28 de maio de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

28 de Maio  Dia 148  

Leituras: Marcos 11:27-33; 1 Coríntios 14:10-19; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:1-8; 2 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmo 119:160).  

Pensamento Bíblico: A Vida Segue (Eclesiastes 1:1-8). Um dos mais desconcertantes livros da Bíblia começa falando dos períodos que observamos na vida na terra. As gerações vêm e vão. O sol se levanta e se põe diariamente. As correntes do vento e do mar correm em seus circuitos. A vida segue.  

Se nossa sabedoria for limitada à observação de fenômenos da natureza, nossa existência se torna uma vida sem graça. É interessante que as filosofias pagãs são freqüentemente descritas como rodas, girando em repetidas voltas sem fim. Alguns até “reciclam” a alma, através da reencarnação. A mensagem de Eclesiastes se desdobra mais além, mas nós finalmente vemos que há um outro aspecto de nossa existência, que altera esta ciranda. “O espírito voltará a Deus” (Eclesiastes 12:7). Não somos recicláveis: nossas almas são eternas!  

Ação: Ande hoje com sua vida vista na perspectiva da eternidade.( Estra Ido dos  estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


27 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 48  Ezequiel 11 4. Visão da Condição Interna da Cidade e o Afastamento do Senhor Dela. 11:1-25. Nos capítulos 8-10, o profeta denuncia o sincretismo religioso. Neste capítulo ele denuncia a falsa confiança dos líderes de Jerusalém que achavam que a cidade estava em segurança e que os habitantes eram moralmente superiores do que os exilados que tinham sido deportados para a Babilônia em 597 A.C. (vs. 1-13). Então ele faz soar uma mensagem de esperança para os exilados, declarando que Deus substituirá seu coração de pedra com um coração de carne (vs. 14-21). A glória divina levanta-se da cidade e se transfere para o Monte das Oliveiras; o profeta é "levado de volta" para a Babilônia; e logo após transmite sua visão aos exilados (vs. 22-25 ). A narrativa parece seguir o capítulo 8, e parece fora de lugar depois dos acontecimentos descritos no capítulo 10; mas em uma visão não se deve esperar ordem cronológica. a) A Carne e a Panela. 11:1-13. 1. Ezequiel foi transportado ao portão oriental externo, onde viu vinte e cinco homens (não os mesmos de 8:16), entre os quais se encontrava Jazanias (não o mesmo personagem de 8:11) e Pelatias, príncipes do povo. Eles representam o governo civil de Judá. 2. Esses homens deram conselhos perversos em detrimento da cidade. O partido antibabilônico aconselhava que a nação devia rebelar[1]se contra Nabucodonosor e fazer uma aliança com o Egito (cap. 17), contrariando as ordens de Deus (Jeremias. 28:16), e que violasse o juramento que seu governador fizera para com o monarca caldeu (II Crônicas. 36:13). Era o partido da violência (7:23; 9:9; 11:6; cap. 22). 3. Não está próximo; o tempo de construir casas. Se traduzido como pergunta: "Não está próximo o tempo de construir casas? " (lit. não está próxima a construção de casas?), temos uma indicação do conselho que contrariava o dos profetas. Então segue-se o dito popular: Esta cidade é a panela, que nos protege do fogo e nós a carne, coisa valiosa em contraste com o caldo inútil que foi lançado fora, como os exilados para a Babilônia. Mas em Jeremias 24, dá-se exatamente a avaliação oposta quanto aos remanescentes em Jerusalém e os exilados na Caldéia. 5 Caiu . . . sobre mim o Espírito do SENHOR. Só aqui foi usada esta expressão em Ezequiel. O Profeta foi capacitado a profetizar enquanto ainda se encontrava em transe.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua  vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇAÕ DO DIA

 ). 

27 de Maio  Dia 147  

Leituras: Marcos 11:15-26; 1 Coríntios 14:1-9; Salmo 119:129-144; Provérbios 31:24-31; 2 Samuel 11-12.  

Versículo Especial“Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima” (Salmo 119:140).  

Pensamento BíblicoJesus Limpa o Templo (Marcos 11:15-19). Temos tantas vezes visto um retrato deformado de Jesus, como um fraco, de fala mansa. O retrato verdadeiro da Bíblia é muito diferente. Jesus expulsou do templo, violentamente, os negociantes (realmente, em duas ocasiões diferentes). O mesmo Jesus, agora, possui todo o poder, e levará os ímpios  a um julgamento de ira.  

Ação: Certifique-se de que o templo de sua vida está limpo, de modo que Jesus não tenha que limpá-lo em ira!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

26 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 47  13. Este versículo está definidamente fora de lugar e ficaria melhor após o versículo 6. 14. Cada um . . . tinha quatro rostos. Cons. 1:10, onde cada querubim tem quatro rostos. Neste versículo, o que se tem em mente é que o profeta, que estava ao norte do carro e olhando para ele, viu um dos rostos de cada querubim que estava voltado para ele, e não todos os quatro rostos dos quatro querubins. Assim, à frente do carro, diretamente em frente dele, estava o boi (em lugar do querubim), ao norte ficava o homem, por trás do carro ficava o leão, e ao sul, a face interna, a águia. 15. Cons. os versículos 19, 20, 22. Seres viventes é um nome singular usado coletivamente aqui e nos versículos 17, 20. 16. Cons. 1:19. As rodas não se separavam deles dá a ideia de que as rodas não saíam de perto dos querubins. A preposição min, "de", geralmente perde o seu significado em outra língua, e fica melhor não traduzida, colocando assim a frase de acordo com 10:11; 1:9, 12, 17 (cons. BDB, pág. 581, com referência a min, 4c). 17. Parando eles, paravam elas. Cons. 1:21. 18. A glória do SENHOR (afastou-se) da entrada da casa (cons. 9:3), e parou sobre os querubins, preparando-se para partir. 19. O carro-trono dirigiu-se para a porta oriental, ao que parece do pátio externo, parou rapidamente sobre o das Oliveiras "ao oriente da (11:23), e foi-se de todo. Mais tarde visão profética, Ezequiel viu a retornar pelo mesmo portão (43:1-4). 20. Os seres . . . eram querubins, já identificados no versículo 15. 21, 22. Quatro rostos. Cons. 1:6, 8, 9, 12a. A etimologia de querubim, querubins, ainda é duvidosa, embora o acadiano karâbu, "ser misericordioso, abençoar" e karubu, "intercessor", podem ser consideradas formas cognatas. São figuras compostas e simbólicas representando a natureza humana espiritualizada, santificada e exaltada para ser o lugar da habitação de Deus. Funcionam de diversos modos: a) eles guardam a árvore da vida (Gn. 3:24), e a arca no Templo de Salomão (I Reis 6:23-28; 8:7); b) ocupam-se da adoração a Deus em relação com o propiciatório no Tabernáculo (Êxodo. 25:18, 20; 37:7-9); c) sustentam o trono do Senhor (I Samuel. 4:2; II Samuel. 6:2; lI Reis 19:15; Salmos. 80:1; 99:1); e d) personificados no vento e na nuvem, formam o carro da Divindade (II Samuel. 22:11; Samuel. 104:3; 1 Crônicas. 28:18). Esses diversos conceitos estão presentes em Ezequiel, especialmente na lua função de sustentadores do trono de Jeová. No livro do Apocalipse eles estão ocupados em adoração perpétua (4:6 e segs.; 5:6 e segs.; 6:1 e segs.; 7:11). Quando a humanidade redimida entrou no céu, essas figuras representando a humanidade, tendo servido ao seu propósito, desaparecem (Veja G. A. Cook, ICC, págs. 113, 114, e uma discussão completa de "querubim" em P. Fairbairn, The Typology of Scripture, I págs. 215-239).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Maio  Dia 146  

Leituras: Marcos 11:1-14; 1 Coríntios 13; Salmo 119:113-128; Provérbios 31:17-23; 2 Samuel 9-10.  

Versículo Especial“Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe” (Salmo 119:116).  

Pensamento Bíblico: O Amor Definido em Ação (1 Coríntios 13:1-8). O amor é mais do que atitude ou atração, ele é ação. Examine a aplicação das palavras de Paulo, em 1 Coríntios 13:4-8. O amor engloba todas as qualidades que deveriam ser aparentes na vida de um filho de Deus. Estes versículos ajudam-nos a apreciar o significado de Mateus 22:36-40, onde Jesus nos diz que nosso serviço pode ser resumido em amor a Deus e amor ao próximo.  

Ação: Mostre amor conforme seu modo de viver. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

25 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 45  2. O Senhor se dirigiu ao homem vestido de linho que, neste capítulo se torna o agente da destruição. Vai por entre as rodas rodopiantes (RSV). O hebraico galgal, "redemoinho" tem sido referindo-se a carros (23:24; 26:10); rodas (Isaias. 5:28; Jeremias. 47:3); e dos redemoinhos (Salmos. 77:18; 83:13 ). Aqui a palavra está no singular e no coletivo, descrevendo todo o conjunto de rodas. Debaixo dos querubins. A LXX, a Siríaca e a Vulgata dão o plural querubins enquanto o T.M. dá o singular querubim, mas o singular pode ser usado no sentido coletivo, como acontece com referência aos "seres viventes" dos versículos 15, 17, 20. Brasas acesas . . . espalhadas sobre a cidade. Deus propôs-se a destruir Jerusalém. Compare o acontecimento com o registro de II Reis 25:9. Sodoma e Gomorra também foram destruídas por Deus (Gênesis. 19:24). 3. Os querubins estavam ao lado direito (literalmente) da casa; isto é, do Templo. E a nuvem encheu o átrio interior, indicando a Presença Divina (cons. v. 4; Êxodo. 33:9, 10; I Reis 8:10, 11; Isaias. 6:1). 4. Então se levantou a glória do SENHOR. A primeira metade do versículo é uma repetição do ato descrito em 9:3. 5. O tatalar das asas dos querubins. Cons. 1: 24. 6. E se pôs junto às rodas. Cons. versículo 2; e 1:13. 7. Um querubim que estava ao lado aproximou-se do escrevedor e lhe entregou o fogo. A narrativa nada diz sobre como foi espalhado sobre a cidade, mas isto se presume. Nos versículos 8-17, há uma nova descrição do carro-trono, muito parecida com a do capítulo 1, mas comum aspecto adicional onde os seres viventes são definitivamente identificados como querubins. 8. Mão de homem. Cons. 1:8. 9,10. Rodas. Cons. 1:16. 11. Não se viravam. Cons. 1:9, 17. Para onde ia a primeira. Literalmente. 12. Estavam cheias de olhos ao redor. O T.M. diz: E seu corpo e costas e mãos e asas e rodas estavam cheios de olhos, o que parece confundir os querubins com as rodas. Costas podem ser traduzidas para cambotas (cons. 1:18) e mãos para raios, limitando a referência às rodas.( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de Maio  Dia 145  

Leituras: Marcos 10:46-52; 1 Coríntios 12:21-31; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:10-16; 2 Samuel 7-8.  

Versículo Especial“Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim” (Salmo 119:112).  

Pensamento Bíblico: Uma Bela Mulher  (Provérbios 31:10-16). A definição de Deus da beleza, frequentemente, difere dos padrões humanos. Uma mulher de valor:

   Apoia seu marido

   Trabalha esforçadamente

   Provê as necessidades de sua família.

Note que qualquer envolvimento que possa tirá-la do lar será em benefício de sua família Snão em negligência à família. Este capítulo dá importante orientação para o desenvolvimento de uma mulher piedosa.  

Ação: A despeito dos esforços, em nossa sociedade, para diminuir o valioso papel das mulheres, mostremos fé para seguir o padrão que Deus revelou. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

24 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 44  6. A matança era para dizimar todas as categorias sociais incluindo crianças (compare com Jonas 4:11), mas não devia tocar a todo homem que tiver o sinal. Ezequiel costuma destacar a doutrina da responsabilidade pessoal pelo pecado (cons. 3:19; 14; 18; 33). Tal como Elias, ele descobriu que não se encontrava sozinho em sua lealdade para com Deus (I Reis 19:18). Começai pelo meu santuário. Onde a mais vulgar idolatria fora levada avante. Nem Ezequiel nem Jeremias se apegaram à inviolabilidade do Templo (Cons. Jeremias. 7:4 e segs.; I Pedro. 4:17). 7. Contaminai a casa. O Templo foi profana o com a matança. Compare com o que realmente aconteceu, II Crônicas. 36:17,18. Veja também Apocalipse. 14:9-11, onde aqueles que receberam o sinal da besta (Apocalipse. 13:16-18) foram sujeitos a tormentos divinos. 8. Dar-se-á . . . que destruas todo o restante de Israel. De tal modo Ezequiel se identificou com a ira do Senhor contra o pecado que raramente encontramos expressões de piedade nele. Veja, contudo, 11:13; 24:15 e segs. Compare com as intercessões de Abraão (Gênesis. 18:23- 32), Amós (Amós 7:1-6), Jeremias (Jeremias. 14; 15). 9. A culpa da terra estava no derramamento de sangue e na perversão da justiça (cap. 22). O povo sentia que podia pecar impunemente, proclamando, O SENHOR abandonou a terra e o SENHOR não nos vê. Todos os profetas faziam Israel se lembrar de que o Deus justo quer um povo justo, e que a calamidade nacional é um castigo para o pecado nacional. 10. Os meus olhos não pouparão. Veja também 5:11; 7: 4, 9; 8:18; 9:5; Isaias. 5:25 e segs.; Amós 1:3, 6 e segs. 11. O homem que estava vestido de linho. O anjo "secretário" declarou que já trilha executado sua tarefa, e o silêncio sinistro com referência aos seis executores implicava na execução de suas tarefas também. Ezequiel 10 3) Visão de Jerusalém Destruída pelo Fogo. 10:1-22. A porção da narrativa do capítulo compreende os versículos 2-4, 6, 7, 18, 19 e fica completada por 11:22-25. O restante do capítulo contém descrições do carro-trono muito parecidas às do capítulo 1. O anjo escrevedor recebe fogo dos querubins para queimar a cidade e a glória do Senhor afasta-se para a porta externa oriental do pátio externo. 1. Olhei. Cons. 1:26. O trono estava vazio (cons. 9:3) e o carro aguardava o retomo do Senhor (10:3, 18). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de maio  Dia 144  

Leituras: Marcos 10:32-45; 1 Coríntios 12:12-20; Salmo 119:81-96; Provérbios 31:1-9; 2 Samuel 5-6.  

Versículo Especial“Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito ja teria eu perecido na minha angústia” (Salmo 119:92).  

Pensamento BíblicoUma Chave para Sobreviver à Aflição (Salmo 119:92). As dificuldades aparecem em  nossas vidas. Elas variam de tipo, de freqüência e de intensidade, mas acontecem com todos nós. Alguns usam suas provações para desculpar-se de sua rebelião contra Deus, apontando um dedo acusador ao Senhor. Outros usam-nas construtivamente, para reforçar a fé e melhorar o seu caráter pessoal. Temos que escolher se usaremos nossas lutas como pedras de tropeço ou degraus de pedra.  

Ação: Decida aprender com suas aflições, usando-as como meio de crescimento espiritual (Salmo 119:71).( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 43  2. Eis que vinham seis homens. Agentes sobrenaturais em forma humana. Porta superior, que olha para o norte. Esta porta foi mencionada em 8:14 e talvez em 8:3, 5, 7. Cons. II Reis 15:35; Jeremias. 20:2, 10; 36:10. Cada um com as suas armas destruidoras na mão. Certo homem vestido de linho. Vestimentas brancas sugerem santidade e eminência divinas (cons. Daniel. 10:5; 12:6, 7; Apocalipse. 15:6). Com um estojo de escrevedor. Expressão que aparece só aqui e nos versículos 3, 5, 11. A palavra parece ser uma palavra emprestada do egípcio. Era um estojo com penas de bambu, um recipiente para tinta que era carregado junto ao cinto ou faixa (cons. J. P. Hyatt, "The Writing of an Old Testament Book", BA, VI (1943), págs. 78, 79). O aparecimento de sete anjos é comum; veja Apocalipse. 8:2, 6; 15:6; Enoque 20:1-8; 81:5; 87:2; 90:21; 22. Não passa de conjectura a explicação de que o seu número é equivalente aos deuses dos sete planetas (incluindo o sol e a lua). E se puseram junto ao altar de bronze. Fora construído por Salomão (I Reis 8: 64; 2 Crônicas. 4:11 e foi mais tarde substituído pelo altar de pedra de Acaz (II Reis 16: 14). 3. A glória do Deus de Israel se levantou do Querubim. Alguns dizem: dos querubins no lugar santíssimo no Templo. O texto implica em que Jeová se aproximou da soleira (9:3), enquanto os querubins e o trono vazio aguardaram (10:3) até que o Senhor voltou a se assentar e partiu (10:18). 4,5. O Senhor ordenou ao homem com o estojo de escrevedor que marcasse com um sinal a testa daqueles que choravam os pecados da cidade, enquanto os demais deviam ser mortos indiscriminadamente pelos seis executores. Aqui a palavra sinal é taw (no inglês, "t"), a última letra do alfabeto grego, escrita na antiga forma de uma cruz. Compare o "sinal" dado para proteger a Caim (Gênesis. 4:15); o sangue na verga e nas ombreiras da porta na noite da primeira Páscoa (Êxodo. 12:23); e o selo dos santos de Deus (Apocalipse. 7:3-8; 9:4; 14:1; 22:4). Orígenes e Jerônimo encontraram significado místico no sinal.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de maio  Dia 143  

Leituras: Marcos 10:23-31; 1 Coríntios 12:1-11; Salmo 119:65-80; Provérbios 30:29-33; 2 Samuel 3-4.  

Versículo Especial:  “As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos” (Salmo 119:73).  

Pensamento BíblicoAs Pessoas Chegam com Manuais de Instrução (Salmo 119:73). Quantas vezes você teve dificuldades em utilizar um produto porque você não se deu ao trabalho de ler as instruções? (Talvez você aprove a velha teoria que diz que “quando nada der certo, é melhor ler as instruções”). Infelizmente, muitas pessoas tentam dirigir suas próprias vidas sem jamais perceberem que seu “Fabricante” forneceu um “manual de instruções”. Deus o fez, e ele escreveu o livro que diz como você deveria funcionar. Leia as instruções, antes que tudo dê errado.  

Ação: Leia e siga as instruções de seu Fabricante. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 42  d) Adoradores do Sol no Pátio Interno. 8:16-18. 16. No átrio de dentro da casa do SENHOR, perto da entrada do templo ... entre o pórtico, no extremo leste do Templo (I Reis 6:3) e o altar dos holocaustos (I Reis 8:64), havia cerca de vinte e cinco homens. Isto dá a ideia de que eram sacerdotes (cons. Joel 2:17), os vinte e quatro líderes dos turnos dos sacerdotes (I Crônicas. 24:5 e segs.) e o sumo sacerdote (Keil). Esses homens são chamados "anciãos" em Ezequiel. 9:6, mas Jeremias também refere aos "anciãos dos sacerdotes" (Jeremias. 19:1) ou "sacerdote superiores" (RSV). Ao adorarem o sol virados para o oriente, naturalmente ficavam de costas para o Templo. Quanto à referências à adoração do Sol, veja Deuteronômio. 4:19; II Crônicas. 14:5; II Reis 23:5; Jeremias. 44:17 (?); Jó 31:26. 17. Encham de violência a terra. A palavra violência pode significar atitudes erradas para com o homem e também para com Jeová (7:23; 12:19; 22:26; cons. 11:1-13). Ei-los a chegar o ramo ao seu nariz. O significado é incerto. Alguns encontraram uma referência ao uso zoroástrico de ramalhetes de ramos de murtas, ou os sagrados raminhos barsom que os parsas seguravam enquanto oravam, ou mesmo a símbolos fálicos. 18. Pelo que também eu os tratarei com furor. Cons. 5:11; 7:4, 9; 9:5, 10. Ezequiel 9 2) Visão dos Habitantes Mortos pelos Vingadores Divinos. 9:1-11. 1. Chegai-vos, vós executores da cidade. O substantivo abstrato hebraico "visitação" deve ser tomado no sentido concreto no plural – "supervisores, oficiais, executores" (por exemplo, 44:11; II Reis 11:18; Jeremias. 52:11). Cada um com as suas armas destruidoras na mão . . ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deuas abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de maio  Dia 142  

Leituras: Marcos 10:13-22; 1 Coríntios 11:27-34; Salmo 119:49-64; Provérbios 30:21-28; 2 Samuel 1-2.  

Versículo Especial“Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos” (Salmo 119:59). 

Pensamento Bíblico: Reverência à Mesa do Senhor (1 Coríntios 11:27-34). Paulo agora constrói sobre a base já estabelecida. A ceia do Senhor, como uma comemoração do sacrifício de Jesus, tem que ser observada com solene reverência. A frivolidade rebaixa a comemoração e condena a pessoa descuidada. Nosso modo de participar tem que refletir nosso respeito pelo Senhor e nossa apreciação de seu grande e abnegado sacrifício. Quando comungamos com Jesus e seus seguidores em recordação de sua morte, devemos levar isso a sério.  

Ação: Examine suas atitudes para com Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

21 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 41  11. Setenta homens. Provavelmente um número redondo dos cidadãos proeminentes do Exílio (cons. Êxodo. 24:1; Números. 11:16, 24, 25). Jazanias. Aparentemente um homem muito conhecido. Se este homem era o filho de Safã, que ajudou na reforma de Josias (II Reis 22:3-10; Jeremias. 26:24; 29:3; 36:10-12; 39:14), ele corrompeu grandemente a fé de sua família. O aroma. A palavra hebraica athar é um hapax legomenon e seu significado é suposto do contexto e das versões. 12. Nas trevas; isto é, em segredo. Cada um nas suas câmaras pintadas. Câmara tem o apoio da LXX, a Siríaca, o Targum e a Vulgata. Em sua câmara secreta é a tradução da LXX, da Siríaca e da Vulgata. Na câmara de sua habitação, isto é, "no Templo", parece ser a tradução do Targum. Talvez tudo isto signifique "em sua imaginação". Duas razões são dadas para suas práticas: O SENHOR não nos vê; o SENHOR abandonou a terra. Cons. 9:9; Salmos. 94:7. c) Mulheres Chorando por Tamuz. 8:14, 15. 14. Tamuz. Este deus tem sua origem no Dumuzi sumeriano, o deus do oceano subterrâneo e uma divindade pastoral, cuja irmã consorte, Inana-Ishtar, desceu ao mundo dos mortos para tomar a trazê[1]lo à vida. Em sua adoração encontrarmos semelhanças com o Osíris egípcio, o Baal cananeu e o Adônis sírio. Gebal ou Biblos, 36,6 quilômetros ao norte de Beirute, era o grande centro da adoração a Adônis. A morte noturna do deus, a morte do deus antes da descida do inverno, ou a morte prematura do deus com o verão escaldante são variações do tema da morte e da ressurreição. A lamentação pelo deus era seguida por uma celebração da ressurreição. Sacrifício humano, castração, virgindade e relações sexuais faziam parte dos rituais em uma e outra ocasião (veja S. Langdon, Mythology of All Races: Semitic, págs. 336-351, e passim). Aqui, as mulheres judias se vêem ocupadas em rituais fúnebres do nuto vegetativo que envolvia a adoração de Tamuz. Talvez haja alusões a Tamuz em Daniel. 11:37 e Zacarias. 12:11. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de maio Dia 140  

Leituras: Marcos 9:38-50; 1 Coríntios 11:1-16; Salmo 119:17-32; Provérbios 30:7-14; 1 Samuel 28-29.  

Versículo Especial“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18).  

Pensamento BíblicoProfundo Arrependimento (Marcos 9:43-50). O inferno é um lugar horrível que tem que ser evitado a todo custo. Jesus salienta este fato com uma série de ilustrações para mostrar as mudanças radicais, necessárias para voltarmo-nos para o Senhor.  

Qualquer coisa que nos tirará do caminho do céu tem que ser cortada fora. Estilos de vida pecaminosos têm que ser abandonados. Temos que parar de andar em pecado e começar a caminhar como filhos da luz.  

Ação: Examine-se. Cortou fora seus pecados?.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

 

19 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 40  Onde estava colocada a imagem dos ciúmes, não os "ciúmes" propriamente ditos, mas (aquilo) "que prova o ciúme" (cons. 5:13; 16:38, 42; 36:6; 38:19; Deuteronômio. 32:21). Talvez fosse uma imagem de Asera, a deusa[1]mãe dos cananeus, entronizada por Manassés (II Reis 21:7) e subseqüentemente destruída por Josias (lI Reis 23:6). Albright defende que a limagem ou um altar esculpido (heb., semel; só usado aqui e em Ezequiel. 8:5; Deuteronomio. 4:16; II Crônicas. 33:7, 15). Semelhantes aos que foram encontrados na Síria, na Ásia Menor e Mesopotâmia, eram colocados em nichos na parede (veja Archaeology and Religion of Israel, págs. 105, 166, 221). Estariam as mulheres chorando por Tamuz porque o nicho estava vazio (v. 14)? 4. A glória do Deus de Israel. Veja comentário referente a 1:28. 5. Eis que da banda do norte, à porta do altar, estava esta imagem dos ciúmes. A porta do norte era a mais freqüentemente usada, pois os edifícios do palácio ficavam ao sul e a leste. 6. Abominações . . . de Israel estavam causando o afastamento de Jeová do santuário (cons. 11:1, 22, 23). Verás ainda maiores abominações. Veja versículos 13, 15. b) A Idolatria Secreta dos Anciãos. 8:7-13. 7. À porta do átrio é ao que parece a entrada externa da porta que dava para o pátio interno (cons. v. 3). 8, 9. Ele viu um buraco na parede, foi ordenado a que cavasse através da parede e ali viu uma porta, através da qual recebeu ordem de passar. 10. Pintados (lit. , esculpidos; 23:14) na parede em todo o redor (enfático, em todo o redor, em todo o redor) havia "toda forma" de répteis. Albright (op. cit., pág. 166) vê aqui um culto sincretista de origem egípcia, enquanto que outros acham que é de influência babilônica, ou um primitivo culto cananita. Ídolos. Os ídolos de 6:4.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e Família que Deus a bençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de maio Dia 139  

Leituras: Marcos 9:30-37; 1 Coríntios 10:23-33; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:1-6; 1 Samuel 26-27.  

Versículo Especial“Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito” (Salmo 119:15). 

Pensamento Bíblico: A Beleza da Palavra de Deus (Salmo 119). O programa de hoje nos leva ao mais longo dos Salmos. É um poema lindamente construído em exaltação do valor da palavra de Deus. O Salmo é dividido em 22 seções, cada uma indicada por uma letra do alfabeto hebraico. Em hebraico, cada versículo começa com a letra que inicia sua seção. O Salmo 119 é um poema em acróstico elaborado, lembrando-nos da grandeza da palavra revelada de Deus. Está cheio de louvor a Deus pela sua sabedoria e amor, ao dar-nos as Escrituras.  

Ação: Agradeça a Deus pela dádiva de sua Palavra. ( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 39  C. O Pecado e o Destino de Jerusalém. 8:1 – 11:25. O profeta é transportado em Espírito a Jerusalém, onde em visão ele vê e descreve quatro formas de idolatria praticadas no Templo (cap. 8), a matança dos habitantes idólatras pelos vingadores divinos (cap. 9), a destruição de Jerusalém pelo fogo (cap. 10), e o abandono da cidade e do santuário pelo Senhor, junto com a predição da restauração (cap. 11). Ezequiel 8 1) Visão das Quatro Abominações Praticadas no Templo. 8:1-18. Neste capítulo se descreve a idolatria e a superstição praticadas em público e em particular por todas as categorias sociais. O contraste entre o Deus glorioso e santo e este culto degradante é espetacular. a) A Imagem do Ciúme. 8:1-6. 1. No sexto ano. Esta visto é datada quatorze meses mais tarde que o da vocação de Ezequiel (1:1, 2) em cerca de agosto/setembro de 591 A.C. Estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim. Os líderes representativos dos exilados ou do gôlâ são freqüentemente mencionados (cons. 11:25; 14:1; 20:1, 3). A mão do SENHOR Deus pôs Ezequiel em estado de transe (cons. 1:3; 11:5 ). 2. Uma figura como de fogo. A tradução da LXX de homem, 'ish, é preferível a "fogo", 'esh, do T.M. e concorda com a descrição de 1:26, 27. 3. O Espírito . . . me levou a Jerusalém em visões de Deus. Somos claramente informados de que essas visões (v. 3; 11:24; veja 3:12) eram uma espécie de "sexto sentido" e não levitações físicas (cons. II Reis 5:26; 6:8-12; Isaias. 21:6-10). Compare com Bel e o Dragão, versículos 33-39, onde o anjo de Deus transporta Habacuque fisicamente de Judá até a Babilônia pelos cabelos de sua cabeça. Até a entrada da porta do pátio de dentro. O pátio de dentro era o pátio do templo propriamente dito (v. 16; 10:3; I Reis 6:36; 7:12). O pátio do meio, em um nível mais baixo, continha o paláCio (I Reis 7:8; II Reis 20:4). Em um nível ainda mais baixo ficava o grande pátio ou o pátio externo, que rodeava todo O conjunto do palácio (Ezequiel. 10:5; I Reis 7:12. Veja descrição e plano, W. S. Caldecott, "Templo", ISBE, V, 2932 e seguintes). Nos antigos templos a entrada era uma construção coberta contendo uma porta (vs. 3, 5, 7) ( Que a Paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de maio Dia 138  

Leituras: Marcos 9:14-29; 1 Coríntios 10:14-22; Salmo 118:15-29; Provérbios 29:22-27; 1 Samuel 25.  

Versículo Especial“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29:23).  

Pensamento Bíblico: Escolhendo um Mestre (1 Coríntios 10:14 22). A idolatria era um grande problema, nos dias de Paulo, por isso ele lembrava aos seus irmãos que para servir a Cristo era preciso romper definitivamente com os ídolos. Um cristão não podia ficar em cima do muro entre o bem e o mal. A idolatria é um grande problema nos nossos dias. Há grande tentação para seguirmos as coisas do mundo, enquanto tentamos servir a Cristo. Não dará certo. Temos que escolher um só Mestre. 

Ação: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

17 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 38  24. Os piores de entre as nações. Os caldeus (veja também v. 21; 28:7; 30:11; Jeremias. 6:23; Habacuque. 1:6, 7, 13). A arrogância. O orgulho de sua força (de acordo com um manuscrito hebraico, a LXX, a Antiga Latina de Dold, a Arábica e costumeira frase de Ezequiel; cons. 24:21; 30:6, 18; 33:28). A tradução do T.M. é a arrogância dos valentes. Seus lugares santos serão profanados. Uma referência aos relicários locais. As vogais pontuadas em lugares santos apresentam uma forma participial, "aqueles que os santificam", que pode ser facilmente corrigida. 25. Vem a destruição. Literalmente, vem o estremecimento. 26. Virá miséria sobre miséria. A palavra hebraica howâ, "desastre, ruína", é diferente da palavra do versículo 5, ra'â, "mal" (cons. Jeremias. 4:20). Profetas com oráculos do Senhor, sacerdote com a instrução da Lei e os anciãos com o seu conselho em assuntos civis pareciam mudos (cons. Jr. 18:18; Lamentações. 2:9). 27. O rei . . . o príncipe . . . o povo também se sentiam incapazes. Ezequiel se refere a Joaquim (17:12), aos reis do passado (43:7, 9) e ao futuro governante (37:22, 24) chamando-os de rei, mas ele não usa o título em relação ao reinante Zedequias (12:12; 21:25). Príncipe é a designação para o chefe da nova comunidade (45:7, 8, 10, 17, 22 ; 46:2 e segs., 16 e segs.; 48:21, 22), da qual só Jeová é o rei. Usou-se em relação membros da classe governante em 21:2; 22:6. O povo da terra. Aqui, o de Israel em geral ('am ha' ares; 12:19; 33:2; 39:13; 46:3,9). No período o termo foi usado com desprezo quando se tratava de outra gente e não os hebreus, na Palestina (Esdras. 4:4; 10:2,11; Neemias. 10:31). No Mishna significa a multidão vulgar que não conhece a Lei (cons. Aboth ii, 5; João 7:49). E com os seus próprios juízos. Assim dizem vinte manuscritos hebraicos e a Vulgata. O T.M. diz e em seus próprios juízos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de maio Dia 137  

Leituras: Marcos 9:2-13; 1 Coríntios 10:1-13; Salmo 118:1-14; Provérbios 29:15-21; 1 Samuel 23-24.  

Versículo Especial“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10:12).  

Pensamento Bíblico: Coisas Escritas para Nossa Instrução (1 Coríntios 10:1-13). Paulo mostra o valor dos exemplos do Velho Testamento, quando se refere aos erros dos israelitas. Depois que eles foram salvos da servidão no Egito, e a despeito da alimentação espiritual dada por Deus, eles retornaram ao pecado e foram punidos. Lições para nós:

   Fique atento para não pecar.

   Há sempre uma saída para escapar de qualquer tentação.  

Ação: Você vai ser tentado hoje. Ache o livramento que Deus proveu. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 37   17. Aqui se descreve paralisia de força. Cons. 21:7; Isaias. 13:7; Jeremias. 6:24. 18. Cingir-se-ão de. . . saco . . . e calva em todas as cabeças. Eram usados para lamentar tragédias (27:31; Isaias. 15:2, 3; Jeremias. 48:37) e para chorar os mortos (Gênesis. 37:34; Jeremias. 16:6; Miqueias. 1:16). Os hebreus estavam proibidos de cortar os cabelos em memória dos mortos (Levítico. 21:5; Deuteronômio. 14:1; Ezequiel. 44:20). 19. O seu ouro lhes será como sujeira. Literalmente, como impureza, isto é, a impureza cerimonial da menstruação (Levítico. 15:19 e segs.; Ezequiel. 18:6); ou de se tocar em um cadáver (Números. 19:13, 20, 21); e aqui em se tratando de idolatria (cons. v. 20 e 36:17). Ezequiel "tem a suspeita neotestamentária sobre o dinheiro" (Lofthouse, op. cit., pág. 92). A sua prata . .. o seu ouro . . . não saciarão a sua fome. Cons. Lamentações. 1:11; 2:11, 12, 19, 20; 4:4, 8-10; II Reis 6:25. Era o tropeço que causou a sua ruína (cons. 14:3; 18:30; 44:12). 20. De tais precisas jóias. Antes, seus lindos ornamentos (de acordo com a Siríaca, Symmachus e o T.M.). Fizeram. Antes, usaram para vanglória. Traduza-se samuhû (de acordo com a LXX, a Antiga Latina de Dold, a Siríaca e a Vulgata) em lugar samuhû do T.M. Fabricaram suas abomináveis imagens de prata e ouro. Cons. 16:16, 17; Oseias. 2:8; 8:4. 21. E o entregarei na mão dos estrangeiros. . . e aos perversos. Uma referência aos caldeus (cons. v. 24; 11:9; 28:10; 30:12; 31:12). Eles o profanarão, isto é, o ouro dos ídolos pelo uso comum. 22. O meu recesso (lugar secreto). A raiz significa esconder, entesourar. Aqui a ideia é de ambos, "segredo" e "precioso". Provavelmente é uma alusão ao Templo (cons. 24:21, 25; Lamentações. 2:1). Profanadores. Os saqueadores caldeus. 23. Faze uma desolação (RSV). A LXX anexa a frase ao final do versículo 22, dando, "e eles farão confusão". A tradução do T.M., faze cadeia (para os prisioneiros) não dá sentido. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de maio Dia 136  

Leituras: Marcos 8:31-9:1; 1 Coríntios 9:19-27; Salmo 117; Provérbios 29:8-14; 1 Samuel 21-22.  

Versículo Especial“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” (Marcos 8:36).  

Pensamento Bíblico: Seguindo Jesus (Marcos 8:34). Para ser um discípulo de Jesus, é preciso:

   Desejo: “Se alguém quer vir após mim”.

   Negação: “A si mesmo se negue”.

   Determinação: “Tome a sua cruz”.

   Direção: “E siga-me”.  

   Se damos menos que isso, não somos discípulos verdadeiros!  

Ação: Resolva-se hoje a seguir Jesus ao longo de todo este dia e de todos os outros dias.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 36  7. Tua sentença (AV, manhã). Esta tradução de sepîrâ admite uma raiz igual à cognata acadiana sapâru "destruir", que o significado "diadem" de Isaias. 28:5, ou manhã da AV baseada no aramaico saphrâ, "madrugada". É chegado o dia. Cons. o versículo 10. No pensamento popular, "o dia" significava a vitória de Israel sobre seus inimigos (cons. Isaias. 9:3; Oséias. 2:2; Ezequiel. 30:9), mas os profetas destacaram seus aspectos relacionados com o juízo de Israel (Amós 5:18; Isaias. 2:12 e segs.; 13:9; Jeremias. 30:7; Ezequiel. 7:19; 13:5; 36:33; Malaquias. 4:1). Um desenvolvimento posterior atribuído ao "dia de Jeová", a derrota do paganismo (Jr. 46:10; Ezequiel. 30:2 e segs.; 38:10, 14; 39:8, 11, 13; Zacarias. 14:3) e a introdução da nova ordem, o governo de Deus (Ezequiel. 39:22; Malaquias. 4:2). Da turbação, e não da alegria, sobre os montes. Ruído de batalha e não (alegres) gritos das montanhas (lit. ). O T.M. é obscuro. 8,9. Estes versículos são virtualmente uma repetição de 3, 4. 10. Eis o dia. Cons. o versículo 7. Já floresceu a mora. O Texto Massorético diz matteh, "vara". Substituindo outros pontos vocálicos obtém-se mutteh, "justiça pervertida" (cons. 9:9). Isto faz paralelo com reverdeceu a soberba. São provavelmente referências ao poder governante de Jerusalém. 11. Nada restará deles. O texto hebraico aqui é incerto. (Veja T.H. Gaster, "Ezekiel and the Mysteries", JBL, 60 (1941), 299). 12, 13. Propriedades têm pouco valor tanto para o que compra como para o que vende quando há ameaça de exílio (Is. 24:2). 13. Porque a ira . . . está sobre toda a multidão (RSV). Traduzir harôn, "ira" (cons. v. 12b), por hazôn, "visão", do T.M. A segunda metade do versículo diz literalmente, e um homem – na sua iniqüidade (é) sua vida – eles não se fortalecerão. b) Cenas Finais da Desolação do Estado. 7:14-27. 14. Prepararam tudo. Uma forma anômala do infinitivo absoluto usado como continuação do verbo finito precedente (cons. Isaias. 5:5. Gesenius - Kautzsch, op. cit., 72z, 113zN). Porque toda a minha ira. Cons. versículos 12, 13. 15. Espada . . . fome . . . peste. Cons. 5:2, 12; 6:12; 33:27; Jeremias. 14:18; Lamentações. 1:20. 16. Como Pombas . . . gemendo. Literalmente, murmurando ou resmungando (cons. Isaias. 38:14; 59:11). A tradução siríaca, todos eles morrerão, cada qual por causa de sua própria iniqüidade, parece prematura à vista dos versículos seguintes. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de maio Dia 135  

Leituras: Marcos 8:22-30; 1 Coríntios 9:11-18; Salmo 116; Provérbios 29:1-7; 1 Samuel 20.  

Versículo Especial“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios comigo?” (Salmo 116:12).  

Pensamento BíblicoSirva a Deus por Causa da Misericórdia de sua Salvação (Salmo 116). O salmista oferece sua adoração, sacrifício e devoção a Deus por causa da sua gratidão pela misericórdia de Deus. Quando contemplamos a graça e a bondade que Deus tem demonstrado para conosco, não faremos menos do que isso. Desde que somos abençoados com uma revelação clara da graça de Deus, parece pelo menos correto retribuirmos com nosso amor a Deus.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. Agradeça-lhe através de suas palavras e ações durante este dia. ( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 35  Ezequiel 7 3) Lamentação por Causa da Queda de Judá. 7:1-27. Ezequiel 7 é o clímax dos capítulos 4-6. Parcialmente lírico, parcialmente homilético, declara que chegou o momento do castigo final de Israel. Quatro oráculos curtos de desgraça dão início ao capítulo (vs. 1-18) com o tema repetido, "chegou o fim" (vs. 2.4), "chegou o mal" (vs. 5-9), "chegou o dia" (vs. 10, 11), "chegou o momento" (vs. 12, 13). As cenas finais da desolação do estado (vs. 14-27) descrevem a inutilidade da defesa (vs. 14-18), a riqueza da cidade se tornando a presa do invasor (vs. 19-22), e a estupefação tomando conta de todas as categorias sociais (vs. 23-27). A cidade (vs. 13-15), o rei (v. 27), o Templo (vs. 20-22), e o inimigo (v.24) são todos mencionados de maneira enigmática. O capítulo abunda em repetições e o hebraico apresenta muitos problemas textuais. a) Quatro Oráculos Sobre a Desgraça. 7:1-13. 2. O fim vem sobre os quatro cantos da terra. Esta profecia se restringe a Israel (vs. 1, 3, 7. Cons. Amós 8:2; Jeremias. 19:22). 3. Enviarei . . . a minha ira. Cons. Jó 20:23; SI. 78:49. E te julgarei. Literalmente, e darei (ou porei) sobre ti todas as tuas abominações (cons. vs. 4, 8, 9; 23:49). Levar a culpa era parte do castigo. 4. Os meus olhos não te pouparão. Cons. 5:11; 7:9; 8:18; 9:10. Embora a linguagem dos versículos 5-9 se aplique à queda de Judas, tem semelhanças com passagens escatológicas, como, por exemplo, 30:3; Joel 1:15; Malaquias. 4:1; Daniel. 12:1. 5. Mal após mal. Esta tradução, encontrada em trinta manuscritos hebraicos e no Targum, deriva-se da tradução de 'ahar, "depois" em lugar de 'ahat, "um", do T.M. (lit. um mal, chegou um mal). Cons. v. 26. 6. O fim, despertou-se. Um exemplo de paronomásia, ou jogo de palavras, haqqes heqqiîs. Paronomásia semelhante aparece em Amós 8:2 sobre "fruto de verão" e "fim", qayis e qes (cai o fruto . . . Israel cairá) e Jeremias. 1:11 sobre "amêndoa" e "vigiando", shaqed e shoked (uma árvore despertada . . , estou desperto).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de maio Dia 134  

Leituras: Marcos 8:11-21; 1 Coríntios 9:1-10; Salmo 115; Provérbios 28:22-28; 1 Samuel 18-19.  

Versículo Especial“Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria” (Provérbios 28:22).  

Pensamento Bíblico: Compare Deus com os Ídolos (Salmo 115). Observe esta descrição dos ídolos sem poder, lembrando-se de que o ídolo mais popular em nossa sociedade é o dinheiro (veja Colossenses 3:5). “Prata e ouro são os ídolos deles, obras das mãos de homens. Têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e quantos neles confiam” (Salmo 115:4-8).  

Ação: Lembre-se: “No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada” (Salmo 115:3).( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...