Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 100 9. Ribla, na terra de Hamate. Uma cidade
(provavelmente Riblé sobre o Rio Orontes, 57,6 quilômetros a nordeste de
Ba'al-bek) onde os babilônios mantinham o seu quartel-general (lI Reis 25:6, 7,
21). 12. Décimo dia do quinto mês. De acordo com II Reis 25:8, esses
acontecimentos se sucederam no sétimo dia do quinto mês, O jejum dos judeus no
nono dia de Ab (agosto) comemora esta destruição de Jerusalém e a de Tito em 70
d.C. Ano décimo nono. 587 A.C. Nebuzaradã. Veja observação referente a 39:9. 16.
Pobres da terra. Com referência ao que aconteceu a essas pessoas depois, veja
Jr. 40-45. 17-23. Os vasos sagrados foram levados para a Babilônia (cons. I
Reis 6-8). 24. Seraías. Veja comentários referente a 51:59. Sofonias. Veja
comentários referentes a 29:25. 25. Um oficial. Veja comentários referentes a
38:7. O escrivão[1]mor do exército. O
secretário do comandante do exército. 27. Esses homens foram executados por se
rebelarem contra o império, pois os babilônios consideravam Judá como um estado
súdito há alguns anos, pelo menos desde 605 A. C. 3) As Três Deportações.
52:28-30. Grande parte desta informação é peculiaridade desta passagem. 28. A
Primeira Deportação. Esta deportação está descrita em II Reis 24:12-16. Ali o
número dos deportados foi dado como "dez mil". Esta discrepância foi
explicada por alguns supondo-se que o número de II Reis é dos que foram levados
de Jerusalém; o número de Jeremias conta quantos chegaram à Babilônia, tendo o
resto morrido na viagem. II Reis indica o oitavo ano de Nabucodonosor como
sendo a data; Jeremias, o sétimo. Com referência a isto, compare com a
observação feita ao versículo 29. 29. A Segunda Deportação. Esta aconteceu no
ano décimo oitavo de Nabucodonosor; isto é, a ocasião da destruição da cidade
(587 A. C.), chamada de ano décimo nono no versículo 12. O sistema de datar com
base no ano do reinado de certo rei é muito confuso. Às vezes o ano no qual o
rei começava a reinar era considerado o primeiro; em outras ocasiões (e
lugares), o primeiro ano completo (isto é, o ano que começava coma primeira
celebração do Ano Novo depois da ascensão do rei) era considerado o seu
primeiro ano. Este fato explica algumas das discrepâncias de um ano na
cronologia do período babilônico (cons. v. 28, observação). ( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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