Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 4 Deve-se notar que a mesma sensibilidade para
com a tristeza nacional encontra-se tanto nas Lamentações como na profecia de Jeremias.
Ambas as obras atribuem as calamidades nacionais às mesmas causas - pecado
nacional e falsa confiança do povo em aliados fracos e traiçoeiros, além da
culpa dos seus falsos profetas e sacerdotes relaxados. Imagens semelhantes se
encontram em ambas as obras. A frase característica, "filha de",
aparece cerca de vinte vezes em cada livro. A lamentação do profeta, seus
temores que o levam a pedir a ajuda de Deus, o Justo Juiz e a sua expectativa
de que finalmente os inimigos de Jerusalém serão castigados – tudo se evidencia
de maneira destacadamente manifesta em ambos os livros. Essas similaridades de
expressão defendem a identidade do autor. Embora um grupo de destacados mestres
rejeitem a ideia de que Jeremias seja o autor destes poemas, muitos outros
igualmente importantes estão fortemente a favor de Jeremias como autor. A
vivacidade da descrição argumenta a favor de uma autoria muito perto da queda
de Jerusalém por alguém que viveu a terrível catástrofe e que escreveu enquanto
o seu coração ainda estava dolorido e em cuja mente cada detalhe horripilante
ainda se encontrava fresco. Este fato também aponta para Jeremias como o mais
provável autor. A ocasião em que tal livro foi escrito é com toda a certeza a destruição
da cidade de Jerusalém em 586 A.C., e por isso a data da obra não poderia ter
sido muitos meses depois. Importância e Uso Religioso. O Livro das Lamentações
representam o grito de morte de Jerusalém, apresentada como uma princesa viúva
e desonrada. É interessante lembrar que em seguida à destruição de Jerusalém
pelos romanos em 70 d. C. , no arco do triunfo construído em memória da
conquista dos romanos, o general Tito representou Judá como uma mulher
desgrenhada e chorando, assentada no chão, de luto. Lembramo-nos também que as
filhas de Jerusalém quiseram cantar uma lamentação semelhante para Jesus quando
de sua morte (Lucas. 23:27-31). Certas porções das Lamentações têm sido
interpretadas aplicando-se à paixão de Cristo. Na verdade, o uso destes cânticos
nacionais indica que o povo judeu aceitava uma interpretação religiosa da
destruição de sua cidade. Os judeus incluíram esta obra entre os Cinco Rolos a
serem lidos em importantes dias comemorativos. O dia estabelecido para a
leitura das Lamentações é o nono dia de Ab, que comemora a queima do Templo.
Mas sempre o versículo 21 do capítulo 5 é repetido depois do versículo 22, de
modo que a leitura possa terminar com uma nota mais positiva.( Que a paz do
Mestre jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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