Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 41 28. Não há morte. Não a negativa usual para esta construção hebraica, mas foi usada de maneira semelhante em 31:4. A LXX e a Siríaca faz de 28b um contraste de 28a, "os caminhos do perverso levam para a morte", que foi adotado pela RSV, Fritsch, Toy e outros. A tradução da AV, da BV, Delitzsch, Greenstone e outros relaciona o versículo com a imoralidade. Mas a observação de Berkeley de que há "poucas declarações sobre a moralidade no Velho Testamento" é infeliz. Muitas referências positivas à ressurreição e vida futura existem nos Salmos e nos Profetas, embora grande parte seja discutida pelos mestres "liberais". Cons. Jó 19:25-27; Salmos. 16:10; 17:15; Isaias. 25:8; 26:19; Ezequiel. 37:10; Daniel. 12: 2 e outras. Provérbios 13 13:1. O filho sábio. Veja comentários sobre 10:1. O verbo "ouve" tem de ser acrescentado na primeira parte do versículo como na AV, na LXX e na Siríaca. 4. O preguiçoso. Sobre as implicações morais do termo, veja observações sobre 6:6. A alma significa simplesmente o indivíduo. 8. Com as suas riquezas se resgata. A idéia é que o homem rico atacado ou raptado pode pagar o seu próprio resgate. Segundo uma lei hebraica um homem não podia comprar a sua própria liberdade em caso de julgamento. Ao pobre não ocorre ameaça. Cons. 1b, "o escarnecedor não ouve a repreensão". "Não ouvir a repreensão" é característica do homem mau. Por que dizê-lo do pobre? A LXX e a Siríaca seguem o hebraico. A RSV faz emendas drásticas. Talvez devamos traduzir rash, "pobre", como ro'sh, "chefe", tornando este versículo paralelo ao versículo 8a. O "chefe" ("chefão", como diríamos) não aceita repreensão; ele sempre consegue sair dos seus apertos por causa do seu dinheiro. 9. A lâmpada dos perversos. Veja também 20:20; 24:20; Jó 18:5; 25:17. Era uma metáfora popular. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
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