as partes mais íntimas (Berkeley). Antes, os açoites, como os golpes, purificam o interior do homem (veja mesma frase em 27b). Provérbios 21 21:2. Reto aos seus próprios olhos. Quase idêntico a 16: 2. 3. Mais aceitável... Do que sacrifício. O pensamento é o de I Samuel. 15:22, mas as palavras diferem um pouco. S/ sacrifícios, veja Provérbios. 15:8. 9. Mulher rixosa. Paralelo de 25:24. Na Verdade, o que se condena é o pecado da ira. Na mesma casa (numa casa larga). Ao que parece, um celeiro, de acordo com evidências ugaritas (Story, op. cit., pág. 325). 10. Perverso. Aqui há um jogo de palavras. No hebraico, "perverso" e "vizinho" têm o mesmo som. 12. O Justo considera. Um versículo difícil nos detalhes. A AV acrescenta "Deus" como sujeito da segunda metade. A BV torna a segunda metade passiva. Nenhum dos casos é inteiramente justificado pelo texto. Talvez fosse melhor dividir o versículo de maneira diferente: "O justo age sabiamente em casa; a perversidade lança o perverso na ruína". Isto envolve a introdução de uma vogal em "perverso". 13. O clamor do pobre. Veja exegese de 19:17. 14. A dádiva em sigilo. Um suborno. Veja observações sobre 17:8. 16. Congregação dos mortos. A palavra é refaim, "sombras", de acordo com Toy (também Berkeley, n.). A idéia não é certamente que o perverso "encontra repouse" (Berkeley), mas que ele "habita" ou "jaz" ali (Delitzsch). A frase assembléia dos mortos, nada diz do estado em que existem suas almas. Refere-se simplesmente ao seu jazer na sepultura. Veja exegese de 2:18.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 29 de Julho Dia 210  

Leituras: Lucas 9:57-62; Efésios 5:8-21; Salmo 25:12-22; Provérbios 7:6-12; Isaías 16-18.  

Versículo Especial“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).  

Pensamento Bíblico“Apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:57-62). Ser um seguidor de Jesus exige sacrifício. Aqueles que estão mais preocupados com seu conforto ou com suas famílias não serão aceitos pelo Senhor. Deus exige o primeiro lugar em nossas vidas, e não aceitará uma posição inferior em nossas prioridades. Temos que resistir à tentação de colocar outras pessoas e outros interesses acima do Senhor.  

Ação: Ponha sua mão no arado e não olhe para trás!.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

28 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 53  Deus que ama. 8. Um rei. Veja 20:2. 10. Dois pesos e duas medidas. Pesos diferentes. Veja observações sobre 11:1. 13. Não ames o sono. Sobre a diligência, veja 6:9-11. 16. Fiador. Este versículo é idêntico a 27:13. Sobre fianças ver 6:1. 19. O mexeriqueiro. No hebraico, rakil. Provérbios 20:19a faz paralelo com 11:13a. Provérbios 20:19b explica o significado: "Não ande com alguém de lábios mentirosos" (Leia-se "enganar", não "adular", para o hebraico pata). Rakil em outro lugar está traduzido para caluniador. Levítico 19:16 o condena. Mas um mexeriqueiro não é o que as crianças chamam de "enredeiro". Outra palavra, nirgan, foi usada em 16:28; 18:8 (que faz paralelo 26:22); 26:20. Aqui, também, a ênfase foi colocada sobre o espalhar calúnias e discórdia, não sobre a tagarelice. 20. Amaldiçoa a seu pai. Uma ofensa capital (Êxodo. 21:17; Levitico. 20:9). Vários graus de maldição e rebeldia filial eram reconhecidos. Sem dúvida a pena capital só era executada em casos extremos. Mas a atitude divina para com a ofensa foi declinada aqui e em 30:11 (veja contexto). Mús densas trevas. A palavra significa menina dos olhos, como símbolo da escuridão do meio da noite. 22. Vingar-me-ei do mal. O princípio estabelecido aqui foi reforçado em 25:21, 22, citado em Romanos. 12:20. 23. Dois pesos. Compare com o versículo 10 e veja observações sobre 11:1. 24. Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. A primeira parte de 20:24 é idêntica com a primeira parte de um versículo mais famoso, Salmos. 37:23. Como o Salmos. 37:1 também faz eco em Provérbios. 24:19, não devemos hesitar em chamar esses provérbios de citações (veja outras citações em 30:5, 6). 26. Joeira os perversos. Observe a semelhança com 20:8b. Literalmente, joeira. Faz passar sobre eles a roda. A palavra roda tem sido com freqüência usada em outras passagens, mas o seu uso como castigo é desconhecido. Talvez tenha aqui o sentido figurado. Tal como um homem joeira o trigo e passa Sobre ele a roda debulhadora, assim Um rei pune o mal.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 28 de Julho Dia 209  

Leituras: Lucas 9:46-56; Efésios 5:1-7; Salmo 25:1-11; Provérbios 7:1-5; Isaías 14-15.  

Versículo Especial“E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5:2).  

Pensamento Bíblico: “Sede pois Imitadores de Deus . . . e Andai em Amor” (Efésios 5:1-7). Amor, em seu sentido mais amplo, requer imitação de Deus. Jesus abandonou tudo o que ele tinha por causa de seu amor por nós. Ele espera que nós abandonemos o mal, recusando-nos a participar dos modos pecaminosos do mundo. Antes de sentirmo-nos prejudicados e justificados ao nos apiedarmos de nós mesmos pelo nossos sacrifícios pessoais, precisamos nos lembrar do sacrifício de Jesus!  

Ação: Seja um filho devotado de Deus. Siga seu Pai.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

27 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 52  Provérbios 20 20:1. O vinho é escarnecedor. Veja o comentário sobre o vinho em 3:10. Bebida forte. No hebraico, shekar. O significado exato é incerto. Não é bebida forte no sentido que nós darmos à palavra; pois antes da destilação ser inventada pelos árabes, nenhuma bebida era mais forte do que 7-10 por cento. Era intoxicante, corri o contexto das Escrituras freqüentemente declara. Toy e Berkeley (anotação ao pé da página) sugerem que talvez fosse uma bebida fermentada feita de sucos de frutas. O escritor sobre o artigo "bebida" no ISBE argumenta que shekar é o termo que inclui todo o tipo de tais bebidas, inclusive o vinho. Isto se deduz de  Números. 28:7, 14. O termo devia pelo menos incluir a cerveja. Sabemos que a cerveja era feita e usada na Palestina, pois já se  encontraram ali vasos para filtrar a cerveja. Nenhuma palavra hebraica parece referir-se à cerveja especificamente. O vinho era proibido aos sacerdotes em serviço (Levitico. 10:9) e aos nazireUS (Números. 613). Era usado como oferta, mas não era bebido. "Libação" seria mais exato. A palavra traduzida para escarnecedor é les. Como diz Delitzsch, o vinho é condenado por causa dos seus efeitos. Podemos observar que a condenação é bastante severa. Por eles é vencido. A palavra geralmente significa "errar" ou "desviar". A BDB argumenta que também significa "cambalear" como faz o bêbado. Contudo, a única evidência para isto é Is. 28:7, onde a palavra é usada com referência ao "errar" por causa do vinho e também ao "errar" na visão. Não deveria se limitar ao embebedar-se, como Berkeley dá a entender. A passagem se relaciona com qualquer uso do vinho, por causa de seus efeitos finais. A LXX diz: Mas todo insensato se deixa enredar por eles. Veja comentários sobre 23:29 e segs. 2. O terror do rei. Sobre os reis, veja 16:10 e segs. e 20:8. 4. Por causa do inverno. A palavra não significa tanto o "frio" mas "outono" ou "inverno". Ele não lavra na estação apropriada. Cons. 10:5. A diligência é uma virtude. Observe a regra apostólica em II Tessalonicenses. 3:10. 5. Águas profundas. Compare versículo semelhante em 18:4. 6. A sua própria benignidade. A palavra hesed significa "bondade", "amabilidade" (BDB), não "lealdade" (RSV). A BV aqui e a RSV em outros lugares com freqüência diz "amor constante", que é mais curioso e estranho do que errado. A palavra inclui amor, mas a constância que encontramos em alguns contextos deve-se à constância do Deus que ama  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Julho Dia 208  

Leituras: Lucas 9:37-45; Efésios 4:25-32; Salmo 24; Provérbios 6:30-35; Isaías 12-13.  

Versículo Especial“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4:32).  

Pensamento BíblicoInstruções Práticas para a Nova Pessoa (Efésios 4:25-32). Estes versículos se aplicam à idéia examinada ontem. Quando vestimos o “novo homem”, ele muda nossa conduta para com os outros. Deixaremos de mentir, da malícia, da ira, da linguagem suja e da amargura. Mostraremos compaixão e perdão. Atitudes egoístas serão trocadas pelo cuidado com os outros, que governará nossas ações.  

Ação: Mostre que você é uma nova pessoa em Cristo, pela maneira com que você trata os outros. . ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

25 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 51  13. As contenções da esposa. Esses provérbios sobre a mulher contenciosa às vezes evocam risadas. Os versículos com palavras semelhantes se encontram em 21:19; 25:24; e 27:15. Temos aqui a impressão de que o gotejar contínuo de um telhado esburacado é como uma mulher resmungona. Mas a palavra hebraica para contenções não se refere a resmungar. O pecado ao qual se faz objeção é declaradamente a ira. A mesma raiz se usa para "discórdia" (cons. 6:14,19). Muito se tem dito da ira nos homens. Estes versículos protestam contra o mesmo vício nas mulheres. 14. Prudente. A mesma raiz de "vida regalada" em 19:10. 15. A preguiça. Veja observação sobre 6:6. 17. Quem se compadece do pobre. Aquele que é caridoso. Provérbios 14:31a é semelhante. A caridade para com os pobres está veementemente ordenada na lei hebraica (Dt. 15:7 e segs.). Muitos versículos em Provérbios recomendam esta liberalidade (21:13; 22:9, 16; 28:3, 8, 27; 29:7). O usuário, por outro lado, está condenado porque oprime o pobre (cons. sobre 6:1). 18. Castiga a teu filho. Veja comentários sobre 13:24; 23:13, 14. A palavra traduzida para matá-lo deriva da raiz hama, "murmurar",  "berrar". A palavra também poderia ser traduzida como se a raiz fosse mut, "matar". Toy traduz: Não te disponhas a matá-lo e é apoiado por Greenstone, a RSV, Berkeley e outros. Delitzsch traduz de maneira semelhante. No hebraico é literalmente não te exaltes até que chore (ou até a sua morte). A tradução da AV ainda continua parecendo mais achegada do que as outras ao fraseado e contexto do hebraico. Mas conforme diz o paralelo em 23:14 ao declarar que o castigo salva a criança da morte, assim talvez, em uma expressão resumida, este provérbio quer dizer o mesmo: "Não evite o castigo e (assim) provoque a sua morte". 24. O preguiçoso. O provérbio de 24a está repetido em 26:15 em uma série que trata da preguiça. 26. Filho é que envergonha. Veja observações sobre 10:1 e compare com 29:15, que repete esta frase. 27. Instrução (que leva ao erro). As palavras "que leva ao erro" não se encontram no hebraico e o livro de Provérbios não usa esta palavra instrução em se tratando de doutrina falsa. Portanto a RSV e a Berkeley reconhecem acertadamente que o provérbio se refere a ouvir a instrução "só para dela se desviar". (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 26 de Julho Dia 207  

Leituras: Lucas 9:28-36; Efésios 4:17-24; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Isaías 10-11.  

Versículo Especial“E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4:24).  

Pensamento Bíblico: Dispa o Velho e Revista o Novo (Efésios 4:17-24). Os cristãos escolhem um rumo diferente do mundo para cultivar suas mentes. Temos que despir o homem velho, com seus pensamentos impuros e corruptos. Nossas mentes devem ser renovadas quando nos revestimos “do novo homem que foi criado segundo Deus”.  

Ação: Decida-se a cultivar pensamentos puros. Saia fora dos caminhos do velho homem. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 50  4. Águas profundas. Com referência a 4a, compare com 20:5a. 5. Ser parcial com o perverso. Parcialidade no julgamento. Cons. 17:15, 16; 24:23; 28:21; Deuteronômio. 1:17; 16:19; et al. 8. Maldizente. Paralelo de 26:22. Veja observações sobre 20:19. Doces bocados (feridas). Usado só nestes versículos. A evidência para esta tradução, doces bocados, é insignificante. 11. Uma alta muralha. Este termo vem da mesma raiz de "seguro" no versículo 10. Este provérbio oferece um contraste ao provérbio do versículo 10, que dá o segredo da verdadeira segurança. Um homem rico só se sente seguro "segundo imagina". A RSV faz sua tradução partindo de uma raiz diferente e assim perde a ligação que existe com 18:10. O versículo 11 faz paralelo com 10:15a. 12. Antes da ruína. Observe a semelhança entre 18:12a e 16:18a; entre 18:12b e 15:33b. Veja observações sobre 16:5. 20. Do fruto da boca. Este versículo não fala de alimento, mas de palavras, e adverte sobre o que Jones e Walls chamam de "poder letal da língua!" 22. Uma esposa. A LXX acrescenta boa esposa, o que se entende de 12:4 e 31:10, mas não precisa ser expresso. Provérbios 19 19:1. Melhor é o pobre. Observe que 19:1a é idêntico com 28:6a. O contraste em 19:1 é com o homem perverso, o insensato. Em 28:6, o contraste é com o homem rico perverso. As riquezas por si não são condenadas, mas as riquezas com a maldade. 3. É contra o Senhor. O verbo hebraico significa ficar zangado ou irritado. O ofendido de Berkeley é bom. A LXX diz censura a Deus. 4. As riquezas multiplicam os amigos. Observe a semelhança com 14:20. Aqui o pensamento está aprimorado em 19: 6,7. Veja comentários sobre 17:8, 23. Aqui se declara o fato da influência das riquezas, mas não se aprova; em outro lugar condena-se o uso abusivo dos presentes. 5. A falsa testemunha. Quase idêntico a 19:9. 10. A vida regalada. Ou luxo (como na maioria das versões). 11. A discrição. A palavra sekel refere-se à sabedoria, mas à sabedoria moral que o livro de Provérbios recomenda. Prudência (Berkeley) é melhor do que bom senso (RSV). Longânimo. A palavra refere-se ao controle da ira, à lentidão em irar-se. O substantivo em Êxodo. 34:6 é "longanimidade" (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 25 de Julho Dia 206  

Leituras: Lucas 9:18-27; Efésios 4:7-16; Salmo 22:22-31; Provérbios 6:16-19; Isaías 8-9.  

Versículo Especial“Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações” (Salmo 22:28). 

Pensamento BíblicoEdificando o Corpo no Amor (Efésios 4:11-16). Cada membro do corpo de Cristo tem o privilégio e responsabilidade de edificar seus irmãos e irmãs. Diferentes partes do corpo complementam-se umas às outras, resultando na edificação de todas. O motivo deste esforço tem que ser nosso amor de uns pelos outros: um verdadeiro desejo de ver nossos irmãos e irmãs prosperarem no Senhor.  

Ação: Procure meios de encorajar e fortalecer seus irmãos e irmãs. Mostre seu amor edificando-os.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

24 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 49  12. Uma ursa roubada dos filhos. A mesma figura foi usada em Os. 13:8. Provérbios não contém tantas ilustrações da natureza como esperaríamos. 13. O bem com o mal. A maioria dos comentaristas aceita isto como prova de que Provérbios apenas adverte contra a ingratidão. Mas mesmo o mal praticado contra o mal é condenado (veja 20:22; 25:21, 22, citado em Romanos,12:20). 18. Ficando por fiador. Veja exegese de 6:1. 21. O pai do insensato. Veja exegese de 10:1 e compare 17:25 em relação a esta palavra, "insensato" (em heb. nabal; conseqüentemente, Nabal, I Samuel. 25:25). Em Provérbios, só nesta passagem e em 17:7; 30:22. É um dos muitos sinônimos para "insensato". Como no Salmos. 14:1, não significa simples estupidez. Salmo 14:1 significa: "O velhaco disse em seu coração: Não há Deus". 22. O coração alegre. Observe a semelhança com 15:13. Neste versículo também há uma deixa semelhante à do versículo anterior. 23. Suborno (cons. v. 8). 25. O fino insensato. Cons. 17: 21 e veja observações sobre 10:1. Os versículos 21, 25 ambos usam a palavra kesil, "insensato", em sua primeira parte, mas mostra variação artística na segunda parte. 27. O sereno de espírito. Ou espírito calmo (Berkeley e Delizsch). Podemos contrariar a declaração de Toy que diz que 17:27, 28 apenas ensina o "valor do silêncio". Antes, como prova Delizsch e enfatizam as palavras inteligência e estulto ('ewil, "patife"), o ensino é contra as palavras coléricas. Provérbios 18 18:1. O solitário. Este versículo é um tanto difícil de compreender nos detalhes. Por isso recebeu algumas interpretações forçadas. Delizsch toma a primeira parte do versículo como condenação dos "cismáticos e sectários", isto é, dos membros de igreja dissidentes, no sentido moderno da palavra. Hilel, também, de acordo com Greenstone, usou-o para condenar o separatismo religioso. Mas esta interpretação é desnecessária e discorda de outras passagens das Escrituras. Paulo separou-se dos fariseus (Atos 19:9) de maneira inteiramente justificada. Obviamente, este versículo nada tema ver com tais questões. O solitário é aquele que indevidamente separou-se de Deus, buscando o seu próprio desejo, não o do Senhor. Tal homem é um pecador. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

  


24 de Julho Dia 205  

Leituras: Lucas 9:10-17; Efésios 4:1-6; Salmo 22:1-21; Provérbios 6:12-15; Isaías 6-7.  

Versículo Especial“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4:6).  

Pensamento BíblicoLimpo e Incumbido (Isaías 6). Isaías compartilha um das raros vislumbres do trono de Deus. O profeta, imediatamente, compreendeu sua condição desesperada, como um pecador na presença do Santo Deus. Quando Deus o limpou, Isaías entendeu seu débito e mostrou sua gratidão, aceitando uma incumbência difícil para pregar a uma nação que não queria saber disso. Isaías é um exemplo da mudança de pecador a servo. Deus mudou dramaticamente a vida de Isaías!  

Ação: Mostre sua gratidão pela salvação, servindo o Senhor. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

23 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 47  22. Fonte de vida. Com referência a 22a, cons. 10:11; 13:14; 14: 27. Quanto a 22b, cons. 14:24. 25. Há caminho que parece direito. Idêntico a 14:12. Cons. 16:2. 28. O homem perverso. Compare com 17:9; 18: 8 (que é igual a 26:22). Sobre o falar mal dos outros, veja exegese de 20:19. Conforme 16:28 indica, O difamador não é simplesmente aquele que conta os segredos alheios mas um homem perverso "que espalha contendas" (cons. 6:14,19). 31. Coroa de honra. Os jovens têm a força com que podem se gloriar (20:29) e os idosos têm os cabelos brancos. Mas este versículo torna explícita a condição para a glória dos velhos – a justiça. 33. A sorte se lança. Greenstone conclui claramente (versus Toy e Delizsch) que esta não é uma sanção especial para o lançamento de sortes para determinar questões e muito menos para determinar a vontade de Deus. É simplesmente uma declaração de que o lançamento de sortes o mais extravagante dos atos humanos está controlado pelo Deus Todo-poderoso. Provérbios 17 17:1. A casa farta de carnes. Abundância de comida. Grande parte das ofertas pacíficas era comida pelo próprio ofertante. Veja observações sobre 7:14. 2. O filho que causa vergonha. Veja também 19:26; 29:15. Um servo sábio, isto é, honesto, desapossa o filho mau. Toy interpreta isto de maneira puramente secular, intitulando-o: "O talento tem sucesso." 3. O crisol. O cadinho que se usa na refinação. 5. O que escarnece do pobre. Compare com 14:31a, que é bastante parecido, e as observações sobre 19:17. 6. Coroa dos velhos. Veja observações sobre 16: 31. 8. Suborno. Vê-se por esta passagem que os subornos eram considerados eficientes (cons. 18:16; 21:14). Mas o autor não para aqui; ele condena o seu uso (17:23). 9. O que encobre a transgressão. Quanto a uma verdade semelhante a esta, veja 10:12. Veja 16:28 e a exegese de 20:19 quanto à verdade contida em 9b. Um bom exemplo de versículos distantes que se encaixam nos Provérbios. .(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 23 de Julho Dia 204  

Leituras: Lucas 9:1-9; Efésios 3:14-21; Salmo 21; Provérbios 6:6-11; Isaías 3-5.  

Versículo Especial“Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio caminho” (Isaías 5:21).  

Pensamento Bíblico: “Ai dos que ao Mal Chamam Bem, e ao Bem, Mal” (Isaías 5:20). Através de todo este trecho, Deus está anunciando e explicando seus julgamentos contra Judá. A nação se considerava próspera e segura, mas Deus via sua podridão interior. Ele fala, por exemplo, das mulheres preocupadas com sua aparência externa. Deus trocaria sua beleza por feiura e seus finos perfumes por maus cheiros. Em vez de atrairem os homens, elas teriam que implorar a eles para se casarem com elas, para recuperarem sua dignidade (3:16-4:1). Outros males em Judá incluíam: ì  Má liderança, í Opressão das pessoas pobres, î Embriaguês, ï Injustiça e suborno, ð Arrogância, e ñ Desprezo geral por Deus e sua vontade.  

Ação: Preste atenção em sua beleza interior. É esta a que Deus vê.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

22 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 46  4. E até o perverso para o dia da calamidade. Este versículo tem sido usado como apoio para o extremo calvinismo. Delizsch comenta que "a perversidade dos agentes livres está surdo considerado neste plano", mas ele não considera o versículo no sentido de um predestinação para o mal, o que os calvinistas meticulosos não fazem. O próprio Calvino, de acordo com Delizsch, afirmava que a predestinação para o mal seria um "dogma horrível". Mas na Bíblia a soberania divina tem sido ensinada lado a lado como livre arbítrio. O conhecido versículo, "faço a paz e crio o mal" (Is. 45:7), naturalmente não se refere ao mau moral, mas às calamidades. 5. Arrogante de coração. Observe a ligação que há entre os versículos contra o orgulho; o espírito altivo e o orgulho antes da destruição (16:18); o orgulho antes da destruição e a humildade antes da honra (15:33); todo o orgulho é abominável diante do Senhor (16:5; cons. também 11:20a). 8. O pouco havendo justiça. Veja em 15:16, 17 palavras semelhantes. 10. Decisões autorizadas. Os versículos 10-15 apontam para diversas obrigações e funções dos reis (Greenstone). A passagem começa com um interessante versículo que devia ter agradado ao Rei Tiago I em 1611! Mas a palavra qesem, decisões autorizadas, não foi usada em nenhum outro lugar no bom sentido! Significa basicamente adivinhação, ou oráculo (LXX). Decisões inspiradas (RSV) e decisão piedosa (Berkeley) são grandiosas demais para se encaixarem no hebraico. Delizsch nos faz lembrar que Israel jamais considerou seus reis infalíveis. O provérbio do versículo 10 significa que o juízo verdadeiro é a obrigação dos reis. O dever é especificado e limitado em 16:12, 13. 11. Peso e balança justos. Veja a exegese de 11:1. 15. A sua benevolência. A palavra transmite a idéia de 16:13, onde o deleite do rei (a mesma palavra) diz-se orem os lábios justos. 16. Melhor. . . do que o ouro. Com. 8:10, 11. 18. A soberba precede a ruína. Veja observação sobre o versículo 5. 21. Aumenta o saber. O versículo 21b é paralelo de 23b em uma associação consciente. Evidentemente os sábios hebreus gostavam desta repetição com variações artísticas..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Julho Dia 203 

Leituras: Lucas 8:40-56; Efésios 3:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Isaías 1-2.  

Versículo EspecialO boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende” (Isaías 1:3).  

Pensamento Bíblico“O Meu Povo não Entende” (Isaías 1:3). Israel era uma nação rebelde, que tinha esquecido seu próprio Dono. Diferente dos animais, que podem ser muito leais aos seus donos, Israel escolheu ignorar seu Deus. Muitos, hoje em dia, seguem a mesma trilha perigosa. A evidência da existência e do poder de Deus nos rodeia, entretanto, muitos persistem no pecado. Quando esquecemos Deus, podemos esperar que ele nos esqueça.  

Ação: Pense em Deus hoje e todos os dias.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

21 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 45 11. O além e o abismo estão descobertos perante o Senhor. "Os olhos do Senhor estão em todo lugar" (15:3) e "os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor" (5:21). O abismo (Abaddon) faz paralelo com Sheol aqui e em 27: 20 e Jó 26:6. Faz Paralelo com "morte" em Jó 28:22 e com "sepultura" no Salmos. 88:11. Fora destas passagens só foi usado em Jó 31:12 e Ap. 9:11. Sua raiz significa perecer, morrer (BDB). Delitzsch é vítima da tendência comum dos mestres de interpretarem Sheol e Abaddon segundo o Tartarus e Hades do grego. Isto é ilusório, pois os conceitos grego e hebraico da vida do além são tão diferentes quanto suas divindades. Essas palavras não designam o reino dos mortos nem os colocam em uma caverna subterrânea. São apenas palavras poéticas para sepultura, a qual, é claro, fica debaixo da terra. Com referência a Sheol, veja observações sobre 1:12 e 2:18. 12. O escarnecedor. O pecador. Veja observações sobre 1:22, 13. O coração alegre. Semelhante a 17:22. Este é um provérbio secular usado aparentemente para fazer contraste com o seguinte, com referência ao "coração entendido, isto é, um coração que tem integridade (cons. 12:25). 17. O boi cevado. Um boi gordo (RSV, Berkeley). Os versículos 16 a 18 combinam entre si como provérbios contra a ira. O versículo 18a faz paralelo com 29:22a. 20. O filho sábio. Veja comentários sobre 10:1. 24. O inferno em baixo. Com referência ao Sheol, veja observações sobre 1:12 e 2:18. As bênçãos do homem bom o salvam da morte prematura. Toy defende que o homem sábio é preservado da partida prematura para a sepultura. Delitzsch faz do versículo um contraste entre o céu e o Sheol para os ímpios, desenvolvendo a doutrina da vida futura. É mais simples aceitálo como a vida versus a morte. B. Provérbios Especialmente Comparativos. 16:1 – 22:16. Provérbios 16 16:2. Puros aos seus olhos. O mesmo pensamento aparece em 14- 12 e 16:25. Este versículo torna mais explícito que o Senhor é o verdadeiro Juiz. O mesmo, com variações, ocorre em 21:2. 3. Confia ... as tuas obras. Estas palavras são muito parecidas com às do Salmos. 37:5. E o Salmos. 37:1 é nitidamente paralelo de Provérbios. 24:19.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)


MEDITAÇÃO DO DIA


 21 de Julho Dia 202  

Leituras: Lucas 8:26-39; Efésios 2:11-22; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Cântico 5-8.  

Versículo Especial“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Efésios 2:13).  

Pensamento Bíblico“Porque Ele é a Nossa Paz” (Efésios 2:11-22). Isaías apontou o Messias como o “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Paulo contou aos Efésios como Jesus cumpriu esse propósito em mais de um sentido. Ele restaurou a paz entre inimigos humanos quando ele construiu igrejas com judeus e gentios. Mais importante, ele trouxe a paz entre Deus e os homens ao remover o pecado que os separava.  

Ação: Seja agradecido pela oportunidade de estar em paz com Deus. .. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

20 de julho de 2022

MEDITAÇÃO DO DIA


 20 de Julho Dia 201  

Leituras: Lucas 8:19-25; Efésios 2:1-10; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Cântico 1-4.  

Versículo Especial“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).  

Pensamento BíblicoSalvo pela Graça, Mediante a Fé (Efésios 2:8-10). Paulo nos dá um belo resumo da salvação, nestes versículos. A salvação é pela graça (favor não merecido), através da . É um dom de Deus, que não pode ser ganho por nossas obras. Os salvos tem sido criados em Jesus, para andar em boas obras.  

Ação: Mostre sua apreciação pela grande dádiva da salvação andando em boas obras para glorificar a Deus.. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 44   12. Há caminho que. . . Parece direito. Este versículo foi repetido ao pé da letra em 16:25. (A respeito dessas repetições cons. Introd., Coleções de Provérbios). Neste caso, há uma deixa no versículo 12, "ao cabo", que se liga ao versículo 13. 13. Até no riso. Em vez de entendermos que este versículo exibe um pessimismo incomum ao livro de Provérbios, o versículo pode ser ligado ao anterior, assim – "O fim do caminho que parece direito ao homem é triste e difícil". 20. O pobre é odiado até do vizinho. Este versículo não declara simplesmente uma verdade comum, nem a aprova. A deixa do vizinho no versículo 21 mostra que odiar o vizinho dessa maneira é pecado. 24. A riqueza. O grego, mudando uma letra, diz: A coroa do sábio é a sua prudência (também na RSV). 27. O temor do Senhor. Este versículo é continuação do 26, conforme a repetição do "temor do Senhor" indica. Sob outros aspectos, o versículo é paralelo de 13:14. 31. A este honra. Veja comentários sobre 19:17, e compare 17:5. 32. Ainda morrendo, tem esperança. Conforme vemos, um testemunho da esperança na eternidade. Pois em ainda morrendo, a LXX e a Siríaca dizem betummo, em sua integridade, traduzindo com o m e o t invertidos. É um forte testemunho contra o texto hebraico e foi adotado pela RSV. Toy argumenta a seu favor porque, conforme diz, o autor não tinha esperanças na vida futura. Torna-se perigoso julgar de antemão uma dúvida. Veja comentários sobre 12:28. Mas o texto em sua integridade tem um bom apoio. Provérbios 15 15:4. Árvore de vida. Veja observações sobre 3:18. 8. O sacrifício dos perversos é abominável. A frase, abominável ao Senhor, liga os versículos 8 e 9. Um grupo de versículos estão assim associados no hebraico. Provérbios 15:8 está repetido em 21:27a, onde se acrescenta que tal sacrifício provém de um coração perverso. Este versículo foi citado nos Documentos Zadoquitas. Documentos do período da literatura do Mar Morto (veja Introdução sob o título Autoria). Toy, representando os mais antigos "liberais", observa que os sacrifícios foram mencionados só nesta passagem de Provérbios e em 7:14; 17:1; 21:3, 27 e sempre com desaprovação (mas veja também 3:9). Ele vê aqui um contraste entre a religião profética, que exigia moralidade, e a ênfase sacerdotal sobre o ritual. Ele cita o Sermão da Montanha como parte do movimento profético, que ele também vê em Amós 5:22; Isaias. 1:11; Jeremias. 7:22; I Samuel. 15:22 e outros. Felizmente, esta reconstrução unilateral da religião israelita, com a perversão de tais textos, já não está mais na moda. É claro que os profetas se opunham a sacrifícios idólatras (Jeremias. 7:18; Amós 4:4, 5; e outros) e o sacrifício oferecido em desobediência; mas eles não se opunham aos sacrifícios verdadeiros. Na verdade, Isaías chama o Servo sofredor que estava para vir de "oferta pelo pecado" (Isaias. 53:10). Infelizmente o "liberalismo" mais recente da chamada Escola Sueca parte para outra tangente: Ela reúne os profetas e os sacerdotes, mas os transforma juntos em devotos do culto do Ano Novo babilônio. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

19 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 42  12. Árvore de vida. Veja comentários sobre 3:18. 14. O ensino do sábio. O versículo anterior menciona a "palavra" e o "mandamento". O ensino, portanto, é mais do que isso nesta passagem (RSV, Berkeley). Este versículo é como o 14:27 com o "ensino do sábio" substituído por o 'temor do Senhor". Certamente foi de propósito que o autor recorreu assim a um pensamento semelhante com variações. 15. A boa inteligência consegue favor. Muito parecido com 3:4. Hen, favor e sekel, inteligência, são aqui tão claramente termos morais resultantes dos mandamentos de Deus, que torna-se difícil entender como Delitzcsh pode chamar sekel de "educação esmerada". A BV diz: A boa inteligência empresta encanto. A RSV fala de bom senso. Essas traduções perdem o significado do contraste entre a bondade e a transgressão 16. Todo prudente. Com. 8:12. O sábio, oposto de kesil, "velhaco". 20. O companheiro dos insensatos se tomará mau. Um jogo de palavras. No hebraico, companheiro e mau (destruído) são palavras semelhantes. 24. O que retém a vara. Sobre a vara da correção veja também 19:18; 22:15; 23:13,14. "Poupe a vara e estrague a criança" tornou-se um ditado popular. Devemos nos lembrar, contudo, que Provérbios não recomendam espancamentos. Nem o castigo físico constitui o único instrumento de educação mencionado (cons. 22:6). Na verdade, o ensino da justiça e O temor do Senhor são necessários para que a vara não venha a falhar. Provérbios 14 14:1. A mulher sábia. Não são exatamente as mesmas palavras de 9:1, mas aqui e em 14:2 a alusão àquele que "teme ao Senhor" é sem dúvida uma referência à primeira seção do livro, 1:1 – 9:18. 5. A falsa (testemunha). Repetido com variações interessantes em 19:5,9 e 21:28. As palavras são semelhantes às do nono mandamento, mas não idênticas. 9. Os loucos zombam do pecado. A primeira metade deste versículo é difícil de entender, principalmente porque zombam foi usado como verbo finito apenas seis vezes no V.T. Seu significado não está claro. Parecido com 14:9 é 19:28 – "A testemunha ímpia escarnece da justiça" (RSV). Parece que há motivos idênticos para traduzirmos os loucos zombam do pecado. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Julho Dia 200 

Leituras: Lucas 8:11-18; Efésios 1:15-23; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Jó 41-42.  

Versículo EspecialO caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (Salmo 18:30).  

Pensamento Bíblico“Na Verdade Falei do que Não Entendia” (Jó 42:3). Deus não respondeu a toda a curiosidade de Jó, mas corrigiu o maior erro daquele sofredor. Jó tinha tentado interpretar os atos de Deus sem a revelação de Deus, e tinha sido duramente repreendido. Temos que nos guardar contra o erro de presumir que entendemos o que não sabemos.  

Ação: Quando Deus tiver falado, fale. Quando Deus silenciar, segure sua língua.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

18 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 41  28. Não há morte. Não a negativa usual para esta construção hebraica, mas foi usada de maneira semelhante em 31:4. A LXX e a Siríaca faz de 28b um contraste de 28a, "os caminhos do perverso levam para a morte", que foi adotado pela RSV, Fritsch, Toy e outros. A tradução da AV, da BV, Delitzsch, Greenstone e outros relaciona o versículo com a imoralidade. Mas a observação de Berkeley de que há "poucas declarações sobre a moralidade no Velho Testamento" é infeliz. Muitas referências positivas à ressurreição e vida futura existem nos Salmos e nos Profetas, embora grande parte seja discutida pelos mestres "liberais". Cons. Jó 19:25-27; Salmos. 16:10; 17:15; Isaias. 25:8; 26:19; Ezequiel. 37:10; Daniel. 12: 2 e outras. Provérbios 13 13:1. O filho sábio. Veja comentários sobre 10:1. O verbo "ouve" tem de ser acrescentado na primeira parte do versículo como na AV, na LXX e na Siríaca. 4. O preguiçoso. Sobre as implicações morais do termo, veja observações sobre 6:6. A alma significa simplesmente o indivíduo. 8. Com as suas riquezas se resgata. A idéia é que o homem rico atacado ou raptado pode pagar o seu próprio resgate. Segundo uma lei hebraica um homem não podia comprar a sua própria liberdade em caso de julgamento. Ao pobre não ocorre ameaça. Cons. 1b, "o escarnecedor não ouve a repreensão". "Não ouvir a repreensão" é característica do homem mau. Por que dizê-lo do pobre? A LXX e a Siríaca seguem o hebraico. A RSV faz emendas drásticas. Talvez devamos traduzir rash, "pobre", como ro'sh, "chefe", tornando este versículo paralelo ao versículo 8a. O "chefe" ("chefão", como diríamos) não aceita repreensão; ele sempre consegue sair dos seus apertos por causa do seu dinheiro. 9. A lâmpada dos perversos. Veja também 20:20; 24:20; Jó 18:5; 25:17. Era uma metáfora popular.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de Julho Dia 199  

Leituras: Lucas 8:1-10; Efésios 1:1-14; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Jó 39-40.  

Versículo Especial“Eu te amo, ó Senhor, força minha” (Salmo 18:1).  

Pensamento BíblicoCondenando Deus (Jó 40:8). Depois de lembrar Jó de seu poder e de sua sabedoria ilimitados, Deus perguntou severamente: “Acaso anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares?”  Em sua procura por respostas que satisfizessem a razão humana, Jó contestou a justiça e a bondade de Deus. Quando trocamos a revelação de Deus por nossas idéias do que achamos que deveria ser, condenamos Deus para nos justificarmos. Não temos direito de desafiar a sabedoria de Deus.  

Ação: Receba a palavra de Deus com reverência e humildade. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

17 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 40  31. O justo. A LXX interpreta que o justo será punido pelo seu pecado; quanto mau o ímpio. I Pedro. 4:18 cita esta passagem ao pé da letra. Contudo, o hebraico também pode ser entendido como significando que o justo obterá uma bênção, enquanto o perverso receberá o juízo. O siríaco concorda com a LXX e esta interpretação pode ser aceita Provérbios 12 12:4. A mulher virtuosa. A frase foi novamente usada em 31:10. A palavra hayil, quando se relaciona com os homens, especialmente soldados, significa "força". Referindo-se a uma esposa, indica as virtudes femininas, talvez "nobreza". Provérbios 11:16 fala de uma mulher graciosa; 19:14 refere-se a uma mulher prudente. Todos estes termos no contexto de Provérbios falam de uma mulher boa sob diversos aspectos. 8. Entendimento. A palavra sekel foi aqui colocada em contraste com um coração "perverso" ou "desonesto". Em outro lugar foi colocado em oposição à "perfídia" (13: IS), "estultícia" (16:22; 23:9). Delitzsch, Toy e outros parecem absolutamente enganados em chamá-la de simplesmente "inteligência". A sabedoria moral ou bondade é o que certamente se pretende. 11. O que corre atrás de coisas vãs. Este provérbio foi repetido quase ao pé da letra em 28:19. A RSV, Berkeley e Delitzsch traduzem para procura vã. Mas a Palavra não foi empregada dessa maneira em nenhum outro lugar. Em Juízes. 9:4; 11:3; II Samuel. 6:20 ela se refere a pessoas vãs, patifes. A LXX diz vaidades, talvez se referindo a ídolos. 12. Do que caçam os maus. A palavra caçam é difícil. A LXX a omite. A Siríaca a traduz: fazer o mal. Ela pode significar torre forte (RSV), e muito dificilmente, presa de guerra (Berkeley). A raiz é caçar. Possivelmente a Siríaca dá uma indicação para uma tradução proveitosa – "o desejo do perverso é andar atrás do mal", aceitando-a em uma forma arcaica. 18. Alguém há cuja tagarelice. Diversos provérbios começam com esta construção especial: "Há aquele que. . . " Os versículos 18-23 referem-se ao falar palavras torpes. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Julho Dia 198  

Leituras: Lucas 7:36-50; Gálatas 6:11-18; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Jó 38.  

Versículo EspecialOs meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram” (Salmo 17:5).  

Pensamento Bíblico: Gloriando-se Somente na Cruz (Gálatas 6:14-15). Gabar-se é um esporte popular ao qual, às vezes, é permitido atrapalhar o serviço espiritual. Os cristãos, às vezes, se esquecem de que são servos inúteis (Lucas 17:10) e começam a orgulhar-se de seus atos pessoais. Temos que lembrar o que realmente importa: a cruz de Jesus Cristo.  

Ação: Agradeça ao Senhor por sacrificar Jesus para salvá-lo. Certifique-se de que seus amigos sabem sobre seu Senhor e Salvador!. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...