Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 59 24. O iracundo . . . o homem colérico. Literalmente, proprietário da ira... Um homem de cólera. Em 29:22 a fraseologia é semelhante, mas inversa: "Um homem de ira . . . proprietário da cólera". O paralelo egípcio é: "Não te associes ao homem acalorado nem o visites para conversar". Diversas vezes Amen-em-Opet contrasta o homem "acalorado" como "silencioso", isto é, o impulsivo versus o humildemente devoto (ANET, pág. 422, n. 7). 25. Para que não aprendas as suas veredas. O alegado paralelo egípcio, "para que o terror não causa a tua morte", não impressiona. 26. Os que se comprometem. Nenhum paralelo se alega para 22: 26,27. Sobre os perigos da fiança, veja observações sobre 6:1. 28. Não removas os marcos antigos. O egípcio diz: "Não retires os marcos das fronteiras da terra cultivável. nem ultrapasses as fronteiras da viúva". Remoção dos marcos implica em falsificação do levantamento topográfico e roubo de terras (cons. Deuteronômio. 19: 14 e 27:17). Este versículo não ensina a veneração dos costumes históricos, mas o respeito pelo direito da propriedade. O provérbio egípcio é parecido, mas especialmente adaptado ao Vale do Nilo. Alguns têm defendido (Toy, pág. viii) que a repetição de um provérbio prova a existência. De duas coleções, uma vez que um autor não repetiria aquilo que já havia mencionado. Contudo, nesta coleção dos "trinta" este provérbio aparece uma segunda vez; nus com uma variante no final (23:10). É interessante notar-se que Amen-em-Opet (no inglês) também tem uma repetição de três linhas no texto (ANET, pág. 422, col. 2; pág. 423, col. 2). Uma vez que tal repetição era aparentemente propositada, não pode ser usada para provar que houve dois autores. Cons. Introdução, Coleções de Provérbios. 29. Um homem perito na sua obra. Considerando que o egípcio diz: "O escriba que é experimentado no seu ofício, será digno de vir a ser um cortesão", e porque a palavra perito está um tanto associada com os Provérbios escribas no V.T., Oesterley e Fritsch acham que aqui se fala de um escriba. Mas não temos justificação para tal limitação. Os egípcios em Amen-em-Opet e em outros lugares ("In Praise of Learned Scribes", ANET, págs. 432, 434) glorificaram o trabalho dos escribas considerando a sua profissão superior à todas as outras. O hebreu exalta a diligência em qualquer profissão. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
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