27 de abril de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de abril Dia 117  

Leituras: Marcos 4:1-12; 1 Coríntios 1:1-9; Salmo 103; Provérbios 24:23-27; Juízes 7-8.  

Versículo EspecialO que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações” (Provérbios 24:24).  

Pensamento Bíblico: Conduta para com o Ímpio (Provérbios 24:23-26). Anote quatro princípios de sabedoria, especialmente importantes quando vemos outros pecarem:

    Julgue imparcialmente (v. 23).

    Não o aprove nem o tolere  (v. 24).

    Repreenda o ímpio (v. 25).

    Fale sempre a verdade (v. 26).  

Ação: Apoie o que é justo. Oponha-se a toda forma de mal (veja 1 Tessalonicenses 5:21-22).  ( Estra Ido dos estudos da Bíblia .Net que Deus abençoe a todos)

26 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 14 2. Rei Joaquim. O décimo oitavo e penúltimo rei de Judá foi o filho de Jeoaquim, o tirano fantoche, e neto do piedoso Josias. Seu nome significa "o Senhor estabelece" e escreve-se de diversas maneiras: Yôyakin, Ezequiel. 1:2; Yehôyakin, II Reis 24:6, 8, 12, 15; 25:27a, b; Jeremias. 52:31a, b; II Crônicas. 36: 8, 9; Yekonya, Jeremias. 27:20; Qerê, 28:4; 29:2; Ester. 2:6; I Crônicas. 3:16, 17; Yekon Yahú, Jeremias. 24: 1; Konyahû, Jeremias. 22:24, 28; 37:1. Entronizado por Faraó-Neco do Egito, reinou apenas três meses, quando foi deportado para a Babilônia por Nabucodonosor no ano de 597 A. C. , junto com os aristocratas (II Reis 24:8-16). Foi solto por Amel- Marduque (Evil Marduque), filho de Nabucodonosor em 560 A.C., no trigésimo sétimo ano do seu exílio (II Reis 25:27). "As tabuinhas de Joaquim" publicadas em 1939 referem-se a "Yaukin" e seus filhos recebendo rações (Albright, BA, V, Dec, 1942, págs. 49-55). Jeremias (22: 20-30) e Ezequiel (19:5-9) parecem simpatizar com ele. Seu neto Zorobabel era da linhagem messiânica (cons. Mateus. 1:11 , 12; Esdras. 3:8; I Crônicas. 3:17-19). No quinto ano de cativeiro do rei Joaquim (junho-julho, 592) é a primeira das quatro referências a datas no livro de Ezequiel (cons. 1:2; 3: 16; 8:1; 20:1; 24:1; 26:1; 29:1, 17; 30:20; 31:1; 32:1, 17; 33:21; 40:1). Ezequiel foi o primeiro profeta a datar a sua mensagem cronologicamente. (Quanto às datas do período, cons. J. Finegan, "Nabucodonosor e Jerusalém", JBR, 25, 1957, págs. 203-205 ). 3. Ezequiel (Yehezqe'l, "Deus fortalece") . . . o sacerdote. Nada se sabe do seu pai Buzi. Outros profetas com antecedentes sacerdotais foram: Samuel (I Crônicas. 6:28; I Samuel. 7:9; 11:14; 16:2 e segs.); Jeremias (1:1); Zacarias (1:7; Neemias. 12:4, 16; Esdras. 5:1). Esteve sobre ele a mão do Senhor. Uma expressão que descreve uma condição aproximada do êxtase profético. (Veja também 3:14, 22; 8:1; 33:22; 37:1; 40:1.) Treze manuscritos hebraicos e a Septuaginta, a Siríaca e a Versão Arábica dizem sobre mim.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de abril Dia 116  

Leituras: Marcos 3:31-35; Romanos 16:17-27; Salmo 102:18-28; Provérbios 24:19-22; Juízes 5-6.  

Versículo Especial: “Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos” (Provérbios 24:19).  

Pensamento Bíblico: A Revelação do Mistério (Romanos 16:25-27). O evangelho de Jesus Cristo:

    Foi em tempos mantido em secreto, como um mistério (v. 25).

    É o meio de Deus edificar seu povo (v. 25).

    Foi revelado a todas as nações para que elas possam obedecer. O evangelho é para o mundo (v. 26).  

Ação: As pessoas hoje necessitam do evangelho tão certamente como aquelas do tempo de Paulo precisavam dele. Você está pronto e disposto a espalhar as novas? (veja Romanos 1:15-17). ( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 13 A. Introdução : A Vocação de Ezequiel. 1:1 - 3:27. Ezequiel 1 1) Sob rescrito. 1:1-3. 1. No trigésimo ano. Desde o tempo de Orígenes (185-254) esta referência ao tempo tem sido considerada como uma referência à idade do próprio profeta, cidade quando os sacerdotes começavam o seu ministério (Nm. 4:3, 4), um sistema de datar sem paralelos na história hebraica. Outros têm sugerido outras interpretações: trigésimo ano da idade de Jeoaquim, 585 A. C. (Snaith); trigésimo ano depois da reforma de Josias, 593/592 A.C. (segundo o Targum, Jerônimo, Herman, Holscher, L. Finkelstein); trigésimo ano do período referente ao jubileu corrente (Seder Olam, Kimchi, Hitzig); trigésimo ano do império neobabilônico, 606/605 A.C. (Scaliger, Ewald); trigésimo ano de Manassés, 667A.C. (Torrey); trigésimo ano de Artaxerxes III, 328 A. C. (sicl L. E. Browne); e diversas emendas: trigésimo ano do reinado de Nabucodonosor, 592 A. C. (Rothstein, Bertholet); quinto ano do exílio de Jeoaquim, 595 /594 A.C. (Hemtrich). Albright e Howie sugerem que este foi o trigésimo ano da edição do livro de Ezequiel, três anos depois do vigésimo sétimo ano de 29:17, ou 567 A. C. , e o trigésimo ano do reinado de Jeoaquim. Compare com II Reis 26:27. Todas as outras datas na profecia são calculadas também a partir do "reinado" ou cativeiro de Jeoaquim. O quarto mês era dos meados de junho aos meados de julho, calculando a partir do primeiro mês dos meados de março aos meados de abril. No meio dos exilados. A palavra hebraica gôlâ é um termo coletivo que significa "exilados", ou, de maneira abstrata, "o exílio". Rio Quebar (ké-bär) ou Nehar-Kebar (1:1, 3; 3:15, 23; 10:15 , 20, 22; 43:3). Provavelmente o nâru kabari, "ou grande rio", ou "o grande canal", um curso de água artificial do Eufrates. Começando acima da Babilônia, corre para o sudeste, passando por Nipur, local das antigas colônias judias [e da rica casa bancária de Murashû e Filhos, cujos arquivos (464-405 A. C.) contém muitos nomes judeus], e junta-se novamente ao Eufrates abaixo de Ur. Seu nome atual é Shatt en Nîl, "o rio Nilo" (veja H. V. Hilprecht, Explorations in Bible Lands in the Nineteenth Century, págs. 409 e segs.). Visões de Deus aqui incluem visões dadas por Deus e visões nas quais Deus foi visto.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de abril Dia 115  

Leituras: Marcos 3:20-30; Romanos 16:1-16; Salmo 102:1-17; Provérbios 24:13-18; Juízes 3-4.  

Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração” (Salmo 102:12).  

Pensamento Bíblico: “Esqueceram-se do Senhor” (Juízes 3:7). Josué e os outros de sua era morreram (veja Juízes 2:7-10). Uma nova geração levantou-se para jogar fora as “velhas idéias” da fé de seus pais. Quando começamos a ler sobre uma sucessão de juízes, vemos a fraqueza e infidelidade do povo. Eles “fizeram o que era mau” (3:7) “tornaram a fazer” (3:12) e, de novo, “tornaram a fazer o que era mau” (4:1). Deus, paciente e repetidamente, castigou-os, mas cada geração rejeitava as limitações da lei de Deus. O livro de Juízes chama a atenção para a paciência de Deus e a capacidade do homem para abusá-la!    

Ação: Não se esqueça do Senhor!  ( Estra Ido dos estudo da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

24 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 12  C. Israel reorganizada de acordo com as divisões tribais. 47:1 - 48:35. 1. O rio da vida fluindo do Templo. 47:1-12. 2. Fronteiras e divisões da terra santa. 47:13-33. 3. Porções de tribos, sacerdotes, cidade e príncipe. 48:1-35. COMENTÁRIO O livro de Ezequiel compreende duas porções: os capítulos 1-24, uma série de mensagens transmitidas antes da queda de Jerusalém, cuja ideia principal é "o juízo"; e os capítulos 25-48, transmitidos depois de sua queda, com o tema fundamental da "esperança". O livro é mais apropriadamente estudado sob quatro divisões: capítulos 1-24, Profecias do Juízo de Judá e Jerusalém; capítulos 25-32, Profecias Contra as Nações Vizinhas; capítulos 33-39, Profecias da Restauração de Israel; capítulos 40-48, Visões do Novo Templo e da Nova Lei para o Povo Redimido. I. Profecias Contra Judá e Jerusalém. 1:1 – 24:27. Os ameaçadores discursos contra Jerusalém e a casa de Israel, transmitidos antes da queda de Jerusalém, consistem de uma seção introdutória, expondo em detalhes a vocação do profeta (caps. 1-3); atos simbólicos e oráculos descrevendo a derrota da cidade e do estado (caps. 4-7); um grupo de visões descrevendo os terríveis pecados de Jerusalém, que exigiam a sua destruição (caps. 8-11); atos simbólicos, parábolas e alegorias apresentando a necessidade moral do cativeiro (caps. 12-19); e uma recordação da história passada de Israel que clama por um certo juízo (caps. 20.24).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de abril Dia 114  

Leituras: Marcos 3:13-19; Romanos 15:22-33; Salmo 101; Provérbios 24:7-12; Juízes 1-2.  

Versículo Especial: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Provérbios 24:10).  

Pensamento Bíblico: Batalhando Contra o Mal (Provérbios 24:7-12). Nossa luta contra o pecado tem que incluir:

    Ouvir a sabedoria de Deus (v. 7).

    Resolver não fazer o mal (vs. 8-9).

    Permanecer forte no “dia da angústia” (v. 10).

    Recuperar os que se desviaram (v. 11).

    Não fingir que não vê para tolerar o pecado (v. 12).  

Ação: Firme hoje na batalha contra Satanás!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 11  II. Oráculos contra as nações estrangeiras: A soberania universal de Deus. 25:1 – 32:32. A. Amom. 25:1-7. B. Moabe. 25:8-11 C. Edom. 25:12-14. D. Filisteus. 25:15-17. E. Tiro. 26:1 - 28:19. 1. Profecia da destruição de Tiro. 26:1-21. 2. Lamentação sobre a queda de Tiro. 27:1-36. 3. Queda do Príncipe de Tiro. 28:1-19. F. Sidom. 28:20-26. G. Egito. 29:1 – 32:32. 1. Desolação e restauração do Egito. 29:1-16. 2. O Egito será dado a Nabucodonosor como recompensa. 29:17-21. 3. Destruição do Egito e seus aliados. 30:1-19. 4. O poder de Faraó será destruído. 30:20-26. 5. Alegoria do cedro majestoso. 31:1-18. 6. Lamentação por Faraó, o dragão. 32:1-16. 7. Lamentação pela descida de Faraó ao Sheol. 32:17-32. III. Profecias da restituição de Israel. 33:1 – 39:29. A Nova Aliança: Purificação de Israel, sua restauração e paz eterna e sua restauração secular. A. O profeta: Sua função na preparação para a nova dispensação. 33:1-33. B. A casa real : Os pastores egoístas de Israel e o Bom Pastor. 34:1-31. C. A terra: Israel será restaurada e feita frutífera. 35:1 – 36:38. 1. A hostil Edom será devastada. 35:1-15. 2. Israel será exaltada e abençoada. 36:1-15. 3. Princípios de redenção ilustrados. 36:16-38. D. O povo: Ressurreição dos ossos secos de Israel; reunião de Judá e Israel. 37:1-28. E. Paz: O Senhor defende Israel contra a invasão de Gogue. 38:1 – 39:29. 1. Invasão de Gogue e sua destruição. 38: 1-23. 2. Prosseguimento da profecia contra Gogue. 39:1-29. IV. Visão da comunidade restaurada: O novo Templo e a nova lei. 40:1 – 48:35. A. Descrição do novo Templo. 40:1 – 43:27. 1. O novo santuário com seus átrios e câmaras. 40:1 – 42:20. a. Os átrios, muros e pórticos. 40:1-49. b. O Templo e o Santo dos Santos. 41:1-26. c. Câmaras para os sacerdotes. 42:1-20. 2. A volta do Senhor ao Templo. 43:1-12. 3. O altar e as provisões para a dedicação do Templo. 43:13 -27. B. Um novo culto de adoração com um ministério e sistema sacrificial ideais. 44:1 - 46: 24. 1. Aqueles que vão servir no Templo. 44:1-31. 2. Porções de terra para os sacerdotes, levitas e o príncipe; e as taxas pagas ao príncipe. 45:1-17. 3. Ofertas a serem feitas nas festas e outras ocasiões indicadas, 4518 – 46:24.( Que a paz do Metre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de abril Dia 113  

Leituras: Marcos 3:7-12; Romanos 15:14-21; Salmo 100; Provérbios 24:1-6; Josué 23-24.  

Versículo Especial: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Salmo 100:3).  

Pensamento Bíblico“. . . Escolhei, Hoje, a Quem Sirvais” (Josué 24:15). O discurso de Josué, despedindo-se de Israel, foi um desafio estimulante. Eles tinham muitas opções. Eles poderiam servir aos deuses que tinham falhado no Egito. Eles poderiam adorar os deuses que não puderam defender os amorreus, quando Israel invadiu sua terra. Ou então, poderiam servir o Santo e Verdadeiro Deus que os tinha libertado repetidamente. Como é fácil escolhermos seguir os caminhos da falha certa, negligenciando o serviço de Deus. Israel escolheu servir a Deus e permaneceu fiel por toda aquela geração. Precisamos guiar nossa família no mesmo compromisso.  

Ação: Decida hoje seguir ao Senhor. Nenhum outro caminho conduzirá ao sucesso.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia .Net que Deus abençoe a todos )

22 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 9  ESBOÇO I. Profecias contra Judá e Jerusalém. 1:1 – 24:27. A. Introdução: A vocação de Ezequiel. 1:1 – 3:27. 1 . Título. 1:1-3. 2. A visão inaugural do profeta: Uma teofania. 1:4-28. 3. Sua iniciação no ofício profético. 2:1 – 3:27. B. Predição da derrota da cidade e do estado. 4:1 – 7:27. 1. Quatro atos simbólicos relacionados com Jerusalém. 4:1 – 5:17. 2. Oráculo contra as montanhas de Israel, locais de idolatria. 6:1-14. 3. Lamentação sobre a queda de Judá. 7:1-27. C. O pecado e o destino de Jerusalém. 8:1 – 11:25. 1. Visão de quatro abominações praticadas no Templo. 8:1-18. 2. Visão de habitantes mortos por vingadores divinos. 9:1-1 1. 3. Visão de Jerusalém destruída pelo fogo. 10:1-22. 4. Visão da condição interna da cidade e do Senhor saindo dela. 11:1-25. D. A necessidade moral do cativeiro. 12:1 - 19:14. 1. Atos simbólicos descrevendo o exílio e a invasão. 12:1-20. 2. A profecia e seus abusos, 12:21 – 14:23. 3. Parábola da videira. 15:1-8. 4. Alegoria da criança enjeitada. 16: 1-63. 5. Parábola da videira e das duas águias, 17:1-24. 6. A justiça divina demonstrada em seu modo de tratar os indivíduos. 18:1-32. 7. Alegoria dos dois leões e da videira. 19:1-14. E. A futura queda de Israel é inevitável e necessária. 20:1 – 24:27. 1. Recordação da infidelidade de Israel e sua preservação. 20:1-44. 2. Israel deve ser punida pela espada vingadora de Deus. 20:45 – 21:32. 3. Os pecados de Jerusalém devem ser julgados no alto forno. 22:1-31. 4. Alegoria de Oolá e Oolibá. 23:1-49. 5. Símbolos do cerco final de Jerusalém. 24:1-27. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de abril Dia 112  

Leituras: Marcos 3:1-6; Romanos 15:1-13; Salmo 99; Provérbios 23:29-35; Josué 21-22.  

Versículo Especial: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus” (Salmo 99:9).  

Pensamento Bíblico: Adore a Deus, pois Ele é Santo (Salmo 99). O salmista louva a Deus pela sua História de santidade. Hoje temos o privilégio de adorar a Deus. Devemos glorificá-lo pessoalmente, e temos o privilégio especial de reunirmo-nos com outros para glorificá-lo, e encorajar outros a verem sua grandeza e adorá-lo (veja 1 Coríntios 10:16-22; 14:24-25). Se apreciamos a santidade e majestade de Jeová, procuraremos todas as oportunidades para louvá-lo.  

Ação: Dê adoração a Deus. Ele a merece!  ( Estra Ido dos estudos da Bíblia .Net que Deus abençoe a todos)

21 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 8  O Livro – Conteúdo. Uma pequena referência ao conteúdo do livro está em ordem. Há muitas semelhanças entre Jeremias e Ezequiel quanto à linguagem, figuras e idéias. G. Currey apresenta, em um quadro sinótico, uma comparação entre Ezequiel, Daniel, Zacarias e o Apocalipse (Ezekiel in The Speaker’s Commentary, págs, 12-16). Algumas da notáveis passagens deste livro, relacionadas por capítulos, são: 1; 2; 3:16-21 (cons. 33:1-9); 8 e 9; 11:19 e segs. (cons. 18:31; 24:7; 31:31; 32:39; 36:26); 14:14; 15; 16;17: 22-24; 18 (cons. 33); 21:8-17; 21:18 -27; 23; 27 e 28; 31; 32:17.22; 34; 36:16-38; 37; 38 e 39; 47. As principais passagens messiânicas são: 11:16-20, o Senhor, o santuário; 17:22-24, o maravilhoso renovo do cedro; 21:26, 27, o rei justo; 34:11-31, o pastor fiel: 36:25-35; a grande purificação; 37:1-14, a grande ressurreição; 37:21-28, a grande reunião; 38 e 39, a derrota de Gogue; 47:1-2, o rio da vida que sai do Templo. As doutrinas fundamentais de Ezequiel podem ser enumeradas assim: 1) Ideias relacionadas com Deus: Sua glória, capítulos 1; 10; 43; Seu nome; 20:8,9, 14, 22; 36:22-23; Sua santidade, 20: 41; 28 : 22-25. 2) Ênfase sobre a responsabilidade individual, 18:2, 5-9, 19, 20, uma extensão de Jr. 31: 29, 30. 3) O pecado de Israel no começo de sua história, 20:8,9; 23:3 e segs. 4) Promessas de restauração: julgamento das nações, 25-32; 38 e 39; concessão de extraordinária fertilidade à terra, 36:8, 9, 29, 30, 34, 35; uma regeneração espiritual, 36:25-27; restauração dos exilados, 37:1-14; o governador messiânico, 34:11-22, 23, 24; 37:22 e segs.; a volta do Senhor para o povo regenerado, 37:26, 27; 43: 1-12. 5) Organização da comunidade restaurada, 40-48. Ezequiel, escrevendo como um sacerdote sob a antiga aliança, descreve o Templo renovado, os sacerdotes e o sistema sacrificial como meio através dos quais Deus entra em relacionamento com o Seu povo redimido. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de abril Dia 111  

Leituras: Marcos 2:13-28; Romanos 14:14-23; Salmo 98; Provérbios 23:24-28; Josué 19-20.  

Versículo Especial“Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).  

Pensamento Bíblico: Consideração com a Consciência de um Irmão (Romanos 14:14-23). É possível pecar ao fazer alguma coisa que em si é direita! Se, despreocupadamente, desconsideramos os escrúpulos de um irmão e o levamos a violar sua consciência, somos culpados. Devemos estar alertas para nossas oportunidades de edificar o fraco. Os princípios descritos aqui envolvem compaixão, paciência e uma aplicação  da regra de Mateus 7:12 às nossas relações espirituais.  

Ação: Procure coisas que trazem paz e edificação. ( Estra Ido dos estudos da bíblia que Deus abençoe a todos)

 

20 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 7  Oeder, em 1771, negou a autenticidade dos capítulos 40-48, e Carrodi (1791) rejeitou também o 38 e 39. Zunz (1831) colocou o livro dentro do período persa, em cerca de 440-400, com os capítulos 25-28 em 332 A.C. Seinecke (1876-1884) considerava Ezequiel como uma pseudoepigrafia de 163 A.C. Kraetzchmar (1900) e Herman (1908) defendiam que havia duas revisões do livro. Gustav Holscher, em 1924, propôs a teoria radical de que só as mensagens de juízo escritas na métrica que podiam ser atribuídas a Ezequiel com certeza. Portanto, seis sétimos da obra são editoriais, ele dizia, só 170 versículos do total de 1273 foram escritos pelo profeta. C.C. Torrey (1930) considerava o livro como uma pseudoepigrafia datada de 230 A.C., mas dando a entender que era do período de Manassés. Para apoio de suas teorias ele citava o Talmud Baba Bathra 14b-15a, do século quarto d.C., que trata o exílio babilônico como sendo uma invenção (contrariando os descobrimentos da arqueologia; cons. W.F. Albright, "The American Excavations at Tell Beit Mirsim", ZAW, 6, 1929, pág. 16), e encontrou muitos aramaicismos recentes no livro. Para uma explicação, consulte Howie, "The Aramaic of the Book of Ezekiel" (op. cit., págs. 47-68). W. A. Irwin (1943) só atribui 251 versículos em forma poética dos capítulos 1-39 a Ezequiel. O restante da profecia, 80 por cento do livro, ele diz, é "comentário falso", refletindo muitos acréscimos de uma multidão de mãos por um longo período de tempo. É bom dar atenção à nota de cautela proferida por H.G. May em seu comentário sobre Ezequiel : "A crítica literária e histórica não é uma ciência exata . . . Entra nela o elemento subjetivo, pois em um livro como Ezequiel, os mestres são influenciados pelo seu conceito total de desenvolvimento e características da religião e história hebraicas" (IB, VI, 45). As alegações históricas, a natureza da linguagem usada, a evidência de que Ezequiel viveu antes do Templo Salomônico ser destruído são todas evidências positivas de apoio à data tradicional do livro (cons. Howie, "The Date of the Prophecy", op. cit., págs. 2746). O Texto Massorético (MT, o texto hebraico recebido, preservado e pontuado pelos escribas entre os anos 600 e 900 d.C.) tem muitas corrupções textuais, conforme indicado no comentado. Os recorrem às versões, particularmente à Septuaginta (LXX), tentando restaurar o texto. O Códice 967 do Papiro da Septuaginta, o papiro de Chester Beatty, contendo Ezequiel 11-17 com lacunas, e a coleção de John H. Scheide, contendo a maior parte de Ezequiel 19:12-39: 29, com data anterior ao Hexapla de Orígenes do terceiro século d.C., são especialmente úteis. É de se esperar que dos manuscritos e fragmentos dos Rolos do Mar Morto logo brotará luz sobre o texto de Ezequiel.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de abril Dia 110  

Leituras: Marcos 2:1-12; Romanos 14:1-13; Salmo 97; Provérbios 23:19-23; Josué 17-18.  

Versículo Especial: “Alegrai-vos no Senhor, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome” (Salmo 97:12).  

Pensamento Bíblico: “Reina o Senhor” (Salmo 97). Leia este salmo novamente e contemple a grandeza de Deus. Porque Jeová reina, a terra e toda a humanidade têm razão para alegrar-se.  Estamos sob o Deus correto, justo e poderoso, que proteje e liberta aqueles que o servem. Quando compreendemos que um tão poderoso ser cuida de nós, temos razão para louvá-lo e sermos gratos.  

Ação: Louve a Deus com suas palavras e atos. Ele merece tanto sua adoração como sua devoção.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 6 Durante a última geração, mestres têm apresentado teorias muito diferentes em relação a Ezequiel: que tal pessoa não existiu e que o livro é uma pseudoepigrafia de 230 A.C. (C.C. Torrey); que ele viveu no tempo de Manassés, era nativo do Israel do Norte, e que se dirigiu à diáspora assíria (James Smith); que todo o seu ministério foi na Palestina (Hemtrich, Harford); que ele exerceu parte do seu ministério na Palestina, mas que, depois de 586 A.C., esteve na Babilônia (Bertholet, Auvray, Van den Born, Oesterley e Robinson); que teve diversas residências (I.G. Matthews, Fisher, Freedman); e que ele foi um israelita do norte de 400 A.C. (Messel). A incapacidade dos mestres de apresentarem uma teoria superior ao tradicional ponto de vista, mais as devidas evidências, prova que não há necessidade de mudança com referência à residência de Ezequiel (Cons. Carl G. Howie, "The Residence of Ezekiel", em The Date and Composition of Ezekiel, págs. 5-26). Tem-se feito tentativas de provar que Ezequiel era psicopata. E.C. Broome, escrevendo sobre "Ezekiel's Abnormal personality" (JBL, 65, 1946, págs. 272-292), diagnosticou que ele sofria de esquizofrenia catatônica ou paranóica! Howie comparou cuidadosamente as pseudo[1]evidências da esquizofrenia de Ezequiel com os paralelos entre Ezequiel e outros místicos ("Aspectos Psicológicos de Ezequiel e Sua Profecia", op, cit., págs. 69-84). Ele destaca o absurdo de um estudante de psiquiatria não profissional reivindicar sucesso na psicanálise de uma pessoa que já morreu há 2500 anos! Diz Howie: "Ezequiel . . , foi um místico por natureza com uma imaginação sensível e artística que produziu algumas das mais conhecidas visões e figuras de linguagem simbólicas na literatura bíblica . . . Ele se desviou consideravelmente do "normal" mas não foi realmente um psicopata. Nenhum profeta é "normal", pois se o fosse não seria profeta. A atitude estranha ou anormalidade de Ezequiel poderia ser o segredo de sua grandeza" (Ibid., pág. 84). O profeta Ezequiel tem sido chamado de "o primeiro dogmático do Velho Testamento", "o Calvino do Velho Testamento", "o mais influente homem em todo o curso da história hebraica", "o pai do Judaísmo", "o profeta da responsabilidade pessoal", etc. Alguém que estude com seriedade o livro de Ezequiel pode ver facilmente que tais encômios podem se aplicar ao sacerdote, profeta e pastor. O Livro – Autoria e Unidade. O livro, exceto quando erroneamente interpretado, tem sido atribuído pela maioria dos mestres a Ezequiel na Babilônia, entre os gôlân; mas mestres modernos frequentemente desafiam a unidade e autoria única do livro.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de abril Dia 109  

Leituras: Marcos 1:40-45; Romanos 13; Salmo 96; Provérbios 23:13-18; Josué 15-16.  

Versículo Especial: “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” (Romanos 13:14).  

Pensamento Bíblico: “. . . Nada Disponhais para a Carne” (Romanos 13:14). Os esforços de Satanás continuam. Ele tenciona capturar sua presa escolhida (veja 1 Pedro 5:8). Portanto temos que ficar em guarda. Temos que deixar o pecado e queimar as pontes atrás de nós, não deixando facilidades para um retorno aos trabalhos lascivos da carne. Satanás não é imbatível, mas não o derrotaremos se cooperarmos com suas maquinações para nos agarrar.  

Ação: Certifique-se de que sua parada com o pecado é decisiva. “Destrua as pontes” que poderiam levá-lo de volta ao mal.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de abril de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de abril Dia 108


Leituras: Marcos 1:29-39; Romanos 12:9-21; Salmo 95; Provérbios 23:6-12; Josué 13-14.

Versículo Especial: “O amor seja sem hipocrisia. Destestai o mal, apegando-vos ao bem” (Romanos 12:9).

Pensamento Bíblico: Amor Sem Hipocrisia (Romanos 12:9-21). Neste trecho, Paulo oferece algumas instruções muito práticas a respeito de mostrar amor verdadeiro a outros. Amar significa dar preferência a outros, em vez de dar a si mesmo. Significa esforço em servir a Deus e as outras pessoas. Significa humildade. Significa trabalhar pela paz com outros, deixando a vingança para Deus. Amar significa superar o mal pelo bem! Paulo não descreveu o amor em palavras pouco claras, mas usou uma linguagem prática, que podemos aplicar na vida diária.

Ação: Ame sem hipocrisia! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 5  O Homem. Ezequiel (Deus fortalece), o filho de Buzi, era de família sacerdotal, possivelmente da linha de Zadoque (1:3; 40:46; 44:15). Ele manifesta grande familiaridade com Jerusalém, onde passou os primeiros anos de sua vida, e com o Templo. Em 597 A. C, foi exilado para Babilônia por Nabucodonosor, junto ao Rei Joaquim e as classes superiores de Jerusalém. Seu lar foi em Tel-abib, a principal colônia dos exilados, sobre o rio Quedar ou "Grande Canal" (1:1; 3:15) perto da cidade de Nipur, a sudeste da Babilônia. Ele tinha uma esposa muito amada, mas não trilha filhos (24:16-18). Ao que parece, era uma pessoa respeitada e seu lar se tomou lugar de reunião dos anciãos exilados (3:24; 8:1; 14:1; 20:1). Em conseqüência a uma magnífico teofania (1:4-28), ele foi convocado a m o porta-voz e atalaia de Deus junto aos exilados (caps. 2; 3). Seu ministério estendeu-se do ano quinto do exílio de Joaquim, em 592 A.C., ao ano vigésimo sétimo, 570 A.C. (1: 2; 29: 17). Antes da queda de Jerusalém em 586 A.C., ele era principalmente um pregador do arrependimento e juízo (caps. 1-24). A um povo rebelde, inclinado para a idolatria, e susceptível ao ambiente pagão, ele trouxe constantes advertências (2:3 e segs.; 3:4-11; 13; 14:1 e segs.; 18:2, 25; 20:1 e segs.). Ele fez os exilados se lembrarem de que as pessoas que ainda viviam em Jerusalém apegavam-se falsamente à inviolabilidade do Templo e da terra (11:1-15), e protelavam indefinidamente o dia da retribuição (12:21-28 ). Aos seus desesperados ouvintes, depois da queda de Jerusalém (24:21 e segs.; 33:10, 17; 37:11), ele veio a ser um consolador, um arauto da salvação, um expositor da necessidade da religião interior, um profeta do reajuntamento e o que previa a restauração divina do Templo, dos cultos e da terra para um Israel redimido e purificado (33:11; 34; 36:25-31; 37; 40-48 ). Ele descrevia o juízo sobrevindo às nações hostis lideradas por Gogue e Magogue (caps. 38; 39), mas dava a entender que outros povos se convertiam, como, por exemplo, Sodoma e Samaria (16:53 e segs.), e previa muitas nações Se abrigando, como aves, sob o cedro piedoso, o Messias (17:22-24). Ezequiel transmitia sua mensagem por métodos extraordinários tais como alegorias (caps. 15; 16; 17:1-21; 19; 21:1-17; 23; 24:1-14), atos simbólicos (4:1 - 5:4; 12:1-7, 17-20; 21:18-23; 24:3-5, 15 -24; 37:15-17) e visões (1:4-28; 2:9 - 3:3; 3:22, 23; 8-11; 37:1-10; 40-48 ). Quanto a Zacarias, e também Ezequiel, um anjo interpretador é elemento destacado de suas visões (geralmente em 40-48; como, por exemplo, em 40:3-4; 43:6, 7; 47:1 e segs.). Imagens apocalípticas aparecem freqüentemente (7:5-12; 20:33-44; 28:25, 26; 34:25-31; 36: 8-15, 33-36; 38; 39; 47:1-12). A maestria de Ezequiel em dominar muitos estilos de prosa e poesia demonstra seu cuidadoso preparo e reflexão.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

17 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 3  Joaquim (Jeconias ou Conias), o filho de Jeoaquim, reinou três meses e então se rendeu a Nabucodonosor (II Reis 24:8-17; Jeremias. 22:24-30; Ezequiel. 19:5.9). Depois de saquear Jerusalém, o monarca caldeu deportou várias centenas de seus cidadãos aristocratas para a Babilônia. Esses, Jeremias comparou a "figos bons", a esperança do futuro de Israel, em contraste com os "filhos ruins", os mais pobres entre o povo, que foram deixados (Jeremias. 24:29). Entre o grupo de exilados estava Ezequiel, que data suas mensagens do ano do cativeiro de Joaquim (1:1, 2; 3:16; 8:1; 20:1; 24:1; 26:1; 29:1; 29:17; 30:20; 31:1; 32:17; 33:21; 40:1). As "tabuinhas de Joaquim" publicadas em 1939, falam de um "Yaukin, rei de Yahud" e seus filhos (cons. W. F. Albright, "Rei Joiakin no Exílio", BA, V (Dec. 1942), págs. 49-55). Foi libertado de sua prisão por Amel-Marduque, o filho de Nabucodonosor, em 560, o trigésimo sétimo do seu exílio. O décimo nono e último rei de Judá foi Zedequias (597-506), o terceiro filho de Josias (II Reis 24:17 - 25:7; Ezequiel. 19:11-14), um rei fraco (Jeremias. 37; 38), que logo quebrou o seu voto de fidelidade para com Nabucodonosor, juntando-se a uma coligação de estados revoltosos (Ezequiel. 17:13-15; Jeremias. 27:1-11). Esta loucura logo trouxe os caldeus vingativos a Jerusalém. Depois de um cerco de um ano e meio (II Reis 25:1-3), aliviado por pouco tempo pelos rumores do exército egípcio de Faraó[1]Neco que se aproximava (Jeremias. 34:3 e segs.; 37:5-8), a cidade foi destruída, o Templo despojado e incendiado, Zedequias levado prisioneiro e uma multidão de exilados deportados para a Babilônia (II Reis 25:1-21). Jeremias preferiu ficar na terra com os sobreviventes desventurados sob o governo de Gedalias em Mispa. Após o traiçoeiro assassinato deste último, o grupo, temendo represálias, migrou para o Egito, contra os conselhos de Jeremias (Jeremias. 40-44). A Bíblia diz muito pouco sobre os exilados e Ezequiel é especialmente reticente sobre eles. Alguns sem dúvida vieram a ser servos ou escravos, enquanto outros prosperaram, conforme indicam as tabuinhas contratuais de Nipur (veja com. referente a 1:1). Líderes tais como Zorobabel, Esdras e Neemias saíram dos gôlâ (exilados). Muitos exilados, ao que parece, viviam em suas próprias casas (Jr. 29:1-7), em diversas colônias (Esdras. 2:59; Neemias. 7:61), e tinham uma organização de anciãos (Ezequiel. 3:15, 24; 8:1; 14:1; 20:1; 33:31). Alguns perderam a sua fé; mas para aqueles que permaneceram fiéis, Ezequiel se tornou uma torre de apoio. Não devemos estranhar que, depois de serem arrancados de sua terra, templo e sacrifícios, eles tenham enfatizado o jejum, o sábado e a circuncisão, e que a oração, a leitura das Escrituras e o cântico dos salmos - precursores das sinagogas – fossem enfatizados.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de abril Dia 107  

Leituras: Marcos 1:21-28; Romanos 12:1-8; Salmo 94; Provérbios 23:1-5; Josué 11-12.  

Versículo Especial: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).  

Pensamento Bíblico: Sacrificando-se (Romanos 12:1-8). Note as instruções de Paulo para:

    Sacrificar-nos a Deus.

    Sermos transformados, e não conformados com o mundo.

    Examinar com seriedade e utilizar nossas capacidades. Arrogância é errada. Achar-se inútil é também errado. Cada um de nós deve, humildemente, utilizar o que Deus nos deu.  

Ação: Use hoje sua capacidade, servindo a Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO A Época. Os fatos contidos no livro de Ezequiel situam o ministério do profeta no começo do exílio babilônico, entre 593/592 e 571/570 A. C. (1:1; 29:17). O profeta Ezequiel, fazendo da Babilônia o seu palco de acontecimentos, analisou a queda e a restauração da casa de Israel; enquanto que seu contemporâneo mais velho, Jeremias, em Jerusalém, observou de perto os últimos suspiros do reino de Judá (Jr. 1:1-3). Durante grande parte dos séculos oito e sete A. C., o cruel poder assírio perturbou os reinas de Israel e Judá. O reino do norte caíra em 721 A.C.; mas Judá, embora seriamente enfraquecido, conseguiu sobreviver ao seu opressor. Como reinado de Assurbanipal (669-633 A.C.), o império assírio começou a declinar. O Egito esquivou-se ao seu jugo em 655. Dentro de poucos anos a Assíria estava lutando pela sobrevivência contra a Babilônia e os medos. Assur, antiga capital da Assíria, sucumbiu em 614, e a muito poderosa Nínive foi completamente destruída em 612. Por volta de 607 os restos do império assírio desmoronaram. Aproveitando-se do declínio assírio, Josias (640/639-609/608 A.C.), o último grande rei de Judá, fortaleceu o seu reino. Sua brilhante carreira foi interrompida por um encontro com Faraó-Neco II do Egito em Megido, que tentava escorar o império assírio como proteção contra a Caldéia (II Reis 23:29). Salum ou Jeoacaz (Jeremias. 22; 10-12; Ezequiel. 19:2-4), que sucedeu a seu pai Josias, foi deportado para o Egito após um reinado de três meses, e Jeoaquim, o filho mais velho de Josias, foi colocado no trono por Neco(II Reis 23:31-35). Os egípcios sob as ordens de Neco foram derrotados por Nabucodonosor (também chamado Nabucodonosor) em Carquemis sobre o rio Eufrates em 605 A.C. (Jeremias. 46:2 e segs.). Os caldeus se tornaram os novos senhores do mundo (II Reis 24:7), com Judá por estado vassalo. Jeoaquim (608-597 A.C.) perseguiu os profetas (Jeremias. 7; 26; 36), degradou a vida espiritual da nação (Jeremias. 7:1-15; 13:16-20; cons. Ezequiel. 8), demonstrando ser um tirano fantoche (Jeremias. 22:13-15, 17-19). Ele se rebelou contra Nabucodonosor em 602 A.C. e foi molestado pelos estados vizinhos (II Reis 24:1 e seguintes.). Morreu em desgraça antes da invasão, punitiva de Nabucodonosor chegar a Judá (Jeremias. 22: 19).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de abril Dia 106  

Leituras: Marcos 1:9-20; Romanos 11:25-36; Salmo 93; Provérbios 22:22-29; Josué 9-10.  

Versículo Especial“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11:33).  

Pensamento Bíblico: A Profundidade da Sabedoria de Deus (Romanos 11:33). Numa era em que se exalta a razão humana, há muitos que tentam escolher quais partes das Escrituras deveriam ser acreditadas. Alguns dizem que aceitarão o que entenderem, pensando que a verdade de Deus terá sentido para eles. Outros tentam vislumbrar o significado escondido atrás da palavra de Deus, assim tendo a pretensão de conhecer sua intenção, que suplanta (assim dizem) sua palavra revelada. Tais abordagens são arrogantes e mortais. Deus não revelou tudo o que poderíamos querer saber; ele nos disse tudo o que precisamos saber. Nossa tarefa não é aperfeiçoar, porém obedecer a sua palavra!  

Ação: Obedeça a Deus, quer você entenda suas razões ou não!  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 15  Lamentações 5 V. As Súplicas da Sião Penitente. 5:1-22. Este capítulo é realmente uma oração nacional feita a Jeová, a única esperança e auxílio de Sião. A. Sião Roga a Jeová que Considere a Sua Aflição e Desgraça. 5:1-18. O versículo 1 introduz o tema com a quinta apóstrofe de Sião a Jeová. O desesperado pedido de Sião merece a atenção de Jeová. 2-10. Este é um quadro do geral do povo com falta de víveres: perderam os lares e os seus queridos; têm de pagar preços inflacionários (câmbio negro) até mesmo pela água e lutam sem descanso; são forçados a implorar comida aos seus inimigos do leste e oeste; sofrem as consequências dos pecados dos pais; são escravizados pelos antigos servos; em busca de alimento ficam expostos aos assaltos dos beduínos; e o tempo todo a febre da fome os consome. Esses infortúnios são os costumeiros resultados da guerra. 11-13. Aqui estão os casos específicos de sofrimento individual, tais como estupro, insulto e trabalho além das forças. 14-18. O abatimento é geral. O júbilo . . . converteu-se em lamentações (v. 15). Os anciãos abandonaram todas as reuniões sociais e de negócios, enquanto os jovens deixaram de cantar e tocar. A alegria se transformou em lamentos. A única coroa é a da desgraça pelos pecados cometidos. Caiu doente o nosso coração (v. 17). A coragem e a visão desfalecem porque o lugar do santuário está desolado e tomado pelos animais selvagens. B. Uma Apóstrofe Final ao Soberano Eterno. 5:19-22. Nesta estrofe o livro chega ao seu final. Observe aqui a sexta e a sétima apóstrofe a Jeová. 19. O teu trono. O trono de Jeová permanece irremovível. 20. Por que? Por que, então, Ele se esqueceria do Seu povo para sempre?.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de abril Dia 105  

Leituras: Marcos 1:1-8; Romanos 11:11-24; Salmo 92; Provérbios 22:17-21; Josué 7-8.  

Versículo Especial“Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus” (Salmo 92:13).  

Pensamento Bíblico: “A Bondade e a Severidade de Deus” (Romanos 11:22). Temos dificuldade em reconciliar a misericórdia de Deus com a sua ira. Nossas mentes limitadas não podem compreender facilmente como tais opostos aparentes existem lado a lado no caráter de um ser perfeito. Algumas pessoas, arbitrariamente, rejeitam um lado e se agarram a outro. Porém a Bíblia afirma que ambos são verdadeiros e mostra que escolhemos o que recairá sobre nós. Se caímos, seremos condenados. Se nos voltamos para ele e continuamos em sua bondade, seremos recompensados.  

Ação: Permaneça na bondade de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de abril de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de abril Dia 104  

Leituras: Mateus 28:11-20; Romanos 11:1-10; Salmo 91; Provérbios 22:11-16; Josué 4-6.  

Versículo Especial: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18).  

Pensamento Bíblico: Fazendo Discípulos (Mateus 28:18-20). Fazer discípulos envolve duas ações:

    Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e

    Ensinar a observar tudo o que o Senhor mandou.

Este processo de conversão está apoiado na total autoridade de Jesus (v. 18). Aqueles que não foram batizados ou não tenham determinado obedecer a autoridade absoluta do Senhor, não são verdadeiramente seus discípulos.  

Ação: Certifique-se de estar em submissão à autoridade de Cristo.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 14  7. Seus príncipes. Como eram inocentes, atraentes e saudáveis! 8-10. As vítimas da fome (v. 9). Agora toda a beleza se tornou em negrume. Observe o inverso da situação no versículo 7. A pele antes alva está enegrecida, seca e enrugada (uma figura dos corpos insepultos ao sol do deserto). Antes a espada aguda do que as dores da fome. Algumas mães comem seus próprios filhos durante a fome do cerco. 11. Sua indignação. A ira consumidora de Jeová incendiou-se como um fogo atingindo até os alicerces de Sião. B. As Causas e o Clímax da Catástrofe de Sião. 4:12-20. Aqui o escritor luta com a explicação moral de tal infelicidade. Os versículos 12-16 destacam que aquilo que os pagãos julgavam ser impossível de acontecer com Sião – que ela pudesse ser invadida pelo inimigo – foi realizado em conseqüência dos pecados dos seus profetas, sacerdotes e anciãos. Judá destruiu-se por causa do pecado. 12. Não creram. Ninguém sobre a terra, nem mesmo os seus inimigos, jamais imaginaram que os portões de Sião seriam derrubados pelo inimigo. 13-15. Que se derramou . . . o sangue dos justos. Ai desses líderes culpados do derramamento de sangue justo e inocente, agora contaminados pelo sangue dos homens que antes evitavam. (Tocar em um cadáver era considerado como impureza cerimonial.) 16. Não honra os sacerdotes. Agora, como fugitivos e vagabundos, os sacerdotes ficaram sem honra e respeito. Se Jeová antes os considerava como Sua herança, agora não lhes dá nenhum valor. 17-20. Conforme o fim se aproxima, a esperança de ajuda estrangeira é malograda e as tentativas de fuga são frustradas. Até o rei é aprisionado, e assim toda a esperança de viver em uma terra estrangeira sob o seu governo desaparece. C. Uma Apóstrofe Dirigida a Edom Arrogante e Jubilosa. 4:21-22. Edom era o "irmão" de Judá, descendente de Esaú e Ismael. Geralmente as ironias que mais magoam vêm dos parentes. Mas agora Jeová volta sua atenção para Edom e prediz a sua humilhação.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 7  16. Voltei-me para Jerusalém com misericórdia. Agora os propósitos divinos em relação a Israe...