5 de agosto de 2022

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Agosto Dia 217

  Leituras: Lucas 11:27-36; Filipenses 2:1-11; Salmo 31:14-24; Provérbios 8:27-31; Isaías 32-33.

 Versículo Especial“Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2:4).

 Pensamento Bíblico: Servos Humildes (Filipenses 2:1-11). Jesus é apresentado como um exemplo do serviço humilde e sem egoísmo, esperado de cada um de nós. Ele abandonou tudo o que tinha, para ajudar-nos. Devemos ter a vontade de abandonar tudo--especialmente nosso orgulho pessoal--para que possamos servir aos outros. Nada deve ser feito através da ambição egoísta. Devemos ver as necessidades dos outros como mais importantes do que as nossas próprias. Estas são palavras fáceis de se dizer, mas são freqüentemente difíceis de se pôr em prática!

  Ação: Procure por meios de servir aos outros, sem egoísmo!  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 62 30. Os que se demoram. Uma palavra, realmente, derivada da preposição comum "após". Significa "permanecer atrás". Foi usada no Salmos. 127:2 significando "permanecer acordado" em ansiedade. Foi usada em Isaias. 5:11 numa passagem semelhante à nossa para referir-se ao  permanecer acordado tarde da noite para beber. Que tragédia antiga e comum! Bebida misturada. Veja observação sobre 9:2. 31. Resplandece no copo. Ênfase dada à sedução das bebidas. Literalmente, tem aparência. Resplandece. E se escoa suavemente. Literalmente, vai em frente. Desce suavemente. 32. Pois ao cabo. Condenação enfática. "Não olhes" (v. 31) por causa das conseqüências finais. Você nunca irá montanha abaixo se não começar a descer! Como é forte e adequada a comparação que se faz com o veneno da serpente! Será que o autor dá a entender que um pouquinho não faz mal, mas que você não deve ir longe de mais? Essa não é a nossa atitude para com o veneno da serpente. Picará. O significado da palavra hebraica é incerto. A mesma palavra foi usada para com a picada da cobra em ugarítico (Story, op. cit., pág. 326). 33. Coisas esquisitas. Antes, mulheres estranhas. A palavra foi usada em Provérbios. 2:16; 5:3, 20; 7:5; 22:14, sempre com referência a prostitutas. Temos aqui os trágicos companheiros e conseqüências da bebida – imoralidade, insensibilidade, irresponsabilidade. Não implica em ter idéias extravagantes que se observe que nenhuma palavra foi dita aqui sobre a permissão da bebida moderada. Nem se pode alegar honestamente que as palavras de Provérbios. 31:4-7 o fazem. Essa passagem menciona o excesso na bebida para entorpecer os profundamente infelizes. Provavelmente não justifica tal conduta, mas apenas contrasta a situação de um rei com a do criminoso: "Outros fazem assim; você não deve fazê-lo".  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

4 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 61 12. Aplica o teu coração. Uma nova subdivisão dos "trinta" está indicada com essas palavras (cons, o título de 22:17). 13. Não retires . . . a disciplina. Sobre o uso da vara, veja exegese de 13:24. 14. Livrarás a sua alma do inferno. A palavra alma muito freqüentemente significa simplesmente a pessoa (cons. Salmos. 107:9 e muitos outros exemplos em concordâncias). A palavra Sheol pode significar e geralmente significa simplesmente a sepultura (veja Gênesis. 42 : 38 ; Isaias. 14: 11 ; e comentário sobre Provérbios. 1:12; 2:18). A expressão paralela de 23:13 é "ela não morrerá". O versículo provavelmente não significa que o bater salvará a alma da criança (Greenstone), mas que lhe será espiritualmente benéfico e a salvará de morte prematura (Delitzsch e Toy). Oesterley faz a interessantíssima observação de que este provérbio tem um paralelo nos provérbios de Ahikar. Mas quanto à forma, o provérbio é mais parecido com 23:14 na cópia elefantina de Ahikar do que nas outras cópias, que presumivelmente criaram os originais babilônios. Ele conclui que os judeus no Egito moldaram o seu Ahikar por este versículo dos Provérbios. Esta seção dos Provérbios retrocede, portanto, além do século quinto (cons. Introdução, Provérbios e Outras Obras da Literatura da Sabedoria). 15. Filho meu. Uma nova subseção caracterizada por um tratamento mais longo dado aos tópicos. 16. O meu íntimo, literalmente, rins. A linguagem hebraica usava os rins e o fígado como termos psicológicos exatamente como nós usamos o "coração". O "coração" hebraico aproxima-se mais de nossa palavra "espírito". 20. Não estejas entre os bebedores de vinho. A palavra saba' só aparece aqui e em Deuteronômio. 21:20; Is. 56:12; Naum 1:10. Bebedores de vinho não é uma tradução exata. A palavra não se refere tanto ao beber habitual de um homem, mas principalmente ao beber da bebida forte (Isaias. 56:12). Delitzsch observa : "beber vinho ou qualquer outra bebida intoxicante". 21. Comilão. Não parece haver justificativa para esta tradução. A palavra foi usada em Deuteronômio. 21:20; Provérbios. 23:20; 28:7; Lamentações. 1:8, 11; Jeremias. 15:19; e em Salmos. 12:8 usou-se um derivado. Em cinco destes casos o comer nem sequei foi sugerido pelo contexto. O significado básico é o ser "leviano", "indigno". Refere-se mais à natureza desenfreada de uma festa do que ao excesso no comer (cons. Provérbios. 23:20). Ao que parece, o comer demais por si não é condenado de maneira nenhuma. 26-28. Dá-me, filho meu, o teu coração. Uma exclamação solene pedindo a atenção do ouvinte. Cons. Provérbios. 5; 7; 9 quanto à condenação do adultério. 29. Para quem os pesares? Esta seção parece não ser exatamente uma condenação ao excesso de bebida, mas uma exortação a que se fuja da bebida por causa de suas fatais conseqüências finais. Com. comentário sobre 3:10, onde uma bebida não intoxicante foi mencionada.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 4 de Agosto Dia 216 

Leituras: Lucas 11:14-26; Filipenses 1:19-30; Salmo 31:1-13; Provérbios 8:22-26; Isaías 30-31.  

Versículo Especial“Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça” (Salmo 31:1).  

Pensamento Bíblico“O Viver é Cristo, o Morrer é Lucro” (Filipenses 1:21). Paulo permite-nos um vislumbre de sua luta entre a vida e a morte. Ele podia ver o benefício de morrer e escapar aos sofrimentos desta vida, mas ele também sabia que outros poderiam ganhar com a continuação de seu trabalho com eles. Precisamos de atitudes semelhantes hoje, de modo que possamos usar nossas oportunidade terrestres, enquanto ansiamos pelo céu.  

Ação: Aproveite o dia de hoje. Espere pelo seu eterno amanhã!.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

3 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 60 Provérbios 23 23:1. Comer com um governador. Parece superficial dizer, concordando com Fritsch e Oesterley, que isto se refere às boas maneiras à mesa. Antes, relaciona-se com o trato da realeza. Prescreve o temor e a prudência diante de um rei. A questão é que a mesa do rei não é destinada apenas para a sociedade, mas também para as conferências. Temos o quadro de uma festa real acompanhada de discursos na Letter of Aristeas, linhas 236.274 (R.H. Charles, The Apocrypha and Pseudepigrapha of the Old Testament, II, 117, 118), onde os emissários judeus junto a Ptolomeu são experimentados com perguntas feitas pelo rei à mesa. O paralelo de Amen-em-Opet diz: "Não coma pão na presença de um governador... olhe para o prato que está na sua frente". As diferenças são tão grandes quanto as semelhanças. Nos Provérbios a atitude para com o rei (cons. também 25:6, 7) é a tela de fundo para a advertência de 23:4,5 contra a procura de riquezas, poder ou vantagens incertas. 2. Mete uma faca à tua garganta. Ameace o seu apetite com a morte. 5. Fitarás os teus olhos. Literalmente, se você fizer os seus olhos voarem sobre as riquezas, eles acabarão fugindo. O alegado paralelo egípcio refere-se às riquezas adquiridas pelo roubo. 6. Os olhos malignos, E.R.C. Não o mau olhado dos supersticiosos. A LXX também errou sob esse aspecto. A frase aparece em 28:22, o que não ajuda a esclarecer, mas Greenstone, Toy e Delitzsch comparam 23:6 com 22:9, onde os "bons olhos" se referem a um homem generoso. Aqui a idéia correta é o avarento (o invejoso, E.R.A.) O paralelo egípcio é apenas aproximado. Nem cobices os seus delicados manjares. Repetição de 23:3. Poderíamos extraí-lo do versículo 3, diz Toy e Oesterley, mas não temos justificativa para fazê-lo. 8. Perderás as tuas suaves palavras. Cons. o versículo 9. O "insensato" desprezará a sabedoria das tuas palavras. Este paralelo ocorre na identificação do "insensato" de 23:9 com o homem avarento dos versículos 6, 7. 10. Os marcos antigos. Veja 22: 28. Aqui terminam os paralelos com Amen-em-Opet. B. Provérbios sem Paralelo no Egípcio. 23:13 – 24:22. De maneira curiosa os alegados paralelos com o egípcio param subitamente, e os dois últimos terços desta seção dos "trinta" só tem um alegado paralelo com os trinta capítulos da obra egípcia (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Agosto Dia 215  

Leituras: Lucas 11:1-13; Filipenses 1:12-18; Salmo 30; Provérbios 8:12-21; Isaías 28-29.  

Versículo EspecialOs mansos terão regozijo sobre regozijo no Senhor, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel” (Isaías 29:19).  

Pensamento BíblicoAdoração Inútil (Isaías 28-29). Jesus cita esta passagem de Isaías para descrever a hipocrisia das pessoas de seu tempo (veja Mateus 15:8-9). O contexto revela mais sobre o caráter deles. Eles não respeitavam a vontade de Deus, mas apenas a aprendiam como parte do ritual. Eles cambaleavam na embriaguês espiritual, de algum modo pensando que eles estavam imunes à ira de Deus. Eles estavam errados!  

Ação: Seja honesto e sincero em seu estudo da Bíblia. Viva com justiça por causa do seu amor pelo Senhor.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

2 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 59 24. O iracundo . . . o homem colérico. Literalmente, proprietário da ira... Um homem de cólera. Em 29:22 a fraseologia é semelhante, mas inversa: "Um homem de ira . . . proprietário da cólera". O paralelo egípcio é: "Não te associes ao homem acalorado nem o visites para conversar". Diversas vezes Amen-em-Opet contrasta o homem "acalorado" como "silencioso", isto é, o impulsivo versus o humildemente devoto (ANET, pág. 422, n. 7). 25. Para que não aprendas as suas veredas. O alegado paralelo egípcio, "para que o terror não causa a tua morte", não impressiona. 26. Os que se comprometem. Nenhum paralelo se alega para 22: 26,27. Sobre os perigos da fiança, veja observações sobre 6:1. 28. Não removas os marcos antigos. O egípcio diz: "Não retires os marcos das fronteiras da terra cultivável. nem ultrapasses as fronteiras da viúva". Remoção dos marcos implica em falsificação do levantamento topográfico e roubo de terras (cons. Deuteronômio. 19: 14 e 27:17). Este versículo não ensina a veneração dos costumes históricos, mas o respeito pelo direito da propriedade. O provérbio egípcio é parecido, mas especialmente adaptado ao Vale do Nilo. Alguns têm defendido (Toy, pág. viii) que a repetição de um provérbio prova a existência. De duas coleções, uma vez que um autor não repetiria aquilo que já havia mencionado. Contudo, nesta coleção dos "trinta" este provérbio aparece uma segunda vez; nus com uma variante no final (23:10). É interessante notar-se que Amen-em-Opet (no inglês) também tem uma repetição de três linhas no texto (ANET, pág. 422, col. 2; pág. 423, col. 2). Uma vez que tal repetição era aparentemente propositada, não pode ser usada para provar que houve dois autores. Cons. Introdução, Coleções de Provérbios. 29. Um homem perito na sua obra. Considerando que o egípcio diz: "O escriba que é experimentado no seu ofício, será digno de vir a ser um cortesão", e porque a palavra perito está um tanto associada com os Provérbios  escribas no V.T., Oesterley e Fritsch acham que aqui se fala de um escriba. Mas não temos justificação para tal limitação. Os egípcios em Amen-em-Opet e em outros lugares ("In Praise of Learned Scribes", ANET, págs. 432, 434) glorificaram o trabalho dos escribas considerando a sua profissão superior à todas as outras. O hebreu exalta a diligência em qualquer profissão.   (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Agosto Dia 214  

Leituras: Lucas 10:38-42; Filipenses 1:1-11; Salmo 29; Provérbios 8:6-11; Isaías 25-27.  

Versículo Especial“Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade” (Salmo 29:2).  

Pensamento BíblicoA Voz Trovejante de Deus (Salmo 29). Há muitas razões para honrar a Deus. Este salmo salienta seu poder como uma razão para adoração. Ele domina o céu e a terra, o homem e o animal. Pelo seu grande poder e majestade, ele merece nosso louvor e adoração. Servimos, não somente pelo que Deus tem feito, mas por quem ele é.  

Ação: Pense no poder e na majestade de Deus. Adore-o, porque ele merece louvor e glória. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

1 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 58  17. Inclina o teu ouvido. A semelhança entre este versículo e a introdução da obra egípcia tem sido muito enfatizada. Mas as expressões "inclina o teu ouvido" e "ouve" são bastante comuns e encontram-se em outras passagens dos Salmos e Provérbios. 18. Porque é cousa agradável... Os aplicares todos aos teus lábios. Não há motivo para alterar esta tradução. 19. A ti mesmo. Toy e Oesterley fazem objeções a estas palavras por considerá-las redundantes. Mas não devemos julgar o hebraico através de nossas idéias de redundância. Greenstone cita Provérbios. 23:15 e I Reis 21:19 referindo-se a palavras muito parecidas. 20. Excelentes coisas. Comentaristas mais antigos e a BDB lutaram com esta palavra, a qual vem de uma raiz que significa três. Apenas foi usada em uma outra frase, três dias antes, com o significado de anteriormente. A pequena alteração de vogais sugerida pela evidência egípcia (veja Introdução, Provérbios e Outras Obras da Literatura da Sabedoria) resulta na tradução de tanta que é uma solução feliz. A palavra, então, foi usada com referência a trinta provérbios que vem a seguir. Toy sugere que a menção do escrever neste versículo é fora do comum nos Provérbios e aponta para uma data mais recente. Oesterley, defendendo a dependência da obra egípcia, conclui o oposto! 21. A fim de que possas responder claramente. Oesterley compara isto com o egípcio: "dar um relatório a alguém que o enviou", referindo-se à devida transmissão da mensagem. Mas os versículos seguintes não são instruções para mensageiros! Na realidade, até o egípcio tem obviamente um significado mais profundo, pois prossegue: "a fim de orientá-lo nos caminhos da vida". O hebraico usa um plural - "aqueles que te enviam". A LXX provavelmente tem o significado carreto: "Responda palavras da verdade àqueles que te interrogam" (cons. I Pedro. 3:15). 23. O Senhor defenderá a causa deles. Isto não tem paralelo em Amen-em-Opet. O egípcio, afinal, só fornece ditados morais de senso comum. Os Provérbios absorvem esses ditados de muitas fontes e os transformam no cenário de sua instrução divina.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 1 de Agosto Dia 213  

Leituras: Lucas 10:25-37; Efésios 6:10-24; Salmo 28; Provérbios 8:1-5; Isaías 23-24.  

Versículo Especial“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6:11).

Pensamento Bíblico: “Revesti-vos de Toda a Armadura de Deus” (Efésios 6:10-17). Deus  deu todo o equipamento necessário para resistir com sucesso aos ataques de Satanás. Temos que nos vestir: Verdade, Justiça, Preparação do Evangelho da Paz, Fé, Salvação,e Palavra de Deus. Toda esta armadura é para ser usada com oração perseverante, para que possamos derrotar Satanás e glorificar a Deus.  

Ação: Use, hoje, toda a armadura de Deus, para vencer suas batalhas com Satanás.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

31 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 56  15. A estultícia... Ao coração da criança. Como já vimos a estultícia não se refere apenas a "travessuras estúpidas, brincadeiras tolas" (Delitzsch), pelo que naturalmente não bateríamos em nossos filhos. O versículo também não declara que eles sejam "moralmente imaturos" (Toy). Ele diz que são pecadores e merecem castigo. As teorias atuais que dizem que as crianças não são naturalmente más, mas apenas desajustadas, e que a educação deve conduzi-las à autoexpressão, não encontram apoio no livro de Provérbios. 16. O que dá ao rico. Subornos e presentes são condenados (veja observações sobre 17:8, 23). Oprimir os pobres costuma ser condenado pelas Escrituras, mas dar aos pobres é recomendado em 28: 27. III. As Palavras do Sábio, Trinta Provérbios. 22:17 – 24:22 A seção anterior, 10:1 – 22:16, tinha o título, "Os Provérbios de Salomão". Era composta quase que exclusivamente de versículos de duas partes. Esta seção se compõe de unidades mais longas, geralmente estrofes de quatro partes, ou "tetrastichs" (por exemplo, os vs. 22, 23). Não concordamos com Oesterley e Fritsch que dizem que, em 22:17, a LXX tem o título, "As palavras do Sábio", porque no grego, "palavras" está no caso dativo, quando em um título deveria estar no caso nominativo. A tradução da LXX é um tanto livre, mas substancialmente é igual ao hebraico, exceto que inclui duas palavras do versículo 18 e no 17. A frase, "palavras do Sábio", que se encontra tanto no grego como no hebraico, caracteriza, contudo, devidamente, esta seção. A. Provérbios que Encontram Paralelo na Sabedoria Egípcia. 22:17 - 23:12. Os paralelos nesta seção com a Sabedoria de Amen-em-Opet foram extraídos de ANET e podem convenientemente ser localizados pela referência no quadro ao pé da pág. 424 naquela obra. (Com referência a um comentário desses paralelos e seu significado, veja Introdução, Provérbios e Outras Obras da Literatura da Sabedoria.)  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Julho Dia 212  

Leituras: Lucas 10:13-24; Efésios 6:1-9; Salmo 27; Provérbios 7:21-27; Isaías 21-22.  

Versículo Especial“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (Efésios 6:1).  

Pensamento BíblicoInstruções para Filhos e Pais (Efésios 6:1 4). Paulo ensina sobre as relações familiares. Os filhos devem obedecer aos seus pais (reconhecendo a regra suprema de Deus--veja 5:17,21). Eles devem, também, honrá-los (isto pode incluir apoio financeiro--veja Mateus 15:3-6; 1 Timóteo 5:17-18). Os pais devem guiar seus filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor”, sendo cuidadosos em não irritá-los e desanimá-los (veja Colossenses 3:21).  

Ação: Obedeça às instruções de Deus, nas suas relações familiares.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

30 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 55  18. Resgate para o justo. Um pensamento e um uso fora do comuta de resgate. A LXX diz escória, evidentemente interpretando que o versículo diz que o perverso não passa de refugo quando colocado em contraste com o justo. O sentido geral do versículo é que o mau e não o  bom deve ser julgado (Toy). Em Isaias. 43:3, 4 a palavra foi usada para como juízo divino sobre o Egito a fim de libertar Israel. 19. Mulher rixosa. Veja comentários sobre 19:13. 27. O sacrifício dos perversos. O versículo 27a faz paralelo com 15:8a, que já vimos. 28. A testemunha falsa. Paralelo a 19:9b. Provérbios 22 22:1. O bom nome. Não apenas reputação no nosso sentido da palavra, mas bom caráter. 3. O prudente. Este versículo é idêntico a 27:12. 4. Da humildade. Isto é, a conseqüência da humildade e do temor do Senhor. Cons. a tríade em 21:21. 5. O perverso. O desonesto. 6. Ensina a criança. Não uma palavra comum com o sentido de educar, mas o significado está claro e a promessa é rica. 7. O rico domina sobre o pobre. Com Provérbios 22 22:1, 2 em mente, vemos que esta cláusula declara um fato, mas não o aprova. Possivelmente o versículo é uma outra evidência contra o empréstimo com usura: "Assim como o rico domina o pobre, aquele que toma emprestado é servo . . ." Veja exegese de 6:1, sobre a usura. 8. A vara da sua indignação falhará. A LXX acrescenta aqui um versículo: "Deus abençoa um homem prestativo e liberal, mas ele punirá o insensato por causa de suas obras". Possivelmente II Coríntios. 9:7 faz alusão à primeira metade deste versículo, mas não podemos ter certeza disso. Não precisamos supor a existência de um texto hebraico diferente, embora não seja impossível. 14. Mulher estranha. O versículo paralelo, 23:27, mostra que está se referindo à mulher de vida fácil.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 30 de Julho Dia 211  

Leituras: Lucas 10:1-12; Efésios 5:22-33; Salmo 26; Provérbios 7:13-20; Isaías 19-20.

Versículo Especial“E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos, Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Lucas 10:2).  

Pensamento BíblicoCristo e a Igreja: Esposo e Esposa (Efésios 5:22-33). Quando Paulo usa o casamento como um modelo para ensinar sobre Cristo e a igreja, ele ensina coisas importantes sobre ambos os relacionamentos.

   A igreja deve se submeter respeitosamente a Cristo. As esposas devem se submeter a seus maridos.

   Jesus ama tanto a igreja, que ele morreu por ela. Os esposos tem que amar suas esposas com uma tal atitude de sacrifício sem egoísmo.

   Jesus alimenta e cuida da sua igreja. Os esposos devem alimentar e cuidar das suas esposas.   

As instruções de Paulo, quando aplicadas, farão de nós melhores esposos e melhores seguidores de Jesus.  

Ação: Cumpra seu papel em sua família e na igreja de Cristo. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

29 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 54  29. Cãs. Veja exegese de 16: 31. 30. Os vergões das feridas. Antes, as equimoses dos golpes, isto é, os sinais deixados pelos golpes. Eles curam a maldade do homem. Os açoites. . . o mais íntimo. Não que os açoites atinjam as partes mais íntimas (Berkeley). Antes, os açoites, como os golpes, purificam o interior do homem (veja mesma frase em 27b). Provérbios 21 21:2. Reto aos seus próprios olhos. Quase idêntico a 16: 2. 3. Mais aceitável... Do que sacrifício. O pensamento é o de I Samuel. 15:22, mas as palavras diferem um pouco. S/ sacrifícios, veja Provérbios. 15:8. 9. Mulher rixosa. Paralelo de 25:24. Na Verdade, o que se condena é o pecado da ira. Na mesma casa (numa casa larga). Ao que parece, um celeiro, de acordo com evidências ugaritas (Story, op. cit., pág. 325). 10. Perverso. Aqui há um jogo de palavras. No hebraico, "perverso" e "vizinho" têm o mesmo som. 12. O Justo considera. Um versículo difícil nos detalhes. A AV acrescenta "Deus" como sujeito da segunda metade. A BV torna a segunda metade passiva. Nenhum dos casos é inteiramente justificado pelo texto. Talvez fosse melhor dividir o versículo de maneira diferente: "O justo age sabiamente em casa; a perversidade lança o perverso na ruína". Isto envolve a introdução de uma vogal em "perverso". 13. O clamor do pobre. Veja exegese de 19:17. 14. A dádiva em sigilo. Um suborno. Veja observações sobre 17:8. 16. Congregação dos mortos. A palavra é refaim, "sombras", de acordo com Toy (também Berkeley, n.). A idéia não é certamente que o perverso "encontra repouse" (Berkeley), mas que ele "habita" ou "jaz" ali (Delitzsch). A frase assembléia dos mortos, nada diz do estado em que existem suas almas. Refere-se simplesmente ao seu jazer na sepultura. Veja exegese de 2:18.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 29 de Julho Dia 210  

Leituras: Lucas 9:57-62; Efésios 5:8-21; Salmo 25:12-22; Provérbios 7:6-12; Isaías 16-18.  

Versículo Especial“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).  

Pensamento Bíblico“Apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:57-62). Ser um seguidor de Jesus exige sacrifício. Aqueles que estão mais preocupados com seu conforto ou com suas famílias não serão aceitos pelo Senhor. Deus exige o primeiro lugar em nossas vidas, e não aceitará uma posição inferior em nossas prioridades. Temos que resistir à tentação de colocar outras pessoas e outros interesses acima do Senhor.  

Ação: Ponha sua mão no arado e não olhe para trás!.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

28 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 53  Deus que ama. 8. Um rei. Veja 20:2. 10. Dois pesos e duas medidas. Pesos diferentes. Veja observações sobre 11:1. 13. Não ames o sono. Sobre a diligência, veja 6:9-11. 16. Fiador. Este versículo é idêntico a 27:13. Sobre fianças ver 6:1. 19. O mexeriqueiro. No hebraico, rakil. Provérbios 20:19a faz paralelo com 11:13a. Provérbios 20:19b explica o significado: "Não ande com alguém de lábios mentirosos" (Leia-se "enganar", não "adular", para o hebraico pata). Rakil em outro lugar está traduzido para caluniador. Levítico 19:16 o condena. Mas um mexeriqueiro não é o que as crianças chamam de "enredeiro". Outra palavra, nirgan, foi usada em 16:28; 18:8 (que faz paralelo 26:22); 26:20. Aqui, também, a ênfase foi colocada sobre o espalhar calúnias e discórdia, não sobre a tagarelice. 20. Amaldiçoa a seu pai. Uma ofensa capital (Êxodo. 21:17; Levitico. 20:9). Vários graus de maldição e rebeldia filial eram reconhecidos. Sem dúvida a pena capital só era executada em casos extremos. Mas a atitude divina para com a ofensa foi declinada aqui e em 30:11 (veja contexto). Mús densas trevas. A palavra significa menina dos olhos, como símbolo da escuridão do meio da noite. 22. Vingar-me-ei do mal. O princípio estabelecido aqui foi reforçado em 25:21, 22, citado em Romanos. 12:20. 23. Dois pesos. Compare com o versículo 10 e veja observações sobre 11:1. 24. Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. A primeira parte de 20:24 é idêntica com a primeira parte de um versículo mais famoso, Salmos. 37:23. Como o Salmos. 37:1 também faz eco em Provérbios. 24:19, não devemos hesitar em chamar esses provérbios de citações (veja outras citações em 30:5, 6). 26. Joeira os perversos. Observe a semelhança com 20:8b. Literalmente, joeira. Faz passar sobre eles a roda. A palavra roda tem sido com freqüência usada em outras passagens, mas o seu uso como castigo é desconhecido. Talvez tenha aqui o sentido figurado. Tal como um homem joeira o trigo e passa Sobre ele a roda debulhadora, assim Um rei pune o mal.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 28 de Julho Dia 209  

Leituras: Lucas 9:46-56; Efésios 5:1-7; Salmo 25:1-11; Provérbios 7:1-5; Isaías 14-15.  

Versículo Especial“E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5:2).  

Pensamento Bíblico: “Sede pois Imitadores de Deus . . . e Andai em Amor” (Efésios 5:1-7). Amor, em seu sentido mais amplo, requer imitação de Deus. Jesus abandonou tudo o que ele tinha por causa de seu amor por nós. Ele espera que nós abandonemos o mal, recusando-nos a participar dos modos pecaminosos do mundo. Antes de sentirmo-nos prejudicados e justificados ao nos apiedarmos de nós mesmos pelo nossos sacrifícios pessoais, precisamos nos lembrar do sacrifício de Jesus!  

Ação: Seja um filho devotado de Deus. Siga seu Pai.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

27 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 52  Provérbios 20 20:1. O vinho é escarnecedor. Veja o comentário sobre o vinho em 3:10. Bebida forte. No hebraico, shekar. O significado exato é incerto. Não é bebida forte no sentido que nós darmos à palavra; pois antes da destilação ser inventada pelos árabes, nenhuma bebida era mais forte do que 7-10 por cento. Era intoxicante, corri o contexto das Escrituras freqüentemente declara. Toy e Berkeley (anotação ao pé da página) sugerem que talvez fosse uma bebida fermentada feita de sucos de frutas. O escritor sobre o artigo "bebida" no ISBE argumenta que shekar é o termo que inclui todo o tipo de tais bebidas, inclusive o vinho. Isto se deduz de  Números. 28:7, 14. O termo devia pelo menos incluir a cerveja. Sabemos que a cerveja era feita e usada na Palestina, pois já se  encontraram ali vasos para filtrar a cerveja. Nenhuma palavra hebraica parece referir-se à cerveja especificamente. O vinho era proibido aos sacerdotes em serviço (Levitico. 10:9) e aos nazireUS (Números. 613). Era usado como oferta, mas não era bebido. "Libação" seria mais exato. A palavra traduzida para escarnecedor é les. Como diz Delitzsch, o vinho é condenado por causa dos seus efeitos. Podemos observar que a condenação é bastante severa. Por eles é vencido. A palavra geralmente significa "errar" ou "desviar". A BDB argumenta que também significa "cambalear" como faz o bêbado. Contudo, a única evidência para isto é Is. 28:7, onde a palavra é usada com referência ao "errar" por causa do vinho e também ao "errar" na visão. Não deveria se limitar ao embebedar-se, como Berkeley dá a entender. A passagem se relaciona com qualquer uso do vinho, por causa de seus efeitos finais. A LXX diz: Mas todo insensato se deixa enredar por eles. Veja comentários sobre 23:29 e segs. 2. O terror do rei. Sobre os reis, veja 16:10 e segs. e 20:8. 4. Por causa do inverno. A palavra não significa tanto o "frio" mas "outono" ou "inverno". Ele não lavra na estação apropriada. Cons. 10:5. A diligência é uma virtude. Observe a regra apostólica em II Tessalonicenses. 3:10. 5. Águas profundas. Compare versículo semelhante em 18:4. 6. A sua própria benignidade. A palavra hesed significa "bondade", "amabilidade" (BDB), não "lealdade" (RSV). A BV aqui e a RSV em outros lugares com freqüência diz "amor constante", que é mais curioso e estranho do que errado. A palavra inclui amor, mas a constância que encontramos em alguns contextos deve-se à constância do Deus que ama  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Julho Dia 208  

Leituras: Lucas 9:37-45; Efésios 4:25-32; Salmo 24; Provérbios 6:30-35; Isaías 12-13.  

Versículo Especial“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4:32).  

Pensamento BíblicoInstruções Práticas para a Nova Pessoa (Efésios 4:25-32). Estes versículos se aplicam à idéia examinada ontem. Quando vestimos o “novo homem”, ele muda nossa conduta para com os outros. Deixaremos de mentir, da malícia, da ira, da linguagem suja e da amargura. Mostraremos compaixão e perdão. Atitudes egoístas serão trocadas pelo cuidado com os outros, que governará nossas ações.  

Ação: Mostre que você é uma nova pessoa em Cristo, pela maneira com que você trata os outros. . ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

25 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 51  13. As contenções da esposa. Esses provérbios sobre a mulher contenciosa às vezes evocam risadas. Os versículos com palavras semelhantes se encontram em 21:19; 25:24; e 27:15. Temos aqui a impressão de que o gotejar contínuo de um telhado esburacado é como uma mulher resmungona. Mas a palavra hebraica para contenções não se refere a resmungar. O pecado ao qual se faz objeção é declaradamente a ira. A mesma raiz se usa para "discórdia" (cons. 6:14,19). Muito se tem dito da ira nos homens. Estes versículos protestam contra o mesmo vício nas mulheres. 14. Prudente. A mesma raiz de "vida regalada" em 19:10. 15. A preguiça. Veja observação sobre 6:6. 17. Quem se compadece do pobre. Aquele que é caridoso. Provérbios 14:31a é semelhante. A caridade para com os pobres está veementemente ordenada na lei hebraica (Dt. 15:7 e segs.). Muitos versículos em Provérbios recomendam esta liberalidade (21:13; 22:9, 16; 28:3, 8, 27; 29:7). O usuário, por outro lado, está condenado porque oprime o pobre (cons. sobre 6:1). 18. Castiga a teu filho. Veja comentários sobre 13:24; 23:13, 14. A palavra traduzida para matá-lo deriva da raiz hama, "murmurar",  "berrar". A palavra também poderia ser traduzida como se a raiz fosse mut, "matar". Toy traduz: Não te disponhas a matá-lo e é apoiado por Greenstone, a RSV, Berkeley e outros. Delitzsch traduz de maneira semelhante. No hebraico é literalmente não te exaltes até que chore (ou até a sua morte). A tradução da AV ainda continua parecendo mais achegada do que as outras ao fraseado e contexto do hebraico. Mas conforme diz o paralelo em 23:14 ao declarar que o castigo salva a criança da morte, assim talvez, em uma expressão resumida, este provérbio quer dizer o mesmo: "Não evite o castigo e (assim) provoque a sua morte". 24. O preguiçoso. O provérbio de 24a está repetido em 26:15 em uma série que trata da preguiça. 26. Filho é que envergonha. Veja observações sobre 10:1 e compare com 29:15, que repete esta frase. 27. Instrução (que leva ao erro). As palavras "que leva ao erro" não se encontram no hebraico e o livro de Provérbios não usa esta palavra instrução em se tratando de doutrina falsa. Portanto a RSV e a Berkeley reconhecem acertadamente que o provérbio se refere a ouvir a instrução "só para dela se desviar". (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 26 de Julho Dia 207  

Leituras: Lucas 9:28-36; Efésios 4:17-24; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Isaías 10-11.  

Versículo Especial“E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4:24).  

Pensamento Bíblico: Dispa o Velho e Revista o Novo (Efésios 4:17-24). Os cristãos escolhem um rumo diferente do mundo para cultivar suas mentes. Temos que despir o homem velho, com seus pensamentos impuros e corruptos. Nossas mentes devem ser renovadas quando nos revestimos “do novo homem que foi criado segundo Deus”.  

Ação: Decida-se a cultivar pensamentos puros. Saia fora dos caminhos do velho homem. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 50  4. Águas profundas. Com referência a 4a, compare com 20:5a. 5. Ser parcial com o perverso. Parcialidade no julgamento. Cons. 17:15, 16; 24:23; 28:21; Deuteronômio. 1:17; 16:19; et al. 8. Maldizente. Paralelo de 26:22. Veja observações sobre 20:19. Doces bocados (feridas). Usado só nestes versículos. A evidência para esta tradução, doces bocados, é insignificante. 11. Uma alta muralha. Este termo vem da mesma raiz de "seguro" no versículo 10. Este provérbio oferece um contraste ao provérbio do versículo 10, que dá o segredo da verdadeira segurança. Um homem rico só se sente seguro "segundo imagina". A RSV faz sua tradução partindo de uma raiz diferente e assim perde a ligação que existe com 18:10. O versículo 11 faz paralelo com 10:15a. 12. Antes da ruína. Observe a semelhança entre 18:12a e 16:18a; entre 18:12b e 15:33b. Veja observações sobre 16:5. 20. Do fruto da boca. Este versículo não fala de alimento, mas de palavras, e adverte sobre o que Jones e Walls chamam de "poder letal da língua!" 22. Uma esposa. A LXX acrescenta boa esposa, o que se entende de 12:4 e 31:10, mas não precisa ser expresso. Provérbios 19 19:1. Melhor é o pobre. Observe que 19:1a é idêntico com 28:6a. O contraste em 19:1 é com o homem perverso, o insensato. Em 28:6, o contraste é com o homem rico perverso. As riquezas por si não são condenadas, mas as riquezas com a maldade. 3. É contra o Senhor. O verbo hebraico significa ficar zangado ou irritado. O ofendido de Berkeley é bom. A LXX diz censura a Deus. 4. As riquezas multiplicam os amigos. Observe a semelhança com 14:20. Aqui o pensamento está aprimorado em 19: 6,7. Veja comentários sobre 17:8, 23. Aqui se declara o fato da influência das riquezas, mas não se aprova; em outro lugar condena-se o uso abusivo dos presentes. 5. A falsa testemunha. Quase idêntico a 19:9. 10. A vida regalada. Ou luxo (como na maioria das versões). 11. A discrição. A palavra sekel refere-se à sabedoria, mas à sabedoria moral que o livro de Provérbios recomenda. Prudência (Berkeley) é melhor do que bom senso (RSV). Longânimo. A palavra refere-se ao controle da ira, à lentidão em irar-se. O substantivo em Êxodo. 34:6 é "longanimidade" (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 25 de Julho Dia 206  

Leituras: Lucas 9:18-27; Efésios 4:7-16; Salmo 22:22-31; Provérbios 6:16-19; Isaías 8-9.  

Versículo Especial“Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações” (Salmo 22:28). 

Pensamento BíblicoEdificando o Corpo no Amor (Efésios 4:11-16). Cada membro do corpo de Cristo tem o privilégio e responsabilidade de edificar seus irmãos e irmãs. Diferentes partes do corpo complementam-se umas às outras, resultando na edificação de todas. O motivo deste esforço tem que ser nosso amor de uns pelos outros: um verdadeiro desejo de ver nossos irmãos e irmãs prosperarem no Senhor.  

Ação: Procure meios de encorajar e fortalecer seus irmãos e irmãs. Mostre seu amor edificando-os.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

24 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 49  12. Uma ursa roubada dos filhos. A mesma figura foi usada em Os. 13:8. Provérbios não contém tantas ilustrações da natureza como esperaríamos. 13. O bem com o mal. A maioria dos comentaristas aceita isto como prova de que Provérbios apenas adverte contra a ingratidão. Mas mesmo o mal praticado contra o mal é condenado (veja 20:22; 25:21, 22, citado em Romanos,12:20). 18. Ficando por fiador. Veja exegese de 6:1. 21. O pai do insensato. Veja exegese de 10:1 e compare 17:25 em relação a esta palavra, "insensato" (em heb. nabal; conseqüentemente, Nabal, I Samuel. 25:25). Em Provérbios, só nesta passagem e em 17:7; 30:22. É um dos muitos sinônimos para "insensato". Como no Salmos. 14:1, não significa simples estupidez. Salmo 14:1 significa: "O velhaco disse em seu coração: Não há Deus". 22. O coração alegre. Observe a semelhança com 15:13. Neste versículo também há uma deixa semelhante à do versículo anterior. 23. Suborno (cons. v. 8). 25. O fino insensato. Cons. 17: 21 e veja observações sobre 10:1. Os versículos 21, 25 ambos usam a palavra kesil, "insensato", em sua primeira parte, mas mostra variação artística na segunda parte. 27. O sereno de espírito. Ou espírito calmo (Berkeley e Delizsch). Podemos contrariar a declaração de Toy que diz que 17:27, 28 apenas ensina o "valor do silêncio". Antes, como prova Delizsch e enfatizam as palavras inteligência e estulto ('ewil, "patife"), o ensino é contra as palavras coléricas. Provérbios 18 18:1. O solitário. Este versículo é um tanto difícil de compreender nos detalhes. Por isso recebeu algumas interpretações forçadas. Delizsch toma a primeira parte do versículo como condenação dos "cismáticos e sectários", isto é, dos membros de igreja dissidentes, no sentido moderno da palavra. Hilel, também, de acordo com Greenstone, usou-o para condenar o separatismo religioso. Mas esta interpretação é desnecessária e discorda de outras passagens das Escrituras. Paulo separou-se dos fariseus (Atos 19:9) de maneira inteiramente justificada. Obviamente, este versículo nada tema ver com tais questões. O solitário é aquele que indevidamente separou-se de Deus, buscando o seu próprio desejo, não o do Senhor. Tal homem é um pecador. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

  


24 de Julho Dia 205  

Leituras: Lucas 9:10-17; Efésios 4:1-6; Salmo 22:1-21; Provérbios 6:12-15; Isaías 6-7.  

Versículo Especial“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4:6).  

Pensamento BíblicoLimpo e Incumbido (Isaías 6). Isaías compartilha um das raros vislumbres do trono de Deus. O profeta, imediatamente, compreendeu sua condição desesperada, como um pecador na presença do Santo Deus. Quando Deus o limpou, Isaías entendeu seu débito e mostrou sua gratidão, aceitando uma incumbência difícil para pregar a uma nação que não queria saber disso. Isaías é um exemplo da mudança de pecador a servo. Deus mudou dramaticamente a vida de Isaías!  

Ação: Mostre sua gratidão pela salvação, servindo o Senhor. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...