8 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 7  B. O Lamento da "Filha de Jerusalém". 1:12-22. O sofrimento nas mãos de Deus é severo mas merecido, o orador reconhece. 12. No dia do furor da sua ira. Muitos modernistas querem ignorar a severidade da natureza divina. Deixar de reconhecer que a. verdadeira bondade não é indulgência. 13-16. Lá do alto . . . fogo a meus ossos. (v. 13). A filha de Judá fala dos seus sofrimentos suportados na mão do Senhor – febre nos membros, armadilha para os seus pés, frustração e fraqueza o dia todo. Deus teceu seus pecados em um jugo de escravidão. O vinho para a festa dos inimigos de Judá é o sangue dos sem homens de valor pisado na lagar da aflição. Por isso Judá chora, .inconformada e desanimada, por causa dos seus filhos que perecem e sobre os quais seus inimigos prevaleceram. 17-19. Meus amigos . . . me enganaram (v. 19). As mãos de Sião estendidas em busca de ajuda não foram consideradas, pois a justa ordem de Jeová transformou em inimigos todos os seus amantes (cons. Lv. 15:19-27). Os vizinhos de Jacó, agora seus adversários, tratam Jerusalém como se fosse coisa imunda. Sião colhe a recompensa de sua rebeldia. Seus sacerdotes e anciãos, à procura de simples alimento, morreram de fome; e seus jovens e suas virgens foram feitos prisioneiros. 20-22. Olha, SENHOR, porque estou angustiada . . . não tenho quem me console. Sião roga por vingança. A espada está em suas ruas e o silêncio de morte está em todos os lares. Que seus exultantes inimigos experimentem o mesmo, ela ora. "Dê-lhes outros tantos gemidos e um coração exatamente tão sofredor quanto o meu".( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de abril Dia 98  

Leituras: Mateus 27:1-10; Romanos 8:31-39; Salmo 87; Provérbios 21:7-12; Deuteronômio 28.  

Versículo Especial“Que diremos, pois, à vista destes cousas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).  

Pensamento Bíblico:  A Tristeza de Judas (Mateus 27:1-10). Na noite anterior à morte de Jesus, Judas pecou gravemente. Quando ele deveria ter permanecido com Jesus, ele o traiu. Quando ele meditou sobre seu pecado, entristeceu-se e fugiu. Sua morte por suicídio, em seguida, mostrou a profundidade de seu desespero. Ele se suicidou, e desta maneira roubou do Senhor a vida que lhe pertencia.  

Ação: Não importa a gravidade de seu pecado, lembre-se de que a solução está em voltar para Deus, não em fugir dele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

7 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 6 COMENTÁRIO Lamentações 1 I. A Arruinada Cidade de Sião. 1:1-22. A. A Condição Miserável de Jerusalém Devastada. 1:1-11. Como jaz solitária a cidade. Veja introdução, parágrafo 2 1, 2. Princesa entre as províncias. Não mais a primeira entre as províncias da terra, Judá tornou-se viúva dependente, desfilhada e traída por seus amigos e aliados, sozinha e desolada, chorando amargamente, sem ninguém para confortá-la (cons. o inverso em Esdras. 4:20). 3. Judá foi levada a exílio. O exílio e a escravidão se tornaram piores por causa do ambiente pagão. A profecia de Isaías se realizou (Isaias. 39:5-7; 47:8, 9). 4-6. Da filha, de Sião já se passou todo o seu esplendor (v. 6). A descrição que o poeta faz é viva. Suas vias de acesso estão abandonadas, suas festas não têm convivas, seus portões (lugares de reunião) estão desertos, seus sacerdotes estão em angústia, suas virgens foram arrastadas para longe, e ela mesma sofre amargamente. O juízo divino pelos seus pecados concedeu aos seus inimigos o domínio para forçarem seus filhos ao exílio. Seus príncipes, como animais sem pasto, absolutamente não conseguem escapar ao perseguidor. (Os filhos de Zedequias foram capturados e mortos à vista do pai, cujos olhos foram depois arrancados; Jeremias. 39:4-7). 7. Lembra-se Jerusalém. A lembrança de dias melhores só aumenta as atuais tristezas de Sião, especialmente quando ela é zombada por aqueles que a observam deleitados. Sua queda, ou destruição, como na Versão Berkeley. 8-11. Jerusalém pecou gravemente. O pecado jantais produziu felicidade. Jerusalém, desprezada e profanada por aqueles que antes a honravam, volta as costas envergonhada de sua nudez, pois a corrupção e a negligência trouxeram trágicas conseqüências. Pagãos a despojaram dos utensílios do templo e pessoas moral e cerimonialmente impuras invadiram seu santuário em desafio às ordens de Jeová. Gemendo com fome, o povo vendeu coisas valiosas em troca de simples comida. (Observe as duas apóstrofes a Jeová nos vs. 9,11).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de abril Dia 97  

Leituras: Mateus 26:69-75; Romanos 8:18-30; Salmo 86; Provérbios 21:1-6; Deuteronômio 26-27.  

Versículo Especial: “Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício” (Provérbios 21:3).  

Pensamento Bíblico: O Retorno de Pedro (Mateus 26:69-75). Na noite anterior à morte de Jesus, Pedro pecou gravemente. Quando ele deveria ter permanecido com Jesus, ele o negou. Então, ele meditou sobre seu pecado, arrependeu-se e retornou. Sua vida de serviço depois mostrou a profundidade de seu amor. Ele deu ao Senhor sua vida.  

Ação: Jesus deu sua vida por você. Dê sua vida a ele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

6 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

(Comentário Bíblico Moody) 5  Entre os católicos romanos o tempo estabelecido para a leitura das Lamentações é o dos três últimos dias da Semana Santa. Os cristãos protestantes, lamentamos dizer, têm negligenciado muito a leitura destes poemas solenes. Mas, nestes dias de crises (e desastres) pessoais, nacionais e internacionais, a mensagem deste livro é um desafio ao arrependimento dos pecados pessoais, nacionais e internacionais e à entrega renovada de nossas vidas ao amor imutável de Deus. Embora Lamentações  este amor esteja sempre presente e seja expansivo, o Deus justo e santo deve certamente julgar os pecadores não arrependidos. ESBOÇO "Os Infortúnios de Sião Prisioneira" I. A sofredora e arruinada cidade de Sião. 1:1-22. A. A condição miserável de Jerusalém devastada. 1:1-11. B. O lamento da "filha de Jerusalém". 1:12-22. II. O sofredor e arruinado lugar santo de Sião. 2:1-22. A. Os juízos de Jeová sobre os baluartes e o seu santuário. 2:1-10. B. A lamentação das testemunhas oculares deste juízo. 2:11-19. C. Os terrores deste dia da ira de Jeová. 2:20-22. III. O sofredor representante da Sião ferida. 3:1-66. A. As tristezas que proporcionou ao seu servo. 3:1-18. B. A oração tranqüilizante do servo. 3:19-42. C. A oração de vindicação do servo. 3:43-66. IV. O povo sofredor de Sião. 4:1-22. A. Horrores do cerco e o destino da nobreza de Sião. 4:1-11. B. As causas e o clímax da catástrofe de Sião. 4:12-20. C. Uma apóstrofe à insolente e satisfeita Edom. 4:21, 22. V. Súplicas da Sião penitente. 5:1-22. A. Sião roga a Jeová que considere sua aflição e desgraça. 5:1-18. B. Uma apóstrofe final ao Soberano eterno. 5:19-22.( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de abril Dia 96  

Leituras: Mateus 26:57-68; Romanos 8:12-17; Salmo 85; Provérbios 20:25-30; Deuteronômio 24-25.  

Versículo Especial: O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs” (Provérbios 20:29).  

Pensamento Bíblico: “Co-herdeiros com Cristo”  (Romanos 8:17). Que privilégio! Podemos ser filhos de Deus e herdeiros junto com Cristo! Tudo isto é possível porque ele sofreu por nós. Mas a herança da glória eterna está dependendo de uma condição: temos que participar de sua morte, sepultamento e ressurreição. Temos que crucificar nosso velho homem do pecado (veja Romanos 6:3-7).  

Ação: Resolva participar da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Viva uma vida nova na terra e espere uma vida eterna no céu!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

5 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 4  Deve-se notar que a mesma sensibilidade para com a tristeza nacional encontra-se tanto nas Lamentações como na profecia de Jeremias. Ambas as obras atribuem as calamidades nacionais às mesmas causas - pecado nacional e falsa confiança do povo em aliados fracos e traiçoeiros, além da culpa dos seus falsos profetas e sacerdotes relaxados. Imagens semelhantes se encontram em ambas as obras. A frase característica, "filha de", aparece cerca de vinte vezes em cada livro. A lamentação do profeta, seus temores que o levam a pedir a ajuda de Deus, o Justo Juiz e a sua expectativa de que finalmente os inimigos de Jerusalém serão castigados – tudo se evidencia de maneira destacadamente manifesta em ambos os livros. Essas similaridades de expressão defendem a identidade do autor. Embora um grupo de destacados mestres rejeitem a ideia de que Jeremias seja o autor destes poemas, muitos outros igualmente importantes estão fortemente a favor de Jeremias como autor. A vivacidade da descrição argumenta a favor de uma autoria muito perto da queda de Jerusalém por alguém que viveu a terrível catástrofe e que escreveu enquanto o seu coração ainda estava dolorido e em cuja mente cada detalhe horripilante ainda se encontrava fresco. Este fato também aponta para Jeremias como o mais provável autor. A ocasião em que tal livro foi escrito é com toda a certeza a destruição da cidade de Jerusalém em 586 A.C., e por isso a data da obra não poderia ter sido muitos meses depois. Importância e Uso Religioso. O Livro das Lamentações representam o grito de morte de Jerusalém, apresentada como uma princesa viúva e desonrada. É interessante lembrar que em seguida à destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 d. C. , no arco do triunfo construído em memória da conquista dos romanos, o general Tito representou Judá como uma mulher desgrenhada e chorando, assentada no chão, de luto. Lembramo-nos também que as filhas de Jerusalém quiseram cantar uma lamentação semelhante para Jesus quando de sua morte (Lucas. 23:27-31). Certas porções das Lamentações têm sido interpretadas aplicando-se à paixão de Cristo. Na verdade, o uso destes cânticos nacionais indica que o povo judeu aceitava uma interpretação religiosa da destruição de sua cidade. Os judeus incluíram esta obra entre os Cinco Rolos a serem lidos em importantes dias comemorativos. O dia estabelecido para a leitura das Lamentações é o nono dia de Ab, que comemora a queima do Templo. Mas sempre o versículo 21 do capítulo 5 é repetido depois do versículo 22, de modo que a leitura possa terminar com uma nota mais positiva.( Que a paz do Mestre jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de abril Dia 95  

Leituras: Mateus 26:47-56; Romanos 8:1-11; Salmo 84; Provérbios 20:19-24; Deuteronômio 22-23.  

Versículo Especial: “A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á lâmpada nas mais densas trevas” (Provérbios 20:20).  

Pensamento Bíblico: 72.000 Anjos (Mateus 26:53). Jesus saiu do jardim de Getsêmani e, voluntariamente, permitiu que um bando de soldados o prendesse. Ele poderia ter chamado mais de 12 legiões (isto é: mais de 72.000) de anjos para livrá-lo de poucas centenas de soldados romanos. O caso é simples: Jesus deu sua vida voluntariamente (veja João 10:17-18). Em vez de derrotarem um homem indefeso, os crucificadores estavam testemunhando a vitória  do poderoso Rei dos reis!  

Ação: Jesus voluntariamente morreu por você. Voluntariamente, viva para ele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

4 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 3   Nos capítulos 1 e 2 cada estrofe tem três partes, mas só a primeira começa com a letra apropriada do alfabeto. No capítulo 3 cada estrofe tem três membros, cada qual começando com a mesma letra do alfabeto. Uma vez que cada parte é numerada separadamente na Bíblia Portuguesa, temos sessenta e seis versículos para o terceiro capítulo. O capítulo 4 tem estrofes de duas partes cada, mas aqui novamente só a primeira parte começa com a devida letra hebraica. Nos quatro primeiros capítulos usou-se a métrica elegíaca, na qual o segundo dos dois elementos paralelos (versos na poesia portuguesa) é um pouquinho mais curto que o primeiro. Isto dá, geralmente, uma linha de quatro tônicas equilibrada com outra de três. No capítulo 5 foi usada a métrica hebraica norma, com quatro tônicas em cada linha, ou a metade do paralelismo. Trenódias nessa "métrica claudicante" eram usadas, nos tempos bíblicos, pelas carpideiras nas lamentações fúnebres dos velórios. E por isso os hinos com essa cadência plangente e melancólica parecia ser o modo apropriado de chorar a destruição da amada Jerusalém, agora em um montão de ruínas. Talvez isto ajudasse a explicar por que esses hinos nacionais emanavam um patos tão requintado e foram construídos com arte tão intencional. A forma poética elegíaca hebréia adapta-se admiravelmente à expressão do infortúnio nacional. Nesses hinos patrióticos ouvimos os gemidos mortais da Sião abatida. Quanto ao estilo, existe muito paralelismo nesses poemas, muita repetição, antíteses e apóstrofes e trocadilhos com palavras e frases. Imagens mentais vivas palpitam através de toda a obra. O leitor, assim, é levado a ver o sofrimento e a sentir a dor da Sião despojada e chorosa. Autoria. Embora o livro não mencione O nome do autor, II Crônicas 35:25 liga definidamente Jeremias com a literatura das 1anlentações. Nosso Livro de Lamentações não compreende as lamentações de Jeremias sobre a morte do bom rei Josias, como alguns têm sugerido. Mas há pontos definidos de semelhança entre as Lamentações e as seções poéticas da profecia de Jeremias. E desde a antiguidade o livro tem sido atribuído a Jeremias. A LXX contém a seguinte observação como título do primeiro versículo do primeiro capítulo de Lamentações: "E aconteceu que, depois que Israel foi levada para o cativeiro e Jerusalém se encontrava devastada, Jeremias assentou[1]se chorando e lamentando esta lamentação por causa de Jerusalém, e disse . . . " Então segue-se o primeiro versículo do primeiro capítulo. Alguns mestres acham que o caráter hebraico desta sentença indica que estas palavras vêm de um original hebraico que se perdeu. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de abril Dia 94  

Leituras: Mateus 26:36-46; Romanos 7:13-25; Salmo 83; Provérbios 20:13-18; Deuteronômio 19-21.  

Versículo Especial“Há ouro e abundância de pérolas, mas os lábios instruídos são joia preciosa” (Provérbios 20:15).  

Pensamento BíblicoDesobedecendo aos Pais: Um Crime Sério (Deuteronômio 21:18-21). Sob a lei de Moisés, a pena para os filhos teimosos, rebeldes e desobedientes era a morte! Embora a nova lei de Deus não nos mande executar os filhos desobedientes, esta passagem mostra que Deus considera tal rebelião como uma ofensa séria. O Novo Testamento, de fato, ordena aos filhos que obedeçam a seus pais (Efésios 6:1). Ele também diz que o rebelde sofrerá a morte eternamente (Romanos 1:30-32).  

Ação: Filhos, respeitem a autoridade dada por Deus aos seus pais. Obedeçam a eles respeitosamente. ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

3 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Os cinco capítulos de Lamentações são cinco lindas e solenes elegias, ou lamentações, expressando a angústia do povo judeu à vista da total ruína de sua cidade, seu Templo e sua população, quando da conquista da Babilônia em 586 A. C. Título. O título deste livro no hebraico é a primeira palavra dos capítulos 1, 2 e 4 – 'êkâ, literalmente, Oh, como! ou Ai de mim! Na versão grega do Velho Testamento, a Septuaginta (LXX), o Livro das Lamentações está associado com a profecia de Jeremias, como em nossa Bíblia Portuguesa. Na Bíblia Hebraica foi colocado entre os livros que forma a terceira divisão das obras sagradas. Nosso Senhor falou deste arranjo triplo, chamando-o de "a lei, os profetas e os salmos" (Lucas. 24:44). O título grego para estes poemas na LXX é threnoi, o plural de threnos, "uma lamentação". Este título vem do verbo grego threomai, "chorar em voz alta, ou lamentar". O termo hebraico para lamentação é qinâ, e a métrica peculiar dos poemas deste livro chamava-se métrica qinôt. É o equivalente hebraico do termo "métrica elegíaca". Assim, no Talmude Babilônico o livro aparece com o título de Qinôt – "Lamentações". O título deste livro na Bíblia Latina é Liber Threnorum, "O Livro das Lamentações". Em português "trenódia" significa "canto plangente" ou "Lamentação". Forma e Estilo Literários. O livro consiste de cinco lindos poemas, um em cada capítulo. Os quatro primeiros são lamentações, mas o quinto é mais uma oração. Os quatro primeiros são alfabéticos (acrósticos) no arranjo, cada um contendo vinte e duas estrofes (exceto o capitulo 3, onde cada estrofe está dividida em três versículos), e cada estrofe começa com uma letra do alfabeto hebraico. O quinto capítulo também tem vinte e duas estrofes, mas falta-lhe o arranjo alfabético. (Compare Com o arranjo alfabético das seções do Salmos. 119.) No capítulo primeiro de Lamentações os versículos seguem uma ordem estabelecida do alfabeto hebraico, mas nos capítulos 2 e 4 as posições das letras ayin e pe estão trocadas. Não encontramos nenhuma explicação satisfatória para esta transposição.( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de abril Dia 93  

Leituras: Mateus 26:26-35; Romanos 7:1-12; Salmo 82; Provérbios 20:7-12; Deuteronômio 16-18.  

Versículo Especial“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto” (Provérbios 20:11).  

Pensamento Bíblico: Testando os Profetas (Deuteronômio 18:20-22). A história tem-se enchido de pessoas que alegam serem portadoras de novas mensagens de Deus. Para proteger seu povo contra fraudes, Deus deu um teste simples: se a predição não é cumprida, o falador não vem de Deus. Profecias verdadeiras nunca falham! Falsos profetas podem acertar por acaso, mas não têm poder real para revelar uma nova informação. Eles apenas enganam com seus falsos ensinamentos.  

Ação: Analise cuidadosamente as alegações e ensinamentos que você ouvir. Certifique-se de distinguir entre a verdade e a mentira. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

2 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 101 30. A Terceira Deportação. Não foi mencionada em nenhuma outra passagem. Talvez fosse causada por alguma expedição babilônica para punir os judeus devido a distúrbios por ocasião do assassinato de Gedalias (cons. 40; 41; 40:7, observação). Nebuzaradã. Veja observação referente a 39:9. 4) Joaquim é Solto da Prisão. 52:31-34. Esta seção repete-se em II Reis 25:27-30. (Cons. Jeremias. 22:24-30). Depois de um reinado de três meses, Joaquim foi levado prisioneiro para a Babilônia (II Reis 24:8-17). Jamais retornou. Selos encontrados na Palestina levam-nos a deduzir que os judeus continuaram a considerá-lo o rei reinante, e Zedequias (seu tio) apenas um regente. Tabuinhas de escrita cuneiforme encontradas na Babilônia confirmam esta história da pensão de Joaquim (cons. 22:30, observação). 31. Evil-Merodaque. O filho e sucessor de Nabucodonosor. Libertou a Joaquim. Literalmente, levantou a sua cabeça, que significa que Joaquim foi tratado benignamente por Evil-Merodaque e teve permissão de ver a face do rei – significado literal da frase traduzida para conselheiros pessoais do rei (v. 25). Ver a face do rei (na corte) era o maior privilégio político que alguém podia obter (cons. Gênesis. 40:13, 20; contraste com Ester. 7:8). 34. Subsistência vitalícia. Joaquim viveu às expensas do governo; recebia uma pensão. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de abril Dia 92  

Leituras: Mateus 26:17-25; Romanos 6:15-23; Salmo 81; Provérbios 20:1-6; Deuteronômio 14-15.  

Versículo Especial: “Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas” (Provérbios 20:3).  

Pensamento Bíblico: Conselho Prático para Viver Bem (Provérbios 20:1-6). Considere algumas paráfrases dos conselhos práticos oferecidos nestes versículos de Provérbios:  

    O álcool é uma droga perigosa, que arruina vidas (v. 1).

    É mais difícil para um homem sair de uma briga do que começar uma (v. 3).

    A preguiça é má; as pessoas preguiçosas merecem passar fome (v. 4).

    Você pode aprender muito de outras pessoas, se for paciente e bom ouvinte (v. 5).

    As pessoas que se glorificam são desprezíveis e insignificantes; os verdadeiros homens bons são muito mais difíceis de se encontrar (v. 6).  

Ação: Aceite o conselho de Deus. Viva como um verdadeiro e fiel filho de Deus.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

1 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 100  9. Ribla, na terra de Hamate. Uma cidade (provavelmente Riblé sobre o Rio Orontes, 57,6 quilômetros a nordeste de Ba'al-bek) onde os babilônios mantinham o seu quartel-general (lI Reis 25:6, 7, 21). 12. Décimo dia do quinto mês. De acordo com II Reis 25:8, esses acontecimentos se sucederam no sétimo dia do quinto mês, O jejum dos judeus no nono dia de Ab (agosto) comemora esta destruição de Jerusalém e a de Tito em 70 d.C. Ano décimo nono. 587 A.C. Nebuzaradã. Veja observação referente a 39:9. 16. Pobres da terra. Com referência ao que aconteceu a essas pessoas depois, veja Jr. 40-45. 17-23. Os vasos sagrados foram levados para a Babilônia (cons. I Reis 6-8). 24. Seraías. Veja comentários referente a 51:59. Sofonias. Veja comentários referentes a 29:25. 25. Um oficial. Veja comentários referentes a 38:7. O escrivão[1]mor do exército. O secretário do comandante do exército. 27. Esses homens foram executados por se rebelarem contra o império, pois os babilônios consideravam Judá como um estado súdito há alguns anos, pelo menos desde 605 A. C. 3) As Três Deportações. 52:28-30. Grande parte desta informação é peculiaridade desta passagem. 28. A Primeira Deportação. Esta deportação está descrita em II Reis 24:12-16. Ali o número dos deportados foi dado como "dez mil". Esta discrepância foi explicada por alguns supondo-se que o número de II Reis é dos que foram levados de Jerusalém; o número de Jeremias conta quantos chegaram à Babilônia, tendo o resto morrido na viagem. II Reis indica o oitavo ano de Nabucodonosor como sendo a data; Jeremias, o sétimo. Com referência a isto, compare com a observação feita ao versículo 29. 29. A Segunda Deportação. Esta aconteceu no ano décimo oitavo de Nabucodonosor; isto é, a ocasião da destruição da cidade (587 A. C.), chamada de ano décimo nono no versículo 12. O sistema de datar com base no ano do reinado de certo rei é muito confuso. Às vezes o ano no qual o rei começava a reinar era considerado o primeiro; em outras ocasiões (e lugares), o primeiro ano completo (isto é, o ano que começava coma primeira celebração do Ano Novo depois da ascensão do rei) era considerado o seu primeiro ano. Este fato explica algumas das discrepâncias de um ano na cronologia do período babilônico (cons. v. 28, observação). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de abril Dia 91  

Leituras: Mateus 26:1-16; Romanos 6:1-14; Salmo 80; Provérbios 19:24-29; Deuteronômio 12-13.  

Versículo Especial: O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe filho é que envergonha e desonra” (Provérbios 19:26).  

Pensamento Bíblico: Atitudes Corretas com os Pais (Provérbios 19:26-27). Alguns filhos resolvem desobedecer aos seus pais. Alguns ignoram suas ordens. Alguns os tratam grosseira e asperamente. Mas os filhos que amam a Deus também amam seus pais. Eles os obedecem sempre (a menos que suas determinações contradigam a Deus--veja Efésios 6:1; Atos 5:29). Eles sempre os tratam com bondade e respeito. Estes filhos são abençoados por Deus.  

Ação: Filhos, tratem seus pais com obediência e respeito. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

31 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 99  41. Babilônia. Veja observação referente a 25:26. 42. Mar . . . ondas. Linguagem figurada para descrever os exércitos inimigos superabundantes (cons. v. 25, observação). 44. Bel. Veja observação referente a 50:2. O que havia tragado; isto é, as pessoas deportadas que foram levadas de suas pátrias para a Babilônia retornariam aos seus lares novamente. 45. Salve cada um a sua vida. Veja observação referente a 51:6. 46. Não desfaleça o vosso coração. Um tempo de ansiedade precederia a queda da Babilônia. O povo de Deus deveria aguardar pacientemente o resultado. 48. Do norte. Veja observação referente a 50:3. 55. As ondas. Veja observação referente a 51:42. 59-64. Um apêndice ao oráculo contra a Babilônia. Seraías devia tomar uma atitude simbólica em lugar do profeta (cons. 13:1-11). Seraías filho de Nerias (v. 59). Este Seraías é outro, e não aquele que ajudou a prender Jeremias (36:26), nem o sumo-sacerdote do mesmo nome (52:24- 27), e nem o Seraías de 40:8. O Seraías deste versículo era irmão de Baruque, secretário de Jeremias (32:12). No ano quarto. Esta viagem à Babilônia não ficou registrada em nenhuma outra passagem. Supõe-se que Zedequias a fizesse para limpar o seu nome de suspeitas de cumplicidade em uma revolta. Não era fora de comum que governantes fantoches de países satélites visitassem a capital do império ocasionalmente. Jeremias 52 IV. Apêndice: A Queda de Jerusalém e Acontecimentos Relacionados. 52:1-34. Este capítulo é quase idêntico a II Reis 24:18 – 25:30. O material de II Reis que foi omitido aqui está em Jr. 40:7 – 43:7 (cons. 39:1, observação). Provavelmente este apêndice foi acrescentado ao livro de Jeremias para mostrar como a mensagem do profeta foi cumprida. 1) O Reinado de Zedequias. 52:1-3. 1. Zedequias. Cons. Introdução. Antecedentes Históricos do Profeta; e veja comentário referente a 1:3. Sua mãe se chamava. Veja observação referente a 13:18. Jeremias. Obviamente não o profeta. 2. Jeoaquim. Cons. Introdução, Antecedentes Históricos do Profeta; e veja comentários referentes a 1:3. 2) O Cerco e a Queda de Jerusalém. 52:4-7. 7. Desesperados, Zedequias e sua guarda, procuraram fugir através dos desolados vales a caminho do Arabá (campina) – essa falha geológica na qual o Jordão e o Mar Morto se localizam. Atravessando o Jordão, queriam se esconder nas extensões da Transjordânia. Jardim do rei. Localizado ao sul da cidade, perto do Vale do Cedrom, que desce para o Mar Morto. 8. Campinas de Jericó. É espantoso que o rei e seu séquito conseguisse evadir-se ao cerco e fugir até aí.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de março Dia 90  

Leituras: Mateus 25:31-46; Romanos 5:12-21; Salmo 79; Provérbios 19:18-23; Deuteronômio 10-11.  

Versículo Especial: Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19:20).  

Pensamento Bíblico“Ponde pois Estas Minhas Palavras no Vosso Coração” (Deuteronômio 11:18-21). Um dos benefícios do estudo habitual da Bíblia  é que nossas mentes ficam repletas de bons pensamentos. Se dedicarmos algum tempo, de manhã cedo, ao nosso estudo, teremos então um assunto especial para a nossa meditação durante o dia todo. As coisas que examinarmos de manhã nos ajudarão na prática do domínio de nós mesmos durante todo o dia, enquanto nos aplicamos em glorificar a Deus. O costume habitual de ouvir a palavra de Deus nos ajudará a edificar uma relação mais íntima com ele. Além disso, chegamos a apreciar o amor que Deus tem mostrado para conosco.

Ação: Estude e medite hoje sobre a palavra de Deus.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

30 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 98 Jeremias 51 51:1, 2. O juízo divino sobre a Babilônia comparado aos padejadores e ao vento que joeiram o cereal em uma eira oriental (cons. 51:33; Salmos. 1:4). E contra os que habitam em Lebe-Camai (v. 1). O hebraico é leb qamay, código para "Caldéia", usado de maneira idêntica ao código de 25:26. Traduza-se: "contra os habitantes da Caldéia". Um vento destruidor. Uma figura exata de Ciro. 3. Couraça. Veja observação referente a 46:4. 6. Cada um salve a sua vida, e não alma. Maldade, castigo. 7. A videira da ira do Senhor (cons. 25:15-17, observação). 10. A nossa justiça; isto é, nossa vindicação de vitória (cons. 23: 6, observação). 11. Medos. Um povo antigo que vivia ao sul do Mar Cáspio e a leste da região norte da Mesopotâmia. Juntaram-se aos babilônios para destruir Nínive. Junto com os persas, os medos (ambas são nações arianas) venceram a Babilônia em 539 A.C. E o império medo-persa substituiu o da Babilônia (cons. Isaias. 13:17-19; 21:2, 9; Daniel. 5:28, 31; 8:20). 13. Muitas águas. Uma referência ao Eufrates e seus muitos canais (cons. 50:16, observação). 14. Gafanhotos (cons. Joel 1:1-2: 27). 15-19. Estes versículos são repetições de 10:12-16. Veja observações. 20-23. Estes versículos devem-se dirigir a Ciro (cons. Isaias. 41:24). 25. O monte que destróis. A Babilônia estava situada em uma planície. Monte aqui é símbolo de reino poderoso (cons. Daniel. 2:35, 44). 27. Ararate, Mini e Asquenaz eram povos ao norte da BabilÔnia que foram conquistados pelos medos no século sexto. Aqui são convocados a que se juntem aos medos (v. 28) na batalha contra a Babilônia. Ararate, A terra aproximadamente equivalente à Armênia, ao norte do Lago Vã. Mini. Um povo perto do reino de Ararate, a leste do Lago Vã. Asquenaz. Diz-se que descendem de Gômer (Gn. 10:3). Asquenaz identifica-se, segundo alguns, com os ferozes citas. Gafanhotos. Veja observação referente ao versículo 14. 28. Medos. Veja observação referente ao versículo 11. 34. Monstro marinho, e não dragão. 36. Secarei. Cons, observação referente a 50:16. 37. Chacais, e não dragões. 39. Estando eles esganados. Antes, estando eles inflamados. Este versículo descreve sucintamente a queda da Babilônia conforme registrada em Daniel 5. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de março Dia 89  

Leituras: Mateus 25:14-30; Romanos 5:1-11; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:12-17; Deuteronômio 7-9.  

Versículo Especial: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).  

Pensamento Bíblico: O Amor de Deus Mostrado (Romanos 5:1-11). Jesus morreu por nós “sendo nós ainda pecadores.”  Ainda que o tivéssemos desprezado, pelo nosso pecado, Jesus, de boa vontade, suportou a pena da nossa perversidade. Quando examinamos a profundidade desse amor, podemos perceber melhor que ele continua a nos oferecer força para triunfar sobre o pecado. Deus quer que vamos para o céu, e ele tem feito tudo para nos ajudar a conseguir isso. Não há razão para fracassarmos!  

Ação: Agradeça a Deus pelo seu amor e perdão. Viva hoje de um modo que o glorificará. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...